Tempos Modernos

1
O filme "Tempos Modernos" desperta reflexões sobre o mundo moderno e o capitalismo. Conta a história de um empregado de uma indústria baseada no fordismo (criado por Henry Ford), na qual os trabalhadores eram submetidos a um grande esforço físico, mental e emocional, trabalhando de modo excessivo, sempre com os mesmos movimentos, e eram tratados como animais e vigiados o tempo todo. O filme deixa evidente o esforço para a redução de tempo na execução das tarefas e a tentativa de aumentar a produção e o trabalho dos operários, mostrando uma característica forte do modelo fordista, o que ficou evidenciado com a invenção de uma máquina que alimentava automaticamente os funcionários. A criação cinematográfica demonstrou que o trabalhador se automatizou tanto que o trabalhador parecia à própria máquina ou fazia parte dela, em um das cenas Carlitos, o personagem principal, acaba sendo engolido pela máquina, demonstrando isso. O personagem chega ao ponto de não conseguir desempenhar outra função, preferindo ficar preso na cadeia para ter uma vida mais tranquila. A única cena do filme que Carlitos consegue ser ele mesmo é na hora de dançar, visto que é um momento de liberdade e de fazer o que realmente gosta. O filme faz uma crítica em relação à desigualdade entre as classes sociais, em que os pobres produziam para os ricos. Nos dias atuais a desigualdade social ainda faz parte da vida de muitas pessoas, pois o desemprego, a fome e a exploração continuam. Greves e protestos aparecem todos os dias espalhados pelo mundo, mostrando que o ser humano está tentando sobreviver ao mundo moderno e industrializado até hoje.

description

Resumo Filme

Transcript of Tempos Modernos

Ocorre que, o STF Supremo Tribunal Federal -, na ADIN - Ao Direta de Inconstitucionalidade - n 3

O filme "Tempos Modernos" desperta reflexes sobre o mundo moderno e o capitalismo.Conta a histria de um empregado de uma indstria baseada no fordismo (criado por Henry Ford), na qual os trabalhadores eram submetidos a um grande esforo fsico, mental e emocional, trabalhando de modo excessivo, sempre com os mesmos movimentos, e eram tratados como animais e vigiados o tempo todo.

O filme deixa evidente o esforo para a reduo de tempo na execuo das tarefas e a tentativa de aumentar a produo e o trabalho dos operrios, mostrando uma caracterstica forte do modelo fordista, o que ficou evidenciado com a inveno de uma mquina que alimentava automaticamente os funcionrios.A criao cinematogrfica demonstrou que o trabalhador se automatizou tanto que o trabalhador parecia prpria mquina ou fazia parte dela, em um das cenas Carlitos, o personagem principal, acaba sendo engolido pela mquina, demonstrando isso. O personagem chega ao ponto de no conseguir desempenhar outra funo, preferindo ficar preso na cadeia para ter uma vida mais tranquila. A nica cena do filme que Carlitos consegue ser ele mesmo na hora de danar, visto que um momento de liberdade e de fazer o que realmente gosta.

O filme faz uma crtica em relao desigualdade entre as classes sociais, em que os pobres produziam para os ricos.

Nos dias atuais a desigualdade social ainda faz parte da vida de muitas pessoas, pois o desemprego, a fome e a explorao continuam. Greves e protestos aparecem todos os dias espalhados pelo mundo, mostrando que o ser humano est tentando sobreviver ao mundo moderno e industrializado at hoje.