Tempos Verbais

2
FICHA DE EXERCÍCIOS Língua Portuguesa TEMPOS VERBAIS Faz a concordância correcta: O cão e o gato ........................................... (bulhar). A Maria e tu ......................... (ser) muito parecidas. Grande parte dos jovens ................................ (gostar) de Ter uma moto. Foste tu que ................................. (fazer) isto? Este barulho, esta confusão e esta balbúrdia .................. –me (pôr) doida. Põe os verbos no Presente do Indicativo: Os meus primos hoje ............................... (dormir) cá. A minha mãe .................(dar) autorização. Os pais deles ...................... (vir) pô-los; eles ..................... (estar) todos contentes, pois quando se ......................(ir) embora levam o papo cheio de brincadeira. De vez em quando até ........................... (mentir) e ............................ (dizer) que ............................... (saber) todas as lições para virem para cá. Completa com o Pretérito Perfeito do Indicativo: Eu ........................ (dar) um presente à minha mãe quando ela .................... (estar) doente. Tu ......................... (dizer) ao teu irmão que não .......................... (fazer) o serviço dele, em casa e ele ................... (ficar) furioso. Nós ......................... (ler) todos os livros aconselhados pelo professor de Português. Completa com o Pretérito Imperfeito do Indicativo:

description

Ficha de exercícios para completar com os verbos indicados nos tempos verbais correctos.

Transcript of Tempos Verbais

Page 1: Tempos Verbais

FICHA DE EXERCÍCIOSLíngua Portuguesa

TEMPOS VERBAIS

Faz a concordância correcta:

O cão e o gato ........................................... (bulhar).A Maria e tu ......................... (ser) muito parecidas.Grande parte dos jovens ................................ (gostar) de Ter uma moto.Foste tu que ................................. (fazer) isto?Este barulho, esta confusão e esta balbúrdia .................. –me (pôr) doida.

Põe os verbos no Presente do Indicativo:

Os meus primos hoje ............................... (dormir) cá. A minha mãe .................(dar) autorização. Os pais deles ...................... (vir) cá pô-los; eles ..................... (estar) todos contentes, pois quando se ......................(ir) embora levam o papo cheio de brincadeira. De vez em quando até ........................... (mentir) e ............................ (dizer) que já ............................... (saber) todas as lições para virem para cá.

Completa com o Pretérito Perfeito do Indicativo:

Eu ........................ (dar) um presente à minha mãe quando ela .................... (estar) doente. Tu ......................... (dizer) ao teu irmão que não .......................... (fazer) o serviço dele, em casa e ele ................... (ficar) furioso.Nós ......................... (ler) todos os livros aconselhados pelo professor de Português.

Completa com o Pretérito Imperfeito do Indicativo:

Eu já ...................(saber) que ela ........................(ir) ficar zangada porque ontem já não ............................ (estar) nada contente com as notícias.Ele não .........................(poder) dizer isso porque........................ (mentir) e eles também ........................... (estar) lá nesse dia.

Agora com o Futuro do Indicativo:

Na próxima Segunda-feira, o meu irmão........................... (dar) uma festa de anos e eu ..........................(Ter) de lhe dar uma prenda.Amanhã eu ......................(ir) à praia.A Teresa ..........................(ir) comigo e depois ...............................(regressar) as duas juntas.

Completa a seguinte história com os verbos no tempo adequado:

Page 2: Tempos Verbais

“ O sol e o vento....................................(palestrar) lá em cima por onde............................. (andar) as nuvens, numa tarde de preguiça, quando ................................(avistar) um homem que .........................(caminhar) apressadamente por uma estrada, cá em baixo, na terra.

- .............................. (olhar) aquele homem que ...................... (ir)lá em baixo - ...................... (dizer) o sol.

- Já o ...................... (ver) - ........................... (responder) o vento ,E .......................... (sentir) uma vontade diabólica de lhe pregar uma partida.

- Em que ........................ (pensar) ?- Em tirar o casacão que ele ......................... (Levar) vestido.

.......................... (dar) uma gargalhada que ....................... (fazer) estremecer as nuvens e ................................ ( bocejar). Com o bocejo, o homem ...................... (sentir) o casaco a fugir mas ...............................-o (abotoar) .

(A. Fontes Machado)