TESTES 6ª SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL - …pessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620295... · Web...

10
PROFESSOR: Gabriel Mattos BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 1 =========================================================================================== === GRÉCIA 01- Após vinte e um anos vivendo sob uma Ditadura Militar, no ano de 1988, o Brasil estabeleceu uma Constituição que procurou assegurar os direitos políticos e sociais da população brasileira. O nosso país, nesse período, voltou a ser uma democracia. Leia abaixo um artigo da Constituição à respeito da participação política no Brasil: "Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei [...]." http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Vocabulário: Sufrágio universal - direito ao voto por todos os indivíduos, sem distinção de classe social, sexo, etnia, raça ou crença. A democracia foi um regime de governo importante na Grécia antiga, sendo bastante notável em: (A) Atenas. (B) Creta. (C) Corinto. (D) Esparta. (E) Tebas. 02- No mapa abaixo é possível observar a localização das principais Cidades-estados do mundo grego antigo: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/91/Greciaantiga.png A cidade de Atenas estava localizada na Península da Ática, no litoral do Mar Egeu. Sua localização favoreceu: (A) A agricultura, uma vez que o terreno montanhoso ajudava na produção de vários produtos agrícolas. Página 1 de 10 - 26/01/2022 - 6:34 AM

Transcript of TESTES 6ª SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL - …pessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620295... · Web...

PROFESSOR: Gabriel MattosBANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 1

==============================================================================================

GRÉCIA

01- Após vinte e um anos vivendo sob uma Ditadura Militar, no ano de 1988, o Brasil estabeleceu uma Constituição que procurou assegurar os direitos políticos e sociais da população brasileira. O nosso país, nesse período, voltou a ser uma democracia. Leia abaixo um artigo da Constituição à respeito da participação política no Brasil:"Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei [...]."

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Vocabulário: Sufrágio universal - direito ao voto por todos os indivíduos, sem distinção de classe social, sexo, etnia, raça ou crença.

A democracia foi um regime de governo importante na Grécia antiga, sendo bastante notável em:

(A) Atenas. (B) Creta.(C) Corinto. (D) Esparta.(E) Tebas.

02- No mapa abaixo é possível observar a localização das principais Cidades-estados do mundo grego antigo:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/91/Greciaantiga.png

A cidade de Atenas estava localizada na Península da Ática, no litoral do Mar Egeu. Sua localização favoreceu:

(A) A agricultura, uma vez que o terreno montanhoso ajudava na produção de vários produtos agrícolas.

(B) A defesa natural do território, uma vez que Atenas foi alvo de invasão de muitos povos, as altas montanhas dificultavam o acesso à cidade.

(C) O comércio marítimo, uma vez que as baías e golfos da sua geografia favoreceu a criação de portos.

(D) O isolacionismo ateniense, devido a dificuldade de chegar até a cidade, Atenas pouco se relacionou com outros povos.

(E) O militarismo, uma vez que estando próximos ao litoral, os atenienses conseguiram dominar as demais cidades do mundo grego pelo mar.

Página 1 de 8 - 12/05/2023 - 3:57 PM

03- A sociedade espartana chamava atenção pelo grau de exigência em relação à educação dos espartanos, sobretudo no que diz respeito ao militarismo. Entretanto, assim como o homem, a mulher espartana também foi influenciada pela ideologia militarista.

A respeito das mulheres em Esparta:

(A) Assim como em Atenas, não possuíam participação política. Eram submissas aos seus pais e maridos.

(B) Assim como em Atenas, recebiam intenso treinamento psicológico e militar. Eram as principais conselheiras políticas e militar em Esparta.

(C) Eram as principais combatentes do exército espartano. De acordo com a religião grega, eram protegidas por Hades, deus da guerra.

(D) Eram importantes chefes militares, sendo as principais responsáveis pelo treinamento de seus filhos desde os sete anos de idade.

(E) Eram mais livres que as demais mulheres gregas. Recebiam treinamento militar e psicológico, pois seriam as responsáveis por gerar os guerreiros.

04- A cultura grega contribuiu muito para o mundo ocidental. Podemos observar as influências desse povo nas artes, filosofia, ética e política. Ao lado de Atenas, Esparta foi considerada uma das mais importantes cidades-estados do mundo grego. No que diz respeito à organização política, Esparta apresentou uma organização política diferente da maioria das outras cidades porque:

(A) Baseou-se inicialmente em torno de um governo conservador, mas que depois assumiu características de uma democracia, contando com a participação igualitária de todos.

(B) Baseou-se inicialmente em uma oligarquia, mas com a revolta liderada pelos hilotas, o governo de poucos foi substituído por uma democracia.

(C) O regime político era democrático, no qual as decisões políticas eram tomadas em conjunto e debatidas nos locais público, como a Ágora. Apesar disso, somente homens livres possuíam direitos.

(D) O regime político era oligárquico, ou seja, governo de poucos. As decisões políticas eram tomadas somente pelos espartanos, classe que possuía direitos políticos.

(E) O regime político era republicano, no qual a escolha do governante era por meio de eleições. Entretanto, votavam apenas os espartanos, classe que possuía direitos políticos.

05- A Grécia Antiga era formada por uma grande diversidade de culturas. As cidades-Estados, embora todas pertencentes ao território grego, manifestavam características muito particulares. Dentre as que se destacaram, Esparta pode ser caracterizada como:

(A) Sociedade igualitária, na qual todos eram considerados cidadãos desde que nascessem em Esparta. Possuíam uma cultura militar muito forte, embora tenham se envolvido em poucos conflitos.

(B) Sociedade dividida entre cidadãos e não-cidadãos. Era mais voltada para a política do que para conflitos armados, destacando-se o papel de diplomatas.

(C) Sociedade conservadora e bastante voltada para atividades militares. Era dividida em três classes, sendo os espartanos os que possuíam mais direitos.

(D) Sociedade liberal, na qual as decisões, sobretudo a respeito do envolvimento da cidade em guerras, eram tomadas de maneira coletiva. Foram os fundadores da democracia.

(E) Sociedade dividida em classes, na qual os navegadores eram os mais prestigiados, uma vez que a principal atividade econômica era o comércio marítimo.

Página 2 de 8 - 12/05/2023 - 3:57 PM

http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/imagem/esparta3-avh128.jpg

06- Péricles perdeu seus dois filhos na Guerra do Peloponeso (431-404 A. C.). Ele próprio iria encontrar a morte ao ser vitimado pela peste. Estrategista militar, Péricles criou condições para o fortalecimento da marinha ateniense. Assim, abriu caminho para a ampliação dos postos de trabalho na pólis. Justamente por isso Atenas passou a ser conhecida como: 

(A) Democracia dos tiranos. (B) Tirania dos democratas.(C) Tirania dos marinheiros. (D) Democracia dos marinheiros.(E) Ditadura dos espartanos.

07- Poeta e legislador, Sólon nasceu por volta de 640 a. C. Teve uma contribuição fundamental no que diz respeito ao enfrentamento da crise pela qual passava Atenas. A crise em questão baseava-se em dois pontos: endividamento dos lavradores junto aos eupátridas (bem-nascidos, filhos da elite) e descontentamento dos não-eupátridas ricos com a exclusão da política ateniense. As reformas de Sólon, dentre outras coisas, determinaram:  (A) a proibição da escravidão por dívidas.(B) a valorização das entidades pagãs.(C) a formação de uma associação de marinheiros.(D) a incorporação das mulheres na vida política da pólis ateniense.(E) a glorificação dos santos do catolicismo. 

08- Nascido por volta de 566 A. C., Clístenes lançou as bases da democracia ateniense. Neste sistema apenas os cidadãos participavam da vida política. Na pólis ateniense não eram reconhecidos como cidadãos os seguintes grupos sociais: mulheres, escravos e metecos. Os últimos eram:  

(A) guerreiros. (B) banqueiros.(C) barqueiros. (D) artesãos. (E) estrangeiros.

09-

A imagem acima é pôster publicitário do filme "Alexandre o Grande" (2004) do diretor Oliver Stone. Dentre as consequências das conquistas de Alexandre:

(A) Pacificação: Alexandre acabou por gerar um período sem guerras, onde até mesmo o exército macedônico parou de existir diante de um grande período de paz.

(B) Aculturação: Alexandre foi responsável pela sobreposição da cultura macedônica sobre a cultura grega. Com o passar dos anos, a cultura grega passou a ser obsoleta.

(C) Expansão territorial: o império tomou proporções inimagináveis chegando até o domínio do Japão.

(D) Difusão da cultura grega: a língua grega foi assimilada por muitos povos. A escrita grega substituiu a escrita cuneiforme e demótica. A indumentária grega e o mobiliário foram adotados pelos vencidos, bem como cerimônias, danças e canções.

(E) Retrocesso econômico: pouca ou nenhum dinamismo econômico e os centros mercantis tornaram-se escassos.

Página 3 de 8 - 12/05/2023 - 3:57 PM

10-

As ruínas são importantes objetos de estudos de historiadores, tornando-se também uma fonte

histórica. As ruínas acima ficam no Norte do Egito e foram construídas durante o período helenístico, e é reconhecido como o maior patrimônio cultural e científico da Antiguidade. Esse monumento se chamava:

(A) Aquedutos de Roma. (B) Biblioteca de Alexandria.(C) Pirâmides do Egito. (D) Ágora grega.(E) Zigurates da Mesopotâmia.

11-

A imagem acima mostra o mapa político da Guerra do Peloponeso, suas principais lideranças e rivalidades. Sobre as consequências dessa guerra:

(A) ao sair vitoriosa, Esparta dominou toda a região grega, escravizando as outras cidades-estados.

(B) ao sair vitoriosa, Atenas criou um grande vinculo mercantil com as outras polis, iniciando o período de ouro da Grécia Antiga.

(C) a guerra trouxe perdas aos vitoriosos e derrotados, pois acabou por gerar o enfraquecimento das polis gregas, e posteriormente, a ofensiva macedônica.

(D) a guerra desestabilizou a Grécia, tornando fácil a entrada e domínio do império romano.(E) a guerra não teve vitoriosos. Com a grande quantidade de perdas humanas, ambos os lados

resolveram por iniciar um período de pacificação que perdurou até a Idade Média.

Página 4 de 8 - 12/05/2023 - 3:57 PM

12- A conquista das cidades-Estados gregas pelo Império Macedônico, iniciando o período helenístico, ocorreu após uma guerra interna entre os gregos ter fragilizado sua defesa. Essa guerra ficou conhecida como:

(A) Guerras Púnicas. (B) Guerras Médicas.(C) Guerra do Peloponeso. (D) Guerra do Golfo.(E) Guerra de Troia.

13- Péricles foi um importante estrategista militar ateniense. Foi figura-chave na Guerra do Peloponeso (431-404 A. C.). Tal conflito foi uma decorrência do imperialismo ateniense cujo objetivo era exportar a democracia para as outras cidades do mundo grego. Estando a frente de uma oligarquia, do ponto de vista geopolítico, o projeto ateniense era inaceitável para Esparta. Péricles produziria reformas que fortaleceram a democracia em Atenas. Coube a ele estabelecer a mistoforia. O conceito em questão significa:

(A) que os cidadãos eram obrigados a prestar serviços militares à Atenas.(B) que os cidadãos receberiam um passaporte para visitar outras cidades do mundo grego.(C) que os metecos passavam a ser cidadãos.(D) que as mulheres passavam a ser cidadãs.(E) que os cidadãos que prestassem atividades públicas deviam ser remunerados pelas

mesmas.

Página 5 de 8 - 12/05/2023 - 3:57 PM

Gabarito Comentado

01- (A)Gabarito Comentado:Uma das características mais marcantes da sociedade ateniense foi a democracia. Embora nem sempre tenha sido esse o regime de governo em Atenas, após várias reformas, a democracia se estabeleceu na cidade-estado e proporcionou uma maior participação política para parte da população. É sempre importante lembrar que só participavam da democracia ateniense os homens livres, maior de idade, filhos de pai e mãe atenienses, além de ser necessário ter nascido em Atenas.

02- (C)Gabarito Comentado:O terreno muito montanhoso e acidentado, além da pouca oferta de terra fértil, fez com que Atenas explorasse o comércio marítimo como principal atividade econômica. A localização próxima ao Mar Egeu também contribuiu para essa opção de comércio, já que a área favorecia a construção de portos, como o de Pireu.

03- (E)Gabarito Comentado:Um dos grandes diferenciais da sociedade espartana era o tratamento dado às mulheres. Uma vez que eram as responsáveis por gerar os futuros militares, recebiam treinamento militar e psicológico. Também participavam as reuniões públicas e das decisões do lar junto aos seus maridos.

04- (D)Gabarito Comentado:A oligarquia, o governo de poucos, marcou a política em Esparta. Apenas os esparciatas (ou espartanos) participavam da política. Eram considerados os herdeiros diretos dos dórios e compunham o grupo minoritário da sociedade.

05- (C)Gabarito Comentado:Esparta ficou conhecida no mundo grego por ser uma sociedade bastante rígida e conservadora. A atividade militar era extremamente valorizada e o treinamento dos cidadãos (esparciatas) para a guerra começava muito cedo. Esparta ainda era dividida em três classes sociais bastante hierarquizadas, sendo os Espartanos os que possuíam direitos políticos e melhores condições de vida.

06- (D)Gabarito Comentado:Esparta destacava-se no mundo grego em razão de seu poderoso exército. Atenas, por sua vez, tornou-se célebre por sua esquadra. A ampliação da frota feita por Péricles exigiu mais marinheiros. Assim, houve o aumento do número de empregos, o que fortaleceu a própria democracia ateniense.  

07- (A)Gabarito Comentado:Antes das reformas de Sólon, os lavradores que pegavam empréstimos com eupátridas e não pagassem suas dívidas tornavam-se escravos. Estes eram comercializados fora de Atenas. Tal processo de escravização promovia uma desestruturação da sociedade ateniense. Sólon pôs fim a este problema.  

Página 6 de 8 - 12/05/2023 - 3:57 PM

08- (E)Gabarito Comentado:Os metecos eram estrangeiros que não frequentavam a Eclésia (Assembleia que reunia o conjunto dos cidadãos da pólis). Muitos eram comerciantes. Para que o interesse de um meteco fosse atendido havia a necessidade de um cidadão ateniense falar por ele.  

09- (D)Gabarito Comentado:A base da cultura helenística é a arte, filosofia e o idioma grego, tomando imensas proporções após a invasão macedônica.

10- (B)Gabarito Comentado:A importante biblioteca de Alexandria, contendo conhecimentos acerca do Mundo Antigo foi construída no Norte do Egito. Região pertencente ao império macedônico à época.

11- (C)Gabarito Comentado:O enfraquecimento das duas maiores polis tornou fácil a entrada do império macedônico.

12- (C)Gabarito Comentado:Após a guerra do Peloponeso, Esparta e Atenas, duas das maiores polis, ficaram enfraquecidas, facilitando a ofensiva macedônica.

13- (E)Gabarito Comentado:Péricles ajudou a fortalecer a democracia ateniense, após as reformas de Sólon e Clístenes. Sua contribuição, dentre outras coisas, radicava-se no fato que ele considerava justo o pagamento aos cidadãos que desempenhassem atividades que beneficiassem a cidade-estado em seu conjunto. 

Página 7 de 8 - 12/05/2023 - 3:57 PM

MCS/1704/BANCODEQUESTOES/HISTORIA/HISTORIA- 1a SERIE – ENSINO MEDIO – 1a ETAPA – 2017 – GABRIEL MATTOS - PARTE 1 - GRACIA.DOC

Página 8 de 8 - 12/05/2023 - 3:57 PM