Terras Brancas n.º 477

12
Publicação quinzenal I Propriedade: Mediaborba, Lda. I Director: David Guégués Ano XVIII I Nº. 477 I 23 de agosto de 2012 I Preço (IVA incluído): 0,50 euros I [email protected] » Desporto 5º PASSEIO DE BTT SC BORBENSE OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DO INTERIOR DO CASTELO SEGUE A BOM RITMO » pág. 3 » pág. 4 » pág. 3 FESTAS EM HONRA DO SENHOR JESUS DOS AFLITOS MUNICÍPIO DE BORBA LANÇOU UM NOVO PRODUTO TURÍSTICO » pág. 7 PARQUE ALQUEVA - POSIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE REGUENGOS TOMADA POR UNANIMIDADE 5ª CAMPANHA DE ESCAVAÇÕES EM EVORAMONTE II CORRIDA DE ATLETISMO NOTURNA » pág. 5 » página 8

description

Terras Brancas n.º 477

Transcript of Terras Brancas n.º 477

Page 1: Terras Brancas n.º 477

Publicação quinzenal I Propriedade: Mediaborba, Lda. I Director: David Guégués Ano XVIII I Nº. 477 I 23 de agosto de 2012 I Preço (IVA incluído): 0,50 euros I [email protected]

» D

esp

ort

o

5º PASSEIO DE BTT SC BORBENSE

OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DO INTERIOR DO CASTELO

SEGUE A BOM RITMO» pág. 3

» pág. 4

» pág. 3

FESTAS EM HONRA DO SENHOR JESUS DOS AFLITOS

MUNICÍPIO DE BORBA LANÇOU UM NOVO PRODUTO TURÍSTICO

» pág. 7

PARQUE ALQUEVA - POSIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE REGUENGOS

TOMADA POR UNANIMIDADE

5ª CAMPANHADE ESCAVAÇÕES

EM EVORAMONTE

II CORRIDA DE ATLETISMO NOTURNA

» pág. 5

» página 8

Page 2: Terras Brancas n.º 477

Ano XVIII I Nº. 477 I 23 de agosto de 20122

Nestes tempos que correm e nos que se aproximam, os quais, certamente, serão ainda de !"#$"%&'()*'&()%' '( +,-%'(.)!.)%/*/) '0)'&"#')1&/+!()1'+')')!(*'2'#/+')*'&/+&'.)34!)(/*/()

todos nós, pois, os “tubarões” são uma “meia dúzia”, mas, esses, mesmo parecendo que sabem muito, andam bastante esquecidos de que ninguém pode ser feliz tendo por “companheiros de vida” a miséria e a angústia a viver ali ao lado, pois, correm o risco, de qualquer um dos anónimos 5!(%+'6/(7.)#4*')8/+*')6&/0!" ')!)&"!(1!+'#'.)1/+)-*)'/)+!&"'#/)')34'034!+)1!+ !"9/) 4:'+;/<

Com isto, não estou fazendo a apologia da violência, até porque, até á data, sempre defendi 4*')(/%&!#'#!)=4( '.)1'%>-%')!)8+' !+"'.)*'(.)%/*/)'()&"=4( &9'()(/%&'&()(;/) '" '(.)!)') /#/()/()

">6!&(.)34!)=?)-@!+'*)%'&+)"/)!(34!%&*!" /)/)34!)(;/)/()6'0/+!()#')=4( &9'.)1!0/)34!.)%/*/)#&@)

um velho ditado, quem semeia ventos colhe tempestades.

Quem semeia ventos…» David Guégués

» Editorial

SEDE: Av. do Povo, 48 a 52 - 7150 BORBA – Telefs.: 268894218 – 268894644 – Fax: 268894644

DELEGAÇÃO: Rua Combatentes Ultramar, 30 – Telef./Fax: 268801493 RIO DE MOINHOS

“Sementes do Universo”, assim se intitula o ateliê de pintura que Alice Alves está a realizar até ao dia 2 de setembro na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz. A pintora está a trabalhar ao vivo e a mostrar os seus trabalhos todos os dias entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 18h.

Este ateliê de pintura está integrado no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto, organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz. Alice Alves é uma pintora autodidata que iniciou a sua atividade artística há mais de uma década.

Desde 2005 participou em exposições individuais e coletivas em França, Alemanha, Espanha e Portugal. A artista considera que a

ALICE ALVES APRESENTA “SEMENTES DO UNIVERSO”

MEMÓRIAS DO TEMPODA OUTRA SENHORA

Este o título do livro da autoria do escritor estremocense Hernâni Matos, a ser lançado pela Colibri, no próximo dia 1 de Setembro (sábado), pelas 16 horas, na Igreja dos Congregados, em Estremoz, no decurso das Festas à Exaltação da Santa Cruz.

O livro com Prefácio de António Simões e Posfácio de Francisca Matos, tem capa de Carlos Alves e é ilustrado com 53 imagens que maioritariamente são imagens de Estremoz do passado.

Trata-se de um livro que é uma viagem aos tempos de infância e de juventude do autor. Nele se encontrarão registos dum tempo que já não existe, mas que perdurou sob a forma de afectos: os jogos e as brincadeiras de infância, a escola, a vida familiar, a cidade e os divertimentos juvenis. Ali estão reunidas 23 crónicas com um elo comum: Estremoz. São elas: Memórias do Espírito Santo, Igreja de Santo André – História de um Crime, A brincar se constrói a personalidade, O jogo do botão, As corridas de rodas, O jogo do pião, O cavalinho de pau, A caça aos grilos, Livro de Leitura da Primeira Classe, Dia das mentiras, Treze é a dúzia do frade, Os churriões, Os servos da gleba e a jogatina, As viagens de comboio, Os candeeiros a petróleo, Os bailes das Sociedades, Sexta-Feira Santa e rock and roll, As mercearias antigas, In vino veritas, 100 Anos da Sapataria Joaquim Miguel, Rossio Marquês de Pombal – Símbolo de Soberania Popular, Edifício do Museu da Alfaia Agrícola, Mercado de Sábado.

Segundo o autor “São memórias que são retratos

natureza que temos de proteger é a sua fonte contínua de inspiração e o seu objetivo é que as 1!((/'()34!)6!!*)'()(4'()/:+'()+!A& '*)(/:+!)

a existência e a exigência da vida, da natureza e dos seres vivos.

Alice Alves apresentou este ano os seus trabalhos na bienal cultural Monsaraz Museu Aberto, tendo assim prolongado o seu ateliê de pintura na Igreja de Santiago. Esta é a terceira participação da artista no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto. No ano passado realizou uma mostra individual e outra em parceria com o escultor Jean Buyer.

#!)4*')B1/%')%/*)*'+%'()&#!" & ?+&'():!*)#!-"&#'()

e que a alquimia das palavras fez emergir no presente, já que “A verdade é como o azeite, vem sempre à tona de água”.”

Do livro diz António Simões no Prefácio: “Hernâni enxameia os seus textos de quadras e adágios da sabedoria popular, e com justiça considera que a saudade o tornou um “arqueólogo da oralidade da língua”, com “a missão de escavar os múltiplos géneros da nossa literatura popular”.

Do livro nos fala ainda Francisca Matos no Posfácio: “Através das suas recordações dos tempos de infância e juventude, o Hernâni Matos tirou da sombra e do pó esse Alentejo já enterrado nas lonjuras da memória, mas ainda cravado no coração dos alentejanos. Mais do que sonhado, este livro foi trabalhado com dedicação pertinaz pelo seu autor que, ao longo de décadas, tem recolhido o material disperso e a informação variada que a escrita vai cerzindo para restaurar a tela genuína mas puída pelas mudanças drásticas que os tempos trouxeram a estas paragens.”

No lançamento do livro, a apresentação deste e do autor estarão a cargo do Dr. Fernando Mão de Ferro (Colibri) e Prof. Doutor Augusto Fitas (Universidade de Évora). Leitura de excertos a cargo de Adelaide Glória, Ana Mateus, Georgina Ferro, António Simões, Fátima Crujo, Francisca Matos, Maria do Céu Pires e Odete Ramalho.

AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL

PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO COM VISTA AO DESENVOLVIMENTO

DE ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC)

Entidade Parceira: O Calipolense Clube Desportivo de Vila Viçosa

Entidade Promotora: Agrupamento de Escolas Públia Hortênsia de Castro de Vila Viçosa

Número total de postos de trabalho a ocupar: 7

Informa-se que os horários a concurso e o procedimento concursal estarão disponíveis na

página do Agrupamento de Escolas Públia Hortênsia de Castro de Vila Viçosa www.esphcastro.

pt e podem também ser fornecidos a pedido dos interessados desde que o solicitem para o mail

[email protected].

C)-"'0)#/)1+'@/)#!)%'"#&#' 4+')B)#&')DE)#!)'2/( /)#!)FGEF<

Vila Viçosa, 21 de agosto de 2012

O Presidente da Direção de "O Calipolense"

Artur Manuel Bravo Carapinha

AEC de Inglês 3 Horários de 8 horas semanais cada AEC de Inglês 1 Horário de 9 horas semanais AEC de Atividade Física e Desportiva 3 Horários de 10 horas semanais cada

Caracterização em função da atribuição, competência ou atividade a cumprir ou a executar

Desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular de Inglês, atividade física e desportiva e ensino de expressões artísticas

Prazo de duração da prestação de serviço De 10 de setembro de 2012 a 21 de junho de 2013.

Local de trabalho Escolas do Agrupamento de Escolas Públia Hortênsia de Castro de Vila Viçosa Concelho de Vila Viçosa.

Page 3: Terras Brancas n.º 477

Ano XVIII I Nº. 477 I 23 de agosto de 2012 3

Praça da República - 7150-249 Borba I Telef.: 268 891 630 I Fax: 268 894 806 I www.cm-borba.pt I [email protected]

EDITALA Câmara Municipal de Borba, reunida ordinariamente em 16 de agosto de 2012, pelas 15.00 horas, no Salão Nobre do Município, estando presentes os Senhores vereadores, Humberto Luís Russo Ratado, Hugo Alexandre Godinho Mendanha, Rosa Maria Basílio Véstia e Joaquim José Serra Silva, sob a Presidência do Senhor Ângelo João Guarda Verdades de Sá, e em conformidade com o nº.4 do artigo 92º da Lei nº.169/99 de 18 de Setembro na nova redação dada pela Lei nº.5-A/2002, de 11 de Janeiro, torna público que foram tomadas as seguintes deliberações relativamente aos pontos abaixo indicados:Ponto 2. Ordem do DiaPonto 2.2 – Marcação de Hasta Pública para Adjudicação de Lojas do Mercado Municipal de Borba – Deliberado, por unanimidade, marcar hasta pública para dia 30 de Agosto/2012, pelas 10:00 horas, a realizar no Salão Nobre do Município.Ponto 2.3 – Proposta de 3ª Alteração ao Mapa de Pessoal 2012 – Deliberado, por maioria, submeter a referida proposta à aprovação da Assembleia Municipal.Ponto 2.4 – Proposta de Abertura de Procedimentos Concursais – Deliberado, por unanimidade, submeter à aprovação da Assembleia Municipal a abertura dos seguintes procedimentos concursais: a) Por tempo determinado; b) Por tempo indeterminado.Ponto 2.5 – Imposto Municipal sobre Imóveis – Deliberado, por maioria, solicitar autorização à Assembleia !"#$#%&'(%&)&(*+&)(&,(,-.!#"/-,(/&+&,(01(#2%1,/1(2!"#$#%&'(,13)-(#245-#,(&(&%'#$&)("1(&"1(0-(6789:

a) – Prédios rústicos: 0,8%; b) – Prédios urbanos: 0,7%; c) – Prédios urbanos avaliados nos termos do CIMI: 0,4%; d) – As taxas previstas nas alíneas b) e c) são elevadas, anualmente, ao triplo nos casos de prédios urbanos que se encontrem devolutos há mais de um ano e de prédios em ruínas; e) – Agravamento de 20% %&)&(1,(%);0#1,(0-.)&0&01,(<0-*"#01,("&(=>?@($12(3&,-("ABC(01(&)/AB886A(01(D40#.1(01(E2%1,/1( !"#$#%&'B

Ponto 2.6 – Proposta de Lançamento de Derrama para o ano de 2013 – Deliberado, por maioria, solicitar autorização à Assembleia Municipal para lançar uma taxa de derrama de 1,5%, do lucro tributável das empresas sujeitas e não isentas de IRC, para o ano de 2013.Ponto 2.7 – Aprovação de Acordo de Parceria a estabelecer entre o Município de Borba e a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central – Deliberado, por unanimidade, aprovar o referido Acordo.Ponto 2.8 – Aprovação das Normas de Participação para a Festa da Vinha e do Vinho/2012 – Deliberado, por maioria, aprovar as seguintes Normas: a) Normas de Participação Gerais; b) Normas de Participação Gerais – Vinhos.

?&)&($1"F-$#2-"/1(.-)&'(,-(%!3'#$&(1(%)-,-"/-(-0#/&'(-(1!/)1,(0-(#.!&'(/-1)(G!-(5H1(,-)(&*+&01,("1,('!.&)-,(

do costume.

Borba, 17 de Agosto de 2012O Presidente da Câmara

(Dr. Ângelo João Guarda Verdades de Sá)

Os trabalhos de prospecção arqueológica marcaram as primeiras fases da obra e revelaram, tal como era esperado, que o espaço designado como “antigo cemitério” serviu, de facto, esta *"&'#0&0-(0-,0-(2!#/1($-01("&(F#,/4)#&(01($&,/-'1(

do Alandroal. De entre os objectos encontrados neste local destacam-se algumas “estelas funerárias” que estão agora a ser estudadas.

Para além de um “silo” comum com cerca de 6( 2-/)1,( 0-( 0#I2-/)1J( K1)&2( &#"0&( #0-"/#*$&0&,(

algumas estruturas correspondentes a “muros” ou fundações de antigos edifícios com pouca 21"!2-"/&'#0&0-( -( 0#KL$-#,( 0-( $'&,,#*$&)J( G!-(

serão novamente recobertos e preservados no decurso da obra.

Para além do obrigatório acompanhamento arqueológico a cargo da autarquia, a obra está a ser acompanhada pelos técnicos da Direcção Regional de Cultura/IGESPAR que na última visita técnica efectuada, em 23 de Julho, se mostraram plenamente satisfeitos com as metodologias e soluções até aqui adoptadas e com o andamento geral dos trabalhos.

OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DO INTERIOR DO CASTELO

SEGUE A BOM RITMO

Importa salientar que esta obra não se iniciou sem que estivesse assegurado o parecer favorável das entidades competentes, conseguido após várias reuniões de articulação entre os técnicos da Direcção Regional de Cultura, os projectistas e os técnicos da autarquia.

Todos os achados mais relevantes, assim como 1()-.#,/1(K1/1.)M*$1(-(-2(5L0-1(0-,/&(K&,-(0&(13)&(

serão, em fase posterior, reunidos num Centro Interpretativo do Castelo do Alandroal, um pequeno núcleo museológico dedicado à história deste imóvel $'&,,#*$&01($121(21"!2-"/1("&$#1"&'(-(G!-(,-)M(

criado no interior do mesmo.A intervenção agora em curso corresponde

apenas à primeira fase de um plano da autarquia para a total recuperação e dinamização cultural, social e turística do castelo do Alandroal que passa, nas fases subsequentes, pela revitalização do restante espaço público (ainda propriedade privada), pela recuperação do “caminho de ronda”, acesso à torre de menagem e instalação do centro interpretativo.

Praça da República - 7150-249 Borba I Telef.: 268 891 630 I Fax: 268 894 806 I www.cm-borba.pt I [email protected]

EDITALHASTA PÚBLICA

PARA ADJUDICAÇÃO DE LOJAS NO MERCADO MUNICIPAL DE BORBA

De harmonia com a deliberação da Câmara Municipal de Borba de 16 de agosto, torna-se público que no dia 30 de agosto de 2012, pelas 10:00 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, vai proceder-se a hasta pública para adjudicação das seguintes lojas sitas no Mercado Municipal de Borba:

Talho ArrecadaçãoRenda mensal – 130 Euros Renda mensal – 40 EurosBase de licitação – 390 Euros Base de licitação – 120 EurosLances Mínimos – 5 Euros Lances Mínimos – 5 Euros

A adjudicação da arrecadação só poderá ser efetuada por concessionários das lojas já adjudicadas, ou a adjudicar na hasta pública de dia 30 de Agosto/2012, para complemento da sua atividade.

Loja nº 2 N Loja nº 3 N

Renda mensal – 180 Euros Renda mensal – 180 EurosBase de licitação – 540 Euros Base de licitação – 540 EurosLances Mínimos – 5 Euros Lances Mínimos – 5 EurosLoja nº 4 N Loja nº 5 N

Renda mensal – 180 Euros Renda mensal – 220 EurosBase de licitação – 540Euros Base de licitação – 660 Euros Lances Mínimos – 5 Euros Lances Mínimos – 5 EurosLoja nº 6 N Loja nº 7 N

Renda mensal – 220 Euros Renda mensal – 200 EurosBase de licitação – 660 Euros Base de licitação – 600 EurosLances Mínimos – 5 Euros Lances Mínimos – 5 Euros

A adjudicação será de acordo com o regulamento em vigor, podendo os interessados consultar ou solicitar junto dos serviços administrativos da Autarquia. Se as lojas não forem adjudicadas no dia anunciado por falta de interessados, poderão as mesmas ser concessionadas, em qualquer momento, pelo valor da base de licitação acrescido do valor de um lance, não sendo necessário a marcação de nova hasta pública para o efeito.?&)&($1"F-$#2-"/1(.-)&'(,-(%!3'#$&(1(%)-,-"/-(-0#/&'(-(1!/)1,(0-(#.!&'(/-1)J(G!-(5H1(,-)(&*+&01,("1,('!.&)-,(

públicos do costume.Município de Borba, 17 de Agosto de 2012

O Presidente da Câmara(Dr. Ângelo João Guarda Verdades de Sá)

PARQUE ALQUEVA - POSIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE REGUENGOS

TOMADA POR UNANIMIDADE

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz tomou hoje conhecimento da entrada do pedido de insolvência apresentado pela SAIP Turismo – Sociedade Alentejana de Investimento e Promoção, S.A. junto do Tribunal Judicial da Comarca de Reguengos de Monsaraz.

A SAIP tem vindo a desenvolver de forma integrada, e em estreita colaboração com o Município de Reguengos de Monsaraz, o projeto Parque Alqueva/Roncão D´El Rei, o qual consiste no desenvolvimento turístico e residencial de cinco propriedades situadas junto ao Grande Lago de Alqueva. Atualmente, e na primeira fase do projeto, encontra-se praticamente concluído um campo de golfe de 18 buracos e projetado um hotel de 5 estrelas com 90 quartos.

Trata- se de um projeto de inegável interesse local, regional e nacional e que se assume como o projeto âncora do destino turístico Alqueva. Trata-se de um projeto fundamental para o desenvolvimento do interior do país e para o combate às assimetrias regionais.

Um projeto que prevê a criação, na sua primeira fase, de 200 postos de trabalho diretos e 300 postos de trabalho indiretos.

É com enorme surpresa, tristeza e indignação que a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz olha para a forma como o processo foi conduzido nos últimos meses.

O Projeto Parque Alqueva mereceu o apoio unânime do Município de Reguengos de Monsaraz, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e do

Ministério da Economia do Governo de Portugal, tendo sido apoiado pelo anterior Governo e considerado, pelo atual, em agosto de 2011, como Projeto de Interesse Estratégico Nacional (PIEN).

Torna-se, assim, incompreensível que um projeto desta relevância para Portugal e para o Alentejo tenha este desfecho. A agenda política também tem de centrar-se no desenvolvimento regional e no emprego.

Pelo que não podemos deixar de questionar: como é possível um projeto declarado pelo Ministério da Economia como Projeto de Interesse Estratégico Nacional deparar-se com obstáculos e entraves na consensualização de um modelo 0-(*"&"$#&2-"/1($1'1$&01,(%1)(!2&(#",/#/!#NH1(

bancária tutelada pelo Ministério das Finanças do mesmo Governo de Portugal?

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz não se conforma com o desfecho anunciado para o Projeto Parque Alqueva e, porque acredita no projeto e porque a sustentá-lo está quase uma década de trabalho, tudo fará para ajudar a reverter a situação em tudo aquilo que estiver ao seu alcance. Hoje, dia 8 de agosto, foram solicitados pedidos de audiência aos Senhores Ministros da Economia e das Finanças.

A Câmara Municipal de Reguengos de 1",&)&O(-,%-)&(-(0-,-P&(G!-(&,(0#*$!'0&0-,(

impostas ao promotor do Projeto possam ser ultrapassadas, porque continuamos a acreditar que projetos desta índole são fundamentais para o desenvolvimento regional e do interior de Portugal em particular.

Page 4: Terras Brancas n.º 477

Ano XVIII I Nº. 477 I 23 de agosto de 20124

O regresso às aulas, devido ao contacto mais próximo entre as crianças, é a altura do ano mais propícia ao contágio. Este é feito mais frequentemente por contato interpessoal próximo (cabeça-a-cabeça), mas também é comum a transmissão através da partilha de chapéus, escovas e outros objetos pessoais de pessoas contaminadas.

Pediculose (PIOLHOS): São insectos minúsculos que vivem no cabelo dos humanos, reproduzem-se em pequenos ovos (Lêndeas).

SINTOMAS:- Comichão- Feridas decorrentes de coçar- Marcas vermelhas das picadasUma vez encontrados os piolhos, deve-se

fazer o tratamento o mais precoce possível.TRATAMENTO:- Aplicar o produto no cabelo e deixa-lo actuar

» Unidade de Cuidados da Comunidade de Borba

PEDÍCULOS (piolhos)o tempo indicado na embalagem

Q(R,&)(!2(%-"/-(*"1(%&)&()-215-)(1,(%#1'F1,(

e lêndeas mortos- Lavar a roupa das camas toalhas e vestuário

com água quente- Desinfectar pentes e escovas com loção

antiparasitáriaPREVENÇÃO: - Inspeccionar as cabeças uma a duas vezes

por semana Ao notar que uma criança têm piolhos todos os

membros da família devem fazer a desinfestação, pois os adultos também podem apanhar.

Os piolhos também gostam de cabelos lavados.

S,,#2(G!-(0T($1"/&(G!-(1(,-!(*'F1(/-2(%#1'F1,(

deve avisar a professora.Em caso de dúvidas não e hesite em contatar: 268848110 ext- 134;135 / 968324295

Tel. 268 323 130 / 268 324 181/ 967 623 057www.casagalileu.com.sapo.pt

[email protected]

Rua Victor Cordon, 16U877(Q(VW7(>XYZ> [=

Q([*$#"&(0-($F1$&'F1,

- Comércio de artesanato- artigos equestres e correaria- cadeiras alentejanas

Borba há 50 anos

1- Depois de longo e doloroso sofrimento, faleceu, em Borba, o Sr. Crispim Luís Trindade, industrial de barbearia. O extinto contava 65 anos de idade e era uma pessoa muito estimada no meio local.2- O funeral do Sr. Crispim Luís Trindade realizou-se para o cemitério de Borba, constituindo uma grande manifestação de pesar, na qual se incorporou um grande número de pessoas de todas as categorias sociais.3- Arrenda-se perto de Borba uma propriedade que leva três moios de trigo em semeadura, composta de montado de azinho e sobro, olival, com casa de habitação para o rendeiro. Dá esclarecimentos em Borba o Sr. Manuel Gonçalves Machado. 5-Com a participação de cento e setenta inscritos de várias localidades do país, disputou-se o 3º. Concurso de Pesca Desportiva, na albufeira de Monte Branco, da Casa de Bragança, tendo sido promovido pelas Conferências de S. Vicente 0-(?&!'1B([,(0-O(%)#2-#)1,($'&,,#*$&01,( K1)&2(

os seguintes: 1º. Fausto Bento, “Grande Taça Somasul”, de Elvas; 2º. Manuel Clemente, de Lisboa; 3º. António Fristel, de Évora; 4º. José Nunes Honrado, de Évora; 5º. Luís Guedes Pena, de Lisboa; 6º. António M. Vieira, de Elvas; 7º. José T. Abreu, de Portalegre; 8º. Fernando Traquil, de Portalegre; 9º. Mário Duarte, de Terrugem; 10º. António Gonçalves Pedro, de Mora. Foram distribuídas vinte e sete taças e muitos prémios 0-(5&'1)(&1,(01O-(2-'F1)($'&,,#*$&01,B(S(2-"#"&(

Maria do Carmo Ramos Alpalhão ganhou o primeiro prémio da prova especial disputada para senhoras. Inegavelmente, assistiu-se a mais um sucesso retumbante de uma das melhoras provas de pesca desportiva do Alentejo.- Em prosseguimento do programa estabelecido pela Direção do Sport Club Borbense, volta a realizar-se mais um baile, no terraço da Estação de Serviço “ Sacor!”, que é animado pela categorizada Orquestra “ Marilyng”, de Estremoz- O Sr. António Joaquim da Guerra Semedo, farmacêutico, festejou o seu 80º. aniversário e por tal motivo deslocaram-se a Borba todos os seus *'F1,J(-+$-/1(1,(G!-(,-(-"$1"/)&2("1(R'/)&2&)J(

bem como muitos familiares. A festa decorreu com muita alegria e animação.9- A Srª. D. Maria da Glória Palmeiro Gomes Cortes, de Orada, festeja o seu aniversário natalício.16/17- Iniciaram-se as imponentes Festas em

F1")&(01(X-"F1)(\-,!,(01,(S]#/1,J(%&0)1-#)1(0-(

Borba, com a recitação do Terço e pregação, na sua Capela, pelas 21:30h cuja organização pertence à Confraria recentemente criada.18- Em procissão, foi conduzida a veneranda #2&.-2( 01( X-"F1)( \-,!,( 01,( S]#/1,( 0&( ,!&(

capela para a Igreja Matriz, pelas 21:30h, onde ao recolher foi exposto o Santíssimo e se rezou a ladainha, seguindo-se a bênção e a exposição da Sagrada Reserva.-Manuel Varela Marques Serrão, Regente Agrícola de 3ª. Classe, no impedimento do Engenheiro Chefe da 4ª. Circunscrição Industrial faz saber G!-(&(*)2&(^12#".1,(_!L,(?#"/1J(_0B`(%)-/-"0-(

instalar uma destilaria de aguardente, na Rua Fernão Penteado, 14, freguesia Matriz, com os inconvenientes de mau cheiro, perigo de incêndio, explosão, derrames e emanações nocivas e, em conformidade com a lei, convida todas as entidades singulares e coletivas a apresentar, por escrito, reclamações no prazo de trinta dias, a partir desta data. 19- Continuam as Festas em honra do Senhor \-,!,(01,(S]#/1,($12(1(,-.!#"/-(%)1.)&2&:(a:77(

h. – Missa de comunhão geral acompanhada de cânticos, na Igreja Matriz; 12:00 h. - Missa rezada cantada, na Matriz; 17:00 h. – Chegada da Banda Filarmónica Luzitana, de Estremoz, que apresentará cumprimentos às autoridades, às Sociedades Recreativas e ao povo; 18:00 h. – Missa solene, na Igreja Matriz; 19:00 h. - Imponente procissão com a imagem do Senhor Jesus 01,(S]#/1,J( $12( %-)$!),1( %-'&,( )!&,( F&3#/!&#,J(

solenizada pela banda estremocense, havendo ao recolher sermão e bênção do Santíssimo.20-Concluem-se as Festas em honra do Senhor \-,!,(01,(S]#/1,J($12(&,(,-.!#"/-,($-)#24"#&,J("&(

Igreja Matriz: 10:00 h. – Missa de comunhão geral, acompanhada a cânticos; 19:00 h. – Procissão de regresso da veneranda imagem à sua capela. As Festas caracterizaram-se por uma enorme $1"$1))T"$#&( 0-( *;#,( -( %1)( !2( .)&"0-( K-)51)(

religioso ao padroeiro da vila.-O Sr. Dr. João António Leitão Ribeiro Tristão foi empossado nos cargos de Conservador do Registo Civil e Notário do concelho de Borba. A cerimónia foi presidida pelo Sr. Juiz da Comarca de Vila Viçosa.22- O Sr. Domingos Maria Abelho Cadete, de Orada, festeja o seu aniversário natalício.

26- Na esplanada terraço da “Sacor”, dançou-se animadamente até altas horas da noite ao som da Orquestra “José da Silva”, do Barreiro. Parece, que se trata do último baile e é pena, pois só as derradeiras edições do evento é que começaram a suscitar elevada concorrência.29- O Sr. Maurício Sapatinha fraturou um pé devido a uma queda, na barragem do Maranhão, onde se encontrava à pesca. Foi, de seguida conduzido a Estremoz, onde foi radiografado e recebeu o tratamento médico necessário. Depois, seguiu para Lisboa, vindo a regressar a Borba mais tarde, onde se encontrava em gozo de férias. 30- Com vista à próxima época desportiva a equipa representativa do Sport Club Borbense iniciou a sua preparação. É de esperar )-,!'/&01,( 2-"1,( ,#."#*$&/#51,(

do que na época anterior, porque a equipa encontra-se desfalcada dos seus melhores jogadores, os quais saíram para a vida militar.

» João Azaruja

» Aconteceu em

agosto (1962)

5ª CAMPANHA DE ESCAVAÇÕES EM EVORAMONTE

No passado dia 5 de Agosto deu-se início à 5ª campanha de escavações arqueológicas em Evoramonte.

Os trabalhos, tal como nos anos anteriores, pretendem alargar o conhecimento da ocupação da Idade do Bronze Médio, de que Evoramonte é, sem dúvida, o povoado mais extenso conhecido no atual território nacional e, na presente campanha, os resultados têm sido particularmente %)12#,,1)-,J($1"*)2&"01(&(#2%1)/I"$#&($&%#/&'(

de Evoramonte no quadro regional do início do Iº milénio antes de Cristo.

A escavação, promovida pela Associação Portanta, com o apoio do Município de Estremoz, da Junta de Freguesia de Evoramonte e da Santa Casa da Misericórdia de Evoramonte, decorrerá até ao dia 1 de setembro, contando com a participação de alunos de licenciatura e mestrado em Arqueologia de Universidades nacionais e estrangeiras.

Page 5: Terras Brancas n.º 477

Ano XVIII I Nº. 477 I 23 de agosto de 2012 5

De 13 a 20 de Agosto, decorreram em Borba as tradicionais Festas em Honra do Senhor Jesus 01,(S]#/1,B(b-,/#5#0&0-(2&)$&0&2-"/-()-'#.#1,&J(

alcança na veneração ao Santo padroeiro dos borbenses o seu ponto mais alto.

Anualmente, alguns dos inúmeros borbenses que se encontram fora da sua terra natal, escolhem o terceiro f i m - d e - s e m a n a d e Agosto para “regressar a casa”, aproveitando também para rever e confraternizar com amigos de longa data.

Este ano, promovida pelo Município de Borba, foi criada uma comissão que juntou diferentes c o l e c t i v i d a d e s /associações locais que a esta se quiseram associar. Entre estes diferentes agentes, foi elaborado um programa e, ainda que com um orçamento bem mais apertado, conseguiu-se reunir uma série de actividades desportivas e musicais que se estenderam ao longo de toda a semana, o que acabou por ser uma novidade positiva.

Das diferentes iniciativas que decorreram ao longo destes sete dias, destaque para a massiva participação nas iniciativas de carácter religioso, por parte dos borbenses e forasteiros. A procissão de domingo, que percorreu as principais artérias da cidade, foi disso um exemplo. Foram milhares os que acompanharam as imagens da Senhora das Neves, Beato

^12#".1,(-(c1)3&(-(01(X-"F1)(\-,!,(01,(S]#/1,(

ao longo de duas horas e meia.Nas iniciativas de carácter desportivo, o

destaque recai em duas actividades que, aos poucos, vêm recolhendo praticantes e admiradores, o atletismo e o BTT. Ambas as actividades acabaram por dar um colorido diferente a estas festividades, provocando também a visita de muitos forasteiros que aproveitaram para se associar às festividades.

No campo musical, e ainda que os nomes

de primeiro plano musical nacional à muito estejam fora da rota de Borba, por razões 2&)$&0&2-"/-( *"&"$-#)&,J( $1",-.!#!Q,-( !2(

leque de espectáculos q u e a b r a n g e s s e praticamente todos os gostos. A estreia em Borba dos Route 70’s era aguardada com enorme expectativa, e esta banda revivalista não deixou os seus c réd i tos por mãos alheiras recordando de forma exemplar temas

mais marcantes da década de setenta. No sábado, os nortenhos Salto trouxeram até ao sul o seu álbum “Deixar cair”, enquanto que o

borbense Jorge Gomes abrilhantava um baile %1%!'&)("1(&"*/-&/)1(&1(&)('#5)-B(S1('1".1(0-(/10&,(

as noites, diferentes DJ’s animaram as noites de Borba, aproveitando também o facto das noites estarem agradáveis. Neste campo, cabe ainda a inevitável referência à Banda do Centro Cultural de Borba. Começam a escassear adjectivos para a mais jovem banda do Sul de Portugal. Já são mais de 60 os músicos que compõe esta Banda que envaidece os borbenses. O hino do Senhor \-,!,(01,(S]#/1,J(/1$&01(%-'&(3&"0&(31)3-",-J(

“toca” todos.Z-K-)T"$#&(*"&'(%&)&(&,(-"/#0&0-,(%)121/1)&,(

destas festividades, Município de Borba, Junta de Freguesia da Matriz, Junta de Freguesia de São

Bartolomeu, Paróquias de Borba, Irmandade do X-"F1)(\-,!,(01,(S]#/1,J(

Associação Borba Jovem, Associação de Portuguesa 0-(̂ -*$#-"/-,(d(̂ -'-.&NH1(

de Évora, Barbus – Associação Borba Mais, Bombeiros Voluntários de Borba, Centro Cultural de Borba, Centro de Cultura e Desporto da Matriz, Clube de Rugby de Borba, Moto Clube de Borba e o Sport Clube Borbense. Se todos “remarem” para o mesmo lado, daqui pode surgir uma verdadeira comissão de festas que, trabalhando em conjunto ao longo de todo o ano, pode vir a criar

condições para elevar o nível das tradicionais b-,/&,(-2(e1")&(01(X-"F1)(\-,!,(01,(S]#/1,B(

Que assim seja!

FESTAS EM HONRADO SENHOR JESUS DOS AFLITOS

Page 6: Terras Brancas n.º 477

Ano XVIII I Nº. 477 I 23 de agosto de 20126

Page 7: Terras Brancas n.º 477

Ano XVIII I Nº. 477 I 23 de agosto de 2012 7

MUNICÍPIO DE BORBA LANÇOUUM NOVO PRODUTO TURÍSTICO

A Câmara Municipal de Borba e a Turismo do Alentejo ERT lançaram hoje a iniciativa “Vamos fazer as onze”, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, prolongando-se depois no Jardim Municipal, onde os convidados tiveram oportunidade de degustar alguns petiscos dos dez estabelecimentos aderentes.

Este novo produto turístico resulta de uma tradição ímpar no concelho, que tem vindo a ser preparada com a restauração local, e realça um velho ritual a que os mais velhos chamam “Fazer as onze”, e que os mais novos têm vindo a dar $1"/#"!#0&0-B(?-'&,(88B77(F1)&,J( -("1( *"&'( 0&(

tarde, diferentes gerações juntam-se e percorrem as diversas tabernas, em torno de um copo e de um petisco, trocando conversa sobre os temas que vão marcando os dias pela cidade.

“Vamos fazer as onze” consiste em disponibilizar um copo de vinho, um prato com petisco típico da casa, pão e azeitonas, pelo valor *+1(0-(9JV7(-!)1,J(-2(G!&'G!-)(0#&(0&(,-2&"&B(

Entre os muitos petiscos típicos da região, pode-se degustar os pimentos assados, pezinhos de coentrada, orelha de porco de coentrada, moelas com tomate, carne à portuguesa, carne de porco à alentejana, feijoada, grão com chispe, omelete de espargos, salada de atum com feijão-frade,

iscas de fígado, peixinhos da horta, miúdos de cabrito ou enchidos assados.

A autarquia pretende com este novo produto turístico contribuir para um maior dinamismo da economia local, incrementando a atividade da restauração através do petisco, reforçando a aposta na gastronomia e no desenvolvimento dos produtos endógenos. Ainda neste âmbito, o Município de Borba está a preparar a candidatura “Borba Cidade Criativa Gastronómica” à UNESCO, com o objetivo de divulgar e valorizar ainda mais a gastronomia do concelho, da região e do Alentejo.

Aderiram à iniciativa dez restaurantes e cafés: Café Luna Parque, restaurante Arca D’Ouro, cafetaria Fonte das Bicas, restaurante O Espiga, restaurante Tasca Real, restaurante A Torre, restaurante Vila Branca, cervejaria Arado, cervejaria cafetaria A Cidade, todos no centro histórico da cidade de Borba, e a Tasca dos Coelhos, em Alcaraviça.

“Vamos fazer as onze” é uma iniciativa que decorre no âmbito da Agenda 21 Local de c1)3&J(*"&"$#&0&(%-'1(E"&'-"/-P1J("1(I23#/1(01(

QREN, e tem o apoio da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

Page 8: Terras Brancas n.º 477

Ano XVIII I Nº. 477 I 23 de agosto de 20128

» Desporto

II CORRIDA DE ATLETISMO NOTURNA

Depois de vários anos sem competições de atletismo no concelho, Borba recebeu mais uma corrida desta vez o II Corrida de Atletismo Noturna, integrado no programa festividades em e1")&(01(X-"F1)(\-,!,(01,(S]#/1,B(S(1).&"#O&NH1(

ficou a cargo da BARBUS ATLETISMO, equipa recentemente criada nesta cidade.

O evento contou com cerca de 150 inscritos. De salientar que a competição das Absolutas

Femininas foi ganha pela atleta Carina Babaroca do Clube Elvense de Natação, Manuel Massas do BARBUS Atletismo nos Veteranos e nos Seniores o vencedor foi Tiago Leal do GafanhaOri.

5º PASSEIO DE BTTSC BORBENSE

Decorreu, na manhã do passado sábado, o 5º Passeio de BTT do SC Borbense, iniciativa inserida nas Festas em Honra do Senhor Jesus 01,(S]#/1,B(?1)(-"/)-(1'#5&#,J(5#"F&,(-(%-0)-#)&,(

que circundam cidade de Borba, cerca de meia centena de atletas, pedalaram ao longo de 40 km’s, num passeio que se prolongou até perto das 13 horas. Após o merecido, e reconfortante banho,

seguiu-se o inevitável almoço de confraternização. Como vem sendo uma tradição, o Passeio de Agosto termina sempre num Gaspacho alentejano que, mais uma vez, fez as delícias de todos os intervenientes. A próxima iniciativa do género *$1!(PM(&.-"0&0&(%&)&(f15-23)1J("1(0-$1))-)(

da Festa da Vinha e do Vinho.

TORNEIO DE MALHA DAS FESTAS EM HONRA DO SENHOR DOS AFLITOS

Realizou-se no passado domingo o torneio de malha integrado nas Festas em Honra do X-"F1)(\-,!,(01,(S]#/1,J(-2(G!-(%&)/#$#%&)&2(

vinte equipas, vindas dos concelhos de Borba, Vila Viçosa, Estremoz, Elvas, Arraiolos e Viana do Alentejo.

[3/-5-Q,-( &( ,-.!#"/-( $'&,,#*$&NH1:( Q( 8B`(

equipa Carlos Semedo / João Guerra de Estremoz; 2.ª José Lopes / Olímpio Dias de Viana do Alentejo e 3.ª Cândido Silva / José Picão de Orada – Borba.

Mais uma jornada franco convívio, na divulgação e preservação dos jogos tradicionais.

TORNEIO DE SUECA DA ZONA DOS MÁRMORES

Decorreu na sede do CCD Matriz no passado sábado 18 de Agosto, o torneio de sueca da zona dos mármores inserido nas Festas de Agosto.

Participaram dezoito equipas dos concelhos de Borba, Vila Viçosa, Estremoz e Alandroal. Após uma tarde de salutar convívio, em que todos se

bateram com grande empenho no jogo, apurou-se &(,-.!#"/-($'&,,#*$&NH1:

1.ª equipa - Sebastião Giga / Fernando Caeiro de Borba; 2.ª – Armando Camões / Luís Prates de Borba e 3.ª – José Palhoco / António Russo de Borba.

SC BORBENSE REGRESSAAO TRABALHO

X-.!"01("1/L$#&(5#"$!'&0&(%-'1(,#/-(1*$#&'(01(

SC Borbense, o plantel sénior do SC Borbense para a época 2012/2013 começa a ter forma e, será o seguinte: Guarda-Redes: Pedro Figueira, João Vítor, João Ferrão (ex-Júnior) e Jardel (ex- SC Bencatelense). D e f e s a s : T i a g o F e r r e i r a , L u í s Espiguinha, Valter E s p i g u i n h a , Gu i l he rme , João C a n h ã o , M á r c i o Rodrigo e Jacinto (ex- SC Bencatelense). Médios: Luís Mendes, Pedro Galvão, André, José Grego, Tiago Ferrão, Tó-Manel, Ricardo Coelho e João Catita (ex- Júnior)

Avançados; Nuno Bravo, Ema (ex- Júnior), Cabrita (ex- CF Estremoz) e Carapinha (ex- O Calipolense). Equipa Técnica: Vítor Caldeira, (Treinador Principal), António Grego, (Preparador Físico), Armando Leitão, (Treinador Adjunto).

Entretanto, o Jornal Terras Brancas sabe que nos últimos dias alguns jogadores que se haviam comprometido, e assinado inclusive, com a equipa “azul e branca” têm vindo a ser aliciados

por outros emblemas, sendo que alguns terão efectivamente já contactado a direcção do SC Borbense para que permitam a sua desvinculação. Assim, não será de estranhar que algumas alterações surjam nos próximos dias.

O plantel “azul e branco” regressa ao trabalho esta 3ª feira, dia 28 de Agosto e, dos jogos de preparação já marcados, o destaque

recai no tradicional Torneio “Plácido Simões, que se jogará no dia 8 de Setembro, e para a apresentação aos sócios a 22 de Setembro, recebendo a vizinha equipa de “O Elvas”.

Page 9: Terras Brancas n.º 477

Ano XVIII I Nº. 477 I 23 de agosto de 2012 9

CURIOSIDADE: Lei 16 – Pontapé de Baliza

Para remeter alguma questão ou situação que gostava de ver esclarecida, basta enviar um email

para [email protected].

O pontapé de baliza é uma forma de recomeçar o jogo.

Um pontapé de baliza será concedido quando a bola ultrapassar completamente a linha de baliza,

quer seja rente ao solo ou pelo ar, tocada em último lugar por um jogador da equipa atacante, sem

que um golo tenha sido marcado em conformidade com a Lei 10.

Um golo pode ser marcado diretamente de um pontapé de baliza, mas somente contra a equipa

adversária.

Execução- A bola é pontapeada dum ponto qualquer da área de baliza por um jogador da equipa defensora;

- Os jogadores da equipa adversária devem encontrar-se fora da área de grande penalidade até

que a bola esteja em jogo;

- O executante não pode voltar a jogar a bola sem que esta tenha tocado noutro jogador;

- A bola está em jogo quando for pontapeada diretamente para fora da área de grande penalidade.

Infrações / SançõesSe a bola não for pontapeada diretamente para fora da área de grande penalidade num pontapé

de baliza:

- O pontapé será repetido.

Pontapé de baliza executado por um jogador sem ser o guarda-redesSe a bola entra em jogo e o executante toca a bola uma segunda vez antes que esta tenha tocado

noutro jogador:

- Um pontapé-livre indireto será concedido à equipa adversária que deve ser executado no local

em que a falta foi cometida (ver Lei 13 – Local dos pontapés-livres).

Se a bola entra em jogo e o executante lhe toca deliberadamente com as mãos antes que esta

tenha sido tocada por outro jogador:

- Um pontapé-livre direto será concedido à equipa adversária que deve ser executado no local em

que a falta foi cometida (ver Lei 13 – Local dos pontapés-livres).

- Um pontapé de grande penalidade será assinalado se a falta foi cometida dentro da área de

grande penalidade do executante.

QUESTÃO 35: Um jogador está em fora de jogo, mas recebe a bola diretamente de um pontapé de baliza e faz um grande golo. É válido?R – Sim, na execução de um pontapé de baliza não há fora de jogo.

FESTAS DE SETEMBRO E SEMANA DA JUVENTUDE

O Alandroal prepara-se para receber mais uma edição do Festival da Juventude e das tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, entre os dias 30 de Agosto e 03 de Setembro, onde a animação, a cor, a alegria e o convívio prometem ser as notas dominantes. As obras no interior do castelo e a necessidade de reduzir custos fazem com que todas as actividades deste ano se concentrem n a P r a ç a d a República, Largo da Matriz e Rua João de Deus.

Com efei to, com um orçamento ainda mais reduzido do que em anos anteriores, sem esquecer que este é um importante m o m e n t o d e $1"5L5#1J(&*)2&NH1(

local e promoção do concelho, o Município preparou um conjunto de a c t i v i d a d e s abrangentes e transversais, em colaboração com as associações do concelho, que procuram agradar a toda a população.

Os primeiros dias das festividades (30 e 31 de Agosto) são dedicados aos mais jovens. As actividades desportivas, a animação nocturna, os concertos e as garraiadas estarão em evidência nestes dias. De destacar a participação do Esquadrão de Reconhecimento do RC3 de Estremoz, que vai possibilitar aos jovens do concelho e a todos os interessados o contacto com a vida militar através de passeios em viaturas blindadas ou a realização de baptismos equestres.

A noite de sexta-feira, dia 31 de Agosto, reserva ainda uma grandiosa Corrida de Toiros, com João Moura, Rui Fernandes e o jovem Rui Guerra, natural do concelho. Para pegar os 6 /1!)1,( g D1"0-( 0-( S))#&.&g ( -,/&)H1( -2( %)&N&(

os forcados amadores de Redondo, Ribatejo e Aposento do Alandroal, que disputam o "Troféu Sousa" para a melhor pega.

Já no sábado, dia 01 de Setembro, os amantes dos motores terão a o p o r t u n i d a d e de assist i r, ou p a r t i c i p a r, n o Encontro de Carros Personal izados d o M o t o r k l u b de Alandroal. A noite de Sábado rese rva a inda um espectáculo c o m R o u x i n o l Faduncho, que a p r e s e n t a r á o s e u m a i s recente trabalho " F o r m i d á v e l B i g o d e " , u m e s p e c t á c u l o $)#&01( %&)&( g 0&)(

!2(3#.10-(h($)#,-g i(

Para Domingo está marcado um momento inédito, com a actuação da Banda do Centro Cultural de Alandroal, que acompanha ao vivo os fadistas locais.

Mas porque as Festas em honra de Nossa Senhora da Conceição são muito mais que concertos e espectáculos, os bailes tradicionais, o artesanato e as tasquinhas com petiscos locais também estarão em destaque. Consulte o programa detalhado em www.cm-alandroal.pt ou em www.facebook.com/cmalandroal.

!"#$%&'("#')'*+'(,"- ./'0

Celestino ZorroPresidente do Centro de Cultura e Desporto da Matriz (Borba)

Eleição da melhor ideia

Terra e boa gente

Experiência de uma vida

Filha especial do povo

Amizade nas relações

Page 10: Terras Brancas n.º 477

Ano XVIII I Nº. 477 I 23 de agosto de 201210

Após o términus das Festas em Honra do X-"F1)(\-,!,(01,(S]#/1,J(1"0-(2&#,(!2&(5-O(,-(

5-)#*$&)&2("H1(,4(-5-"/1,($!'/!)&#,(2&,(/&2-bém vários eventos desportivos gostaríamos de salientar dois destes eventos, não que os outros sejam melhores ou piores mas simples-mente porque já estão “enraizados” na cultura desportiva do município. Assim, realçamos a Corrida de Atletismo Nocturna e o Passeio de BTT e, realçamos estes porque relativamente ao ano anterior houve mais participantes, o que nos leva a crer que os munícipes estão a ganhar hábitos de vida saudáveis.

Deste modo, este artigo terá como objectivo ajudar aqueles leitores que querem começar a praticar actividade física, neste caso corrida, BTT ou as duas e não sabem como devem faze-lo. Assim, vamos deixar aqui algumas sugestões.

- Antes de se começar a praticar, qualquer que seja a actividade física, deverá sempre passar por uma consulta com o médico de família, realizar exames de rotina.

- Qualquer que seja a actividade física requer equipamento adequado, para os dias mais quentes utilizar boné para proteger a cabeça e roupas mais claras, em dias mais frios as roupas deverão ser quentes mas leves. Neste caso para a corrida o ideal é ter uns ténis confortáveis, já no BTT além da bicicleta que deverá estar em boas condições mecânicas (travões, mudanças, pneus, etc), utilizar também umas luvas, um bidon com água e o mais importante, o capacete.

- Quando não se pratica actividade física há muito tempo, deve começar-se intercalando os dias (dia sim, dia não), para que os músculos recuperem melhor e não exista uma acumulação excessiva de fadiga.

- Quando não existir fadiga após o treino

Caro(a) leitor(a) ajude-nos a enriquecer este espaço e coloque-nos as suas duvidas acerca de Exercícios, Treino, etc... tudo o que esteja relacionado com Atividade Física e Desporto, para o e-mail [email protected]

INICIE AGORA MESMO…

Susana Alves - Mestranda em Exercício e Bem-Estar – Exercício, Nutrição e Saúde (ULHT) | Fernando Alves - Mestrando em Treino Desportivo – Alto Rendimento (ULHT)

do dia anterior, agora sim é tempo de começar a treinar mais alguns dias da semana sendo que, já se poderá incluir dias consecutivos.

- Seja a correr ou de BTT o ideal será sempre treinar em grupo, principalmente quando a motivação é pouca. O convívio com um grupo de treino ajuda a motivar, por outro lado é mais seguro pois caso exista um pequeno acidente, haverá alguém para ajudar.

- Deve-se escolher bem os locais de treino,

principalmente no inicio. Estes devem ser agradáveis, como por exemplo parques, jardins, percursos de terra batida, evitando-se os locais muito movimentados como as bermas da estrada.

- Procurar escolher, no caso da corrida, mais percursos de terra batida e menos alcatrão de forma a proteger as articulações e ligamentos. No caso do BTT, procurar inicialmente percursos

DESPORTO, SAÚDE E BEM-ESTAR

não muito acidentados de forma a haver uma adaptação muscular.

Agora que já estamos preparados para correr, andar de BTT ou ambos, seguimos com algumas sugestões mais viradas para o treino propriamente dito.

- Qualquer que seja a actividade física que se realize deverá iniciar sempre com uma sessão de pelo menos 10 minutos de aquecimento. Esta deve incluir movimentos de mobilização das

principais articulações, seguido de alongamentos.- O treino deve iniciar-se a uma intensidade

baixa a moderada, de forma a conseguir aumentar gradualmente.

- No caso da corrida poderá iniciar com treinos de 30 minutos de corrida continua. Se não conseguir aguentar o tempo todo a correr poderá fazer por exemplo, 5 min a correr e 5

min a caminhar, evoluindo para 10 a 15 min a correr, até conseguir um total de 30 minutos de corrida continua. Após conseguir este tempo seguido poderá ir aumentando gradualmente 5 a 10 minutos.

- No caso do BTT sugerimos que inicialmente opte por percursos mais planos, incluindo de forma gradual percursos mais sinuosos.

- Este será o treino principal para atingir os objectivos, no entanto deve ser sempre complementado com treino de força. Este deverá abranger os grandes grupos musculares (membros superiores e inferiores, abdominal, peito e costas).

- Termine sempre o treino com uma sessão de alongamentos minimizando assim o desconforto muscular que poderá sentir no dia seguinte.

Além do treino e para que se sinta melhor deverá ter alguns cuidados com a alimentação, !"#$%&#' %#%()"#$"*#)%+# !"#*,- %,.*"#/*+%.)"#

em como se ira sentir durante o mesmo:- O pequeno-almoço deverá ser a refeição

principal e poderá incluir fruta fresca, cereais, iogurte ou leite (preferencialmente magro), pão integral/sementes, compotas, sumo natural, chá ou café.

- O almoço e o jantar deverão ser evitados as bebidas alcoólicas, as gorduras. Poderá optar por sopas, saladas, carnes brancas, peixe, massas, verduras e fruta.

- Ao longo do dia e mesmo durante o treino deverá ter sempre presente a necessidade de se hidratar, preferencialmente com água, evitando as bebidas alcoólicas e as bebidas açucaradas.

Deste modo caro leitor, deixamos aqui algumas sugestões para quem deseje iniciar a prática de actividade física, deixando assim de fazer parte das estatísticas dos elevados níveis de sedentarismo no País.

0))12334"++*5"6*("71)34%,%8.*9(:/":.9++*/":1"+":1%+/%+:4"++*5"3

EXPOREG ASSINALA DUAS DÉCADAS DE PROMOÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS DO CONCELHO DE REGUENGOS DE MONSARAZ

A Exporeg - 20ª Exposição de Atividades Económicas decorreu, entre os dias 15 e 19 de agosto, no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. No certame participaram 85 empresas, empresários e instituições, maioritariamente do concelho de Reguengos de Monsaraz, de áreas como a gastronomia, vinhos, ) +*(!9;#(%5 +9(;#<9+!"=>9#1+98((*9,"6;#

imobiliário, saúde, artesanato, mobiliário, calçado, roupa, eletrodomésticos, climatização, produtos agropecuários, <9)95+"8"# %# $?/%9;# ")*$*/"/%(# ,@ )*."(;#

comércio de automóveis, entre muitas outras.

Este ano houve um aumento de 10 por cento no número de expositores do concelho, o que atesta a importância que os agentes económicos da região atribuem à Exporeg. De sublinhar também

a abertura deste certame económico ao tecido empresarial de Espanha, que esteve representado por quatro empresas.

O programa da Exporeg contou, na cerimónia de inauguração do certame, com a presença do Diretor Regional de Economia do Alentejo, João Filipe

de Jesus. A agenda englobou diversas atividades de cariz cultural e atuações musicais do Grupo Amigos do Guadiana, de José Belo e a sua banda e dos

Trovadores de Redondo, bem como, o XIV Encontro de Cante Coral Alentejano, com a participação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz,

Grupo Coral Astas do Seixal, Grupo Coral da Casa do Povo de S. Luís, Grupo Coral Feminino Nossa Senhora das Neves, Grupo Coral Ceifeiros de Cuba e Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Ventos da Ria”.

Este ano a Exporeg assinalou duas décadas de promoção das atividades económicas do concelho. Mais de um milhar de empresas e de empresários )%+>9# A@# 4%,%8.*"/9# /"# BC19+%5# 1"+"#

divulgar os seus produtos e serviços, realizar contactos e concretizar negócios. A Exposição de Atividades Económicas e a XVII Exposição de Pecuária, tiveram a participação de vários expositores que apresentaram os melhores exemplares das raças de caprinos, ovinos e bovinos. No Parque de Feiras e Exposições também decorreu a tradicional Feira de Santa Maria.

Page 11: Terras Brancas n.º 477

Ano XVIII I Nº. 477 I 23 de agosto de 2012 11

Ocorrências nos concelhos de Estremoz, Borba,Arraiolos, Mora e Vimieiro.

No período de 1 a 19 de agosto de 2012.

Guarda Nacional Republicana

» Ocorrências

[PUBLICIDADE] Telefone: 268 894 580 I Fax: 268 890 677 I E-mail: [email protected][TIRAGEM] 3000 Exemplares [REGISTO DE IMPRENSA] n.º 117749[DEPOSITO LEGAL] n.º 290807/09[IMPRESSÃO]#DEF:E,/G()+*"(#F+@8."(;#H7I7#E#J "#I/+*",9#K ."(#:#LMNM:NOP#QRESTJIU%6%<7#NLV#WVV#VNN#E#D"C2#NLV#WVV#VXY#E#%:!"*62#85Z8571)

[PROPRIETÁRIO E EDITOR] MediaBorba - Sociedade de Comunicação Social, Unipessoal, Lda.Rua Fernão Penteado, 20 I 7150-128 Borba I NIPC: 505 680 386[ADMINISTRAÇÃO E REDACÇÃO]Rua Fernão Penteado, 20 I 7150-128 Borba I Telefone: 268 894 580 I Fax: 268 890 677[DIRECTOR] David Guégués [RESPONSÁVEL DE MARKETING E PUBLICIDADE] Noélia Alves [REDACÇÃO] Benjamim Espiguinha, João Oliveira, Joaquim Trincheiras [PAGINAÇÃO] Luis Mendeiros [COLABORADORES] João Azaruja, Manuel Esteves, Tomé Leitão, Joaquim Coimbra, Sandra Caeiro, Centro de Saúde Borba e ELI de Vila Viçosa e Borba

Membro da

Acidentes de Trânsito – Neste período ocorreram 2 em Borba;

1 em Estremoz; 5 em Mora; 1 em Arraiolos; dos quais resultaram

danos materiais nos veículos e cinco feridos ligeiros.

Incêndios – [%-"5+9 # !# *,.\,/*9# ,"# ]%+/"/%# /9# Q"++"(."6;#

em Borba, tendo ardido cerca de 200 m2 de pasto, por causas

,>9#*/%,)*8.@$%*(^#/%-"5+9 #*,.\,/*9#,"#]%+/"/%#/9#S +)"6;#%!#

Arraiolos, tendo ardido cerca de 300 m2 de Restolho, devido a

!#Q +)9#Q*+. *)9^#/%-"5+9 #*,.\,/*9#_+4",9#,"#D*+!"#`I,*1 +"#

Rações para animais Lda”, em Arraiolos, tendo ardido cerca de 2000

a5#/%#(%!%,)%(#/%#6*,09;#19+#.9!4 ()>9#%(19,)b,%"^#/%-"5+9 #

incêndio na Quinta Seca, em Mora, tendo ardido cerca de 10 m2

de Pasto, devido a um Curto Circuito.

Furtos c# #D +)9#/%#YYP#!#/%#89#/%#.94+%#/%# !# +"!"6#/"#dU#

Telecomunicações, em Borba, no valor de 642.000,00 euros; furto

de 1 ciclomotor, em Borba, de valor não indicado; furto de 210 m

/%#89#/%#.94+%#/%# !#+"!"6#/"#dU#U%6%.9! ,*."=e%(;#%!#T9+4";#

de valor não indicado; furto de dinheiro de caixa registadora da

Sede Desportiva, em Borba, no valor de 40,00 euros; furto de caixa

de bijuterias em residência, em Estremoz, de valor não indicado;

furto de cobre de um PT, em Mora, no valor de 3.500,00 euros;

furto de refugo de cortiça, em Mora, de valor não indicado; furto

de um LCD, de um leitor DVD, de um TDT e várias cervejas, em

Quiosque de Arraiolos, no valor de 465,00 euros.

Outras Denúncias – Posto de Borba: 1 crime de Ofensas à

Integridade Física Simples, 1 crime de Incêndio Agrícola, 2 crimes

de Violência Doméstica; Posto de Estremoz: 1 crime de Condução

S/Habilitação Legal, 1 crime de Roubo de dois brincos em ouro;

Posto de Pavia: 2 crimes de Ofensas à Integridade Física Simples;

Posto de Vimieiro: 1 crime de Ameaças; Posto de Mora: 2 crimes de

Burla, 2 crimes de Ofensas à Integridade Física Simples, 1 crime

de não proteção de dados, 1 crime de Dano/atos vandalismo, 1

.+*!%##/%#E,A +*"(;#Y#.+*!%#/%#D"6(*8."=>9;#Y#.+*!%#/%#Q9,/ =>9#

em Estado de Embriaguez TAS 1,61 g/l; Posto de Arraiolos: 1 crime

de Roubo no valor de 100,00 euros.

!"!#$%!&'(!)'*+,-+#"!'.!/0"1'!'21-')+#.+.1'34.050+/6 –Posto

de Estremoz, deteve cidadão português, maior de idade, por

condução de veículo automóvel, em estado de embriaguez, tendo

acusado uma TAS de 2,09 g/l álcool no sangue.

Outros –#d9()9#/%#B()+%!9&#8(."6*&9 #.*/"/>9# .+",*",9#.9!#

)?) 69#/%#+%(*/\,.*"#%C1*+"/9#' %#<9*#,9)*8."/9#1"+"#.9!1"+%.%+#

no SEF de Portalegre.

FADISTA

Divaguei pela estranjaPendurei o meu roupão

No hotel, pela franjaMola sim e mola não

Um estendal de roupaFez lembrar a minha rua

Ao Português não apoucaReviver a casa sua

Fado é por cá andarEstar cá, lá a sonhar…Se não lá, e cá estar

Outra coisa desdenhar

RIOS

Ingredientes

4 folhas de gelatina

1 lata de leite condensado

1 dl de sumo de lima

Raspa das limas para decorar

5 claras

Óleo para untar

Preparação

Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Numa tigela, deite o

leite condensado e o sumo de lima e mexa bem.

Derreta depois as folhas de gelatina no microondas sem deixar ferver

e junte à mistura, mexendo sempre. Bata as claras em castelo bem

8+!%(;#"/*.*9,%:"(#"9#1+%1"+"/9#",)%+*9+#%#%,$96$"#( "$%!%,)%7

Verte para uma forma previamente untada com óleo e leve ao

<+*59+*8.9#")f#(96*/*8."+7

Desenforme cuidadosamente e sirva-a decorada com as raspas

das limas (cubra com sumo de meia lima por cima).

Na cozinha com ...ommmmmmmmm

BAVAROISE DE LIMA

Page 12: Terras Brancas n.º 477

Ano XVIII I Nº. 477 I 23 de agosto de 201212

» Agenda

Alandroal – Fórum Cultural de AlandroalEstrada de Palha 24 de agosto – 21h30Realização: Rodrigo AreiasCom: Vítor Correia, Inês Mariana Moitas, Nuno Melo

Redondo – Auditório do Centro Cultural de RedondoMoonrise Kingdom26 de agosto – 21h30 Realização: Wes AndersonCom: Jared Gilman, Kara Hayward, Bruce Willis, Edward Norton, Tilda Swinton, Bill Murray

Cinema Teatro/MúsicaEstremoz – Tango Velho, Tango Novo – Lusitango 25 de agosto, sábado, Coreto Municipal, às 21h30.É música, é baile, é poesia, é TANGO. Um espetáculo música e dança que nos faz viajar até à Argentina ao som de Astor Piazzola.Imagine que está na Argentina, na encantada cidade de Buenos Aires e, ao deambular pelas ruas, escuta os sons encantados do Tango. Atuando pela 2ª vez em Estremoz, o projeto Lusitango apresenta-nos neste programa de concerto tangos de Astor Piazolla, um dos mais importantes compositores argentinos, e de Carlos Gardel. Um concerto cheio de ritmo e sedução argentina, a não perder!Produção.: Ensemble Contemporaneus.

Vila Viçosa – Quarteto de Cordas Intempore25 de agosto, sábado, Pátio de Armas – Castelo de Vila Viçosa, às 21h30. No âmbito das Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Vila Viçosa prossegue o ciclo de concertos “Pedras que Cantam”. Desta feita, o Pátio de Armas do Castelo de Vila Viçosa abre os portões para receber o Quarteto de Cordas Intempore. Um espectáculo musical que nos levará, primeiro, numa viagem pela

música de Bach, Haendel, Mozart, Beethoven, Scott Joplin, Cole Porter e Mancini… e depois por outros estilos, o fado, as valsas de Strauss, os tangos e o jazz convidam a uma dança, a música cinemática de Morricone ou Bernstein, os êxitos de Sinatra, Liza Minelli, Louis Amstrong. Um serão imperdível!Promotor: Câmara Municipal de Vila Viçosa com o apoio da Fundação da Casa de Bragança.

Borba – Construção de Cenários28 de agosto, terça-feira, Palacete dos Melos, às 10h00 (entrada gratuita).

Inscrição prévia junto dos serviços da Ludoteca. J%"6*&"=>9# /%# .%,@+*9(;# 85 +*,9(# %# !@(."+"(;#

recriando lugares e personagens de acordo com uma história inventada, local ou tradicional.

A r ea l i dade cons t ru ída é o con jun to acumu lado de i de i as , sonhos e realizações dos nossos antepassados e de nós próprios, como a nossa língua e costumes. Uti l izar a criatividade para recriar e compreender, propor e renovar. António Redondo é um art ista visual que trabalha desde 1990 em diferentes áreas da expressão visual, tendo desenvolvido atividades formativas e de prática artística, em primeira pessoa ou em regime de parceria, colaboração e co-autoria. Desde 2003 é formador na área da expressão plástica tendo desenvolvido e participado em diversos projetos educativos com adolescentes e crianças de diversas faixas etárias.

Borba – O meu primeiro D. Quixote4 de setembro, terça-feira, Palacete dos Melos, às 15h00 (entrada gratuita).Inscrição prévia junto dos serviços da Ludoteca.Depois de «A Bomba e o General» e «Enquanto o meu cabelo crescia», dois contos de dois autores

contemporâneos, escolhemos o desafio de partir de um grande clássico universal: «Dom Quixote de La Mancha» de Cervantes, uma história intemporal publicada no princípio do séc. XVII e que continua a fascinar-nos a todos com a mesma intensidade. Talvez parte desse fascínio esteja na ideia genial de Cervantes de inventar um personagem que por ter lido muitos livros confunde a ficção com a realidade. Conhecíamos a excelente tradução desta obra que Alice Vieira fez para crianças (Publ icações Dom Quixote, 2005) – inc luída no Plano Nacional de Lei tura - e foi essa a que escolhemos para o terceiro capítulo das Histórias Magnéticas. A coreógrafa e bailarina Sílvia Real e o músico Sérgio Pelágio assinaram em 1997 a primeira peça conjunta, Casio Tone, e em 1999, fundaram as Produções Real Pelágio (estrutura subsidiada pelo IA/MC entre 1999-2004). Em 1998, estrearam Assim vai o mundo (Festival Mergulho no Futuro/Expo 98), e em 1999, O eco do eco (Encontros Acarte). O trabalho das Produções Real Pelágio tem sido apresentado na Europa e nos EUA, em diferentes Festivais e Teatros para o público em geral e especificamente para crianças. O projeto mais vincado da Real Pelágio desde a sua formação foi a criação da trilogia de espetáculos que conta a história da Sra. Domicilia, uma personagem criada por Sílvia Real e Sérgio Pelágio que à dez anos vem fazendo as delícias de públicos infantis, juvenis e adultos, sendo também alvo das melhores críticas de imprensa, dentro e fora do nosso país.

Vila Viçosa – Camané na Pedreira d’El Rei 1 de setembro, sábado, Pedreira d’El Rei, às 21h30.Concerto integrado na rota “Tons de Mármore”.Informações Adicionais: Reserva e venda de bilhetes no posto de Turismo de Vila Viçosa (Praça da República, Tel. 268 889 317) ou nas bilheteiras localizadas na Pedreira d’El Rei, no dia do espectáculo, entre as 20H00 e as 20H30. Promotor: ERT - Turismo do Alentejo, Município de Vila Viçosa

ExposiçõesBorba – “Com-Sentimentos” de Ricardo Tomás Até dia 30 Agosto, de terça-feira a domingo, das 16h00 às 04h00, no Caffé-CafféUma exposição de Artes Plásticas da autoria de Ricardo Tomás.

Redondo – Memórias, de Jozé Grazina – Exposição de PinturaDe 19 de maio a 31 de agosto, no Museu Regional do Vinho. Iniciativa inserida nas comemorações do Dia Internacional dos MuseusNasceu em Redondo em 1964. Frequentou os cursos de Artes Visuais na Escola António Arroio, em Lisboa; Pintura no A.R.C.O; Desenho e Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes e o curso de monitores de Expressão Dramática na Fundação Calouste Gulbenkian. José Grazina pinta como vive, ou vive como pinta, já

que as duas vertentes não se dissociam mas antes se complementam, e, quantas vezes, não se sobrepõem. Como homem e artista possui uma marca indelével que o distingue, que o individualiza, mas que o não amarra, permitindo-lhe metamorfoses, variantes e múltiplas abordagens. Promotor: Município de Redondo

Estremoz – Gregg Simpson: The Atlantean Years, 1971-1975De 22 de julho a 2 de setembro, Galeria Municipal D. DinisSinopse: Exposição que evoca um dos períodos mais relevantes (1971-1975) do artista plástico canadiano Gregg Simpson, um dos grandes autores do movimento surrealista da América do Norte. Com base nas garras de urso, nascem um conjunto de 29 trabalhos que marcam o trabalho do autor e as artes plásticas canadianas. Esta mostra vai posteriormente circular pela Europa, sendo Estremoz o início da “caminhada”.

Estremoz – Pintura de Joaquina Sousa PernasDe 30 de junho a 22 de setembro, Sala de Exposições Temporárias do Centro Cultural.Sinopse: Tendo sempre como pano de fundo Estremoz, a autora apresenta-nos uma série de telas inspiradas pelo património local, pintadas com grande harmonia de cores e sensibilidade.

Estremoz – Pintura de Brígida MachadoDe 29 de julho a 23 de setembro, Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal.H*,91(%2#Q9!#<9+!"(#&99!h+8."(#%#<",)@()*."(;#"#1*,) +"#/%#T+?5*/";# !"#" )9+"#%49+%,(%;#f# !#! ,/9#

/%#<",)"(*"#9,/%#85 +"(#*,)%+"5%!;#1+9$9."!#%#.")*$"!#9#94(%+$"/9+7d"+.%+*"#.9!#F"6%+*"#U+%!"