Terça - 24/01/2012

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES TERÇA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2012 Nº41205 WWW.FOLHADOES.COM SÓ JESUS CRISTO SALVA ! As doutrinas estranhas ignoram o fim do mundo com a mesma Bíblia que se prega a Palavra de Deus. Anunciam tempos de prosperidade...P ag. 03 Trocar os óculos pelas lentes de contato deixa o rosto mais discreto e deixa mais prática a vida de quem tem problemas de visão...P ag. 07 No futuro, as impressoras 3D serão capazes de sintetizar órgãos humanos, imprimir suas refeições e até transformar a imaginação...P ag. 13 O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim- ES realiza hoje, às 10h, solenidade de formatura da terceira turma do programa...P ag. 14 A Associação de Moradores do distrito realiza um seminário para discutir o assunto O pré-candidato a prefeito de Itapemirim-ES, Carlos Magno Caprini, fala sobre as eleições 2012 SÃO VICENTE: A LUTA PELA SUA RECONSTRUÇÃO pág. 05 EVANGELHO Saúde LENTES Tecnologia IMPRESSORA Regional EVANGÉLICO Palanque Itapemirim: "conto com apoio de Magno" Casagrande quer conter gastos O projeto de lei prevê transparência, combate à corrupção e prestação de contas entre outras ações

description

Edição N°41205

Transcript of Terça - 24/01/2012

Page 1: Terça - 24/01/2012

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES TERçA-FEIRA, 24 DE JAnEIRO DE 2012 nº41205 WWW.FOLHADOES.COMSÓ JESUS CRISTO SALVA !

As doutrinas estranhas ignoram o fim do mundo com a mesma Bíblia que se prega a Palavra de Deus. Anunciam tempos de prosperidade...Pag. 03

Trocar os óculos pelas lentes de contato deixa o rosto mais discreto e deixa mais prática a vida de quem tem problemas de visão...Pag. 07

no futuro, as impressoras 3D serão capazes de sintetizar órgãos humanos, imprimir suas refeições e até transformar a imaginação...Pag. 13

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim-ES realiza hoje, às 10h, solenidade de formatura da terceira turma do programa...Pag. 14

A Associação de Moradores do distrito realiza um seminário para discutir o assunto

O pré-candidato a prefeito de Itapemirim-ES, Carlos Magno Caprini, fala sobre as eleições 2012

SÃO VICENTE: A LUTA PELA SUARECONSTRUÇÃO

pág. 05

EVANGELHOSaúdeLENTES

TecnologiaIMPRESSORA

RegionalEVANGÉLICO

Palanque

Itapemirim: "conto com apoio de Magno"

Casagrande quer conter gastosO projeto de lei prevê transparência, combate à corrupção e prestação de contas entre outras ações

Page 2: Terça - 24/01/2012

02 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Janeiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Salmos 8:22b A boa mão do nos-so Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abando-nam // Mourad’s lotado na ma-nhã calorenta de ontem // Po-lítica no cardápio das conversas // Odepu-tado Hércules Silveira, cachoeirense radica-doem Vila Velha,no pá-reo novamente para a Prefeitura // Médico Vi-cente de Paulo Miran-da sumido da redação // Precisa aparecer // Mo-radores do Bairro Parai-so em polvorosa e revol-tacom possível demissão de médico// Quantidade de lixoem ruas de Ma-rataizes-ES produz um inferno de mosquitos//Prefeitonão toma conhe-cimento//Advogado Lui-zCarvalho sempre aten-dendo os clientes com competênciae educa-ção //Fuga de presos em Monte Líbano causa per-plexidade na população//Insegura?//Luta de “vale tudo” sábadona praia de Marataizes atraiu gran-de público//Santa Casa de Cachoeiro colabo-rando com a imprensa // Fornecendo informa-ções sempre que pedi-das // Acidentes matan-do na BR 101 sul // Iases sul, em Cachoeiro-ES, se destacando na ressociali-zação dos internos // Chi-co Borges tentando em-placar sua candidatura a Prefeito de Jerônimo Monteiro// Proliferando a abertura de farmácias em Cachoeiro // Juninho, da banca Cultura, interna-do por ter comido mui-ta sopa de pé de galinha // Nem foi trabalhar ontem // Deu indigestão //Sal-mos, 116:6 - O Senhor vela pelos simples; acha-va - me prostrado, e ele me salvou // A.W.

[email protected]

Desfolhando

opiniãoCharge

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

ACONTECEU ONTEM...

Homem comete suicídio em Cachoeiro

Moradores de São Vicente querem reconstruir o distrito

Estamos chegando ao final de mais um ano. Por que não le-vantarmos os nossos olhos, con-templarmos em espírito o Senhor Deus, e, pronunciarmos a nossa declaração de fé?

Você poderia localizar - “Sa-bei que o Senhor é Deus: foi Ele quem nos fez e dele somos; so-mos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” - “Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver” - “já não sou em quem vive, mas Cristo vive em mim”. O salmista Davi deixou sua pro-clamação de fé que é muito lida e querida e tem servido de consolo, conforto e inspiração para muita gente.

“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.

Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;

refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás co-migo: a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

Bondade e misericórdia certa-mente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre”.

Que o Senhor Deus nos ajude a imitarmos Davi em todas as coi-sas boas que ele fez.

“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará” Salmo 23:1PROCLAMAÇÃO DE FÉ

[email protected]ço Bíblico

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - BaiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: Ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável pela impressão:Representante responsávelGráfica & Editora GracalAv. Aristides Campos, 191

Gilberto MachadoCachoeiro de Itapemirim-ES

Sites da Editora LeiaJornalista responsável: Jackson Rangel

www.folhaes.com.brwww.leiapesquisa.com.brwww.olharfashion.com.br

www.leiatudo.com

www.folhaes.com.br - [email protected]

www.folhadoes.com

Mais um final de semana e a mesma re-petição de acidentes em série nesta épo-ca do ano, em todo o território brasileiro, já se tornou comum e mesmo com as cam-panhas de conscien-tização, muitos mo-toristas preferem a “curtição” de mo-mento com a inges-tão de bebidas alco-ólicas e acabam se matando nas estra-das.

Como nem todos seguem esse ritual imbecil, os inocentes acabam pagando pela ação de quem nunca deveria estar por de-trás de um volante de carro ou dos guidões de motocicleta.

Falando em motos, apenas no último fi-nal de semana acon-teceram 20 acidentes

que, se não deixaram mortos, mutilaram e ficaram as sequelas.

Veículos em alta velocidade, fazendo ultrapassagens inde-vidas, entre outras ir-regularidades, além da chuva, contribuí-ram para que a mar-ca de vítimas fatais se mantivesse inalte-rada com relação ao ano anterior.

Marca, com certe-za, indesejada pelas autoridades de segu-rança das rodovias e das famílias que fo-ram despedaçadas pelas perdas de seus entes queridos e que agora só possuem o consolo da oração.

A estimativa é anti-ga e teima em perma-necer nas estatísticas: o trânsito brasilei-ro mata mais do que muitas guerras.

Rodovias perigosas nas férias

Page 3: Terça - 24/01/2012

03Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Janeiro de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

CAULES

TWITTADAS

Jornalista é um profissional

de coragem para denunciar e provar, se processado, aqui, lá e acolá.

#JRV

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

Muitas pessoas perdem as

pequenas alegrias enquanto aguardam

a grande felicidade #JRV

@jacksonrangel11

Qualquer coisa motiva separações.

Redes de relacionamentos

têm promovido mais. #JRV

@jacksonrangel11

Trace uma meta e nào olhe nem para trás, muito menos

para os lados, seguindo direto parqa o

alvo #JRV

@jacksonrangel11

Estamos todos aqui porque é

impossível estar em dois lugar ao

mesmo tempo #JRV

@jacksonrangel11

Evangelho apressa o fim do Mundo

As doutrinas estranhas ignoram o fim do mundo com a mesma Bíblia que se prega a Palavra de Deus. Anunciam tem-pos de prosperidadena terra, enquanto o autor da fé, Jesus Cristo, profetizou que a mensagem da cruz a todas as gentes é o sinal de sua volta, o fim do mundo para os desavisados e negligentes no crer.

Mateus 24 e 25 traduzem elementos incontestáveis dos sinais dos tempos, e que muitos ajuntariam mestres para sua própria perdição, distorcendo a essência dos ensinamentos absolutos do Mestre.

Ele não minimizou, para agradar, os ad-ventos dos princípios das dores. Anun-ciou o Reino de Deus como único cami-nho para o resgate da alma do homem.

A mensagem pode ser negativista, so-mente para os dissociados do conheci-mento das Santas Escrituras. Em momen-to algum, Jesus prometeu a unificação da sociedade em torno da paz, antes sur-preendeu seus discípulos. Veio para tra-zer a espada, porque no mesmo lar, os inimigos seriam os próprios familiares.

Todo esforço para melhorar o mun-do é uma obrigação coletiva, mas so-bre o Reino dos Céus, importa a indi-vidualidade perante Deus na prestação de contas no dia derradeiro, pelo qual cada um fez por bem e mal, com joe-lhos dobrados, grandes e pequenos.

A anunciação do Evangelho é para perdição dos que rejeitam sua Salva-ção e a Salvação dos que crêem. Não ignoreis os fins dos tempos, com os céus e do inferno abertos para recebe-rem os seus moradores. Quem sabe ler, entenda!

REVISÃO Depois da Câmara de Vereadores deCachoeiro de Itapemirim-ES recuar da decisão em aumentar sa-lários, agora é a vez de Guarapari seguir pelo mes-mo caminho. O presidente da Câmara, José Rai-mundo Dantas (PRP), começou a articular com osvereadores da cidade para discutir a possibilida-de de reduzir o reajuste salarial de 148% aprovado no final do ano passado. Com esse percentual, os parlamentares passam a receber, a partir de 2013, R$ 8,9 mil..O contribuinte protestou

palanque

A região do Caparaó ganhou investimentos do Governo do Estado / Foi o município de Divino de São Lourenço / Deputado Foleto (PSB) detonando o PT de Coser / Chamou a gestão em Vitória-ES de “coisa ruim” / Até o senador Ricardo Ferraço aderiu ao bor-dão “Luíza chegou do Canadá, mas não veio” disse no seu tuiterao convidar seus seguido-res para uma inauguração / Em Cachoei-ro contatos políticos na chamada “meia boca” / Vai esquentar depois do Carnaval

IMAGEMO prefeito de Jerônimo Monteiro, Francisco Rosseto (foto), candidato à reeleição, aproveitou sua viagem ao Distrito Federal para participar de uma reunião com a Presidente da República Dil-ma Rousseff, no Palácio do Planalto. Aprovei-tando a carona da popularidade de Dilma, Ros-seto fez questão de postar sua foto no site oficial da prefeitura e há mais de um mês é o destaque principal da página da administração.

EXCLUÍDOSMuitos municípios capixabas vão ficar de fora do horário eleitoral gratuito na televisão. Mes-mo previsto em lei, as inserções só são feitas nos municípios que possuem sede de emissora de televisão e o sinal nos demais fica com conta da tela com a mensagem “Horário reservado à pro-paganda eleitoral gratuita”. No sul o estado ape-nas Cachoeiro de Itapemirim-ES poderá acom-panhar o desempenho dos candidatos através de seus discursos e apresentação de projetos.

Jackson Rangel - Jornalistawww.jacksonrangelvieira.com

Page 4: Terça - 24/01/2012

04 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Janeiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Simples nacionalAçougues LivrosOs empresários de Cachoeiro de Itapemi-rim devem ficar aten-tos. Termina na próxi-ma quarta (25) o prazo para resolverem even-tuais pendências junto ao município e garan-tirem a permanência no Simples Nacional--que beneficia micro e pequenas empresas

A Vigilância Sanitária de Cachoeiro de Itape-mirim divulgou a lista com a classificação dos açougues do município. Noventa e dois estabe-lecimentos foram inspe-cionados pelos ficais do órgão. A maioria rece-beu quatro e cinco estre-las, por atender acima de 90% das exigências

O acervo da Biblio-teca Municipal “Ma-jor Walter dos Santos Paiva”, de Cachoeiro de Itapemirim, vai re-ceber 3.440 livros no-vos nos próximos me-ses. A biblioteca foi contemplada pelo edi-tal de aquisição de li-vros da Fundação Bi-blioteca Nacional

opiniãowww.folhadoes.com

ProconO período de férias es-colares está chegando ao fim, e os pais já se mobi-lizam para a compra dos materiais escolares. Para ajudar o consumidor, o Procon Municipal rea-lizou uma pesquisa de preços com os valores máximos e mínimos en-contrados nas papelarias da cidade

e-mailTom

eNewton BragaPor Maicon Gaburo [email protected] / @gaburo123

Há alguns anos, a edu-cação escolar justificava--se pela conquista de uma vaga no mercado de tra-balho. na atualidade, essa ideia vem sendo questio-nada. A escola tem busca-do preparar o jovem para além do mercado de tra-balho. Assim, estudar con-tinua sendo essencial para a qualificação da vida coti-diana de todas as pessoas. Estudar é lidar, fundamen-talmente, com a abstração e com a palavra escrita. In-gressar na escola é apren-der que as letras, numa dança peculiar, constroem palavras.

Todo cidadão tem como arma de defesa e de di-reito o voto, um mecanismo que lhe garante o exercício pleno da cidadania. Encon-tramos nessa arena de con-flitos, de um lado, o Estado com todo poder e, do outro lado, a sociedade que, mes-mo com o direito de mani-festar seu voto, se encontra num estado de subordina-ção imposto pela máquina governativa e seus apara-tos. nesse sentido, o Estado surge como instituição de providência, cuja função é resolver os problemas ge-rados na sociedade, unifor-mizar os padrões de com-portamento.

Aguarda-se uma reação por parte da população que vive uma situação de in-justiça ao constatar que não dispõe de uma moradia de-cente, emprego, atendimen-to à saúde, escola de boa qualidade para todos. A violência física campeia sol-ta. As camadas mais ricas se protegem com cercas elétri-cas, alarmes, muitas grades, planos de saúde... Entretan-to, como afirma Hélcion Ri-beiro em seu livro A identi-dade do brasileiro (Vozes, 1994), a violência inclui ou-tros nomes concretos: de-semprego, má distribuição de renda, proliferação dos grandes latifúndios, expul-são do homem do campo, destruição do meio ambien-te, falta de saúde do povo

[email protected]

[email protected]

[email protected]

O Grupo Revelação vai mudar totalmente a cara de Marataizes

A praia Central de Marataízes vai ficar muito mais ani-mada com o show espetacular do Grupo Revelação. Irá ser no dia 27, no palco montado na praia central agitan-do o público que irá prestigiar o belo espetáculo. Com suas músicas que encantam e marcaram gerações, o gru-po que ja tem um bom tempo de estrada, por onde passa é sucesso e quem ja foi em um show deles quer repetir a dose. Você não pode perder esse show!!!

REVELAÇÃO

JACKSON RANGEL entre o Jornalista Tiago Turini e o Secretário de Turismo de Vargem Alta, Maninho

Page 5: Terça - 24/01/2012

05Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Janeiro de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

geralE S C O L A S O Programa visa a expansão da permanência do aluno na unidade, criando novas oportunidades

Economia cresce

Pesquisa capixaba

Analistas do mercado fi-nanceiro consultados pelo Banco Central (BC) manti-veram a projeção de cres-cimento da economia (Pro-duto Interno Bruto - PIB) este ano em 3,27% e ele-varam a estimativa para 2013, de 4,2% para 4,25%. A previsão para o crescimento da produ-ção industrial, em 2012, caiu pela segunda sema-na seguida, ao passar de 3,31% para 2,94%. no próximo ano, a expecta-tiva é de 4%. A projeção para a relação entre a dí-vida líquida do setor públi-co e o PIB segue em 37%, em 2012, e para o próxi-mo ano passou de 35,9% para 35,8%.

O edital de cooperação entre a Fundação de Am-paro à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) com os mais conceituados institutos cien-tíficos franceses, o Instituto nacional de Pesquisa em Informática e Automática (InRIA) e o Centro nacio-nal de Pesquisa Científica (CnRS) receberá propos-tas até o dia 1º de março. O documento visa apoiar o desenvolvimento conjun-to de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áre-as de Ciências e Tecnologia da Informação e Comuni-cação (CITC), e em áreas conexas.O programa estadual “Mais

Tempo na Escola” tem no-vidades para este ano letivo com a inclusão de mais 60 escolas da rede estadual com

jornada ampliada para 35 horas. O Pro-grama visa a expansão da permanência do aluno na unidade, criando novas opor-tunidades de aprendizagem e contribuin-do para a melhoria do desempenho edu-cacional.

Atualmente, há 140 escolas com grupos de alunos com jornada na modalidade de

35 horas, sendo 25 horas no turno regu-lar e mais 10 horas semanais no outro tur-no. As 200 escolas estaduais, de 41 mu-nicípios, ainda contarão com o apoio do programa federal Mais Educação. A esti-mativa total de atendimento em 2012 é de 500 turmas, com cerca de 12.500 alunos beneficiados nesta modalidade.

O programa envolve os alunos em ati-vidades diversas, tais como experiências socioculturais, artísticas, esportivas e de iniciação científica conjugada às ativida-des de leitura, escrita e raciocínio lógico.

MAIS TEMPONA ESCOLAESTADUAL

MAIS de 200 estabelecimentos irão fazer par te do programa Mais Tempo na Escolas

www.folhadoes.com

Concurso no BanestesO Banco de Desenvolvi-mento do Espírito Santo (Bandes) lançouno Diário Oficial do Estado, o resu-mo do edital do concurso para Engenheiros. O edi-tal completo pode ser con-ferido no site do Bandes (www.bandes.com.br) e na página da organizadora, que será a Cetro Concur-sos Públicos, Consultoria e Administração (www.cetro-concursos.org.br).

O programa envolve os alunos em atividades

diversas

Da Redação

Page 6: Terça - 24/01/2012

06 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Janeiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

geralP R O J E T O O trabalho realizado tomou por referencia o texto do capítulo dedicado ao Controle Interno

Investimento no Caparaó

Matrículano ProUni

Os moradores do distrito de Patrimônio da Penha, em Di-vino de São Lourenço, Região do Caparaó, receberam in-vestimentos do Governo do Espírito Santo. O governa-dor em exercício, Givaldo Vieiraassinou ordem de ser-viço para a construção de uma quadra poliesportiva no distrito. O espaço conta-rá com banheiros, alambra-do, traves, iluminação, tabe-las de basquetebol e postes de sustentação para redes de voleibol.

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) está disponível na página do programa na Internet. Os candida-tos pré-selecionados têm prazo até o dia1º de fe-vereiro para comparecer às instituições de ensino na qual foram aprova-dos para confirmar as in-formações declaradas na inscrição e fazer a matrí-cula. Depois desse pra-zo, caso ainda haja bol-sas disponíveis, será feita a segunda chamada de candidatos, prevista para 7 de fevereiro, com pra-zo para comprovação da documentação até 15 de fevereiro.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresen-tou para avaliação dos chefes dos Poderes Legislativos e Ju-diciários, Ministério Público

e Defensoria Pública, a proposta de Proje-to de Lei que institui o Sistema de Contro-le Interno do Estado, em encaminhamento conjunto com o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Ranna

O trabalho realizado tomou por referen-cia o texto do capítulo dedicado ao Controle Interno presente no Projeto de Lei de Quali-

dade Fiscal e o texto da Proposta da Emen-da Constitucional – PEC 45/2009, ambos em tramitação no Congresso Nacional

A lei visa dotar a administração públi-ca de padrões e procedimentos que asse-gurem boas práticas na aplicação dos re-cursos públicos, garantindo melhores resultados para a sociedade, além de, pro-porcionar ao Sistema de Controle Inter-no, uma atuação sistêmica, eficiente, com transparência, participação social, pre-venção, combate à corrupção e prestação de contas.

A SECRETÁRIA de Estado de Controle e Transparência (Secont), Angela Silvares, vai coordenar os trabalhos

www.folhadoes.com

Projeto de educaçãoA Secretaria de Estado da Educação, por meio da Ge-rência de Formação de Ma-gistério (Gefor) está desen-volvendo uma nova fase do Projeto Multicurso Matemá-tica para o ano de 2012. Serão mil vagas nessa nova fase, destinadas aos profes-sores de Matemática, que lecionam nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Eles terão a oportunidade de realizar um curso de 240 horas di-vididas em três módulos de 80 horas, compostos de ati-vidades presenciais e online.

Da Redação

GOVERNOCONTROLAOS GASTOS

O governador apresentou a proposta aos chefes do Legislativo e Judiciário

Page 7: Terça - 24/01/2012

07Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Janeiro de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

saúdeC U I D A D O S As lentes de contato, porém, requerem cuidados específicos de higiene para evitar problemas

Consumo de tarja preta

Gostoso, mas calórico

Apesar de serem de uso controlado, os ansiolíticos, ou antidepressivos, estão entre os medicamentos mais consumidos no país nos últi-mos anos. Segundo a Agên-cia nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esses ini-bidores do sistema nervoso central têm sido mais utili-zados no Brasil do que mui-tos medicamentos que não exigem receitas médicas. Responsável por fiscalizar a produção e a comerciali-zação de produtos e servi-ços submetidos à vigilância sanitária, a Anvisa divulgou boletim técnico contendo uma série de informações a respeito do consumo de medicamentos controlados.

Já faz algum tempo que o açaí virou mania no Espíri-to Santo. É fácil encontrar uma lanchonete que venda o alimento em qualquer lu-gar. O fruto de sabor for-te, cheio de calorias e mui-tos nutrientes benéficos à saúde, conquistou o pala-dar do capixaba. Ele puro: 247 calorias. Já os mesmos 100 gramas somados à ba-nana + extrato de guaraná + granola com açúcar totali-zam em média 550 calorias.

Trocar os óculos pelas lentes de contato deixa o rosto mais discreto e deixa mais prática a vida de quem tem proble-mas de visão. As lentes de

contato, porém, requerem cuidados es-pecíficos de higiene para evitar proble-mas graves de saúde.

O primeiro passo é seguir a recomen-dação dos médicos e lavar diariamente as lentes de contato e guardá-las em um estojo próprio.

Essas medidas simples são capazes de prevenir lesões nos olhos como úl-cera e infecção de córnea, cujos prin-cipais sintomas são vermelhidão nos olhos, dores, incômodo com a incidên-cia de luz e a falta de nitidez na visão.

Em entrevista ao site do Ministério da Saúde, o médico oftalmologista Jona-than Lake explica que as lentes evoluí-ram, mas o paciente precisa tomar cui-dados peculiares, como evitar dormir com o acessório, por exemplo.

A HIGIENE DAS LENTESDE CONTATO

O USO de lentes de contato requer uma perfeita higiene para evitar infecções nos olhos

www.folhadoes.com

AVC e problemas mentaisUm estudo publicado na re-vista neurology, da Ameri-can Academyofneurology, mostrou que quanto maior for o risco de uma pessoa sofrer de um acidente vas-cular cerebral (AVC), mais chances ela tem de sofrer de declínio mental. A análi-se foi liderada por pesqui-sadores da Indiana Univer-sitySchoolof Medicine, nos Estados Unidos. Mais de 23 mil pessoas de, no míni-mo, 45 anos foram acom-panhadas durante quatro anos. neste período, 1.907 delas apresentaram com-prometimento cognitivo ao longo do estudo.

Lavar as lentes de contato diariamente pode previnir lesões

Da Redação

Page 8: Terça - 24/01/2012

08 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Janeiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

ESPECIAL Carlos Magno Caprini (PR), teve seu início na vida pública em 2008 quando disputou a prefeitura de Itapemirim-ESEntrevista

“Conto com o senador Magno Malta para vencer as eleições”

Desde 2006 eu era filiado ao PSB, a convite de Zildo Benevi-des, figura de destaque no partido, e logo assumi a secretaria geral do diretório municipal. Passei a viver mais perto da vida partidária, do contato com os filiados e fui in-centivado por amigos – apesar da resistência inicial da minha famí-lia, mas que acabou cedendo -, a

entrar na disputa por um manda-to. Muitos viam em mim uma al-ternativa diferenciada para admi-nistrar Itapemirim

Mesmo sem recursos financei-ros conseguimos 30% por cento dos votos válidos e nossa coliga-ção formada pelo PSB, PT, PDT, PTB, PR e PV conseguiu eleger dois vereadores

A entrada na vida pública

Page 9: Terça - 24/01/2012

09Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Janeiro de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Carlos Magno Caprini (PR) é o filho mais velho de uma família de três irmãos, nas-

ceu no município de Iconha e há 25 anos mora em Itaipava, distrito deI-tapemirim-ES. Comerciante,com formação em contabilidade, admi-nistra uma empresa com caracterís-ticas familiar e que atua em vários ramos de negócios que vão desde material de construção, passando por papelaria, até transporte.

O início da vida pública foi em 2008 quando disputou a prefeitura de Itapemirim. Em 2010 concorreu à Assembleia Legislativa e nas duas oportunidades era filiado ao PSB.

Desde o inicio do ano passado se filou ao Partido da República e nas eleições deste ano se apresenta com pré-candidato ao Executivo de seu município

Carlos Magno Caprini (PR), teve seu início na vida pública em 2008 quando disputou a prefeitura de Itapemirim-ES

Perfil

“Conto com o senador Magno Malta para vencer as eleições”

Por enquanto ainda é de conversas entre as lideranças partidárias e estamos ouvin-do os mais experientes como o ex-prefeito Aloisio Correa, a ex-vereadora Cláudia Lemos, os deputados Gilson Lopes e

José Esmeraldo, Vandinho Lei-te, Josias da Vitória, o ex-de-putado federal Mario Morei-ra e outras lideranças políticas e comunitárias do município. Isso é importante para a nossa orientação sob o processo

Claro que existe grande diferença na gestão de negócios da minha em-presa com a administração pública, mas a minha experiência em gerir e o sucesso que obtive nos negócios par-ticulares é de grande valia. Hoje, os vários ramos de negócio que admi-nistro são de grande sucesso e con-segui alcançar o mercado de vários municípios capixabas e norte do es-tado do Rio de Janeiro

Na administração pública, o uso

de bom senso aliado a vontade de fa-zer o melhor para os habitantes de seu município é fator primordial na tarefa do Executivo. “Quero que a minha cidade cresça de forma sus-tentável e seja um lugar cada vez melhor para morar e criar nossos fi-lhos”, disse

“A transparência administrativa e a participação popular são o melhor governo que um prefeito pode dar para seu povo”, completou Caprini

Sai muito fortalecido das duas disputas eleitorais e, com certeza, vou precisar de muito apoio para enfrentar o desgas-tante dia a dia da campanha eleitoral. Gostaria de adiantar que sou pré-candidato a pre-

feito. Nossas primeiras con-versas são com as lideranças do PSC, PRP, PRB e PPL. As igrejas evangélicas também nos hipotecaram a intenção de abraçar a nossa pré-candidatu-ra. Estou confiante

Experiência Política

O clima das eleições

São R$ 10 milhões de reais por mês. Esse é um importantíssimo recurso para ser aplicado na Edu-cação, Saúde, Segurança e Trans-porte, entre outros setores de uma administração. O município de Ita-pemirim-ES precisa urgentemen-te desenvolver o setor de Turismo que hoje deixa muito a desejar.

Outra medida de extrema ur-gência é finalizar a obra do porto (píer) de Itaipava que começou há

9 anos e está paralisada. O distrito possui um dos maiores polos pes-queiros do Brasil, mas a situação não permite o embarque e desem-barque da pesca. Quem vive des-sa profissão passa por momentos de muito sufoco e não vê os resul-tados. Barcos precisam se dirigir a outros municípios litorâneos para a descarga. Considero essa questão como o maior gargalo para o de-senvolvimento de Itapemirim

Os Royalties Para Itapemirim

Vida Privada E Pública

A forma interativa de o sena-dor Magno Malta atuar acabou nos levando para o PR. Líder ca-rismático e amigo dos amigos, Magno conseguiu em pouco tem-po alcançar todos os patamares políticos que muita gente sempre tentou, mas nunca chegou lá.

Com sua firmeza de caráter e sem ambiguidades, o senador se destacou, e continua fazendo isso, em lutas importantes contra o nar-cotráfico e, por exemplo,mais re-cente pelos royalties que perten-cem aos Estados produtores. É recurso que não podemos abrir

O Senador Magno Malta

mão. A importância dele no proces-

so eleitoral é imprescindível para o

sucesso do nosso projeto político. Magno vai nos orientar nessa em-preitada que não é nada fácil

Page 10: Terça - 24/01/2012

10 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Janeiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vende-se um apartamento, 124 m², bairro idependência, ótima localização, financiável, telefone para contato 9279-8700.

Vendo um terreno de 360 m² no bairro Vila Rica/ próximo à Casa das Meninas. Va-lor 25.000,00. Contato (28) 3511-2369 e 9996-2142

"Alugo área para depósito 170m², proxi-mo ao centro de Cachoeiro e Vendo martele bosch 30 kg revisado Tel. (28) 3036-4155/ 3511-9101 (horário comercial)

Vende-se 3 casas 2 de 120m e 1 de 60m ,todas terminadas e gradiadas,IPTU do ano pago, 2 estão alugadas,Rui Pinto Bandeira Rua: João Afonso de Miranda prox. ao mor-ro do cigano tel(028)9958-9478,falar com nelsom ou Marlene

Vendo-se imóvel na Rua Mario Augusto de Moraes Bairro Gilberto Machado proximo a pracinha dos macacos.( Uma área medindo 340 m toda edifi-cada com jardim, piscina, area para festa com cobertura churraqueira e cosinha, sáu-na com 2 banheiro e sala de descanso mais dois quartos uma copa e dois banheiros) Fone para contato 28-99615366/ 35227168 / 30361887

Vendo quarto e sala no centro da cidade R$ 50 mil / Telefone (21) 9636-6294

Vendo sítio na Tijuca com telefone, urgência. 2 Alqueires. Entrar em contato 3517-4609 falar com João ou Marcos, dispenso curiosos.

Vende-se um lote no bairro Gilberto Macha-do próximo ao Jaraguá. Dina - 9956 5151

O sitio Fonte das Águas e Casa de Campo. Convida você, sua família, amigos, igrejas, es-colas para desfrutar nesta nova temporada, das pequenas cachoeiras, da área de chur-rasqueira do parque infantil e outras ativida-des. LIGUE AGORA E FAçA SUA RESERVA TEL: (28)9881-5939/9884-3657ACESSE: sitiofontedasaguas.com.br

Vende-se uma casa na rua Costa Bartolo-meu, 14, no bairro Ruy Pinto Bandeira com, 3 quartos, sala, copa, cozinha, área de servi-ço grande, banheiro, varanda com garagem para 3 carros. Tel 9986-4742

Vende-se apartamento no bairro Vila Rica com 160m², 2 quartos, 2 banheiros sala de estar, sala de jantar, cozinha conjugada, va-randa, área de serviço com churrasqueira sem garagem não financiável pela caixa Tel: (28)9938-9856/(28)3517-7410 Dirley

VEnDO APARTAMEnTO, com Escritura, no Conj. Residencial Áttila Vivacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bairro Independência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de empregada com área de serviço, cozinha, copa e sala de es-tar. Reformado com armários embutidos, piso

de mármore e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo reforma-do na Rua Raimundo Andrade Edifício Pau-lo Sul, Apartamento 403 - IBC - Tel 3521-4485 , Audicéia

Vende-se um terreno de 416m² em Mara-taízes, próximo ao Supermercado navio. In-formações pelo fone: (28) 3517-5104 / (28) 9918-4484 falar com Jorge

Vende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bairro Basiléia medindo 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

VEnDO TERREnO, Bairro Gilberto Macha-do, excelente localização, 400m², c/21 me-tros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando aca-bamento interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e chur-rasqueira e garagem - KM 90 ótima loca-lização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelen-te localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima visinhan-ça. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a nego-ciações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gilson Caro-ne, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vendo lote esc. e registrado na região que mais valoriza no ES, localizado na Praia das neves, P. Kennedy. Apenas R$ 18.000,00, tratar 9884-3458.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Linha Vermelha, José Felix Cheim nº 32 - Bairro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilá-rio Ribeiro

Vendo loja de papelaria, xerox, boutique e etc, toda montada em perfeito estado, em funcionamento, com firma registrada a 21 anos, no mesmo local, endereço Av. Monte Castelo, Independência, sem nenhum protes-to. Boas condições de pagamento. Motivo: Mudança de cidade. Telefones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vende - se casa de 120m² em Marataizes com dois quartos, sala, cozinha, copa, banhei-ro e varanda. Contato: Fabricio Fontes. Cel: (28) 9996-0618 e 3517 - 0425.

Alugo apartamento terreo (tempo-rada) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos, varanda e garágem (interna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

Vendo e alugo casas e apartamen-tos para carnaval e temporada de verão. Rua sete de setembro nº 220 - Marataízes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para temporada.Ótima locali-zação, capacidade para 12 pesso-as. (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Itaóca Praia - Aluguel para tem-porada casa ampla e arejada - 2 quartos, 2 banheiros, garagem, 3 quadras da praia - Ótima Localiza-ção. Beth (28) 3529-2043 - 8805-6499.

Aluga-se apartamento Edifício To-pázio, Bairro Gilberto Machado, 4 quartos(2 suítes), 4 vagas de gara-gem , dep. de empregada, área de lazer completa. Informações pelo fone (28)9956-5151 falar com Dina

Alugo Galpão no aeroporto na rua da Vimacom. Valor : 1200,00 (28) 9961-8691

Vende-se Padaria Completa funcionan-do. 9925-1398. Wellington

Aluga-se Loja 35m² com mezanino excel. Localização no 2º piso do shopping Ca-choeiro. Aluguel a combinar. (28) 9968-3145

Vendo antena rural para celular com cabo de 5m, kit e o aparelho celular, eu instalo. Valor : 400,00 Tel: 9882-0033 \ 8111-3728Manicure e pedicure a domicílio telefone

VENDE-SE1 amassadeira 25 Kg (Gepanix)

2 armários de Pão de Sal1 Vitrine Visorâmica Gelopar 2m1 divisória - 1 Vitrine polar 1,80 m

1 Caixa Polar - 1 Cafeteira1 forno a Gás de 8 telas

1forno de Lenha de 5 telas9925-1398 - Wellington

REPRESENTANTE COMERCIAL. Procu-ra representada para Curitiba e região metropolitana. Como representante ou preposto. Tra-tar 041-9969-2155 emial [email protected]. Mande a c/c que depo-sito o valor. Att.Pedro.

Zaka Comércio Contrata-se auxiliar de escritório e estoquista, Avenida Aristi-des Campos, nº 113, onde funciona-va o antigo Frangão. Informações pelo fone: (28) 3522-6769 / 3517-1000 fa-lar com Patrícia Ferreira

Procuro emprego como balconista, Au-xiliar de Cozinha ou recepcionista. 9925-6429 - Claudia

Precisa-se estoquista de auto peças, preen-cher currículo pelo site. www.pegab.como.br

Precisa-se de vendedor de autopeças com experiência

Interessados preencher o currículo pelo site

www.pegab.com.br

VENDE-SE2 BALCÕES BRANCOS

1,40X40X1,14C/ DIVISÕES DE VIDRO E

PORTASBALCÃO BRANCO 1,10X1,10X1,00

C/ DIVISÕES DE VIDRO CONTATO:9985-1506

Vendo apartamento no Centro da cida-de 2 quartos , 2 salas,2 banheiros, cozinha serviço. Comercial, Residencial R$ 150 mil (21)9636-6294

APROVEITE!!!! Vendo lote 640m2, Excelen-te localizaçäo, no Bairro Gilberto Machado.Contato: 9956.5151 c/ 5537.

EXCELEnTE OPORTUnIDADE!!!! Vendo lote, 390m2 na Rua: Agostinho Madureira, Bairro Gilberto Machado.

Vende-se uma loja de calçados completa, balcão, pratileiras e etc. Localizada na rua principal do bairro Vila Rica, ru Ozires de Al-meirda Freitas, 70. Tel 3518 4641 / 9975 0902

Vendo terreno em Marataízes ou troco por carro. Lagoa do Síri bairro Eugenio c/funda-çao metragem 30x12x18 m. R$ 14,000 – Fone 9884 0908/ 9972 7717 Cilas ou Gra-zyelly

Passo loja com ou sem mercadoria em frente ao Shopping Cachoeiro, 45 m², exelente lo-calização, toda montada em funcionamento. Valor R$ 60.000,00, permuto com chapa de granito. Tel 9917-6987

Vende-se um imóvel com 2 quartos, sala, ba-nheiro, cozinha, varanda, quarto de serviço e garagem situado na Rua Marechal Hermes da Fonseca, 06 - bairro Independencia - tra-tar com Ademir ou Cristiane pelos telefones: 3517.2592/9938.0176/9988.2440.OBS: sala e cozinha modulada com roda for-ro e gesso.

DAnIEL TEIXEIRA MOnTEIRO - COnSUL-TOR EM CRIAçÃO, MAnUTEnçÃO E HOSPEDAGEM DE SITES E VEnDAS DE E--MAILS MARKETInG -PLAnOS DE HOS-PEDAGEM A PARTIR DE R$ 19 MEnSAIS. VInDO DE OUTRO SERVIDOR GAnHA 50% DE DESCOnTO nA PRIMEIRA PAR-CELA. E-MAIL MARKETInG (MUITO MAIS EFICIEnTE QUE G-MAIL E HOTMAIL JUn-TOS. CASO QUEIRA POR SUA MAR-CA nA InTERnET CRIAMOS AInDA O SEU SITE. - [email protected] - TEL: 9975 -9270 / 8802-1070 / 9251-4559.

Vende-se comput. DualCore 1.80 Ghz - 2 gb de ram - 1 TB de hd, palca de videio ge-force 9500 gt de 1 gb, fonte de 500 wats reais, leitor de cartões de memória, 9 portas usb, gravador de dvd, monitor lcd 17´5". R$ 1.250,00 - Thiago - 28 9968-9953

de contato (28) 9945-7277 falar com Tamires. Vende-se Material para montar uma pequena escola. Mesas, cadeiras, me-sas de escritório, fichario pequeno, livros pedagógicos, etc. Preço a combinar. Rua José Lobato, nº 75 Otto Marins - Josélia - 3521-9874 ou 9959-4592.

Vende-se um título do Jaraguá. Tel 3521-6854 ou 9975-1026.

Vende-se 1 geladeira, 1 fogão, 1 fre-ezer e 1 microondas. Total Valor R$ 600,00. Contato 3517-1214 ou 9905-2910, falar com márcia.

Vendo ou troco Citroen C3 Completo 1.4, 2010/2011. Falar com Márcia 3522-7892 / 9938-2254

Escort Hobbi ano 94\95, cinza, 2 portas, básico todo revisado e com documenta-ção em dia. Valor : 5000,00 tel: 9882-0033 \ 8111-3728

Vendo CRF 230/2009, BOULEVARD 800/2007, CBX 750/87, e PALIO WE-EKEnD 1.4/ 2007, PEUGEOT 206 05/06 interessados falar com Flavio (28) 9961-8691

Vende-se um Logus 94/95. R$ 4 mil. Tra-tar 9901-6784

Vende-se uma Honda twister ano 2004 vermelha . Tratar 9955-0850/3521-1208

Vende-se uma Honda CG 150 ks ano 2006/2007 vermelha . Tratar 9955-0850/3521-1208

Vende-se um Fiat Uno Mille Eco-nomy 09/09. Perfeito estado. Tratar 81129241 / 99630903 / 99025083

Vende-se uma motocicleta suzuki, modelo yes 125, ano 2008/2008, com 12.750 km. cor prata, pneus e baterias novos, em-placada. Hécio - 9257-7416

Vende-se Uno 08 23.000 km, 4 portas básico, unico dono. Tel (28) 9975-3632

Vende-se uma moto Titan 125, Ano 2003, completo, cor azul.Valor R$ 3.500,00Tel p/ contato 9974-7490 ou 99453981, falar com Francisnei.

Page 11: Terça - 24/01/2012

11Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Janeiro de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

VENDO:

ASTRA 2.0 SEDAN

ELEGANCE

Ano: Fabricação

2004, Modelo 2005

Flex, cor bege.

Tratar: vitor.vargas@

hotmail.comTelefone: (27)8116-

6362

Construção, reformas, acabamen-tos, pintura, elétrica, forros PVC,

coberturas, hidráulica, estribos p/ ecomenda. Cachoeiro

(28) 9966-1585

CONSTRUTORA MOREIRA

COMUNICADOAUTO POSTO TAnCREDÃO LTDA ME, CnPJ nº 11.084.706/0001-03, torna público que Obte-ve do IEMA através do processo nº 46998616, licença LO nº 19/2012, para revenda varejista de combustíveis automotivos, na localidade Ro-dovia Ricardo Barbieri, s/nº – Centro – Atílio Vivácqua - ES

INSTITUTO BRASILEIRO SANTA CATARINA - IBRASC

PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Nº 01/2011 - ES

A Comissão de Controle de Compras e Licitações, do Instituto Brasileiro Santa Catarina - IBRASC torna público que procederá a seleção e contratação de fornecedor para a prestação dos serviços de locação de veículos com quilometragem livre e consumo de combustível e despesas de estacionamento e pedágio inclusas. Os interessados poderão obter informações e retirar cópia do Edital no horário de expediente, das 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, até o dia 29 de novembro de 2011 no escritório do IBRASC.

Vitória/ES, 24 de novembro de 2011.

Comissão de Controle de Compras e Licitações

Page 12: Terça - 24/01/2012

12 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Janeiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

O amor aprofissão, acompetênciae o respeitoao pacientesão marcas doscardiologistasLUIZ DANIELDA FRAGATORRES e LUIZ BENTOFERNANDESCOELHO.

Segundo o Diário Oficial do nosso Estado, da última quinta-feira,com a nomeação do delegado ANDRÉ LUÍS REIS NEVES - que deixa a Superintendência de Polícia Técnico Científica - para a Superintendência de Polícia Metropolitana, no lugar da delegada FABIANA MAIORAL, que assumiu a Corregedoria Geral da Po-lícia Civil, o delegado GUILHERME DARÉ DE LIMA, que foi de-legado em Cachoeiro e estava na Polinter, será o seu substituto.

28 3511-2029

Foto: Álbum de Família“Entre Aspas”

“Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação.” CHARLES CHAPLIN

Destaque especialO destaque especial é SÔNIA

MACHADO ERVATTI, doCentro Estético Sônia Ervatti,um dos melhores do Estado.

Ela é esposa do RUBENS MAURÍCIO ERVATTI, titularda Imobiliária Multi Imóveis.

Bom dia especialUm bom dia especial para o presidente do PV,WALDIR FRAGA, que realiza um bom traba-lho de crescimento do partido em Cachoeiro.

CIAC “Raymundo Andrade”O CIAC é uma das maiores instituições de en-sino do nosso Estado. Abrange creche, educa-ção infantil, ensino fundamental e ensino mé-dio. A escola, com uma proposta educacional que privilegia o desenvolvimento de habilida-des e competências e a valorização do conhe-cimento, tornou-se uma importante referên-cia em educação de qualidade, com a mais completa estrutura de ensino. Faça parte de uma escola de valor! Contatos 28 2101-4899.

A 3ª CONCAVI - Confraria Cachoeirense dos Amigos do Vinho se reúne logo mais à noite. No destaque, nosso patrocinador WILMAR PINHEIRO JÚNIOR, farma-cêutico bioquímico do avançado Laboratório Biodiagnóstico de Análises Clínicas.

Foto: Álbum de Família

Foto: Vitrine

Em Niterói, no Rio de Janeiro, CÁTIA SARTÓRIO, GABRIELA SARTÓRIO ZORZANELLI, REGINA PETERLE e ERICA VOL-PINI GAZOLA, em pose super exclusiva para a Coluna Vitrine.

Foto: Vitrine

Novo superintendente de Polícia Técnico Científicada PC-ES é o delegado Guilherme Daré de Lima

Vitrine e s t a t o d o m u n d o v ê

Page 13: Terça - 24/01/2012

13Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Janeiro de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

tecnologiaI N O V A Ç Ã O Por ser compatível com tantos materiais, essa impressora pode ser utilizada para diversas finalidades

Vinho feito commeteoritos

Aeronave furtivasem tripulante

O processo de produção é curioso. Durante os 12 meses em que o vinho fica em fer-mentação, o meteorito é mer-gulhado no barril para que o liquido assuma as proprie-dades de sabor da pedra. De acordo com o responsá-vel, no fim do processo, o Ca-bernet Sauvignon “Meteori-to” passa a ostentar um sabor mais “vívido” que os vinhos co-muns.Atualmente, o produto só é vendido no Chile. Portanto, se você quiser levar suas ha-bilidades como enólogo a um outro nível, não vai se incomo-dar de fazer essa pequena viagem para descobrir o sa-bor de um vinho que é prati-camente de outro planeta.

na última sexta-feira (20), Charles Edelstenne, Presi-dente e CEO da Dassault Aviation, apresentou ao mundo o nEUROn, primeira aeronave de combate fur-tivo sem tripulantes desen-volvida inteiramente na Eu-ropa. Estiveram presentes na demonstração da novi-dade representantes dos países que apoiam o pro-jeto – França, Itália, Sué-cia, Espanha, Suíça e Gré-cia. O nEUROn é resultado de cinco anos de pesqui-sas, designs conceituais e testes realizados em labo-ratórios especializados.

No futuro, as impressoras 3D serão capazes de sintetizar órgãos humanos, imprimir suas refeições e até transfor-mar a imaginação das crian-

ças em realidade. Ja foi divulgado uma série de aplicações desse tipo de tecnolo-gia, como a criação de um osso artificial, a fabricação de um carro que funciona de verdade e a produção de uma bicicleta de nylon.

A mais recente impressora 3D foi anunciada na CES 2012 pela empresa Es-

sential Dynamics. A Imagine 3D Printer, como foi batizado o invento, é capaz de utilizar uma série de materiais para suas impressões, como queijo, epóxi, silico-ne, chocolate e até mesmo concreto.

Por ser compatível com tantos ma-teriais, essa impressora pode ser utiliza-da para diversas finalidades, desde fazer o almoço e a sobremesa até criar peças que servirão para construir a sua casa. O dispositivo está sendo disponibilizado em pré-venda pela empresa pelo valor de US$2.995 (R$ 5,3 mil).

3D PRINTER:ATÉ OSSOARTIFICIAL

IMPRESSORA 3D possibilita fazer objetos de nylon, concreto e até um bombom em formato de chocolate

www.folhadoes.com

A nova Canon EOS C300A Canon preparou um novo lan-çamento para os cineastas de plantão. A nova camcorder da empresa faz parte de um siste-ma de câmeras modulares, por-táteis e extremamente adaptá-veis compatíveis com as lentes da própria Canon ou de outras marcas. A ideia foi aliar a qua-lidade dos equipamentos para imagens estáticas (câmeras foto-gráficas) aos equipamentos cria-dos especialmente para produ-ções cinematográficas. Dirigida especialmente para as produ-ções digitais, a EOS C300 conta com o novo sensor Super 35 mm CMOS para capturas com uma resolução de 1080p e visor LCD de 4 polegadas.

Usa materiais, como queijo, silicone, chocolate

e até mesmo concreto

Da Redação

Page 14: Terça - 24/01/2012

14 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Janeiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

regionalSOLENIDADE Os residentes permanecem no hospital por dois anos, período em que aprendem na prática

A situação do ES

Semana do Museu

O presidente do Insti-tuto de Pesquisa Econô-mica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, es-teve no Espírito Santo para apresentar o do-cumento “Situação So-cial dos Estados”, ela-borado pelo Ipea. Pochmann expôs os índi-ces referentes ao Esta-do em diferentes áreas de interesse das políti-cas sociais. O Espírito Santo foi o primeiro Es-tado no qual o estudo, que abrange todas as unidades da federação, foi apresentado.

Entre os dias 14 e 20 de maio, acontecerá a 10ª Semana nacional de Museus, período em que instituições museo-lógicas de todo o país, em parceria com o Ins-tituto Brasileiro de Mu-seus - Ibram, promove-rão eventos em torno de um mesmo tema, Museus em um Mundo em Trans-formação - novos desa-fios, novas inspirações. A Semana nacional de Museus acontece anual-mente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).O Hospital Evangélico de Cachoei-

ro de Itapemirim-ES realiza hoje, às 10h, solenidade de formatura da terceira turma do programa de Re-sidência em Clínica Médica. Cinco

médicos que a partir de agora terão o certificado de residência, uma modalidade de ensino de pós - graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização.

Com esta turma, sobe para 15 os médicos que passaram pelo programa, único no interior capi-xaba. Credenciado pelo Ministério da Educação e

Cultura (MEC), para este tipo de serviço, o HECI teve de comprovar que possui as condições obri-gatórias referentes à infraestrutura e material hu-mano essenciais para atender aos residentes.

“Os residentes permanecem no hospital por dois anos, período em que aprendem na práti-ca como atender melhor aos seus pacientes, am-pliando os conhecimentos nas diversas áreas, desde o pronto - socorro até os ambulatórios de especialidades às quais o hospital é referência”, afirma orientador do programa, José Zago Puli-do.

HOSPITALFORMARESIDENTES

A SOLENIDADE de formatura dos residentes acontece hoje, às 10h, no auditório do Evangélico

www.folhadoes.com

Lei Rubem BragaArtistas e produtores cul-turais interessados em in-centivo cultural por meio da Lei Rubem Braga, de Cachoeiro de Itapemi-rim, podem se inscrever até o dia02 de março, na Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), no prédio Bernadino Mon-teiro, centro. O edital e a ficha de inscrição es-tão disponíveis no portal da prefeitura (www.ca-choeiro.es.gov.br) e asfi-chas de inscrições devem ser preenchidas e entre-gues pelos interessados no período de 8h às 18h, na sede da Semcult.

Cinco médicos que a partir de agora terão o

certificado de residência

Da Redação

Page 15: Terça - 24/01/2012

15Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Janeiro de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

nota

políciaPARALISAÇÃO Os digitadores paralizaram as atividades na ultima quinta-feira no DPJ de Cachoeiro de Itapemirim-ES

Os digitadores contratados pela empresa Master Petro Serviços Industriais Ltda., paralisaram as atividades na última sex-ta– feira, no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro de Itape-

mirim-ES e trouxe vários transtornos para a unidade policial, mas segundo delegado Faustino Antunes a greve não impediu o atendimento à população.“As ocorrências da Polícia Militar ficam a cargo dos pró-prios policiais e disponibilizamos uma pessoa para atender a população. Houve sim um transtorno, mas o atendimento não foi prejudicado”, disse

Faustino contou que não sabe por quanto tempo será a paralisação dos digitadores. “Só sabemos que

eles estão reivindicando alguns atrasos com a empre-sa, mas não sabemos se voltam no fim de semana”, completou. Os digitadores reclamam de problemas com o recebimento de salários, três meses de tíque-tes alimentaçãoatrasados, valetransporte,adicional noturno, recebimentos de férias,e Fundo de Garantia

Os trabalhadores foram contratados para atuar nos Departamentos de Polícia Judiciária (DPJs) de todo o Estado, mas vêm denunciando sistematicamente a empresa por não cumprir compromissos contratuais.

Na manhã de ontem uma dupla de funcionários, que não aderiu a paralisação,realizou o atendimen-to, porem o serviço continua paralisado já que os de-mais funcionários não retornaram ao trabalho

POLICIA CIVILFICA SEMDIGITADOR

APARALISAÇÃO durou três dias, na próxima segunda tudo será normalizado até a segunda ordem

www.folhadoes.com

A paralisação trouxe vários transtornos

para a unidade

Pai tenta salvar filho da morteUm pai levou um tremen-do susto ao ver seu filho dependurado atrás de sua casa, o jovem Dionis-son Carlos Valle da Silva, 27,tirou a própria vida cometendo o suicídio. Eleu-tilizou uma correiae o pai da vitima,José Carlos da Silva, disse que se assus-tou ao ver o filho agoni-zando. Ele cortou a cor-reia que segurava o filho na tentativa de salvá-lo, mas já era tarde demais. A família não soube infor-mar o motivo do suicídio

Por Ronaldo Índio Brasil

Em decorrência das ope-rações policiais que vem sendo realizada no lito-ral, a policia militar de Pi-úma prendeu umrapaz de 20 anos. Com ele foi en-contrado um revólver cali-bre 32 e R$500. O acusa-do foi levado para o DPJ de Guarapari.

Preso com arma em Piúma-ES

Tentativa de homicídioPolícia Militar é chamada no Pronto Atendimento Pau-lo Pereira Gomes para ve-rificar a denúncia de tenta-tiva de homicídio na última sexta-feira. De acordo com a vítima, Clésio deSouzaLo-pes, 23,morador do bairro Bela Vista,ele estava em um bar chamado “Baleia Azul” quando um homem more-no chegou e efetuou dis-paros em sua direção. O crime aconteceu nobairro nossa Senhora Aparecida e segundo a vitima, o au-tor mora no mesmo bairro, mas ele não soube informar a policia o motivo.O médico de plantão informou que o rapaz teve três perfurações no corpo, sendo uma no om-bro esquerdo, uma no peito esquerdo e uma no pé di-reito, mas o seu quadro é estável.O caso foi encami-nhado para a Delegacia de Crimes contra a Vida.

Page 16: Terça - 24/01/2012

16 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Janeiro de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

DAEMON GENTE QUE ACONTECEby Biccas JR - [email protected]

Os empresários TopFighter Fabricio Almeida e Nestor Neto no I Extreme Combat

Wesley Bandeira, empresário e fotógrafo, engaiolado pelas Popozudas

40 Graus

Férias – A mode-lo capixaba Caemi-le Freitas, de fé-rias em Marataízes, aproveitou para re-encontrar os ami-gos na praia mais badalada da cidade, a praia da Colônia. Caemile parte para Bélgica em março.

Modelo

Combate – Rafael Cardoso e sua equi-pe estão de para-béns! O I Extre-me Combat foi um sucesso! A arena, montada na praia Central de Marataí-zes, ficou lotada de gente bonita. O ce-nário foi o palco de grandes lutas. Des-taque para Alfre-do Griffo e Jhonata Budokan

Fibra!Torcida –Cachoei-ro está na torcida por seu conterrâ-neo Marcelo Nunes Stafanato, que par-ticipará do concur-so de beleza Mister Espírito Santo.

Mister E.S.

Chat com Wesley Bandeira, Dire-tor do site Bambal:

Trabalho: "Escolha um trabalho que você ame e não terá de tra-balhar um único dia de sua vida".

Música: The Reason - Hoobas-tank.

Filme: O Conde de Monte Cristo (paixão, traíção e vingança).

Lugar: Arraial do Cabo. Idolo: Rogerio Ceni

Editora Leia: Uma grande parcei-ra, que vem a cada dia se desta-cando mais no cenário regional. Um sonho: Ser feliz acima de tudo com meu próprio esforço.

Cachoeiro de Itapemirim: Minha terra, gosto de morar aqui.

Gaiolas – Um show de talento e simpa-tia. Foi o que os es-pectadores da The Funk Live presencia-ram. Valesca Popo-zuda e suas meni-nas enlouqueceram homens e mulheres com uma apresen-tação extrovertida e empolgante.

The One

Entrevista– Este co-lunista encontrou no último sábado (21) uma pessoa muito especial: Leiva Via-na Leal. Pós Douto-ra na área da educa-ção, Leiva retornou de Paris para dar seguimento a seus projetos. Parceira da UNESCO, também foi convidada pela Vale para estruturar um projeto inovador na Educação.

Encontro