Terra (hipotética evolução)

15
Há cerca de 4600 milhões de anos, no seio da matéria que rodeava o Sol, formou-se a Terra.

description

 

Transcript of Terra (hipotética evolução)

Page 1: Terra (hipotética evolução)

Há cerca de 4600 milhões de anos, no seio da matéria que rodeava o Sol, formou-se a Terra.

Page 2: Terra (hipotética evolução)
Page 3: Terra (hipotética evolução)

Hipotética evolução da Terra

• Numa fase inicial (A) em que os materiais da nébula primitiva são aglutinados no planeta em formação – acreção - até uma fase final (B) – diferenciação.

Page 4: Terra (hipotética evolução)
Page 5: Terra (hipotética evolução)

A energia cinética era convertida em calor aquando do impacto de planetesimais. Grande parte dessa energia irradiava para o espaço mas uma parcela significativa ficava retida no planeta em formação.

Page 6: Terra (hipotética evolução)

O calor resultante da compressão não podia irradiar para o espaço devido à baixa condutividade térmica das rochas, acumulando-se na terra e fazendo aumentar a temperatura no seu interior.

Page 7: Terra (hipotética evolução)

Os elementos pesados, como o urânio, tório e uma pequena fracção de átomos de potássio apesar de não serem muito abundantes na terra, tiveram uma grande influência na evolução da terra, por causa da sua radioatividade.

Os átomos destes elementos desintegram-se espontaneamente, emitindo energia e transformando-se noutros elementos mais estáveis.

Page 8: Terra (hipotética evolução)
Page 9: Terra (hipotética evolução)

Os metais mais pesados como o ferro e o níquel, devem ter constituído o primeiro conjunto que se fundiu, e sendo mais densos que os outros materiais deslocaram-se para o centro do planeta, formando um núcleo líquido, enquanto os mais leves, como os silicatos, deslocaram-se para a superfície.

Na crosta, os fenómenos vulcânicos eram muito intensos como consequência do grande aumento da temperatura (cerca de 2000ºC) provocada pela deslocação do ferro para o centro da terra.

O arrefecimento permitiu a formação de uma crosta primitiva fina que era quebrada e perfurada facilmente pelos meteoritos e vulcanismo intenso.

Em consequência da diferenciação formou-se a hidrosfera e a atmosfera durante os fenómenos de magmatismo generalizado que ocorreram na terra, devido à libertação de vapor de água, dióxido de carbono e outros gases.

Page 10: Terra (hipotética evolução)

A crusta primitiva foi completamente reciclada, admitindo-se que o único mineral que resistiu a esta reciclagem foi o zircão.

Sobre esta crosta secundária começaram a verificar-se os fenómenos de deslocamento de placas

Page 11: Terra (hipotética evolução)
Page 12: Terra (hipotética evolução)

EVOLUÇÃO DA ATMOSFERA

A atmosfera terrestre primordial parece ter sido formada basicamente pelos gases capturados na nebulosa solar primitiva, que posteriormente foram removidos pelo intenso vento solar.

Posteriormente, devido aos gases libertados pelas rochas em arrefecimento e à intensa atividade vulcânica, a atmosfera seria basicamente composta por dióxido de carbono (CO2), azoto(N2), água(H2O), metano(CH4), amoníaco(NH3), mas sem o oxigénio (O2).

Page 13: Terra (hipotética evolução)
Page 14: Terra (hipotética evolução)
Page 15: Terra (hipotética evolução)

Composta por azoto e metano, a atmosfera de Titã seria semelhante à atmosfera da Terra primitiva.