termodinamica resumo

3
 DIAGRAMAS DE PROPRIEDADES TERMODINÂMICAS Para ente ndermos melh or os diag ramas de prop rieda des termo dinâmicas, devemos conhecer alguns conceitos da termodinâmica.  As propriedades termodinâmicas podem ser divididas em duas classes: intensivas e ext ensiva s. As pro pri edades ext ensivas são aqu elas que dep endem do tamanho, da extensão, de determinado sistema; exemplos são o volume, a massa, entre outros. As propriedades intensivas, ao contrário, independem do tamanho do sistema; por exemplo: temperatura, pressão, etc. Uma propriedade especíica ! deinida pela ra"ão entre uma propriedade extensiva e a massa de uma su#stância em determinado sistema. As propriedades especíicas podem ser con sid era das int ens iva s, como por exemp lo, vol ume esp ecí ico, ene rgi a int erna especíica. Um processo termodinâmico ! deinido como o caminho de sucess$es de estados atrav!s dos quais o sistema passa. Alguns exemplos de processos são: isoc%rico &volume constante', isot!rmico &temperatura constante', iso#árico &pressão constante', isoentálpico &entalpia constante', isoentr%pico &entropia constante' e adia#ático &não há transer(ncia de calor'.  A temperatura de satura)ão ! a temperatura na qual se a vapori"a)ão de uma su#stância pura numa dada pressão. Um líquido saturado ! quando uma su#stância em seu estado líquido encontra*se em sua temperatura e pressão de satura)ão. +á um líquido su#resriado ! quando um líquido encontra*se em sua pressão de satura)ão, por!m sua temperatura está a#aixo da saturada. enomina*se vapor saturado quando uma su#stância encontra*se como vapor em sua temperatura de satura)ão. +á o vapor superaquecido ! denominado quando o vapor está a uma temperatura maior que a de satura)ão. -s dia gra mas de pro pri eda des ter mod inâ micas pod em ter por ord ena da e a#c iss a respec tiv ame nte x  ν &temperatura versus volume especíico', P x h &pressão versus entalpia especíica', x s &temperatura versus entropia especíica' ou ainda h x s &entalpia especíica versus entropia especíica'. Uma das vantagens do uso destes diagramas de propriedades ! que eles apresentam numa s% ig ura as propri edades de quido co mpri mi do, do vapor /mido e do vapor  superaquecido.  0sses diagramas são /teis tanto como meio de apresentar a rela)ão entre as prop riedades termo dinâmicas por poss i#ilitarem a visu ali"a )ão dos proc essos que ocorrem em parte do equipamento so# análise ou no todo.  - mais conhecido desses diagramas ! o diagrama h x s conhecido como diagrama de 1ollier.

description

jmjijk

Transcript of termodinamica resumo

DIAGRAMAS DE PROPRIEDADES TERMODINMICASPara entendermos melhor os diagramas de propriedades termodinmicas, devemos conhecer alguns conceitos da termodinmica.As propriedades termodinmicas podem ser divididas em duas classes: intensivas e extensivas. As propriedades extensivas so aquelas que dependem do tamanho, da extenso, de determinado sistema; exemplos so o volume, a massa, entre outros. As propriedades intensivas, ao contrrio, independem do tamanho do sistema; por exemplo: temperatura, presso, etc.Uma propriedade especfica definida pela razo entre uma propriedade extensiva e a massa de uma substncia em determinado sistema. As propriedades especficas podem ser consideradas intensivas, como por exemplo, volume especfico, energia interna especfica.Um processo termodinmico definido como o caminho de sucesses de estados atravs dos quais o sistema passa. Alguns exemplos de processos so: isocrico (volume constante), isotrmico (temperatura constante), isobrico (presso constante), isoentlpico (entalpia constante), isoentrpico (entropia constante) e adiabtico (no h transferncia de calor). A temperatura de saturao a temperatura na qual se d a vaporizao de uma substncia pura numa dada presso. Um lquido saturado quando uma substncia em seu estado lquido encontra-se em sua temperatura e presso de saturao. J um lquido subresfriado quando um lquido encontra-se em sua presso de saturao, porm sua temperatura est abaixo da saturada.Denomina-se vapor saturado quando uma substncia encontra-se como vapor em sua temperatura de saturao. J o vapor superaquecido denominado quando o vapor est a uma temperatura maior que a de saturao.Os diagramas de propriedades termodinmicas podem ter por ordenada e abcissa respectivamente T x (temperatura versus volume especfico), P x h (presso versus entalpia especfica), T x s (temperatura versus entropia especfica) ou ainda h x s (entalpia especfica versus entropia especfica). Uma das vantagens do uso destes diagramas de propriedades que eles apresentam numa s figura as propriedades de lquido comprimido, do vapor mido e do vapor superaquecido. Esses diagramas so teis tanto como meio de apresentar a relao entre as propriedades termodinmicas por possibilitarem a visualizao dos processos que ocorrem em parte do equipamento sob anlise ou no todo. O mais conhecido desses diagramas o diagrama h x s conhecido como diagrama de Mollier.

Superfcie P-V-T de um gs ideal

Cada estado de equilbrio representado por um ponto na superfcie PVT e cada ponto na superfcie representa um estado de equilbrio possvel.

Caractersticas na superfcie p-v-T

Diagrama de FasesObtm-se projetando a superfcie p-v-t no plano p-TA regio a duas fases projetada numa linha. Um ponto dessa linha representa todas as misturas a essa temperatura.

Equipe: Hrica Vargas, Jefferson Martins, Jos Luiz Vieira, Patrcia de Carvalho, Pedro Henrique Costa, Rafaela Albino.