Testes com sensor de Corrente e tensão

3
Testes com sensor de Corrente ACS712 Esta placa utiliza o sensor de corrente linear por efeito Hall ACS712. O sensor mede corrente AC e DC. O ACS712 tem na saída um sinal analógico que varia linearmente com a corrente. O dispositivo requer 5Vcc e alguns capacitores de filtro. Características: Versão Xo5B (5 amperes) Baixo nível de ruído no sinal analógico Largura de faixa do dispositivo é setado via pino Filter O tempo de resposta para entrada de corrente de 5us Largura de faixa de 80kHz Erro na saída a 25ºC é de 1.5% Resistência de condutor interna de 1.2mOhm Isolação de no mínimo 2.1 kVRMS entre os pinos 1-4 e 5-8 Tensão de alimentação e operação única de 5Vdc Sensitividade de saída: 66 a 185mV/A Tensão de saída proporcional para correntes AC ou DC Tensão offset de saída extremamente estável Histerese magnética próximo a zero Aplicação Esquema de ligação para o ACS712 necessita de dois capacitores C f e C BYP . É preciso de 1nF no pino 6 para dimensionar o sinal de Vout, é um capacitor que filtra o sinal. O sinal do Vout será ligado no pino analógico do microcontrolador. Como mostra a figura 1.

Transcript of Testes com sensor de Corrente e tensão

Page 1: Testes com sensor de Corrente e tensão

Testes com sensor de Corrente

ACS712

Esta placa utiliza o sensor de corrente linear por efeito Hall ACS712. O sensor mede corrente AC e DC.

O ACS712 tem na saída um sinal analógico que varia linearmente com a corrente. O dispositivo requer 5Vcc e alguns capacitores de filtro.

Características:

Versão Xo5B (5 amperes) Baixo nível de ruído no sinal analógico Largura de faixa do dispositivo é setado via pino Filter O tempo de resposta para entrada de corrente de 5us Largura de faixa de 80kHz Erro na saída a 25ºC é de 1.5% Resistência de condutor interna de 1.2mOhm Isolação de no mínimo 2.1 kVRMS entre os pinos 1-4 e 5-8 Tensão de alimentação e operação única de 5Vdc Sensitividade de saída: 66 a 185mV/A Tensão de saída proporcional para correntes AC ou DC Tensão offset de saída extremamente estável Histerese magnética próximo a zero

Aplicação

Esquema de ligação para o ACS712 necessita de dois capacitores C f e CBYP. É preciso de 1nF no pino 6 para dimensionar o sinal de Vout, é um capacitor que filtra o sinal.

O sinal do Vout será ligado no pino analógico do microcontrolador. Como mostra a figura 1.

Figura 1

Page 2: Testes com sensor de Corrente e tensão

Teste com Lâmpada Incandescente

Foi montado o componente em uma placa para testar sua capacidade de medir corrente. Foi seguido o esquema da figura 1, ao medir com o osciloscópio a saída Vout (pino 7).

Lâmpada Desligada Lâmpada Ligada

Figura 2 – a Figura 2 – b

Na figura 2a, e o sinal medido no osciloscópio com a lâmpada desligada, é medido uma tensão continua de 2.48 V. No momento em que é ligada a lâmpada o osciloscópio mede uma onda senoidal proporcional a da tensão que alimenta a lâmpada, como é visto na figura 2b. Essa onda tem uma frequência de 60Hz e com valor variando entre os 2.48V, esse valor varia entorno de 200mV. Segundo o datasheet do componente ACS712-20A tem uma sensibilidade de IP a cada 100mV.

Lâmpada fluorescente LFC

Seguindo o mesmo teste anterior, mas com uma lâmpada fluorescente com partida eletrônica. Foi possível detectar a onda característica desse tipo de lâmpada como mostra as figuras a seguir.

Forma de onda de uma Lâmpada Fluorescente Sinal medido no Pino Vout.

Page 3: Testes com sensor de Corrente e tensão

Teste pedindo com o Arduino .