Teorey Projeto e Modelagem de Bancos de Dados Download

4
FATECS – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas Plano de Ensino – 2º Semestre de 2008 Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Banco de Dados Professor(es): Ana Cristina de Figueiredo Dornelas Ementa Revisão de modelagem de dados; Modelo físico de banco de dados; Manipulação de banco de dados; Projeto físico de banco de dados; Administração de dados; Segurança e autorização em banco de dados; Integração de banco de dados com aplicações. Objetivos Geral: consolidar os conhecimentos em modelagem de dados, vinculando a base conceitual com a implementação prática de sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBDs). Específicos: que ao final do curso, o aluno seja capaz de: Compreender as características e fundamentos básicos dos sistemas gerenciadores de bancos de dados; Desenvolver e executar de forma otimizada a Linguagem de Consulta Estruturada (SQL) Executar tarefas básicas de Administração de um SGBD. Executar um projeto físico de um Banco de Dados. Conteúdo Programático 1. Introdução aos sistemas de bancos de dados. 2. Modelo Relacional 3. Linguagem relacional teórica: álgebra relacional básica . 4. Linguagem de consulta estruturada (SQL). 5. Administração de dados. 6. Arquitetura de banco de dados 7. Integração de Banco de Dados com Aplicações. Metodologia e Recursos Aulas teórico-expositivas em sala de aula contando com o suporte de projetores multimídias. Aulas práticas em laboratório, onde os alunos deverão implementar aspectos abordados na disciplina. Debates, discussões sobre aspectos teóricos da disciplina realizadas em função dos tópicos relacionados no conteúdo programático. Estudos de casos colocando o aluno em contato com situações profissionais reais ou simuladas. Trabalhos em grupo em sala de aula procurando desenvolver a capacidade e a valorização do trabalho em equipe do aluno. Leituras e pesquisas. Avaliação Serão atribuídas, para cada aluno, TRÊS MENÇÕES parciais ao longo do semestre. Cada menção será emitida com base em uma avaliação escrita e em estudos de casos realizados em sala de aula. Será observada também a participação efetiva de cada aluno na sala de aula (assiduidade, interesse e disciplina), na execução das atividades programadas. As datas previstas para as avaliações escritas são as seguintes: 1ª Avaliação:23/09/08 2ª Avaliação:30/10/08 3ª Avaliação:25/11/08 Considerações sobre as avaliações escritas: O conteúdo cobrado nas avaliações é acumulativo. Assim, na última avaliação do semestre (3ª. avaliação) será cobrado todo o conteúdo do semestre. As avaliações devem ter suas repostas finais feitas à caneta esferográfica azul ou preta.

Transcript of Teorey Projeto e Modelagem de Bancos de Dados Download

Page 1: Teorey Projeto e Modelagem de Bancos de Dados Download

FATECS – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas

Plano de Ensino – 2º Semestre de 2008 Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Disciplina: Banco de Dados Professor(es): Ana Cristina de Figueiredo Dornelas

Ementa

Revisão de modelagem de dados; Modelo físico de banco de dados; Manipulação de banco de dados; Projeto físico de banco de dados; Administração de dados; Segurança e autorização em banco de dados; Integração de banco de dados com aplicações. Objetivos

Geral: consolidar os conhecimentos em modelagem de dados, vinculando a base conceitual com a implementação prática de sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBDs). Específicos: que ao final do curso, o aluno seja capaz de:

• Compreender as características e fundamentos básicos dos sistemas gerenciadores de bancos de dados;

• Desenvolver e executar de forma otimizada a Linguagem de Consulta Estruturada (SQL) • Executar tarefas básicas de Administração de um SGBD. • Executar um projeto físico de um Banco de Dados.

Conteúdo Programático

1. Introdução aos sistemas de bancos de dados. 2. Modelo Relacional 3. Linguagem relacional teórica: álgebra relacional básica . 4. Linguagem de consulta estruturada (SQL). 5. Administração de dados. 6. Arquitetura de banco de dados 7. Integração de Banco de Dados com Aplicações.

Metodologia e Recursos

• Aulas teórico-expositivas em sala de aula contando com o suporte de projetores multimídias. • Aulas práticas em laboratório, onde os alunos deverão implementar aspectos abordados na disciplina. • Debates, discussões sobre aspectos teóricos da disciplina realizadas em função dos tópicos

relacionados no conteúdo programático. • Estudos de casos colocando o aluno em contato com situações profissionais reais ou simuladas. • Trabalhos em grupo em sala de aula procurando desenvolver a capacidade e a valorização do

trabalho em equipe do aluno. • Leituras e pesquisas.

Avaliação

Serão atribuídas, para cada aluno, TRÊS MENÇÕES parciais ao longo do semestre. Cada menção será emitida com base em uma avaliação escrita e em estudos de casos realizados em sala de aula. Será observada também a participação efetiva de cada aluno na sala de aula (assiduidade, interesse e disciplina), na execução das atividades programadas. As datas previstas para as avaliações escritas são as seguintes:

• 1ª Avaliação:23/09/08 • 2ª Avaliação:30/10/08 • 3ª Avaliação:25/11/08

Considerações sobre as avaliações escritas: • O conteúdo cobrado nas avaliações é acumulativo. Assim, na última avaliação do semestre (3ª.

avaliação) será cobrado todo o conteúdo do semestre. • As avaliações devem ter suas repostas finais feitas à caneta esferográfica azul ou preta.

Page 2: Teorey Projeto e Modelagem de Bancos de Dados Download

FATECS – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas

• A saída do primeiro aluno somente pode se dar após 30 minutos do início da aplicação das avaliações. A partir da saída do primeiro aluno, é vedado o acesso de qualquer outro aluno no local onde a avaliação esteja sendo aplicada.

Além das avaliações individuais previstas e dos estudos de casos, poderão ser acrescidos: • Exercícios aplicados em sala de aula e extraclasse; • Trabalhos em grupos; • Seminários; • Práticas em laboratórios; • Testes inopinados; • Uma prova ORAL INDIVIDUAL

Os quais comporão conceitos em função da participação efetiva do aluno junto às menções parciais; Em todas as provas e trabalhos práticos será realizada avaliação da língua vernácula: clareza, objetividade, capacidade de síntese, correção, etc. Menções

As menções serão registradas de acordo com o estabelecido no Regimento do UniCEUB: “Art. 48. A apuração do rendimento escolar será feita por disciplina, abrangendo os aspectos de assiduidade e aproveitamento, eliminatórios por si mesmos.

§ 1º. A assiduidade será verificada pela freqüência às aulas e às atividades de cada disciplina.

§ 2º. O aproveitamento é aferido, em cada disciplina, mediante a exigência da assimilação progressiva dos conhecimentos ministrados, avaliado em provas e em outras tarefas ministradas ao longo do período letivo, conforme plano de ensino da disciplina.

Art. 49. Considerar-se-á aprovado o aluno que, em cada disciplina, obtiver:

a) freqüência igual ou superior a 75% do total de aulas ou atividades programadas;

b) no mínimo, a menção final MM.

Art. 50. Cabe ao professor responsável pela disciplina apurar a freqüência e o aproveitamento do aluno.

§ 1º. Se o aluno apresentar rendimento suficiente nos estudos, mas não obtiver a freqüência mínima exigida, será reprovado com a menção final RF (reprovado por faltas).

§ 2º. O aluno que tenha obtido, no mínimo, menção MM e que, unicamente em razão de falta da freqüência, tenha sido reprovado em disciplina que seja pré-requisito de outra, poderá prosseguir os estudos, suspendendo-se a aplicação do pré-requisito, no caso específico.

§ 3º. A menção final não representa a média das menções parciais, devendo, antes, significar o julgamento final e global do aproveitamento nos estudos.

§ 4º. Serão aplicadas obrigatoriamente pelo menos 2 (duas) verificações do rendimento escolar por semestre.

§ 5º. As menções parciais e a menção final são atribuídas pelo professor e tornadas públicas pelo Diretor da Faculdade, nos 8 (oito) dias úteis que se seguirem às avaliações.

Art. 51. Nos 8 (oito) dias que se seguirem à publicação dos índices de freqüência, das menções parciais e final, é facultado ao aluno solicitar justificadamente a revisão das mesmas ao professor, por intermédio da Coordenação de Curso e, em grau de recurso, aos Colegiados de Curso.

Parágrafo único. Encerrado o prazo a que se refere o presente artigo, não será acolhido nenhum pedido de revisão.

Art. 52. Os pedidos de revisão de menção parcial ou final, encaminhados aos Colegiados de Curso, serão analisados por três professores, indicados pelo Coordenadores dos Cursos.

Art. 53. O aproveitamento nos estudos é traduzido pelas seguintes menções:

a) SS – Superior;

b) MS – Médio Superior;

c) MM – Médio;

d) MI – Médio Inferior;

e) II – Inferior;

Page 3: Teorey Projeto e Modelagem de Bancos de Dados Download

FATECS – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas

f) SR – Sem Rendimento;

g) RF – Reprovado por Falta.”

Bibliografia

Básica

1. ELSMARI, Ramez & NAVATHE, Shamkant B. Sistema de Banco de Dados – Fundamentos e Aplicações. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. – LTC, 4ª. ed., 2002.

2. SILBERSCHATZ, A. & KORTH, H. at al. Sistema de Banco de Dados. São Paulo: Makron Books, 3ª. ed., 1999.

3. RAMALHO, Jose Antonio. Oracle 10g: Ideal Para Quem Deseja Iniciar o Aprendizado do Oracle. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005.

4. Oracle® Database Express Edition 2 Day Developer Guide 10g Release 2 (10.2). Part Number B25108-01. Disponível em http://download.Oracle.com/docs/cd/B25329_01/doc/appdev.102/b25108/toc.htm. Data de acesso: 28 de julho de 2008.

Complementar

5. SILVA, Robson S. Oracle Database 10g Express Edition – Guia de Instalação, Configuração e Administração com Implementação PL/SQL Relacional e Objeto-Relacional. São Paulo: Editora Érica Ltda, 2007.

6. Oracle Database Express Edition 2 Day DBA 10g Release 2 (10.2) Part Number B25107-01. Disponível em http://download.Oracle.com/docs/cd/B25329_01/doc/admin.102/b25107/toc.htm. Data de acesso: 28 de julho de 2008.

7. Oracle® Database Express Edition 2 Day Plus Application Express Developer Guide Release 2.1 Part Number B25310-01. Disponível em http://download.Oracle.com/docs/cd/B25329_01/doc/appdev.102/b25310/toc.htm. Data de acesso: 28 de julho de 2008.

8. HEUSER, Carlos A. Projeto de Banco de Dados. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 5a. ed. 2004. 9. MACHADO, Felipe N. R. Banco de Dados Projeto de Implementação. São Paulo: Editora Érica, 2004. 10. TEOREY, Toby, LIGHTSTONE, Sam, NADEAU, Tom. Projeto e Modelagem de Banco de Dados. Rio

de Janeiro, Elsevier, 2007.

Page 4: Teorey Projeto e Modelagem de Bancos de Dados Download

FATECS – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas

Cronograma de Atividades – 2º Semestre de 2008 Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Disciplina: Modelagem de Dados Professor(es): Ana Cristina de Figueiredo Dornelas Angélica Toffano Seidel Calazans

Aula/Data Atividade/Conteúdo 29/07/08 Apresentação do plano de ensino (ementa, calendário, bibliografia, avaliação). 31/07/08 Introdução aos sistemas de bancos de dados 05/08/08 Introdução aos sistemas de bancos de dados (cont.) 07/08/08 Modelo relacional 12/08/08 Linguagens relacionais teóricas: álgebra relacional básica (projeção, seleção) 14/08/08 Linguagens relacionais teóricas: álgebra relacional básica (operadores de conjuntos) 19/08/08 Linguagens relacionais teóricas: álgebra relacional básica (produto cartesiano,

renomeação) 21/08/08 Linguagens relacionais teóricas: álgebra relacional básica (junções e divisão) 26/08/08 Estudo de caso 28/08/08 Introdução a Structured Query Language (SQL):histórico e estrutura 02/09/08 Arquitetura do SGBD Oracle: instância, tablespaces, datafiles, ... 04/09/08 SQL - Data Definition Language (DDL) – criação de tabelas 09/09/08 SQL - Data Definition Language (DDL) – manipulação de restrições de integridade 11/09/08 SQL - Data Definition Language (DDL) – indexação 16/09/08 Estudo de caso 18/09/08 Revisão de conteúdo 23/09/08 1ª. Avaliação escrita 25/09/08 SQL - Data Manipulation Language (DML) – instrução select 30/09/08 SQL - Data Manipulation Language (DML) – instrução select (cont.) 02/10/08 SQL - Data Manipulation Language (DML) – instruções insert, delete e update 07/10/08 Estudo de caso 09/10/08 SQL - Data Manipulation Language (DML) – expressões e operadores 14/10/08 SQL - Data Manipulation Language (DML) – funções 16/10/08 SQL - Data Manipulation Language (DML) – funções (cont.) 21/10/08 SQL - Data Manipulation Language (DML) – juntando dados de várias tabelas 23/10/08 Estudo de caso 28/10/08 Revisão de conteúdo 30/10/08 2ª. Avaliação escrita 04/11/08 Gerenciando usuários, atribuições e privilégios de acesso em banco de dados 06/11/08 Armazenamento e estruturas básicas 11/11/08 Indexação 13/11/08 Processamento e otimização de consultas 18/11/08 Estudo de caso: criação de aplicação no Oracle 20/11/08 Revisão de conteúdo 25/11/08 3ª. Avaliação escrita 27/11/08 Estudo de caso: criação de aplicação no Oracle (cont.) 02/12/08 Atendimento 04/12/08 Divulgação de resultados