The Makers - Revista Virtual

40

Click here to load reader

Transcript of The Makers - Revista Virtual

Page 1: The Makers - Revista Virtual

Entrevista Com Need90!

“já fiz um total de 8 jogos completos, 4 deles eu perdi “

Tema: SubterrâneoDuração: de 20/04 à 05/05

Concurso Quinzenal #12

“Será criado um tópico para entrega cinco dias antes do término do concurso. Fiquem atentos!”-Neutral

Instance Create Code

“Um pequeno tutorial tratando de uma possibilidade escondida”Crie modelos d3d. Com imagens 2D aplicando profundidade !

China’s Easy 32D

The Makers Versus :

Os Game do ano irão se enfrentar e por meio de votações ,teremos um vencedor

Super Mario Word

Que lições o jogo pode dar para nós?

Page 2: The Makers - Revista Virtual

“vou me responsabilizar de criar uma revista mostrando a atualidade na GMBR”

The Wizard(GMBR)

Nick: The WizardEspecialidades:GMLInkscapeC++Lunar MagicThe Wizard,fundador da

revista,criou-a para substituir a revista anterior do GMBR,ele criou no total

de 5 jogos sendo que 2 foram completos,conheceu o game maker aos 10 anos

hoje possui 13

Sobre o autor...Olá Leitores,bem vindos a primeira edição da The Makers...

A Revista vai atualizar as noticias do fórum Game Maker Brasil e ainda trazer um pouco de conhecimento e entretenimento,além de comentários e diversos,a revista foi apoiado por muitos e rejeitada por boa parte,não sabia se daria certo...mas você está lendo...não?então deu certo,veja coisas interessantes e tópicos famosos do fórum em páginas interativas com o tema verde com uma pitada de amarelo,essa só é uma apresentação para o grande conteúdo dessa revista

Page 3: The Makers - Revista Virtual

Nick: gabrielschEspecialidades: Criação de Softwares e Jogos

Gabrielsch está conectado dês de 2009 sendo que sua nota é C,durante um ano teve uma leve recaída na quantidade de vezes que ficava online,possui 840 mensagens e possui 17 anos

Sobre o autor...Versão: Beta 0.10

Classificado como Aplicativo/ Software do mês

Descrição:Você sabe qual a técnica que Minecraft usa para fazer as imagens em 2D dos itens se transformarem em imagens 3D no jogo?É uma técnica simples que cria apenas um pouco de profundidade nas imagens, criando modelos 3D, e é justamente isso que esse pequeno programa faz, você escolhe uma imagem pequena (16x16, 32x32) e ele cria automaticamente um modelo 3D ao estilo Minecraft!E ainda pode salvar em .d3d para usar em outros projetos!

Download:http://gmbr.forumeiros.com/t22070-china-s-easy-32d-beta

Page 4: The Makers - Revista Virtual

Classificado como Aplicativo/ Software do mês

Visualização InstantâneaAlém de transformar 2D em 3D,você visualiza na mesma hora como ficará seu objeto em seu jogo,evitando erros na hora de exportar

DadosVeja as informações de seu arquivo,como rotação no eixo X e Y,zoom da câmera e tamanho do modelos

Salvar ModeloSalve seu modelo em d3d,podendo aplicar em modeladores 3D e aplicando no Game Maker e etc...

Controles: Q - Abre/Fecha o menu principal;Setas Esquerda & Direita - Navegam no menu/Giram o modelo;Setas Cima & Baixo - Aumentam valores no menu/Giram o modelo;Enter - Seleciona uma opção;

Page 5: The Makers - Revista Virtual

Nick: Need 90Especialidades:GMLPixel ArtGimpFlashPivotFazendo curso de Photoshop e Corel Draw (Vetores)

EntrevistaComo exatamente você descobriu o Game Maker Brasil?

A um ano e alguns meses estava a procurar um programa de fazer jogos, primeiro achei o Wintermutte, mas era complexo demais, parti pro scratch, mas eram poucas possibilidades, até achar o Game Maker.Como eu não entendia nada de game maker pesquisei no google "Game Maker Brasil" e vim direto pro fórum.

Ficou satisfeito com a avaliação em seu jogo de Zumbis?

Fiquei surpreso, pois pensei que a avaliação levaria o jogo a uma nota C e quem sabe na reavaliação a uma nota B, mas graças a Deus eu consegui tirar uma nota melhor(risos).

Qual são seu jogos favoritos?

fórum são : Fire Storm 3D e Jump CatDo meu pc : Battlefield 3, Crysis 2, Dead Island, Counter-Strike 1.6 eMirror's Edge

“Need 90 sempre se dedicou bastante em pixel-art,usando programas bastante incomuns de criar pixel-art ele consegue fazer de Naruto até Personagens da série The Simpsons“

Page 6: The Makers - Revista Virtual

Nick: Need 90Especialidades:GMLPixel ArtGimpFlashPivotFazendo curso de Photoshop e Corel Draw (Vetores)

EntrevistaFale um pouco sobre sua carreira atual no mundo dos games :

Bom, desde que comecei a fazer jogos, já fiz um total de 8 jogos completos, 4 deles eu perdi. Atualmente venho pensando em fazer um tower defense em plataforma, algo simples. Também estou a baixar jogos do fórum, para passar o tempo e ter novas idéias, acesso um pouco a armor games, pra ver o que tem de novo la. E estou começando a fazer cursos importantes na criação de um jogo (vetor, inglês(vale como faculdade), em breve vou procurar algo de pixel art e mais pra frente um curso de java).

Tem alguma coisa que quer falar aos leitores?

Queria dizer aos leitores que nunca devemos começar a construir algo por cima, sempre começamos de baixo, alguém pode nos derrubar, mas nós temos que levantar até terminar de construir.Muita gente, quer começar a construir um jogo por cima, peguemos o exemplo de uma casa, é impossível você começar pelo telhado, mas é fácil começar por baixo,sem pressa

Já pensou em "largar" a GMBR?

Não, nem pretendo =D

Page 7: The Makers - Revista Virtual

Concurso Quinzenal #12 Regras:•Os participantes devem fazer um jogo de qualquer gênero/estilo, adequado ao tema subterrâneo.•A entrega do jogo deve ser feita até dia cinco de maio as 23:59;•Não serão aceitos jogos postados no fórum antes do início do concurso;•Qualquer versão do Game Maker é permitida;•É permitido o uso de recursos externos (gráficos/sons) contanto que o autor seja creditado;•É permitido o uso de extensões (DLLs);•Os jogos devem ser produzidos individualmente;•Cada membro pode participar com apenas um projeto;•O jogo deve ser entregue em .exe. Não é necessária a entrega do editável;•Podem ser usadas funções 3D;•Todos os controles do jogo devem ser enviados junto ao mesmo (dentro do jogo ou em algum arquivo de texto externo).•Caso o jogo seja de fases, deve possuir no mínimo três;•São permitidos jogos infinitos.

Critérios a serem avaliados:•Jogabilidade (Diversão, Fluência, Level Design, Bugs, Controles);•Audiovisual (Qualidade do audiovisual e composição geral destes com o jogo);•Criatividade (Originalidade, adaptação ao tema proposto).

Tema: SubterrâneoDuração: de 20/04 à 05/05

Premiação:

- Primeiro Lugar

- Segundo Lugar

- Terceiro Lugar

Concurso Quinzenal #12

“Será criado um tópico para entrega cinco dias antes do término do concurso. Fiquem atentos!”-Neutral

Entrega:

Page 8: The Makers - Revista Virtual

Concurso Quinzenal #12Por Need90

Até que enfim saiu. Um tema desafiante e ao mesmo tempo legal. Espero bons concorrentes =D

Vou ver se consigo fazer.

Comentários

Por Arkades Games

finalmente, esse é um tema bom, pode-se fazer qualquer jogo com um background subterrâneo, pena que este não vai ter prêmios como o outro, livro cd domínio, se eu ganhasse escolheria domínio, pode-se usar sprites de alguém que eu não conheço???

“Legal! Tenho um em mente um ótimo puzzle,acho que vou participar,gostei do tema ,bem inovador...já estou até vendo bando de jogo igual a Cave Story,tenho um bom jogo em mente,boa sorte para todos”

Comentário do autor

por Neutral

Sim, mas procure saber quem é o autor e o credite no jogo. Caso não saiba, deixe claro que não foi você quem fez os gráficos.

por luan.alc

Poxa to afim de participar do concurso, porém não entendi direito o tema ?! Subterrâneo ?! O ambiente do jogo tem que ser subterrâneo ?! ou o que me expliquem melhor porque quero começar a produzir !

Page 9: The Makers - Revista Virtual

Inscrições

Concurso Quinzenal #12 - Subterrâneo (Inscrições)Duração: Até dia 05/05 as 23:59

Leia o tópico atentamente antes de se inscrever no concurso!

Meios de inscrição:Por tópico: Poste aqui uma mensagem contendo um link para o tópico do jogo no fórum. O tópico deve seguir normalmente as regras da Galeria de Projetos/Galeria de Projetos Completos.Por MP: Me mande uma MP (mensagem particular) contendo a descrição, instruções (objetivo, controles) e um link para o download do jogo. Caso use esse meio, não é necessário criar um tópico para o jogo no fórum.

Importante:Recomendo mandar mais um link para o download do jogo, pois se houver somente um e esse estiver quebrado, o usuário será desclassificado;Caso escolha enviar o jogo por MP, procure envia-la mais de uma vez pois pode ocorrer de a primeira não chegar;Não esqueça de enviar todos os recursos externos (fontes, dlls) junto ao jogo.O jogo deve ser enviado em .exe. Não é necessária a entrega do editável (.gmk). Se possível, envie compactado;Você pode enviar atualizações do seu jogo, contanto que dentro do prazo de entrega.

Qualquer dúvida sobre o envio do jogo, poste no tópico de Inscrição.

Especialidades:Programação Design gráfico

Nick:Neutral

Neutral está conectado dês de 2011 sendo que sua nota é A,tem 189 mensagens e é um dos avaliadores do fórum

Concurso Quinzenal #12

Page 10: The Makers - Revista Virtual

0SMW – Level DesignInformações

Super Mario World é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo como um título que acompanhava o console Super Nintendo

Level Desing

Level Design será justamente o assunto tratado nesse especial ,Super Mario Word nos dará uma aula

Jogadores que acompanham de perto a indústria de games já devem ter ouvido falar de uma das ocupações mais famosas dentro de uma produtora de jogos: Level Designer. Muitas pessoas acreditam que a produção de mapas ou fases para games seja uma tarefa fácil, mas a verdade é justamente o contrário. O desenvolvimento do espaço virtual no qual um jogo se passa é uma etapa crucial para o seu sucesso.O padrão de qualidade atual de jogos é bastante alto, e o nível de desenvolvimento exigido em cada aspecto de um game é muito grande. Por causa disso, o papel de um Level Designer está sendo cada vez mais dividido entre vários profissionais especializados. Uma pessoa, ou um grupo de pessoas, se responsabiliza pelo visual do mapa, outro grupo idealiza o roteiro que o jogador deve tomar, outros programam os inimigos e o funcionamento do ambiente, e assim por diante,mas já que estamos tratando de um jogo 2D não precisaremos de vários profissionais basta uma pessoa,no caso,você

Takashi Tezuka (diretor)Shigeru Miyamoto (produtor)

21 de novembro de 1990

Page 11: The Makers - Revista Virtual

0SMW – Level DesignPorque?

A Tantos jogos para escolher...porque justamente esse?Pois é esse jogo que você observa um incrível level Design :Caminhos Alternativos(level design)Organização dos Objetos e tilesets(level design)Tileset bem organizado diante os objetos(level design)Que são propriedades muito poucas valorizadas pelos Makers (Programador,Sonoplasta)

Caminhos Alternativos

Os jogos da GMBR costumam somente ter um único caminho,Super Mario Word há canos e passagens secretas,qual é a graça de jogar uma fase do mesmo jeito duas vezes? Saberemos o exato caminho a seguir,é pobre um jogo cujo a view só anda pra frente,somente numa direção...

O Como Fazer:

Para Melhor Organização ,crie um caminho de cada vez porém NUNCA faça um caminho sem pensar que existirá outro,isso deixará tudo extremamente desorganizado e pode prejudicar o Level Design ,e também Evite fazer um caminho extremamente mais fácil que o outro,deixe tudo regular exemplo:

Caminho1 : curto porém cheio de inimigosCaminho 2: longo com poucos inimigosCaminho 3: longo e com inimigos porém com power-up

E se puder faça uma certa ligação entre os caminhos em certa parte,como na imagem ao lado,o último caminho (de cima pra baixo) tem ligação com o penúltimo caminho ,e não podemos esquecer dos canos, portas com fases bônus que dão sempre um ar de profissional ao teu game além de garantir maior diversão daquele level

Page 12: The Makers - Revista Virtual

0SMW – Level DesignImportância do Level Design

de que adianta ter um jogo com gráficos e sonoplastia perfeitos sendo que a elaboração das fases foi totalmente precária?Level Design é a perfeita organização e elaboração dos objetos e tilesets envolvidos na fase,formando um Design completamente atraente e divertido,além de influenciar bastante na diversão do jogador,toda fase tem de ser elaborada pensando em como será o game play, assim você já tem a ideia de como a criar

Organização dos objetos e tilesets

Como já foi dito: “Level Design é a perfeita organização e elaboração dos objetos e tilesets envolvidos na fase”“Criei uma fase, fiz ela toda usando 3 objetos,agora depois de um tempo criei mais um objeto então vou adicionar nela.”NÃÃÃÃÃÃÕOOOIsso jamais poderá ser feito,devido a organização da fase e ao fato de pensar: “como será o game play na hora da criação?”

“Usei tileset 16x16 agora pra próxima fase usarei 32x32 :3”No No No Noooo No No No I never let you goooôôô its now never ...Isso deixará uma imagem pouco profissional ,passando imagem de um Maker totalmente iniciante

Dicas para um bom Level Desing:•Não bote muitos inimigos perto um do outro (no máximo 3)•Crie conjuntos de moedas em lugares que devemos saltar•Chuva e Neve caem muito bem em certos levels•Mundos com temas diferentes são sempre bem vindos•Não engane seu jogador com moedas apontando para um abismo•cuidado com power-ups que aparecem muito frequentemente•Lifes e Poderes Especiais devem ficar em lugares escondidos

O que não fazer:

Page 13: The Makers - Revista Virtual

Concept arts e treinos dos últimos meses.

Artes por MatheusReis

Classificado como Exposição do mês

Sobre o Autor

Nick: MatheusReisNúmero de Mensagens: 1009Idade: 18Especialidade: ProcrastinaçãoData de inscrição:13/01/2010

MatheusReis sempre foi muito bom em artes digitais,além de saber fazer animações em flash e em ser um ótimo colaborador

"Defeating a sandwish, only makes it tastier."

Vamos começar mostrando seus projetos da Saga da Fonte:Primeiramente o Saim:

Page 14: The Makers - Revista Virtual

Concept arts e treinos dos últimos meses.Classificado como Exposição do mês

As Habilidades dos personagens foram totalmentes engraçadas e cômicas

LCS, Desculpe pelo pouco espaço que

recebeu

Projeto da Saga da Fonte:

Page 15: The Makers - Revista Virtual

Concept arts e treinos dos últimos meses.

Artes por MatheusReis

Classificado como Exposição do mês

GIFS:

:3...aaaah quem foi o maldito que bateu nele

"Defeating a sandwish, only makes it tastier."

Willy :

Willy ganhou estilo caipira super forte,ele recebeu habilidades mais normais do que todos

Maquinas miseráveis

Todas as animações foram feitas por diversão

Page 16: The Makers - Revista Virtual

Concept arts e treinos dos últimos meses.

Artes por MatheusReis

Classificado como Exposição do mês

Sonic Fan Chars :

Page 17: The Makers - Revista Virtual

Concept arts e treinos dos últimos meses.

Artes por MatheusReis

Classificado como Exposição do mês

"Defeating a sandwish, only makes it tastier."

Bizarro:

Este está bem bizarro,mas tem algo nele que eu achei bem legal,bem original

Page 18: The Makers - Revista Virtual

Concept arts e treinos dos últimos meses.

Artes por MatheusReis

Classificado como Exposição do mês

Chars Diversos:

Page 19: The Makers - Revista Virtual

Concept arts e treinos dos últimos meses.Classificado como Exposição do mês

Page 20: The Makers - Revista Virtual

Concept arts e treinos dos últimos meses.Classificado como Exposição do mês

Page 21: The Makers - Revista Virtual

Concept arts e treinos dos últimos meses.Classificado como Exposição do mês

Okay...chega de Humilhar a gente ‘-’

Page 22: The Makers - Revista Virtual

Tutorial aprovadoInstance Creation Code

Existe no Game Maker uma possibilidade que eu fui encontrar faz uma semana,É muito útil essa possibilidade.Para acessá-la, entre em alguma room e clique, com o botão CTRL pressionado, em alguma instância com o botão direito do mouse. Agora seleciona a opção Creation Code.

O que podemos fazer com isso?

Primeiro lembremos a ordem básica dos eventos:

1- Instance Creation Code

2- Create (serve para todas as instâncias desse objeto)

3- Game Start

4- Room - Creation code

5- Room Start

E então?

Suponhamos que você está lá fazendo um jogo ao estilo Worlds Hardest Game, quer que uma armadilha vá para um lado e a outra vá para o outro. Ai você pensa, vou colocar:(id_de_uma).hspeed=5(id_de_outra).hspeed=-5

No entanto, você pode colocar no Creation Code de cada uma sua velocidade.

Como esse código vem antes do Create, você pode colocar na instância uma variável que defina de que tipo ela é, e no Create mover de acordo com o tipo. Há várias possibilidades.

Produzido por :

Nick: PedrøNúmero de Mensagens: 3774Idade: 16Especialidade:Game MakerMatemáticaQuímicaInglêsData de inscrição:26/07/2008

Plataformas:

Descrição:

“Um pequeno tutorial tratando de uma possibilidade escondida”

Page 23: The Makers - Revista Virtual

Noticias RecentesIndustria nacional de jogos

Então pessoal, isso é uma reflexão minha sobre o desenvolvimento de jogos no Brasil. Minha sincera opinião? Está uma bosta. O pessoal vê notícias por toda a parte dizendo "O desenvolvimento de jogos no Brasil está crescendo", "Os brasileiros são a bola da vez no mundo dos video-games". Mas afinal, onde estão os tais jogos?

O cenário nacional parece investir apenas nos malditos advergames, ou seja, "jogos" com o objetivo de fazer publicidade à alguma marca. E eu coloquei "jogos" entre aspas pois realmente não considero um advergame um jogo. Pra mim se as características que deveriam ser primárias (jogabilidade, audiovisual, diversão) são deixadas em segundo plano para tornar a publicidade o objetivo principal, não tem como chamar isso de jogo. As palestras, oficinas e cursos sobre o assunto também parecem ter mais foco em formas de publicidade do que no desenvolvimento de jogos em si.

Os jogos nacionais que raramente saem pra Mobiles (iOS, Android), Live, ou mesmo PC, são em geral de qualidade bem inferior aos estrangeiros possuindo má visibilidade no mercado. Os desenvolvedores brasileiros que realmente são bons e querem investir na área vão para o exterior.

E como isso afeta a nós, simples desenvolvedores independentes? Simples, o que percebo é que de uns tempos pra cá, seja por esses fatores ou diversos outros, os jogos brasileiros se tornaram muito mau vistos no exterior. Não mais por serem ruins, mas pelo simples fato de serem brasileiro, e se você pretende comercializar jogos fora do país (em serviços como o steam por exemplo), é bom se preparar. Digo isso porque realmente já vi casos de jogos nacionais de ótima qualidade não serem aceitos em lojas virtuais, onde o motivo era visivelmente esse certo preconceito que o estrangeiro criou sobre o país (preconceito pelo qual realmente não posso os culpar).

Nick: Neutral

Ranking:Número de Mensagens: 175Data de inscrição:16/10/2011

“Concordo, não é difícil perceber que os Apps brasileiros para Moblies são horríveis e fazem de tudo para tirar dinheiro da população,tudo se baseia no jeitinho brasileiro,tentar tirar proveito de tudo,o jogo sai um bosta cheia de propagandas e diversos comercias,tem razão,é assim que é a realidade,infelizmente no momento não podemos fazer nada”

Comentário do autor

Page 24: The Makers - Revista Virtual

Noticias RecentesFuturo Game Maker Studio dando Dinheiro de Verdade !

E ai pessoal, blz? eu estava aqui no fórum lendo o tópico do City Guardians Imagens para Android quando pensei: qual ferramenta joton vai usar para criar o game para Android? pesquisei no google e achei este post que acho que pode ate animar mais vcs em relação ao gm studio, lembrando, não fui eu, todas a partes escritas: eu que fiz, ou relativas a mim são relativas a o outro cara que eu nem sei o nome, ai vai:

Se você chegou até este artigo, é bem provável, que você tenha interesse em fazer jogos , seja para PC, para iPhone, para Android, para Mac, etc.Antigamente, nos primórdios da informática , quando surgiram os primeiros joguinhos, era um processo bem complicado a criação, porém como avanço, foram criados também algumas ferramentas, que hoje em dia ajudam em muito a criação de jogos.Criar um jogo como por exemplo Call of Duty Black Ops , e outros do gênero, realmente não é um processo rápido, e é necessário uma grande equipe, e mesmo assim o game leva meses para ser produzido, pois além de programação, requer pessoas com experiência em modelagem 3D, criação de imagens, sprites, etc.Sendo assim, a forma mais acessível atualmente, é a c riação de jogos 2D, pois estes podem ser criados em um tempo muito menor, e não é por isso que não vão fazer sucesso. Você já deve ter ouvido falar, de Angry Birds por exemplo, que surgiu inicialmente para o iPhone.É um jogo totalmente 2D, porém que fatura milhões, de tanto sucesso que fez. Teve em 1 ano, 50 milhões de downloads, segundo uma estimativa. Mais de U$8 milhões em faturamento na Appstore, e com estimativa de chegar a U$1 milhão por mês na versão para Android , que é gratuíta e contém anúncios. É algo que você poderia ter feito. Outro jogo de sucesso, também do iPhone, é o jogo Doodle Jump , muito simples, porém deixou os criadores ricos, e vendeu também milhões de cópias. Foi criado por pessoas comuns, e sem muitos recursos…Ambos os jogos citados, já possuem versões para o Android do Google , e fazendo muito sucesso. Acredito então,que estes simples 2 exemplos, já devemter sido suficientes para você decidir que quer fazer jogos para a plataformaiOS, do iPhone, ou para o Android…Que tal desenvolver para Android e iOs ? Veja qual escolher!Existem muitas empresas e/ou pessoas comuns fazendo muito dinheiro, desenvolvendo em ambas as plataformas… Porém, eu como já desenvolvi para ambas, afirmo que, vender algo na loja da Apple, é muito mais fácil, do que vender no Android Market. Meu jogo por exemplo, Save Cubes , para iPad, vendeu no primeiro dia, a U$ 2,99 10 cópias. Imagem do jogo ao lado. Depois caiu, então sempre vario o preço, U$ 0,99 e U$ 1,99, mas mesmo assim é dificil vender menos de 3 ou 4 cópias por d ia.Resolvi deixar Save Cubes HD, gratuíto por um dia para ver a festa. Teve então mais de 1000 downloads.

Nick: Arkades Games

Número de Mensagens: 87Especialidade: Sonoplasta, Music, RemixData de inscrição:03/04/2012

Page 25: The Makers - Revista Virtual

Noticias RecentesFuturo Game Maker Studio dando Dinheiro de Verdade !

Enquanto isso, tenho também alguns aplicativos a venda no Android Market,apesar de não serem tão legais quanto Save Cubes, acho que deveria ter se dado melhor. Nem mesmo a versão grátis, anda.Um jogo por exemplo, o Copter Obstacles para Android, em sua versão grátis, mesmo fazendo já varios meses que coloquei paradownload, foi baixado ainda 1243 vezes, tendo destes downloads apenas 356 instalações ativas ainda, ou seja, o resto que baixou, todos já deleteram o jogo. Versões pagas então. Nem se fale…Ao que percebi, a Appstore, tem muito mais potencia de venda e downloads no momento. Porém o Android, vem crescendo rapidamente.Apesar do meu fracasso no Android Market , existem sim jogos e aplicativosde muito sucesso lá, como por exemplo o jogo Robo Defense, que custa mais de R$ 5,00 e ja foi baixado mais de 250.000 vezes.Um outro fator que pode ser negativo para o desenvolvedor no Android Market, é o fato de permitir ao comprador “devolver”o aplicativo, se não gostar. Antes era um período de 24 horas, suficiente para muitos até mesmo terminar um jogo, agora felizmente caiu para 15 minutos.Existem também outras lojas de aplicativos, como a Ovi Store da Nókia, porém não vou entrar neste assunto, pois não tenho interesse em desenvolver para tal plataforma, pois acho que não terá muito futuro.A escolha da plataforma desejadaCriar jogos para iPhone: Primeiramente, para se criar jogos para iPhone, você vai precisar ter um Mac, ou seja, se ainda não possui, vai ter de botar a mão no bolso, assim como eu fiz… Para publicar seus jogos na Appstore, vai precisar se inscrever no Developer Center, por U$ 99 ao ano, através de um processo bem burocrático, que no casos dos Brasileiros, é necessário enviar até fax com o número do seu cartão de crédito, um documento comfoto, etc… No começo irá parecer bastante complicado, inclusive para testar seus jogos no seu aparelho, é “burocrático”, você tem que gerar um certificado através da central de desenvolvimento. Mas isso você aprende mais pra frente.Para desenvolver você poderá baixar o iOS SDK e usar a linguagem Objective C, usando o Xcode para desenvolver. Objective C é uma linguagem bem complicada, se comparada com muitas outras. Então levará bastante tempo para aprender.Felizmente existem algumas outras alternativas mais fáceis.Criar jogos para Android: Jogos para Android, podem ser desenvolvidos usando Java, através do Android SDK, ou através de alguns dos programas listados mais abaixo.Também será necessário pagar uma taxa de inscriçãopara poder vender seus aplicativos. A taxa se não me engano é de U$ 25,00 por ano. Porém é muito menos burocrático. Tanto o cadastro, quandodisponiblizar os aplicativos.Criar jogos para Windows, Mac e Web: Criando um jogo para Windows ou Mac, pode ser mais fácil devido a maiorvariedade de ferramentas, tanto gratuítas quanto pagas, porém vender seu jogo, não será tão fácil quanto para Gadgets. Você dependerá principalmente dos sites de download, para tornar suas criações populares.Já os jogos em Flash por exemplo, você poderá por anúncios, como da Mochimedia por exemplo, que lhe dará algum retorno, se seu jogo for um sucesso!Programas para fazer Jogos

Nick: Arkades Games

Número de Mensagens: 87Especialidade: Sonoplasta, Music, RemixData de inscrição:03/04/2012

Page 26: The Makers - Revista Virtual

Noticias RecentesFuturo Game Maker Studio dando Dinheiro de Verdade !

Corona SDK – Utiliza uma sintaxe bem fácil de ser aprendida. É uma linguagem bem parecida com o Action Script da Adobe, utilizado no Flash, e pode reduzir o tempo de desenvolvimento em até 90%. Testei o Corona SDK, e é realmente muito bom, e fácil, se comparado com outras linguagens. Possui também uma poderosa engine de física incorporada, que torna possível a criação de incríveis jogos.Vantagens: Permite a criação de jogos para o iOs, Android e também em breve para o Symbian da Nokia. Isto quer dizer que o mesmo projeto, as vezes até mesmo sem qualquer alteração, funcionará em ambas as plataformas, bastando compilar para elas.Apesar de possuir versão de teste grátis, para poder gerar aplicativos e colocar a venda , precisará pagar uma anuidade, não muito barata.Uma coisa que o Corona me deixou muito a desejar, é o fato de não ter um editor de códigos bom, com recurso de auto completar por exemplo. Você fica as escuras quando não tem a certeza de qual a sintaxe correta…http://www.youtube.com/watch?v=vzP89ZcZBOcGamesalad – A ferramenta mais indicada para total inciantes em desenvolvimento de jogos. É no formato Drag & Drop, ou seja, não requer programação, e você pode criarjogos incríveis. Possui uma poderosa engine de física também, que possibilida a criação de jogos, com física realista. O Jogo Save Cubes HD, para iPad, mencionado mais acima, foi criado utilizando este programa. Tenhodando bastante destaque ao Gamesalad, criando tutoriais e video aulas para ele. Você encontra no menuTutoriais / Gamesalad, em nosso site.Gamesalad é gratuíto, porém possui uma versão paga por U$ 499 por ano, que permite adicionar links para páginas da web, e adicionar anúncios iAds da Apple, eu seus jogos. o iAds, é uma plataforma de anúncios da Apple, que permite que você adicione publicidade em seu jogo, de forma quepossa ganhar dinheiro, mesmo distribuindo o jogo gratuítamente. Segundo algumas fontes, é algo bem lucrativo.Gamesalad, permite criar jogos para i Phone, iPod Touch, iPad, e para Mac . Em breve também, poderá vender seus jogos criados com ele, na Mac App Store, assim terá mais uma forma de lucrar com seus jogos.http://www.youtube.com/watch?v=W9cHfhx9z9MAdobe Flash – Utilizando o Flash da Adobe , também é possível criar jogos, tanto para o iOs, quanto para o Android. Tanto que meu jogo, Copter Obstacles, mostrado no início do artigo, para Android, foi desenvolvido em flash. Porém, você precisará saber programar utilizando Action Script 3 (AS3), caso contrário nada feito.Algo que não gostei no Flash, foi que o desempenho final do jogo, não é nada bom. Tanto que tentei portar o Copter Obstacles para o iPad, e rodou muito devagar, ficando inviável, enquanto que no Android, rodou de forma razoável.Então posso afirmar, que provavelmente o Flash vai te deixar na mão, pois nem sempre será possível otimizar o suficiente seus jogos, para que rodem bem em ambas as plataformas.E se você não domina Action Script 3, e pretende aprender só para desenvolver para jogos para estes gadgets, te digo: Desista. Prefira 1000 vezes o Corona SDK, que é muito mais eficiente, e fácil de aprender também, etem um desempenho muito superior.Uma das únicas vantagens que encontrei em usar o Flash para fazer jogos para iPhone e Android, é o fato de que pode “compilar” jogos para iPhone no Windows. Mas isto não te salva de precisar do Mac OS, pois vocêainda precisará gerar os tais certificados, e ainda exportar para o Windows para que funcione. Um processo bem complicado.Unity3D – Este é um outro programa decriação de jogos, que permite tanto a criação de jogos para Windows, quanto pra Mac, iOs, Wii e em breve Android, PS3, Xbox 360…. A diferença, é que com ele, a criação de jogos é 3D. A versão básica, para iOs por exemplo custa $399 e a Pro $1,499

Nick: Arkades Games

Número de Mensagens: 87Especialidade: Sonoplasta, Music, RemixData de inscrição:03/04/2012

Page 27: The Makers - Revista Virtual

Noticias RecentesFuturo Game Maker Studio dando Dinheiro de Verdade !

lembrando que você não compra um tudo em 1, que compila para todas as plataformas disponíveis.http://www.youtube.com/watch?v=mI8Y-G9kVTMMuitos preferem jogos 3D, mas o processo de criação é muito mais complicado, pois você também precisará dos modelos 3D, em muitos casos, terá de os criar, ou baixar modelos disponíveis a venda, ou gratuitamente, por ai, e então nem sempre ficará do seu gosto, se você não é modelador. O tempo de desenvolvimento de um jogo 3D, também é superior a um jogo2D, principalmente a criação de cenários. Apesar de o Unity3D possuir um editor de mapas, que lhe permite posicionar facilmente os objetos onde você deseja, precisará programar se quiser fazer alguma coisa. Mas mesmo assim, é muito mais simples do que encarar o Objective C.Ufa, depois deste texto cansativo, acredito que você nem vai querer saberde outros programas para criar jogos para Windows, né?Mas vamos lá.Game Maker – Disponível para Windowse Mac , permite a criação de jogos de forma fácil e rápida, sendo um dos mais conhecidos programas de criação de jogos. É muito fácil de ser utilizado, tal como o Gamesalad, Drag & Drop.O Game Maker foi utilizado, na criaçãode muitos dos famosos clones de jogos do Mario.RPG Maker – Um dos mais populares programa para fazer jogos de RPG. Funciona também a base de Drag & Drop, e permite a criação de jogos realmente simples. Não há muito como fugir do padrão. Todos os jogos são vistos de cima. Permite a criação de jogos para Windows.É um estilo de jogo que realmente nãome atrai. Mas se você conseguir criar uma história convincente, possa ser visto por alguém neste mundo tão grande.Depois deste texto tão grande, é hora de pararmos por aqui…Minha recomendação é que, se você quer criar jogos para ganhar dinheiro, lembre-se que criar jogos para Windows por exemplo, não é uma boa alternativa para desenvolvedores independentes, pois não há muitas formas de rentabilização. Já, se você deseja desenvolver para iOs ou Android, será muito mais fácil ter seu jogo vendido. Muitas pessoas gostam de jogos simples, porém viciantes, que sejam bons passatempos, pois é comum quando as pessoas não terem o que fazer, por exemplo em um conjestionamento, em uma fila de banco, jogar para se distrair. Nestes casos, nada melhor que algo simples…Agora, se você já tem dinheiro, e não quer criar jogos para vender, pode escolher qualquer uma das alternativas…

e isso, alguem ai sabe a data exata do lancamento do game maker studio?

Nick: Arkades Games

Número de Mensagens: 87Especialidade: Sonoplasta, Music, RemixData de inscrição:03/04/2012

Page 28: The Makers - Revista Virtual

The Makers Versus

Sub Mar

Os Lendários Super Heróis

Batalha de Krivigan

Nome: Sub_MarPlataforma: Game Maker 8Gênero: Tiro

Nome: Batalha de KriviganPlataforma: Game Maker 8Gênero: Action Top View

Nome: Os Lendários Super HeróisPlataforma: Game Maker 8Gênero: Plataforma

Competidores:

Page 29: The Makers - Revista Virtual

The Makers Versus

Os Lendários Super... Batalha de Krivigan28% 14%

Sub_Mar 57%

Nome: Sub_MarPlataforma: Game Maker 8Gênero: Tiro Controles: W,S,A,D movimentaçãoJ e K para atirarEnter para acessar e PausarTamanho: 8 Mbs

Download

Page 30: The Makers - Revista Virtual

Sub_Mar

Nome: Sub_MarPlataforma: Game Maker 8Gênero: Tiro Controles: W,S,A,D movimentaçãoJ e K para atirarEnter para acessar e PausarTamanho: 8 MbsSub_Mar tecnicamente é um jogo de aprendizado, onde aprendi a trabalhar melhor o uso do draw e textos no GM, sem usar layouts prontos feitos corel. Também desenvolvi um sistema de diálogos do capitão Silva que será mostrado no mapa de fases, onde dependendo do desempenho do jogador, aparecerá uma frase de elogio ou cobrança, sistema esse que vou aprimorar num jogo mais profissional para o E-Games 2012, caso esse ano tenha.Enredo do jogo: No ano de 2029 o governo mundial contrata mercenários para furta água do Brasil, e os primeiros ataques conheçam nas três zonas de mares do litoral brasileiro. Sua missão é proteger o máximo de mares possíveis para expulsar os mercenários do país.Como jogar:Seu desafio é proteger 8 mares, divididos por sul, central e norte, através de somatória de pontos de 500 pontos para o primeiro mar (fácil), até 4000 para o oitavo mar(difícil), tendo um tempo limite de cinco minutos cada mar.

Não há boss, somente inimigos, mesmo assim o desafio de derrotar cada inimigos é questão de saber o momento certo de atacar ou esquivar das bombas, dois inimigos possuem IA, o que tornará o jogo mais dinâmico.

Considerações finais:Sub_Mar não é um jogo Blaster de fases supimpas cheias de cores e detalhes, como sitei no começo, é um jogo de aprendizado para algo maior, não me envolvi tanto como no jogo do Brazin, mas sem duvida aprendi mais coisas que prendendo aprimorar em jogos futuros, o vejo como um bom passatempo, espero que gostem

Nick: JotonNúmero de Mensagens: 632Idade: 24Especialidade: Platão e AristótelesData de inscrição:25/07/2010

Sobre o autor...

Page 31: The Makers - Revista Virtual

Sub_Mar

Um Jogo feito por Joton,na minha opinião é um jogo com a jogabilidade intuitiva com gráficos bem legais ,porém com programação ruim,e não foi exatamente isso que observei nesse jogo,porém o jogo poderia ter muita coisa a mais:•as bolinhas de oxigênio parecerem com bolhas•os gráficos serem mais bem “posicionados”•HUD mais intuitiva •coerência nos gráficos•o jogo poderia ter mais recursosEntre muitos outros,porém o jogo também tem muuuuita coisa boa por vir

Page 32: The Makers - Revista Virtual

Sub_Mar

Jogabilidade é um ponto muito alto no jogo,é um dos poucos jogos da GMBR que você fica animado nas fases e que você não pode ficar sem apertar um botão por 5 segundos senão você é atacado,a jogabilidade parece de um shotter aquático ,você tem que desviar dos objetos mortais e ao mesmo tempo criar objetos que matem os inimigos,a jogabilidade é aparentemente difícil,mas,ao passar um tempo jogando você pega o jeito,e a dificuldade fica regular,cada fase vai ficando mais difícil, os controles do game estão bem legais só não entendi o porque de atirar é “J” e “K” mas mesmo assim a jogabilidade é bastante interessante

Jogabilidade:

O Estilo “versus shotter” é muito atraente O Gráficos variam muito para cada fase

Page 33: The Makers - Revista Virtual

Sub_Mar

A Maioria dos gráficos não são originais,algumas imagens da história estão mal redimensionadas...o posicionamento do torpedo é muito ruim e do Barco também...a HUD na parte cima é muito ruim e os gradientes da água são muito mal trabalhados... O que chama mais atenção é a variação de gráficos para cada fase e os submarinos,as bolhas poderiam ser mais trabalhadas assim como a “saída” dos torpedos que quando mirado pra cima é surreal...as minas que ficam na água tem um visual bastante atraente assim como a areia,o menu não é intuitivo e não chama nenhuma atenção,mas é bom o jogo recebeu um B merecido em questão de gráficos

Gráficos:

Isso é um barco?se for está dando impressão que ele está navegando de baixo da água ou que ele está afundando,mas mesmo assim ele continua seu mudar seu eixo y,então é completamente surreal

As Bolhas estão ligeiramente com pouca transparência e não aparentam ser bolhas

Essa HUD está muito boa comparada a de cima

Page 34: The Makers - Revista Virtual

Sub_Mar

Sub_Mar é um jogo muito bom,é um ótimo passatempo,porém peca na utilização de recursos do Game Maker,adorei sua jogabilidade,realmente muuuuito boa,mas ai falta um power-up ou um chefão,opacidade nas bolhas e melhor utilização de gradientes

Conclusão:

Ganhador do Primeiro The Makers Versus

Joton

Page 35: The Makers - Revista Virtual

Ranking

CQ#11 Carros-ResultadoOs cálculos foram feitos por média ponderada.Assim, quanto mais próximo de 37.5 forem as notas, mais próximas do maior valor estão.

Todas as notas 'quebradas' foram arredondadas para cima. As que foram arredondadas estão acompanhadas da seta ↑.

Shatterhand2: 36↑

Cascavelo: 31

Saim: 28↑

Neutral: 24

Livsk: 23↑

William Lima: 18↑

Joqus: 15↑

theguitarmester: 6↑

O Resultado do décimo primeiro Concurso Quinzenal saiu

Page 36: The Makers - Revista Virtual

Download

CQ#11 Carros-ResultadoNeutralhttp://dl.dropbox.com/u/22691219/battle_car.zip

theguitarmesterhttp://gmbr.forumeiros.com/t21712-cq11-senhor-da-cidade-demo

William Limahttp://dl.dropbox.com/u/40305167/Battle%27s_tractor.zip

saimhttp://dl.dropbox.com/u/43478302/Games/Saim%20Kart.zip

cascavelohttp://gmbr.forumeiros.com/t21767-cq11-trilhas-demo-nome-provisorio

shatterhand22http://shatterhand.beatthegame.net/Race_n_Chase.rar

livskhttp://gmbr.forumeiros.com/t21770-cq11-crazy-license

joqushttp://cogumlos-em-toda-parte.googlecode.com/files/Cogumeos%20em%20toda%20parte.zip

Page 37: The Makers - Revista Virtual

Avaliação dos 3 primeiros colocados:CQ#11 Carros-Resultado

Jogabilidade

O objetivo do jogo é perseguir o carro de foras da lei evitando obstáculos diversos, como carros e pistas incompletas.A sensação é a de estar de fato jogando um jogo de atari, induzidos pelos sons 8bits e gráficos retro, com exceção da resolução de tela notavelmente superior.Certos obstáculos te fazem frustrado quando 'funcionam', mas é um tipo de dificuldade saudável ao jogo e necessário à jogabilidade.Jogabilidade simples, com deslocamento top view, salto e um mísseis.Acho que o único contra do jogo são os 'altos' tempos de recarga das habilidades. As mesmas se fazem necessárias constantemente e isso pode causar um certo desconforto...Sobre tudo, ótima jogabilidade.

Nota: 48

Audiovisual

O aspecto retro do jogo concede uma identidade perfeita a ele.Todos os fatores de gráficos e som se encaixam, exceto o fato de não haver uma música de fundo durante as fases, apenas o motor, o que deixa uma sensação de que falta algo.

Nota: 22

Originalidade/Criatividade

O jogo foi fruto de criatividade. E de originalidade também. Os modos foram bem trabalhados. Os recursos originais.

Total: 23/25

Média ponderada: 35,25

shatterhand2

Page 38: The Makers - Revista Virtual

Avaliação dos 3 primeiros colocados:CQ#11 Carros-Resultado

Jogabilidade

Este foi o jogo que me entreteve por mais tempo.De jogabilidade simples por mouse, o objetivo é atravessar a zona sobrevivendo aos obstáculos, que sempre evoluem em dificuldade conforme o jogo prossegue.O fluir do jogo é perfeito, graças ao método aparentemente impecável de verificação de angulo de rampa.O único detalhe é que com pouco tempo e sabendo como reagir você chega ao fim do jogo rápidamente (apenas 3 fases), mas nesse caso não se torna um problema pois um jogo do gênero com excesso de níveis se torna cansativo.

Nota: 45/50

Audiovisual

O visual do jogo é bem colorido, diversificado e agradável, sem diferença de estilo notável entre os gráficos.No entanto, as vezes o background treme durante a jogabilidade, levantando certa estranheza.Já o modo que as músicas foram empregadas poderia ser um pouco melhorados. As músicas reiniciam sempre que você falha em uma etapa, além do som de conclusão de fase soar estranho. Músicas com um pouco mais de tensão ou energia também poderiam fazer maravilhas...

Nota: 15/25

Originalidade/Criatividade

O jogo se adequou bem ao tema. É um jogo menos frequente de se ver. Um jogo criativo como um todo, mas faltou um pouquinho de criatividade nas fases. Em certas fases, você depende da sorte.

Total: 19/25

Média ponderada: 31

Cascavelo

Page 39: The Makers - Revista Virtual

Avaliação dos 3 primeiros colocados:CQ#11 Carros-Resultado

Jogabilidade

O objetivo do jogo é guiar o kart através da construção de trechos sem deixá-lo cair em trechos discordantes por mais tempo, aumentando a pontuação.Esse objetivo combinado a trechos gerados aleatoriamente que forçam o kart a desacelerar ou não tornam o planejamento do caminho mais interessante e complexo.Na verdade, lembra muito aqueles jogos de montar uma tubulação antes que o fluido chegue até a ponta ou a um ponto sem encaixe.É uma mistura de corrida contra o tempo com o gerenciamento das peças que lhe são oferecidas.Belo desafio.

Nota: 40

Audiovisual

Os gráficos foram muito simplistas... mas nada que subtraia ou interfira no objetivo do jogo, apenas poderia ser mais agradável.O jogo é abstraído de sons, o que diminui ainda mais o 'sentir o jogo'.

Nota: 9

Originalidade/Criatividade

O jogo é de kart, onde você monta o caminho. Foi criativo e desafiador. É relativamente original.

Total: 21/25

Média ponderada: 27,5

Saim

Page 40: The Makers - Revista Virtual

Informações

Todas os comentários aqui feitos foram autorizados pelos devidos autores,The Makers não vai ter somente uma Edição,na verdade ainda não temos um dia certo de parar de a fazer,a revista The Makers é baseada nas noticias do fórum Game Maker Brasil (Forumeiros) ele é o maior fórum de Game Maker do Brasil,essa Revista não tem nenhum fim econômico

2012-2012 The Makers®