Tg Aula0 2008

19
Técnicas Gráficas em Jornalismo Professor mestre Artur Araujo ([email protected]) Apresentação do curso Critérios de avaliação

Transcript of Tg Aula0 2008

Page 1: Tg Aula0 2008

Técnicas Gráficas em Jornalismo Professor mestre Artur Araujo ([email protected])

Apresentação do curso

Critérios de avaliação

Page 2: Tg Aula0 2008

Apresentação do curso

Ementa Técnicas de impressão de jornais. Os diversos sistemas de

produção gráfica. O off-set e a impressão digital. O planejamento gráfico. O texto e a imagem jornalísticos. A tipologia e as medidas gráficas. A ilustração e a arte. A diagramação. Etapas do planejamento e da produção gráfica. A pré-impressão. O fotolito. O uso do bp e da cromia. A editoração gráfica.

Page 3: Tg Aula0 2008

Objetivo do curso

O objetivo principal do curso é que o aluno consiga, ao final do semestre, diagramar e paginar no programa page maker.

A idéia é também fazer com que o estudante também compreenda os fundamentos teóricos necessários a um especialista em jornalismo gráfico.

Page 4: Tg Aula0 2008

Aprendendo a diagramar e paginar

Page 5: Tg Aula0 2008

Para isso, após conseguirmos montar páginas como essas, vamos diagramar

Page 6: Tg Aula0 2008

Tópicos Os desafios da estética e do conteúdo O que é projeto gráfico? Noções Page Maker Tipografia e tipos O sentido das capas de revista e de jornal Técnicas de impressão A seção áurea Breve histórico da diagramação no Brasil

Page 7: Tg Aula0 2008

Critérios de avaliação

O aluno será avaliado de três maneiras.1. Por meio de uma prova prática (diagramação e paginação

de uma página no page maker), que terá peso 2 na avaliação.

2. Por meio de um trabalho individual sobre o projeto gráfico de uma determinada publicação.

3. Por meio de três exercícios individuais sobre questões de técnicas gráficas. O primeiro exercício terá nota de “0” a “3”, o segundo idem e o terceiro, de “0” a “4”. As notas, no caso específico do terceiro item, serão cumulativas.

Page 8: Tg Aula0 2008

Prova prática

A prova prática será no dia 13 de maio de 2008.

O aluno receberá um texto e fotos e terá de montar uma página de acordo com o que aprendeu no curso sobre diagramação, paginação e uso do programa page maker.

Page 9: Tg Aula0 2008

O trabalho individual

O trabalho escrito deve ser entregue no dia 22 de abril. Quem entregar depois terá desconto na nota final (de 25% a 50% ou nota “0”).

O aluno vai pesquisar uma publicação e responder a um questionário disponibilizado no site do professor.

Em caso de plágio, a nota será “0”.

Page 10: Tg Aula0 2008

Uma reportagem será definida como plágio se qualquer trecho do texto for considerado idêntico ou extremamente similar a um outro trecho de livro, jornal, revista, site, press release ou qualquer outro tipo de produção discursiva (inclusive textos de colegas e professores). Não será considerada “desculpa”, portanto, uma alegação do tipo: “eu só plagiei uma frase”... A matéria identificada como plágio será desconsiderada do cômputo de produção do aluno.

O que é plágio?

Page 11: Tg Aula0 2008

Temas do trabalho

Formato da publicação Periodicidade Papel utilizado Uso de fontes e colunas Recursos informativos e estéticos utilizados Uso da cor na publicação Estudo das capas Propósito da última reforma gráfica Análise do estilo da publicação

Page 12: Tg Aula0 2008

Os exercícios individuais

Durante o curso, os alunos terão de fazer três outros trabalhos individuais sobre questões específicas da disciplina. Os trabalhos serão propostos nos dias 26 de fevereiro, 11 de

março e 25 de março, salvo algum problema de força maior. Os dois primeiros trabalhos terão nota de “0” a “3”. O terceiro, de “0” a “4”. As notas serão cumulativas. Se o aluno obtiver nota máxima nos três, terá nota “10”.

Page 13: Tg Aula0 2008

Os prazos dos três exercícios serão, respectivamente: 11 de março, 25 de março e 8 de abril. Quem entregar depois terá desconto na nota final (de 25% a 50% ou nota “0”).

Não serão tolerados plágios. Quando constatados, a nota para o exercício específico será “0”.

Os exercícios individuais

Page 14: Tg Aula0 2008

Lista de discussão

O aluno precisa se inscrever na lista de discussão da disciplina (http://br.groups.yahoo.com/group/tecnicas_graficas/) para receber comunicados pertinentes ao curso.

Page 15: Tg Aula0 2008

Site do curso

O aluno encontrará no site do curso (http://araujofamilia.sites.uol.com.br/), na área “Técnicas Gráficas em Jornalismo”, informações e apostilas da disciplina.

Page 16: Tg Aula0 2008
Page 17: Tg Aula0 2008
Page 18: Tg Aula0 2008

Concluindo...

Mais detalhes sobre os procedimentos podem ser consultados no site.

Page 19: Tg Aula0 2008

O tema da próxima aula: Os desafios da estética e do conteúdo