Textos Do Programa Ana Maria Braga

84
Transformação pelo fogo Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado. Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém. Texto de Rubem Alves Tempo de começar Todo dia é um novo desafio a vencer. Desafios que, aos olhos de muitos, podem parecer tão simples e, para outros, tão complexos e insuperáveis. Cada desafio nos ajuda a valorizar a nossa condição de humanos... Aceitar que temos direito a errar, aprender e superar - sem deixar que a luta diária se torne uma prisão. Dinheiro não é tudo na vida e nem tudo tem preço.

Transcript of Textos Do Programa Ana Maria Braga

Page 1: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Transformação pelo fogoAssim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo.

O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.

Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.

Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.

Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém.

 

Texto de Rubem Alves

Tempo de começarTodo dia é um novo desafio a vencer. Desafios que, aos olhos de muitos, podem parecer tão simples e, para outros, tão complexos e insuperáveis.

Cada desafio nos ajuda a valorizar a nossa condição de humanos...Aceitar que temos direito a errar, aprender e superar - sem deixar que a luta diária se torne uma prisão.

Dinheiro não é tudo na vida e nem tudo tem preço.

É preciso resgatar a família e, de verdade, dedicar o tempo de que precisam nossos filhos, irmãos, esposas, maridos, mães, pais, avós...

Resgatar a verdadeira amizade, essa que não morre nunca, porque não tem compromisso nem laços e surge livre e espontânea, sem pedir nem exigir nada.

Resgatar a confiança das pessoas.Acreditar na palavra...Cultivar e propagar a honestidade.

Exigir o que é justo, fazer valer os seus direitos e respeitar os direitos dos outros.

Nunca foi tão necessário voltar a acreditar...

E não é só falar:É preciso assumir o compromisso pessoal de espalhar na sociedade um vírus e ver se, duma vez por todas,

Page 2: Textos Do Programa Ana Maria Braga

conseguimos uma mudança real para o Brasil que deixaremos aos nossos filhos e netos. Sabemos que o tempo é curto. Então é tempo de começar.

Pequenos milagresA gente nem percebe, mas pequenos milagres acontecem a toda hora.O estímulo de uma palavra amiga, a cumplicidade de um sorriso, a sutileza de um gesto...Essas são pequenas coisas que podem mudar o nosso dia. E sem sentir, a gente também acaba fazendo milagres por aí também.Sabe aquele conselho, aquele toque no amigo que precisa de ajuda? Pois é, parece bobagem, mas a gente pode transformar o humor de alguém com um simples carinho.E quantas vezes nós mesmos não experimentamos pequenos milagres?O elogio inesperado de um colega no trabalho.O telefonema do filho que está longe.O resultado feliz de um exame de saúde.O doce bom na sobremesa.A folga pra ir à praia. O caminho sem engarrafamento.Pequenos milagres são porções de alegria que a gente vai ganhando ou doando todos os dias.São pedacinhos de cor que enfeitam a alma.São trechos de música que acalmam o coração. Por menores que sejam os resultados, por mais anônimos que sejam os sucessos...Os pequenos milagres precisam existir pra que a gente não esqueça nunca do milagre maior de estarmos vivos.

 

Lena Gino

RecomeçarNão importa onde você parou, em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar".

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo. É renovar as esperanças na vida e o mais importante: acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado.

Chorou muito? Foi limpeza da alma.

Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia.

Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os outros.

Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora.

Pois é! Agora é hora de iniciar, de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal um novo emprego? Uma nova profissão? Um corte de cabelo arrojado, diferente? Um novo curso, ou aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador, ou qualquer outra coisa?

Olha quanto desafio. Quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus lhe esperando.

Tá se sentindo sozinho? Besteira! Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento", tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você.

Page 3: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Quando nos trancamos na tristeza nem nós mesmos nos suportamos. Ficamos horríveis. O mau humor vai comendo nosso fígado, até a boca ficar amarga.

Recomeçar! Hoje é um bom dia para começar novos desafios.

Aonde você quer chegar? Ir alto. Sonhe alto, queira o melhor do melhor, queira coisas boas para a vida. Pensamentos assim trazem para nós aquilo que desejamos.

Se pensarmos pequeno, coisas pequenas teremos.

Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida.

E é hoje o dia da Faxina Mental.

Joga fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes, fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados. Jogue tudo fora. Mas, principalmente, esvazie seu coração. Fique pronto para a vida, para um novo amor.

Lembre-se somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes. Afinal de contas, nós somos o "Amor".

Texto de Paulo Roberto Gaefke

Quando Deus criou as mães...No dia em que Deus criou as mães, um anjo apareceu-lhe e disse:-Por que esta criação está lhe deixando tão inquieto senhor?E o Senhor Deus respondeu-lhe:-Você já leu as especificações desta encomenda?Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico.Deve ter 180 partes móveis e substituíveis, funcionar à base de café e sobras de comida. Ter um colo macio que sirva de travesseiro para as crianças.Um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde um ferimento até as dores de uma paixão, e ainda ter seis pares de mãos.

O anjo balançou lentamente a cabeça e disse-lhe:-Seis pares de mãos Senhor? Parece impossível?!

-Mas o problema não é esse, falou o Senhor Deus - e os três pares de olhos que essa criatura tem que ter?

O anjo, num sobressalto, perguntou-lhe:-E tem isso no modelo padrão?O Senhor Deus assentiu:-Um par de olhos para ver através de portas fechadas, para quando se perguntar o que as crianças estão fazendo lá dentro (embora ela já saiba); outro par na parte posterior da cabeça, para ver o que não deveria, mas precisa saber, e naturalmente os olhos normais, capazes de consolar uma criança em prantos, dizendo-lhe: "Eu te compreendo e te amo!" - sem dizer uma palavra.

E o anjo mais uma vez comenta:-Senhor... já é hora de dormir. Amanhã é outro dia.

Mas o Senhor Deus explicou-lhe:-Não posso, já está quase pronta. Já tenho um modelo que se cura sozinho quando adoece, que consegue alimentar uma família de seis pessoas com meio quilo de carne moída e consegue convencer uma criança de 9 anos a tomar banho...

Page 4: Textos Do Programa Ana Maria Braga

O anjo rodeou vagarosamente o modelo e falou:-É muito delicada, Senhor!

Mas o Senhor Deus disse entusiasmado:-Mas é muito resistente! Você não imagina o que esta pessoa pode fazer ou suportar!

O anjo, analisando melhor a criação, observa:-Há um vazamento ali, Senhor...-Não é um simples vazamento, é uma lágrima! E esta serve para expressar alegrias, tristezas, dores, solidão, orgulho e outros sentimentos.-Vós sois um gênio, Senhor! - disse o anjo entusiasmado com a criação.-Mas disse o Senhor: isso não fui eu que coloquei. Apareceu assim...

Dieta do cháDieta do chá

Lasanha... chá comigo

Salada... chá pra lá

Picanha... chá comigo

Carne de soja... chá pra lá

Rabada.... chá comigo

Peixe grelhado... chá pra lá

Feijoada... chá comigo

Sopinha... chá pra lá

Cerveja... chá comigo

Chazinho... chá pra lá

Açúcar... chá comigo

Adoçante... chá pra lá

Buteco.... chá comigo

Academia... chá pra lá

Rodízio... chá comigo

Spa.... chá pra lá...

Decidi triunfarE assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar...

Decidi não esperar as oportunidades e, sim, eu mesmo buscá-las.

Page 5: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.

Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.

Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de superá-las.

Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tenha sido.

Deixei de me importar com quem ganha ou perde. Agora, me importa simplesmente saber melhor o que fazer.

Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima e, sim, deixar de subir.

Aprendi que o melhor triunfo que posso ter é ter o direito de chamar a alguém de "amigo".

Descobri que o amor é mais que um simples estado e enamoramento, "o amor é uma filosofia de vida".

Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser a minha própria tênue luz deste presente.

Aprendi que de nada serve ser luz se não vai iluminar o caminho dos demais.

Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...

Naquele dia, aprendi que os sonhos são somente para fazer-se realidade.

E desde aquele dia já não durmo para descansar...Agora simplesmente durmo para sonhar.

Walt Disney

O lobo que existe dentro de nósUma noite, um velho índio contou ao seu neto sobre a guerra que acontece dentro das pessoas.

Ele disse: "A batalha é entre dois ‘lobos' que vivem dentro de todos nós".

Um é mau: é a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego.

O outro é bom: é alegria, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: "Qual lobo vence?"

O velho índio respondeu: "Vence aquele que você alimenta..."

O copo d'águaO velho mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.

"Qual é o gosto?", perguntou o Mestre.

"Ruim", disse o aprendiz.

Page 6: Textos Do Programa Ana Maria Braga

O mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o velho disse:

"Beba um pouco dessa água".

Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o mestre perguntou:

"Qual é o gosto?"

"Bom!" disse o rapaz.

"Você sente gosto do sal?", perguntou o mestre.

"Não", disse o jovem.

O mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse:

"A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende do lugar onde a colocamos. Então quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido das coisas. Deixe de ser um copo. Torne-se um lago".

Boneca de crochêUm homem e uma mulher estavam casados por mais de 60 anos. Eles tinham compartilhado tudo um com o outro e conversado sobre tudo. Não havia segredos entre eles, com exceção de uma caixa de sapato que a mulher guardava em cima de um armário e tinha avisado ao marido que nunca abrisse aquela caixa e nem perguntasse o que havia nela.

Por todos aqueles anos ele nunca nem pensou sobre o que estaria naquela caixa de sapato. Um dia a velhinha ficou muito doente e o médico falou que ela não sobreviveria. Sendo assim, o velhinho tirou a caixa de cima do armário e a levou pra perto da cama da mulher. Ela concordou que era a hora dele saber o que havia naquela caixa.

Quando ele abriu a tal caixa, viu duas bonecas de crochê e um pacote de dinheiro que totalizava R$100 mil. Ele perguntou a ela o que aquilo significava, ela explicou:

- Quando nós nos casamos, minha avó me disse que o segredo de um casamento feliz é nunca argumentar/brigar por nada. E se alguma vez eu ficasse com raiva de você que eu ficasse quieta e fizesse uma boneca de crochê.

O velhinho ficou tão emocionado que teve que conter as lágrimas enquanto pensava: "Somente duas bonecas preciosas estavam na caixa. Ela ficou com raiva de mim somente duas vezes por todos esses anos de vida e amor".

- Querida, você me explicou sobre as bonecas, mas e esse dinheiro todo de onde veio?

- Ah! Esse é o dinheiro que eu fiz com a venda das bonecas, só sobrou duas.

***

Senhor, dai-me sabedoria para entender meu marido, amor para perdoá-lo e paciência para aturá-lo, porque se eu pedir força, eu bato nele.

A árvore e as quatro estaçõesUm homem morava no deserto e tinha quatro filhos. Querendo que seus filhos aprendessem a valiosa lição da não precipitação nos julgamentos, os enviou para uma terra um onde tinha muitas árvores. Mas ele os enviou em

Page 7: Textos Do Programa Ana Maria Braga

diferentes épocas do ano. O primeiro filho foi no inverno, o segundo na primavera, o terceiro no verão e o mais novo foi no outono.

Quando o último deles voltou, o pai os reuniu e pediu que relatassem o que tinham visto. O primeiro filho disse que as árvores eram feias, meio curvadas, sem nenhum atrativo. O segundo filho discordou e disse que na verdade as árvores eram muito verdes e cheias de brotinhos, parecendo ter um bom futuro. O terceiro filho disse que eles estavam errados, porque elas estavam repletas de flores, com um aroma incrível e uma aparência maravilhosa! Já o mais novo discordou de todos e disse que as árvores estavam tão cheias de frutos que até se curvava com o peso, passando a imagem de algo cheio de vida e substância.

Aquele pai então explicou aos seus filhos adolescentes que todos eles estavam certos. Na verdade eles viram as mesmas árvores em diferentes estações daquele mesmo ano. Ele disse que não se pode julgar uma árvore ou pessoas por apenas uma estação ou uma fase de sua vida. Ele explicou que a essência do que elas são, a alegria, o prazer, o amor, mas também as fases aparentemente ruins que vem daquela vida, só podem ser medidas no final da jornada quando todas as estações forem concluídas.

Se você desistir quando chegar o "inverno", você vai perder as promessas da primavera, a beleza do verão e a plenitude do outono. Não permita que dor de apenas uma "estação" destrua a alegria de todas as outras. Não julgue a vida por apenas uma fase. Persevere através dos caminhos dificultosos e épocas melhores virão com certeza!

É tempo de ver o sol,É tempo de ver o sol, ainda que seja noite,pois sabemos "racionalmente", que o sol não sumiu,apenas se escondeu para que a lua se exiba no céu.

Então, deixar-se aquecer pela certeza de que a felicidade não sumiu,apenas deu um tempo para que a tristeza se exibisse,mostrasse para você que o melhor de tudo é ser feliz,e que se perdeu um amor, não perdeu a capacidade de amar,se perdeu um dente, a boca ainda está no lugar,se perdeu um emprego, a experiência ainda está lá,se perdeu um parente, outro ficou para cuidar,se perdeu um sonho, esta noite foi feita para sonhar.

Não se perca de você, este sim, é difícil de achar.O resto é manter a chama do amor acesa,pois somos essencialmente feitos de amor,tudo em nós é música suave, é poesia e calor,nós é que nos escondemos, nos assustamos, esfriamos.É tempo de acender tochas amorosas em nós mesmos,espalhar o amor como semente generosa,e confiar que no tempo certo, colheremos,cestos e cestos de flores perfumadas,perfume de muito valor,o perfume do amor.Eu acredito em você

Paulo Roberto Gaefke

Tudo nesse mundo tem seu tempo"Tudo neste mundo tem seu tempo;

Cada coisa tem sua ocasião.

Page 8: Textos Do Programa Ana Maria Braga

 

Há um tempo de nascer e tempo de morrer;

 Tempo de derrubar e tempo de construir.

 

Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar;

Tempo de chorar e tempo de dançar;

Tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las;

Tempo de abraçar e tempo de afastar.

 

Há tempo de procurar e tempo de perder;

Tempo de economizar e tempo de desperdiçar;

Tempo de rasgar e tempo de remendar;

Tempo de ficar calado e tempo de falar.

 

Há tempo de amar e tempo de odiar;

Tempo de guerra e tempo de paz."

 

Eclesiastes 3, 1-8

Isso também passa...Certo dia um sacerdote percebeu a seguinte frase em um pergaminho pendurada aos pés da cama de seu mestre: "ISSO TAMBÉM PASSA", e com a curiosidade inerente de cada ser humano resolveu perguntar:

-Mestre, o que significa essa frase em cima de sua cama dizendo "ISSO TAMBÉM PASSA"?

E o mestre sem titubear lhe responde: -A vida nos prega muitas peças, que podem ser boas ou não tão boas assim, mas tudo significa aprendizado. Recebi esta mensagem de um anjo protetor num desses momentos de dor onde quase perdi a fé. Ela é para que todos os dias antes de me levantar e de me deitar possa ler e refletir, para que, quando tiver um problema, antes de me lamentar eu possa me lembrar que "ISSO TAMBÉM PASSA", e para quando estiver exaltado de alegria, que tenha moderação e possa encontrar o equilíbrio, pois "ISSO TAMBÉM PASSA".

Tudo na vida é passageiro assim como a própria vida, tanto as tristezas como também as alegrias, praticar a paciência e perseverar no bem e nas boas ações, ter simplicidade, fé e pensamentos positivos mesmo perante as mais difíceis situações é saber viver e fazer da nossa vida um constante aprendizado.

É ter a consciência de que todas as pessoas erram, de que o ser humano ainda é um ser imperfeito em busca da perfeição e por isso ainda sofre, é saber que se muitas vezes nos decepcionamos com pessoas é porque esperamos

Page 9: Textos Do Programa Ana Maria Braga

mais do que elas estão preparadas para dar, dentro de seu contexto e grau de compreensão. Deste modo, meu amigo, toda vez que olho para essa frase, meu coração se aquieta e a paz me invade, pois sei que "ISSO TAMBÉM PASSA".

SurdezUm homem telefona para o médico e marca uma consulta para a sua mulher.A atendente pergunta:-Qual o problema de sua esposa?-Surdez. Não ouve quase nada!, responde o homem.E a atendente continua:-OK, mas antes de trazer sua mulher, faça um teste, para facilitar o diagnóstico do médico. É assim: sem que ela esteja olhando, fique de longe e fale com ela em tom normal, até descobrir a que distância ela consegue ouvir. Então, no dia da consulta, o senhor diz ao médico a que distância estava quando ela o escutou. O senhor entendeu?-OK!, respondeu ele.

À noite, quando a mulher estava preparando o jantar, o homem decidiu fazer o teste. Mediu a distância que estava em relação à mulher. E pensou: "estou a 15 metros de distância. Vai ser agora!"-Julia, o que temos para jantar?, silêncio total.Ele se aproxima mais um pouco.-Julia, o que temos para jantar?, silêncio de novo e ele fica a uma distância de 3 metros.-Julia, o que temos para jantar?, e nada ainda...Por fim, o homem quase encosta na mulher e volta a perguntar:-Julia! O que temos para jantar?-Frango, caramba!!! É a quarta vez que eu respondo!

Normalmente, na vida, pensamos que as deficiências são dos outros e não nossas. Pensem nisso!

Te amo não diz tudoO cara diz que te ama, então tá. Ele te ama.

Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.

Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?

Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.

Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato".

Page 10: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo.

Texto de Martha Medeiros

Casa arrumadaCasa arrumada é assim:Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:Aqui tem vida...Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.Sofá sem mancha?Tapete sem fio puxado?Mesa sem marca de copo?Tá na cara que é casa sem festa.E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto...Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.A que está sempre pronta pros amigos, filhos...Netos, pros vizinhos...E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia. Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.Arrume a sua casa todos os dias...Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...E reconhecer nela o seu lugar.

Texto Lena Gino

A vida se vai em um instante...A vida se vai em um instante...Quando pensamos que podemos deixá-la de lado,Vem o tempo mostrando que não há tempo,Vem a noite e passa o dia, semanas se sucedem,E quando nos damos conta, mais um ano acabou.

E agora?Que fazer do parque que não conhecemos?Do filho que não vimos crescer?Do amor que deixamos morrer?Da saúde que destruímos de qualquer maneira?Do amor que mal vimos desabrochar e morreu?

Page 11: Textos Do Programa Ana Maria Braga

O que fazer do tempo que não temos?Sim, porque sempre é um corre-corre ou uma apatia total, fazemos ou não fazemos o que queremos,Geralmente fazemos mal feito, não aproveitamos...

Aproveite esse tempo e ame com intensidade, ainda que o medo mande você maneirar.Estude com prazer, ainda que a matéria seja chata.Ande por contentamento, caminhe na chuva e sinta o sol, seja intenso, vibrante, forte, cheio de certezas, ainda que não saiba por onde ir...

E, porque a vida é um instante,Seja eterno.O prazer é viver esse momento,Que deixarão de ser parte de um dia,Para ser inesquecível.

MedoTodo mundo tem ou já teve medos. Pode ser de aranha, de avião.Pode ser medo do mar, e até de fantasma...

Medo é coisa que dá em gente, não é?E é até bom, porque ajuda a nos proteger dos perigos do dia-a-dia.

Mas tem medos que paralisam a vida.Que impedem a gente de crescer.

Quando a gente ama alguém, tem medo de perder.Rejeição dá medo mesmo.Quando a gente tem um trabalho, tem medo de perder.Desemprego dá medo mesmo.

Mas sabem o que é pior que o medo?A falta de ousadia, de persistência, de coragem de arriscar...

O medo do novo, o medo da mudança, o medo da recusa, o medo da velhice...Isso tudo é medo que vai adiando a felicidade.

Na geladeira lá de casa tem um ímã com uma frase que eu gosto muito.É assim: "O homem é realmente livre quando não tem medo do ridículo"

Ter medo do ridículo é ter medo de se expor. E se você se esconde, jamais saberão quem você é, quais são os seus talentos, suas ideias...

O medo é um sentimento legítimo, mas ele não pode reger a vida da gente.Eu tenho medos como todo mundo, mas faço uma força danada pra espanar ele pra longe de mim.

E eu vou dizer uma coisa pra vocês:Todas as vezes que eu superei o medo, eu fui feliz ou, no mínimo, aprendi coisas muito importantes.

E o medo da morte?Esse sim é o primeiro e o maior de todos.Mas se a gente ficar pensando nela, não vive.Aí os dias passam sem graça e a gente acaba sem ter o que contar pros nossos netos.

No fundo, quem tem medo que as coisas se acabem, perde o melhor da festa, que é o agora.Então, cuidado se você sofre demais com esse medo de morrer...

Page 12: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Isso pode ser apenas...Medo de viver.

Lena Gino

Chegou a horaÉ chegada a hora, vamos comemorar, brindar com champanhe, cantar com um brilho no olhar, reunir todos que temos afinidades e abençoar quem não pode participar, pois as festas são para todos, mas a paz e a alegria no coração depende de cada um.

Enfeite as árvores de cada ser que passar por sua caminhada, ilumine o outro com um sorriso que alcançará o mais alto grau do infinito, que perpetuará a fonte magnética que é o bem-querer sem vínculos familiares ou de amizade, uma fonte que engloba todos que quiserem e permitirem receber. Não há limite no seu coração, pois a fonte do amor é infinita e cada vez que você emitir um desejo de boas festas, a corrente da luz aumenta e ilumina a todos com muita saúde, alegrias e felicidades. Não pode haver um coração feliz distribuir desamor, ingratidão, indiferença, preconceitos ou amargura.

Comece hoje: perdoe, incentive, ajude, seja presente na vida e não passe pela vida, comece a ser alguém que ao abrir a porta para desejar Boas Festas, inicie a transformação. Pois hoje é o dia de acreditar que tudo vale a pena quando o amor e a esperança nutrem a alma. Cada novo dia é uma oportunidade de viver a magia do Natal.

Boas vibrações são a meta para o novo ano. Bons sentimentos são a regra para a passagem do Natal e da magia que encanta o mês de dezembro. Não há palavras que podem significar o aroma, o sabor, a percepção destes momentos que marcam datas felizes, mas também lembram pessoas, situações e épocas que não voltam mais. No entanto vamos pedir e agradecer por todos os anos anteriores e também por este que está entrando.

Feliz e amável Natal!!! Próspero e universal Ano Novo!!!

Tente outra vez...A diferença entre um fracasso e um sucesso não é aquilo que sai errado. Tanto os que fracassam quanto os que atingem o sucesso, em qualquer área da vida, cometem erros. Muitas vezes, os mesmos erros. Você não fracassa por fazer as coisas erradas. Fracassar por desistir ao fazer as coisas erradas.

Em qualquer momento da história, em qualquer país do mundo e em qualquer mundo do universo, não existe nenhuma diferença nos erros cometidos pelos que têm sucesso e os que têm fracasso. Nenhuma diferença. Na verdade, normalmente, os que levam os troféus da vida cometem erros maiores, mais caros e mais dolorosos do que aqueles que ficam comendo pipoca na arquibancada da existência. Naturalmente, a imagem que fica dos vencedores é aquela do pódio, do momento em que o herói levanta o troféu. Mas é somente uma cena do filme da vida dos vitoriosos. A cena editada.

Quantas vezes você viu Ayrton Senna deprimido, chorando, triste, bravo, suando enquanto reclamava que não conseguia fazer cooper, porque seu peito parecia doer? Provavelmente, nenhuma. Mas ele era humano e, por isso, também fracassava. Ainda assim, você tem a imagem do seu carro cruzando a linha de chegada, ele carregando a bandeira do Brasil e a música eternizada do tan-tan-tannnn tan-tan-tannn. Você se lembra dele no topo do pódio, levantando o troféu. Você lembra do minuto da vitória. Apenas quem conviveu com ele lembra das horas de preparação, dos dias de esforço, das milhares de vezes que ele errou e, rapidamente, corrigiu seu rumo.

Você não fracassa por fazer as coisas erradas. Fracassa por desistir ao fazer as coisas erradas. Ayrton Senna cometeu todos os erros que um piloto pode cometer. Mas ele tinha um propósito e não desistiu jamais. Anote isso em sua mente: tanto os que fracassam, quanto os que atingem o sucesso, em qualquer área da vida, cometem erros. Muitas vezes, os mesmos erros. Mas os que têm sucesso não desistem. Eles continuam. Eles têm constância de propósito.

Page 13: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Você errou. Doeu, talvez não somente em você, mas em outras pessoas. Você sofreu. Ótimo. Isso prova que você está mais próximo do pódio, mais perto de atingir seu sonho.

Como disse Benjamin Disraeli, o segredo do sucesso é a constância de propósito. Você fez uma burrada? Excelente. Somente quem faz parte dos personagens do filme fazem burradas. Os outros pagam o ingresso no cinema para assisti-los. Entre no filme da sua vida. Você não fracassa por fazer as coisas erradas. Fracassa por desistir ao fazer as coisas erradas. Tente novamente, por mais improvável que seja. Tente. Tente. Tente!

Não importa o tamanho de sua queda, do seu erro, da sua derrota, você está mais próximo agora do que estava antes. Por isso, não desista. Jamais!

Aldo Novak

A história do palestranteUm palestrante entrou num auditório para proferir uma palestra, com surpresa, deu com o auditório vazio.

Só havia um homem, e sentado na primeira fila.

Desconcertado, o palestrante perguntou ao homem se devia ou não dar a palestra só para ele.

O homem respondeu:

- Sou um homem simples, não entendo dessas coisas. Mas se eu entrasse num galinheiro e encontrasse apenas uma galinha para alimentar, eu alimentaria essa única galinha.

O palestrante entendeu a mensagem e deu a palestra inteira, conforme havia preparado.

Quando terminou, perguntou ao homem:

- Então, gostou da palestra?

O homem respondeu:

- Como eu lhe disse, sou um homem simples, não entendo dessas coisas. Mas se eu entrasse num galinheiro e só tivesse uma galinha, eu não daria o saco de milho inteiro para ela.

Aos 33 mineradoresO mundo assistiu ontem o renascimento dos 33 mineradores soterrados por 70 dias no Chile.

Emoção, coragem, fé foram alguns dos sentimentos que tomou conta do mundo, que vibrou a cada resgate.

A todos nós a mensagem de como o ser humano tem o poder de mover montanhas.

Setenta dias, marcados pela fé, disciplina, confiança e união. A escolha foi estar com Deus. E nessa escolha mostraram ao mundo que somos capazes de ver luz do céu novamente. Uma grande lição de salvação.

Estamos vivendo soterrados em nosso dia-a-dia com escolhas de dor e sofrimento. Mergulhados em nossos medos, inseguranças a procura da luz, sem saber aonde verdadeiramente encontrar.

Saímos às ruas imersos na separação com o próximo, correndo em busca de uma felicidade efêmera, que tem tirado nossa fé, nossa esperança de voltarmos a encontrar a luz no céu.

Page 14: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Perdidos nessa escuridão temos esquecido de permanecer na paz, no controle das nossas emoções e na presença de Deus, que nunca nos abandonou. Ele existe dentro de cada um de nós.

Ao lermos nos livros sagrados que temos a centelha divina que nos faz co-criadores da Criação entenderemos essa presença eterna de Deus dentro de nós e que nos faz "uno" ao próximo.

Se lembrarmos de Jesus em uma de suas últimas mensagens: "Amar o próximo como a ti mesmo". Entenderemos essa coragem que moveu 33 mineiros escolher a luz ao invés da escuridão. Foi estar nessa presença de paz, de amor por si mesmo e pelo próximo que os uniu nesse poder de mover montanhas.

Que o mundo possa acordar dessa escuridão que tem nos movido há estar cada dia mais distante dessa luz e encontrar nosso amor por si mesmo e naturalmente escolhermos estar na presença de Deus para nossa salvação e a salvação do mundo.

Aos nossos irmãos chilenos, nossa gratidão pelos grandes mestres que se tornaram ao mundo nesse momento que caminhamos em busca dessa luz, através de nossas preces, orações e esquecendo de olharmos para dentro de nós e encontrarmos essa força, essa coragem e esse poder que os salvaram da escuridão.

Texto do terapeuta e consultor Marcos Adriano Infantozzi - [email protected]

MudeSomos as únicas criaturas na face da Terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos!

Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles.

Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente.

A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida.

A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse.

Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta tristeza por toda parte no corpo - a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços químicos diferentes das lágrimas de alegria.

Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontra uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos.

Shakespeare não estava sendo metafórico quando Próspero disse: "Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos".

Você quer saber como está seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem.Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje!Ou você abre seu coração ou algum cardiologista o fará por você!

O amor, a gentileza e a ternuraQuando se fala em relacionamento amoroso temos que pensar também na gentileza e na ternura. O comportamento sempre rude e grosseiro prejudica muito o relacionamento amoroso. Onde a erva daninha cresce em abundância não há espaço para as flores.

Page 15: Textos Do Programa Ana Maria Braga

O comportamento rude pode tomar conta dos relacionamentos amorosos por falta de sabedoria. A pessoa não aprendeu a ser terna ou carinhosa. Seu lar só lhe mostrou um único modelo: o trato rude e indelicado. Maridos que gritam muito, companheiras estressadas e mal humoradas. A pressa, a falta de dinheiro e o cansaço são responsabilizados por esse ataque de nervos. Estar acostumado com o outro é também desculpa para a falta de respeito e de delicadeza. Como se a pessoa fosse obrigada a aguentar o destempero emocional do companheiro. Para muitos, ser gentil e carinhoso é ser bobo, demonstra vulnerabilidade nos sentimentos. Ninguém quer estar vulnerável. Aquele que mais se queixa e grita pode ser o mais frágil e o mais inseguro na relação.

Parece difícil falar em emoções mais tranquilas nesse mundo conturbado. A ansiedade irrita o sistema nervoso. O pedido da pessoa amada pode ser atendido apenas com um grito, palavrão ou ofensa. A conversa da esposa pode ser interpretada como enfadonha ou queixosa demais. E, desse modo, recebe o silêncio e o desprezo. Cuidamos do corpo, mas não estamos cuidando dos nossos relacionamentos e das nossas emoções mais refinadas. Temos que cuidar delas como flores delicadas que enfeitam o jardim do amor.

As falhas da pessoa amada podem ser perdoadas. A gentileza e a tolerância são lições apropriadas nesse momento difícil no trato com o outro. Mas aceitar um comportamento desumano e desrespeitoso o tempo todo é afrontar a si próprio.

Procure ficar atento ao seu comportamento em relação à pessoa amada. Eduque suas emoções renovando seus hábitos. Uma vida saudável pode afastar o mau humor crônico. A psicoterapia também pode lhe ajudar no auto aprimoramento. O sentimento de gratidão para com as pequenas alegrias da vida transforma as pessoas. A organização da sua rotina pessoal também pode melhorar seus relacionamentos. Estresse acentuado prejudica sua vida, sua saúde e até pode arruinar um relacionamento que tem tudo para dar certo. A falta de paciência com as falhas alheias ilustra algumas histórias de amor. Descontar na namorada ou na esposa sua insatisfação profissional não resolve sua vida. E, muito menos, descontar nos bichinhos de estimação o seu azedume. Ninguém gosta de ficar perto de pessoas sempre irritáveis, emburradas e fechadas. Gestos de carinho podem evitar uma discussão e até melhorar a vida íntima do casal.

A rotina do dia a dia não pode ser de todo responsabilizada pelo seu comportamento rude ou sem tato. Veja a pessoa amada como um grande presente que Deus lhe deu. Trate-o como você gostaria de ser tratado. É conversando que a gente se entende. E se acha que o que vem recebendo é muito menos do que merece parta para outra. Lembre-se sempre das palavrinhas mágicas que podem ajudar seu relacionamento amoroso: por favor, muito obrigado, desculpe. E preste sempre atenção no tom da sua voz e no ritmo das suas emoções. O sorriso pode lhe abrir as portas do amor, porque ele abre as janelas coloridas da alma. O sorriso desarma as pessoas tristes, mal humoradas e carrancudas.

Reflita sobre as palavras do espírito de André Luiz: "Se acordou de mau humor rogue a Deus o benefício de uma laringite". Silencie, mas escute suas emoções. Elas falam e expõem seu coração. A ternura e a gentileza moram dentro de um coração puro e cheio de amor. Pratique todos os dias e sua vida amorosa se transformará.

Texto de Sandra Cecília - www.relaxmental.com.br - Vídeos de vivência Canal Francisca Magnólia

Ninguém é dono da sua felicidadeNinguém é dono da sua felicidade, por isso, não entregue sua alegria, sua paz, sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém.Somos livres...E não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.Se você anda repetindo muito "você é a razão da minha vida", cuide-se.Remova essas palavras e, principalmente, a ação dessas palavras da sua vida, pois fazem muito mal ao seu "eu" interior.A razão da sua vida é você mesmo.A sua paz interior é a sua meta de vida...Quando sentir um vazio na alma, quando acreditar que ainda está faltando algo, leve seu pensamento pra os seus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você. Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você.

Page 16: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Não coloque objetivos longe de suas mãos, abrace os que estão ao seu alcance hoje.Trabalhe, trabalhe muito a seu favor. Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda. Critique menos, trabalhe mais...E não se esqueça nunca de agradecer.Agradeça tudo que está em sua vida nesse momento, inclusive a dor...Por fim, acredite que não estamos sozinhos um instante sequer...Pense nisso, não se destrua por sentir que falta...Se erga na falta...Mostre a cada um a cor do seu sorriso!

Coisas que a vida ensina Amor não se implora, não se pede, não se espera...Amor se vive ou não.Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.Animais são anjos disfarçados, mandados a Terra por Deus, para mostrar ao homem o que é fidelidade.Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.A água é um santo remédio.Deus inventou o choro para o homem não explodir.Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.A criatividade caminha junto a falta de grana.Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.Amigos de verdade nunca te abandonam.O carinho é a melhor arma contra o ódio.As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.Há poesia em toda a criação divina.Deus é o maior poeta de todos os tempos.A música é a sobremesa da vida.Acreditar não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.Filhos são presentes raros.De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças acerca de suas ações.OBRIGADO, DESCULPE e POR FAVOR são palavras mágicas, chaves que abrem portas para uma vida melhor.O amor... Ah! O amor...O amor quebra barreiras, une facções, destrói preconceitos, cura doenças...Não há vida decente sem amor!E é certo... quem ama e é muito amado, vive a vida mais alegremente!

OraçãoQuerido Deus,Até agora o meu dia foi bom:Não fiz fofoca, não perdi a paciência, não fui gananciosa, sarcástica, rabugenta, chata e nem irônica.Controlei minha TPM, não reclamei, não praguejei, não gritei, nem tive ataques de ciúmes.Não comi chocolate.Também não fiz débitos em meu cartão de crédito e nem dei cheques pré-datados.Mas peço a sua proteção, Senhor, pois estou para levantar da cama a qualquer momento...Amém!

"O que Deus uniu o homem não separa"Estamos tornando nossa jornada muito dura e sofrida, pois nossas escolhas têm sido feitas na ilusão de que não somos capazes de mudanças e de novas escolhas.

Page 17: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Em nossa jornada perdemos a consciência de quem realmente somos e passamos a nos identificar com a ilusão do nosso ser.

Por outro lado, quando o movimento quântico menciona sobre: "mundo de possibilidades", "que somos seres ilimitados", "que somos a semelhança de Deus", assim como muitas religiões afirmavam no passado, eles estão trazendo uma nova consciência de olharmos a nós mesmos e ao mundo.

Mas se ficamos mergulhados numa visão limitada sobre o nosso ser, como dormindo num sono profundo do ego, todas essas afirmações se tornam utópicas de serem compreendidas e experimentadas.

Eu diria: A forma como você se vê, é a forma pela qual você faz as suas escolhas e consequentemente, tem experimentado sua vida.

Se tiver escolhendo a dor, a raiva, a miséria é dessa forma que viverá. Se escolher o perdão, o amor, a paz é dessa forma que o mundo um dia voltará a viver.

Nessa jornada o homem perdeu a consciência de quem ele é e por isso tem vivido num mundo sem esperança, sem amor, sem unidade e sem paz.

Precisamos despertar à essa nova consciência de quem realmente nós somos. Eu diria que precisamos começar a voltar para casa, que é voltar a escolher a partir de uma nova consciência. Precisamos acordar para essa Nova Era que tem trazido uma nova forma de olhar para si e para o mundo. Uma Era que está nos fazendo ter mais consciência do que temos feito com o planeta a partir do superaquecimento e tantas calamidades e ter mais consciência de nossas escolhas a partir de tantas doenças que temos fomentado a partir de uma consciência limitada.

Pergunto: Por que temos escolhido a dor para ter consciência?Quando lembramos de Gandhi que através da não violência libertou uma nação. Martin Luther King que através de um sentimento de igualdade libertou uma raça e muitos outros movimentos tidos como "Grandes Causas".

O que tinham em essência esses movimentos?Nessa nova visão quântica, podemos olhar esses movimentos numa consciência mais profunda de que somos todos um.

Eu entendo que o que nos faz unos é o amor.Essa energia que nos faz sermos ilimitados. Para você entender esse amor que nos faz unos, gostaria de lembrar de Maria que exemplificou essa unidade com Jesus seu filho, ao acompanhá-lo na crucificação. Toda sua escolha estava no amor, sem nenhum sentimento de julgamento ou separação. Ela se manteve firme nesse sentimento verdadeiro e puro que a fez unida incondicionalmente ao seu filho.

Minha interpretação para a frase "Fé inabalada move montanhas", é de que somente o amor verdadeiro pode nos fazer mover montanhas.

Texto do terapeuta e consultor Marcos Adriano Infantozzi - [email protected]

Sou mais vocêDe todos os amores por mim vividos até hoje, o seu foi o mais intenso. De toda a saudade, a sua foi a mais forte. De todos os beijos, o seu foi o mais gostoso. De todo calor, o seu foi o mais ardente.

Page 18: Textos Do Programa Ana Maria Braga

De todas as almas, a sua foi a mais gêmea. De toda ânsia de cometer loucuras, a sua foi a que mais me atentou. De todos os corpos, o seu mais me instigou. De todas as esperanças em amores depositadas, o seu foi o que teve mais crédito. De toda a vontade de ficar junto, a vontade que me domina é a sua.Por isso de todos os amores eternos por mim prometidos,o seu será o único cumprido a risca.

Faça várias cirurgias plásticas...Faça várias cirurgias plásticas:

Uma para corrigir o nariz empinado pelo orgulho e pela soberba.

Outra na correção da língua venenosa e ardilosa.

E nos lábios que demarcam sua tristeza interior.

Drenagem linfática para retirar o orgulho, a inveja e a ingratidão.

Diversos peelings profundos na culpa e no remorso.

Faça uma dermoesfoliação nas cicatrizes deixadas pela falta de perdão e pelo ódio assim como no rancor envelhecido.

Uma máscara facial para retirar as expressões de mágoas e ressentimentos, igualmente nas asperezas da insensibilidade no trato com as pessoas.

Depois complete com uma hidratação de sorriso e alegria hidrate suas mãos todos os dias com a prática da solidariedade.

Coloque lentes coloridas da paciência iluminando o seu olhar...

Realize um implante de entusiasmo e atitude positiva.

Realce o cabelo com luzes da consciência tranqüila e da paz de espírito.

Finalize com uma hidromassagem usando sais da generosidade e pétalas da tolerância que é bom para o coração e a alma.

Observação: esses ingredientes não são encontrados nas melhores lojas do ramo.

Estão dentro de você.

Oportunidades únicasEsta mensagem é de um relato do grande navegador Amir Klink:

Depois de ter realizado uma de suas expedições à Antártida, ele escreveu o seguinte no diário de bordo:

Page 19: Textos Do Programa Ana Maria Braga

"Já ancorado na Antártida, ouvi ruídos que pareciam de fritura. Será que até aqui existem chineses fritando pastéis? Eram cristais de água doce congelada que faziam aquele som quando entravam em contato com a água salgada. O efeito visual era belíssimo. Pensei em fotografar, mas falei pra mim mesmo: Calma, você terá muito tempo pra isso".

Daí, nos 367 dias que se seguiram, adivinhe o que aconteceu?

O fenômeno dos cristais de água doce entrando em contato com a água salgada não se repetiu.

Isso só fez provar que algumas oportunidades são únicas na vida.

É como diz o monge budista, Dalai Lama:

Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito: um se chama ontem e o outro, amanhã.

Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e, principalmente, viver!

Aproveite a semana para exercitar a sua capacidade de viver intensamente o dia de hoje!

Ser feliz é correr riscosFeliz é aquele que saboreia quando come, enxerga quando olha, dorme quando deita, compreende quando reflete, aceita-se e aceita a vida como ela é.

Há quem diga que felicidade depende, antes de tudo, de bastar-se a si próprio; de não depender de ajuda, de opinião e, sobretudo, de não se deixar influenciar por ninguém.

Será mesmo? Você pode imaginar uma pessoa assim?

Lao Tzé dizia: "Grande amor, grande sofrimento; pequeno amor, pequeno sofrimento; não amor, não sofrimento".

Pode imaginar você um homem sem paixão, sem desejos? A felicidade, entendida assim, não seria apenas um engôdo, algo contra a natureza humana?

Evidentemente! Sem amor, sem paixão, que sentido teria a existência?

A felicidade é proporcional ao risco que se corre. Quem se protege contra o sofrimento, protege-se contra a felicidade.

Quem se torna invulnerável, torna sem sentido a existência.

O homem feliz aceita ser vulnerável. O homem feliz aceita depender dos outros, mesmo pondo em risco sua própria felicidade.

É a condição do amor e de todas as relações humanas, sem o que a vida não teria sentido!!!

O riacho e a menteUm dia, Buda ia passando por uma floresta, era um dia quente de verão e ele estava sentindo muita sede. Disse então ao seu discípulo:

-Volta para trás. Nós passamos por um pequeno riacho apenas cinco ou seis quilômetros. Traz-me um pouco de água - leva a minha tigela. Estou sentindo-me cansado e com muita sede.

Page 20: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Ele já estava velho. O discípulo voltou para trás, mas quando lá chegou, tinham acabado de passar alguns carros de bois pelo riacho, enchendo-o de lama. As folhas secas, que tinham assentado no fundo, estavam agora boiando na superfície; já não era possível beber esta água - estava muito suja. Regressou de mãos vazias e explicou:

- Mestre, vai ter que esperar um pouco. Eu vou à frente. Disseram-me que uns três ou quatro quilômetros mais à frente há um grande rio. Vou lá buscar a água.

Mas Buda insistiu e pediu:

- Volta para trás e traz a água daquele riacho.

O discípulo não conseguia perceber a insistência, mas, se o mestre dizia, ele tinha que obedecer. Mesmo vendo o absurdo daquilo - tinha que voltar outra vez a andar cinco ou seis quilômetros, sabendo que a água não prestava para beber -, ele foi. E quando já ia se afastando, Buda disse-lhe:

- E não voltes para trás se a água ainda estiver suja, tu senta-te simplesmente quieto na margem. Não faças nada, não entres no riacho. Senta-te quieto na margem e observas. Mais cedo ou mais tarde a água vai ficar limpa outra vez e então podes encher a tigela e regressar.

O discípulo lá foi. Buda tinha razão: a água estava quase limpa, as folhas tinham-se ido embora, a poeira tinha assentado. Mas ainda não estava absolutamente limpa, por isso ele sentou-se na margem e ficou observando o riacho a correr, pouco e pouco, o riacho tornou-se cristalino.

Então o discípulo regressou a dançar. Ele tinha compreendido porque é que Buda estava insistindo tanto. Havia nisto uma determinada mensagem, e ele tinha compreendido a mensagem. Deu a água a Buda, agradeceu-lhe e tocou-lhe nos pés.

Buda perguntou:

- O que é que estás a fazer? Eu é que te devo agradecer por me teres trazido a água.

- Agora consigo compreender - disse o discípulo - primeiro, eu fiquei zangado; não demonstrei, mas estava zangado porque era absurdo voltar para trás. Mas agora entendo a mensagem. Era disto que eu precisava realmente neste momento. O mesmo acontece com a minha mente - ao sentar-me na margem daquele riacho, fiquei ciente de que o mesmo se passa com a minha mente. Se eu saltar para dentro do riacho, vou deixá-lo sujo outra vez. Se eu saltar para dentro da minha mente, cria-se barulho, mais problemas começam a vir de cima, para a superfície. Ao sentar-me na margem, eu aprendi a técnica. Agora vou sentar-me também ao lado da minha mente, a vê-la com toda a sujidade e problemas e folhas velhas e mágoas e feridas, memórias, desejos. Se me preocupar, vou ficar sentado na margem à espera do momento em que tudo fique limpo.

A força de palavras simples...Lendo uma prece árabe descobri a força de palavras simples...

Deus...Ajude-me sempre a dizer a verdade na presença dos fortes e jamais dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos.A mentira é o véu negro que envolve a vida, escondendo a felicidade, a força e a fortuna.

Se me der a força, não me tire a lucidez, companheira da verdade...

Se me der prosperidade, não permita que eu perca a modéstia, conservando apenas o orgulho da dignidade.

Nunca me tire a esperança....E quando me ferir a ingratidão e a incompreensão dos meus semelhantes, cria em minha alma a força da desculpa e do perdão.

Page 21: Textos Do Programa Ana Maria Braga

E, finalmente, senhor, se eu Te esquecer, eu peço, mesmo assim, que nunca se esqueça de mim!

Não leve a vida tão a sérioDesculpe me intrometer na sua vida assim tão diretamente.Não sei se é o caso de entrar nesse assunto agora mas vou tomando a liberdade de amiga pra dizer:Será que alguém muito especial, não anda meio esquecido de sua agenda?Sabe quem?Essa pessoa está olhando para a tela agora.É... Você mesmo!Está tudo bem ou a comunicação interna anda complicada?Você quer fazer uma coisa, faz outra?Quer dizer algo pra alguém e acaba falando uma bobagem?Ou, pior, quer falar de paz e...Acaba entrando em guerra e arrumando mais problemas?Você está dando a devida atenção para os seus sentimentos?A vida não precisa ser levada tão a sério!!Pegue leve com você e com os outros.Não entre nessa de levar tudo a ferro e fogo...Descontraia sempre que a corda estiver muito tensionada pois se arrebentar não tem mais jeito.Ria, ria muito, ria sempre - com os amigos...Com seu cachorro, com o que for - e principalmente ria de si mesmo.Rir refresca a alma e lubrifica a mente.Olhe para dentro de si e acredite:Você é uma pessoa única e especial!Respeite-se.Dê valor aos seus sentimentos.Acorde a sua confiança e a sua fé.Como dizia Oscar Wilde: "A vida é importante demais para ser levada tão a sério".

Quando a boca cala.... o corpo fala!!! Este alerta está colocado na porta de um espaço terapêutico. O resfriado escorre quando o corpo não chora. A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições. O estômago arde quando as raivas não conseguem sair. O diabetes invade quando a solidão dói. O corpo engorda quando a insatisfação aperta. A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam. O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar. A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável. As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas. O peito aperta quando o orgulho escraviza. A pressão sobe quando o medo aprisiona. As neuroses paralisam quando a criança interna tiraniza. A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade. Preste atenção!

Tudo o que eu preciso Tudo o que eu preciso pra viver carrego sem ocupar as mãos. Tudo o que eu preciso pra ser feliz não se transporta numa caixa, não se guarda numa na bolsa, nem pesa nos ombros.

Page 22: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Carrego comigo o que é possível pra me movimentar livre, nesse mundo tão cheio de coisas.As coisas que eu carrego não têm peso, nem forma, nem volume.São coisas que me alimentam sem que eu precise comer.Que me locomovem sem que eu precise caminhar.Que me alegram sem que eu precise comprar. Carrego comigo a sabedoria herdada dos meus pais.A dignidade conquistada com o meu trabalho.As lições aprendidas na dor.O amor dos meus afetos.E a força da minha fé. Com isso eu posso ir mais longe do que qualquer viajante carregado de bagagem. Assim fica mais fácil viver e andar por aí.Porque coisas ocupam espaços, atravancam caminhos, bloqueiam a visão. As coisas que não cabem no coração, pesam nos braços. Por isso eu carrego só coisas que caibam aqui, nos sonhos que eu inventei pra ser feliz.

Texto de Lena Gino

Destralhe-se"Bom dia, como está a alegria?", diz dona Francisca, minha faxineira, que acaba de chegar.

"Antes de começar, deixa eu te dar um abraço que preste", e ela me apertou.

Na matemática de dona Francisca, "quatro abraços por dia dão para sobreviver, oito ajudam a nos manter vivos, 12 fazem a vida prosperar". Falando nisso, "vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada".

Já ouviu falar em toxinas da casa?

Pois são objetos e roupas que você não gosta ou não usa, coisas feias ou quebradas, velhas cartas, plantas mortas ou doentes, recibos, jornais e revistas antigos, remédios vencidos, meias e sapatos estragados... Ufa, que peso!

"O que está fora está dentro e isso afeta a saúde", aprendi com dona Francisca.

"Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa!", ela diz, enquanto me ajuda a ‘destralhar', ou liberar as tralhas da casa.

O ‘destralhamento' é uma das formas mais rápidas de transformar a vida e pode muito bem ajudar outras terapias.

"A saúde melhora, a criatividade cresce e os relacionamentos se aprimoram", também ensina o feng shui, com a delicadeza própria das artes orientais.

Para o feng shui, é comum se sentir cansado, deprimido ou desanimado em um ambiente cheio de entulho, pois "existem fios invisíveis nos ligando àquilo que possuímos".

Outros possíveis efeitos do acúmulo e da bagunça: sentir-se desorganizado, fracassado e limitado, aumento de peso, apego ao passado...

"No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga; na entrada, restringem o fluxo da vida; empilhadas no chão, nos puxam para baixo; acima, são dores de cabeça; sob a cama, poluem o sono".

Então... Se dona Francisca falou e o feng shui concordou, nada de moleza!

"Oito horas para trabalhar, oito para descansar, oito para se cuidar!", diz a comadre.

E nada de limpar só por onde o padre passa...

Page 23: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Destralhe-se!!

"Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser impermanente", diz a sabedoria oriental.

O Ocidente resiste a essa idéia e, assim, perde contato com o sagrado instante presente.

Dona Francisca me conta que "as frutas nascem azedas e, no pé, vão ficando docinhas com o tempo". A gente deveria de ser assim, ela diz.

"Destralhar ajuda a adocicar".

"Merecemos ter para ser", diz um mestre de feng shui. Se os sábios concordam, não sou eu que vou discordar...

Conhecimento e sabedoria Dois discípulos procuraram um mestre para saber a diferença entre conhecimento e sabedoria. O mestre disse-lhes: "Amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos 20 grãos de feijão, 10 em cada pé. Subam, em seguida, o monte que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos".

No dia seguinte, os jovens discípulos começaram a subir o monte. Lá pela metade, um deles estava padecendo de grande sofrimento: seus pés estavam doloridos e ele reclamava muito. O outro subia naturalmente a montanha. Quando chegaram ao topo, um estava com o semblante marcado pela dor, o outro, sorridente. Então, o que mais sofrera durante a subida perguntou ao colega: "Como você conseguiu realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura?" O companheiro respondeu: "Meu caro colega, ontem à noite cozinhei os 20 grãos de feijão".

Vamos deixar disso? Não tente me provocar, a sua raiva não me aborrece, só me preocupa, porque a raiva vai adoecer você...Não procure me ofender, eu cresci o bastante pra não ter mais dúvida sobre mim mesma.Não me chame pra briga, que eu não vou atender. O meu tempo é precioso e nele não cabem desavenças.Se você não gosta de mim e quer brigar, eu entendo, mas não conte comigo. Eu estou ocupada sendo feliz.Se você gosta de mim e quer brigar, eu não entendo, mas aceito... Só presta atenção pra não me magoar. Isso, sim, me entristece. Vamos deixar disso, então. Já briguei muito, já magoei, já ofendi... Mas não fiquei nem um pouquinho melhor com isso.Venho me curando da vontade de brigar, desde que aprendi a calar.Então, se você gritar, só vai escutar o meu silêncio. Se seguir ofendendo, eu me retiro.Se insistir na raiva, que pena... Só você vai sofrer.Ok, pode dar a última palavra, ganhe a disputa! Eu não me importo de ceder a vez. Eu escolho viver em paz.Vamos deixar disso, então?

Lena Gino

Há tempos...Há tempos em nossa vida que contam de forma diferente.Há semanas que duraram anos, como há anos que não contaram um dia.

Page 24: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Há paixões que foram eternas, como há amigos que passaram rápido, apesar do calendário mostrar que eles ficaram por anos em nossas agendas.Há amores não realizados e beijos não dados que até hoje esperam o desfecho.Há trabalhos que nos tomaram décadas de nosso tempo, mas que nossa memória insiste em contá-los como semanas.Há casamentos que, ao olhar para trás, mal preenchem os feriados das folhinhas.Há tristezas que nos paralisaram por meses, mas que, passados os dias difíceis, mal guardamos lembranças de horas.Há eventos que marcaram e que duram para sempre:O nascimento do filho...A morte de alguém que a gente ama...Uma viagem inesquecível...Um sonho realizado....Estes têm a duração que nos ensina o significado da palavra "eternidade".Já viajei para a mesma cidade uma centena de vezes e na maioria das vezes o tempo transcorrido foi o mesmo.Mas conforme meu espírito, houve viagem que não teve fim, como há percurso que nem me lembro de ter feito, tão feliz eu estava na ocasião.O relógio do coração - hoje eu descubro - bate noutra freqüência daquele que carrego no pulso.Marca um tempo diferente, de emoções que perduram e que mostram o verdadeiro tempo da gente.Portanto não pense naquilo que não foi feito...Curta as suas lembranças como os seus tesouros

Tempo...Há tempos em nossa vida que contam de forma diferente.

Há semanas que duraram anos, como há anos que não contaram um dia.

Há paixões que foram eternas, como há amigos que passaram céleres, apesar do calendário mostrar que eles ficaram por anos em nossas agendas.

Há amores não realizados que deixaram olhares de meses e beijos não dados que até hoje esperam o desfecho.

Há trabalhos que nos tomaram décadas de nosso tempo na terra, mas que nossa memória insiste em contá-los como semanas.

Há casamentos que, ao olhar para trás, mal preenchem os feriados das folhinhas.

Há tristezas que nos paralisaram por meses, mas que hoje, passados os dias difíceis, mal guardamos lembranças de horas.

Há eventos que marcaram e que duram para sempre, o nascimento do filho, a morte do pai, a viagem inesquecível, um sonho realizado. Estes têm a duração que nos ensina o significado da palavra "eternidade".

Já viajei para a mesma cidade uma centena de vezes e na maioria das vezes o tempo transcorrido foi o mesmo.

Mas conforme meu espírito, houve viagem que não teve fim, como há percurso que nem me lembro de ter feito, tão feliz eu estava na ocasião.

O relógio do coração - hoje eu descubro - bate noutra freqüência daquele que carrego no pulso.

Marca um tempo diferente, de emoções que perduram e que mostram o verdadeiro tempo da gente.

Por este relógio, velhice é coisa de quem não conseguiu esticar o tempo que temos no mundo.

É olhar as rugas e não perceber a maturidade.

Page 25: Textos Do Programa Ana Maria Braga

É pensar antes naquilo que não foi feito, ao invés de se alegrar e sorrir com as lembranças da vida.

Pense nisso.E consulte sempre o relógio do coração:Ele te mostrará o verdadeiro tempo do mundo.

Um pálido ponto azulA mensagem de hoje é um texto do astrônomo americano Carl Segan e chama "um pálido ponto azul"... que é a Terra vista da sonda voyager que passava por saturno:

É um texto que faz a gente pensar:

A espaçonave estava bem longe de casa.De saturno, a Terra apareceria muito pequena para a Voyager apanhar qualquer detalhe, nosso planeta seria apenas um ponto de luz, um "pixel" solitário, dificilmente distinguível de muitos outros pontos de luz que a Voyager avistaria:Já havia sido dito por cientistas e filósofos da antiguidade que a Terra era um mero ponto de luz em um vasto cosmos circundante, mas ninguém jamais a tinha visto assim.

Então, aí está - um mosaico quadriculado estendido em um fundo pontilhado de estrelas distantes. Por causa do reflexo da luz do sol na espaçonave, a Terra parece estar apoiada em um raio de sol.

Não há nenhum sinal de humanos nessa foto. Nem das construções sobre a superfície da Terra... nem nossas máquinas... nem nós mesmos...

Nós somos muito pequenos na escala dos mundos... humanos são irrelevantes, uma fina película de vida num obscuro e solitário torrão de rocha e metal...

Mas aqui é nosso lar. É aqui que estão todos que amamos...Todo ser humano que já existiu....

A totalidade de nossas alegrias e sofrimentos, as religiões, ideologias e doutrinas econômicas, cada caçador e saqueador, cada herói e covarde, cada casal apaixonado, cada mãe e pai, crianças, educadores... cada "superstar", cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu ali, em um grão de poeira suspenso em um raio de sol.

A Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica.Pense nas infindáveis crueldades...Nas tragédias...No ódio...Pense nos rios de sangue derramados por imperadores que, em busca de triunfo, pudessem se tornar os mestres momentâneos de uma fração de um ponto.

Nossas ilusões de que temos uma posição privilegiada no Universo, é desafiada por esse pálido ponto de luz.

Nosso planeta é um espécime solitário na grande e envolvente escuridão cósmica.

Na nossa obscuridade, em toda essa vastidão, não há nenhum indício que ajuda possa vir de outro lugar para nos salvar de nos mesmos.A Terra é o único mundo conhecido até agora que sustenta vida. Por isso talvez não haja melhor demonstração que essa imagem distante do nosso pequeno mundo para lembrar:A responsabilidade de tratarmos melhor uns aos outros e de preservar e amar o único lar que nós conhecemos... esse pálido ponto azul!

Page 26: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Imutável?Numa experiência científica um grupo de cientistas, colocou cinco macacos numa jaula. No meio uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e batiam muito nele. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada. Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas então ficaram com o grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.

Se fosse possível perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui".

O que faz bem e o que faz mal...Acho a maior graça. Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas não exagere...

Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos.

Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde.

Prazer faz muito bem.Dormir me deixa 0km.Ler um bom livro faz-me sentir novo em folha.Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas depois rejuvenesço uns cinco anos.Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de ideias.Brigar me provoca arritmia cardíaca.Ver pessoas tendo acessos de estupidez me embrulha o estômago.Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano.E telejornais... os médicos deveriam proibir - como doem!Caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo, faz muito bem! Você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.Acordar de manhã arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite é prejudicial à saúde!E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda!Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não há tomate ou mozarela que previna.Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau!Cinema é melhor pra saúde do que pipoca!Conversa é melhor do que piada.Exercício é melhor do que cirurgia.Humor é melhor do que rancor.Amigos são melhores do que gente influente.Economia é melhor do que dívida.Pergunta é melhor do que dúvida.Sonhar é melhor do que nada!

Martha Medeiros

A mulher consegue mudar o homem?

Page 27: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Queremos mudar nossa vida, mudar o comportamento do chefe, do pai, da mãe, do filho, do governo e até do vizinho.

Enquanto você viver somente para mudar seu homem jamais terá resultados positivos. Na verdade, a pessoa só muda de comportamento se quiser. A cada atitude feminina o homem responde com um determinado tipo de comportamento. O homem tende a resistir a qualquer tentativa forçada de mudança. No começo, pode até mudar, mas não será uma mudança natural.

A gente pensa que a mudança vem de fora para dentro, mas vem de dentro para fora. Não olhamos para o nosso interior. A maturidade é também a aceitação das diferenças alheias de caráter e temperamento. O convívio a dois é difícil por conta da diversidade de temperamento. Criticar os defeitos é mais fácil do que elogiar e aprovar as qualidades do seu homem. Por que vivemos com esse olhar capenga? Um olhar que observa mais os defeitos do que as virtudes. Olhe para você mesma! Aprove e admire também suas qualidades. Comece a mudança dentro de você.

O casal maduro sabe aceitar as diferenças de comportamento e temperamento. O homem e a mulher são diferentes, mas se completam. A mulher geralmente é mais sensível e o homem é mais objetivo. A mulher pode fazer muitas coisas ao mesmo tempo. O homem, geralmente, centra sua atenção numa atividade de cada vez.

Se você quiser mudanças do seu homem pare com a tentativa de mudá-lo. A resposta será sempre o contrário do que você quer.

Receber críticas diretas causa mal-estar e poucas chances de mudança de comportamento. Na verdade, o que está acontecendo é que seu companheiro está respondendo a um comportamento seu. Algumas atitudes podem mudar todo o contexto do relacionamento sem que você precise criticar o tempo todo. Ou viver discutindo a relação.

A mudança tem que começar através das suas atitudes. Uma mulher sem autoestima vive cheia de melindres. Ou então tenta agradar demais o parceiro com receio de que ele vá embora. Ele se sente sufocado por não conseguir corresponder às expectativas dela. E o resultado é uma mulher frustrada e ressentida. Seu comportamento será sempre de reagir e não o de agir! Qualquer atitude do companheiro é uma ofensa ou sinal de que ele não a ama.

Faça uma análise do seu comportamento. Trabalhe sua reforma íntima. Vez ou outra converse bastante com ele, mas com naturalidade. Se deseja mais carinho seja mais carinhosa. Desenvolva o que há de melhor dentro de você. Controle o ciúme porque ele muda seu homem para pior.

Dizem que os homens gostam de mulheres firmes e, as mulheres, de homens românticos. A firmeza na mulher denota um caráter seguro e confiante. Atrai um comportamento mais assertivo do companheiro. É mais fácil amar quando se admira a pessoa amada. Homens românticos tendem a obter respostas mais carinhosas da mulher. O relacionamento maduro é uma troca muito gostosa de carinho, respeito e compreensão.

Se você acha que está investindo no relacionamento e o companheiro continua egoísta e distante não tente mudá-lo. Ele que se mude!

Texto da psicóloga Sandra Cecília - www.relaxmental.com.br - [email protected]

GratidãoGratidão é a amizade que liga a vida ao coração, é toda fonte de luz que aquece e prevalece na mente do sábio, no coração do iluminado, na alma que conhece a lei maior, na alma que reconhece o amor sem ilusão.

Todo aquele que é grato à vida, é grato aos pais, é grato às experiências, é grato aos obstáculos, é grato aos inimigos em potencial. Pois somente pelo reconhecimento do exercício fundamental da vida na prática, isto é, conflitos, diferenças, bloqueios, míseros sentimentos de inveja, de impaciência, de preconceitos, de desamor influem no sentido que a vida nos ensina todos os dias, que o reconhecimento nos transforma em indivíduos amadurecidos, em pessoas realizadas, em almas com luz própria. No momento que abrimos o coração e entra a gratidão, a janela se expande e o horizonte é tão lindo que os anjos aplaudem e os pássaros festejam, a natureza se convence, que bom

Page 28: Textos Do Programa Ana Maria Braga

acordamos mais um, vale a pena insistir, vale a pena investir o tempo, vale a pena levantar alguém que perdido estava, mas agora é fonte de luz que desabrocha ao sentir gratidão por alguém, pela vida, pelo tempo.

Gratidão é como sentir um perfume doce no ar, é elevar o universo no mais alto grau da esperança e do bem-querer, é enaltecer junto ao raiar do dia e agradecer a noite trazendo a brisa que acalma qualquer pensamento.

Gratidão é saber receber um não, é saber receber uma palavra mal colocada, é saber receber um gesto deselegante e dizer sempre obrigado, obrigada, você, senhor, senhora estão me ensinando a viver em uma escola onde a prática recebe notas sempre válidas e quem realmente passa de ano, isto é, quem passa de estágio e evolui, é aquele que enfrenta sem medo, sem revolta, sem ressentimento.

Nada pode ofender a quem realmente sente gratidão pela vida, pois ela recompensa alma grata com luz infinita e a alma que ainda não aprendeu receberá um novo professor em forma de amigo, familiar, funcionário, chefe, qualquer personagem que apareça em sua vida é aquele com certeza vai mostrar no espelho a lição do dia: gratidão pela vida, pela natureza, amizade que renasce todos os dias entre o coração de alguém, eu, você, outras pessoas ligadas em uma conexão universal... Permita que o sentimento da gratidão viva como um fogo infinito que aquece, ilumina, protege e participa cada vez mais da vontade de cada um.

Texto da mestre em bioterapia magnética Miriam Zelikowski - www.reiki-cabala.blogspot.com

Viver ou juntar dinheiro?Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos 40 anos, teria economizado 30 mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais. E assim por diante.

Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei. Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis.

Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na minha conta bancária. É claro que não tenho este dinheiro. Mas, se tivesse, sabe o que este dinheiro me permitiria fazer? Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade.

Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro por prazer e com prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida.

"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO".

Max Gehringer

O poder da escolhaA todo instante fazemos escolhas em nossas vidas. Até mesmo o fato de não escolher, já é uma escolha. Escolhemos sair ou ficar em casa, escolhemos terminar o trabalho hoje ou deixar para amanhã, se queremos andar com fulano ou ciclano... Tudo na vida é uma questão de escolha.

O fato é que as escolhas têm consequências. Todas as escolhas têm consequências!

O que precisamos avaliar é que ao decidirmos seguir um caminho, realizar um sonho, conquistar uma meta iremos pagar um preço por isso. É uma escolha.

Page 29: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Podemos perder algo, mas também podemos ganhar algo.

A dica é que você reflita sobre suas atitudes, procure ser menos impulsivo e perceba que não existe o certo e o errado: tudo é uma questão de valoração pessoal e uma avaliação sobre "o que se ganha e o que se perde" com cada escolha que fazemos.

Não quero aqui, de forma alguma, pregar minha escala de valores, tampouco julgar suas escolhas, apenas alertá-lo que, se estiver consciente das consequências, talvez sua vida comece a ter resultados mais acertados a cada dia.

Lembre-se: Todas as escolhas têm consequências, reflita antes de agir. Acredite: você terá mais liberdade de dizer sim ou não para os eventos de sua vida e com certeza irá se arrepender bem menos de resultados diferentes dos esperados.

Saboreie seu caféUm grupo de ex-alunos, todos muito bem estabelecidos profissionalmente, se reuniu para visitar um antigo professor da universidade.

Em pouco tempo, a conversa girava em torno de queixas de estresse no trabalho e na vida como um todo.

Ao oferecer café aos seus convidados, o professor foi à cozinha e retornou com um grande bule e uma variedade de xícaras de porcelana, plástico, vidro, cristal; algumas simples, outras caras, outras requintadas, dizendo a todos para se servirem.

Quando todos os estudantes estavam de xícara em punho, o professor disse: -Se vocês repararem, pegaram todas as xícaras bonitas e deixaram as simples para trás. Não está errado querer o melhor para si...mas, muitas vezes, esta é a fonte dos maiores problema!! Vocês podem ter certeza de que a xícara em si não adiciona qualidade nenhuma ao café. Na maioria das vezes, são apenas mais caras e, algumas vezes, até ocultam o que estamos bebendo. O que todos realmente queriam era o café, não as xícaras, mas escolheram, conscientemente, as melhores xícaras...

Agora, pensem nisso: a vida é o café. Empregos, dinheiro e posição social são as xícaras. Elas são apenas ferramentas para sustentar e conter a vida.

Às vezes, ao nos concentrarmos apenas na xícara, deixamos de saborear o café.

Portanto nunca deixe de saborear o seu café!

Eu acredito nas pessoasEspecialmente naquelas em que habita algo mais que a humanidade.Aquelas que, às vezes, a gente confunde com anjos e outras entidades divinas...Falo daquelas pessoas que existem em nossas vidas e enchem nosso espaço com pequenas alegrias e grandes atitudes...Daquelas que te olham nos olhos quando precisam ser verdadeiras, que tecem elogios, agradecem e pedem desculpas com a mesma simplicidade de uma criança...Pessoas que não precisam fazer jogos para conseguir o que buscam, porque seus desejos são realizados por suas ações e reações, não por seus caprichos...Pessoas que fazem o bem e se protegem do mal, apenas com um sorriso, uma palavra, um beijo, um abraço, uma oração...Pessoas que atravessam as ruas, sem medo da luz que existe nelas, caminham firmes e levantam a cabeça em momentos de puro desespero...Pessoas que erram mais do que acertam, aprendem mais do que ensinam e vivem mais do que sonham...Pessoas que cuidam do seu corpo, porque este os acompanhará até o fim.

Page 30: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Não ficam julgando gordos ou magros, negros ou brancos...Pessoas, simplesmente pessoas, que nem sempre têm certeza de tudo, mas acreditam sempre. Transparentes, amigas, espontâneas, até mesmo ingênuas...Prefiro acreditar em relacionamentos baseados em confiança, serenidade, humildade e sinceridade...Prefiro acreditar naqueles encontros, que nos transmitem paz e um pouco de gratidão...Prefiro acreditar em homens e mulheres, que reverenciam a vida com a mesma intensidade de um grande amor...Que passam pela Terra e deixam suas marcas, suas lembranças, que deixam saudades e não apenas rastros...Homens e mulheres que habitam o perfeito universo e a perfeita ordem nele existente...Homens e mulheres de alma limpa e puros de coração.

O tempo passa rápido demaisUma tarde, o neto conversava com seu avô sobre os acontecimentos e, de repente, perguntou:- Quantos anos você tem, vovô?

E o avô respondeu:- Bem, deixa-me pensar um pouco... Nasci antes da televisão, das vacinas contra a pólio, comidas congeladas, foto copiadora, lentes de contato e pílula anticoncepcional.Não existiam radares, cartões de crédito, raio laser nem patins on line.Não se havia inventado ar-condicionado, lavadora, secadora (as roupas simplesmente secavam ao vento).O homem nem havia chegado à lua, "gay" era uma palavra inglesa que significava uma pessoa contente, alegre e divertida, não homossexual.Das lésbicas, nunca havíamos ouvido falar e rapazes não usavam piercings.Nasci antes do computador, duplas carreiras universitárias e terapias de grupo.Até completar 25 anos, chamava cada homem de "senhor" e cada mulher de "senhora" ou "senhorita".No meu tempo, virgindade não produzia câncer.Ensinaram-nos a diferenciar o bem do mal, a sermos responsáveis pelos nossos atos.Acreditávamos que "comida rápida" era o que a gente comia quando estava com pressa. Ter um bom relacionamento, era dar-se bem com os primos e amigos.Tempo compartilhado, significava que a família compartilhava férias juntas.Não se conhecia telefone sem fio e muito menos celulares.Nunca havíamos ouvido falar de música estereofônica, rádios FM, fitas cassetes, CDs, DVDs, máquinas de escrever elétricas, calculadoras (nem as mecânicas, quanto mais as portáteis)."Notebook" era um livreto de anotações.Aos relógios se dava corda a cada dia.Não existia nada digital, nem relógios nem indicadores com números luminosos dos marcadores de jogos, nem as máquinas.Falando em máquinas, não existiam cafeteiras automáticas, micro-ondas nem rádio-relógios-despertadores.Para não falar dos videocassetes ou das filmadoras de vídeo.As fotos não eram instantâneas e nem coloridas. Havia somente em branco e preto e a revelação demorava mais de três dias. As de cores não existiam e quando apareceram, sua revelação era muito cara e demorada.Havia casas onde se compravam coisas por 5 e 10 centavos. Os sorvetes, as passagens de ônibus e os refrigerantes, tudo custava 10 centavos.No meu tempo, "erva" era algo que se cortava e não se fumava."Hardware" era uma ferramenta e "software" não existia.Fomos a última geração que acreditou que uma senhora precisava de um marido para ter um filho.Agora me diga quantos anos acha que tenho?

- Hiii... vovô... mais de 200!, falou o neto.

- Não, querido, somente 58.

A vida é sorte

Page 31: Textos Do Programa Ana Maria Braga

A vida é sorte, minha gente...As possibilidades simplesmente surgem, as oportunidades surgem, cabe a você aceitá-las ou não.Algumas a gente aceita de vez, sem saber se realmente vale à pena, algumas a gente aceita com certeza de que vale à pena... E vale!Às vezes não aceitamos e nos arrependemos, às vezes não nos arrependemos, mas... Quem vai saber? A gente vive e a vida é um grande risco...Não sei de quase nada, mas de uma coisa eu tenho certeza: o amor existe sim. Posso sentir.Está nas pequenas coisas...Está nas pessoas tão queridas que chegaram a se preocupar mais do que eu com esse dia...

PassagemA morte nada mais é do que uma passagem.A passagem de um mundo que conhecemos bem, para outro totalmente desconhecido.E, por isso, amedronta e traz dor...Essa era a sensação de dois fetos gêmeos dentro do útero da mãe, que percebiam que chegava a hora de nascer.Um perguntou ao outro:- E aí, você acredita na vida após o parto?E o irmão respondeu:- Não, ninguém voltou para contar. Nascer, para eles, seria passar de um mundo conhecido para o desconhecido...Aquele mundo imenso fora dos limites do útero materno.Quantas vezes nós também olhamos para a nossa vida com a mesma limitação?Pois igual aos fetos, cremos que o mundo se reduz ao que conhecemos, ao que nos parece familiar, ao que podemos perceber com os nossos sentidos.Os dois gêmeos, estavam familiarizados com o quentinho da bolsa, as batidas do coração da mãe e o alimento que chegavam fácil por um tubo...Assustados, conversavam sobre aquele momento traumático.Como seria o mundo lá fora?Escuro?Frio?Ameaçador?Estavam prestes a ser expelidos daquela penumbra repousante para um mundo de luz, cores, cheiros e ruídos...Eles sentiam medo de sair dali...As contrações começaram, o mundo em torno se fechava e eles estavam sendo forçados de lá para fora.Ao nascer, o impacto dos pulmões se enchendo de ar pela primeira vez causou um impacto tão violento que até a memória da vida intra-uterina se extinguiu...E o que eles tinham a frente era nada mais do que a vida...A vida num mundo, até então desconhecido onde eles iriam crescer, se formar, ter descendentes, envelhecer e novamente se preparar para uma nova passagem...Por isso, os monges beneditinos jamais falam de morte e sim de passagem.Passamos por esta vida, como um grande presente de amor que Deus nos deu...Nosso nascimento, "o nascimento desses fetos", certamente trará muita felicidade e amor aos seus pais e, vendo assim, como uma passagem, podemos imaginar que o que nos espera, na outra etapa, na outra passagem...É algo muito melhor.Nada mais natural que a morte! E, tenho certeza que um dia todos nos encontraremos:A vida é um mistério maravilhoso!

Alegria: fonte de vida e transmutaçãoEstava um dia lendo um poema de Chico Xavier sobre o amor, ali ele falava que tudo é transcendência do amor, até mesmo o ódio, que é o amor que adoeceu gravemente. Então pensei, e a alegria?! A alegria, que antes de mais nada é o amor que se enraizou, é fonte una de vida e transmutação.

Page 32: Textos Do Programa Ana Maria Braga

É indiscutível a força contagiante da alegria. Muitos relatos exploram que Jesus, que é o amor enraizado, sempre foi uma figura muito alegre, pois já sabia do poder que a alegria tem de dar a vida e de transmutar qualquer tipo de situação.

A alegria nutre os bons pensamentos e sentimentos, degrada as memórias negativas contidas no nosso campo magnético, físico e mental. A ciência já vem provando e utilizando as terapias de riso, por exemplo, nos hospitais e em diversas áreas da medicina. Quando estamos alegres o nosso organismo produz reações químicas que facilitam o processo de recuperação em tratamentos quimioterápicos e de outras tantas doenças, principalmente as degenerativas.

E já que é tão fácil assim, então porque muitas vezes nos vemos mergulhados em um poço de angústias e tristezas? Não que devamos negar estes momentos, pois entendê-los também é muito importante para a manutenção da nossa saúde. O problema é colocarmos atenção de forma errada ou excessiva neste poço úmido e escuro, fermentando os nossos mofos internos e assim esquecendo-nos de fazer a mais importante pergunta, sem mentir para nós mesmos: "O que me faz feliz?".

Dessa maneira podemos ver quanta vida há dentro de nós, quão alegres nós somos e podemos ser. Contabilizaremos também quanto nós somos programados para sentir uma alegria sintética e industrial, oposta daquela serena e constante, que preenche o nosso dia-a-dia:a alegria despertada pelas coisas mais simples da vida. E pouco a pouco vamos descobrindo que podemos transformar e dar vida a tudo que está ao nosso redor; que nós somos responsáveis pelo nosso próprio universo, pela nossa própria alegria, e que podemos auxiliar e contagiar a todos em nosso volta.

Tiremos nossas amarras, os nossos véus e vejamos quão nutridor é este estado de alegria. Não aquela alegria isolada ou entorpecida de achar que o mundo é "todo azul". Mas sim, a alegria de enxergar as nossas limitações e os nossos problemas do cotidiano e, com toda a força de vida e transmutação, acreditar que somos capazes de enfrentar nossos dragões e construir um novo "hoje". Pois como incentivava Mahatma Gandhi: "no final das contas, nunca na história da humanidade o mal venceu".

A única coisa que buscamos é a felicidade. A alegria de comprar uma casa, de construir uma família, de ser bem sucedido, de estar em paz conosco mesmo, a alegria de ter um contato pleno com a espiritualidade. Enfim, a receita é muito simples: sejamos felizes, sejamos alegres! Acredite e transforme sua vida numa dança, numa gostosa brincadeira de criança.

Texto do terapeuta holístico Renato Moro Giannico

Coisas simples da vidaUm homem estava dirigindo há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar. Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso de um hotel.

Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave. Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente: "Bem-vindo!" Três minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido e prático.

No quarto, uma discreta opulência: uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, para ser riscado. Era demais! Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite começou a pensar que estava com sorte.

Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha experimentado, naquele local, até então. Assinou a conta e retornou para quarto. Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira. Qual não foi a sua surpresa! Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira. A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um... Que noite agradável aquela!

Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo do banheiro. Saiu da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático, estava preparando o seu café e, junto um

Page 33: Textos Do Programa Ana Maria Braga

cartão que dizia: "Sua marca predileta de café. Bom apetite!" Era mesmo! Como eles podiam saber desse detalhe? De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café.

Em seguida, ele ouve um leve toque na porta. Ao abrir, havia um jornal. "Mas, como pode?! É o meu jornal! Como eles adivinharam?" Mais uma vez, lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia. O cliente deixou o hotel encantando. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor.

Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial? Apenas ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal. Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje. Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito, mais desconfiado. Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemo-nos das pessoas. O valor das pequenas coisas conta e muito. A valorização do relacionamento com o cliente. Fazer com que ele perceba que é um parceiro importante!!!

Superando seus limites As pessoas que fazem diferença neste mundo são aquelas que acordam, procuram pelas circunstâncias que querem...

Não esperam que as coisas aconteçam, mas fazem as coisas acontecerem.

Quem escolhe o caminho da diferença, faz a diferença. No entanto a maioria, leva uma vida que não gostaria...

Ao invés de conduzir sua vida, o que fazem?Estão sempre culpando suas circunstâncias, se sentem vítima, refém, prisioneiros de seu destino.

Vivem uma vida limitada, em trabalhos que não motivam, mal remunerados, relacionamentos tóxicos, vazios ou um tédio interminável.

Então, qual é a solução? É fazer as coisas de forma diferente, ver com outros olhos!!!!

Muitos fazem as coisas da mesma maneira e esperam que os resultados sejam diferentes. É preciso deixar as experiências velhas de lado pra deixar chegar as novas.

Mas, para isso, você precisa superar suas próprias limitações...Seus medos...Inseguranças....Desmotivação....E, principalmente, seus pensamentos limitadores...Jogue fora o "não consigo", "não posso", "não sou capaz"...Tudo é uma questão de decisão, de escolha.Você pode deixar de ser uma criatura impotente diante da vida e assumir o papel de criador e transformador de sua realidade...Que tal começar a tentar hoje?

A vida lhe coloca onde você escolheu estar...Nasceste no lar que precisavas.Vestiste o corpo físico que merecias.Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento.

Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.

Page 34: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização.Teus parentes e amigos são as almas que atraístes, com tua própria afinidade.

Portanto, teu destino está constantemente sobre teu controle.Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas, tudo aquilo que te rodeia a existência.

Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos, atitudes são as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivencial.

Não reclames, nem te faças de vítima.Antes de tudo, analisa e observa.A mudança está em tuas mãos.Reprograme tua meta,Busque o bem e viverás melhor.

Francisco Cândido Xavier

Ciclo da vida (ao contrário)A coisa mais injusta da vida é a maneira como ela termina... Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe, faz festas e se prepara para a faculdade. Você vai para colégio, tem várias namoradas. Vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo!

Eu aprendi Eu aprendiQue a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa que te entenda e que te ensine com carinho e verdadeiro amor.

Eu aprendiQue quando você está amando dá na vista.

Eu aprendi Que basta uma pessoa me dizer "você fez meu dia" para ele se iluminar.

Eu aprendi Que ter uma criança adormecida em seus braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo.

Eu aprendi Que ser gentil é mais importante do que estar certo.

Eu aprendi Que nunca se deve negar um presente a uma criança.

Eu aprendi Que eu sempre posso orar por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma.

Page 35: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Eu aprendi Que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto.

Eu aprendi Que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender.

Eu aprendi Que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão, quando eu era criança, fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto.

Eu aprendi Que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos.

Eu aprendi Que dinheiro não compra "classe".

Eu aprendi Que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular.

Eu aprendi Que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada e amada.

Eu aprendi Que Deus não fez tudo num só dia, o que me faz pensar que eu possa?

Eu aprendi Que ignorar os fatos não os altera.

Eu aprendiQue quando você planeja se nivelar com alguém, apenas está permitindo que essa pessoa continue a magoar você.

Eu aprendi Que o amor, e não o tempo, é que cura todas as feridas.

Eu aprendi Que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu.

Eu aprendi Que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso.

Eu aprendi Que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa.

Eu aprendi Que a vida é dura, mas eu sou mais ainda.

Eu aprendi Que as oportunidades nunca são perdidas, alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu aprendi Que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar.

Eu aprendi Que devemos sempre ter palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las.

Page 36: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Eu aprendi Que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência.

Eu aprendi Que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito.

Eu aprendi Que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você está escalando-a.

Eu aprendi Que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.

A grande lição da nossa seleçãoAcompanhando a evolução da seleção brasileira nessa Copa, podemos observar um grande crescimento que a equipe demonstrou em seu último jogo. Uma equipe mais coesa, jogadas ensaiadas e mais elaboradas e o domínio do jogo, foi o que marcou o primeiro tempo da partida contra a Holanda.

Com o primeiro gol do adversário, foi notório o descontrole emocional em toda a equipe, que acabou dando todo poder ao adversário. O time se desestruturou em campo e naturalmente acabou perdendo seu propósito: passar para próxima fase da Copa.

Refletindo sobre a atuação de nossa seleção podemos perceber que agimos da mesma forma em nossas vidas.

Quantas situações experimentamos em nossas vidas nas quais saímos derrotados por perdermos o controle emocional? Quantas situações nós perdemos o poder ao entregá-lo ao adversário?

Assim como a nossa seleção que atuou no primeiro tempo com todo seu poder, no segundo tempo nos mostrou como podemos perder todo esse poder.

Essa foi a grande lição que a nossa seleção deixou nesta Copa. Uma lição não apenas para nós brasileiros, mas para todo o mundo.

A lição de que o verdadeiro poder reside dentro de cada um de nós. Mas qual é esse verdadeiro poder, seja de uma equipe, seja de cada um de nós? A nossa paz interior.

De nada vale tanto esforço em estudar, treinar, se perdermos nosso controle emocional, nossa paz interior diante de qualquer desafio em nossa vida. Seja numa reunião, num teste, numa entrevista, num jogo, enfim, em qualquer situação. Colocamos tudo a perder quando damos poder para as situações.

Não existem culpados nem perdedores, mas existem lições e aprendizados.

Naturalmente somos especialistas em críticas e julgamentos e sempre procuramos culpar alguém por nossos insucessos. Nesse processo, frequentemente, deixamos de enxergar que temos perdido muitas oportunidades de nos tornarmos bons profissionais, bons cidadãos e naturalmente bons seres humanos, por tentar achar as justificativas fora de nós. Sendo que elas estão dentro de nós.

Deveríamos começar a entender que não existem fracassos em nossas vidas, mas "feedbacks" de que algo estamos fazendo errado. E a partir da percepção das derrotas ou dificuldades como "feedbacks" poderemos fazer novas escolhas amanhã.

Que todos nós, seres humanos, possamos aprender com nossos erros e possamos enxergar uma nova oportunidade de fazer melhor amanhã por nós mesmos, pelas pessoas e pelo nosso planeta.

Texto do terapeuta e consultor Marcos Adriano Infantozzi - [email protected]

Page 37: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Uma colaboração (não um conselho) pra vocêQuando eu for bem velhinha, espero receber a graça de, num dia de domingo, me sentar na poltrona da biblioteca e, bebendo um cálice de vinho do Porto, dizer a minha neta:

- Querida, venha cá. Feche a porta com cuidado, sente-se aqui do meu lado. Tenho umas coisas para te contar.

E assim, dizer apontando o indicador para o alto:

- O nome disso não é conselho, isso se chama colaboração! Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões. E agora, do alto dos meus anos, quero dividir com você.

Por isso, vou colocar mais ou menos assim:- É preciso coragem para ser feliz.Seja valente.Siga sempre o seu coração.Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão.E satisfaça seus desejos. Esse é seu direito e obrigação.Entenda que o tempo é um paciente professor que irá te fazer crescer, mas a escolha entre ser uma grande menina ou uma menina grande, vai depender só de você.Tenha poucos e bons amigos.Tenha filhos.Tenha um jardim.Aproveite sua casa, mas viaje ...vá a Fernando de Noronha, ao Pantanal...Cuide bem dos seus dentes.Experimente, mude, corte os cabelos.Não corra o risco de envelhecer dizendo "ah, se eu tivesse feito..."Tenha uma vida rica de vida.E de verdade, acima de tudo!Viva romances de cinema, contos de fada e casos de novela.E tome sempre conta da sua reputação, ela é um bem inestimável.Porque, sim, as pessoas comentam, reparam e, se você der chance, elas inventam também detalhes desnecessários.Se for se casar, faça por amor. Não faça por segurança, carinho ou status. A sabedoria convencional recomenda que você se case com alguém parecido com você, mas isso pode ser um saco!Prefira a recomendação da natureza, que com a justificativa de otimizar os genes da reprodução, sugere que procure alguém diferente...Mas para ter sucesso nessa questão, acredite no olfato e desconfie da visão. É o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto é paixão.Se o casamento não der certo opte pela vida.Faça do fogão, do pente, da caneta e do papel seus instrumentos de criação.Leia, pinte, desenhe, escreva.E, por favor, dance, dance, dance até o fim, senão por você, o faça por mim.Compreenda seus pais. Eles te amam para além da sua imaginação, sempre fizeram o melhor que puderam e sempre o farão.Cultive os bons amigos. Eles são a natureza ao nosso favor e uma das formas mais raras de amor.Não cultive as mágoas - porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza.Era isso minha querida. Agora é a sua vez.Por favor, encha mais uma vez minha taça e me conte:- Como vai você?

Crônica de Maria Sanz Martins, revista AG.

Qualquer forma de amor vale a pena?

Page 38: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Cada um tem o amor que merece e a solidão que necessita. A felicidade no amor depende de vários fatores. Algumas pessoas desejam se casar e conviver todos os dias com a pessoa amada. Querem formar uma família e ter filhos. Outras preferem uma relação mais informal como morar junto.

Outros relacionamentos são diferentes, mas nem por isso, com menos amor. Preferem encontros ocasionais e se sentem felizes assim.

Alguns amores convivem escondidos dentro de um quarto de motel. Voltam para casa de energia renovada para enfrentar o batente do dia a dia.

Outros relacionamentos são apenas virtuais. Amor que convive apenas com e-mails, cartões e chats. Nesse amor diferente o que conta é o bate-papo, os sonhos e a imaginação. E o que a gente percebe é que algumas pessoas se sentem felizes apenas vivendo um amor virtual. Até quando? Não se sabe.

Outros casos de amor sobrevivem à custa de telefonemas longos. Basta ouvir a voz do outro e saber como ele está. Contar com esse amor diferente quando se está triste, nervoso ou desiludido. Não se manifesta o desejo de viver esse amor em plenitude, olho no olho. Vivem mergulhados no sonho de amor a distancia. Vivem a magia desse amor diferente feito de risos, conversas e reflexões. Alguns casais vivem seu amor dentro de um salão de baile no ritmo do bolero e do samba. Não precisam se encontrar todos os dias e nem dividir as mesmas contas, os mesmos problemas. Querem apenas o lado light do amor no cenário da música.

Se você vive um amor diferente das regras pré-estabelecidas pela sociedade faça um profundo exame de consciência. Sente-se feliz amando dessa forma? Ou vive à espera de que o outro se declare, lhe peça em casamento ou marque um encontro? A ansiedade vive nesse relacionamento? Se for assim esse relacionamento diferente não serve para você. Procure a forma de amar em que se sinta correspondido em seus anseios.

A frase mais sábia nos casos de amor é: "Um relacionamento tem que estar bom para ambas as partes". É assim que se mede o termômetro do afeto. Avalie como estão suas emoções. O amor em plenitude traz felicidade e emoções positivas. A palavra sacrifício, renúncia não deve existir num relacionamento amoroso seja ele qual for.

Ele tem que fluir espontâneo como um rio que contorna os obstáculos, mas não sacrifica sua nascente pura e límpida.

Para viver o amor adequado à sua estrutura emocional precisa saber o que você quer da sua vida. E isso só é possível quando estamos equilibrados no pensar, no sentir e no agir. Tem que haver um certo equilíbrio das suas emoções.

Precisa haver autoestima em alta. Amor próprio. Dignidade. Liberdade. E coragem para viver um amor diferente. Correr riscos também faz parte do amor, mas você está preparado para as conseqüências?

Viva seu amor de forma intensa e seja feliz à sua maneira desde que não prejudique ou sufoque a maneira de amar da pessoa amada.

Texto de Sandra Cecília - www.relaxmental.com.br

Em tempos de Copa do MundoPense como campeã: persistência, dedicação, foco nos objetivos, coragem para enfrentar as dificuldades que surgem ao longo do caminho.

As campeãs revelam o que é essencial para conquistar a vitória. Na vida, confie no próprio taco mesmo quando algo não dá certo, temos que confiar no nosso potencial para a vitória e pensar positivo.

Pare de imaginar o que pode dar errado, reforce o conceito de pensar positivamente. Isso faz crescer. Disciplina e perseverança são fundamentais. Lembre-se dos objetivos e siga adiante. Às vezes pensamos: "hoje estou exausta", mas nunca desista.

Page 39: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Dê um passo de cada vez... A vitória é a soma das conquistas de todos os dias. Concentre-se em você... Considere imprescindível manter o foco em si mesma, não nos outros.

Busque sempre conquistas pessoais, não se preocupe em ser melhor do que esta ou aquela pessoa.

Vencer não significa levar o título, mas superar algo em você. Nunca desista e chegue ao final com um sorriso no rosto, feliz...

Treine sua mente... Você precisa ocupar a mente com pensamentos positivos nas mais variadas situações.

Faça a diferença... Cada pessoa deve encontrar o seu diferencial, algo que faça melhor abra-se para o novo e tenha em mente palavras "eu posso", "eu quero", "eu consigo". Dá certo. Acredite!

Vaso quebradoEra uma vez, num depósito de vasos quebrados... Ninguém se importava com eles.Eles mesmos não se importavam por estar quebrados, ao contrário, quanto mais quebrados ficavam, mais eram respeitados pelos outros.Um dia, por engano, um vaso inteiro foi parar no meio deles, mas, por ser diferente dos demais, ele foi rejeitado.Justo ele, que tinha uma necessidade miserável de ser aceito.Tentou se aproximar dos vasos menos danificados, aqueles que tinham apenas a boca rachada, mas, não deu certo. Depois, tentou se aproximar dos vasos que tinham apenas um pequeno furo, mas, também foi repelido.Tentou uma 3ª vez...Mas também não adiantou.Resolveu, então, arranjar umas brigas, esperando conseguir uma trinca ou, quem sabe, com um pouco de sorte, até um quebrado bacana, mas, naquele lugar, ninguém tinha força bastante para isso.Se algum vaso quisesse se quebrar, tinha que fazer isso sozinho.E foi isso mesmo que ele fez e assim conseguiu o que queria, ser aceito no clube dos vasos quebrados.Mas a felicidade não durou muito porque logo ele começou a se incomodar com outra necessidade:A de ser respeitado pelos demais vasos quebrados.Para isso, teve que ir-se quebrando. E se quebrou em tantos pedaços que voltou ao pó.E assim deixou de ser vaso!É muito comum as pessoas serem influenciadas por outras...Tanto que perdem sua própria identidade.Você mesmo provavelmente tomou alguma decisão influenciado por outras pessoas.E quantas vezes não se arrependeu?Portanto pense...E valorize "o vaso que é"...Seja como for!

O Brasil vai pararOntem, ao ir numa padaria de bairro, já com avisos sinalizando que por três dias, por 90 minutos, eles fecharão suas portas, para que seus funcionários, ou seja, sua equipe possa juntar seus sentimentos e vibrarem em favor de um único time, imediatamente me vieram sentimentos de entusiasmo e felicidade. Fiquei imaginando o espírito de unidade que irá contagiar a todos nós brasileiros. Imaginei que todas as nações que estarão participando da Copa estarão experimentando tais sentimentos e contagiando todo o planeta com tais vibrações.

Estamos nos aproximando de um dos maiores eventos esportivos do planeta: "a Copa do Mundo".

Independente dos fortes interesses envolvidos dos patrocinadores, da disputa entre equipes, rivalidades, existe um grande sentimento que estaremos experimentando nesses próximos dias que nem um movimento seja ele religioso ou político são capazes de expressar com tanta garra e união.

Page 40: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Estaremos unidos com um único propósito: ver nosso país em campo. O Brasil literalmente irá parar por 90 minutos em três dias, aonde não existirá distinção de raça, cor, religião, ideologia política e nem afiliação a este ou aquele time de futebol. Um sentimento que o mundo estará experimentando quando seus países estiverem em campo.

É inacreditável que seremos capazes de gerar um único sentimento na atual conjuntura que estamos vivendo. Um mundo repleto de preconceitos, ganância, poder, miséria, separação com seu próximo. Somos capazes de matar nosso semelhante por tais sentimentos.

Nos próximos dias iremos experimentar sentimentos de solidariedade, de união e de amor que por vezes pareciam inexistir no fundo de nossos corações. Quando temos uma grande causa, por essa causa somos capazes de vibrar e amar juntos por 90 minutos. Um time que além de estar jogando em nome de um país, estará parando toda uma nação para vibrar pela vitória. Estaremos a cada jogo por 90 minutos com nossos corações vibrando, unidos pela paixão que unirá milhões de brasileiros e por todo mundo milhões de seres humanos.

Como o ser humano é incrível!

Gostaria que todos nós aprofundássemos esta consciência, isto é, podemos lutar juntos por uma grande causa, resgatar a esperança de que somos capazes de estar unidos por um único sentimento.

Esse é o grande legado que a Copa do Mundo estará nos deixando nos próximos dias. Esses sentimentos de paixão, de unidade, de garra que irão nos fazerem nos sentirmos unidos. Já podemos nos considerar vitoriosos com a Copa por resgatarmos tais sentimentos positivos. Somos capazes de união!

Que cada um de nós possa experimentar de forma consciente esses sentimentos que iremos compartilhar nos próximos dias, para que eles reacendam em nossos corações a esperança de num futuro próximo, o mundo seja contagiado por mais justiça, menos desigualdade, mais amor e menos ódio, mais paz e menos guerras.

Texto de Marcos Adriano Infantozzi - [email protected]

O contrário do amor O contrário de bonito é feio, de rico é pobre, de preto é branco, isso se aprende antes de entrar na escola. Se você fizer uma enquete entre as crianças, ouvirá também que o contrário do amor é o ódio. Elas estão erradas. Faça uma enquete entre adultos e descubra a resposta certa: o contrário do amor não é o ódio, é a indiferença.

O que seria preferível: que a pessoa que você ama passasse a lhe odiar ou que lhe fosse totalmente indiferente? Que perdesse o sono imaginando maneiras de fazer você se dar mal ou que dormisse feito um anjo a noite inteira, esquecido por completo da sua existência? O ódio é também uma maneira de se estar com alguém. Já a indiferença não aceita declarações ou reclamações: seu nome não consta mais do cadastro.

Para odiar alguém, precisamos reconhecer que esse alguém existe e que nos provoca sensações, por piores que sejam. Para odiar alguém, precisamos de um coração, ainda que frio, e raciocínio, ainda que doente. Para odiar alguém gastamos energia, neurônios e tempo. Odiar nos dá fios brancos no cabelo, rugas pela face e angústia no peito. Para odiar, necessitamos do objeto do ódio, necessitamos dele nem que seja para dedicar-lhe nosso rancor, nossa ira, nossa pouca sabedoria para entendê-lo e pouco humor para aturá-lo. O ódio, se tivesse uma cor, seria vermelho, tal qual a cor do amor.

Já para sermos indiferentes a alguém, precisamos do quê? De coisa alguma. A pessoa em questão pode saltar de bung-jump, assistir aula de fraque, ganhar um Oscar ou uma prisão perpétua, estamos nem aí. Não julgamos seus atos, não observamos seus modos, não testemunhamos sua existência. Ela não nos exige olhos, boca, coração, cérebro: nosso corpo ignora sua presença, e muito menos se dá conta de sua ausência. Não temos o número do telefone das pessoas para quem não ligamos. A indiferença, se tivesse uma cor, seria cor da água, cor do ar, cor de nada.

Page 41: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Uma criança nunca experimentou essa sensação: ou ela é muito amada ou criticada pelo que apronta. Uma criança está sempre em uma das pontas da gangorra, adoração ou queixas, mas nunca é ignorada. Só bem mais tarde, quando necessitar de uma atenção que não seja materna ou paterna, é que descobrirá que o amor e o ódio habitam o mesmo universo, enquanto que a indiferença é um exílio no deserto.

Enamorados... o prazer da vida a 2Em todas as fases da vida, um bom relacionamento afetivo é de importância vital, pois vem reunir duas pessoas que integram experiências, estímulos, novas fronteiras e galgam uma realização.

Enamorar é lançar o perfume do amor em pitadas que, ao mesmo tempo, adoçam, temperam, realçam e complementam a beleza de sentir-se confortável e completamente envolvido em nuvens aonde o sol aquece sem parar.

O prazer da vida a dois é cada um promover felicidade ao outro na mesma proporção que existe respeito e compreensão, pois as pessoas são atraídas por afinidades, por estímulos visuais e sensitivos.

A liberdade é fundamental. Quando existe amor sincero, cada um reconhece que o outro tem necessidades e obrigações diferentes. Por isso, não basta apenas o encontro do olhar ou uma ligação mais forte, é primordial lançar o ar livre, deixar o prazer individual se tornar duplo ou ainda preservar a imagem com diplomacia, mas sempre um entender o outro como almas que sentem, que necessitam de paciência e muitas vezes de amadurecimento.

Os laços que envolvem os enamorados devem ser dourados e não de cristal, pois o cristal é muito delicado, fratura, quebra, machuca quando se desfaz. Os laços dourados fortalecem a forma de reconhecimento.

Os enamorados devem buscar um par para uma relação completa onde exista amor e prazer no convívio e assim completar uma relação e não tampar carências, cumprir vinganças ou se lançar a uma sorte que se transforme em um vazio.

Dia dos namorados, dia dos eternos enamorados, vivam com amor e prazer, vivam a dois com responsabilidade, com compreensão, com respeito. Vivam um espelho onde o reflexo do outro(a) encontre o sorriso, o encanto, a paixão que não estabelece normas ou sistemas, apenas vislumbra um sentimento que cresce e dispara, o amor sem fim, sem fronteiras, sem preconceitos, é apenas sentir e deixar acontecer.

Texto de Miriam Zelikowski - www.reiki-cabala.blogspot.com

FelicidadeFelicidade é sentir a paz que nem o vento pode carregar.Felicidade é um dom que somente quem percebe a beleza e a leveza pode um dia contar o quanto é bom, o quanto é real sentir-se feliz apenas por existir, apenas por respirar.Felicidade é um despertar daquele que consola quando sabe o quanto é benéfico criar o elo de amizade, amor ou bem-estar entre duas pessoas, entre pessoas que tem tudo a ver ou um dia há de criar um elo magnético que enaltece e dá brilho e valor a tudo que acontece mesmo num simples olhar.Fruto da felicidade é o amor que todo coração aberto deixa entrar, fruto doce e espontâneo, merece destaque em qualquer posição ou fase da vida, pois a beleza não tem idade, como a simpatia não limita lugar, em qualquer direção chame a emoção e encontre o símbolo certo da melhor sensação, sentir felicidade em qualquer situação pois um coração aberto nunca recebe um não.Melhor companheiro de um coração aberto é o som do mar em sintonia com a lua, os dois se encontram sem dizer uma só palavra, mas tudo se identifica, pois existe a profundidade do ser que a tudo conhece e tem sabedoria, a felicidade está no reflexo da lua que espalha no mar e sempre irradia o mais doce sentimento, nada perturba a felicidade, tudo é tão perfeito que toda natureza agradece, a lua e o mar representam o doce e o afeto que nasce e sem limites alcança a felicidade na sintonia da vida, na sintonia de cada um que desperta e permite que o coração aberto alcance todo o horizonte, além do mar além da lua, até encontrar a paz que nem o vento pode carregar...

Page 42: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Texto de Miriam Zelikowski - www.reiki-cabala.blogspot.com - [email protected]

Anote hojeAnote quanto auxílio poderá você prestar ainda hoje.Em casa, pense no valor deste ou daquele gesto de cooperação e carinho.No relacionamento comum, faça a gentileza que alguém esteja aguardando conforme a sua palavra.No grupo de trabalho, ouça com bondade a frase menos feliz sem passá-la adiante.Ofereça apoio e compreensão ao colega em dificuldade.Estimule o serviço com expressões de louvor.Quando puder, procure resolver os problemas sem alardear seu esforço.Em qualquer lugar, pratique a boa influência.Desculpe falhas alheias, consciente de que você também pode errar.Observe quanto auxílio poderá você desenvolver ao trânsito, respeitando sinais.Acrescente paz e reconforto à dádiva que fizer.Evite gritar para não chocar a quem ouve.Pague a sua pequena prestação de serviço à comunidade, conservando a limpeza onde passe.Sobretudo mostre simpatia e reconhecerá que o seu sorriso, em favor dos outros, é sempre uma chave de luz para que você encontre novas bênçãos de Deus.

André Luiz, do livro "Amanhece", de Francisco Cândido Xavier

Fada madrinhaEra uma vez um casal que fazia bodas de prata e estava também celebrando os seus 60 anos de idade.

Durante a celebração, apareceu uma fada e lhes disse: Como prêmio por terem sido um casal exemplar durante 25 anos, concederei um desejo a cada um!

"Quero fazer uma viagem ao redor do mundo com o meu querido marido!", pediu a mulher. A fada moveu a varinha e... zás! Os bilhetes apareceram nas mãos da senhora.

Em seguida foi a vez do marido. Ele pensou um momento e disse: "Bem, este clima está muito romântico, mas uma oportunidade destas só se tem uma vez na vida. Então... Bom, desculpa, amorzinho", disse, olhando para a esposa, "mas o meu desejo é ter uma mulher trinta anos mais jovem do que eu!"

A mulher ficou chocada, mas pedido é pedido: a fada faz um círculo com a varinha e... zás! O homem ficou com 90 anos!

Moral da história: Todos os homens são sacanas, mas as fadas madrinhas são mulheres!

Receita de beleza interiorPara que se encaixar em padrões? Você é um ser único, inigualável, portanto apaixone-se por suas qualidades!!!

Gostar de si mesmo, valorizar-se, aceitar-se como é, sentir a liberdade de pensar como quiser e ser sempre feliz - da sua maneira, saboreando intensamente cada dia, com todas as suas variações...Agradecer pela vida abundante e inclusive pela idade (seja ela qual for) que faz com que você fique melhor, mais aprimorado e sábio enquanto caminha pela estrada do tempo. Mais do que qualquer creme ou ginástica, é o exercício da beleza interior que conta.Ter a sutileza de agradecer ao Sol pelo raiar de um novo dia e sentir no coração que durante a alvorada, em algum lugar, os anjos se reúnem para orar pela humanidade.Ter a consciência de que a mãe-terra nos suporta com seu solo e nos alimenta com sua fartura.

Page 43: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Ter o orgulho de todas as experiências vividas, afinal, foram elas que trouxeram o ensinamento que precisávamos.Na atualidade, quando se cultua tanto o aspecto físico, a perfeição do rosto, por que não reverenciar também o espírito, a perfeição da alma?

Quando nos sentimos em Paz conosco, essa serenidade interior transparece no olhar, nas atitudes, e nosso semblante transmite esse estado de espírito, nossa energia irradia Felicidade serena.Quando estamos apaixonados a nossa energia também se transforma, impulsionando esse Amor para além de nossos próprios limites, trazendo brilho aos olhos e o sorriso solto nos lábios. O segredo da beleza interior é esse, estar em paz consigo e amando muuuuito, a tudo e a todos...Amar a vida, a si mesmo, os amigos, os desconhecidos, a natureza, as coisas que nos rodeiam.E diariamente nutrir-se de sentimentos bons, de agradecimentos pela dádiva da vida. E ao término de cada dia, alinhavar novos sonhos, novas esperanças para o dia seguinte. A pessoa sem amor, apática, sem vivacidade, acaba tornando-se um lago abandonado que se transforma dia a dia num charco de detritos, falta oxigênio (vida, inspiração) para purificar e fazer fluir a água parada.

A atitude, o movimento contínuo, esse é o cosmético principal da beleza interior.A ação solta, livre de impedimentos, centrada no seu melhor, no respeito e amor por si próprio e pelos demais irá fazer a transformação interior que em pouco tempo transparecerá em seu rosto, mostrando ao mundo toda a sua individualidade e beleza.

Assim, a beleza interior necessita de 4 produtos que devem ser de uso diário:- O demaquilante do conhecimento de nós mesmos, aquilo que realmente somos, sem máscaras, - O tônico da aceitação de nós mesmos, apreciando e valorizando as qualidades e encarando também os defeitos, - A utilização do esfoliante da liberdade de escolha do caminho que nossa alma quer trilhar (e que desse modo sempre nos trará felicidade) e por fim - O hidratante do controle da própria vida, do poder individual que nutre a pele seca e cansada (reflexo da necessidade de agradar o outro, da obrigação de aceitar pessoas e situações que nos prejudicam), devolvendo a elasticidade e o brilho de poder guardar no cofre da alma somente aqueles que nos querem bem e com os quais sentimos afinidade e prazer em compartilhar a vida!!!

Texto da terapeuta holística Mirhyam Conde Canto - www.mirhyamcanto.blogspot.com

Pela metadeNão há nada que me deixe mais frustrada do que pedir sorvete de sobremesa, contar os minutos até ele chegar e aí ver o garçom colocar na minha frente uma bolinha minúscula do meu sorvete preferido. Uma só...

Quanto mais sofisticado o restaurante, menor a porção da sobremesa. Aí a vontade que dá é de passar numa loja de conveniência, comprar um litro de sorvete bem cremoso e saborear em casa com direito a repetir quantas vezes a gente quiser, sem pensar em calorias, boas maneiras ou moderação.

O sorvete é só um exemplo do que tem sido nosso cotidiano.

A vida anda cheia de meias porções, de prazeres meia-boca, de aventuras pela metade... A gente sai pra jantar, mas come pouco.Vai à festa de casamento, mas resiste aos bombons.Conquista a chamada liberdade sexual, mas tem que fingir que é difícil (a imensa maioria das mulheres continua com pavor de ser rotulada de 'fácil').Adora tomar um banho demorado, mas se contém para não desperdiçar os recursos do planeta.Quer beijar aquele cara 20 anos mais novo, mas tem medo de fazer papel ridículo.Tem vontade de ficar em casa vendo um DVD, esparramada no sofá, mas se obriga a ir malhar. E por aí vai.

Tantos deveres, tanta preocupação em 'acertar', tanto empenho em passar na vida sem pegar recuperação...

Aí a vida vai ficando sem tempero, politicamente correta e existencialmente sem-graça, enquanto a gente vai ficando melancolicamente sem tesão...

Page 44: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Às vezes dá vontade de fazer tudo 'errado'. Deixar de lado a régua, o compasso, a bússola, a balança e os 10 mandamentos.

Ser ridícula, inadequada, incoerente e não estar nem aí pro que dizem e o que pensam a nosso respeito. Recusar prazeres incompletos e meias porções.

Até Santo Agostinho, que foi santo, uma vez se rebelou e disse uma frase mais ou menos assim: 'Deus, dai-me continência e castidade, mas não agora'...

Nós, que não aspiramos à santidade e estamos aqui de passagem, podemos (devemos?) desejar várias bolas de sorvete, bombons de muitos sabores, vários beijos bem dados, a água batendo sem pressa no corpo, o coração saciado...

Um dia a gente cria juízo.Um dia.Não tem que ser agora.

Por isso, garçom, por favor, me traga: cinco bolas de sorvete de chocolate...

Depois a gente vê como é que faz para consertar o estrago...

Danuza Leão

CalendárioHoje vou apagar do meu calendário dois dias: Ontem e Amanhã!

Ontem foi para aprender!Amanhã será uma conseqüência do que posso fazer hoje.

Hoje enfrentarei a vida com a convicção de que este dia nunca mais retornará. Hoje é a última oportunidade que tenho de viver intensamente. Já que ninguém me assegura que amanhã verei o amanhecer.

Hoje terei coragem para não deixar passar as oportunidades que se apresentam, que são as minhas chances de triunfar!

Hoje aplicarei a minha riqueza mais apreciada: O meu tempo!

Meu trabalho mais transcendental: A minha vida!

Passarei cada minuto apaixonadamente para transformar este dia num único e no melhor dia da minha vida!

Hoje vencerei cada obstáculo que surgir no meu caminho acreditando que vencerei! Hoje resistirei ao pessimismo e conquistarei o mundo com um sorriso com uma atitude positiva esperando sempre o melhor!

Hoje farei de cada humilde tarefa uma sublime expressão!Hoje terei meus pés sobre a terra compreendendo a realidade!E as estrelas cintilarão para inaugurar o meu futuro.

Hoje usarei o tempo para ser feliz! Deixarei as minhas pegadas e a minha presença nos corações queridos!

Page 45: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Venha viver comigo uma nova estação onde sonharemos que tudo o que nos propomos pode ser possível! E ousaremos brindar a próxima manhã...Com a certeza de um dia melhor!!!

Ser feliz ou ter razão?Para reflexão...Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita.Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado.. Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: - Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais... E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

Moral da história:

Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais freqüência: "Quero ser feliz ou ter razão?"Outro pensamento parecido, diz o seguinte: "Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam".

Passe aos seus amigos, para ver se o mundo melhora... Eu já decidi... EU QUERO SER FELIZ e você?

Senhor, fazei-me instrumento de vossa pazSenhor, fazei de mim instrumento de vossa paz. e que eu encontre primeiro, em mim, a harmoniosa aceitação de meus opostos.

onde houver ódio, que eu leve o amor. aceitando o ódio que possa existir em mim e compreendendo todas as faces com as quais o amor pode se expressar.

onde houver ofensa que eu leve o perdão e que me permita ofender para ser perdoado

onde houver discórdia que eu leve a união. e que eu aceite a discórdia como geradora da união

onde houver dúvidas que eu leve a fé. podendo humildemente, encarar minhas próprias dúvidas

onde houver erros, que eu leve a verdade. e que a "minha verdade" não seja única, nem os erros sejam alheios.

onde houver desespero, que eu leve a esperança. e possa, primeiro, conviver com o desânimo sem me desesperar.

onde houver tristeza, que eu leve alegria. e possa suportar a tristeza minha e dos outros sendo alegre ainda assim.

Page 46: Textos Do Programa Ana Maria Braga

onde houver trevas que eu leve a luz. após ter passado pelas "minhas trevas" e ter aprendido a caminhar com elas.

oh, divino mestre... fazei que eu procure mais: consolar que ser consolado. e que eu saiba pedir e aceitar consolo quando precisar.

compreender que ser compreendido, e me conhecer antes, para ter melhor compreensão do outro.

amar que ser amado, podendo me amar em princípio,para não cobrar o amor que dou.

pois é dando que recebemos. e sabendo receber é que se aprende a doar.

é perdoando que se é perdoado. e não se perdoa a outro enquanto não há perdão por si mesmo.

e é morrendo que se nasce para a vida eterna. e é bem vivendo e amando a vida que se perde o medo de morrer!

Cérebros femininos custam menos que os de homensNum hospital havia um paciente gravemente enfermo.

Os familiares estavam reunidos na sala de espera quando entrou o médico, cansado e preocupado: "Sinto ser portador de más notícias", disse, olhando os rostos preocupados. "A única esperança para seu familiar consiste num transplante de cérebro. É algo experimental, arriscado e economicamente por conta de vocês..."

Os familiares permaneceram sentados escutando as graves notícias, até que um deles perguntou: "Mas quanto custa um cérebro?"

"Depende", respondeu o médico. "R$5 mil um de homem e R$200 um de mulher".

Fez-se um grande silêncio na sala, alguns homens tentavam não rir, até que um não conteve a curiosidade e perguntou: "Doutor, a que se deve a diferença de preço?"

O médico sorriu diante da pergunta tão inocente e contestou: "É só uma política lógica de preços. Tivemos que abaixar os preços dos cérebros femininos visto que eles eram... os únicos que vinham usados!!!"

Aprendi e decidi E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar...

Decidi não esperar as oportunidades e, sim, eu mesmo buscá-las.

Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.

Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.

Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.

Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.

Page 47: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de superá-las.

Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tivesse sido.

Deixei de me importar com quem ganha ou perde. Agora me importa simplesmente saber melhor o que fazer.

Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima e, sim, deixar de subir.

Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de "amigo".

Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, "o amor é uma filosofia de vida".

Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser uma tênue luz no presente.

Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais.

Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...

Naquele dia, aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade.

E desde aquele dia já não durmo para descansar... Simplesmente durmo para sonhar.

 

Texto de Walt Disney

Que mãe é essa? Tem bicho mais estranho do que mãe? Mãe é alma contraditória. É alegria no choro. É carinho na raiva. É o sim no não.

Só mãe mesmo pra ser o oposto... E depois o contrário de novo.

Vai ver que é porque filho não vem com manual de instrução. e pra conduzir as crias no mundo, ela usa só de intuição, pra tentar fazer tudo direito.

Mas como pode ser assim, tão incoerente?

Ela diz: Filho, você não come nada... E logo se contradiz: Para de comer, que eu estou botando o jantar!

E aí ela lamenta: Ai, que eu não vejo a hora desse menino crescer! Mas logo se arrepende: Deixa que eu faço, você ainda é uma criança...

E quando ela manda: Tira essa roupa quente, menina!

Page 48: Textos Do Programa Ana Maria Braga

E logo em seguida: Veste o casaco, quer pegar um resfriado?

Esse menino dorme demais... Esse menino não descansa...

Essa menina vive na rua!... Filha, sai um pouquinho, vai pegar um sol...

Pois é, gente, que pessoa é essa que jura que nunca mais... E no momento seguinte promete que vai ser pra sempre?

Essa pessoa é assim mesmo: Igual e diferente de tudo o que a gente já viu. É a fortaleza que aguenta o tranco, só pra não ver o filho chorar. É o sorriso de orgulho escondido, só pra não se revelar.

Mãe dá uma canseira na gente. E às vezes tira do sério...

Até que um dia a gente se depara com uma ausência insuportável: É a mãe que vai embora, deixando um vazio enorme, escuro, silencioso. E aí descobre que, mesmo errando, ela sabia de tudo, desde o início. E fez de tudo pra acertar. Porque criar filho não tem regra - é doação e amor simplesmente.

Então, se você tiver privilégio de abraçar sua mãe nesse segundo domingo de maio, agradeça, porque o presente é seu. E esteja certo: Mesmo sem manual de instrução, ela continua aí, atrapalhada, contraditória... Mas com o olhar atento, querendo entender como você funciona. E fazendo de tudo pra você não falhar.

Feliz dia das mães!

A lição do bambu chinêsDepois de plantada, a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente 5 anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.

Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas... uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que, se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída. Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês.

Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava.

O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos... Em nossa vida, marcada por mudanças de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização, devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.

É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão.

Page 49: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Amor Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração para de funcionar por alguns segundos, preste atenção. Pode ser a pessoa mais importante da sua vida.

Se os olhares se cruzarem e neste momento houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.

Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante e os olhos encherem d'água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.

Se o primeiro e o último pensamento do dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente divino: o amor.

Se um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um pro outro.

Se você conseguir em pensamento sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado... Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados...

Se você tiver a certeza que vai ver a pessoa envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela... Se você preferir morrer antes de ver a outra partindo: é o amor que chegou a sua vida. É uma dádiva.

Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro. Ou, às vezes, encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente.

É o livre-arbítrio. Por isso preste atenção nos sinais, não deixe que as loucuras do dia a dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o amor.

O poder de um crachá Era uma vez uma fazenda no Texas, Estados Unidos. Certo dia chegou um fiscal do departamento de agricultura e ele foi falando num tom áspero com o velho fazendeiro.

"Preciso inspecionar sua fazenda! Há suspeita de plantação ilegal de maconha!"

O fazendeiro diz: "Ok, mas não vá naquele campo ali".E aponta para uma certa área.

O oficial "p" da vida diz indignado: "O senhor sabe que tenho o poder do governo federal comigo?" E tira do bolso um crachá...

"Este crachá me dá a autoridade de ir onde quero. E entrar em qualquer propriedade. Não preciso pedir ou responder a nenhuma pergunta. Está claro? Me fiz entender?"

O fazendeiro todo educado pede desculpas e volta para o que estava fazendo.

Poucos minutos depois o fazendeiro ouve uma gritaria e vê o oficial do governo federal correndo para salvar sua própria vida perseguido pelo garanhão, o maior touro da fazenda.

A cada passo o touro ia chegando mais perto de dar uma chifrada antes que o oficial conseguisse alcançar um lugar seguro. O oficial estava apavorado.

Page 50: Textos Do Programa Ana Maria Braga

O fazendeiro largou suas ferramentas, correu pra cerca e gritou com todas as forças de seus pulmões: "Seu crachá, mostra o seu crachá".

Ser mulher Ser mulher é viver mil vezes em apenas uma vida... É lutar por causas perdidas e sair sempre vencedora... Ser mulher é caminhar na dúvida cheia de certezas...É correr atrás das nuvens num dia de sol e alcançar o sol num dia de chuva... Ser mulher é chorar de alegria e muitas vezes sorrir com tristeza... É cancelar sonhos em prol de terceiros... É acreditar quando ninguém mais acredita... É esperar quando ninguém mais espera... Ser mulher é identificar um sorriso triste e uma lágrima falsa... É ser enganada e sempre dar mais uma chance... É cair no fundo do poço e emergir sem ajuda... Ser mulher é estar a mil lugares de uma só vez; é fazer mil papéis ao mesmo tempo; é ser forte e fingir que é frágil para ter um carinho. Ser mulher é estender a mão a quem ainda não pediu; é doar o que ainda não foi solicitado. Ser mulher é ser mãe dos seus filhos e dos filhos dos outros e amá-los igualmente; é ser nova quando o coração está a espera do amor, ser crescente quando o coração está se enchendo de amor, ser cheia quando ele já está transbordando de tanto amor e minguante quando este amor vai embora. Eu poderia passar o dia enumerando sinais de uma verdadeira mulher... Mas eu fecho dizendo que... Ser mulher é, acima de tudo, um estado de espírito...É uma dádiva... É ter dentro de si um tesouro escondido e ainda assim dividi-lo com o mundo!

Oração das mulheres bem resolvidas! Que o mar vire cerveja e os homens, tira-gosto, que a fonte nunca seque, e que a nossa sogra nunca se chame esperança, porque esperança é a última que morre...

Que os nossos homens nunca morram viúvos, e que nossos filhos tenham pais ricos e mães gostosas!

Que deus abençoe os homens bonitos, e os feios se tiver tempo; Deus eu vos peço sabedoria para entender um homem, amor para perdoá-lo e paciência pelos seus atos, porque deus, se eu pedir força, eu avanço nele...

Um brinde... Aos que temos, aos que tivemos e aos que teremos. Um brinde também aos namorados que nos conquistaram, aos trouxas que nos perderam e os sortudos que ainda vão nos conhecer!

Que sempre sobre, que nunca nos falte, e que a gente dê conta de todos!

Homens são como um bom vinho. Todos começam como uvas, e é dever da mulher pisoteá-los e mantê-los no escuro até que amadureçam e se tornem uma boa companhia pro jantar.

Texto: Izaura Mendes

Onde você coloca o sal?O velho pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.

Page 51: Textos Do Programa Ana Maria Braga

-Qual é o gosto?, perguntou o velho.-Ruim, disse o jovem.

O velho sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago.

Então o velho disse:-Beba um pouco dessa água.

Enquanto a água escorria do queixo do jovem o velho perguntou:-Qual é o gosto?-Bom!, disse o rapaz.-Você sente o gosto do sal?, perguntou o velho.-Não..., disse o jovem.

O velho, então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:-A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem, do que ao que você perdeu. Em outras palavras: É deixar de ser copo para tornar-se um lago.

Somos o que fazemos, mas somos principalmente, o que fazemos para mudar o que somos...

Dia de luzMãe, esplendor de amor, ternura e complacência, imensa paciência, total calor e com toda razão consome seu tempo em favor de sua prole, pois assim recolhe a esperança e o fervor de receber no futuro o sonho maior, que os filhos alcancem o posto de um ser humano inteiro, feliz e pleno, sem cobrar qualquer vintém, somente pede a seus sucessores:

"Transmitam aos seus, o meu coração, este é o meu dote que vive ao lado da minha alma, transmitam o meu convite de sabedoria e experiência: -Sigam na vida de cabeça firme e respeito na fronte, não produzam a ilusão que se perde e prejudica o seu familiar, o seu amigo, o seu companheiro, ou apenas o seu conhecido, façam do seu futuro o sonho materno, o sonho de ser alguém que pode, que entrega, e que vive com um sorriso nos lábios e paz no seu coração, somente uma mãe sabe avaliar o que a luz faz em todas as dimensões quando um filho trilha no caminho da vida e desperta diante de cada obstáculo reconhece a força e o calor de sua genitora quando decide entre a sombra e a luz".

A luz acompanha a mãe que abençoa e fortalece os filhos, a sombra acompanha o ingrato, seja filho ou outro personagem, a sombra é aliado de todo infeliz que degenera a benção da vida, feliz é aquele, mãe ou filho que o elo do amor transforma qualquer sombra em gratidão, união e coração...

FELIZ DIA DAS MÃES, TODOS OS DIAS SÃO DIAS DA LUZ, Todos os dias são a imagem de uma mãe que caminha na trilha da luz...

Feliz é aquele que reconhece o trabalho, o tempo, a presença de uma mãe...A vida não será a mesma depois deste dia, o dia seguinte será o dia da luz universal.

 

Texto da mestre em energias terapêuticas Miriam Zelikowski - www.reiki-cabala.blogspot.com

O pote rachado Um carregador de água da índia levava dois potes grandes. Pendurados em cada ponta de uma vara... Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim do

Page 52: Textos Do Programa Ana Maria Braga

caminho entre o poço e a casa do chefe. Enquanto isso, o pote rachado chegava apenas pela metade. Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa do chefe. É claro que o homem estava envergonhado por realizar apenas a metade da tarefa...

Desanimado o carregador desabafou com um homem que estava à beira do poço: -Estou envergonhado porque nesses dois anos fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no pote faz com que a água vaze por todo o caminho da casa do meu patrão. O defeito desse pote me envergonha...

O homem sentindo pena do carregador convidou para que ele o acompanhasse pela estrada... E, à medida que eles subiam a montanha, foram reparando nas lindas flores que brotavam no caminho.

O carregador percebeu então que o velho pote rachado que vazava permitia aquela maravilha... porque só havia flores no lado em que a água ia pingando e regando o chão...

E com isso a gente tira uma lição: Cada ser humano tem virtudes e defeitos e isso não desmerece ninguém... Todos nós temos um lado que é meio "pote rachado". Porém, com paciência e compreensão, dá para encontrar flores no caminho. Porque - eu arrisco afirmar - é das nossas fraquezas que tiramos as maiores forças.

A vida é um campeonato permanente A vida é um campeonato permanente. Assim que uma partida termina, começa outra. O prazer não está mais no descanso, e sim na preparação e na próxima partida. É assim tanto nos campos de futebol... Nas quadras esportivas...Nas empresas Nas casas... (ou até na dança)... Certamente, você lutou muito para montar a sua empresa... Mas esse foi só o início de uma aventura como empreendedor. Agora é preciso que ela permaneça competitiva. A vida, para quem evolui, apresenta desafios cada vez maiores, e é bobagem imaginar que esse ritmo vá diminuir. As equipes das empresas muitas vezes se iludem pensando que, depois de terminar um projeto, haverá um período tranqüilo. No momento seguinte já aparece outro, que exige ainda mais de todos. (é assim aqui com a gente...) aí você pergunta: "Quando é que a tranqüilidade do passado vai voltar?" Jamais, porque o tempo não volta. Está sempre avançando em direção ao futuro. Calmaria, atualmente, é sinal de que os negócios vão mal. Ou que a vida destá estagnada... Mas não se aflija... Faça tudo no seu ritmo, sem sofrimento. E você chegará lá! O importante é não ter medo de prosseguir... Só uma coisa torna o sonho impossível: O medo de fracassar! Pense nisso!

Texto de Roberto Shinyashiki, do livro "A revolução dos campeões"

A história de um círculo

Page 53: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Vou contar a história de um círculo... No qual faltava um pedaço. Um grande triângulo fora arrancado dele! E o círculo queria ser inteiro, sem nada faltando, então foi procurar o pedaço perdido. Como estava incompleto e só podia rodar lentamente, admirou as flores ao longo do caminho. Conversou com os insetos. Observou o sol...Encontrou vários pedaços diferentes, mas nenhum deles servia.

Certo dia, o círculo encontrou um pedaço que se encaixava perfeitamente. Ficou tão feliz! Seria inteiro. Incorporou o pedaço que faltava e começou a rodar. Agora que era um círculo perfeito, podia rodar muito rápido, rápido demais para notar as flores e conversar com os insetos. Quando percebeu como o mundo parecia diferente ao rodar tão depressa, parou, deixou o pedaço na estrada e foi embora rodando lentamente.

Diante dessa historinha arrisco dizer: Será que somos mais inteiros quando sentimos falta de algo?

No fundo é bom esperar, nutrir a alma com o sonho de algo melhor. É boa a surpresa de receber algo que a gente sempre quis e nunca teve...

Quando aceitarmos que a imperfeição é parte do ser humano, e pudermos, a exemplo do círculo, continuar a rodar pela vida e apreciá-la, teremos conseguido a felicidade...

O homem que tem tudo é, sob certos aspectos, um homem pobre.

Reprodução Site Mais Você

Gosto muito de gente assim como você Gosto de gente que ri, chora, se emociona com um simples telefonema, uma canção suave, um bom filme, um bom livro, um gesto de carinho, um abraço...

Gente que ama e curte saudade, gosta de amigos, cultiva flores, ama os animais. ...admira paisagens, poeira e chuva.

Gente que tem tempo para sorrir bondade, semear perdão, repartir ternuras, compartilhar vivências e dar espaço para

Gente que gosta de fazer as coisas que gosta, sem fugir de compromissos difíceis e inadiáveis, por mais desgastantes que sejam.

Gente que colhe, orienta, se entende, aconselha, busca a verdade e quer sempre aprender, mesmo que seja de uma criança, ou de pessoas espontâneas como acabamos de ver...

Gente de coração desarmado, Em ódio e preconceitos baratos. Com muito amor dentro de si.

Gente que erra e reconhece, cai e se levanta, Apanha e assimila os golpes, tirando lições dos erros e fazendo redentoras suas lágrimas e sofrimentos.

Gosto muito de gente assim como você. E desconfio que é deste tipo de gente que Deus também gosta!

Texto de Arthur da Távola

Page 54: Textos Do Programa Ana Maria Braga

A verdadeira nuvemO mundo vem assistindo através da Islândia, um país composto de um grupo de ilhas ao norte da Europa, um grande desastre no transporte aéreo.

Um país com pequena expressão no cenário internacional se transformou, nos últimos dias, em destaque e se tornou manchete no mundo todo, por meio de um fenômeno vulcânico.

Um fenômeno que tem afetado todo o sistema da aviação da Europa e consequentemente do mundo todo.

Pessoas impossibilitadas de transitarem de país a outro têm preocupado companhias, governos e a própria população.

A Europa na escuridão! O mundo na escuridão!

Assistindo a esse cenário passei a refletir sobre a nuvem que tem pairado na mente do homem.

O superaquecimento do planeta, o desequilíbrio de temperatura sofrido por todos os continentes, a perda de valores humanísticos, a falta de ética em todos os níveis da sociedade, revelam que vivemos uma catástrofe em nossas mentes.

O homem vem caminhando numa escuridão de consciência que tem levado ele próprio a viver nesse caos.

Mas que escuridão de consciência é essa?

Perdemos a nossa conexão verdadeira. Estamos buscando felicidade, amor e paz no lugar errado.

Reclamamos que vivemos num mundo sem esses valores, mas não nos demos conta que nem ao menos temos vivido esses valores por nós mesmos.

As pessoas dizem: "Nossa, estamos vivendo o fim dos tempos. O mundo está sem paz, sem amor..."

E eu te pergunto: "Você está em paz consigo mesmo? Você se ama verdadeiramente?"

Estamos numa escuridão existencial. Perdemos a consciência de nossa verdadeira ligação com o Criador.

Procuramos lá fora valores que deveriam estar sendo resgatadas dentro de nós.

Quando Ele nos dizia: "Ama o próximo como a Ti mesmo", será que esse não seria um dos caminhos para sairmos da escuridão?

Perdemos nossa consciência de que somos filhos do Criador e com essa perda de identidade, perdemos a possibilidade de escolher o caminho do amor ao invés da dor.

Ao perder a identidade com o Criador passamos a construir esse mundo carente de valores, ética, amor, paz...

Temos procurado roubar um do outro. Tornamo-nos mesquinhos, gananciosos, a ponto de roubar, matar nosso semelhante em busca de tais valores.

O homem cego por toda essa nuvem que circunda sua mente, não percebeu que muitas das questões que vem buscando fora dele, já estão dentro dele.

Deveríamos estar buscando o reencontro com nossa verdadeira essência. Eu sempre digo: "Vamos reivindicar nossa verdadeira herança como filhos do Criador".

Page 55: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Um Criador que é só amor, que é uma energia. Ele chegou a afirmar que poderíamos mover montanhas com tal energia.

Quando iremos acordar para resgatar essa nossa consciência?

Embora estejamos colhendo os frutos de todos esses anos de escuridão em nossa mente, podemos sentir que estamos entrando numa grande revolução de consciência através da ciência, dos escândalos revelados, que a meu ver, estão contribuindo para dissipar essa nuvem em nossas mentes.

Jesus já dizia: "Não vai pelo amor, vai pela dor". Portanto, estamos escolhendo o caminho mais árduo para resgatar esse nossa consciência. Eu diria: "Voltar para casa".

Que possamos a partir de todos esses sinais que a natureza tem nos apresentado, com toda essa dor e sofrimento que o homem tem experimentado entendermos que embora todo esse processo seja árduo e sofrido, ele tem no fundo um grande propósito: Acordarmos para a verdadeira consciência do nosso ser e dissiparmos a escuridão que paira em nossas mentes e consequentemente do mundo.

Texto do terapeuta Marcos Adriano Infantozzi - [email protected]

O dia-a-dia e um saco de balasUm dia desses, eu ouvi uma comparação muito interessante entre o nosso dia-a-dia e um saco de balas.

Era assim: imagine cada dia como uma bala que vai se desfazendo lentamente na boca. Do saco de balas podem sair sabores inesperados...

Às vezes doce, às vezes amargo.

Começar o dia é como tirar de um saco de balas o sabor das próximas 24 horas.

É preciso, então, ficar atento na hora de escolher, porque, uma vez dentro da boca, o sabor logo se espalha, trazendo prazer ou desconforto.

A balinha amarga, por exemplo, daquelas que tem gosto de mau humor e tristeza, fica ali, rodando pesada dentro da boca, tornando o dia difícil e arrastado.

Tem gente que gosta da aventura do sabor meio azedinho, meio doce, que combina bem com a surpresa, com o inesperado.

Tem gente que escolhe o sabor picante, que desperta os sentidos pra um dia de agitação.

Na escolha dos românticos e sonhadores, a doçura do mel pode garantir um dia sereno, tranquilo, com gosto de paz.

O chato é que tem pessoas que, por preguiça ou falta de ânimo, vão buscar lá no fundo do saco aquela balinha sem gosto de nada. e aí o dia passa sem nenhuma emoção.

O que eu enxergo nisso tudo é que a vida oferece um saco de balas a cada um de nós como um desafio.

E não tem jeito, o saco vai estar sempre lá, cheio de balas, de todos os sabores.

Então a dica é a seguinte: Vamos sacudir bem esse saco, futucar, virar do avesso, procurar com cuidado por aquela balinha especial, gostosa, macia... Aquela a bala da boa mesmo, que pode trazer o melhor gostinho pro nosso dia...

Page 56: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Acreditar na vida é ter esperança no amanhãAcreditar na vida é ter esperança no amanhã.

Saber que após a noite vem o dia.

Viver intensamente as emoções!

Apreciar o nascer e o pôr-do-sol.

Aproveitar todos os momentos...

Vencer a depressão!

Fazer trabalho voluntário

Confiar na voz da intuição.

Perdoar...

Estimular a criatividade.

Não se prender a detalhes.

Chorar de felicidade...

Deixar para lá.

Ter pensamento positivo.

Respeitar os sentimentos dos outros.

Rir sozinho.

Ser sincero.

Encontrar a felicidade nas pequenas coisas.

Entender que somos pessoas únicas.

É dançar sem medo.

Não se apegar a bens materiais.

Respirar a brisa do mar.

Ouvir a melodia suave de uma fonte.

Observar a natureza.

Adorar um dia de chuva.

Ter motivação!

Enxergar além das aparências.

Page 57: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Descobrir que precisamos dos outros.

Esquecer o que já passou.

Buscar novos horizontes.

Perceber que somos humanos.

Vencer a nós mesmos.

Ver a beleza da alma.

Sair da passividade.

Saber que a vida é conseqüência de nossas atitudes...

Não adiar decisões.

Mimar a criança interior.

Deixar acontecer...

Praticar a humildade.

Curtir as pequenas vitórias.

Viver apaixonado pela vida!

Entender que há limites.

Ter auto-estima.

Colocar sua energia positiva em tudo que realizar!

Ver a vida com outros olhos...

Só se arrepender do que não fez.

Fazer parcerias com os amigos.

Dormir feliz.

Amar...

Saber que estamos só de passagem.

Eu te amo não diz tudoO cara diz que te ama, então tá. Ele te ama.

Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.

Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.

Page 58: Textos Do Programa Ana Maria Braga

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?

Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.

Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d'água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato."

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo.

Impulso "Se impulso fosse garantia de sucesso, o mundo seria dos cangurus".

Decisões tomadas por impulso são as que mais parecem certas. Mas infelizmente, pessoas e empresas conhecem na pele os desastres causados por elas. Mas... Sem impulso, nenhuma ave levanta vôo. Sem impulso, nenhum avião decola. Nenhuma bola atravessa o gol.

Por outro lado, nada é mais perigoso para a felicidade e a prosperidade do que decisões tomadas sem pensar.

Veja só:

Quando um jogador vai bater um pênalti, o que ele faz? Fica ao lado da bola e sai como um louco pra dar um chute na hora em que o juiz apita../

O jogador e-s-p-e-r-a.... Respira fundo... Anda para trás um pouco, d-e-v-a-g-a-r ... o-l-h-a para a barreira... o-l-h-a para o gol... Deixa a torcida rezando... Calibra a força... , respira fundo novamente... Foca... Calcula o ângulo e...num impulso poderoso arrancar gritos da galera....Chuta!

Existe uma razão para o jogador fazer tudo isso porque se ele seguir esse ritual, tem 1 chance em 4 de fazer o gol . Caso contrário tem 1 chance em 105 (sim, eu disse cento e cinco!)... E estaria fora...

a mesmíssima coisa acontece em sua vida. Cada decisão importante é um pênalti que você chutará para o gol. O que você prefere: 25% de chance de dar certo ou somente 0,95%? Use-os a seu favor.

Ninguém deve tomar uma decisão importante, antes de parar - Focar e só então, decidir.. o impulso é a última ação, jamais a primeira. Impulso serve para impulsionar, não para decidir.

Page 59: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Quando os impulsos nos controlam, engordamos por comer tudo o que temos impulso em comer, ficamos sem dinheiro por comprar tudo o que temos o impulso em comprar e nos complicamos por fazer escolhas das quais nos arrependemos por muito tempo.

Mas existe um truque para usar o impulso, sem ser usado por ele. Simplesmente, inverta sua sequência de ações, aplicando o impulso depois, bem depois, da sua decisão, jamais antes.

Como diz o ditado, "se impulso fosse garantia de sucesso, o mundo seria dos cangurus"

Chico XavierQue Deus não permita que eu perca o romantismo, mesmo eu sabendo que as rosas não falam.

Que eu não perca o otimismo, mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre

Que eu não perca a vontade de viver, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa...

Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...

Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.

Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia

Que eu não perca a vontade de amar, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo, pode não sentir o mesmo sentimento por mim...

Que eu não perca a luz e o brilho no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão meus olhos...

Que eu não perca a garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos.

Que eu não perca a razão, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas.

Que eu não perca o sentimento de justiça, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu.

Que eu não perca o meu forte abraço, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos...

Que eu não perca a beleza e a alegria de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma...

Que eu não perca o amor por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia.

Que eu não perca a vontade de doar este enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado.

Que eu não perca a vontade de ser grande, mesmo sabendo que o mundo é pequeno...

E acima de tudo...

Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois....

A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor!

Page 60: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Amorosamente,

Francisco Cândido Xavier

Por que nos identificamos com o sofrimento do mundo?Ao abrir um jornal, uma página na internet ou ao assistir a um noticiário na televisão, observamos que há uma predominância nas notícias em relatarem a dor e o sofrimento do mundo. O ser humano tornou-se fascinado pelas tragédias do mundo. Estamos tão identificados com esse olhar que até mesmo no trânsito somos capazes de parar o nosso carro para assistir a um motoqueiro ensangüentado ou até mesmo um acidente com vítimas fatais.

Mas por que temos nos identificado com o sofrimento do mundo?

Temos esquecido de reconhecer nossa verdadeira identidade. Estamos criando esse mundo, pois dentro de nós esse mundo é real. Constantemente estamos sofrendo com essa visão pessimista, negativa e totalmente mergulhado no medo e na dor. Vivemos alimentando nossos pensamentos com as desgraças do mundo e naturalmente sem perceber estamos gerando com essa postura mais dor e sofrimento.

O homem passou a se identificar com todo sofrimento do mundo, quando ele mesmo perdeu dentro dele a referência de quem realmente ele é. De acordo com o filme "O Segredo" o homem é fonte de energia e um ser eterno.

Da mesma forma várias religiões mencionam que somos a imagem e semelhança de Deus o que significa que somos seres ilimitados, com incríveis capacidades, talentos, dons e ilimitado poder. Tais qualidades positivas que formam nossa identidade não são cultivadas por nós. Ao contrário nos identificamos mais com nossas aptidões físicas, nosso corpo do que com nossas virtudes essenciais.

Estamos dando muito poder ao mundo lá fora, pois nossas conversas giram em torno de tal assassinato, tal acidente, tal caso de corrupção, esquecendo do nosso poder interno.

Muito se fala em preservação, sustentabilidade e em salvar o Planeta, mas não percebemos que todo esse processo se inicia dentro de cada um de nós. Quando tivermos a consciência de que as mudanças se encontram dentro das nossas mentes, faremos escolhas mais alinhadas com a nossa verdade.

Quando começarmos a perceber que criamos toda essa realidade através dos nossos pensamentos, poderemos fazer novas escolhas, e nesse momento poderemos ajudar o mundo a caminhar em outra direção que não seja o medo e dor, mas o amor e a paz.

Estamos no momento de voltarmos para casa. Voltarmos a nos reconhecer novamente como filhos do Criador. E a qualquer momento escolher olhar o mundo no amor ao invés da dor. Nossos pensamentos estarão mais em paz e o mundo se tornará um lugar com mais paz. Esse processo vai depender do suor do nosso trabalho que Jesus se referia em voltar para a mente e começar a fazer novas escolhas. Eu diria reconquistar nossa identificação com nosso ser espiritual.

Lembre-se que segundo nosso grande irmão Jesus, ele sempre dizia: "Se não for pelo amor, vai pela dor". E todo o mundo tem se movido em torno da dor e sofrimento, pois essa é a escolha que temos feito em nossas mentes.

Precisamos voltar a escolher o amor, a paz, a harmonia, a misericórdia, e não ficarmos presos à dor, ao sofrimento, ao medo, a ganância...

Comece a fazer novas escolhas, reconhecendo que você pode escolher o amor. Que você pode escolher permanecer em paz independentemente do que esteja acontecendo lá fora.Quando cada um fizer sua parte, o mundo com certeza será outro.

Lembre-se um momento que você escolhe permanecer em paz, é um momento em que o mundo viverá essa paz.Se você escolher viver constantemente na paz, o mundo será capaz de viver eternamente nessa paz.

Page 61: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Terapeuta Marcos Adriano Infantozzi - [email protected]

Almas gêmeasAfinidades, energias sutis, envolvimentos que alimentam, nutrem e encantam o coração, a mente, a profundeza de almas que ao se encontrarem em qualquer época da vida, sentem ao mesmo tempo o brilho do sol, perfume das rosas, o som dos pássaros na brisa do mar, o sabor doce do néctar, o contato de peles que somam o amor, a amizade, o respeito, a vontade de estar ao lado um do outro, como fontes iluminadas, que somente almas gêmeas podem apreciar, sensibilizar e perpetuar o tempo na companhia do outro.

A vida promove encontros e situações que embora pareçam obstáculos, desatinos ou até sofrimentos são pontes, caminhos ou até direções impostas para que o destino apresente a sua marca, isto é, fortifique por meio da vontade e do trabalho, o encontro de almas gêmeas, almas que anseiam por propósitos e desejos semelhantes, almas que aumentam sua luz no momento deste encontro.

Qualquer pessoa, homem ou mulher, deve vibrar na sintonia de uma vida iluminada pelo sol e aquecida por um coração repleto de ternura, além de sentir o gosto doce do mel e o toque macio de um tecido confortável, desta forma a vida se enfeita e encanta e encanta as veredas do destino e elabora no tempo certo o encontro de almas que se completam, almas que sentem o cuidado de alegrar e motivar o outro, pois somente é a alma gêmea aquele que sente no seu coração a dor do outro e coloca ataduras para amenizar e cicatrizar a dor do outro, mas em face disto as almas gêmeas reconhecem a gratidão e o valor de que tem pelo outro, em todas as horas da vida, seja no triunfo, seja nas horas difíceis, seja nas festas ou nos momentos cruciais, a alma gêmea sempre abrirá seu coração, sua janela, sua respiração para que a outra alma receba um amor iluminado e sem fim.

Com certeza almas com grau de afinidade especial, vão reconhecer que são almas gêmeas, pois a esperança, a alegria, o encanto no olhar vão renascer a cada dia ao se reencontrarem, na mesma ponte que uniu estas vibrações, a ponte da força universal da vida, que simboliza o amor infinito e atemporal que volta no momento certo que uma alma gêmea acorda um dia e reconhece sua outra alma gêmea está no mesmo caminho do seu propósito que é sem dúvida o encontro da felicidade e da plenitude com a benção divina.

Quem é você? Quem conhece os outros é um erudito. Quem se conhece, é um sábio.

Você é alguém, pode ter certeza. Porque Deus nunca desperdiça o seu tempo para fazer "ninguém".

Você foi planejado para ser distinto, especial, insubstituível, e único. Pense nisso: Dentre os mais de 6 bilhões de pessoas nesse mundo, não há duas que sejam iguais...Todos somos "originais"! Mas muitos insistem em ser cópias dos outros.

Recuse ser uma cópia. Avance além da média! Você é muito mais do que 208 ossos, 500 músculos, 7 mil nervos e alguns quilos de pele. Evite o mínimo, persiga o máximo.

As pessoas que têm medo de subir mais alto em busca do triunfo, são aquelas que perderam a confiança...Ou que perderam a fé na sua capacidade. Algumas nem percebem que têm potencial para fazer algo mais.

Se você não se ajuda a sair do marasmo quem ajudará? Nem sempre dá pra fazer tudo...

Page 62: Textos Do Programa Ana Maria Braga

Mas (nem por isso) se recuse a fazer algo que faça a diferença... Não se esforce para ser aceito, mas lute para ser você mesmo. Quantas coisas significativas deixamos de fazer na vida por achar que é tarde demais? Tenha a força... É preciso se convencer de que o sucesso, o triunfo, está em você.

PAREI: 18-03-2010

Bambu