Termos acessórios da oração (aposto, vocativo, a.adn, a.adv)

2
Termos acessórios da oração (revisão) Aposto é o termo da oração que explica ou resume outro termo que, normalmente, o antecede. O aposto pode vir separado por: Vírgulas: João Pessoa, a capital da Paraíba, fica nas proximidades do Vale dos Dinossauros. Travessões: Jesus – nosso Salvador – nasceu em Belém. Dois-pontos: José Bento Ferraz tem certeza de que vai encontrar seu filho: vai deixar uma mensagem dentro de um cabaz. Vocativo é o termo da oração que vem em forma de chamamento. Serve para pôr em evidência o seu a quem nos referimos. Numa oração, o vocativo: Vem sempre separado por vírgulas: ___ Professor, quando faremos a prova? No começo, no meio ou no fim da oração: ___ Meninos, escutem o que diz o professor!; ___ Escutem, meninos, o que diz o professor!; e ___ Escutem o que diz o professor, meninos,! Pode vir acompanhado da interjeição ó: Ó jovens, prestam bem atenção nesta reportagem! Adjuntos adnominais é o termo da oração que qualifica ou determina o núcleo de um termo expresso por um substantivo. Exercem a função de um adjunto adnominal: O artigo: A morsa é um parente da foca. O pronome: Esses dentes não são para defesa. O numeral: Dois anos são decorridos da separação de Bentinho e seu pai. O adjetivo: Enormes aranhas fogem para os cantos. A locução adjetiva: No manuscrito, reconhece a letra do pai. Exemplo: A.Adn. A.Adn. A.Adn. V. V. A.Adn. A.Adn. As enormes presas das morsas chegam a ter um metro de comprimento . Sujeito Predicado Adjunto adverbial é a palavra ou o conjunto de palavras que exprime uma circunstância de tempo, modo, lugar, causa, negação, dúvida, etc. veja alguns exemplos: Fiz comentário sobre um filme recentemente exibido em cinemas da capital. Tempo e lugar Os cientistas se interessam muito pelo assunto. Intensidade Talvez bentinho encontre seu pai. Dúvida

Transcript of Termos acessórios da oração (aposto, vocativo, a.adn, a.adv)

Page 1: Termos acessórios da oração (aposto, vocativo, a.adn, a.adv)

Termos acessórios da oração (revisão)

Aposto é o termo da oração que explica ou resume outro termo que, normalmente, o antecede. O aposto pode vir separado por:

Vírgulas: João Pessoa, a capital da Paraíba, fica nas proximidades do Vale dos Dinossauros.

Travessões: Jesus – nosso Salvador – nasceu em Belém. Dois-pontos: José Bento Ferraz tem certeza de que vai encontrar seu filho: vai

deixar uma mensagem dentro de um cabaz.

Vocativo é o termo da oração que vem em forma de chamamento. Serve para pôr em evidência o seu a quem nos referimos. Numa oração, o vocativo:

Vem sempre separado por vírgulas: ___ Professor, quando faremos a prova? No começo, no meio ou no fim da oração:

___ Meninos, escutem o que diz o professor!;___ Escutem, meninos, o que diz o professor!; e ___ Escutem o que diz o professor, meninos,!

Pode vir acompanhado da interjeição ó: Ó jovens, prestam bem atenção nesta reportagem!

Adjuntos adnominais é o termo da oração que qualifica ou determina o núcleo de um termo expresso por um substantivo. Exercem a função de um adjunto adnominal:

O artigo: A morsa é um parente da foca. O pronome: Esses dentes não são para defesa. O numeral: Dois anos são decorridos da separação de Bentinho e seu pai. O adjetivo: Enormes aranhas fogem para os cantos. A locução adjetiva: No manuscrito, reconhece a letra do pai.Exemplo:

A.Adn. A.Adn. A.Adn. V. V. A.Adn. A.Adn.As enormes presas das morsas chegam a ter um metro de comprimento . Sujeito Predicado

Adjunto adverbial é a palavra ou o conjunto de palavras que exprime uma circunstância de tempo, modo, lugar, causa, negação, dúvida, etc. veja alguns exemplos:

Fiz comentário sobre um filme recentemente exibido em cinemas da capital.Tempo e lugarOs cientistas se interessam muito pelo assunto.Intensidade Talvez bentinho encontre seu pai.DúvidaO perigo ainda não passou.Tempo e negação