TEORIA NEOCLÁSSICA

5
TEORIA NEOCLÁSSICA PRINCIPAIS REPRESENTANTES DA TEORIA NEOCLÁSSICA Um dos principais expoentes da Teoria Neoclássica foi Peter Ferdinand Drucker, idealizador da Administração por Objetivos (APO - 1954), publicou vários livros e é mundialmente conhecido e respeitado pelo conjunto de sua obra. Outros autores importantes e com várias publicações são: Harold Koontz, Cris O’Donnell, William H.Newman, Ernest Dale, John W. Humble, George Odiorne, Ralph Davis e Alfred Sloan. CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA Segundo Chiavenato (2003) a Teoria Neoclássica apresenta as seguintes características: Ênfase na prática da Administração : o foco nos aspectos práticos administrativos e suas considerações, e procura de resultados concretos e mais palpáveis, visa ações administrativas e seus aspectos instrumentais. Reafirmação relativa dos aspectos clássicos : foi uma reação à influência enorme e crescente das ciências social-comportamentais no campo da Administração, e em contraposição aos aspectos administrativos e econômicos que são estruturais e que envolvem as organizações. Um retorno às origens estruturando a Teoria Clássica, modernizando-a, dando-lhe amplitude e flexibilidade. Ênfase nos princípios gerais de administração : os neoclássicos estabeleceram normas do comportamento administrativo, e os princípios que os clássicos usavam como leis científicas são retomados como critérios maleáveis para busca de soluções administrativas (ver item 3.3) Ênfase nos objetivos e nos resultados : é em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada, como meio de avaliar seu desempenho. A Administração por objetivos é produto da Teoria Neoclássica. Ecletismo da Teoria Neoclássica : os autores neoclássicos absorveram o conteúdo de outras teorias administrativas e assim misturaram várias doutrinas administrativas, fundindo a teoria com o perfil e formação do administrador contemporâneo do século passado. PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO NEOCLÁSSICA Objetivos : 1. Os objetivos da empresa e de seus departamentos devem ser claramente definidos e estabelecidos por escrito. A organização deve ser simples e flexível; Atividades e Agrupamento de Atividades: 2. As responsabilidades designadas para uma posição devem ser confinadas tanto quanto possível ao desempenho de uma simples função;

description

TEORIA NEOCLÁSSICA

Transcript of TEORIA NEOCLÁSSICA

Page 1: TEORIA NEOCLÁSSICA

TEORIA NEOCLÁSSICA

PRINCIPAIS REPRESENTANTES DA TEORIA NEOCLÁSSICAUm dos principais expoentes da Teoria Neoclássica foi Peter Ferdinand Drucker, idealizador da Administração por Objetivos (APO - 1954), publicou vários livros e é mundialmente conhecido e respeitado pelo conjunto de sua obra.Outros autores importantes e com várias publicações são: Harold Koontz, Cris O’Donnell, William H.Newman, Ernest Dale, John W. Humble, George Odiorne, Ralph Davis e Alfred Sloan.

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA TEORIA NEOCLÁSSICASegundo Chiavenato (2003) a Teoria Neoclássica apresenta as seguintes características:Ênfase na prática da Administração: o foco nos aspectos práticos administrativos e suas considerações, e procura de resultados concretos e mais palpáveis, visa ações administrativas e seus aspectos instrumentais.Reafirmação relativa dos aspectos clássicos: foi uma reação à influência enorme e crescente das ciências social-comportamentais no campo da Administração, e em contraposição aos aspectos administrativos e econômicos que são estruturais e que envolvem as organizações. Um retorno às origens estruturando a Teoria Clássica, modernizando-a, dando-lhe amplitude e flexibilidade.Ênfase nos princípios gerais de administração: os neoclássicos estabeleceram normas do comportamento administrativo, e os princípios que os clássicos usavam como leis científicas são retomados como critérios maleáveis para busca de soluções administrativas (ver item 3.3)Ênfase nos objetivos e nos resultados: é em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada, como meio de avaliar seu desempenho. A Administração por objetivos é produto da Teoria Neoclássica.Ecletismo da Teoria Neoclássica: os autores neoclássicos absorveram o conteúdo de outras teorias administrativas e assim misturaram várias doutrinas administrativas, fundindo a teoria com o perfil e formação do administrador contemporâneo do século passado.

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO NEOCLÁSSICAObjetivos:1. Os objetivos da empresa e de seus departamentos devem ser claramente definidos e estabelecidos por escrito. A organização deve ser simples e flexível; Atividades e Agrupamento de Atividades: 2. As responsabilidades designadas para uma posição devem ser confinadas tanto quanto possível ao desempenho de uma simples função; 3. As funções devem ser designadas para os departamentos na base da homogeneidade no sentido de alcançar a operação mais eficiente e econômica; Autoridade: 4. Deve haver linhas claras de autoridade descendo do topo até a base da organização, e responsabilidade da base ao topo;5. A responsabilidade e a autoridade de cada posição devem ser claramente definidas por escrito;6. A responsabilidade deve ser sempre acompanhada de correspondente autoridade;7. A autoridade para tomar ou iniciar ação deve ser delegada o mais próximo possível da cena de ação;8. O número de níveis de autoridade deve ser o mínimo possível ; Relações: 9. Há um limite quanto ao número de posições que pode ser eficientemente supervisionado por um único indivíduo;10. Cada indivíduo na organização deve reportar-se a apenas um único supervisor;11. A responsabilidade da autoridade mais elevada para com os atos de seus subordinados é absoluta.

Page 2: TEORIA NEOCLÁSSICA

A ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS – APOConceito: A Administração por objetivos ou administração por resultados constitui hoje em dia uma estratégia administrativa bastante difundida e plenamente compatível com o espírito pragmático e democrático da teoria neoclássica.Segundo Drucker "Toda empresa deve criar uma verdadeira equipe e reunir esforços individuais num esforço comum. Cada membro da empresa contribui com uma parcela diferente, mas todos devem contribuir para a meta comum. Seus esforços devem ser exercidos numa só direção e suas contribuições devem combinar-se para produzir um resultado ótimo - sem lacunas, sem atritos, em a desnecessária duplicação de esforços.

O PROCESSO ADMINISTRATIVO NEOCLÁSSICOOs principais processos administrativos são: Planejamento: determina com antecipação quais os objetivos que deverão ser atingidos e como alcançá-los.Organização: constituída por pessoas, dirigida para objetivos e projetada para alcançar resultados,sendo lucrativos ou não.Direção: acionar e dinamizar a empresa, atos que caracterizam o papel dinâmico do diretor, esta relacionado aos recursos humanos.Controle: tem por objetivo assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos pré-definidos.As funções se completam quando permitem uma interação dinâmica entre elas, na busca da eficiência total para a organização. É fator decisivo para o funcionamento e engrenagem da organização, de estar ativa e completa. Como um processo cíclico, com suas fases distintas, porém, interligadas e interdependentes, as funções básicas atuam no interior das organizações, criando condições para que elas existam, dinamizando o processo administrativo.A Departamentalização é o processo pelo qual a empresa cria, a partir do seu crescimento e da especialização do trabalho a ser feito, departamentos ou divisões, também chamados de seção ou setor, dependendo do tipo da empresa (CHIAVENATO, 2003). A departamentalização teve início na especialização da organização que podia ser vertical (aumento dos níveis hierárquicos) ou horizontal(maior número de órgãos no mesmo nível hierárquico). Segundo Chiavenato (2003), os principais tipos de especialização são:

- Por funções;- Por produtos ou serviços;- Por localização geográfica;- Por clientes;- Por fases do processo;- Por projetos.

A departamentalização é fundamental nas organizações atuais e como modelo organizacional não foi substituído apesar dos avanços administrativos da nossa época.A centralização e a descentralização são temas que se reportam ao nível hierárquico da organização, onde as decisões são tomadas. Centralização significa que a autoridade do gestor para tomar decisões está no topo da organização e dá ênfase às relações escalares, ou seja, estabelece a cadeia de comando. E Descentralização significa que a autoridade para tomar ou iniciar a ação deve ser delegada tão próxima quanto possível, e faz com que as decisões sejam fracionadas nos níveis mais baixo da organização. A centralização permite aos gestores da alta administração exercer maior controle sob seus funcionários. A tomada de decisão é feita por pessoas que têm uma visão holística da empresa. A descentralização permite maior participação dos funcionários na tomada de decisão. Isso possibilita um aumento do comprometimento com os objetivos da empresa. A Teoria Neoclássica vincula as funções apresentados por Fayol como núcleo do seu pensamento. Alguns autores alteram uma ou outra função, e até mesmo completam com outros elementos.

Page 3: TEORIA NEOCLÁSSICA

EFICIÊNCIA X EFICÁCIA

Eficácia - Segundo Drucker o conceito de "Missão da organização" é uma das grandes inovações da ApO frente aos clássicos, uma vez que as premissas adotadas antigamente destoam cada vez mais da realidade, exigindo evolução constante. Não se trata apenas de vender produtos, porém afirmar para quê e porquê. "O maior desperdício é fazer de maneira eficiente aquilo que não é necessário". Eficiência - uma das inovações da ApO está ligada a autonomia das equipes para distribuição das tarefas onde cada subdivisão se preocupa com o "como", desde que haja o alinhamento entre a meta dos funcionários e da organização de modo que maximize a produção individual, atingindo maior eficiência global.

A LOGÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO NEOCLÁSSICA

A Logística nas empresas, nesse período, com uma visão de satisfação do cliente, inicialmente aborda seus princípios primitivos. Ou seja, está voltada apenas para armazenagem e distribuição física. mas logo se iniciaram os estudos de aproveitamento a racionalização de espaços, e a distribuição física dos produtos como forma de obter ganhos e eficiência. Aos poucos, as empresas de ponta começam a controlar os processos de armazenagem, distribuição e estoques de produção de modo formal, aplicando conhecimentos de pesquisadores e estudiosos da área administrativa voltada para esse novo campo de gestão.Alguns fatores históricos sobre a logística e sua implementação na Escola Neoclássica são abordados a seguir:Entre 1950 e 1960: Mercados não eram tão dinâmicos e globalizados; Mudanças ocorriam de forma lenta; Produtos tinham um ciclo de vida longo.Gestão eficiente de atividades isoladas como compras, transportes, armazenagem, fabricação, manuseio de materiais e distribuição.Brasil optou por priorizar o transporte rodoviário esquecendo o hidroviário e o ferroviário.Logística surge como matéria na Universidade de Harvard, nas cadeiras de Engenharia e Administração de Empresas.Entre 1960 e 1970:As empresas começaram a centralizar as suas atividades: Na satisfação do cliente; No lucro; Nos serviços direcionados aos clientes.Torna-se mais tarde a pedra fundamental da administração da logística.1962 – É criada a Council of Logistics Management (CLM) organização com o propósito de ensinar e treinar logística.As plataformas logísticas nascem na década de 60, na França, consequência do avanço dos estudos em gerenciamento de operações.Entre 1970 e 1980: Informática ainda era um mistério e de domínio restrito; Implementação de diversas técnicas em logística como MRP, Kanban, JIT, etc., mostrando a eficácia das

práticas logísticas e a necessidade do relacionamento entre Logística, Marketing, Produção e outras funções empresariais;

Em 1977 são criadas a ABAM - Associação Brasileira de Administração de Materiais e a ABMM - Associação Brasileira de Movimentação de Materiais, que não se relacionavam e nada tinham de sinérgico;

Em 1979 é criado o IMAM - Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais.