Tenho medo do escuro

7
Ilustração e Texto de Andreia Silva

description

Conto infantil. História de um rapaz que tem medo do escuro e ao sonhar , acab por perder esse medo.

Transcript of Tenho medo do escuro

Page 1: Tenho medo do escuro

Ilustração e Texto de Andreia Silva

Page 2: Tenho medo do escuro

Numa noite de Inverno, muito escura e barulhenta, João estava na cama, debaixo dos lençóis, a tremer. A mãe, foi ver se estava tudo bem com ele, e, quando reparou que o João ainda estava acordado, perguntou-lhe porque ainda não estava a dormir e ele respondeu que tinha medo do escuro. A mãe para o tranquilizar, sugere-lhe que escolhesse uma história para lhe ler. Ele escolheu e depois de ela lha contar, disse: -Vá, já está na hora de dormir! Dou-te um beijinho de boa noite e depois vou embora. -Está bem! Mas, por favor, deixa a luz do candeeiro acesa e quando eu estiver a dormir, apagas! - Respondeu o João. Assim foi. Mas depois da mãe se ter ido embora, o João não conseguia dormir. Então começou a contar carneirinhos: -Um, dois, três, quatro, cinco…

Page 3: Tenho medo do escuro

E acabou por adormecer e começou a sonhar. No seu sonho encontrava-se no mundo de doces e brinquedos, que era aquilo de que ele mais gostava. Depois encontrou a sua amiga Maria e foram brincar os dois. Decidiram ir para uma cama feita de goma que estava lá. Começaram por decidir jogar às escondidas e a primeira a contar foi a Maria. O João, muito rapidamente, escondeu-se debaixo da cama, mas esqueceu-se que debaixo da cama é escuro. A Maria tinha acabado de contar e foi à procura do João, quando o ouve a gritar para que o tirasse debaixo da cama. Ela foi a correr, puxou-o e, quando olharam, atrás deles vinha o monstro do escuro. Começaram a correr e acabaram por cair num buraco escuro e fundo.

Page 4: Tenho medo do escuro

Sem ver nada, andavam às cegas! Mas passado pouco tempo, apareceu ao fundo uma luzinha que se aproximava cada vez mais. Era uma fada-borboleta que se apresentou: -Olá! Eu sou a Corajosa! E vocês? -Eu, sou o João, e esta é a Maria. - Respondeu o João. -Muito prazer em conhecer-vos! - Disse a Fada. -Igualmente! - Disseram os meninos. -Sabes onde é que estamos? – Perguntara. Estão no mundo do Medos! – Respondeu a Corajosa. -Mas, ainda há bocado não parecia nada! – Afirmou a Maria. -Porque vocês estavam no Mundo dos Sonhos, mas devem ter caído no buraco negro e vieram ter aqui, ao Mundo dos Medos! – Respondeu a Corajosa. - Pois, realmente isto é um pesadelo! – Disse o João. -Venham comigo! Vou tirar-vos daqui! – Falou a fada. -Ok! Muito obrigada! - Agradeceram o João e a Maria. E lá foram eles. Nesse sítio havia todo o tipo de medos que os meninos da idade do João temem: o medo de palhaços, o medo do Pai Natal, o dos trovões, o do fogo-de-artifício, etc.

Page 5: Tenho medo do escuro

Mas para o João o pior medo, já sabem qual é, era o medo do escuro. Quando estavam quase a chegar ao fim, a fada-borboleta avisou: -Estamos quase a chegar, mas, para daqui sair, temos que passar pelo Medo do Escuro, onde mora o Monstro do Escuro. -Ok - Disse a Maria. O João não abria a boca, apenas pediu à Maria para lhe dar a mão. Quando chegaram ao pé do Medo do Escuro, apareceu o Monstro do Escuro e disse que não os deixava passar. João tinha medo, mas lembrou-se do que a mãe lhe dizia: que não era preciso ter medo, que ligasse a luz e o escuro desaparecia. Então o João pediu uma lanterna à Fada, abriu-a, virou-a para o monstro e este desapareceu. -Viva! Viva! És o maior João. – Gritava a Maria. E assim passaram para o Mundo dos Sonhos.

Page 6: Tenho medo do escuro

De repente, João acordou e reparou que a sua mãe já tinha pagado a luz do candeeiro, mas não ficou em pânico. Ligou a luz e tudo ficou bem e depois desligou e já não tinha medo. E assim nunca mais lhe apareceu o Medo do Escuro ou o Monstro do Escuro. Adormeceu e teve sonhos coloridos.

Fim!!

Page 7: Tenho medo do escuro

Andreia Marisa

30/01/1995

Marinha Grande2010/2011

Desenho A

Português