Telhado 2

18
NBR-5642 – Telha Ondulada e Chapa Estrutural de Fibrocimento – Determinação da Impermeabilidade – Prescreve o método de determinação da impermeabilidade em telhas onduladas e chapas estruturais de fibrocimento. NBR-5643 – Telha de Fibrocimento – Verificação da Resistência a Cargas Uniformemente Distribuídas - Prescreve o método para a verificação da resistência de telhas de fibrocimento, quando solicitadas por cargas uniformemente distribuídas. NBR-5720 – Coberturas - Fixa condições exigíveis a coberturas utilizadas na construção coordenada modularmente NBR-6462 – Telha Cerâmica Tipo Francesa – Determinação da Carga de Ruptura e Flexão – Prescreve método para determinação da carga de ruptura à flexão em telhas cerâmicas tipo francesa. NBR-6468 – Telha ondulada de Fibrocimento – Determinação da Resistência à Flexão – Prescreve o método para determinação da carga de ruptura à flexão em telhas onduladas de fibrocimento. NBR-6470 – Telha Ondulada de Fibrocimento – Determinação da Absorção de Água – Prescreve o método de determinação do teor de absorção de água em telhas onduladas de fibrocimento. NBR-7172 – Telha Cerâmica Tipo Francesa – Fixa condições exigíveis para aceitação de

description

telha

Transcript of Telhado 2

Page 1: Telhado 2

NBR-5642 – Telha Ondulada e Chapa Estrutural de Fibrocimento – Determinação da Impermeabilidade – Prescreve o método de determinação da impermeabilidade em telhas onduladas e chapas estruturais de fibrocimento.

NBR-5643 – Telha de Fibrocimento – Verificação da Resistência a Cargas Uniformemente Distribuídas -  Prescreve o método para a verificação da resistência de telhas de fibrocimento, quando solicitadas por cargas uniformemente distribuídas.

NBR-5720 – Coberturas - Fixa condições exigíveis a coberturas utilizadas na construção coordenada modularmente

NBR-6462 – Telha Cerâmica Tipo Francesa – Determinação da Carga de Ruptura e Flexão – Prescreve método para determinação da carga de ruptura à flexão em telhas cerâmicas tipo francesa.

NBR-6468 – Telha ondulada de Fibrocimento – Determinação da Resistência à Flexão – Prescreve o método para determinação da carga de ruptura à flexão em telhas onduladas de fibrocimento.

NBR-6470 – Telha Ondulada de Fibrocimento – Determinação da Absorção de Água – Prescreve o método de determinação do teor de absorção de água em telhas onduladas de fibrocimento.

NBR-7172 – Telha  Cerâmica Tipo Francesa – Fixa condições exigíveis para aceitação de telhas cerâmicas tipo francesa, destinadas à execução de telhados de edificações.

NBR-7196 – Folha de Telha Ondulada de Fibrocimento – Fixa condições exigíveis nos projetos e execuções de coberturas e fechamentos laterais com telhas onduladas de fibrocimento.

NBR-7581 – Telha Ondulada de Fibrocimento – Fixa condições exigíveis no recebimento de telhas onduladas de fibrocimento, destinadas a coberturas e fechamentos laterais.

Page 2: Telhado 2

NBR-8038 – Telha Cerâmica Tipo Francesa – Forma e Dimensões – Padroniza forma e dimensões, com respectivas tolerâncias, de telha cerâmica tipo francesa, para coberturas de edificações em geral.

NBR-8039 – Projeto e execução de Telhados com Telhas Cerâmicas tipo Francesa – Fixa condições exigíveis para o projeto e a execução de telhados com telhas do tipo francesa.

NBR-8055 – Parafusos, Ganchos e Pinos Usados para a Fixação de Telhas de Fibrocimento – Dimensões e Tipos – Padroniza principais tipos, dimensões e o tratamento superficial dos parafusos, ganchos chatos, pinos com rosca, porca e ganchos com rosca e porca a serem utilizados na fixação das telhas de fibrocimento.

NBR-8947 – Telha Cerâmica – Determinação da Massa e da Absorção de Água – Prescreve o método para a determinação da massa e da absorção d´água em telhas cerâmicas.

NBR-8948 – Telha Cerâmica – Verificação da Impermeabilidade – Prescreve o método para a verificação da impermeabilidade de telhas cerâmicas.

NBR-9066 – Peças Complementares para Telhas Onduladas de Fibrocimento – Funções, Tipos e Dimensões – Padroniza funções, tipos e dimensões nominais básicas das principais peças complementares para telhas onduladas de fibrocimento.

NBR-9598 – Telha Cerâmica de Capa e Canal Tipo Paulista – Dimensões – Padroniza formas e dimensões, com respectivas tolerâncias, de telha cerâmica de capa e canal tipo paulista, para cobertura de edificações em geral.

NBR-9599 – Telha cerâmica de Capa e Canal Tipo Plan – Dimensões – Padroniza forma e dimensões, com respectivas tolerâncias de telha cerâmica de capa e canal tipo Plan, para cobertura em geral.

Page 3: Telhado 2

NBR-9600 – Telha Cerâmica de Capa e Canal Tipo Colonial – Dimensões – Padroniza forma e dimensões, com respectivas tolerâncias, de telha cerâmica de capa e canal tipo colonial, para cobertura de edificações em geral.

NBR-9601 – Telha Cerâmica de Capa e Canal – Fixa condições exigíveis para aceitação de telhas cerâmicas de capa e canal, destinadas à execução de telhados de edificações, e abrange os tipos: plan, colonial e paulista.

NBR-9602 – Telha Cerâmica de Capa e Canal – Determinação de Carga de Ruptura à Flexão – Prescreve o método para determinação da carga de ruptura à flexão em telha cerâmica de capa e canal, englobando os tipos: plan, colonial e paulista.

NBR-10844 - Instalações Prediais de Águas Pluviais.

NOTA: Esta relação é parcial englobando a maior parte dos casos. Para uma realação completa consulte a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – www.abnt.org.br  

AS PARTES DE UM TELHADOCada tipo de telhado é composto por partes próprias. Assim, um telhado industrial é composto por telhas e estrutura metálica. Esta por sua vez compõe-se de tesoura, terças, banzos, treliças e outras peças.

No caso deste site, desenvolvemos todas as idéias em cima de um telhado convencional de telhas cerâmicas apoiadas sobre uma estrutura de madeira, de modo que veremos apenas os componentes deste tipo de telhado.

Page 4: Telhado 2

CAIMENTOA função princiopal de um telhado é proteger a casa da chuva. Porisso, todo telhado precisa ter um CAIMENTO para escoar a água da chuva.

Entende-se por Caimento a inclinação do plano da água do telhado. Quanto mais forte for o caimento, mais inclinado será o telhado. Causa uma boa impressão estética, mas um telhado com grande caimento consome mais telhas, mais madeira e também dificulta a manutenção.

Page 5: Telhado 2

Nos países que tem neve, o telhado precisa ser bem inclinado para que a neve não venha a se acumular no telhado pois o peso da neve pode afundar o telhado.

O caimento é determinado, normalmente, pelo efeito estético que se pretende dar à casa. Pode-se também pensar em aproveitar o sótão para instalar mais um dormitório (mansarda) e colocar no plano do telhado uma janela (trapeira) - Neste caso o telhado deve ter um caimento acentuado para permitir que as pessoas andem livremente pela mansarda. 

Caimentos baixos utilizam menos materiais (menos telhas e menos madeiras) - Entretanto devemos ter o cuidado de escolher um caimento mínimo para atender a duas finalidades:

1 - Caixas d'água e outros dispositivos que vamos colocar no sótão requerem determinados espaços. No caso da caixa d'água, além do espaço da caixa, vamos precisar de um espaço adicional para podermos limpar a caixa pelo menos uma vez por ano.

Page 6: Telhado 2

2 - O fabricante das telhas indica o Caimento Mínimo. Esse caimento mínimo depende do desenho da telha e das ranhuras projetadas pelo fabricante para evitar a penetração da água da chuva em dias de vento forte. Mesmo telhas de um mesmo modelo podem apresentar Caimentos Mínimos diferentes dependendo do fabricante.

Veja, por exemplo, o Caimento Mínimo recomendado por fabricantes diferentes para a telha do tipo Francesa:

FABRICANTEQUANTIDADE DE TELHASPOR METRO QUADRADO

PESO DE UMATELHA (SECA)

DIMENSÕESCAIMENTO MÍNIMO

DO TELHADO

Fabricante 1 18 2.550 38X22 30%

Fabricante 2 16 2.700 40X24 30%

Fabricante 3 16 2.600 40X25 30%

Fabricante 4 16 2.800 38X24 45%

Fabricante 5 17 2.400 40X22 36%

Fabricante 6 17 2.500 40X22 50%

Recebemos muitas solicitações indagando o caimento mínimo para determinadas telhas mas evitamos de responder pois esse número é próprio para cada modelo de telha e deve ser fornecido pelo Fabricante da telha. Existem sites na INTERNET informando esse número mas recomendamos não adotar tais números pois o risco é muito grande de vir a ocorrer infiltrações de água da chuva em dias de vento forte. No nosso trabalho de mais de 30 anos de vistorias já encontramos diversos casos de infiltrações de água pelo telhado causado por caimento menor que o mínimo requerido pelo fabricante.

Um outro motivo para escolhermos uma Caimento alto para o telhado é quando a casa está localizada numa floresta ou próxima a árvores de grande porte. Árvores são muito boas do ponto de vista da ecologia, entretanto costumam soltar muitas folhas. Se o telhado tiver um caimento muito baixo, as folhas vão ficar se acumulando no telhado e isso vai exigir que alguém suba no telhado para fazer a limpeza. Para evitar esse trabalho, recomendamos fazer o telhado com caimento alto e não instalar calhas nas beiradas do telhado.

O caimento é um número dado em porcentagem, exemplo 30%, e representa o quociente entre a altura H e a largura L da Água do telhado.

Page 7: Telhado 2

Exemplo: Uma casa tem um telhado com duas águas, com altura H = 1,20m e largura L = 3,75m. O caimento do telhado será C = 1,20/3,75 = 0,32 ou 32%.

 

Como calcular a altura H a partir da largura L:

Basta multiplicar a largura pelo caimento H = L X C. Vamos supor que fixamos o caimento em C = 28% e a largura da Água seja L = 4,20. Então, a altura será H = 4,20X0,28 = 1,176m.

6TELHADO ESCONSOTelhado ESCONSO é aquele telhado cuja linha periférica é formada por uma figura geométrica que não é um paralelogramo. Ocorre quando queremos cobrir uma área como a abaixo:

O telhado vai ter um aspecto como o da figura seguinte, com uma ponta mais alta que a outra:

Page 8: Telhado 2

Quanto, esta ponta é mais alta que a outra? Vemos ver como se calcula.

Vamos chamar de  (pronuncia-se DELTA ÉLE) a diferença de largura de uma parede a outra.

Vamos chamar de   (pronuncia-se DELTA AGÁ) a diferença de altura de uma

parede a outra. Note que H é a altura do telhado no lado mais baixo e   a diferença que um dos lados tem em relação ao outro.

A fórmula que dá a diferença   é a seguinte:

EXEMPLO:

Largura da casa: De um dos lados L1 = 4,65m e do outro L2 = 6,11m

Page 9: Telhado 2

Caimento do Telhado: C = 36%

Altura do telhado no lado mais baixo: H1 = 4,65X0,36 = 1,67m

Esconsidade da casa:   = L2 - L1 = 1,46m

Diferença de altura do telhado:   = 1,46X1,67/4,65 = 0,52

Altura do telhado no lado mais alto: H2 = H1 +   = 1,67 + 0,52 = 2,19m

Resumindo, a parede dos fundos vai ter, de um lado a altura H1 = 1,67m e do outro a altura H2 = 2,19m

AREJAMENTO DO SÓTÃOAs telhas recebem os raios do sol. Mesmo tendo um alto poder de isolamento, uma parte do calor é transmitido pelas telhas para o ar do interior do sótão que fica em contato com as telhas.

Quando o ar quente do sótão não tem saída, ele vai ficar preso e transmitir seu calor para o forro ou laje de forro causando o aquecimento do quarto mesmo à noite. Porisso é importante que haja aberturas que promovam o arejamento do sótão. 

No caso das telhas cerâmicas, em geral, não há necessidade com esta preocupação pois os encaixes das telhas cerâmicas não vedam totalmente deixando uma pequena fresta entre uma telha e outra. O vento pode entrar e sair por estas frestas.

A figura N0 1, abaixo, apresenta um esquema em que o vento ao atingir o telhado no barlavento cria uma pressão positiva que promove a entrada do ar fresco para dentro do sótão. No outro lado do telhado, no sotavento, a inércia do vento produz uma pressão negativa que "puxa" o vento de dentro do sótão para fora.

Esse mecanismo de entrada e saída do vento mantém fresco o ar do sótão.

Figura 1: Arejamento do sótão feito pelas frestas das telhas.

Page 10: Telhado 2

Quando o vento encontra um telhado, a superfície que faz frente para o vento cHegando chama-se BARLAVENTO e o outro lado onde o vento vai embora chama-se SOTAVENTO.

Outros tipos de telhas como as telhas de fibrocimento, as telhas de chapa galvanizadas, as telhas de alumínio e as telhas plásticas não deixam nenhuma fresta entre uma telha e outra de modo que é necessária a instalação, com espaçamento adequado, de telhas de ventilação. O mercado oferece diversos tipos de telhas de ventilação, sendo as mais comuns:

Figura 2: Telha para Ventilação do Sótão.

Figura 3: Telha para Clarabóia.

Figura 4: Parte de catálogo de fabricante mostrando a entrada de ar por baixo da

clarabóia.

Page 11: Telhado 2

RIPA

1 X 5

SARRAFO

3 X 5

CAIBRO

5 X 65 X 7

BARROTE

5 X 9

VIGA

6 X 126 X 166 X 19

TIPOS DE TELHASQuer a Condutividade Térmica das telhas mais comuns? - 

São Muitos os tipos de telhas, mas os mais comuns são as seguintes:

Telha tipo francesa:

Telha Tipo Colonial:

 

Telha Tipo Paulista:

Telha Tipo PLAN:

Page 12: Telhado 2

Cada modelo de telha possui suas próprias exigências de sobreposição, encaixe e fixação. Consulte o fabricante, peça catálogo da telha para o seu fornecedor.

As exigências variam não só de modelo como de fabricante para fabricante. Veja, por exemplo, que as características da telha do tipo francesa variam muito:

FABRICANTEQUANTIDADE DE TELHASPOR METRO QUADRADO

PESO DE UMATELHA (SECA)

DIMENSÕESINCLINAÇÃO MÍNIMA

DO TELHADO

Fabricante 1 18 2.550 38X22 30%

Fabricante 2 16 2.700 40X24 30%

Fabricante 3 16 2.600 40X25 30%

Fabricante 4 16 2.800 38X24 45%

Fabricante 5 17 2.400 40X22 36%

Fabricante 6 17 2.500 40X22 50%

A quantidade de telhas por metro quadrado varia porque cada fabricante tem uma fôrma própria com dimensões e sobreposições próprias. Não há padrão para dimensões das telhas. É por isso que ao substituir uma telha quebrada a nova não encaixa direito no lugar da velha.

O pêso varia muito muito pois a espessura varia muito pois a resistência da telha depende da qualidade da argila empregada na fabricação da telha. Argilas de boa qualidade resultam em telhas finas e leves.

A inclinação mínima varia em função da sobreposição e da espessura da telha. Telhas mais grossas vão exigir maiores inclinações. Não faça telhados com pouca inclinação senão o vento contrário represa a água causando o vazamento pela borda superior.

Lembre o projetista do telhado de não esquecer de levar em consideração o peso da telha MOLHADA e também a ação do vento em dias de tempestade. Os problemas com telhados em dias de chuva ocorrem porque o projetista esqueceu desses pequenos detalhes.

Page 13: Telhado 2

Quer ver as propriedades das telhas mais utilizadas? - 

Veja matéria da Revista ACERVIR da Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região, edição Agosto-

Setembro de 2011 - 

 

TELHAS - CARACTERÍSTICASVeja as características fisícas (dimensões e pesos) das telhas mais comuns.

Quer ver a Condutividade Térmica das telhas mais comuns? - 

TELHAS DE BARRO:

SEQ TELHA caimento mínimopeso unitário

(kgf)cobertura (peças 

por metro quadrado)peso seco(kgf/m2)

peso molhado

1 Francesa 45 2,8 16 45 54

2 Colonial 35 2,5 24 60 72

3 Paulista 35 2,5 26 60 72

TELHAS DE CONCRETO:

SEQ TELHA caimento mínimopeso unitário

(kgf)cobertura (peças 

por metro quadrado)peso seco(kgf/m2)

peso molhado

1 Padrão 30 4,7 18 49 49

TELHAS DE FIBROCIMENTO:

SEQ TELHA caimento mínimopeso seco

(kg/m2)peso molhado

1 Ondulada 6 mm 9 18 19

2 Ondulada 8 mm 9 24 25

3 Canalete 45 5 24 25

4 Canalete 90 9 24 25

TELHAS DE AÇO:

SEQ TELHALARGURA

(cm)COMPRIMENTO

(metros)peso seco

(kg/m2)

1 Ondulada 110 1 A 12 4,4

2 Trapezoidal 110 1 A 12 13,8

TELHAS DE ALUMÍNIO:

SEQ TELHApeso seco

(kg/m2)

1 Ondulada 0,4 mm 1,33

2 Ondulada 0,7 mm 2,33

Page 14: Telhado 2

3 Ondulada 1,0 mm 3,33

4 Trapezoidal 0,4 mm 1,36

5 Trapezoidal 0,7 mm 2,39

6 Trapezoidal 1,0 mm 3,41

Veja matéria da Revista ACERVIR da Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região, edição Agosto-

Setembro de 2011 - 

TELHAS - PROPRIEDADESVeja as propriedades mais comuns das telhas.

ISOLAMENTO TÉRMICO:

Propriedade do material de que é feita a telha capaz de não permitir a passagem do calor de uma face para a outra.

Figura 1:

Condutibilidade é a propriedade que os corpos têm de ser condutores de calor, eletricidade, etc. A condutibilidade é reresentada por um coeficiente (letra grega lâmbda  ) que exprime a quantidade de calor (Watts) que passa por um corpo de determinada espessura (metros) perante uma diferença de temperatura (Celsius). Veja uma tabela com a condutibilidade de alguns materiais - 

IMPERMEABILIDADE:

Propriedade do material de que é feita a telha capaz de não permitir a passagem de água de uma face para a outra.

Figura 2:

Page 15: Telhado 2

Duas propriedades devem ser verificadas antes da aceitação de um lote de telhas cerâmicas: A Absorção de Água e a Permeabilidade.

ABSORÇÃO DE ÁGUA:

A absorção de água é determinada pelo Ensaio de Absorção, feito de acordo com a norma brasileria NBR-8947 – Telha Cerâmica – Determinação da Massa e da Absorção de Água – Prescreve o método para a determinação da massa e da absorção d´água em telhas cerâmicas. Veja mais detalhes clicando aqui  .

PERMEABILIDADE:

A Permeabilidade (capacidade de permear, de passar por dentro de) também identificável por Impermeabilidade que é a capacidade contrária, isto é, de não permear, de não conseguir passar por dentro de, é determinada pelo Ensaio de Permeabilidade feita conforme a norma brasileira NBR-8948 – Telha Cerâmica – Verificação da Impermeabilidade – Prescreve o método para a verificação da impermeabilidade de telhas cerâmicas. Veja mais detalhes desse ensaio clicando aqui  .

ISOLAMENTO ACÚSTICO:

Propriedade do material de que é feita a telha capaz de não permitir a passagem do som de uma face para a outra.

 

Veja matéria da Revista ACERVIR da Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região, edição Agosto-

Setembro de 2011 -