TÉCNICO EM RADIOLOGIA - RADIOTERAPIA · Legislação Aplicada à EBSERH. 16 a 20 Legislação...

15
INSTRUÇÕES Raciocínio Lógico e Matemático 11 a 15 Língua Portuguesa 01 a 10 Legislação Aplicada à EBSERH 16 a 20 Legislação Aplicada ao SUS 21 a 25 Nome do Candidato Inscrição TÉCNICO EM RADIOLOGIA - RADIOTERAPIA CONCURSO PÚBLICO 01/2016 – EBSERH/CH-UFPA EDITAL Nº 03 – EBSERH – ÁREA ASSISTENCIAL NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO – TARDE COMPOSIÇÃO DO CADERNO DE QUESTÕES Conhecimentos Específicos 26 a 50 1. Confira seu nome, o número do seu documento e o número de sua inscrição na folha de Respostas. Além disso, não se esqueça de conferir seu Caderno de Questões quanto a falhas de impressão e de numeração, e se o emprego corresponde àquele para o qual você se inscreveu. Preencha os campos destinados à assinatura e ao número de inscrição. Qualquer divergência comunique ao fiscal. 2. O único documento válido para avaliação é a Folha de Respostas. Só é permitido o uso de caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta para o preenchimento da Folha de Respostas. A Folha de Respostas deve ser preenchida da seguinte maneira: 3. O prazo de realização da prova é de 4 (quatro) horas, incluindo a marcação da Folha de Respostas. Após 60 (sessenta) minutos do início da prova, o candidato estará liberado para utilizar o sanitário ou deixar definitivamente o local de aplicação. Os 3 (três) últimos candidatos só poderão retirar-se da sala juntos. 4. Ao término de sua prova, comunique ao fiscal, devolvendo-lhe a Folha de Respostas, devidamente preenchida e assinada. O candidato poderá levar consigo o Caderno de Questões, desde que aguarde em sala o prazo de realização da prova estabelecido em edital. 5. As provas e os gabaritos preliminares estarão disponíveis no site do Instituto AOCP - www.institutoaocp.org.br, no dia posterior à aplicação da prova. 6. Implicará na eliminação do candidato, caso, durante a realização das provas, qualquer equipamento eletrônico venha emitir ruídos, mesmo que devidamente acondicionado no envelope de guarda de pertences. O NÃO cumprimento a qualquer uma das determinações constantes em Edital, no presente Caderno ou na Folha de Respostas incorrerá na eliminação do candidato.

Transcript of TÉCNICO EM RADIOLOGIA - RADIOTERAPIA · Legislação Aplicada à EBSERH. 16 a 20 Legislação...

INSTRUES

Raciocnio Lgico e Matemtico 11 a 15

Lngua Portuguesa 01 a 10

Legislao Aplicada EBSERH 16 a 20

Legislao Aplicada ao SUS 21 a 25

Nome do Candidato Inscrio

TCNICO EM RADIOLOGIA - RADIOTERAPIA

CONCURSO PBLICO 01/2016 EBSERH/CH-UFPAEDITAL N 03 EBSERH REA ASSISTENCIAL

NVEL MDIO/TCNICO TARDE

COMPOSIO DO CADERNO DE QUESTES

Conhecimentos Especficos 26 a 50

1. Confira seu nome, o nmero do seu documento e o nmero de sua inscrio na folha de Respostas. Alm disso, no se esquea de conferir seu Caderno de Questes quanto a falhas de impresso e de numerao, e se o emprego corresponde quele para o qual voc se inscreveu. Preencha os campos destinados assinatura e ao nmero de inscrio. Qualquer divergncia comunique ao fiscal.

2. O nico documento vlido para avaliao a Folha de Respostas. S permitido o uso de caneta esferogrfica transparente de cor azul ou preta para o preenchimento da Folha de Respostas. A Folha de Respostas deve ser preenchida da seguinte maneira:

3. O prazo de realizao da prova de 4 (quatro) horas, incluindo a marcao da Folha de Respostas. Aps 60 (sessenta) minutos do incio da prova, o candidato estar liberado para utilizar o sanitrio ou deixar definitivamente o local de aplicao. Os 3 (trs) ltimos candidatos s podero retirar-se da sala juntos.

4. Ao trmino de sua prova, comunique ao fiscal, devolvendo-lhe a Folha de Respostas, devidamente preenchida e assinada. O candidato poder levar consigo o Caderno de Questes, desde que aguarde em sala o prazo de realizao da prova estabelecido em edital.

5. As provas e os gabaritos preliminares estaro disponveis no site do Instituto AOCP - www.institutoaocp.org.br, no dia posterior aplicao da prova.

6. Implicar na eliminao do candidato, caso, durante a realizao das provas, qualquer equipamento eletrnico venha emitir rudos, mesmo que devidamente acondicionado no envelope de guarda de pertences. O NO cumprimento a qualquer uma das determinaes constantes em Edital, no presente Caderno ou na Folha de Respostas incorrer na eliminao do candidato.

www.institutoaocp.org.br

CONCURSO PBLICO 01/2016 EBSERH/CH-UFPA

--------------------------------------------------------------------------------(destaque aqui)-----------------------------------------------------------------------------

Gabarito Rascunho

Questo

Resp.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

Questo

Resp.

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

3 Tcnico em Radiologia - Radioterapia

L N G U A P O R T U G U E S A

Texto 1

Por que voc ainda se lembra das coisas embarao-sas que fez na infncia (e se sente pssimo)?

Acredite, isso serve para que voc no faa coisas bizarras novamente

Voc est andando na rua e, de repente, lembra-se de algo bizarro que aconteceu quando voc tinha 13 anos! Fique tranquilo, esses flashbacks so extremamente normais e tm at nome: memria involuntria. A psicloga Jennifer Wild, do Centro de Oxford para Transtornos de Ansiedade e Trauma, disse ao BuzzFeed que esse tipo de comportamento extremamente comum. Depois de um trauma ou um evento embaraoso, a maioria das pessoas tem essas lembranas.

J ouviu o termo memria seletiva? Segundo o professor Chris Brewin, do Instituto de Neurocincia Cognitiva da UCL, nossos crebros retm as informaes sobre eventos traumticos e todos os sentimentos associados a isso. uma espcie de sistema de punio e recompensa. Seu crebro lembra-se de experincias importantes de perigo ou humilhao para impedi-lo de fazer a mesma coisa novamente, diz Brewin.

Voc aprende associando experincias com os resultados. Esta a psicologia clssica. Ivan Pavlov, famoso psiclogo russo, costumava tocar um sino antes de alimentar seus ces. Eventualmente, os ces comearam a salivar na expectativa de alimentos apenas ao ouvir o som do sino.

A mesma coisa acontece com memrias traumticas ou socialmente embaraosas. Seu crebro traz de volta sensaes desagradveis medo e/ou vergonha quando ele se encontra em uma situao semelhante do evento original. Nessas situaes, ficamos cheios de adrenalina e isso aumenta a nossa conscincia, diz Wild.

comum que essas memrias involuntrias ocorram alguns dias aps o ocorrido, mas essas lembranas podem te acompanhar por um bom tempo.

Para a maioria das pessoas, as memrias involuntrias so apenas mais um modo de se sentir envergonhado e constrangido. Mas essas memrias tambm podem resultar em doenas cognitivas mais

graves, como depresso e fobia social. Segundo Wild, se voc no se sente vontade para sair de casa aps uma dessas lembranas, procure um especialista.

Retirado e adaptado de: .

QUESTO 01Conforme o texto 1, assinale a alternativa correta.

(A) Depois de um trauma ou evento constrangedor, todas as pessoas sempre carregam consigo as lembranas traumticas.

(B) Todas as lembranas ruins nos acompanham durante a vida inteira.

(C) Embora as memrias involuntrias faam as pessoas se sentirem envergonhadas e constrangidas, essas sensaes so as nicas consequncias geradas.

(D) Durantes as situaes traumticas, nosso nvel de adrenalina se reduz drasticamente, o que aumenta nossa conscincia.

(E) Segundo Brewin, o crebro lembra-se de experincias ruins relevantes para impedi-lo de realizar a mesma coisa outra vez.

QUESTO 02Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que pode substituir, sem causar prejuzo semntico, a palavra destacada em: [...] lembra-se de algo bizarro que aconteceu quando voc tinha 13 anos!.

(A) Normal.(B) Habitual. (C) Esquisito. (D) Frequente. (E) Usual.

4 Tcnico em Radiologia - Radioterapia

QUESTO 03Em Eventualmente, os ces comearam a salivar na expectativa de alimentos apenas ao ouvir o som do sino [...], as palavras em destaque pertencem, respectivamente, s seguintes classes gramaticais:

(A) advrbio, substantivo e advrbio. (B) verbo, advrbio e substantivo.(C) substantivo, substantivo e adjetivo.(D) advrbio, verbo e adjetivo. (E) advrbio, advrbio e substantivo.

QUESTO 04Em Segundo Wild, se voc no se sente vontade para sair de casa [...], os termos em destaque funcionam, respectivamente, como

(A) conjuno subordinativa condicional e parte integrante do verbo.

(B) conjuno subordinativa condicional e pronome apassivador.

(C) ndice de indeterminao do sujeito e parte integrante do verbo.

(D) parte integrante do verbo e conjuno subordinativa condicional.

(E) conjuno subordinativa condicional e ndice de indeterminao do sujeito.

QUESTO 05Em relao crase utilizada em [...] quando ele se encontra em uma situao semelhante do evento original., assinale a alternativa correta.

(A) O emprego da crase est adequado, pois o substantivo situao exige a presena da preposio antes dele.

(B) O emprego da crase est inadequado, pois o substantivo situao no admite a presena de preposio antes dele.

(C) O emprego da crase est adequado, pois o termo semelhante exige a presena da preposio depois dele e o termo situao, que est elptico, admite artigo a.

(D) O emprego da crase est inadequado, pois no se utiliza crase antes de palavra masculina.

(E) O emprego da crase est inadequado, pois j houve o uso da preposio de aps o termo semelhante, sendo redundante acrescentar a preposio a.

QUESTO 06Em [...] nossos crebros retm as informaes sobre eventos traumticos e todos os sentimentos associados a isso [...], as palavras destacadas apresentam qual diviso silbica?

(A) trau-m-ti-cos; as-so-cia-dos. (B) tra-u-m-ti-cos; as-so-ci-a-dos.(C) trau-m-ti-cos; a-sso-cia-dos.(D) trau-m-ti-cos; as-so-ci-a-dos.(E) tra-u-m-ti-cos; as-so-cia-dos.

QUESTO 07Em lembra-se de algo bizarro que aconteceu quando voc tinha 13 anos!, o termo em destaque

(A) um pronome relativo que exerce a funo de objeto direto.

(B) um pronome relativo que exerce a funo de sujeito.

(C) uma conjuno integrante que retoma algo bizarro.

(D) uma conjuno integrante que introduz uma orao subordinada adjetiva.

(E) um pronome relativo que exerce a funo de objeto indireto.

5 Tcnico em Radiologia - Radioterapia

Texto 2

Disponvel em: .

QUESTO 08De acordo com o texto 2, assinale a alternativa correta.

(A) Mafalda no est disposta a esperar tanto tempo para que a planta nasa. (B) Mafalda est atenta explicao, mas isso no o suficiente para que a menina entenda como nascem

algumas plantas. (C) O homem no estranha a atitude de Mafalda, pois ela representa as crianas atuais que no se interessam

pela natureza. (D) O humor do texto d-se devido ao fato de Mafalda no estar atenta ao que o homem explica. (E) O humor do texto d-se devido quebra de expectativa da Mafalda, visto que ela no queria saber, com

antecedncia, o que aconteceria com a semente.

QUESTO 09No excerto Est vendo? s por a sementinha, cobrir..., assinale a alternativa correta em relao palavra destacada.

(A) Trata-se de um substantivo abstrato, flexionado no grau diminutivo.(B) Trata-se de um substantivo concreto, flexionado no grau diminutivo. (C) Trata-se de um substantivo prprio, sem flexo de grau.(D) Trata-se de um substantivo comum, sem flexo de grau.(E) Trata-se de um substantivo coletivo, flexionado no grau diminutivo.

QUESTO 10No trecho [...] E daqui a alguns dias vamos ter uma planta linda [...], as palavras destacadas apresentam, respectivamente,

(A) um hiato e um dgrafo oral. (B) um hiato e um encontro consonantal.(C) um ditongo e um dgrafo oral.(D) um hiato e um dgrafo nasal. (E) um ditongo e um dgrafo nasal.

6 Tcnico em Radiologia - Radioterapia

R A C I O C N I O L G I C O E M AT E M T I C O

L E G I S L A O A P L I C A D A E B S E R H

QUESTO 11Um homem contratou uma secretria para seu escritrio por um salrio fixo de R$ 1500,00. No primeiro pagamento, ele pagou junto com o salrio as horas extras que essa funcionria tinha feito durante o ms. Sabendo que o valor das horas extras foi de 2/5 do salrio dessa secretria, qual foi o valor total que ela recebeu?

(A) R$ 600,00.(B) R$ 800,00.(C) R$ 2100,00.(D) R$ 2200,00.(E) R$ 2500,00.

QUESTO 12Considere a seguinte sequncia:

2; 5; 8; 11; 14;...

Assinale a alternativa que apresenta 1/5 do segundo termo somado com 1/5 do stimo termo dessa sequncia.

(A) 1(B) 3(C) 4(D) 5(E) 7

QUESTO 13Considere a proposio: Jlio tem um celular ou Rafaela tem um computador e assinale a alternativa que apresenta a negao dessa proposio.

(A) Jlio no tem um celular se, e somente se, Rafaela no tem um computador.

(B) Jlio tem um celular se Rafaela no tiver um computador.

(C) Jlio no tem um celular ou Rafaela no tem um computador.

(D) Jlio tem um celular ou Rafaela no tem um computador.

(E) Jlio no tem um celular e Rafaela no tem um computador.

QUESTO 14Joana comprou uma mercadoria por R$ 30,00 e depois vendeu essa mesma mercadoria por R$ 39,00. Qual foi a porcentagem do acrscimo?

(A) 35%.(B) 30%.(C) 25%.(D) 22%.(E) 20%.

QUESTO 15Daniele colocou para lavar na mquina 3 blusas vermelhas, 2 blusas amarelas e 1 blusa azul. Como estava com pressa para sair, estendeu no varal apenas as quatro primeiras que pegou da mquina aleatoriamente. Sendo assim, o que podemos, com certeza, afirmar sobre as blusas que foram estendidas?

(A) Pelo menos uma das blusas era vermelha.(B) Exatamente 2 blusas eram vermelhas e 2

amarelas.(C) Pelo menos uma era a blusa azul.(D) Exatamente uma blusa era vermelha, 2 eram

amarelas e 1 era azul.(E) Trs blusas eram vermelhas e uma era azul.

QUESTO 16A respeito do funcionamento da EBSERH, conforme a Lei n. 12.550/2011, assinale a alternativa correta.

(A) A EBSERH, como empresa pblica, tem personalidade jurdica de direito pblico.

(B) As competncias da EBSERH esto arroladas na lei de regncia e o seu estatuto no pode prever outras competncias.

(C) No desenvolvimento de suas atividades de assistncia sade, a EBSERH observar as orientaes da Poltica Nacional de Sade, de responsabilidade do Ministrio da Sade.

(D) A EBSERH tem o prazo de at 1 (um) ano para reativao de leitos e servio inativos por falta de pessoal, contado da data da aprovao do seu estatuto.

(E) As atividades de prestao de servios de assistncia sade que competem EBSERH estaro inseridas integral e exclusivamente no mbito do Sistema nico de Sade SUS.

7 Tcnico em Radiologia - Radioterapia

QUESTO 17Compete EBSERH, EXCETO

(A) administrar unidades hospitalares, bem como prestar servios de assistncia mdico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnstico e teraputico comunidade, no mbito do SUS, vedado, em qualquer hiptese, o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistncia sade.

(B) prestar s instituies federais de ensino superior e a outras instituies congneres servios de apoio ao ensino, pesquisa e extenso, ao ensino-aprendizagem e formao de pessoas no campo da sade pblica, mediante as condies que forem fixadas em seu estatuto social.

(C) apoiar a execuo de planos de ensino e pesquisa de instituies federais de ensino superior e de outras instituies congneres, cuja vinculao com o campo da sade pblica ou com outros aspectos da sua atividade torne necessria essa cooperao, em especial na implementao das residncias mdica, multiprofissional e em rea profissional da sade, nas especialidades e regies estratgicas para o SUS.

(D) prestar servios de apoio gerao do conhecimento em pesquisas bsicas, clnicas e aplicadas nos hospitais universitrios federais e a outras instituies congneres.

(E) prestar servios de apoio ao processo de gesto dos hospitais universitrios e federais e a outras instituies congneres, com implementao de sistema de gesto nico com gerao de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas.

QUESTO 18

Nos termos do Decreto 7.661/2011, NO podem participar dos rgos da EBSERH, alm dos impedidos por lei:

(A) os declarados inabilitados para cargos de administrao em empresas sujeitas autorizao, controle e fiscalizao de rgos e entidades da administrao pblica direta e indireta.

(B) parentes de qualquer grau dos membros do Conselho de Administrao, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.

(C) os que tiverem qualquer grau de amizade com membros do Conselho de Administrao, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.

(D) os que responderem a processos civis na Justia.

(E) os condenados por qualquer crime, independentemente da espcie do crime, da pena ou do regime de cumprimento.

QUESTO 19Sobre as comisses e comits previstos no Regimento Interno da EBSERH, assinale a alternativa correta.

(A) O Presidente da EBSERH ser tambm membro da Comisso de tica.

(B) A atuao no mbito da Comisso de tica ser remunerada com gratificao.

(C) O Comit Interno de Gesto do Rehuf ser composto por trs funcionrios.

(D) A critrio do Presidente do Comit Interno de Gesto do Rehuf, podero participar das reunies, como convidados, gestores, empregados e/ou assessores das Diretorias.

(E) Compete ao Comit Interno de Gesto do Rehuf apreciar o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna.

QUESTO 20De acordo com o Regimento Interno, um rgo vinculado Diretoria Vice-Presidncia Executiva da EBSERH

(A) a Coordenadoria de Comunicao Social. (B) a Coordenadoria de Formao Profissional. (C) a Assessoria Parlamentar.(D) o Conselho Fiscal.(E) a Ouvidoria Geral.

8 Tcnico em Radiologia - Radioterapia

L E G I S L A O A P L I C A D A A O S U S

QUESTO 21De acordo com o que dispe a Resoluo 453/2012 do Conselho Nacional da Sade, o Conselho de Sade

(A) um rgo consultivo do Sistema nico de Sade (SUS), que se rene a cada dois anos em cada esfera de Governo.

(B) um rgo consultivo e deliberativo do Sistema nico de Sade (SUS), que se rene uma nica vez a cada dois anos em mbito Nacional.

(C) uma instncia colegiada, deliberativa e permanente do Sistema nico de Sade (SUS) em cada esfera de Governo.

(D) uma instncia colegiada, deliberativa e permanente da Previdncia Social em cada esfera de Governo.

(E) uma instncia colegiada, deliberativa da Seguridade Social, que se rene a cada quatro anos unicamente em mbito Nacional.

QUESTO 22De acordo com o que estabelece a Constituio Federal, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) A previdncia social compreende um conjunto integrado de aes da iniciativa privada, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, educao, moradia, seguridade e assistncia social, vedada a participao pblica ou da sociedade.

(B) A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

(C) So de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente ou atravs de terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado.

(D) As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, tendo como uma de suas diretrizes o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais.

(E) Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base na universalidade da cobertura e do atendimento como um de seus objetivos.

QUESTO 23Conforme estabelece a Lei Orgnica da Sade - Lei n 8.080/1990, a participao na formulao da poltica e na execuo de aes de saneamento bsico

(A) atribuio dos Comits Intergestores da Assistncia Social e no est includa no campo de atuao do Sistema nico de Sade (SUS).

(B) atribuio da Vigilncia Sanitria relacionada Sade, mas no se inclui no campo de atuao do Sistema nico de Sade (SUS).

(C) atribuio exclusiva do Municpio, relacionada vigilncia epidemiolgica, e est excluda do campo de atuao do Sistema nico de Sade (SUS).

(D) est includa no campo de atuao do Sistema nico de Sade (SUS) de forma subsidiria, quando no houver Comit Intergestores da Assistncia Social no Municpio.

(E) est includa no campo de atuao do Sistema nico de Sade (SUS).

QUESTO 24A Relao Nacional de Aes e Servios de Sade RENASES compreende todas as aes e servios que o SUS oferece ao usurio para atendimento da integralidade da assistncia sade. De acordo com o que estabelece o Decreto Presidencial n 7.508, de 28 de junho de 2011,

(A) a cada quatro anos, o Ministrio da Sade consolidar e publicar as atualizaes da RENASES.

(B) a cada dois anos, o Ministrio da Sade consolidar e publicar as atualizaes da RENASES.

(C) a cada dois anos, o Poder Legislativo consolidar e publicar as atualizaes da RENASES, aps realizar a integrao e unificao das leis e decretos formulados no mbito municipal.

(D) a cada quatro anos, o Poder Legislativo consolidar e publicar as atualizaes da RENASES, aps realizar a integrao e unificao das leis e decretos formulados no mbito municipal.

(E) a Relao Nacional de Aes e Servios de Sade RENASES, fixada pela Constituio Federal, de modo que as atualizaes devem ser formuladas pelo Poder Legislativo, por meio de Emenda Constitucional.

9 Tcnico em Radiologia - Radioterapia

QUESTO 25De acordo com o que dispe o Decreto Presidencial n 7.508, de 28 de junho de 2011, acerca das Regies de Sade, assinale a alternativa correta.

(A) As Regies de Sade sero institudas pela iniciativa privada, em articulao com a populao dos Municpios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comisso Intergestores Tripartite CIT.

(B) vedada a instituio de Regies de Sade interestaduais.

(C) Para ser instituda, a Regio de Sade deve conter apenas aes e servios de ateno primria, urgncia e emergncia.

(D) As Regies de Sade sero referncia para as transferncias de recursos entre os entes federativos.

(E) Para ser instituda, a Regio de Sade no pode conter aes e servios de ateno psicossocial.

C O N H E C I M E N T O S E S P E C F I C O S

QUESTO 26A capacidade de penetrao do feixe determinada

(A) pelo kVp. (B) pelo mAs.(C) pela Dfofi.(D) pela DOF.(E) pelo fator de grade.

QUESTO 27Qual o ponto assinalado pela seta na imagem de tomografia a seguir?

(A) Traqueia.(B) trio esquerdo.(C) Arco artico.(D) Esfago.(E) Ventrculo direito.

QUESTO 28Uma mulher descobre que possui uma mutao no gene BRCA1. Isso significa que ela possui maior probabilidade de desenvolver

(A) CA de pele.(B) CA de ovrio.(C) CA de colo de tero.(D) CA de reto.(E) CA de mama.

10 Tcnico em Radiologia - Radioterapia

QUESTO 29Para um determinado exame de raios X, o operador selecionou o tempo de 0,3 segundos resultando em um mAs de 2,7. O mA selecionado foi

(A) 9.(B) 27.(C) 3.(D) 90.(E) 0,9.

QUESTO 30Assinale a alternativa que apresenta a imagem resultante de um posicionamento de PA de quadril.

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

11 Tcnico em Radiologia - Radioterapia

QUESTO 31Dada a tabela a seguir, assinale a alternativa correta.

Energia dos ftonsCamada deci-redutora

(concreto comum densidade 2,3 g/cm3)

Camada deci-redutora(concreto baritado densidade

3,35 g/cm3)

Camada deci-redutora(chumbo densidade

11,3 g/cm3)

10 keV 0,5 mm 0,06 mm 0,015 mm50 keV 2,9 cm 1 mm 0,25 mm100 keV 5,8 cm 6,1 mm 0,37 mm200 keV 7,8 cm 2,7 cm 2 mm1 MeV 15,4 cm 11,3 cm 2,9 cm3 MeV 27 cm 18,7 cm 4,1 cm

10 MeV 44 cm 22 cm 4,8 cm

(A) A espessura de concreto comum para reduzir um feixe de 10 keV praticamente a mesma para reduzir o mesmo feixe com concreto baritado.

(B) A espessura de chumbo para reduzir um feixe de 100 keV menor do que a espessura de concreto baritado para reduzir um feixe de 50 keV.

(C) Para reduzir um feixe de 100 keV, necessrio 6,1 mm de concreto baritado. Para reduzir um feixe de 200 keV, s dobrar essa espessura.

(D) Quanto maior o feixe menos material necessrio para reduzir o feixe.(E) necessrio 27 cm de concreto baritado para reduzir um feixe de 3 MeV e 18,7 cm de concreto comum.

QUESTO 32Para o diagnstico do cncer do estmago pode-se realizar a endoscopia ou o exame EED. O mdico avaliar, em um EED com indicativo de cncer de estmago,

(A) o refluxo na crdia, j que o iodo misturado com aspirina para evidenciar o problema.(B) reas anormais, j que o brio delineia a parede do estmago.(C) o refluxo do piloro, j que o brio com o ar se misturaro.(D) reas ulceradas, j que o brio extravasar para o meio externo do estmago.(E) massas pancreticas que comprimem o estmago, j que o iodo delinear a mesma.

QUESTO 33A imagem a seguir representa

(A) TC de pelve feminina.(B) TC de pelve masculina.(C) RM de pelve masculina.(D) TC de pelve feminina com feto.(E) RM de pelve feminina.

12 Tcnico em Radiologia - Radioterapia

QUESTO 34O cncer de pele pode ser dividido em melanoma e no melanoma. O tipo no melanoma corresponde a 25% dos casos de malignidade registrados em todo o pas. Sobre o cncer de pele no melanoma, informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequncia correta.

( ) Caracterizado por feridas que demoram mais de quatro semanas para cicatrizar.

( ) Aparecimento de manchas que coam, ardem, descamam ou sangram.

( ) Surgimento de pinta escura com bordas irregulares, acompanhada de coceira e descamao.

( ) Pode ser dividido em carcinoma basocelular e carcinoma epidermoide.

( ) Quando j existe um sinal, ocorre o aumento do tamanho com alterao da cor e alterao da forma que passa a ser irregular.

(A) V V F V F.(B) V F V F V.(C) F F V V V.(D) F V F F V.(E) V F F V F.

QUESTO 35Paciente, 65 anos, com marca-passo e diabetes, d entrada no setor de radiologia com quadro de convulso e paralisia facial sem queda. Sabendo que o setor possui todas as modalidades de diagnstico por imagem, assinale a alternativa que apresenta a modalidade mais indicada para o caso.

(A) Raios X convencional.(B) Ressonncia magntica.(C) Ultrassonografia.(D) Tomografia computadorizada.(E) Densitometria ssea.

QUESTO 36Assinale a alternativa que NO apresenta uma parte possvel do tratamento para o cncer colorretal.

(A) Retirada da parte afetada do intestino.(B) Retirada dos ndulos linfticos prximos da

regio afetada.(C) Oxigenoterapia.(D) Radioterapia.(E) Quimioterapia.

QUESTO 37O cncer de prstata pode apresentar como sintoma a incontinncia urinria, no entanto alguns pacientes na fase inicial no apresentam nenhum sintoma. Nesse sentido, o exame de toque retal aliado a um exame laboratorial auxiliam o mdico no diagnstico precoce. Esse exame laboratorial o

(A) BHG.(B) SAP.(C) BGH.(D) PSA.(E) CAP.

QUESTO 38Dado o decaimento a seguir, possvel concluir que ocorreu

(A) um decaimento +.(B) um decaimento .(C) a liberao de raio .(D) a liberao de raio X.(E) um decaimento -.

QUESTO 39Qual o ponto assinalado na imagem de tomografia a seguir?

(A) Veia cava inferior.(B) Corpo do pncreas.(C) Diafragma.(D) Pirmide renal.(E) Aorta abdominal.

13 Tcnico em Radiologia - Radioterapia

QUESTO 40Qual a doena cujo principal causador o papiloma vrus humano?

(A) Sfilis.(B) Herpes.(C) Cncer de colo de tero.(D) Cncer de mama.(E) Candidase.

QUESTO 41Assinale a alternativa que apresenta a estrutura que NO pode ser visualizada na imagem a seguir.

(A) Estmago.(B) Msculo oblquo interno.(C) Msculo trapzio.(D) Aorta abdominal.(E) Msculo psoas maior.

QUESTO 42Paciente d entrada no PS com suspeita de fratura do arco zigomtico. Assinale a alternativa que apresenta o posicionamento ideal para a visualizao do arco zigomtico.

(A) Stenvers.(B) Hirtz.(C) Law.(D) Waters.(E) Caldwell.

QUESTO 43Um operador de um equipamento de raios X realizou uma rotina de abdome agudo em um paciente. Na correria do planto, ele realizou primeiro o RX AP de abdome em decbito, seguido do RX AP de abdome em ortostase e terminou com o RX PA de trax. Quando a imagem do trax foi revelada, o operador percebeu que toda a imagem estava ampliada. Sabendo que o posicionamento do RX de trax foi feito corretamente, assinale a alternativa que apresenta o erro do operador.

(A) Exposio.(B) Alinhamento objeto-filme.(C) Efeito Heel.(D) DOF.(E) Dfofi.

QUESTO 44Em um determinado servio, utiliza-se a tcnica de 70 kVp com 10 mAs para um exame fictcio. Deseja-se reduzir a dose e poupar o tubo de raios X. Para realizar tal feito, os profissionais responsveis utilizam a regra dos 15% para determinar as novas tcnicas. Assinale a alternativa que apresenta a nova tcnica aproximada do exame fictcio apresentado.

(A) 80,5 kVp e 5 mAs.(B) 70 kVp e 11,5 mAs.(C) 70 kVp e 5 mAs.(D) 59,5 kVp e 10 mAs.(E) 80,5 kVp e 10 mAs.

QUESTO 45O Sistema nico de Sade possui princpios e diretrizes, algumas delas listadas a seguir. Sobre elas, informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma e assinale a alternativa com a sequncia correta.

( ) Universalidade de acesso aos servios de sade nos nveis de assistncia de baixa renda.

( ) Preservao da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade fsica e moral.

( ) Direito informao, s pessoas assistidas, sobre sua sade.

( ) Centralizao poltico-administrativa, com direo nica em cada esfera de governo.

( ) Utilizao da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocao de recursos e a orientao programtica.

(A) V V F V F.(B) F V V F V.(C) F F V V F.(D) F V F F V.(E) V F F F V.

14 Tcnico em Radiologia - Radioterapia

QUESTO 46So sintomas do cncer de boca, EXCETO

(A) manchas ou placas vermelhas ou esbranquiadas na lngua.

(B) rouquido persistente.(C) refluxo gastroesofgico.(D) ndulos no pescoo.(E) dificuldades na fala.

QUESTO 47O espao K uma ferramenta matemtica exclusiva da

(A) densitometria ssea.(B) radioterapia.(C) tomografia computadorizada.(D) medicina nuclear.(E) ressonncia magntica.

QUESTO 48Uma fratura muito conhecida a fratura do enforcado. Assinale a alternativa que apresenta o aspecto radiogrfico dessa fratura.

(A) Fratura de avulso do processo espinhoso de qualquer vrtebra de C6 a T1.

(B) Linha de fratura atravs da base do dente, possivelmente se estendendo para as massas laterais ou o arco da C1.

(C) Corpo vertebral em forma de cunha na vista lateral e espaamento irregular em AP.

(D) Espalhamento bilateral das massas laterais de C1.

(E) Fratura do arco anterior de C2, geralmente com subluxao anterior de C2 sobre C3.

QUESTO 49A imagem radiogrfica a seguir do posicionamento

(A) zanca.(B) AP de clavcula.(C) perfil de escpula.(D) PA com rotao neutra.(E) AP com rotao medial.

QUESTO 50So considerados sintomas indicativos de cncer de pulmo:

(A) tosse e sangramento pelas vias areas e pneumonia de repetio.

(B) tosse seca sem sangramento e pneumotrax. (C) hemotrax e sinusite de repetio.(D) tosse purulenta e DPOC.(E) DPOC com surtos de bronquite e sangramento

com secreo purulenta.

15 Tcnico em Radiologia - Radioterapia