TIPOS DE DISTRIBUIÇÃO- CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - Cópia

21
TIPOS DE DISTRIBUIÇÃO- CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO ETEC-SEBASTIANA AUGUSTA DE MORAES-CENTRO PAULA SOUZA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA ANDRADINA-2012

Transcript of TIPOS DE DISTRIBUIÇÃO- CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - Cópia

TIPOS DE DISTRIBUIÇÃO- CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

ETEC-SEBASTIANA AUGUSTA DE MORAES-CENTRO PAULA SOUZACURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA

ANDRADINA-2012

INTEGRANTES DO GRUPO: ANNA DE PAULA

IGORLUCIMAR APARECIDA

SAMAELTATYANI ANDRESSA

WILLIAMMATERIA: EXPEDIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

PROFESSORA: MICHELLY CUNHA

TIPOS DE DISTRIBUIÇÃO-CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

DISTRIBUIÇÃO É tudo o que pode ser utilizado para tornar o produto o serviço disponível ao cliente. É importante definir aqui que cliente não é apenas o consumidor final que compra o produto, mas também as empresas produtoras, os fornecedores e parceiros e ainda os revendedores.

DUAS CARACTERISTICA DO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO

É constituído basicamente,por 2 tipos:Atacadista e Varejista.• Tem a função de distribuir os produtos,de maneira eficiente (em tempo) e eficaz (em condições de uso),do fabricante ao consumidor.• Promove,negocia e financia os produtos do fabricante ao consumidor.

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO

É a operação realizada no canal de distribuição,envolvendo diversas etapas

como estoque,transporte e armazenamento de produtos desde o produtor até o

consumidor e vice-versa.

INDÚSTRIA-----ATACADO-----VAREJO-------CONSUMIDOR FINAL.

CANAL DE DISTRIBUIÇÃO

É o grupo de organizações,interdependentes,envolvido no

processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo do cliente final

ou organizacional.

OS OBJETIVOS DO CANALA) Diminuir o custo da distribuição para o produtor.

Ex. fabricante de automóveis e sua rede de concessionárias.

B) Aumentar o controle da distribuição.

Ex. distribuidores de bebidas.

C) Atender diretamente ao o consumidor.

Ex. troca de mercadorias avariadas.

D) Especializar o atendimento.

Ex. assistência técnica de lojas comerciais.

E) Promover o produto.

Ex. parcerias entre produtores e lojistas para lançamento e venda de pr.odutos

OUTROS OBJETIVOS DE CANAIS

- Disponibilizar produtos com rapidez;- Reforçar potencial de vendas;- Facilitar fluxo de informação e material;- Reduzir custos de forma integrada.

FUNÇÕES DO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO

- Induzir a demanda;

-Satisfazer a demanda;

-Serviços pós-compra;

-Troca de informações.

OS NIVEIS DO CANAL

• Nível zero ou canal direto: é a venda do produto direto ao consumidor, ou seja, fabricante ao consumidor.Ex. venda de porta-em-porta = Natura.• Nível Um: Indústria -> Varejo -> Consumidor.Ex. Grandes varejistas como o Carrefour ou o IMEC.• Nível Dois: Indústria -> Atacado -> Varejo -> Consumidor.Ex. Fabricantes de alimentos e medicamentos.• Nível Três: Indústria -> Distribuidor -> Atacado -> Varejo ->Consumidor.Ex. Multinacionais e grandes empresas.

EXISTEM 3 TIPOS DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO:

Canal direto–circuito em que não existem intermediários,isto é,o produto transita diretamente do produtor para o consumidor final.

Canal Curto–circuito em que não existem grossistas, isto é, o produto transita do produtor para um retalhista, ou número reduzido de retalhistas.

Canal Longo–circuito em que intervém o grossista e eventualmente outros intermediários tais como o importador ou o agente.

MODALIDADES DE DISTRIBUIÇÃO

Distribuição Extensiva – modalidade utilizada quando uma empresa pretendealcançar o maior número de pontos de venda do mercado, através de um canal de distribuição longo.Distribuição Exclusiva – baseia-se na concessão a um intermediário da exclusividade da distribuição do produto, em determinado território.É caracterizada por bens de venda exclusiva através de revendedores com direitos a distribuição de produtos/marcas do fabricante.Ex. Lojas de Informática e de confecção.

Distribuição Seletiva –nesta modalidade o produtor escolhe um número reduzido de distribuidores,aos quais normalmente são fixadas cotas de vendas,com a possibilidade de se estabelecer princípios de exclusividade de vendas num determinado território.É caracterizada pela seleção de poucos distribuidores dispostos a trabalhar somente com produtos do fabricante.

Ex. lojas de grife, franquias, revendas de automóveis

Distribuição Intensiva – utiliza-se esta modalidade como complemento às modalidades de distribuição Seletiva ou Extensiva quando é necessário concentrar esforços e capital em dados momentos e em certos canais de distribuição. É caracterizada por bens de conveniência,ou seja,é caracterizada pela facilidade de acesso ao bem através do grande número de pontos de venda.Ex. Cigarros, Cerveja, Alimentos em geral.

A ESTRUTURA DA DISTRIBIUÇÃO 

A) Processamento do Pedido: é o controle sobre a solicitação do cliente, crédito, volume disponível, etc.

Ex. Tigre Tubos e Conexões.

B) Depósitos: é o local para a estocagem e distribuição do produto.

Ex. Centro de Distribuição do Fontana. 

C) Estoque: é o volume de produtos acabados a disposição do consumidor.

Ex. Pão-de-Açúcar Supermercados.

D) Transporte: é o sistema de remessa que influencia no preço final, no prazo de entrega e nas condições do produto recebido pelo consumidor.

DESENVOLVIMENTO E MUDANÇA DE CANAL

Duas fontes:Fatores por parte da demanda:Facilitam a busca;Ajusta a discrepância do sortimento;

Fatores por parte da oferta:Criação de rotinas de transações;Redução no número de contatos. 

REGULAMENTO DO CANALContrato de Exclusividade:é o instrumento legal imposto pelo fornecedor a um distribuidor,proibindo-o de distribuir produtos de qualquer outro fornecedor.

Território Fechado de Venda:é a área geográfica que um distribuidor possui para revender,com exclusividade, o produto de um determinado fornecedor.

Contrato Casado:é o acordo em que o distribuidor fica obrigado a comprar os produtos de um ou mais fornecedores pré-determinados.

 Aquisição de Linha Completa:é a condição que o fornecedor impõem ao distribuidor,onde,este deve adquirir a linha completa do produto.

DEFINIÇÃO DE CANAL DE MARKETING.

“Um canal de Marketing é um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo” Marketing é a venda direta ao consumidor.

CONCLUSÃOEntre as variáveis de marketing, a distribuição vem assumindo um papel cada vez mais importante na dinâmica de mercado.

As empresas buscam valorizar suas marcas por meio do lançamento de produtos competitivos,com qualidade, tecnologicamente atualizados e com preço justo.A distribuição opera um esforço notável para diversificar os sortimentos de novos produtos e,sobretudo,para consolidar a imagem junto ao consumidor, trabalhando para estimular sua fidelidade.

A distribuição aumentou nitidamente a capacidade de atrair,satisfazer às necessidades do consumidor produzindo,ao mesmo tempo,o lucro necessário para tornar profícua a própria administração e fazer frente às crescentes exigências dos consumidores.

É justamente a compreensão das exigências dos clientes,nem sempre explicitadas com clareza,que constitui o fator-chave de sucesso da distribuição.