Terça˜-feir˜ Tribun˜ d˚ Nort˛

6
FUNDAÇÃO DR. JOÃO ROMEIRO Edição 9.563 Tribuna do N orte Ano 140 PINDAMONHANGABA 13 DE JULHO DE 2021 Terçaa-feira PREVISÃO DO TEMPO PINDAMONHANGABA 11º 26º PREDOMÍNIO DE SOL UV5 Fonte: CPTEC/INPE Eventos comemorativos marcam “10 de Julho” em Pindamonhangaba Pinda conquista 4 ouros no “Sul- americano Sub 20” no Peru Cores da bandeira: Museu recebe iluminação em homenagem ao aniversário do município 2 PÁG. 2 PÁG. Inaugurada “Estação Arte Encanto” A entrega oficial da “Casa do Engenheiro – Estação Arte Encanto” contou com a presença das seguintes autoridades: prefeito Isael Do- mingues; primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Claudia Vieira Domingues; vice-prefeito Ricardo Piorino; presidente da Câmara José Carlos Gomes “Cal”; secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco; vice-presidente de operações da Novelis, Roberta So- ares; diretora executiva da Formarte, Rosana de Lélis; presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Ana Maria Guimarães; além de secretários, secretários adjuntos, diretores, assessores, verea- dores, entre outras autoridades. Pindamonhangaba comemorou 316 anos de emancipação político-administrativa no dia 10 de julho, com a solenidade oficial de hasteamento das bandeiras e inauguração do restauro e readequação da casa do engenheiro, para abrigar a Estação Arte Encanto. A missa solene de aniversário de Pindamonhangaba foi realizada no Santuário Mariano Diocesano Nossa Senhora do Bom Sucesso - igreja Matriz. 3 PÁG. Os atletas João Henrique e Fabrício Pe- reira, do atletismo de Pindamonhangaba, conquistaram 4 medalhas de ouro no “Sul -Americano Sub 20”, em Lima, no Peru. Em comemoração aos 316 anos de emancipação político-administrativa de Pindamonhangaba, a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, por meio do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, instalou em sua fachada luzes nas cores principais da bandeira da cidade: verde e vermelha. Parque da Juventude sediou etapa do “Paulista OFF-Road” Allan Modesto Portal R3 Divulgação Divulgação 2 PÁG. 3 PÁG.

Transcript of Terça˜-feir˜ Tribun˜ d˚ Nort˛

Page 1: Terça˜-feir˜ Tribun˜ d˚ Nort˛

F U N DAÇ ÃO D R . J OÃO R O M E I R OEdição 9.563

Tribuna do NorteAno 140

PINDAMONHANGABA 13 DE JULHO DE 2021

Terçaa-feira

PREVISÃO DO TEMPO PINDAMONHANGABA11º

26ºPREDOMÍNIO DE SOL UV5

Fonte: CPTEC/INPE

Eventos comemorativos marcam “10 de Julho” em Pindamonhangaba

Pinda conquista 4 ouros no “Sul-americano Sub 20” no Peru

Cores da bandeira: Museu recebe iluminação em homenagem ao aniversário do município

2PÁG.

2PÁG.

Inaugurada “Estação Arte Encanto”A entrega oficial da “Casa do Engenheiro – Estação Arte Encanto”

contou com a presença das seguintes autoridades: prefeito Isael Do-mingues; primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Claudia Vieira Domingues; vice-prefeito Ricardo Piorino; presidente da Câmara José Carlos Gomes “Cal”; secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco; vice-presidente de operações da Novelis, Roberta So-ares; diretora executiva da Formarte, Rosana de Lélis; presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Ana Maria Guimarães; além de secretários, secretários adjuntos, diretores, assessores, verea-dores, entre outras autoridades.

Pindamonhangaba comemorou 316 anos de emancipação político-administrativa no dia 10 de julho, com a solenidade oficial de hasteamento das bandeiras e inauguração do restauro e readequação da casa do engenheiro, para abrigar a Estação Arte Encanto. A missa solene de aniversário de Pindamonhangaba foi realizada no Santuário Mariano Diocesano Nossa Senhora do Bom Sucesso - igreja Matriz.

3PÁG.

Os atletas João Henrique e Fabrício Pe-reira, do atletismo de Pindamonhangaba, conquistaram 4 medalhas de ouro no “Sul-Americano Sub 20”, em Lima, no Peru.

Em comemoração aos 316 anos de emancipação político-administrativa de Pindamonhangaba, a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, por meio do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, instalou em sua fachada luzes nas cores principais da bandeira da cidade: verde e vermelha.

Parque da Juventude sediou etapa do “Paulista OFF-Road”

Allan Modesto Portal R3

Divulgação

Divulgação

2PÁG.

3PÁG.

Page 2: Terça˜-feir˜ Tribun˜ d˚ Nort˛

EditorialPindamonhangaba, 13 de julho de 20212 Tribuna do Norte

Criada pela Lei Nº 1.672 de 6 de M aio de 1980 - Órgão mantenedor do Jornal Tribuna do Norte - CNPJ: 50455237/0001-35 - Prédio Domingos José Ramos Mello (Gaúcho)

PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Jucélia Batista Ferreira MTB Nº 57.570/SPRESPONSABILIDADE: Os textos assinados são de inteira responsabilidade do autor.REDAÇÃO E BALCÃO DE ANÚNCIOS: Praça Barão do Rio Branco, 25, Centro. Tel. (12) 3644-2077 CEP 12.400-280Pindamonhangaba/São Paulo

REPRESENTANTE COMERCIAL: Edson França [email protected]

IMPRESSÃO: S. Billota e Billota Ltda - ME - (12) 3301-5005 - Lorena/SP.

Tribuna do Norte EXPEDIENTE

Fundação Dr. João Romeiro

www.jornaltribunadonorte.net [email protected]

Guerreiras Pinda estreia com goleada na Copa Estadual de São Paulo

Os atletas João Henrique e Fabrício Pereira, do atletismo de Pindamonhangaba, con-quistaram 4 medalhas de ouro no “Sul-Americano Sub 20”, em Lima, no Peru. Fabrício foi campeão dos 110 metros com barreiras e do revezamento 4x100m; e João Henrique foi ouro nas provas do revezamento 4x400m masculino e 4x400m misto.

No último fim de semana, o futsal feminino de Pindamo-nhangaba estreou na “Copa Es-tadual de São Paulo” jogando no ginásio do Tabaú contra a equipe do Desportivo Mogiano, da cidade de Mogi das Cruzes.

As Guerreiras Pinda Futsal, como são conhecidas, criaram mais oportunidades táticas contra a experiente equipe de Mogi e golearam por 5 x 1. Os gols foram marcados por Aran-da (2), Gabi Amorim (1), Miche-

le (1) e Sheyla Pinheiro (1). O técnico do time Pindense, Prof. Marcinho, destacou a grande atuação coletiva da equipe.

A Copa Estadual conta com a participação de 27 equipes de todo o estado de São Paulo, dividida em 4 grupos. O grupo C é onde se encontra a equipe das Guerreiras Pinda Futsal, que conta ainda com a parti-cipação do Desportivo Mogia-no, Santos F.C./Fupe, Canas, Itaquaquecetuba, UME Pedro

II/ Santos e S.C. Pimentas de Guarulhos.

O próximo compromisso nesta competição será no dia 24 de julho, em Santos, contra as Sereias da Vila. A equipe de Pinda tem grande compromis-so este ano em representar o Estado de São Paulo na princi-pal competição do país na cate-goria sub 20, a “Taça Brasil de Clubes”, que acontecerá em ou-tubro na cidade de Brusque em Santa Catarina.

Pinda conquista 4 ouros no sul-americano sub 20 no Peru

Viver de forma saudável Ter uma vida mais saudável tem sido meta

para muitas pessoas. Desde uma alimentação equilibrada, passando por uma boa ocupação e distração da mente, acrescentando a prática de atividades físicas.

Esta última vem sofrendo algumas alterações desde o início da pandemia do novo coronavírus, já que a grande maioria das academias é em ambiente fechado.

Pensando nisso, em Pindamonhangaba uma alternativa vem conquistando adeptos: é a estação “Vida Saudável” – que teve, recentemente, a primeira unidade implantada no Parque da Cidade e a segunda, no canteiro da avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso (próximo à entrada da cidade).

Além da proposta de incentivar a atividade física, o espaço conta com equipamentos construídos a partir da recuperação de objetos como placas de trânsito em desuso; reaproveitamento de materiais que estavam em depósito e madeiras doadas.

Baseada no tripé: criatividade, sustentabilidade e prática esportiva, a academia ao ar livre parece que veio para ficar; e a prefeitura já tem previsão de entregar uma nova unidade no distrito de Moreira César.

É sempre bom ressaltar que a prática regular de atividades físicas tem impacto positivo na qualidade de vida das pessoas. O que acaba também contribuindo para a saúde pública, já que prevenção reduz doenças e até internações hospitalares.

Museu recebe iluminação nas cores da bandeira em homenagem aos 316 anos de Pindamonhangaba

Em comemoração aos 316 anos de emancipação político-administrativa de Pindamo-nhangaba, a Secretaria de Cul-tura e Turismo da Prefeitura, por meio do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, instalou em sua fa-

chada luzes nas cores principais da bandeira da cidade: verde e vermelha. A iniciativa foi realiza-da durante o feriado como forma de homenagear a cidade, conhe-cida como “Princesa do Norte.

A iluminação do prédio his-tórico público foi a primeira

das comemorações. Ainda para este mês de julho, a Prefeitura de Pindamonhangaba está pre-parando um vídeo comemora-tivo com alguns prédios histó-ricos iluminados. A previsão de lançamento do vídeo é no últi-mo final de semana de julho.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Programa de Castrações abre inscrições para Cidade Jardim, Jardim Princesa, Lago Azul e Araretama

O programa de castrações exe-cutado pelo Centro de Proteção e Atendimento Animal (Cepatas) da Prefeitura de Pindamonhanga-ba irá realizar as inscrições no dia 23 de julho para os bairros Cidade Jardim, Jardim Princesa, Lago Azul e Araretama. São 100 vagas, prefe-rencialmente para fêmeas.

As inscrições serão às 9 horas no Centro Comunitário do Cidade Jardim (Rua Professor Wilson Pires César s/ número). Os solicitantes devem usar máscara, além de levar comprovante de residência, CPF, RG e cadastro único. Não é neces-sário levar o animal para a realiza-ção da inscrição.

Serão atendidos até dois ani-mais por residência. Após a inscri-ção, a equipe do Cepatas vai entrar em contato com o tutor do animal (por meio do telefone de contato que ele deixou no ato da inscrição), informando dia, horário e cuidados pré-cirúrgicos.

As castrações para cães e ga-tos realizadas pela Prefeitura acontecem por região específi ca a cada mês. Até o fi nal do ano a ex-pectati va é realizar a castração de mil animais em todo o município. O programa já benefi ciou bairros como: Ribeirão Grande, Goiabal,

Bem Viver, Castolira, Vila Rica, Mom-baça, Jardim Rezende e outros, evi-tando crias indesejadas e aumento do abandono.

Todos os animais castrados pelo programa da Prefeitura são micro-chipados. Isso signifi ca que os ani-mais serão monitorados por meio de uma plataforma doada para a Prefei-tura pela My Track Pet. É um sistema no qual o microchip está atrelado ao CPF do tutor, funcionando como um GPS dos animais. Desta forma, com o microchip, a Prefeitura tem condições de monitorar esse animal: se ele se perder, há mais chances de localizá-lo ou, se por alguma ra-zão esse animal sofrer maus tratos ou for abandonado, a localização do tutor responsável também fi ca faci-litada.

Divulgação Próximo jogo das meninas na competi ção será no dia 24 de julho, em Santos, contra as ‘Sereias da Vila’

Page 3: Terça˜-feir˜ Tribun˜ d˚ Nort˛

Tribuna do NortePindamonhangaba, 13 de julho de 2021 3

cidadeEventos comemorativos marcam “10 de Julho” em Pindamonhangaba

Prefeitura implanta nova estação “Vida Saudável”Desta vez, o espaço �ica na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso

Pindamonhangaba comemo-rou 316 anos de emancipação político-administrativa no dia 10 de julho, com a solenida-de oficial de hasteamento das bandeiras e inauguração do restauro e readequação da casa do engenheiro, para abrigar a Estação Arte Encanto. A missa solene de aniversário de Pin-damonhangaba foi realizada às 18 horas, no Santuário Mariano Diocesano Nossa Senhora do Bom Sucesso - igreja Matriz.

Além dos eventos presen-ciais, foram realizadas apresen-tações de vídeos no facebook da prefeitura, sendo dois da Corporação Musical Euterpe com os hinos nacional e de Pin-damonhangaba, logo no início do dia; um vídeo oficial de ani-

versário ao meio-dia; e o tradi-cional show de aniversário que, devido à pandemia não pôde ser realizado presencialmente e por isso foi gravado sem pú-blico na Fazenda Nova Gokula e transmitido às 18 horas.

Hasteamento das bandeirasO tradicional hasteamento

das bandeiras foi realizado no obelisco da Praça Monsenhor Marcondes, às 8 horas, com a presença de autoridades muni-cipais. O prefeito Isael Domin-gues realizou o hasteamento do pavilhão nacional, o vice-pre-feito Ricardo Piorino hasteou a bandeira de Pindamonhangaba e o presidente da Câmara, José Carlos Gomes “Cal”, hasteou a bandeira do Estado de São Paulo. Devido à pandemia, a

Inauguração “Estação Arte Encanto”A entrega oficial da “Casa do Engenhei-

ro – Estação Arte Encanto” contou com a presença das seguintes autoridades: pre-feito Isael Domingues; primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidarie-dade Claudia Vieira Domingues; vice-pre-feito Ricardo Piorino; presidente da Câ-mara José Carlos Gomes “Cal”; secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco; vice-presidente de operações da Novelis, Roberta Soares; diretora executiva da Formarte, Rosana de Lélis; presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histó-rico, Ana Maria Guimarães; além de se-cretários, secretários adjuntos, diretores,

assessores, vereadores, entre outras autorida-des. O deputado estadual André do Prado e o de-putado federal Marcio Alvino prestigiaram a solenidade.

O imóvel inaugura-do é tombado pelo Con-dephaat e foi restaurado sem custos para os cofres públicos. As obras foram realizadas pela empresa Araki e o trabalho coor-denado pela Formarte, empresa especializada na realização de restau-ros de bens tombados e captação de recursos junto a iniciativa federal. Todo o projeto foi apro-vado nos órgãos estadual e municipal, bem como aprovado no Ministério do Turismo para a busca de recursos junto à Lei Rouanet. O custo total da obra foi de R$1,3 milhão, viabilizado através de participação das empre-sas MRS Logística e No-velis.

Com o trabalho con-

cluído, o imóvel tem sua originalidade preserva-da, resgatando assim um patrimônio histórico do município com cerca de 120 anos de história que, no passado, abri-gou a residência oficial do chefe da Estação Ferroviária. Inclusive, o último chefe da esta-ção a morar no local foi Mário Faria Filho e seu filho, Paulo Faria, este-ve presente no evento e estava muito emociona-do.

A casa ocupa uma área de 182 m², com área construída de 125m² e agora abrigará a Estação Arte Encanto, um espaço coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade e que será mais um ponto de valorização do artesa-nato da cidade. A artesã Solange Verol, inclusive, realizou um agradeci-mento especial e home-nagem ao prefeito e à presidente do Fundo So-cial, por essa iniciativa.

Após o grande sucesso e repercussão da primeira estação “Vida Saudável” no Parque da Cidade, a Prefeitura de Pin-damonhangaba implantou a segunda unidade, no canteiro da avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso (entrada da ci-dade). A entrega oficial foi realizada na quinta-feira (8).

Com os recursos escassos e sendo re-vertidos, prioritariamente, para a saú-de, a prefeitura está encontrou uma fór-mula de implantar novos equipamentos para atividades físicas, com criativida-de.

O espaço conta com 13 equipamen-tos, numa área de 80m², possibilitando a realização de diversas séries de exer-cícios nos seguintes equipamentos: bar-ra fixa, barra paralela, bancos de step, prancha de abdômen, banco horizontal, halteres, barras com peso e degrau para panturrilha.

Através da recuperação de barras de placas de trânsito em desuso, do reapro-veitamento de materiais que estavam

em depósito e de doação de madeiras e outros materiais, aliada a mão de obra de diversos servidores, o projeto foi ga-nhando corpo e hoje o Parque da Cidade conta com uma estação de equipamen-tos para atividade física, ampliando o acesso ao bem-estar e práticas saudá-veis.

Segundo o assessor André Gustavo Barros de Almeida, a ideia nasceu da necessidade de estimular hábito saudá-veis e ampliar a autonomia das pesso-as para a prática de atividade física. “A primeira unidade foi entregue no mês passado e nossa intenção é colocar ou-tras unidades em diversos pontos da ci-dade”.

O secretário de Esportes, Everton Chinaqui, agradeceu os servidores da Semelp pelo trabalho na implantação. “Temos uma equipe comprometida que coloca o coração em tudo que faz. Quero agradecer a todos em nome do servidor Aderbal, conhecido como Pardal, que es-tão se dedicando nesta segunda estação”.

Corporação Musical Euterpe participou remotamente, por

meio de envio de vídeos dos hinos nacional e do município,

transmitidos no facebook da Prefeitura.

O prefeito Isael Domingues enalteceu a integração das secretarias de Governo, Meio Ambiente, Planejamento, Obras e Esporte e união dos servidores que se de-dicaram ao projeto. “As atividades físicas têm implicações extremamente positivas sobre a qualidade de vida, além de con-tribuir para saúde pública, com grande

economia em gastos relacionados a trata-mentos médicos e internações hospitala-res”, afirmou o prefeito Isael Domingues.

A nova estação contou com a parti-cipação popular, que definiu através de uma enquete realizada no Facebook da Prefeitura, o nome do espaço de “Vida Saudável”.

Divulgação

Allan Modesto Portal R3

Allan Modesto Portal R3

Divulgação

Missa solene foi realizada no Santuário Mariano Diocesano Nossa Senhora do Bom Sucesso - igreja Matriz

Presidente do Fundo Social, Cláudia Domingues, destacou a importância de cada parceiro neste projeto

Page 4: Terça˜-feir˜ Tribun˜ d˚ Nort˛

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINDAMONHANGABAPUBLICIDADE DOS PROCESSOS DE LICITAÇÃO

*** AVISO DE LICITAÇÃO ***Encontram-se abertos no Depto. de Licitações e Contratos, sito na Av. N. Sra. do Bom Sucesso, n° 1400, Bairro Alto do Cardoso:PREGÃO ELETRÔNICO REGISTRO DE PREÇO Nº 096/2021 (PMP 5276/2021)Para “aquisição de máscara de proteção (PFF2)”, recebimento das propostas até dia 23/07/2021 às 08h e abertura e avaliação das propostas às 08h01. Todos os editais estarão disponíveis no site www.pindamonhangaba.sp.gov.br (e também https://www.bbmnetlicitacoes.com.br para pregões eletrônicos). Maiores informações no endereço acima das 8h às 17h ou através do tel.: (12) 3644-5600.

REVOGAÇÃO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOPREGÃO REGISTRO DE PREÇO Nº 116/2020 (PMP 5812/2020) Na licitação supra, que cuida de “aquisição de cimento e cal”, foi firmado o termo de revogação contratual unilateral, de 05/07/2021, para revogação da ata de registro de preço nº 306/2020, firmada com a empresa Guarani Indústria, Comércio e Serviços Ltda, assinando pela contratante o Sr Ricardo Alberto Pereira Piorino.

*** HOMOLOGAÇÃO ***PREGÃO REGISTRO DE PREÇO Nº 079/2021 (PMP 3628/2021) A autoridade superior homologou, em 07/07/2021, e adjudicou a licitação supra, que cuida de “contratação de empresa especializada para a locação de sanitários químicos, para serem utilizados nos canteiros de obras”, em favor da empresa FL Sani Express Locação e Eventos Ltda Eireli, o item 01, no valor unitário de R$ 770,00.

CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 004/2021 (PMP 4060/2021) A autoridade superior, com base no julgamento final das propostas analisadas pela Comissão de Seleção (portaria 5527/2021), homologou, em 08/07/2021, e adjudicou a licitação supra, que cuida de “Termo de Colaboração terá por objetivo o repasse de recurso para Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que desenvolva atividades socioculturais de artesanato, barbeiro, ballet, banho e tosa, culinária, corte e costura, capoeira, dança sênior, dança soul, decoração com balões, elétrica, eletroeletrônica, fotografia, jiu-jitsu, manicure/designer de unha, maquiagem, marcenaria em pallet, montador e mantenedor de microcomputador, panificação e confeitaria, pilates e ritmos”, em favor da Infap – Instituto de Formação e Ação Política no valor global de R$ 1.539.666,72.

A Secretaria de Cultura e Tu-rismo da Prefeitura de Pindamo-nhangaba, em parceria com a organização social Poiesis, apre-senta seis oficinas culturais gra-tuitas. As oficinas serão virtuais por meio da plataforma Zoom e seguem o calendário mensal de cursos previsto para o mês de agosto. De acordo com a direto-ra de Cultura, Rebeca Guaragna, as oficinas abrangem diversas linguagens culturais. “O objeti-vo das atividades é aproximar pessoas de diferentes classes sociais, faixas etárias e repertó-rios, promovendo um importan-te espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas”, aponta Rebeca.

Confira a p OFICINA: CORPO E

EXPRESSÃO - A EMOÇÃO NA CENA

Coordenação: Juliana MedeirosTurma A - 2, 4 e 6 de agosto - 14h às 16h Turma B - 3, 5 e 10 de agosto - 14h às 16h 30 vagas por turmaInscrições: 5 a 20 de julhoPlataforma: ZoomPúblico Alvo: Jovens e adultos iniciantes nas artes cênicas a partir de 16 anos.Link do formulário: https://forms.gle/yFtGzPAvDDG7JLrP6

OFICINA: CLUBE DE LEITURA - UM OLHAR A PARTIR DO

FUTEBOL Coordenação: Emerson Prata e Luiz TorresDatas e horários: 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23 e 25 de agosto - 18h às 20h50 vagas Inscrições: 5 a 20 de julho Plataforma: ZoomPúblico Alvo: Estudantes, pro-fessores, artistas e interessados em geral a partir de 16 anos.Link do formulário: https://forms.gle/xGrHF5QE1wUycCd47

OFICINA DE CRIAÇÃO POÉTICA: LIBERDADE E

LIMITE NA POESIACoordenação: Marina WisnikDatas e horários: Turma A - 2, 4, 9, 11 de agosto - 18 às 20hTurma B - 16, 18, 23 e 25 de agosto - 18h às 20h50 vagas por turmaInscrições: 5 a 20 de julhoPlataforma: ZoomPúblico Alvo: A partir dos 16

Secretaria de Cultura e Turismo apresenta seis oficinas culturais para agosto

Tribuna do Norte Pindamonhangaba, 13 de julho de 20214

geral

anos, estudantes, professores, artistas e interessados em geral.Link do formulário: https://for-ms.gle/LovZ88Bq6quJRoCv7

QUERO SER ARTISTA VISUAL. E AGORA?

Coordenação: Diana Vaz Datas: turma A - 3, 5, 10 e 12 de agosto - 14h às 16hturma B - 5, 6, 12 e 13 de agosto - 10h às 12h30 vagas por turmaInscrições: 5 a 21 de julhoPlataforma: ZoomPúblico Alvo: A partir dos 16 anos, estudantes, professores,

artistas e interessados em geral.Link do formulário: https://for-ms.gle/6QK7hfmYX6raVEmi6

OFICINA DE PODCASTS COM FERRAMENTAS GRATUITAS

Coordenação: Thiago KaczuroskiDatas e horários: Turma A: 9, 10 e 11 de agosto, das 10h às 12hTurma B: 16, 17 e 18 de agosto, das 10h às 12h Turma C: 23, 24 e 25 de agosto, das 10h às 12hInscrições: 5 a 27 de julho30 vagas por turmaPlataforma: ZoomPúblico Alvo: Jovens e adul-

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINDAMONHANGABAEDITAL DE NOTIFICAÇÃO

CONTROLE 141/21 – LIMPEZA DE TERRENOA Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba notifica a Sr. (a) FLÁVIO MACHADO MAGALHÃES, responsável pelo imóvel situado a RUA CHILE, 0, Bairro PARQUE DAS NAÇÕES, QUADRA G LOTE 01 , inscrito nesse município sob a sigla SO21.12.02.008.000, para que efetue a limpeza do terreno do referido imóvel e a retirada dos materiais/entulhos do mesmo, no prazo de 07 dias a contar da data desta publicação. Em atendimento e conformidade com o artigo 32º da Lei 1.411 de 10/10/1974 e artigo 1º da lei 2.490 de 06 de novembro de 1990 alterada pela lei 5.379 de 26 de abril, artigo 1º,item l. Realizar atualização do cadastro do imóvel é de responsabilidade do contribuinte proprietário, conforme divulgado na Tribuna do Norte de 29/outubro/2015.Notificação 281-21 Valor 550,00

Eliana Maria Galvão WolffChefe de Divisão de Posturas Municipais

COMUS — CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDECONVOCAÇÃO

– 39ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA 2021Conselho Municipal de Saúde

Ficam os Senhores Conselheiros Titulares e Suplentes do Conselho Municipal de Saúde (COMUS), convocados e toda a população convidada a participarem da “39ª Reunião Extraordinária de 2021”, a ser realizada de forma remota pelo Meet em data e horário abaixo, para interação e discussão da pauta a seguir:

01 – DELIBERAÇÃO DA ATA DA 37º REUNIÃO ORDINÁRIA.Informes: 10º Conferência de Saúde de Pindamonhangaba.Data: 12/07/2021 (Segunda-Feira) - Horário: Primeira chamada: 19:00h / Segunda chamada: 19:30:00hEndereço eletrônico: meet.google.com/wmy-qdmd-sirPindamonhangaba, 8 de julho de 2021.

Thiago da Silva - Presidente

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE PINDAMONHANGABA- COMTUR

CONVOCAÇÃO PARA A 45ª REUNIÃO ORDINÁRIABIÊNIO 2020 – 2022

O Conselho Municipal de Turismo de Pindamonhangaba- COMTUR, através de sua Presidente,

CONVOCA:Os Conselheiros e Conselheiras do COMTUR e a população interessada, para a 45ª reunião ordinária, a saber:Data: 13/07/2021Horário: 17:30 h (duração máxima 1h 30 min horas).Local da Reunião: Auditório do Palacete 10 de Julho. Rua Dep. Claro César, 33 - Centro, Pindamonhangaba - SP, 12400-220Horário:17:30 h (duração máxima 1h 30 min horas).

Obs: Devido a Pandemia, os interessados a participar deverão fazer a confirmação de presença

antecipada através do e-mail: [email protected] para melhor organização do espaço e segurança de todos.

PAUTA DA REUNIÃO:1- APROVAÇÃO DA ATA DA 44º REUNIÃO ORDINÁRIA.2- NOMEAÇÃO DA CONSELHEIRA LUCIANA TANAKA COMO SECRETÁRIA ADJUNTA, NA AUSÊNCIA DO Sr. ADEMIR LOPES PEREIRA.3- REGINA MIDORI – ROMARIA LIGHT4- APRESENTAÇÃO DO DETUR SOBRE PROJETOS E AÇÕES EM ANDAMENTO.5- OFÍCIOS ENCAMINHADOS PELO COMTUR6 - INFORMES E OUTROS ASSUNTOS DE INTERESSE DO COMTUR.

Pindamonhangaba, 07 de julho de 2021.

Kelly Eugênio Mendonça FariaPresidente

PORTARIA INTERNA DA SECRETARIA MUNICIPAL DEADMINISTRAÇÃO Nº 356, DE 07 DE JULHO DE 2021.

Marcelo Ribeiro Martuscelli, Secretário Municipal de Administração, no uso da competência conferida pelo art. 5º do Decreto nº 5.828, 21 de julho de 2020, e considerando o parecer da Comissão Processante, Resolvedesignar os atuais membros da Comissão do Processo Administrativo Disciplinar nº 008/2019, para dar continuidade à apuração do processo, para que no prazo de 90 (noventa) dias, contados a partir de 12 de julho de 2021, sejam concluídos os trabalhos.

Esta portaria entra em vigor nesta data.

Pindamonhangaba, 07 de julho de 2021.

Marcelo Ribeiro MartuscelliSecretário Municipal de Administração

Registrada e publicada na Secretaria Municipal de Administração em 07 de julho de 2021.SMA/egga/memo 26.966/2021

MUNICÍPIO DE PINDAMONHANGABASECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

PORTARIA INTERNA DA SECRETARIA MUNICIPAL DEADMINISTRAÇÃO Nº 355, DE 07 DE JULHO DE 2021.

Marcelo Ribeiro Martuscelli, Secretário Municipal de Administração, no uso da competência conferida pelo art. 5º do Decreto nº 5.828, 21 de julho de 2020, e considerando o parecer da Comissão Processante, Resolvedesignar os atuais membros da Comissão do Processo Administrativo Disciplinar nº 003/2019, para dar continuidade à apuração do processo, para que no prazo de 90 (noventa) dias, contados a partir de 12 de julho de 2021, sejam concluídos os trabalhos.

Esta portaria entra em vigor nesta data.

Pindamonhangaba, 07 de julho de 2021.

Marcelo Ribeiro MartuscelliSecretário Municipal de Administração

Registrada e publicada na Secretaria Municipal de Administração em 07 de julho de 2021.SMA/egga/memo 26.962/2021

MUNICÍPIO DE PINDAMONHANGABASECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

PORTARIA INTERNA DA SECRETARIA MUNICIPAL DEADMINISTRAÇÃO Nº 354, DE 07 DE JULHO DE 2021.

Marcelo Ribeiro Martuscelli, Secretário Municipal de Administração, no uso da competência conferida pelo art. 5º do Decreto nº 5.828, 21 de julho de 2020, e considerando o parecer da Comissão Processante, Resolve designar os atuais membros da Comissão do Processo Administrativo Disciplinar nº 006/2020, para dar continuidade à apuração do processo, para que no prazo de 90 (noventa) dias, contados a partir de 24 de julho de 2021, sejam concluídos os trabalhos.

Esta portaria entra em vigor nesta data.

Pindamonhangaba, 07 de julho de 2021.

Marcelo Ribeiro MartuscelliSecretário Municipal de Administração

Registrada e publicada na Secretaria Municipal de Administração em 07 de julho de 2021.SMA/egga/memo 26.968/2021

MUNICÍPIO DE PINDAMONHANGABASECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURAPindamonhangaba, 12 de julho de 2021

CONVOCAÇÃOReunião Extraordinária do Conselho

Municipal de CulturaContamos com sua participação na próxima reunião deste CMC – Conselho Municipal de Cultura que, devido a pandemia, será de forma virtual.Data: 13 de julho – 3ª feira / Horário: 18h30Local: meet.google.com/gos-fjfq-rirPauta:- Aprovação de Ata. - Indicação de propostas de projeto de lei para o legislativo- Oficio conjunto para reativação do Conselho da Juventude- Supressão da Reunião Ordinária.- Informes.WAGNER EDUARDO CONCEIÇÃO SOUZA

Presidente do Conselho Municipal de Cultura

Parque da Juventude sediou etapa do Paulista OFF-RoadA terceira etapa do Campeona-

to Paulista Off-Road – rali de regu-laridade, foi realizada no último sábado (10 de julho), com concen-tração no Parque da Juventude, e fez parte dos eventos de comemo-ração do aniversário de 316 anos de Pindamonhangaba.

O evento, fechado ao público, contou com várias medidas para prevenção contra a Covid-19, como aferição de temperatura dos parti-cipantes, display com álcool 70º e o uso obrigatório de máscara.

O grid foi formado por 53 du-plas – divididas nas categorias Su-per Máster, Graduados, Turismo e Turismo Light. Além de repre-sentantes de São Paulo, também estiveram presentes off-roaders do Rio Grande do Sul, Santa Cata-rina, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O roteiro teve cerca de 120 quilômetros, com 96 quilôme-tros de navegação. Destes, 55 quilômetros foram dentro de uma área de reflorestamento de eucalipto, com subidas e desci-das passando por crinas de mor-ro com vista de boa parte do Vale do Paraíba.

A prova foi bastante técnica, com médias de velocidade bem apertadas para serem mantidas, principalmente nos trechos mais travados e nas pistas – que eram praticamente formadas por cur-vas. Manter a média diante de tantos desafios foi tarefa difícil, pedindo braço dos pilotos (preci-são na pilotagem). Compuseram o “coquetel” desta etapa os tradicio-nais laços e pegadinhas, referên-cias próximas e poeira pesada.

Devido à dificuldade técnica

da etapa de Pinda e tamanha a exaustão das duplas para man-ter a regularidade exigida desta modalidade, um pequeno erro era irreversível. A competivida-de foi acirrada e, ainda que todos os participantes tenham acumu-lado uma quantidade indesejada de pontos perdidos, todos manti-veram performances parecidas.

“Somos gratos pela confiança que o prefeito Isael Domingues, o vice-prefeito Ricardo Piorino, e o secretário de esportes Ever-ton Chinaqui depositaram em nós, e pela acolhida alegre e ca-rinhosa do pessoal do Aeroclube de Pinda. Por meio dessa união de esforços, tivemos condições de dar grandeza a essa etapa do Paulista e destacá-la em todo o universo fora-de-estrada”, disse o diretor geral do Paulista Of-f-Road, Clayton Prado reconhe-ceu Prado, que juntamente com o promotor de eventos da Núcleo Magnético, Mauro Garakis, cons-truiu uma pista de aproximada-mente 20 quilômetros exclusi-vamente para a disputa que, a partir de agora, ficará à disposi-ção de outros tipos de eventos e treinamentos.

A etapa também se destacou na questão solidaria, arrecadan-

Núcleo Magnético

do 60 cestas básicas entre os par-ticipantes. A cestas serão usadas pelo Fundo Social de Solidarie-

tos que se interessem por essa mídia.Materiais e equipamentos necessários (por parte do participante): Computador ou celular/tablet com acesso à internet. Durante o curso usaremos o software gratui-to Audacity 4 que precisará ser baixado antes ou durante o módulo Gravação. No caso do participante só ter celular, indicaremos antes do módulo Gravação apps compatíveis.Link do formulário: https://forms.gle/cfBCvUzb72JNzyEa8

PRÁTICAS ARTÍSTICAS NO ENFRENTAMENTO ÀS

OPRESSÕESCoordenação: Elidayana Ale-xandrinoDatas:turma A - 10, 12 e 17 de agosto - 18h às 20hturma B - 16, 18 e 23 de agosto - 14h às 16h50 vagas por turmaInscrições: 5 a 21 de julhoPlataforma: ZoomPúblico Alvo: A partir dos 16 anos, estudantes, professores, artistas e interessados em geral.Link do formulário: https://for-ms.gle/6wTUZjwu6sDP7cme8

dade para distribuir entre as fa-mílias cadastradas no CadÚnico da Assistência Social.

Confira o pódio:

Categoria Super Máster1º Marcos Bortoluz / Marcelo Bortoluz (Caxias do Sul, RS) – 49 pontos2º Renato Ferreira Martins / Jhonatan Ardigo (Belo Horizonte, MG / Apucarana, PR) – 46 pontos3º Deonilson Salla / Willian Rodrigues dos Santos (Curitiba, PR), 38 pontos4º Fábio Rafael Fiorini / Alexandre Martinez (São Paulo, SP), 37 pontos5º Daniel Krabbe / Mônica Krabbe (Jacareí, SP) – 35 pontos

Categoria Graduados1º Paulo Renato Carvalho Ribeiro / Lucca Carvalho Ribeiro (Juiz de Fora, MG) – 46 pontos2º Marcos Giannoni / Lourival Roldan (São Paulo / Embu das Artes, SP) – 41 pontos3º Alex Kolla e David Taufik Rahd (Tremembé, SP) – 38 pontos4º Daniel Manse e Mirella Kurata (São Paulo, SP) – 36 pontos5º Eduardo Pereira Silva / Maria Beatriz de Andrade Silva (Belo Ho-rizonte, MG) – 36 pontos

Categoria Turismo 1º Rodrigo Tolezano Daraio / Renan Toguchi Alvares (Ribeirão Pires, SP) – 48 pontos2º Bruno Giovano Foscarini / Natália de Oliveira Foscarini (Sapiran-ga, RS) – 45 pontos3º Maurício Mei / Frederico Bornholdt (São Paulo, SP) – 40 pontos4º Cristiano Palmeiras / Patrícia Palmeiras (Diadema, SP) – 40 pontos5º Renato Rocha / Rubens Vieira Pedro (Carapicuiba, SP) – 35 pontos

Categoria Turismo Light

1º José Francisco Del Bel Tunes / Carlos Bre-solin Júnior (Araras, SP) – 42 pontos2º Régis Beraldinelle Ren-zi / Evandro Guilherme Gonçalves (Mogi das Cru-zes, SP) – 42 pontos3º Bruno Izario e Náthia Marrafon (São Paulo, SP) – 41 pontos4º Rui Eduardo Moreira / Edson Uruguay de Al-meida (Santo André, SP) – 40 pontos5º Silvia Spisso / Douglas Spisso (São Paulo, SP) – 32 pontos

Page 5: Terça˜-feir˜ Tribun˜ d˚ Nort˛

saúde

Pindamonhangaba mantém na terça-feira (13) a vacinação para pessoas com 35 anos ou mais. A Secretaria de Saúde pede a compreensão das pes-soas sobre a vacinação contra Covid-19 e informa que a idade não pode ser reduzida porque depende do envio de mais do-ses por parte do Ministério da Saúde/Secretaria Estadual de Saúde.

Deste modo, a imunização com a primeira dose vai ocorrer na terça-feira (13) até o fi m do estoque.

Primeira dose: pessoas com 35 anos ou mais

Drive-truz no Parque da Cidade, das 9 às 15 horas. Im-portante: não haverá preenchi-mento do “termo de cadastro Vacinação Covid-19” no drive-trhu, por isso, é obrigatório le-var o termo preenchido corre-tamente. Baixe o arquivo pelo site www.pindamonhangaba.sp.gov.br/vacinacao-covid.

Além disso, todas as pesso-as devem preencher o termo

Covid-19: Pinda mantém vacinação para pessoas com 35 anos ou mais na terça-feira

de vacinação Estadual pelo site www.vacinaja.sp.gov.br.

Primeira dose para gestan-tes, puérperas somente na sala de vacinas do Ciaf/Saúde da Mulher, das 8 às 11 horas e das 13 às 15 horas.

Segunda doseAstraZeneca, 66 anos ou mais

(conforme data da carteirinha)Das 13 às 16 horas: PSF Nova

Esperança, Cisas Moreira César, Centro Dia do Idoso (Vila Rica), PSF Cidade Nova, UBS Ipê 2 e Ciaf/Saúde da Mulher

Coronavac/Butantan - ges-tante e puérperas (conforme data da carteirinha), sala de va-cinas do Ciaf/Saúde da Mulher: das 8 às 11 e das 13 às 15 horas.

Regras gerais e específi cas- Todos precisam levar um do-

cumento de identifi cação (RG ou CPF), comprovante de endereço e o termo de vacinação preen-chido (disponibilizado no site da Prefeitura). Originais e cópias.

- As grávidas e as puérperas precisam levar a carteira de

acompanhamento de pré-natal. As puérperas também precisam de cópia da certidão de nasci-mento do bebê.

Todas as pessoas que estão recebendo a vacina podem co-laborar com a campanha Ali-mento Solidário, levando 1 kg

de alimento não-perecível para o Fundo Social de Solidariedade ajudar as famílias que mais pre-cisam.

Câmeras do CSI fl agram homem armado na Praça da Bíblia

Por meio da câmera de monito-ramento do CSI (Centro de Segu-rança Integrada), o cabo PM Quei-roz registrou no fi nal de semana um indivíduo com porte ilegal de arma - um revólver calibre 38, com 04 munições. O cabo acionou os policiais que estavam de plantão. De acordo com a PM o homem, que estava na Praça da Bíblia no mo-mento em que foi detido, já é co-nhecido dos policiais.

Com as imagens passadas pelo CSI, os policias se deslocaram ra-pidamente ao local, efetuando a abordagem. Durante o procedi-mento vários indivíduos que se en-contravam no local hostilizaram e jogaram pedras em direção aos po-liciais. Por esse motivo, de acordo com o os procedimentos de contro-le de distúrbios civis, foram utili-zadas pelos policiais 5 granadas de efeito moral e duas granadas de luz e som.

Vale ressaltar o apoio de suma importância das câmeras do CSI, que fl agraram a ação, do CGP2 3-456 e as viaturas do status 01 (279, 179), dados encaminhados para a delegacia, onde o delegado registrou o boletim de ocorrência por porte ilegal de arma de fogo, efetuando a prisão do homem, dei-xando-o à disposição da justiça.

“Em questão de minutos o rapaz foi observado através da câmera do CSI com uma arma. Na sequên-cia, os policiais de plantão foram acionados, realizaram o serviço de abordagem e encaminharam o indivíduo para delegacia, onde foram feitos os procedimentos le-gais”, disse o secretário Adjunto de Administração – e responsável por TI da Prefeitura, Danilo Velloso.

Confi ra alterações de locais e público

na vacinação contra H1N1

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba

mantém a vacinação contra o vírus da gripe (infl uenza H1N1)

esta semana. O novo público será para todas as pessoas com idade

entre 6 meses e menores de 18 anos (17 anos, 11 meses e 29

dias) e para quem tem 40 anos ou mais. Em Pindamonhangaba,

a aplicação acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 16, em vários locais:

UBS Bem Viver, UBS Vila São Benedito, ESF Feital, ESF Santa Cecília, ESF Cidade Jardim, ESF

Castolira, ESF Azeredo, ESF Vale das Acácias, ESF Campinas, ESF

Cruz Grande, ESF Bonsucesso, ESF Eloyna, PSF Imperial, PSF

Jardim Regina, além do Bosque da Princesa.

ATENÇÃO moradores da área centralPara moradores da região central, as

crianças de 6 meses até menores de 10 anos (9 anos, 11 meses e

29 dias) devem ser vacinadas no Ciaf/Saúde da Mulher. Os que

possuem idade entre 10 anos e menores de 18 anos (17 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser

vacinados no Bosque da Princesa.Todas as unidades (exceto o Ciaf) vacinam pessoas com

idade acima dos 40 anos. Para moradores dos bairros, favor

levar as crianças e adolescentes para se vacinar na unidade de

saúde mais próxima do seu bairroPara se vacinar é preciso levar

documento de identi dade, carteira de vacinação e

comprovante de endereço.

Confi ra alterações de locais e público na vacinação contra H1N1

Tribuna do Norte Pindamonhangaba, 13 de julho de 2021 5

Arquivo TNArquivo TN

Divulgação

Page 6: Terça˜-feir˜ Tribun˜ d˚ Nort˛

Era o ano de 1922. O muni-cípio se preparava para

comemorar o primeiro centená-rio da proclamação da Indepen-dência do Brasil, com uma justa homenagem. Um monumento aos ilustres pindamonhangaben-ses participantes daquele grito de liberdade. Athayde Marcondes participaria das homenagens com a segunda edição de seu livro.

O autor e jornalista Athayde havia deixado fazia três anos, a direção da Tribuna em sua se-gunda gestão. O jornal então sob o comando Plínio Marcondes Cabral, dava lhe todo o apoio na-quele histórico lançamento.

Prova disso foi a nota na Tri-buna (edição 23/4/1922):

“O livro do nosso amigo Athay-de Marcondes, ansiosamente es-perado, deverá ser posto à venda dentro de poucos dias.

Não é sem grande sacrifício que o autor dessa obra, que con-ta mais de 600 páginas conse-gue levar avante a publicação; custou-lhe inúmeros dissabores e contrariedades, tal as difi cul-dades com que lutou por falta de numerário, apesar de ter sido auxiliado pela Câmara e pela Es-cola, porque a impressão inclu-sive os 263 clichês que a ornam, fi cou-lhe em 9.984$000”. A “Es-cola” aqui mencionada, acre-ditamos fosse a de Farmácia e Odontologia.

O jornal sugeria aos leitores que pudessem a aquisição de um exemplar para ajudar o au-tor “pagar ainda cerca de cinco contos aos editores...”

A nota na edição de 21 maio daquele ano informa aos leito-res que já se encontrava à ven-da o esperado livro, “...a segun-da edição bastante aumentada dessa importante obra biográfi -ca, genealógica do nosso ilustre confrade, companheiro de traba-lhos, Athayde Marcondes”.

Seus colegas de Tribuna do Nor-te cumprimentavam Athayde pela vitória que fora o lançamento do livro, uma vitória de seu esforço. Revelavam as inúmeras difi culda-des. Eram testemunhas da cares-tia dos materiais tipográfi cos com que Athayde Marcondes reeditara seu livro sobre a história de nossa terra. A esperança era que aquela obra, digna de louvor, encontrasse idêntica aceitação conforme fora sua primeira edição.

Na edição seguinte, em artigo de primeira página, um cronis-ta da Tribuna (não assina) con-ta do motivo de sua preferência em falar do livro de Athayde, adiando as suas considerações referentes à nova e acreditada empresa editora “Monteiro Lo-bato e Companhia”, que tantas e tão úteis quão boas obras esta-va produzindo na época.

E explicava: “Como não ser as-sim, se essa obra é toda ela referen-te aos homens e tradições brilhan-tes de nossa terra natal? Estamos, por isso, plenamente convictos de que os ilustres e amáveis dirigen-tes da aludida empresa Editora Monteiro Lobato e Companhia sa-berão perdoar este gesto de tolerá-vel bairrismo. O caso vertente não implica apenas interesse regiona-lista, mas mais que isso, permissí-vel sentimento afetivo”

“Pindamonhangaba através de dois e meio séculos”

O cronista segue comentando a boa obra, lembrando que “Pin-damonhangaba que teve a par-ticularidade de possuir em seu seio, gerações que se notabiliza-ram pelo cumprimento do dever em todos os seus pontos princi-pais, mereceu o monumento que é esse outro ‘Pindamonhangaba”, referindo-se ao livro.

Encerrando com cumpri-mentos: “Ao seu distinto autor endereçamos os nossos sinceros votos não só pela feliz colocação de seus livros sobre a nossa his-tória, como também para que os mesmos encontrem por parte da imprensa estadual o acolhimen-to merecedor”.

Publicação divulgada Como desejava o cronista da

Tribuna, a divulgação ocorreu também na capital. O jornal “O Estado de São Paulo”, em sua edição de 24 de maio de 1922, assim registrou em nota intitu-lada “Livros Novos”: “Pelo se-nhor Athayde Marcondes foi nos enviado um exemplar do volume “Pindamonhangaba Através de Dois Séculos e Meio, de sua au-toria, em 2ª edição, da Tipogra-fi a Paulista desta capital. É uma compilação de apontamento históricos, geográfi cos, genealó-gicos, biográfi cos, cronológicos, bibliográfi cos, estatísticos e no-ticiosos referentes ao município que lhe dá o título, e que vem dis-posto em ordem alfabética, far-tamente ilustrados e oferecendo pronta e proveitosa consulta a quem o manuseie o volume. Este está excelentemente impresso, em bom papel, contendo cerca de 600 páginas de grande for-mato, constituindo pela matéria, uma valiosa contribuição para a história do nosso Estado.”

Em seguida foi a vez do “Cor-reio Paulistano” publicar exten-sa e elogiosa crônica sobre o as-sunto, da qual republicamos os parágrafos seguintes:

“O livro do senhor Athayde Marcondes é digno de todos os elogios e os encômios que mere-ceu quando a primeira edição veio a público devem ser agora muito maiores ao infatigável estudiosos cuja obra aparece consideravel-mente melhorada e aumentada. Inúmeros vultos de pindamonhan-gabenses ilustres são também de paulistas e de brasileiros ilustres. Inúmeros fatos da história de Pin-damonhangaba são fatos da histó-ria do Brasil. O valor do trabalho do senhor Athayde tem, portanto, uma amplitude bem maior do que a princípio lhe dará o leitor mal avisado.

Iniciativas como estas mere-cem ser seguidas por todos os nossos municípios.quando estiver escrita a narrativa de todos os acontecimentos, que se prendem à vida de todas essas células do Es-tado ser completíssima, minucio-síssima a história do todo em que todas se integram constituindo a grande unidade da federação que é São Paulo.

Obra de consulta, imprescin-dível a todo bom pindamonhan-gabense, ‘Pindamonhangaba’ do Sr. Athayde Marcondes é tam-bém indispensável à estante de todo bom paulista”.

Entre os inúmeros cantos de Athayde Marcondes à “Princesa do Norte”, publicamos a seguir, para apreciação do leitor, o soneto no qual ele revela e

expressa o desejo de aqui deixar como lembrança também os seus restos carnais:

Quinze anos depois de haver publicado a primeira edição de sua obra, originalmente lançada com a denominação “Pindamonhangaba”, Athayde Marcondes fez o relançamento deste que hoje se tornou um livro procurado por pesquisadores e curiosos dos fatos e feitos da “Princesa do Norte”.

Obra é leitura imprescindível para

pesquisadores, professores, alunos e demais interessados em fatos e feitos de Pindamonhangaba

Lançamento

da segunda edição

integrou as

homenagens do

município em

comemoração ao

1º centenário da

Proclamação da

Independência

Homenagem de Athayde

José Athayde Marcondes, historiador, escritor, poeta, professor, músico, compositor, farmacêuti co, políti co, jornalista e que foi um dos diretores e também ‘proprietário’ do jornal Tribuna do Norte, nasceu a 11 de outubro de 1863. Este incomparável pindamonhangabense, fi lho de Taubaté, encerrou sua missão neste plano no dia 13 de setembro de 1924 e, conforme sua vontade, aqui se encontra sepultado.Entre as diversas homenagens recebidas nesta terra que considerava fi lho, e era fi lho devotado e atuante, sua memória é também cultuada pela APL-Academia Pindamonhangabense de Letras, na qual é patrono da cadeira nº 13.

Pindamonhangaba

Vejo-te sempre encantadora e alti vaalti va, encantadora e prazenteira.Cerca-te além cerúlea Manti queiracomo se fosse dela uma cati va!

Ó Princesa genti l, ó hospitaleira terra querida, esplêndida e atrati va. – Mimo do norte, cidade feiti ceira, vejo-te sempre encantadora e alti va.

Foi aqui que eu, em toda plenitude, passei cantando a minha juventude, gozando dos amores e conforto…

Dá-me por isso em teu regaço amigo o meu últi mo leito – o meu jazigo recebe-me também depois de morto!

Divulgação

Divulgação

Ó Princesa genti l, ó hospitaleira

Arquivo TN

Arquivo TN)

Tribuna do Norte Pindamonhangaba, 13 de julho de 20216

históriaAltair Fernandes Carvalho([email protected])