Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

15
Teologia A DOUTRINA DA PALAVRA DE DEUS

description

Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIOTeologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIOTeologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Transcript of Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Page 1: Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Teologia

A DOUTRINA DA PALAVRA DE DEUS

Page 2: Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Uma prática que deve se observada repetidamente ao longo de toda a nossa vida cristã...

Agenda

Introdução

Tema 01 - Quais são as diferentes formas da Palavra de Deus?

Conclusão

Page 3: Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

INTRODUÇÃO

Ao terminar este estudo(overview), você será capaz de:

Entender : Quais são as diferentes formas da Palavra de Deus?

Explicação e Base Bíblica.

O que significa a frase "a Palavra de Deus"?

Na verdade, existem diferentes significados que esta frase assume na Bíblia. É útil para distinguir estes sentidos diferentes a partir do início deste estudo.

Page 4: Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Discernindo...

A. “A Palavra de Deus “ como uma Pessoa: Jesus Cristo

Às vezes, a Bíblia se refere ao Filho de Deus como: "a Palavra de Deus."

Em Apocalipse 19:13, João vê o Senhor ressuscitado Jesus no céu e diz, "e seu nome é " a Palavra de Deus."

Da mesma forma, no início do Evangelho de João, lemos: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus" (Jo 1:1).

1. É claro que João está aqui falando do Filho de Deus, porque no versículo 14 diz: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, a glória do Unigênito do Pai ".

2. Estes versos (e talvez 1 João 1:1) são os únicos casos em que a Bíblia se refere ao Filho de Deus como "o Verbo" ou "a Palavra de Deus", de modo que este uso não é comum.

Page 5: Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Discernindo...

Mas isso indica que os membros da Trindade é Deus o Filho, que especialmente na sua pessoa, tanto quanto em suas palavras tem o papel de comunicar o caráter de Deus e expressa a vontade de Deus.

Page 6: Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Discernindo...

B. A Palavra de Deus ", como fala de Deus

1. Decretos de Deus.

Às vezes, as palavras de Deus são moldadas pelos poderosos decretos que fazem as coisas acontecerem ou fazerem as coisas virem à existência.

"E Deus disse“ Haja luz! “E houve luz "(Gn 1:3).

Deus mesmo criou o mundo animal através do poder de suas palavras, E Deus disse: “Que a terra produza seres vivos: animais, animais silvestres e répteis, segundo a sua espécie " (Gn 1:24).

Assim, o salmista pode dizer: "Pela palavra do Senhor os céus

foram criados, e pelo sopro de sua boca, as estrelas" (Sl 33:6).

Page 7: Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Discernindo...

Algumas palavras poderosas e criativas de Deus são frequentemente chamados de decretos de Deus.

Um decreto de Deus é uma palavra de Deus que faz algo acontecer.

Estes decretos de Deus inclui não apenas os eventos da criação original, mas também a continuada existência de coisas, porque Hebreus 1:3 nos diz que Cristo está(é) constantemente "sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa."

Page 8: Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Discernindo...

2. Palavras de Deus para a comunicação pessoal.

Às vezes, Deus se comunica com as pessoas no campo terreno falando diretamente. Estas podem ser chamados as palavras de Deus de comunicação pessoal. Estes são alguns exemplos em toda a Bíblia.

A. No início da criação de Deus fala a Adão: "E ele deu esta ordem: “Você pode comer todas as árvores do jardim, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás. O dia em que comerdes desse fruto, certamente morrerás“(Gênesis 2:16-17).

B. Após o pecado de Adão e Eva, Deus ainda vem e fala diretamente e pessoalmente com eles, nas palavras da maldição (Gênesis 3:16-19).

Page 9: Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Discernindo...

Outro exemplo importante de comunicação pessoal e direta com o povo de Deus na Terra é na entrega dos Dez Mandamentos:

"Deus falou, e deu todos estes mandamentos:" Eu sou o Senhor vosso Deus. Que te tirou do Egito, o país da escravidão. Não terás outros deuses diante de mim.... " (Êxodo 20:1-3).

No Novo Testamento, o batismo de Jesus, Deus, o Pai falou com uma voz do céu, dizendo: "Este é o meu Filho amado, no qual eu me comprazo" (Mt 3:17). (eu estou bem satisfeito)

Nestas e em diversas outras ocasiões em que Deus falou palavras de comunicação pessoal para indivíduos e foi claro para aqueles que a ouviram, foram verdadeiramente as palavras de Deus, estavam ouvindo a própria voz de Deus e, portanto, foram ouvir as palavras que tinham autoridade divina absoluta e eram absolutamente confiáveis.

Page 10: Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Discernindo...

Descrer ou desobedecer a qualquer uma dessas palavras seria então descrer ou desobedecer a Deus e, portanto, teria sido o pecado.

Embora as palavras de Deus são sempre a comunicação pessoal na Bíblia como verdadeiras palavras de Deus, são também as palavras para o ser "humano" porque elas são proferidas em linguagem comum, que é imediatamente compreensível.

O fato de que estas palavras terem sido ditas em linguagem humana não limita o seu caráter ou a autoridade divina de qualquer forma; permanecem inteiramente como as palavras de Deus, faladas pela voz do próprio Deus.

Page 11: Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Discernindo...

Alguns teólogos têm argumentado que, desde a linguagem humana é sempre, em algum sentido "imperfeito", qualquer mensagem que Deus nos dirige em linguagem humana também deve ser limitada em sua autoridade ou veracidade.

Mas essas passagens e muitos outros casos registrados na palavras de Deus em comunicação pessoal a pessoas não dão nenhuma indicação de qualquer limitação sobre a autoridade ou a verdade das palavras de Deus, porque elas foram ditas em linguagem humana.

A verdade é exatamente o oposto, porque as palavras sempre colocam uma obrigação absoluta sobre o ouvinte a acreditar nelas e obedecê-las completamente. Descrer ou desobedecer qualquer parte delas é para descrer ou desobedecer a Deus.

Page 12: Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Discernindo...

3. Palavras de Deus como discurso pronunciado por lábios humanos.

Muitas vezes na Bíblia, Deus levanta profetas através do qual Ele fala conosco. Novamente, é claro que, embora as palavras humanas faladas em comum a linguagem humana aos seres humanos a autoridade ordinária e verdade destas palavras é diminuída de alguma forma, mas também permanecem palavras de Deus.

Page 13: Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Discernindo...

Em Deuteronômio 18 Deus disse a Moisés:

“Eu levantarei entre seus irmãos um profeta como tu, vou colocar as minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar. Se alguém não escutar as palavras que o profeta fala em meu nome, eu me vai exigir isso. Mas o profeta que se atreva a falar em meu nome e dizer algo que eu não mandei dizer vai morrer. O mesmo acontecerá com o profeta que fala em nome de outros deuses” (Deuteronômio 18:18-20).

Page 14: Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Discernindo...

Deus fez uma declaração semelhante a Jeremias:

"Eu ponho as minhas palavras na tua boca" (Jr 1:9). Deus diz a Jeremias: "Você vai dizer que eu vos mando" (Jr 1:7, ver também 4:12 Ex; Nm 22:38; 1 Sm 15:3, 18, 23, 1 Reis 20:36; 2 Crônicas 20:20; 25:15-16, Isaías 30:12-14, Jeremias 6:10-12, 36:29-31;

Qualquer um que dizia falar em nome do Senhor, mas não recebeu uma mensagem dele foi severamente punido (Ezequiel 13:1-7, Deuteronômio 18:20-22).].

Assim, as palavras de Deus ditas por lábios humanos eram considerados como autoritária e tão verdadeira quanto as palavras de Deus de comunicação pessoal. Não houve diminuição da autoridade destas palavras, quando elas eram tais por lábios humanos. Descrer ou desobedecer a qualquer uma delas foram descrer ou desobedecer a Deus.

Page 15: Teologia Doutrina de Deus Parte 01_FLAVIO

Next...

Continuamos na próxima aula....

Obrigado!!!