TECIDO NERVOSO

24
TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO HISTOLOGIA HISTOLOGIA

Transcript of TECIDO NERVOSO

Page 1: TECIDO NERVOSO

TECIDO NERVOSOTECIDO NERVOSO

HISTOLOGIAHISTOLOGIA

Page 2: TECIDO NERVOSO

TECIDO E SISTEMA NERVOSOTECIDO E SISTEMA NERVOSO

O sistema O sistema nervoso junto nervoso junto com o com o sistema sistema endócrino, endócrino, procura fazer procura fazer uma uma integração integração entre as entre as partes mais partes mais distantes do distantes do organismo organismo

Page 3: TECIDO NERVOSO

TECIDO NERVOSOTECIDO NERVOSO

O tecido nervoso é formado por dois tipos O tecido nervoso é formado por dois tipos celulares básicos:celulares básicos:• • Neurônios:Neurônios: Células que não sofrem Células que não sofrem mitose. A função dos neurônios é mitose. A função dos neurônios é processar, receber e enviar informações.processar, receber e enviar informações.• C• Células gliais ou neuroglia:élulas gliais ou neuroglia: São São células que sofrem mitose. A função da células que sofrem mitose. A função da neuroglia é sustentação, revestimento ou neuroglia é sustentação, revestimento ou isolamento, defesa e modulação da isolamento, defesa e modulação da atividade neuronal (entre os neurônios).atividade neuronal (entre os neurônios).

Page 4: TECIDO NERVOSO
Page 5: TECIDO NERVOSO

TECIDO NERVOSOTECIDO NERVOSO

As As fibras nervosasfibras nervosas compreendem compreendem um axônio e, quando presentes, seus um axônio e, quando presentes, seus envoltórios gliaisenvoltórios gliais. O principal . O principal envoltório é a envoltório é a bainha de mielinabainha de mielina, , que funciona como um isolante que funciona como um isolante elétrico. Quando há bainha de mielina, elétrico. Quando há bainha de mielina, as fibras nervosas são chamadas de as fibras nervosas são chamadas de mielínicas mielínicas e na ausência, são e na ausência, são chamadas de fibras chamadas de fibras amielínicas. amielínicas.

Page 6: TECIDO NERVOSO

TECIDO NERVOSOTECIDO NERVOSO

SUBSTÂNCIA CINZENTA:SUBSTÂNCIA CINZENTA: Composta por Composta por corpos de neurônios, fibras amielínicas e corpos de neurônios, fibras amielínicas e neuróglia.neuróglia.

SUBSTÂNCIA BRANCA:SUBSTÂNCIA BRANCA: Composta de Composta de fibras nervosas mielínicas e de neuróglia. fibras nervosas mielínicas e de neuróglia. São formadas pelos prolongamentos dos São formadas pelos prolongamentos dos neurônios (dendritos ou axônios) e seus neurônios (dendritos ou axônios) e seus envoltórios.envoltórios.

Cada fibra nervosa é envolvida por uma Cada fibra nervosa é envolvida por uma camada conjuntiva denominada endoneuro. camada conjuntiva denominada endoneuro.

Page 7: TECIDO NERVOSO

TECIDO NERVOSOTECIDO NERVOSO

As As fibras nervosasfibras nervosas organizam-se organizam-se em em feixesfeixes. Cada feixe é envolvido . Cada feixe é envolvido por uma bainha conjuntiva por uma bainha conjuntiva denominada denominada perineuro.perineuro. Vários Vários feixes agrupados paralelamente feixes agrupados paralelamente formam um formam um nervonervo. O nervo também . O nervo também é envolvido por uma bainha de é envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo chamada epineuro. tecido conjuntivo chamada epineuro.

Page 8: TECIDO NERVOSO

TECIDO NERVOSOTECIDO NERVOSO NERVOS CRANIANOSNERVOS CRANIANOS – Partem do encéfalo. – Partem do encéfalo. NERVOS RAQUIDIANOS-NERVOS RAQUIDIANOS- Partem da medula Partem da medula

espinhal.espinhal. De acordo com a direção da transmissão do De acordo com a direção da transmissão do

impulso nervoso, os nervos podem ser:impulso nervoso, os nervos podem ser:SENSITIVOSSENSITIVOS – Quando transmitem os impulsos – Quando transmitem os impulsos nervosos dos órgão receptores até o sistema nervosos dos órgão receptores até o sistema nervoso central;nervoso central;MOTORESMOTORES – quando transmitem os impulsos – quando transmitem os impulsos nervosos do sistema nervoso central para os nervosos do sistema nervoso central para os órgãos efetores.órgãos efetores.

Page 9: TECIDO NERVOSO

NEURÔNIOSNEURÔNIOS

O neurônio tem três componentes O neurônio tem três componentes principais: principais: corpo celularcorpo celular , contendo , contendo núcleo e citoplasma ao redor; núcleo e citoplasma ao redor; dendritosdendritos, , prolongamentos com função de prolongamentos com função de comunicação; comunicação; axônioaxônio, prolongamento , prolongamento com função de comunicação. Os dendritos com função de comunicação. Os dendritos são prolongamentos que se bifurcam são prolongamentos que se bifurcam perto do corpo celular e são responsáveis perto do corpo celular e são responsáveis pela recepção dos estímulos nervosos.pela recepção dos estímulos nervosos.

Page 10: TECIDO NERVOSO

NEURÔNIOSNEURÔNIOS CLASSIFICAÇÃO:CLASSIFICAÇÃO:

A) Quanto aos prolongamentos:A) Quanto aos prolongamentos: Multipolares: Multipolares: São os neurônios mais freqüentes São os neurônios mais freqüentes

no organismo, apresentam muitos dendritos e um no organismo, apresentam muitos dendritos e um axônio.axônio.

Bipolares: Bipolares: Ocorrem na retina e mucosa Ocorrem na retina e mucosa olfativa,apresentam apenas um dendrito e um olfativa,apresentam apenas um dendrito e um axônio.axônio.

Pseudo-unipolares: Pseudo-unipolares: Ocorrem nos gânglios Ocorrem nos gânglios espinais e tem apenas um único prolongamento do espinais e tem apenas um único prolongamento do corpo celular, que depois se divide em dendrito e corpo celular, que depois se divide em dendrito e axônio.axônio.

Page 11: TECIDO NERVOSO

NEURÔNIOSNEURÔNIOS

B) Quanto as funções:B) Quanto as funções: Motores ou eferentes-Motores ou eferentes- Controlam os Controlam os

órgãos efetores, como músculos e órgãos efetores, como músculos e glândulas.glândulas.

Sensoriais ou aferentes-Sensoriais ou aferentes- Recebem os Recebem os estímulos originados do ambiente externo estímulos originados do ambiente externo e também do próprio organismo.e também do próprio organismo.

Interneurônios ou associativos-Interneurônios ou associativos- Estabelecem ligações entre os tipos de Estabelecem ligações entre os tipos de neurônios anteriores.neurônios anteriores.

Page 12: TECIDO NERVOSO

NEURÔNIO

Page 13: TECIDO NERVOSO
Page 14: TECIDO NERVOSO

PERICÁRIOPERICÁRIO

CORPO CELULAR CORPO CELULAR ou PERICÁRIO:ou PERICÁRIO: Representa o centro Representa o centro trófico da célula e trófico da célula e que também é capaz que também é capaz de receber estímulos. de receber estímulos. Contém o núcleo e o Contém o núcleo e o citoplasma citoplasma perinuclear, perinuclear, excluindo-se porém excluindo-se porém os prolongamentos. os prolongamentos.

Page 15: TECIDO NERVOSO

DENDRITOSDENDRITOS

Os Os dendritosdendritos são são prolongamentos prolongamentos geralmente muito geralmente muito ramificados e que ramificados e que atuam como atuam como receptoresreceptores de de estímulos, estímulos, funcionando funcionando portanto, como portanto, como "antenas" para o "antenas" para o neurônio. neurônio.

Page 16: TECIDO NERVOSO

AXÔNIOSAXÔNIOS O O axônioaxônio é um é um

prolongamento único e prolongamento único e longo, o qual se ramifica longo, o qual se ramifica na sua ponta terminal. na sua ponta terminal. Essa ramificação é o Essa ramificação é o responsável pelo responsável pelo contato contato sinápticosináptico - - transmissão ou transmissão ou estímulos. Ele é sempre estímulos. Ele é sempre envolto por substâncias, envolto por substâncias, chamadas células de chamadas células de Schwann e por uma Schwann e por uma bainha de mielina. bainha de mielina.

Page 17: TECIDO NERVOSO

AXÔNIOSAXÔNIOS Apresentam membrana plasmática ou axonema, Apresentam membrana plasmática ou axonema,

retículo endoplasmático liso, mitocôndrias, retículo endoplasmático liso, mitocôndrias, neurofilamentos, microtúbulos, microfilamentos e neurofilamentos, microtúbulos, microfilamentos e vesículas. Tem prolongamentos que terminam em vesículas. Tem prolongamentos que terminam em ramificações que delimitam pequenas dilatações, onde ramificações que delimitam pequenas dilatações, onde se abrigam os neurormônios (responsável pela se abrigam os neurormônios (responsável pela transmissão do impulso nervoso). Em toda sua transmissão do impulso nervoso). Em toda sua extensão, o axônio é envolvido pela bainha de extensão, o axônio é envolvido pela bainha de Schwann. E em muito axônios, as células de Schwann Schwann. E em muito axônios, as células de Schwann determinam a formação da bainha de mielina determinam a formação da bainha de mielina (invólucro lipídico que atua como isolante térmico e (invólucro lipídico que atua como isolante térmico e facilita a transmissão do impulso nervoso). Entre uma facilita a transmissão do impulso nervoso). Entre uma célula de Schwann e outra existe uma região de célula de Schwann e outra existe uma região de descontinuidade da bainha de mielina, que acarreta a descontinuidade da bainha de mielina, que acarreta a existência de uma constrição (estrangulamento) existência de uma constrição (estrangulamento) denominada nódulo de Ranvier. denominada nódulo de Ranvier.

Page 18: TECIDO NERVOSO

CÉLULAS DE SCHWANNCÉLULAS DE SCHWANN

Células de Células de Schwann:Schwann: São as São as células que células que circundam os circundam os axônios, formando axônios, formando a bainha de a bainha de mielina. Estão mielina. Estão relacionadas à relacionadas à regeneração de regeneração de fibras nervosas. fibras nervosas.

Page 19: TECIDO NERVOSO

SINAPSESINAPSE A célula nervosa possui um corpo, muitos A célula nervosa possui um corpo, muitos

dendritos e um axônio. Este poderá fazer dendritos e um axônio. Este poderá fazer contato com os corpos ou dendritos de um ou contato com os corpos ou dendritos de um ou de milhares de outros neurônios. O extremo de milhares de outros neurônios. O extremo de cada axônio – ou suas ramificações – está de cada axônio – ou suas ramificações – está formado por uma dilatação parecida com um formado por uma dilatação parecida com um botão, chamada vesícula pré-sináptica. Esta botão, chamada vesícula pré-sináptica. Esta está separada da membrana celular da célula está separada da membrana celular da célula "alvo" por uma fenda de 200 a 400 Angstroms. "alvo" por uma fenda de 200 a 400 Angstroms. Essa membrana é chamada pós-sináptica. O Essa membrana é chamada pós-sináptica. O conjunto denominado conjunto denominado sinapsesinapse é composto é composto pelo sistema de conexão entre nervos ou pelo sistema de conexão entre nervos ou nervos e músculos.nervos e músculos.

Page 20: TECIDO NERVOSO
Page 21: TECIDO NERVOSO

SINAPSESINAPSE Dentro do botão pré-sináptico, próximo à Dentro do botão pré-sináptico, próximo à

membrana celular, existem vesículas – membrana celular, existem vesículas – pequenos glóbulos – cheios de acetilcolina, um pequenos glóbulos – cheios de acetilcolina, um neurotransmissor. Essa substância química neurotransmissor. Essa substância química facilita as comunicações entre dois neurônios, facilita as comunicações entre dois neurônios, banhando a região sináptica, transmitindo os banhando a região sináptica, transmitindo os impulsos nervosos. Após a transmissão do impulsos nervosos. Após a transmissão do impulso, a acetilcolina (liberada na sinapse) é impulso, a acetilcolina (liberada na sinapse) é decomposta pela ação da enzima decomposta pela ação da enzima colinesterase, impedindo a passagem contínua colinesterase, impedindo a passagem contínua do impulso nervoso.do impulso nervoso.

Page 22: TECIDO NERVOSO

CÉLULAS DA CÉLULAS DA NEURÓGLIANEURÓGLIA

As As células da gliacélulas da glia, geralmente chamadas de , geralmente chamadas de neuróglia,neuróglia, são são célulascélulas não não neuronaisneuronais do do sistema nervoso centralsistema nervoso central que proporcionam que proporcionam suporte e nutrição aos neurônios. Geralmente suporte e nutrição aos neurônios. Geralmente arredondadas, no arredondadas, no cérebro humanocérebro humano as células as células da glia são cerca de 10 vezes mais numerosas da glia são cerca de 10 vezes mais numerosas que os neurônios. Ao contrário do neurônio, que os neurônios. Ao contrário do neurônio, que é amitótico, nas células gliais ocorre a que é amitótico, nas células gliais ocorre a mitosemitose..

Page 23: TECIDO NERVOSO

CÉLULAS DA CÉLULAS DA NEURÓGLIANEURÓGLIA

A neuróglia é formada A neuróglia é formada por 3 tipos celulares: por 3 tipos celulares: astrócitos, micróglia e astrócitos, micróglia e oligodentrócitos.oligodentrócitos. Os Os astrócitos participam da astrócitos participam da nutrição do neurônio e nutrição do neurônio e da recuperação de certas da recuperação de certas lesões do sist. nervoso; lesões do sist. nervoso; as células da micróglia as células da micróglia recolhem resíduos de recolhem resíduos de células lesadas; e os células lesadas; e os oligodentrócitos oligodentrócitos sintetizam lipídios que sintetizam lipídios que são matéria-prima da são matéria-prima da mielina.mielina.

Page 24: TECIDO NERVOSO

CÉLULAS DA CÉLULAS DA NEURÓGLIANEURÓGLIA

Células ependimárias-Células ependimárias- São células epiteliais São células epiteliais colunares dispostas em colunares dispostas em uma única camada. uma única camada. Muitas são ciliadas Muitas são ciliadas facilitando a facilitando a movimentação do LCR movimentação do LCR (líquido (líquido cefaloraquidiano). cefaloraquidiano). Revestem os ventrículos Revestem os ventrículos do encéfalo e o canal do encéfalo e o canal central da medula central da medula espinhal.espinhal.