Tema

13
tema compreendendo mais a proposta de produção textual dos vestibulares O trabalho em questão apresenta uma análise do gênero "diário de bordo", enquanto gênero textual com fins didáticos, usado na plataforma Moodle do curso de Letras da UFPB Virtual, com o propósito de analisar algumas de suas características, atributos textuais e dialógicos. Chama-se 'diário' por ter a função primária de registro de experiências pessoais, mas que estão relacionadas ao aprendizado e navegação online na plataforma Moodle.

description

Compreendendo o que é tema geral, específico e proposta de redação para ENEM e vestibulares.

Transcript of Tema

Page 1: Tema

temacompreendendo mais a proposta de produção textual dos vestibulares

O trabalho em questão apresenta uma análise do gênero "diário de bordo", enquanto gênero textual com fins didáticos, usado na plataforma Moodle do curso de Letras da UFPB Virtual, com o propósito de analisar algumas de suas características, atributos textuais e dialógicos. Chama-se 'diário' por ter a função primária de registro de experiências pessoais, mas que estão relacionadas ao aprendizado e navegação online na plataforma Moodle.

Page 2: Tema

Identificar o tema da proposta de redação

O que é um tema? O tema é o conteúdo que permeia todo um texto. As propostas de redação geralmente trazem dois temas, que precisam ser identificados pelo candidato quando este faz a leitura dos textos. O tema pode ser geral (mais abrangente) e mais específico (centrado num tópico). A proposta geralmente se concentra neste último.

Exemplos de temas gerais: violência, corrupção, aborto, cotas, copa do mundo, olimpíadas, preconceito, drogas, redes sociais na internet etc.

Temas mais específicos: violência nas cidades do interior, compra de votos e descompromisso do eleitor, aborto de crianças anacéfalas, cotas para estudantes negros nas universidades, benefícios para o Brasil como sede da Copa do Mundo, formação de esportistas no Brasil, casamento entre homossexuais, legalização da maconha.

Page 3: Tema

Aprofundando-se no(s) tema(s)

É necessária muita leitura sobre os temas gerais e específicos. Você é capaz de escrever sobre um assunto que você não tem conhecimento?

Recolha informações na internet sobre os potenciais temas de redação. Que notícias circulam sobre o assunto? Quais as novidades? O que as pessoas comentam nas redes sociais? Fique por dentro para saber a opinião das pessoas, da mídia, dos especialistas. Depois, apresente seu ponto de vista (com o que você concorda) e defenda-o.

Page 4: Tema

Organize suas leituras e ideias

Qual a opinião da maioria das pessoas sobre o assunto (senso comum)?

O que circula sobre o assunto nas redes sociais (facebook, orkut, twitter)?

O que a mídia tem veiculado sobre o tema (em notícias, reportagens, artigos de opinião na tv, jornal e internet)?

Qual o meu posicionamento? Em que eu acredito? Por que eu defendo essa posição? Qual(is) o(s) problema(s) que identifiquei nos demais posicionamentos?

Page 5: Tema

Hora de praticar

Identifique qual é o tema geral e específico de cada texto a seguir:

Page 6: Tema

texto 1

As redes sociais são cada vez mais populares. Elas aproximam as pessoas, agilizam a divulgação de informações e serviços e atrai cada vez mais usuários. Você, que tem perfil no Orkut, no Facebook, sabe como se proteger das ameaças das redes? O site do Canal Futura conversou com o psicólogo e diretor de segurança da Safernet Brasil, Rodrigo Nejm e preparou algumas dicas de segurança para você.

Page 7: Tema

texto 2

O primeiro passo para ter disciplina na escola é conversa com os alunos indisciplinados, para perguntar o que eles querem da vida, qual objetivo deles e se eles estão dando valor ao que seus pais os oferecem .

Page 8: Tema

texto 3

Acabou há pouco tempo de comemorar-se o bicentenário do falecimento de Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805). No número anterior, prometemos aos nossos leitores que haveríamos, aqui, de dedicar-nos a um estudo mais aprofundado sobre o poeta/tradutor. Para muitos será indispensável situar o escritor de forma a que possam continuar a procurar informação, a ler os seus versos. Evidentemente, temos em mente os nossos leitores que vivem no estrangeiro, porventura menos familiarizados com a História da Literatura Portuguesa. Todavia, para todos, ou quase todos, o Bocage tradutor será uma novidade.

Page 9: Tema

Exercício

Vamos supor que você esteja lendo a prova do vestibular e se depara com os seguintes textos que fazem parte da proposta de redação. Então você lê o seguinte:TEXTO 1

Eu nada entendo da questão social.

Eu faço parte dela, simplesmente...

E sei apenas do meu próprio mal,

Que não é bem o mal de toda a gente,

Nem é deste Planeta... Por sinal

Que o mundo se lhe mostra indiferente!

E o meu anjo da Guarda, ele somente,

É quem lê os meus versos afinal...

E enquanto o mundo em torno se esbarronda,

Vivo regendo estranhas contradanças

No meu vago País de Trebizonda...

Entre os Loucos, os Mortos e as Crianças,

É lá que eu canto, numa eterna ronda,

Nossos comuns desejos e esperanças!

QUINTANA, Mário. Quintana de bolso. Rua dos cataventos e outros poemas.

Page 10: Tema

Exercício

TEXTO 2

Page 11: Tema

Proposta de redação A

PROPOSTA A: A EDUCAÇÃO BÁSICA E A (MÁ) FORMAÇÃO DO CIDADÃO.

No poema de Quintana, o eu-lírico, considerando a realidade em que vive, confessa: “Eu nada entendo da questão social./Eu faço parte dela, simplesmente.

Temos conhecimento hoje de que a educação básica tem sido pouco valorizada pelos órgãos públicos e isso decorre de vários problemas: falta de estrutura nas escolas, má formação e despreparo dos profissionais da educação, má gestão do dinheiro público etc. Mas, no final das contas, quem sofre as consequências de todos esses problemas é o estudante.

Escreva um texto tratando sobre as consequências de uma educação básica pública de má qualidade na formação do cidadão e sobre soluções para esta questão social.

Page 12: Tema

Proposta de redação B

PROPOSTA B: A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA COMO QUESTÃO SOCIAL

No poema de Quintana, o eu-lírico faz referência ao mundo das crianças. Por ignorância e falta de reconhecimento desse mundo pelos adultos, muitas crianças passam por momentos de constrangimento e dor, sendo expostas, sofrendo agressões físicas e verbais.

No texto 2, Miguelito se queixa à Mafalda de algumas ordens impostas possivelmente pelos pais dele. Contudo, o humor e a reflexão ficam por conta da sua fala no terceiro quadrinho: “o que adianta ser criança se a gente não pode exercer!!”.

Com base nesta questão social, redija um texto tratando dos problemas e consequências da violência física e/ou verbal contra a criança.

Page 13: Tema

dica

Pratique esporte e pratique leitura e escrita regularmente. Não atrofie seus músculos e mente. Se não consegue praticar esportes com frequência, pelo menos mantenha o seu cérebro em forma.

[email protected] / twitter:@miqueias2http://www.facebook.com/miqueiasvitorino/

http://multieverso.blogspot.com/