Tecnologias Sociais

9
Considera-se tecnologia social todo o produto, método, processo ou técnica, criado para solucionar algum tipo de problema social e que atenda aos quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade (e reaplicabilidade) e impacto social comprovado. É um conceito contemporâneo que remete a uma proposta inovadora de desenvolvimento (econômico ou social), baseada na disseminação de soluções para problemas essenciais como demandas por água potável, alimentação, educação, energia, habitação, renda, saúde e meio ambiente, entre outras. O conceito de Tecnologia Social não se refere somente a computadores, robôs ou eletrônicos em geral. A definição é simples: são idéias criadas para solucionar algum problema. Por exemplo, o soro fisiológico caseiro (mistura de água, sal e açúcar) é uma receita simples que trata da desidratação e reduz a mortalidade infantil; as cisternas de concreto que guardam a água para os períodos de estiagem nas regiões semi-áridas, entre outras. Essas técnicas passam de geração em geração como um Tecnologia Social

Transcript of Tecnologias Sociais

Page 1: Tecnologias Sociais

Considera-se tecnologia social todo o produto, método, processo ou técnica, criado para solucionar algum tipo de problema social e que atenda aos quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade (e reaplicabilidade) e impacto social comprovado.

É um conceito contemporâneo que remete a uma proposta inovadora de desenvolvimento (econômico ou social), baseada na disseminação de soluções para problemas essenciais como demandas por água potável, alimentação, educação, energia, habitação, renda, saúde e meio ambiente, entre outras.

O conceito de Tecnologia Social não se refere somente a computadores, robôs ou eletrônicos em geral. A definição é simples: são idéias criadas para solucionar algum problema. Por exemplo, o soro fisiológico caseiro (mistura de água, sal e açúcar) é uma receita simples que trata da desidratação e reduz a mortalidade infantil; as cisternas de concreto que guardam a água para os períodos de estiagem nas regiões semi-áridas, entre outras. Essas técnicas passam de geração em geração como um conhecimento cultural.

Tecnologia Social

Page 2: Tecnologias Sociais

Tecnologia Social é modelo de comércio justo Os resíduos que deveriam se tornar o lixo de um supermercado na cidade de

Cuiabá, Mato Grosso, é transformado em adubo pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e logo é utilizado na produção de hortaliças orgânicas. Essas hortaliças são vendidas no mesmo supermercado que faz a doação do lixo, e a renda adquirida nas vendas é revertida para as famílias que integram o projeto Conexão Cheiro Verde.

Tudo isso é possível por meio de uma parceria entre o ICV e a Rede de

Supermercado Modelo, que resultou na Tecnologia Social "Conexão Cheiro Verde - Modelo de Comércio Justo”. O supermercado é responsável pela doação e entrega dos alimentos ao ICV que, junto às famílias da comunidade Jardim Vitória, desenvolve a Tecnologia Social, transformando os resíduos orgânicos nos adubos que serão utilizados no plantio das hortaliças.

Os resíduos orgânicos são ricos em componentes minerais e quando se juntam a materiais secos, como folhas secas de árvores, entram num processo de compostagem transformando-se em terra vegetal. É nessa terra que as hortaliças vendidas nos supermercados são plantadas.

"A Tecnologia Social resolve o problema dos resíduos orgânicos no meio ambiente. O lixo produz o chorume que afeta o lençol freático poluindo as águas, além de dificultar o trabalho dos catadores quando vão selecionar material reciclado. As 600 cebolinhas que são colhidas diariamente pelo projeto são distribuídas para 6 dos 10 supermercados da Rede Modelo em Cuiabá. Hoje, cerca de 10 famílias integram o Conexão Cheiro Verde e são beneficiadas pelo projeto, que gera em média 430 reais mensais para cada uma delas.

Fonte: Rede de Tecnologia Social – www.rts.org.br

Page 3: Tecnologias Sociais

Compostagem

A compostagem é a "reciclagem dos resíduos orgânicos": é uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc) em adubo. É um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico.

A compostagem é uma forma de recuperar os nutrientes dos resíduos

orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem. Além disso, é uma maneira de reduzir o volume de lixo produzido pela sociedade, destinando corretamente um resíduo que se acumularia nos lixões e aterros gerando mau-cheiro e a liberação de gás metano (gás de efeito estufa 23 vezes mais destrutivo que o gás carbônico) e chorume (líquido que contamina o solo e as águas). Hoje, cerca de 55% do lixo produzido no país é composto por resíduos orgânicos, que sofrem o soterramento nos aterros e lixões, impossibilitando sua biodegradação.

Page 4: Tecnologias Sociais
Page 5: Tecnologias Sociais

Cisternas A cisterna é uma tecnologia simples, de baixo custo e adaptável a qualquer

região. A água é captada das chuvas, através de calhas instaladas nos telhados das casas. De formato cilíndrico, coberta e semienterrada, o reservatório tem capacidade para armazenar até 16 mil litros de água, quantidade suficiente para uma família de 5 pessoas beber e cozinhar, por um período de 6 a 8 meses – época da estiagem na região.

Page 6: Tecnologias Sociais

Vantagens da cisterna Uma cisterna apresenta várias vantagens, dentre as

quais, podemos citar: redução do consumo de água potável na propriedade e do custo de fornecimento da mesma em época de estiagem; contribui com o meio ambiente, não desperdiçando um recurso natural; disponibilidade de água em épocas de estiagem; garante a continuidade das atividades agropecuárias em sua propriedade em época de seca; diminui o custo para o agricultor e para o poder público no transporte de água com caminhões e tratores, podendo esses recursos, ser usados em outras obras.

Page 7: Tecnologias Sociais

Sabão feito de óleo de cozinha gera renda para comunidade, em Manaus.

Muitos bares, restaurantes e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Este produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive a do homem. Pensando nisso, a reportagem apresenta alternativas para evitar esses estragos.

Jogar o óleo na pia pode parecer algo normal, mas esta atitude contribui

para a devastação do planeta. Despejar o óleo de cozinha usado no ralo da pia era um hábito comum da dona de casa Luzenilda da Costa. Hoje ela armazena o óleo usado em garrafas e vasilhames, mas ainda não sabe o destino certo que pode dar ao produto.

Já a artesã Aglair Souza reaproveita todo o óleo usado. Através do material,

ela fabrica sabão artesanal. O óleo é doado por moradores e comerciantes da região. O sabão produzido virou fonte de renda para a comunidade, pois ele é vendido e o dinheiro vai para obras da igreja. "Além de preservar o meio ambiente, o sabão gera renda aqui pra comunidade e é muito bom", diz a artesã.

Fonte: G1.com

Page 8: Tecnologias Sociais

Descarte inadequado do óleo de cozinha

Veja os prejuízos que o óleo residual de cozinha descartado de forma incorreta causa ao meio ambiente:

Na terraCausa a impermeabilização do solo, impedindo a infiltração da água. Isso destrói a vegetação e colabora para aumentar o drama das enchentes.

Na águaCada litro de óleo contamina 20 mil litros de água. Se considerarmos que cada domicílio tem uma caixa de água de 1000 litros, cada litro desse resíduo descartado inadequadamente, deixa 20 famílias sem água para beber, sem água para cozinhar, tomar banho, etc… etc…. Ao descartamos na pia, ele chega, por meio dos encanamentos, aos córregos, rios e mares onde flutua, impede a entrada de luz e oxigênio, altera o ecossistema e extermina muitas espécies de vida aquática.

Na sua casaQuando jogado no ralo ou na pia, o óleo residual de cozinha provoca entupimentos nos encanamentos e aumenta os custos de limpeza nas caixas de gordura das residências. Sem contar que essa pratica contribui muito para aumentar a proliferação de ratos, baratas e outros vetores transmissores de doenças.

No planetaO óleo se degenera sobre a água e gerando grandes quantidades de gás metano, em um processo semelhante ao que ocorre nos lixões e aterros sanitários. Isso contribui sobremaneira para o efeito estufa.

Page 9: Tecnologias Sociais

Idéias para projetos ambientais

• Recolhimento de pilhas e baterias nas escolas e empresas• Horta Comunitária• Fabricação de sabão caseiro• Implantação de Coleta Seletiva nas escolas• Oficinas de reciclagem (ex.: confecção de sacola retornável feito de

pedaços de lonas, banners sem uso, artesanato com garrafas PET, etc)