TEOBALDO NEWS · dados sobre violência na imediações da escola resolvemos investigar este tema....

8
T T EOBALDO EOBALDO N N EWS EWS Colégio Estadual Teobaldo Leonardo Kletemberg 14° Edição. Outubro de 2014. (não jogue este material no lixo, compartilhe com outros) www.ctateobaldo.seed.pr.gov.br 1 VIOLÊNCIA NA ESCOLA Nós, do Teobaldo News, instigados pelos recentes dados sobre violência na imediações da escola resolvemos investigar este tema. Os dados levantados nos fazem refletir não somente no bullying, mas em outras violências que também ocorrem na escola. Confira na pagina 06. PIBID, o que é isso? É de comer? Projeto do governo federal promove maior parceria entre universidade e escola. P. 04 Quase férias. Estamos na reta final do ano e ainda tem trabalho. P. 03 Você faz parte do Jornal Nosso leitor, você, pode e deve mandar textos seus, sugestões e muito mais para publicação. Confira. P. 02

Transcript of TEOBALDO NEWS · dados sobre violência na imediações da escola resolvemos investigar este tema....

TTEOBALDO EOBALDO NNEWSEWSColégio Estadual Teobaldo Leonardo Kletemberg

14° Edição.Outubro de 2014.

(não jogue este material no lixo, compartilhe com outros)

www.ctateobaldo.seed.pr.gov.br 1

VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Nós, do Teobaldo News, instigados pelos recentes

dados sobre violência na imediações da escola

resolvemos investigar este tema.

Os dados levantados nos fazem refletir não somente

no bullying, mas em outras violências que também

ocorrem na escola. Confira na pagina 06.

PIBID, o que é isso? É de comer?

Projeto do governo federal promove maior parceria entre universidade e escola. P. 04

Quase férias. Estamos na reta final do ano e ainda tem trabalho. P. 03

Você faz parte do Jornal

Nosso leitor, você, pode e deve mandar textos seus, sugestões e muito mais para publicação. Confira. P. 02

Espaço do leitor

www.ctateobaldo.seed.pr.gov.br 2

Aqui nosso leitor tem seu espaço garantido para externar seus sentimentos, preocupações, opiniões e qualquer outra coisa que queira falar. Abaixo texto da aluna Sarah C. Goulart de Mattos.

Você Sabia?

Desenvolvido por Brayan O. Alvez. Jornalista Júnior do Teobaldo News.

Quadrinho da Vez

Leandra Becerra Lumbreras é a mulher mais velha do mundo, completou este ano 127 primaveras. Nascida no México em 1887, tinha 27 anos quando eclodiu a I Guerra Mundial. A senhora explica com simplicidade sua vida longa: o segredo, diz, está na paixão pelo chocolate. Dormir dias inteiros e nunca se casar também ajudam. Matéria selecionada por João Maurício

Férias chegando

As férias definal de anoestãopróximas, enestemomento,estamos nosencaminhandopara o últimobimestre, masparalembrarmos dogostinho dafolga, vamosver os

desenhos de Bruna Pereira e José Patrick, onde retratam omomento das férias de julho. Logo quando retornamos das férias de meio de ano, nósbuscamos registrar deforma gráfica o quepudemos fazer e o quegostaríamos derealizar. Porém temos pelafrente um bimestreinteiro e com muitotrabalho, diversão ealegria.

www.ctateobaldo.seed.pr.gov.br 3

www.ctateobaldo.seed.pr.gov.br 4

Você já ouviu falar do projeto PIBID? Ou Projeto de iniciação a Docência? Este é um projeto inovador, tem como objetivo a formação continuada dos professores da rede estadual de ensino básico e a iniciação dos graduandos (estudantes de licenciaturas) dentro das escolas. Neste projeto os alunos da faculdade, podem vir até a escola e lecionar algumas aulas, com supervisão de um profissional que lhe ajuda na montagem do plano de aula e na prática, além disso o PIBID conta com um grupo de estudos para que haja um aprofundamento dos conteúdos. Assim o futuro professor pode conhecer na prática como é uma escola. Nosso colégio já tem parceria com a UFPR e conta com o subprojeto de QUÍMICA, tendo como supervisor o professor Wolney R. Pereira Jr., trazendo para nosso TEOBALDO mais uma proposta para melhorar nosso ensino. Provocando na escola as discussões mais recentes da universidade, atrelando os conhecimentos de nível superior aos trabalhos de ensino básico.

PIBID, o que é isso? É de comer? PIBIDianos Invadem o

Teobaldo News

No mês de agosto o jornal Teobaldo News recebeu uma visita muito bacana, a aluna Isis Lidiane de Souza do curso de Química da UFPR, que contribuiu com uma fala sobre a docência e o ensino em nosso colégio. Ela é parte do PIBID da nossa escola e leciona para o ensino médio. Neste dia firmamos o compromisso de criarmos uma maior interação entre o jornal e o PIBID. Vocês ainda vão ouvir falar muito dessa parceria.

Quem Canta seus Males Espanta

No mês de setembro os jornalistas do Teobaldo News escreveram e cantaram paródiasque tinham como tema o nosso colégio. E você confere algumas agora.

www.ctateobaldo.seed.pr.gov.br 5

Vou pro Mais Educação

Vou pro mais educação,la tem muita enrolação,pra fazer lição, eu faço o impossível pra não pegar o violão, o professor é um brigão e é um poeta de montão, e sempre esta com o seu violão

Eu canto milhões de música na aula de violãoporque isso é legal e é minha paixão e tem muitas outras aulas legaistipo jornal que é muito muito muito muito mais legal. Eu sei o que eu faço no mais educação porque isso tá no meu coração.

Vou pro mais educação,la tem muita enrolação,pra fazer a lição, eu faço o impossível pra não pegar o violão, o professor é um brigão e é um poeta de montão, e sempre esta com o seu violão

Musica original:Vagalumes.Artista:Pollo.Jornalistas Júnior: Gabrielly Carvalho , Julia Roberta , Amanda Cassimiro e Maria Vitoria.

Paródia do Mais Educação

Abre alas que nós vamos fala,vamos fala,Deixa o mais educação explica,explica.Deixa os novinho estuda, estuda.Deixa eles digita pra la e pra cá.

Nosso bonde é top, escuta o que vamos dizer pra você. Nós agora vamos começar a explicar pra você. O mais educação tá muito bom.Se você não vim você vai perder.

Musica Original:Abre-Alas.Artista: Mc Bola.Jornalistas Júnior: Ana Carolinna, Maysa do Vale da Rosa, Maisa Cristina.

Vida Estudar

Traz um lápis e a caneta pra estudar Deixa eu ir pra escola no Mais EducaçãoVida diferenciada é estudarSó não vale se desapegar e nem se apaixonar

Moleque aqui na escola não pode aprontarSe você começar, prepara suas coisas porque você vai vazar Comecei lá na creche e eu sei que supereiFui levando a diante e hoje sou quem eu sempre sonhei.

Música Original:Vida Diferenciada.Artista:Mc Léo da Baixada.Jornalistas Júnior:Eduardo da Silva e Diego P. Fagundes.

VV IOLÊNCIA IOLÊNCIA EE SCOLARSCOLAR

A violência contra professores por parte dosalunos com ameaças, insultos, roubos, danosa seus carros, bullying pela internet,empurrões, socos ou ate assassinato nãoocorre somente no Brasil, mas no mundo.. Para controlar a turma, muitos professorestentam manter a ordem, mas alguns alunosnão gostam, isso acaba gerando revolta, asala de aula vira num campo de batalha.Professores ficam doentes e muitosabandonam a profissão. Ao mesmo tempo,esse resultado também significa que muitosjovens não estão aprendendo, em casa, orespeito. E estão aprendendo pouco sobre ovalor da educação. Alguns pais até incentivam a violênciacontra os professores. Se os pais querem umaeducação de qualidade para seus filhos, nãodeveriam lidar com agressões contraprofessores como se fosse normal. A violênciacresce contra os professores. Os paisprecisam se envolver nas discussões sobre asmelhorias necessárias nas escolas. Os paisque têm filhos em idade escolar deveriam ficaratentos ao exemplo que dão quando falamdos professores. Não tirar a autoridade deles na frente das crianças. E os paissempre podem apresentar queixas na escola. Mas precisam ensinar uma posturana sala de aula. Mostrar que os professores tem que ser valorizados.

Gabrielly R. de Carva.Referência:<http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/violencia-contra-os-professores-nao-pode-ser-vista-como-normal.html>

www.ctateobaldo.seed.pr.gov.br 6

Oi meu nome é Larissa, quero contar um caso que aconteceu com uma amiga minha, o nome dela é Mayara. Ela sempre reclamou pra mim que sofria bullying de um certo colega, porque tinha uma orelha dobrada, quando ela reclamava ele “zuava” dela, e até a chutava, entre outras coisas.

Quando ela reclamava para o diretor, ele tomava atitude, mas não adiantava. Até agora nenhuma pessoa tomou alguma atitude definitiva. Ela chora, morre de raiva e eu sempre quis ajudar, mas não podia fazer nada!

Larissa Garcia Bueno

A violência na escola vem de vários lados, o mais comentado é entre alunos, porém, infelizmente, também existe de alunos para com professores e de professores para com alunos. Nesta reportagem os jornalistas júnior do Teobaldo News buscaram identificar qual a opinião de todos os lados dos que sofrem com este problema.

Depoimento

VIOLÊNCIA CONTRA OS PROFESSORES

www.ctateobaldo.seed.pr.gov.br 7

As vezes você pode apanhar

de seu amigo (a). Andressa Lessa

Violência, mas por que temos tanto disso?

Hoje em dia na escola temos muita violência, bullying, racismo, mas por que temos tanto disso, onde antes era um lugar de respeito?Por que as pessoas hoje em dia pensam que são mais que outros. Pessoas brancas xingando negras, julgando pela cor da pele. Pessoas altas xingando baixas, julgando pelo tamanho, etc. Mas ninguém pode julgar as pessoas por fora, tem que conhecê-las melhor para depois falar. Muitas vezes a violência começa na brincadeira e depois vira briga séria, que pode ter Consequências muito graves.

Luana marques.

O-BE-A-BA da INTOLERÂNCIA

Na minha opinião nas escolas não poderia ter agressão com os alunos e principalmente com os professores, porque eles estudaram para nos ensinar e não para serem agredidos por alunos. Eles nos ensinam para nós ensinarmos o próximo. Se agredirmos o professor, quando crescermos agrediremos outras crianças que já foram igual a nós, e agressão não leva a nada.

Eu fui agredido por um diretor na minha outra escola, ele agredia agente verbalmente e fisicamente, principalmente com puxões, palavrões e batendo em nós, como se fosse o meu pai ou minha mãe e como pai e mãe de outro aluno. Minha mãe, foi lá falar com esse diretor, mas ele falava que era mentira e minha mãe acreditava nele. Porém, agora minha mãe acredita em mim, mas não da para fazer mais nada com aquele diretor. Graças a Deus que minha vida mudou e agora não sou mais agredido na minha vida.

No texto que eu li, “O-BE-A-BA da INTOLERÂNCIA E DA DISCRIMINAÇÃO” vi que muitas pessoas no Brasil inteiro sofrem agressão por professor, ou até professores e assim esse Brasil vai virar uma guerra!!

Wagner da Fonseca Lopes

sac

Entrevista com ANA CRISTINA SEKULIC01-) O que você acha sobre a Violência escolar?R: É uma das doenças da sociedade contemporânea.

2-) Você já foi agredida alguma vez? R: Fisicamente não, mas com insultos.

3-) O que você faria se observa-se alguma pessoa sendo agredida?R: Chamava a policia e o ajudaria.

4-) Você já agrediu alunos com palavras inadequadas?R: Sim, no inicio da carreira.

5-) Você já viu algum professor agredir um aluno?R: Não na escola.

6-) Você já foi ameaçada por algum aluno?R: Sim...

Violência será sempre violência independente de quem realiza ou

sofre, do motivo e da razão.

ALUNOS DESTAQUE

6º A = Juliane Liz Gonçalves, Paulo Henrique do Prado Amares, 6º B = Jaqueline Candido de Freitas6º C = Felipe Maximiniano dos Santos, Hudson Matheus Lima Ienzura, Julia Roberta de Lima Marques, Rafael Eduardo da Siva6º D = Gabriel Felipe da Silva Ramos, Ramon da Silva Nascimento,6º E = Nicolle Cristine dos Santos6º F = Gabriel Luiz Chaves Pacheco, Hudson Lima da Luz, John Logan Reis Luders, Larissa Anne Ribeiro Dias, Leandro Caetano Pivovar, Rogerio Donizete Reis6º G = Emili Aparecida Silverio Karvatt, Gabriel de Souza Passos Santos, Jheneffer Tiescone 7º A = Bianca Ferraz Ferreira, 7º B = Emilly Valentim dos Santos, IsabelleBorges Leal7º C = Andressa de Oliveira da Silva, Andrielli de Oliveira da Silva, Felipe Cezar Souza de Araujo, Kelly Cristina Calixto Pereira, Rodrigo Romanichen Figueiredo7º D = Eduardo da Silva7º E = Mariana Alcina dos Anjos dos Santos7º F = Alexandre Ferraz, Ester Lopes Moreira, Gabriel Silveira Gomes, Gilmar Cordeiro Martins7º G = Gabriel Henrique Vieira, Kethlyn Tatiane Meireles Felisberto Vieira Silva7º H = Andre de Ramos de Oliveira, GleicyHellen Moraes de Lima 8º D = Victor Ferreira da Silva8º E = Ana Caroline Pereira Rodrigues ,

Ana Julia Weigert Santos, Juliana Cristina Santana, Lucas de Oliveira Tavares, Luiz Felipe Kott8º F = Amanda Lara de Souza, Poliana Beatriz Silva dos Santos, Stefany Lahellen da Silva, Thayla S. Oliveira Pacheco, VitoriaBaldo, Vitoria Gabrielly Souza Lacerda, Yasmin Karoline dos Santos Silva8ºA= Karlos Augusto Fagundes da Silva,Thalita Aguiar do Amaral8ºB = Amanda Rodrigues Ferreira, EduardoAugusto Rosa de Oliveira, Julia Figuhski Baboni Gomes8º C = Amanda do Amaral Hofmann, Ellen Fátima da Cruz, Fabiany Castro de Oliveira,Felipe Augusto Paulo, Gislaine Gomes Afonso, Murilo Henrique Silva, Nicole Gabriele Colaço dos Santos, Sarah Cristina Goulart de Mattos, Thayla Victoria Nunes 9º A = Isabela Gabrig9º B = Amanda Miranda da silva, Heloise de Souza Santos, 9º C = Aline de Meirelles, Isaias Cardoso Júnior, João Vitor Martins Farinacio, Thays Karollyni Amaral Gomes9º D = Chrystina Raseira dos Santos, Felipe dos Santos ferreira, Jéssica Dayane Ribeiro Gonçalves, Jhonatan Iutes de Oliveira, Josiane Dutra AlvesNilton Cezar Nunes Junior, Silvana Ribeiro dos Santos, Claudia Elisangela Gomes Lima9º E = Gabriele Cristine Camargo, GustavoRodrigues da Silva9º F = Amanda Oliveira dos Santos, Karolayne Gomes da Costa, Victor Gustavo Almeida Barreto

www.ctateobaldo.seed.pr.gov.br 8

Ops! Erramos.

Na edição anterior a matéria 'Jeová fala sobre Ele,' foi escrita pelo aluno Iziel R. de Souza e não por Diego do V. Martins como tínhamos publicado. Pedimos desculpas pelo erro e constrangimento.

Gostou de Nosso Trabalho?

Queremos lhe ouvir,

envie nos um E-mail.

Coord.teobaldonews@

hotmail.com