tipos de computador

9
Introdução Após as investigações que fiz sobre os Tipos de Computador, ao longo deste trabalho irei abordar os seguintes tema: Computador, Mainframes, Supercomputador, Minicomputadores e Microcomputadores Uma breve introdução de seguinte tema acima indicado que sera desenvolvido ao longo do trabalho. Computador é o conjunto de artifícios electrônicos capazes de efectuar qualquer espécie de tratamento automático de informações ou processamento de dados. O computador é o elemento fundamental da Ciência da Informação, também descrita como informática. Mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações. Supercomputador é um computador de grande porte, com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória, empregado em pesquisas científicas e militares. Minicomputadores são computadores de médio porte adequados a tarefas como, por exemplo, o controlo de processos industriais e a gestão de sistemas multiutilizador. Estação de trabalho (do inglês Workstation) é um computador de medio porte, o nome genérico dado a computadores situados, em termos de potência de cálculo, entre o computador pessoal e o computador de grande porte, ou mainframe. Microcomputador é um computador de pequeno porte, que é utilizado para o uso pessoal ou para uso de um pequeno grupo de indivíduos. 1

Transcript of tipos de computador

Page 1: tipos de computador

Introdução

Após as investigações que fiz sobre os Tipos de Computador, ao longo deste trabalho irei abordar os seguintes tema: Computador, Mainframes, Supercomputador, Minicomputadores e Microcomputadores

Uma breve introdução de seguinte tema acima indicado que sera desenvolvido ao longo do trabalho.

Computador é o conjunto de artifícios electrônicos capazes de efectuar qualquer espécie de tratamento automático de informações ou processamento de dados. O computador é o elemento fundamental da Ciência da Informação, também descrita como informática.

Mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações.

Supercomputador é um computador de grande porte, com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória, empregado em pesquisas científicas e militares.

Minicomputadores são computadores de médio porte adequados a tarefas como, por

exemplo, o controlo de processos industriais e a gestão de sistemas multiutilizador.

Estação de trabalho (do inglês Workstation) é um computador de medio porte, o nome genérico dado a computadores situados, em termos de potência de cálculo, entre o computador pessoal e o computador de grande porte, ou mainframe.

Microcomputador é um computador de pequeno porte, que é utilizado para o uso pessoal ou para uso de um pequeno grupo de indivíduos.

1

Page 2: tipos de computador

Tipos de Computador

Os computadores podem ser classificados pelo porte. Existem os de grande porte, médio porte e pequeno porte:

Grande Porte

Supercomputador

Os primeiros supercomputadores foram criados na década de 1960 por Seymour Cray. Seymour Cray fundou sua própria empresa, a Cray Research, em 1970 e dominou o mercado da supercomputação durante 25 anos (1965-1990).

Na década de 70 a Universidade de Illinois montou em conjunto com a Burroughs Corporation o ILLIAC IV, um supercomputador que ficou famoso pelas dimensões.

A ficção científica abordou o tema num romance chamado "Colossus".

Hoje os supercomputadores são fabricados por empresas como NEC, SUN, IBM, HP, Apple e etc.

O supercomputador japonês MDGrape-3 da Riken passa a ocupar a posição mais desejada de um supercomputador, o primeiro lugar. O supercomputador é resultado de uma parceria da Hitachi, da Intel e da NEC, e consegue atingir a marca de 1 petaflop. Para atingir essa marca foram usados "apenas" 4.808

2

Grande PorteSupercomputador

Mainframe

Médio PorteMinicomputador

Estações de Trabalho

Pequeno PorteMicrocomputador

Desktop

Notebook

Page 3: tipos de computador

processadores, enquanto o BlueGene/L (segundo lugar) tem 130.000 processadores e tem 1/4 da capacidade do MDGrape-3. Para a construção do MDGrape-3 foram gastos 9 milhões de dólares, o que representa uma quantia de U$15 por gigaflop, uma merreca se comparado aos U$140 por gigaflop gastos no BlueGene/L. O poderoso supercomputador será usada pela indústria farmaceútica para criação de novas drogas.

Mainframe

São computadores que geralmente ocupam um grande espaço e necessitam de um ambiente especial para seu funcionamento, que inclui instalações de refrigeração (alguns usam refrigeração a água). Os mainframes são capazes de realizar operações em grande velocidade e sobre um volume muito grande de dados.

Os mainframes nasceram em 1946 e foram sendo aperfeiçoados. Em 7 de abril de 1964, a IBM apresentou o System/360, mainframe que, na época, foi o maior projeto de uma empresa. Desde então, outras empresas -- como a HP e a Burroughs (atual Unisys) -- lançaram seus modelos de mainframe. Existem mainframes em operação no mundo inteiro.

Contemporaneos aos /360 da IBM foram os Burrough B-200, B-300 e B-500 (de pequeno porte) e os B-5500 (de grande porte).

Posteriormente a IBM lançou a série /370, e a Burroughs por sua vez lancou as máquinas de terceira geração: B-3500 e B-6500, sucedidas pela série 700: B-3700 e B-6700.

No fim da década de 70, ao mesmo tempo que cresciam os sistemas destinados a grandes corporações, começaram a reduzir o tamanho de uma série das máquinas para chegar a clientes menores: a IBM lançou o /3 e a Burroughs a série B-1700 e posteriormente o B-700, máquinas de quarta geração, cujo software básico era escrito em MIL (Micro Implemented Language) e SDL (Software Development Language). Foram as primeiras máquinas Burroughs microprogramáveis, o que lhes dava uma flexibilidade impar. Estas máquinas marcaram o início do uso de circuitos integrados com tecnologia TTL com integração em média escala (MSI).

Atualmente a IBM produz quatro versões de mainframes, denominados System Z series, que modernizados, suportam diversos sistemas operacionais: z/OS®, z/OS.e, z/VM®, z/VSE™, VSE/ESA™, TPF, z/TPF e Linux on System z™.

Hoje, segundo especialistas, há uma forte tendência de crescimento para este setor, inclusive com as novas versões do Cobol (principal linguagem usada nos Mainframes) usando ambiente gráfico.

3

Page 4: tipos de computador

Médio Porte

Minicomputador

O minicomputador é um sistema computacional intermediário aos grandes mainframes (por exemplo o ENIAC) e os microcomputadores, ou computadores pessoais. Modernamente foram substituídos pelos chamados workstations, sistemas de médio alcance, ou, em suas versões mais recentes, os servidors, que prestam serviços a outros sistemas computacionais.

A empresa pioneira na tecnologia dos minicomputadores foi a DEC (Digital Equipment Corporation), vendida em 1998 para a Compaq.

Estação de trabalho

Estação de trabalho (do inglês Workstation) é o nome genérico dado a computadores situados, em termos de potência de cálculo, entre o computador pessoal e o computador de grande porte, ou mainframe.

No início da década de 1980, os pioneiros nesta área foram Apollo Computer e Sun Microsystems, que criaram estações de trabalho rodando UNIX em plataformas baseadas no microprocessador 68000 da Motorola.

4

Page 5: tipos de computador

Pequeno Porte

Microcomputador

Trata-se de um Computador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal (ou para uso de um pequeno grupo de indivíduos). A expressão "computador pessoal" é geralmente abreviada para a sigla PC, cujo significado em inglês é "personal computer". Também é muito comum utilizar o termo desktop para esta classe de computadores.

o Desktop

Em 1975, surgiu o Altair 8800, o primeiro "computador doméstico", em forma de kit para montar, não tinha teclado ou monitor e possuía apenas 256 bytes de memória. Apesar de sua capacidade irrisória, comparando com os padrões atuais, o "brinquedo" atraiu a atenção de centenas de pessoas que tinham a eletrônica como hobby.

Entre esses primeiros usuários estavam o calouro da Universidade de Harvard, William Gates III, e o jovem programador, Paul Allen, que juntos desenvolveram uma versão da linguagem "Basic" para o Altair. Pouco tempo depois, a dupla resolveu mudar o rumo de suas carreiras e criar uma empresa chamada Microsoft.

Em 1976, outra dupla de jovens, Steve Jobs e Steve Wozniak, iniciou outra empresa que mudaria o rumo da informática: a Apple.

Criados na garagem de Jobs, os 200 primeiros computadores foram vendidos nas lojas da vizinhança. Alguns meses depois, já em 1977, foi lançado o primeiro microcomputador como conhecemos hoje, o Apple II. O equipamento já vinha montado, com teclado integrado e era capaz de gerar gráficos coloridos.

Com o sucesso do Apple II, vieram o Visicalc (a primeira planilha eletrônica inventada), processadores de texto e programas de banco de dados. Os micros já podiam substituir os fluxos de caixa feitos com cadernos e calculadoras, máquinas de escrever e os arquivos de metal usados para guardar milhares de documentos. Os computadores domésticos deixaram então de ser apenas um hobby de adolescentes.

O uso profissional dos micros só deslanchou quando a IBM lançou o IBM-PC. A empresa dominava (e domina até hoje) o mercado de computadores de grande porte e, desde a primeira metade do século XX, máquinas de escrever com sua marca estavam presentes nos escritórios de todo mundo.

Em 1980, a IBM estava convencida de que precisava entrar no mercado da microinformática. Como não estava acostumada à agilidade do novo mercado, criado e dominado por jovens dinâmicos e entusiasmados, a gigantesca corporação decidiu que o PC não podia ser criado na mesma velocidade na qual ela estava acostumada a desenvolver novos produtos.

5

Page 6: tipos de computador

Por isso, a empresa criou uma força tarefa especial para desenvolver o novo produto. Assim, um grupo de 12 engenheiros liderados por William C. Lowe foi instalado em um laboratório em Boca Raton, na Flórida, longe dos principais centros de desenvolvimento da corporação que, até hoje, ficam na Califórnia e em Nova York.

Assim, a IBM conseguiu desenvolver o PC em cerca de um ano, um recorde para a empresa e um sucesso imediato. Entretanto, não foi duradouro. Em 1982, três ex-funcionários da Texas Instruments criaram a Compaq Computer Corp com o objetivo de criar um computador portátil compatível com o PC. Como quase todas as partes do microcomputador podiam ser compradas em qualquer loja especializada, o principal desafio era copiar o chip do BIOS sem violar a lei de patentes.

Depois do lançamento do primeiro microcomputador Compaq em 1983, dezenas de outros fabricantes usaram essa mesma técnica. Algumas empresas como a American Megatrends (AMI) e a Phoenix Technologies começaram a comercializar BIOS compatíveis com aqueles que eram usadas no PC e centenas de clones apareceram no mercado. Os preços e os lucros caíram e a IBM transformou-se em apenas um dos concorrentes a lutar em um mercado extremamente competitivo.

Outra decisão do grupo de trabalho de Boca Raton tornou Bill Gates o homem mais rico do mundo. Para funcionar, todo computador precisava de um software básico chamado sistema operacional. A Microsoft, que havia sido contratada apenas para desenvolver uma versão da linguagem Basic para o PC, indicou para os executivos da IBM a Intergalactic Digital Research, fundada e dirigida pelo pioneiro Gary Kildall, que produzia o CP/M, o melhor sistema operacional da época.

o Notebook

Notebook é um computador portátil, leve, designado para poder ser transportado e utilizado em diferentes lugares com facilidade. Geralmente um laptop contém tela de LCD (cristal líquido), teclado, mouse (geralmente um trackpad, área onde se desliza o dedo), unidade de disco rígido portas para conectividade via rede local ou fax/modem, gravadores de CD/DVD, sendo o disco flexível praticamente abolido. Este, porém, pode ser utilizado externamente através de uma porta USB.

A expressão deriva da aglutinação dos termos em inglês lap (colo) e top (em cima) significando computador portátil, em contrapartida aos desktop (em cima da mesa).

Laptops podem ser divididos em duas categorias: os portáteis, voltados especialmente aos que necessitam de um computador como acessório de trabalho, mas que locomovem-se com frequência entre um lugar e outro, e os desktops replacements, voltados a pessoas que querem computadores com alguma mobilidade, e com perfomance semelhante à de um computador de mesa.

Laptops portáteis são pequenos e leves, e são designadas de modo a fazerem com que suas baterias sejam capazes de abastecer o laptop por um longo

6

Page 7: tipos de computador

perído, quatro a cinco horas ou mais). Isto vem a custo de outras especificações do laptop, como RAM (raramente superior a 1 GB), placa de vídeo (raramente superior a 128 MB, compartilhado), velocidade do processador raramente superior a 1,8 GHz, e raramente mais do que 80 GB de espaço no hard drive. As telas mais comuns são as de 14" (ou 14,1" em widescreen) e 15" (ou 15,4" em widescreen).

Atuais desktops replacements, por outro lado, são designados de modo a possuirem perfomance comparável a bons computadores de mesa (1 GB ou mais de RAM, placa de video 512 Mb dedicado, 120 GB de espaço ou mais e até 2,8 GHz de velocidade do processador. Tais laptops, voltados aos que querem perfomance (para uso de aplicativos pesados, tais como jogos, por exemplo) são pesados, relativamente grandes (dificultando sua locomoção), e gastam rapidamente suas baterias (que raramente supera três horas, podendo diminuir para uma hora ou menos, no caso de aplicativos pesados). Desktop replacements comuns possuem entre 15 e 17 polegadas, embora alguns laptops possuam 19 ou mesmo 20 polegadas. Os últimos são raramente transportados de um lugar para outro ou utilizado fora de um estabelecimento sem tomada (por exemplo, em um avião), pelo fato que gastam muito rapidamente suas baterias (raramente mais do que 1,5 horas), e pelo seu peso e tamanho (que, ironicamente, tornam improvável o uso do laptop por cima do colo), fatores que limitam seu uso em lugares relativamente fixos.

Atualmente, muitos laptops são dotados de adaptadores de rede wireless, que possibilitam a conexão a redes de computadores sem fio. Essas redes podem ser instaladas em escritório, e já é muito comum encontrar também em residencias. Com os adaptadores wireless, os usuários de laptops podem acessar a internet em diversos estabelecimentos, tais como restaurantes e aeroportos, sem a necessidade de conectar fios, desde que esses locais ofereçam o serviço.

7

Page 8: tipos de computador

Conclusão

O presente trabalho foi investigado com pura vontade de expôr o mesmo perante qualquer leitor e, contudo elevar os conhecimentos na área de Computador pelo que é, sobretudo importante esta investigação.

Conclui-se que a cerca do tempo existiram 3 tipos de computadores Grande porte, Médio porte e Pequeno porte. Os de Grande Porte são para as grandes industrias, os de Médio Porte são para as pequenas industrias e os de Pequeno Porte são para o uso pessoal ou pequenas empresas.

8