Tema 15 Homicídios de jovens no Brasilaascolegiobompastor.com.br/images/PDF_files/AGENDAS...

5
Tema de Redação – Enem | 2019 1 Homicídios de jovens no Brasil Proposta de redação Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema “Homicídios como obstáculo para a juventude brasileira”. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Tema de Redação ENEM Tema 15 Texto 1 Metade das mortes de jovens das Américas ocorre por causas evitáveis A metade das mortes de jovens entre 10 e 24 anos em países do continente americano ocorre por causas evitáveis. As três principais são os homicídios, os acidentes de trânsito e os suicídios. O dado é de relatório recente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que analisa informações sobre a saúde dos jovens das Américas entre 2010 e 2018. [...] Os homicídios matam a cada ano mais de 45 mil jovens entre 15 e 24 anos nas Américas. A maioria dos casos envolve armas de fogo. [...] AQUINO, Yara. Metade das mortes de jovens das Américas ocorre por causas evitáveis. Agência Brasil, Brasília, 6 mar. 2019. Saúde. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/ saude/noticia/2019-03/metade-das-mortes-de-jovens-das-americas-ocorre-por-causas-evitaveis>. Acesso em: 4 abr. 2019. Texto 2 O Brasil subiu duas posições entre 2015 e 2016 e passou a ter a sétima maior taxa de homicídio da região das Américas, com um indicador de 31,3 mortes para cada 100 mil habitantes, de acordo com relatório publicado nesta sexta-feira (18) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a publicação “World Statistics 2018”, que apresenta as mais recentes estatísticas mundiais de saúde, o país das Américas com maiores índices de homicídios é Honduras, com uma taxa de 55,5 mortes para cada 100 mil habitantes. Em seguida está a Venezuela (49,2), que passou para a segunda posição antes ocupada por El Salvador (46), atualmente em terceiro lugar. [...].

Transcript of Tema 15 Homicídios de jovens no Brasilaascolegiobompastor.com.br/images/PDF_files/AGENDAS...

Page 1: Tema 15 Homicídios de jovens no Brasilaascolegiobompastor.com.br/images/PDF_files/AGENDAS PAUSA... · 2020-04-01 · Tema de Redação ENEM Dica de redação nota 1000 Procure explorar

Tema de Redação – Enem | 2019 1

Homicídios de jovens no Brasil

Proposta de redaçãoCom base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema “Homicídios como obstáculo para a juventude brasileira”. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Tema de Redação ENEM

Tema 15

Texto 1

Metade das mortes de jovens das Américas ocorre por causas evitáveisA metade das mortes de jovens entre 10 e 24 anos em países do continente americano ocorre por

causas evitáveis. As três principais são os homicídios, os acidentes de trânsito e os suicídios. O dado é de relatório recente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que analisa informações sobre a saúde dos jovens das Américas entre 2010 e 2018.

[...] Os homicídios matam a cada ano mais de 45 mil jovens entre 15 e 24 anos nas Américas. A maioria dos casos envolve armas de fogo.

[...]AQUINO, Yara. Metade das mortes de jovens das Américas ocorre por causas evitáveis.

Agência Brasil, Brasília, 6 mar. 2019. Saúde. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/ saude/noticia/2019-03/metade-das-mortes-de-jovens-das-americas-ocorre-por-causas-evitaveis>.

Acesso em: 4 abr. 2019.

Texto 2 O Brasil subiu duas posições entre 2015 e 2016 e passou a ter a sétima maior taxa de homicídio

da região das Américas, com um indicador de 31,3 mortes para cada 100 mil habitantes, de acordo com relatório publicado nesta sexta-feira (18) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a publicação “World Statistics 2018”, que apresenta as mais recentes estatísticas mundiais de saúde, o país das Américas com maiores índices de homicídios é Honduras, com uma taxa de 55,5 mortes para cada 100 mil habitantes. Em seguida está a Venezuela (49,2), que passou para a segunda posição antes ocupada por El Salvador (46), atualmente em terceiro lugar.

[...].

Page 2: Tema 15 Homicídios de jovens no Brasilaascolegiobompastor.com.br/images/PDF_files/AGENDAS PAUSA... · 2020-04-01 · Tema de Redação ENEM Dica de redação nota 1000 Procure explorar

Tema de Redação – Enem | 2019 2

Tema de Redação ENEM

[...] Em média, as taxas de assassinato na região das Américas são superiores às demais regiões do globo, de acordo com o relatório.

Em documentos anteriores, a OMS já havia afirmado que um dos principais impulsionadores das taxas de assassinato no mundo é o acesso a armas, com aproximadamente metade de todos os homicídios cometidos com armas de fogo.

A OMS estima que 477 mil assassinatos ocorreram globalmente em 2016, sendo que 80% de todas as vítimas de homicídio eram homens.

[...]Brasil sobe duas posições e passa a ter 7ª maior taxa de homicídios das Américas, diz OMS. ONUBR –

Nações Unidas no Brasil, 18 maio 2018. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/brasil-sobe- duas-posicoes-e-passa-a-ter-7a-maior-taxa-de-homicidios-das-americas-diz-oms/>.

Acesso em: 4 abr. 2019.

Texto 3

Ato em memória às 19 vítimas da chacina de Osasco e Barueri em São Paulo. Foto: ONG Rio de Paz/Divulgação

Rafa

el N

emer

/Infa

me

Ludi

co

Page 3: Tema 15 Homicídios de jovens no Brasilaascolegiobompastor.com.br/images/PDF_files/AGENDAS PAUSA... · 2020-04-01 · Tema de Redação ENEM Dica de redação nota 1000 Procure explorar

Tema de Redação – Enem | 2019 3

Texto 4

Atlas da Violência confirma que segurança deve ser prioridade, afirma Simone Tebet

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) disse nesta quinta-feira (7), da tribuna do Plenário do Senado, que o Atlas da Violência 2018 divulgado nesta semana confirma que a segurança pública é o principal desafio do país.

Segundo o estudo, elaborado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nos últimos dez anos, 553 mil pessoas perderam a vida vítimas de violência no Brasil. Pela primeira vez na história, o país atingiu a taxa de 30 assassinatos para cada 100 mil habitantes, em 2016, taxa que corresponde a 30 vezes a da Europa.

Para Simone Tebet, o país precisa rever sua política de segurança pública, investir mais na segurança das fronteiras por onde entram drogas e armas, rever o encarceramento de pessoas que cometeram crimes não violentos, além de buscar outras soluções para acabar com o que ela classificou de guerra civil não declarada.

— O Brasil matou mais jovens que todos os 10 anos da Guerra do Vietnã. Esse assunto é um assunto que precisa ser tratado com responsabilidade, não só pelo poder público, não só pelo Executivo, mas também por esta Casa e pelo Congresso Nacional – disse a senadora.

Atlas da Violência confirma que segurança deve ser prioridade, afirma Simone Tebet.. Agência Senado, 7 jun. 2018. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/06/07/atlas-da-violencia-confirma-que-

seguranca-deve-ser-prioridade-afirma-simone-tebet>. Acesso em: 4 abr. 2019.

Tema de Redação ENEM

Dica de redação nota 1000 Procure explorar as causas estruturais do alto número de homicídios de jovens no Brasil, utilizando esses apontamentos para indicar soluções possíveis para conter a mortalidade entre jovens.

Instruções:

• O texto deve ser escrito à tinta e em até 30 linhas.• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o

número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

• tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”;• fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;• apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos;• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Page 4: Tema 15 Homicídios de jovens no Brasilaascolegiobompastor.com.br/images/PDF_files/AGENDAS PAUSA... · 2020-04-01 · Tema de Redação ENEM Dica de redação nota 1000 Procure explorar

Tema de Redação – Enem | 2019 4

Nome: Nota:

Turma: Número: Data: / /

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Homicídios de jovens no Brasil

Tema de Redação ENEM

Page 5: Tema 15 Homicídios de jovens no Brasilaascolegiobompastor.com.br/images/PDF_files/AGENDAS PAUSA... · 2020-04-01 · Tema de Redação ENEM Dica de redação nota 1000 Procure explorar

Tema de Redação – Enem | 2019 5

GRADE SUGESTIVA DE CORREÇÃO

Critério/Competência Observar Nota (de 0 a 200)

1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Desvios ortográficos (o que inclui adequação à Nova Ortografia da Língua Portuguesa), adequações gramaticais e repertório lexical variado e adequado ao tema.

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Adequação ao tema proposto e à estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Presença de recorte temático significativo que contemple o número de homicídios de jovens no Brasil como um dos obstáculos para o acesso a uma vida plena e de oportunidades, considerando as principais origens da questão, bem como os eventuais caminhos para minimizar o problema no país. Obs.: Redações que tangenciem o tema devem ter desconto na pontuação, mesmo que apresentem estrutura adequada do texto dissertativo-argumentativo.

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Uso de argumentos válidos, que defendam um ponto de vista, e organizados de forma coerente, resultando no desenvolvimento claro de ideias ao longo do texto.

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Ênfase ao uso adequado dos instrumentos coesivos ao longo da construção da argumentação. Encadeamento de ideias de forma coerente, evitando redundâncias, contradições, discursos vazios, paráfrases e textos prolixos. Texto com introdução, desenvolvimento e conclusão.

5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Posicionamento crítico e sugestão de soluções para as questões propostas sem violação de leis ou desrespeito de qualquer natureza aos direitos humanos.

Tema de Redação ENEM

Diretor de conteúdos e negóciosRicardo de Oliveira Tavares

Diretor editorial adjuntoCayube Galas

Gerente editorialJúlio César D. da Silva Ibrahim

AutoraMaria Catarina Rabelo Bozio

Editora assistenteVivian Kaori Ehara

ColaboradoraAndréia Szcypula

Gerente de produção editorialMariana Milani

Coordenador de produção editorialMarcelo Henrique Ferreira Fontes

Coordenadora de preparação e revisãoLilian Semenichin

Supervisora de preparação e revisãoAdriana Soares

PreparadoraLuciana Baraldi

Supervisão de iconografia e licenciamento de textosElaine Bueno

PesquisaRoberta Montenegro

Coordenadora de ilustrações e cartografiaMarcia Berne

Gerente de arteRicardo Borges

Coordenadora de arteDaniela Máximo

Supervisor de arteFabiano dos Santos Mariano

Editor de arteMárcia Sasso

Homicídios de jovens no Brasil