TÉCNICO DE ENFERMAGEMconcursos.biorio.org.br/.../provas/TECNICO-ENFERMAGEM-GAB-2.pdf · TÉCNICO...

12
TÉCNICO DE ENFERMAGEM LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1 - A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas. 2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado. 3 - Os três últimos candidatos ao terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas. 4 - Você NÃO poderá levar o seu caderno de questões (Provas), pois a imagem do seu cartão de respostas será disponibilizado em http://concursos.biorio.org.br. INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA 1- Confira atentamente se este caderno de questões (Provas), que contém 45 questões objetivas, está completo. 2 - Cada questão da Prova Objetiva conterá 5 (cinco) opções e somente uma correta. 3 - Confira se seus dados, o emprego escolhido, indicados no cartão de respostas, está correto. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado. 4 - Confira atentamente se o emprego e o número do caderno que consta neste caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. 5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado. 6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta. AGENDA l 23/11/2013, Provas Objevas de Múlpla Escolha. l 24/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Preliminares Oficiais e Exemplares das Provas Objevas de Múlpla Escolha. l 25/11/2013, Divulgação das Imagens dos Cartões de Respostas das Provas Objevas de Múlpla Escolha. l 25/11/2013, Disponibilização do Resultado das Provas Objevas. l 26/11/2013, Relação dos Candidatos Convocados para a Entrevista Técnica. l 2811/2013, ENTREVISTA TÉCNICA. CADERNO: 2 INFORMAÇÕES: l Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h l Internet: http://concursos.biorio.org.br l E-mail: [email protected] CÓDIGO: TEN74 Programa de Estratégia de Saúde na Família – ESF-2013 Processo Selevo IABAS ESF Outros Empregos

Transcript of TÉCNICO DE ENFERMAGEMconcursos.biorio.org.br/.../provas/TECNICO-ENFERMAGEM-GAB-2.pdf · TÉCNICO...

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

1 - A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas.

2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado.

3 - Os três últimos candidatos ao terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas.

4 - Você NÃO poderá levar o seu caderno de questões (Provas), pois a imagem do seu cartão de respostas será disponibilizado em http://concursos.biorio.org.br.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

1- Confira atentamente se este caderno de questões (Provas), que contém 45 questões objetivas, está completo.

2 - Cada questão da Prova Objetiva conterá 5 (cinco) opções e somente uma correta.

3 - Confira se seus dados, o emprego escolhido, indicados no cartão de respostas, está correto. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado.

4 - Confira atentamente se o emprego e o número do caderno que consta neste caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local.

5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado.

6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

AGENDA

l 23/11/2013, Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 24/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Preliminares Oficiais e Exemplares das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 25/11/2013, Divulgação das Imagens dos Cartões de Respostas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 25/11/2013, Disponibilização do Resultado das Provas Objetivas.

l 26/11/2013, Relação dos Candidatos Convocados para a Entrevista Técnica.

l 2811/2013, ENTREVISTA TÉCNICA.

CADERNO: 2

INFORMAÇÕES: l Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h l Internet: http://concursos.biorio.org.br

l E-mail: [email protected]

CÓDIGO: TEN74

Programa de Estratégia de Saúde na Família – ESF-2013Processo Seletivo IABAS ESF Outros Empregos

3

OFICIAL DE ENFERMAGEM CADERNO 2

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO

OS DONOS DA HISTÓRIAArthur Poerner – O Globo

Sempre acho bom evitar a personalização nos debates e controvérsias, porque ela acaba desviando as atenções do tema principal, mas, na polêmica das biografias não autorizadas, por envolver alguns dos mais renomados músicos do país, já não é possível dissociar posições dos que as defendem. De modo que, como autor, me vejo obrigado, pela primeira vez, a discordar do Chico, do Caetano e do Gil, líderes do grupo Procure Saber, com os quais sempre me senti irmanado quanto ao essencial, às matérias de relevância nacional como esta. O mesmo já não posso dizer de outro protagonista do noticiário sobre o caso, o Roberto Carlos, que nunca nos deu a oportunidade de concordar ou discordar dele, simplesmente porque se desconhece o que pensou até agora, inclusive quanto à ditadura. E vago e impreciso continuou sendo na badalada entrevista ao “Fantástico”. Penso que a memória dos grandes vultos e personalidades do país, inclusive da área artística, é propriedade pública, parte inalienável da identidade nacional, e, como tal, não pode ficar à mercê ou depender da vontade, do capricho, das idiossincrasias ou, como ocorre com mais frequência, da cobiça dos seus herdeiros; a estes cabe, sim, parcela já regulamentada dos lucros financeiros decorrentes do culto a essas memórias, da venda das suas obras, pois são, afinal, legatários do prestígio dos seus antepassados. A experiência vem demonstrando que é nas vantagens pecuniárias que se concentra e fundamenta a maioria das objeções e exigências dos familiares.

QUESTÃO 1Representa uma opinião do autor do texto que as biografias:

(A) sejam publicadas desde que paguem os direitos autorais devidos.

(B) devem ser publicadas sob a supervisão dos parentes dos biografados.

(C) têm que ser publicadas já que fazem parte da identidade nacional.

(D) só podem ser publicadas quando autorizadas.(E) trazem enriquecimento e prestígio aos biografados.

QUESTÃO 2“Penso que a memória dos grandes vultos e personalidades do país, inclusive da área artística, é propriedade pública, parte inalienável da identidade nacional, e, como tal, não pode ficar à mercê ou depender da vontade, do capricho, das idiossincrasias ou, como ocorre com mais frequência, da cobiça dos seus herdeiros; a estes cabe, sim, parcela já regulamentada dos lucros financeiros decorrentes do culto a essas memórias, da venda das suas obras, pois são, afinal, legatários do prestígio dos seus antepassados”.

O elemento sublinhado no texto que tem seu significado identificado corretamente é:

(A) inclusive / exclusão.(B) como tal / conformidade.(C) como / comparação.(D) pois / conclusão.(E) afinal / tempo.

QUESTÃO 3A alternativa em que a palavra destacada do texto tem seu significado claramente definido é:

(A) vantagens pecuniárias / vantagens advindas de processos na justiça.

(B) parte inalienável / parte que não se pode juntar.(C) depender das idiossincrasias / depender das manias.(D) prestígio dos antepassados / prestígio dos deuses e

santos.(E) entrevista badalada / entrevista que recebeu muitas

críticas.

QUESTÃO 4O título dado ao texto, “donos da história” se refere:

(A) aos artistas famosos de nossa música popular.(B) aos membros de nossa família imperial.(C) aos renomados músicos do país.(D) aos que querem proibir a publicação de biografias.(E) aos parentes de biografados interessados em dinheiro.

OFICIAL DE ENFERMAGEM CADERNO 2

4

QUESTÃO 5O texto mostra claramente a opinião de seu autor a respeito do tema tratado; a alternativa em que NÃO ocorre a indicação clara de uma opinião pessoal é:

(A) “Sempre acho bom evitar a personalização nos debates e controvérsias, porque ela acaba desviando as atenções do tema principal, mas, na polêmica das biografias não autorizadas, por envolver alguns dos mais renomados músicos do país, já não é possível dissociar posições dos que as defendem”.

(B) “De modo que, como autor, me vejo obrigado, pela primeira vez, a discordar do Chico, do Caetano e do Gil, líderes do grupo Procure Saber, com os quais sempre me senti irmanado quanto ao essencial, às matérias de relevância nacional como esta.

(C) “O mesmo já não posso dizer de outro protagonista do noticiário sobre o caso, o Roberto Carlos”.

(D) “...que nunca nos deu a oportunidade de concordar ou discordar dele, simplesmente porque se desconhece o que pensou até agora, inclusive quanto à ditadura”.

(E) “E vago e impreciso continuou sendo na badalada entrevista ao “Fantástico”.

QUESTÃO 6“Sempre acho bom evitar a personalização nos debates e controvérsias, / porque ela acaba desviando as atenções do tema principal...”. Os dois segmentos destacados nesse trecho do texto representam:

(A) tese e argumento.(B) afirmação e conclusão.(C) consequência e causa.(D) opinião e finalidade.(E) dúvida e explicação.

QUESTÃO 7No texto, o famoso cantor Roberto Carlos é considerado:

(A) alienado e covarde.(B) covarde e apolítico.(C) apolítico e indiferente.(D) indiferente e vacilante.(E) vacilante e alienado.

QUESTÃO 8“...que nunca nos deu a oportunidade de concordar ou discordar dele,...”; nesse segmento há um erro gramatical já que os verbos “concordar” e “discordar” não mostram a mesma regência e, por isso, não podem ter o mesmo complemento (“dele”). O mesmo erro acontece em:

(A) Entrar e sair da sala.(B) Ir ou dirigir-se ao parque.(C) Gostar e precisar de companhia.(D) Saia e viaje com quem gosta.(E) Lutar e andar contra o vento.

QUESTÃO 9“E vago e impreciso continuou sendo na badalada entrevista ao “Fantástico”. O mesmo tipo de relação entre os adjetivos destacados nesse segmento do texto aparece em:

(A) O candidato estava confuso e nervoso.(B) A culpa estava clara e evidente.(C) O julgamento estava lento e injusto.(D) As máquinas eram modernas e nacionais.(E) Os jornais eram precisos e imparciais.

QUESTÃO 10“Sempre acho bom evitar a personalização nos debates e controvérsias”; a forma de reescrever-se essa frase que altera o seu sentido original é:

(A) Nos debates e controvérsias sempre acho bom evitar a personalização.

(B) Sempre acho bom que a personalização nos debates e controvérsias seja evitada.

(C) Sempre acho bom ser evitada a personalização nos debates e controvérsias.

(D) Nos debates e controvérsias sempre acho bom que se evite a personalização.

(E) Acho bom sempre evitar a personalização nos debates e controvérsias.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS

QUESTÃO 11Em relação à Estratégia Saúde da Família, é correto afirmar que:

(A) Não tem por objetivo a reorganização da Atenção Básica no país.

(B) Tem caráter substitutivo em relação à rede de Atenção Básica tradicional nos territórios em que as Equipes Saúde da Família atuam.

(C) Desenvolve atividades de acordo com o planejamento e a programação realizados com ou sem base no diagnóstico situacional e tem como foco o atendimento individualizado.

(D) A integração com instituições e organizações sociais para o desenvolvimento de parcerias deve ser evitada.

(E) Constitui um espaço de desconstrução de cidadania.

5

OFICIAL DE ENFERMAGEM CADERNO 2

QUESTÃO 12Em relação ao Pacto pela Vida, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I - É constituído por um conjunto de compromissos sanitários expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais.

II - Significa uma ação secundária no campo da saúde a ser executada com foco em resultados e sem a explicitação inequívoca dos compromissos orçamentários e financeiros para o alcance desses resultados.

III - Suas prioridades incluem a redução da mortalidade por câncer de mama e de colo de útero.

As afirmativas I, II e III são respectivamente:

(A) F, F e F.(B) V, F e F.(C) V, F e V.(D) V, V e F.(E) V, V e V.

QUESTÃO 13As ações estratégicas em relação à Saúde do Idoso estabelecidas no Pacto pela Vida 2006 incluem, dentre outras, as seguintes, EXCETO UMA, que está ERRADA. Assinale-a.

(A) Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa - Instrumento de cidadania com informações relevantes sobre a saúde da pessoa idosa, possibilitando um melhor acompanhamento por parte dos profissionais de saúde.

(B) Manual de Atenção Básica e Saúde para a Pessoa Idosa - Para indução de ações de saúde, tendo por referência as diretrizes contidas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

(C) Programa de Educação Permanente à Distância - Implementar programa de educação permanente na área do envelhecimento e saúde do idoso, voltado para profissionais que trabalham na rede de atenção básica em saúde, contemplando os conteúdos específicos das repercussões do processo de envelhecimento populacional para a saúde individual e para a gestão dos serviços de saúde.

(D) Acolhimento - Reorganizar o processo de acolhimento à pessoa idosa nas unidades de saúde, como uma das estratégias de enfrentamento das dificuldades atuais de acesso.

(E) Assistência Farmacêutica - Desenvolver ações que visem desestimular a dispensação.

QUESTÃO 14“O conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde” define:

(A) vigilância epidemiológica.(B) vigilância sanitária.(C) saneamento básico.(D) saúde do trabalhador.(E) Saúde da família.

QUESTÃO 15As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) obedecem, dentre outros, aos seguintes princípios, EXCETO UM, que está ERRADO. Assinale-o:

(A) universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

(B) utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.

(C) integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico.

(D) organização dos serviços públicos de modo a promover a duplicidade de meios para fins idênticos.

(E) capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência.

QUESTÃO 16A ação de formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição compete:

(A) exclusivamente à direção nacional do SUS.(B) exclusivamente à direção estadual do SUS.(C) exclusivamente à direção municipal do SUS.(D) às direções estadual e municipal do SUS, mas não à

nacional.(E) às direções nacional, estadual e municipal do SUS.

OFICIAL DE ENFERMAGEM CADERNO 2

6

QUESTÃO 17Em relação à política de recursos humanos do SUS, avalie se, de acordo com a Lei 8080/90, são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I - A política de recursos humanos na área da saúde será formalizada e executada, articuladamente, pelas diferentes esferas de governo.

II - A política de recursos humanos na área da saúde tem como objetivos a organização de um sistema de formação de recursos humanos em todos os níveis de ensino, inclusive de pós-graduação, e a elaboração de programas de permanente aperfeiçoamento de pessoal e a valorização da dedicação exclusiva aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

III - Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), só poderão ser exercidas em regime de tempo integral.

As afirmativas I, II e III são respectivamente:

(A) F, F e F.(B) F, V e F.(C) V, F e V.(D) V, V e F.(E) V, V e V.

QUESTÃO 18A lei 8080/90 estabelece que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização:

(A) dos respectivos Conselhos de Saúde.(B) das respectivas Conferências de Saúde.(C) das Câmara de Vereadores, na esfera municipal, das

Assembléia Legislativas, na estadual, e do Congresso Nacional, na federal.

(D) dos respectivos Conselhos e Conferências de Saúde.(E) Das respectivas Secretarias de Fazenda.

QUESTÃO 19Em relação à Atenção Básica, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I - Considera o sujeito em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na inserção sócio-cultural.

II - Busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável.

III - Tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde.

As afirmativas I, II e III são respectivamente:

(A) F, V e F.(B) V, F e V.(C) V, V e V.(D) F, F e F.(E) V, V e F.

QUESTÃO 20São características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica, dentre outras, as a seguir listadas, EXCETO UMA, que está ERRADA. Assinale-a.

(A) programação e implementação das atividades, com a priorização de solução dos problemas de saúde mais frequentes, considerando a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea.

(B) participação das equipes no planejamento e na avaliação das ações.

(C) desenvolvimento de ações focalizadas sobre os grupos de risco e fatores de risco comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a manutenção de doenças e danos evitáveis.

(D) assistência básica parcial e descontínua, organizada à população adscrita, focalizada sobre os grupos de risco e fatores de risco comportamentais.

(E) apoio a estratégias de fortalecimento da gestão local e do controle social.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 21O homem adquire a esquistossomose através da penetração ativa da cercária na pele. Após a infecção, as cercárias desenvolvem-se para uma forma parasitária primária que inicia o processo de migração, via circulação sanguínea e linfática, até atingir o coração e em seguida os pulmões. O ciclo biológico do Schistosoma mansoni depende da presença do hospedeiro intermediário em ambiente propício.

Desta forma, pode-se afirmar que:

(A) O hospedeiro é um roedor que habita nas florestas tropicais.

(B) O hospedeiro é um caramujo que habita em águas doces e com pouca correnteza.

(C) O hospedeiro é um parasito que habita no intestino de suínos.

(D) O hospedeiro é um caramujo que habita em águas salgadas.

(E) O hospedeiro é uma bactéria que habita no intestino humano.

7

OFICIAL DE ENFERMAGEM CADERNO 2

QUESTÃO 22A equipe de saúde deve estar sempre atenta para a possibilidade de ocorrência de efeitos colaterais dos medicamentos utilizados na poliquimioterapia (PQT) em pacientes com hanseníase. No caso de ocorrência de náuseas e vômitos incontroláveis, avalie se as seguintes condutas devem ser realizadas imediatamente:

I. Manter o tratamento.II. Encaminhar o paciente para a unidade de referência.III. investigar e informar à unidade de referência

se os efeitos ocorrem após a ingestão da dose supervisionada de rifampicina, ou após as doses autoadministradas de dapsona.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas a afirmativa II está correta.(B) Apenas a afirmativa III está correta.(C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.(D) Todas as alternativas estão corretas.(E) Todas as alternativa estão incorretas.

QUESTÃO 23A baciloscopia direta do escarro é o método prioritário para diagnosticar a tuberculose pulmonar, porque permite descobrir a fonte mais importante de infecção, que é o doente bacilífero. Para tanto recomenda-se a coleta de duas amostras de escarro.

Sobre esse procedimento, é correto afirmar que:

(A) A primeira amostra deve ser coletada com o paciente em jejum de 10 horas assim que o mesmo procurar o atendimento de saúde.

(B) A coleta da primeira amostra deverá ser agendada para o dia posterior a data em que o sintomático respiratório procurar o atendimento na unidade de saúde.

(C) A segunda amostra deverá ser coletada duas horas depois da coleta anterior.

(D) A segunda amostra deverá ser coletada, no dia posterior a primeira coleta ao despertar.

(E) Na segunda amostra, o paciente deverá estar em jejum de 12 horas.

QUESTÃO 24Nos últimos anos, a ocorrência de surtos e epidemias por doenças emergentes ou reemergentes obrigou a comunidade internacional a pensar numa nova lógica de organização dos serviços de saúde visando o aprimoramento da capacidade de detecção e resposta a eventos sanitários de grande magnitude e repercussão internacional. O CIEVS (Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde) apresenta como seu ponto focal para manejo de crises agudas os seguintes objetivos, EXCETO UM. Assinale-o:

(A) Aperfeiçoar os mecanismos de triagem, verificação e análise das notificações para identificar e responder às emergências epidemiológicas.

(B) Fortalecer a articulação entre as três esferas de gestão do SUS na resposta coordenada às emergências.

(C) Receber notificações relacionadas aos agravos à saúde em no máximo 48 horas a partir do momento da suspeita inicial.

(D) Prestar apoio técnico, presencial e/ou virtual nas respostas às emergências em saúde pública.

(E) Fortalecer a capacitação na resposta às emergências com estratégias de nível avançado, intermediário e básico.

QUESTÃO 25Segundo a Lei nº. 6.259 de 30 de outubro de 1975, os profissionais de saúde no exercício da profissão, bem como os responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde e ensino, têm o dever de comunicar aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) a ocorrência de casos suspeitos ou confirmados das doenças de notificação compulsória e imediata (BRASIL, 2006).

Assinale a alternativa que contém doenças de notificação compulsória que devem ser comunicadas aos gestores do SUS mesmo sendo consideradas como casos suspeitos.

(A) botulismo, cólera e tuberculose.(B) cólera, febre amarela e HIV.(C) HIV, dengue e doença meningocócica.(D) botulismo, peste e leishmaniose.(E) varíola, tuberculose e dengue.

OFICIAL DE ENFERMAGEM CADERNO 2

8

QUESTÃO 26Para o adequado desenvolvimento das ações de controle da doença de Chagas, é fundamental que as equipes de Atenção Básica e das equipes de Saúde da Família incorporem, em seu processo de trabalho, ações de vigilância que integrem a questão ambiental, envolvendo reservatórios, vetores e a população humana.

As atribuições pertinentes ao técnico de enfermagem para controle da doença chagas, incluem as seguintes, EXCETO:

(A) Realizar ações de educação em saúde no domicílio ou nos demais espaços comunitários;

(B) Realizar busca ativa de faltosos ao tratamento e às consultas de acompanhamento.

(C) Realizar procedimentos regulamentados pelo exercício de sua profissão.

(D) Auxiliar na coleta e encaminhamento de exames, se necessário.

(E) Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o diagnóstico e tratamento adequado dos casos agudos e crônicos.

QUESTÃO 27O esquema profilático da raiva humana deve ser garantido todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados, até completar todo o esquema prescrito. É de responsabilidade do serviço de saúde que atende o paciente realizar busca ativa imediata daqueles que não comparecem nas datas agendadas para a aplicação de cada dose da vacina prescrita.

Considerando-se o esquema recomendado (dias 0, 3, 7, 14 e 28), com cinco doses que devem ser administradas no período de 28 dias a partir do início do esquema profilático, avalie se as afirmativas a seguir correspondem às condutas indicadas para pacientes que não comparecem na data agendada.

I. Quando o paciente faltar para a segunda dose: aplicar no dia em que comparecer e agendar a terceira dose com intervalo mínimo de dois dias.

II. Quando o paciente faltar para a terceira dose: aplicar no dia em que comparecer e agendar a quarta dose com intervalo mínimo de quatro dias.

III. Quando o paciente faltar para a quarta dose: aplicar no dia em que comparecer e agendar a quinta dose para 14 dias após.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas a afirmativa I está correta.(B) Apenas as afirmativas I e II estão incorretas.(C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.(D) Todas as afirmativas estão incorretas.(E) Todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 28A leptospirose é um problema mundial de saúde pública. É uma doença infecciosa febril aguda causada por bactérias patogênicas do gênero Leptospira, transmitida ao homem pelo contato direto ou indireto com a urina de animais infectados. As atividades de prevenção e controle da leptospirose são baseadas principalmente no manejo ambiental e no controle de roedores, com ênfase na melhoria das condições sanitárias e de moradia da população, minimizando sua exposição ao risco de infecção.

De acordo com as principais formas de transmissão do microorganismo, NÃO é correto afirmar que:

(A) A penetração do microrganismo no corpo humano se dá por meio da pele lesada.

(B) Pode ocorrer contaminação através das mucosas da boca, narinas e olhos.

(C) A leptospira pode penetrar no corpo humana por meio da pele íntegra, quando imersa por longos períodos em água ou lama contaminada.

(D) A transmissão via água ou alimentos contaminados ocorre frequentemente.

(E) A transmissão inter-humana é muito rara, podendo ocorrer pelo contato com urina, sangue, secreções e tecidos de pessoas infectadas.

QUESTÃO 29Para administrar 10U de insulina em um paciente diabético, utilizando-se um frasco de 40U e a seringa graduada de 80U, deve-se aspirar o quantitativo de:

(A) 5U(B) 10U (C) 20U (D) 40U (E) 45U

9

OFICIAL DE ENFERMAGEM CADERNO 2

QUESTÃO 30RST, sexo masculino, 18 anos, procurou a unidade básica de saúde devido ao aparecimento de um furúnculo no membro inferior esquerdo. Diante da necessidade de drenagem do abscesso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

I. Para antissepsia deve-se utilizar solução de iodopovidina tópico ou clorexidina.

II. Não é necessária a utilização de luva esterilizada no processo de realização do procedimento.

III. Deve-se utilizar Lidocaína 1% com vasoconstrictor para anestesia local.

IV. Depois da drenagem espontânea, deve-se evitar espremer a pele circunjacente.

As afirmativas I, II, III e IV são respectivamente:

(A) V, V, F, V(B) V, F, F, V(C) F, V, V, F(D) F, F, V, V(E) V, V, F, F

QUESTÃO 31A lavagem gástrica pode ser realizada com sonda oro ou nasogástrica. A posição ideal do paciente para a realização da passagem da sonda nasogástrica é o:

(A) Decúbito lateral esquerdo com a cabeça em nível inferior ao corpo.

(B) Decúbito lateral esquerdo com a cabeça em nível superior ao corpo.

(C) Decúbito lateral direito com a cabeça em nível inferior ao corpo.

(D) Decúbito lateral direito com a cabeça em nível inferior ao corpo.

(E) Decúbito lateral direito com a cabeça em nível superior ao corpo.

QUESTÃO 32O hidrocolóide é uma cobertura primária para tratamento de feridas que deve estar disponível nas Unidades Básicas de Saúde do país.

Quanto ao uso desta cobertura NÃO é correto afirmar que:

(A) Estimula a angiogênese.(B) Acelera o processo de granulação tecidual.(C) Requer troca diária.(D) Pode ser usado em associação de AGE.(E) Promove isolamento térmico.

QUESTÃO 33Quanto à administração da vacina dupla infantil (DT) contra a difteria e o tétano é correto afirmar que:

(A) A via de administração é a intramuscular profunda podendo ser realizada no vasto lateral da coxa.

(B) A via de administração é a intramuscular profunda podendo ser realizada no vasto medial da coxa.

(C) A via de administração é a subcutânea na parte superior do braço devido à pouca presença de massa muscular.

(D) A via de administração é a subcutânea na parte média do antebraço.

(E) A via de administração é a intradérmica preferencialmente no músculo deltoide.

QUESTÃO 34De acordo com o calendário de vacinação de rotina do Ministério da Saúde (Programa Nacional de Imunizações/PNI), a vacina conjugada contra o meningococo do sorogrupo C deve ser administrada na criança:

(A) Ao nascer, aos 2 meses e aos 6 meses.(B) Aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses.(C) Ao nascer, aos 6 meses e reforço aos 15 meses.(D) Aos 3 meses, aos 5 meses e reforço aos 15 meses.(E) Aos 3 meses, aos 6 meses e aos 9 meses.

QUESTÃO 35A vacina BCG é prioritariamente indicada para crianças de 0 a 4 anos, com obrigatoriedade para menores de 1 ano, como dispõe a Portaria nº 452, de 6 de dezembro de 1976, do Ministério da Saúde (BRASIL, 2008d).

De acordo com as indicações apresentadas, avalie se a vacina poderá ser administrada em:

I. Recém-nascidos com peso menor ou igual a 2kg.II. Lactentes que foram vacinados e não apresentem

cicatriz vacinal após seis meses.III. Crianças HIV positivas não vacinadas anteriormente,

mesmo que apresentem sintomas ou sinais de imunodeficiência.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.(B) Apenas a afirmativa I está correta.(C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.(D) Apenas a afirmativa II está correta.(E) Todas as afirmativas estão corretas.

OFICIAL DE ENFERMAGEM CADERNO 2

10

QUESTÃO 36A pré-eclâmpsia é uma síndrome hipertensiva característica da gravidez que ocorre, geralmente, após 20 semanas de gestação. O quadro de eclampsia põe em risco a vida da mãe e do feto; a forma grave da doença caracteriza-se pelo aparecimento de:

(A) Proteinúria(B) Convulsão(C) Edema facial(D) Cefaleia frontal ou occipital persistente(E) Amaurose

QUESTÃO 37Os profissionais de saúde devem disponibilizar o tempo que for necessário para dar apoio à mãe e ao seu bebê durante o início e a manutenção da amamentação. O aconselhamento comportamental e a educação para a prática de aleitamento materno são procedimentos que podem ser iniciados desde a primeira consulta de pré-natal. A criança que é alimentada somente com leite materno até os seis meses de vida apresenta menor morbidade.

Desta forma, pode-se considerar como benefícios a saúde do bebê relacionados à amamentação a redução de ocorrência das seguintes patologias, EXCETO:

(A) Infecção pelo HIV.(B) Meningite bacteriana.(C) Bacteremia.(D) Diarreia.(E) Infecção no trato respiratório.

QUESTÃO 38Entende-se por avaliação pré-concepcional a consulta que o casal faz antes de uma gravidez, objetivando identificar fatores de risco ou doenças que possam alterar a evolução normal de uma futura gestação. É correto afirmar que a atenção em planejamento familiar contribui para a redução da morbimortalidade materna e infantil, pois:

(A) Diminui o número de gestações não desejadas e de abortamentos provocados.

(B) Diminui o intervalo entre as gestações, contribuindo redução da frequência de bebês com baixo peso.

(C) Aumentam o número de cesáreas planejadas.(D) Recomenda e orienta a gravidez na adolescência.(E) Indica a realização de ligaduras tubárias devido à

falta de acesso a outros métodos anticoncepcionais.

QUESTÃO 39No diabetes do tipo II, testes de rastreamento são indicados em indivíduos assintomáticos que apresentem maior risco de desenvolver a doença. São fatores indicativos de maior risco, EXCETO:

(A) Idade > 45 anos.(B) Sobrepeso.(C) Antecedente familiar de diabetes.(D) Gênero masculino.(E) Diagnóstico prévio de síndrome de ovários policísticos.

QUESTÃO 40Os principais sintomas clássicos de diabetes são poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso. Avalie se outros sintomas que levam a suspeita clínica são:

I. Fadiga.II. Prurido vulvar.III. Infecções de repetição.IV. Balanopostite.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas(B) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas(C) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas(D) Apenas as afirmativas II e III estão corretas(E) Todas as afirmativas estão corretas

QUESTÃO 41JMC, sexo feminino, 53 anos, chega à unidade de saúde às 10 h da manhã queixando-se de perda de peso excessiva, poliúria, polidipsia e polifagia. Foi realizado teste de glicemia capilar ás 10h20min, paciente relata não estar em jejum.

Considerando-se os critérios laboratoriais para o diagnóstico de diabetes, pode-se confirmar o caso imediatamente a partir do seguinte resultado:

(A) Glicemia casual > 200mg/dl.(B) Glicemia casual < 100mg/dl.(C) Glicemia de jejum < 126 mg/dl.(D) Glicemia de jejum > 300 mg/dl.(E) Glicemia casual indetectável.

11

OFICIAL DE ENFERMAGEM CADERNO 2

QUESTÃO 42De acordo com a classificação da pressão arterial em adultos, podemos considerar como pré-hipertensão a seguinte variação de valores mensurados:

(A) Pressão sistólica entre 120-139 mmhg e pressão diastólica entre 80-89mmhg.

(B) Pressão sistólica entre 120-149 mmhg e pressão diastólica entre 80-99mmhg.

(C) Pressão sistólica entre 90-100 mmhg e pressão diastólica entre 120-139mmhg.

(D) Pressão diastólica entre 120-139 mmhg e pressão sistólica entre 80-89mmhg.

(E) Pressão diastólica entre 130-139 mmhg e pressão sistólica entre 80-89mmhg.

QUESTÃO 43As principais estratégias para o tratamento não farmacológico da HAS incluem as seguintes, EXCETO:

(A) Controle do excesso de peso.(B) Adoção de hábitos alimentares saudáveis.(C) Manter-se em repouso.(D) Abandono do tabagismo.(E) Redução do consumo de bebidas alcoólicas.

QUESTÃO 44A Dengue é uma doença febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente. Atualmente, é a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo. A infecção por dengue causa uma doença cujo espectro inclui desde formas oligo ou assintomáticas até quadros com hemorragia e choque, podendo evoluir para o óbito.

É correto afirmar que pode-se definir como caso suspeito da forma clássica da doença o paciente que apresenta:

(A) Febre entre 37° e 38°C, anorexia, cefaleia e artralgia.(B) Febre entre 39° e 40°C, cefaleia, dor retrorbital e

náuseas.(C) Febre entre 39° e 40°C, cefaleia, dor retrorbital e

petéquias.(D) Febre entre 37° e 38,5°C, náuseas, vômitos e

prostração.(E) Febre entre 37,5° e 38°C, cefaleia, prostração e

epistaxe.

QUESTÃO 45O Ministério da Saúde, por meio de uma política nacional de tratamento da malária, orienta a terapêutica e disponibiliza gratuitamente os medicamentos antimaláricos utilizados em todo o território nacional, em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Constituem-se como medicações preconizadas no esquema terapêutico de pacientes com malária não complicada:

(A) Cloroquina e primaquina(B) Cloroquina e glucantime(C) Primaquina e dapsona(D) Cloroquina e hidroclorotiazida(E) Cloroquina, dapsona e hidroclorotiazida