Tipos de mapas e escalas

33
TIPOS DE MAPAS E ESCALAS TIPOS DE MAPAS E ESCALAS Colégio Barroco Lopes – 2015 Colégio Barroco Lopes – 2015 Curso: Técnico em Meio Curso: Técnico em Meio Ambiente Ambiente Disciplina: Cartografia Disciplina: Cartografia Prof. Allan Prof. Allan

Transcript of Tipos de mapas e escalas

Page 1: Tipos de mapas e escalas

TIPOS DE MAPAS E ESCALASTIPOS DE MAPAS E ESCALAS

Colégio Barroco Lopes – 2015Colégio Barroco Lopes – 2015Curso: Técnico em Meio AmbienteCurso: Técnico em Meio AmbienteDisciplina: CartografiaDisciplina: CartografiaProf. AllanProf. Allan

Page 2: Tipos de mapas e escalas

TIPOS DE MAPAS E ESCALASTIPOS DE MAPAS E ESCALAS p3p3

Cartas topográficasCartas topográficas

Exercícios complementaresExercícios complementares

Page 3: Tipos de mapas e escalas

Carta TopográficaCarta TopográficaTopografia Topografia topo = lugar topo = lugar

grafia = descriçãografia = descrição

- A arte de representar no papel a configuração de uma - A arte de representar no papel a configuração de uma porção do terreno com todos os seus acidentes e objetos porção do terreno com todos os seus acidentes e objetos que se achem na superfície.que se achem na superfície.

- Representação gráfica de um terreno com suas - Representação gráfica de um terreno com suas formasformas

naturais e artificiais.naturais e artificiais.

- A informação topográfica representada nas plantas ou - A informação topográfica representada nas plantas ou cartas topográficas é cartas topográficas é georeferenciada e associada a um georeferenciada e associada a um sistema de projeção cartográfica, datada, selecionada e sistema de projeção cartográfica, datada, selecionada e classificada.classificada.

- Topografia pode ser entendida como parte da Geodésia = - Topografia pode ser entendida como parte da Geodésia = ciência que tem por objetivo determinar a forma e a ciência que tem por objetivo determinar a forma e a dimensão da Terra. dimensão da Terra.

Page 4: Tipos de mapas e escalas

Representação do relevoRepresentação do relevoAs cartas em escalas pequenas geralmente As cartas em escalas pequenas geralmente hachuras, cores ou hachuras, cores ou pontos cotadospontos cotados

As cartas em grande escala As cartas em grande escala curvas de nível (maior exatidão) curvas de nível (maior exatidão)

- Quanto à exatidão - Quanto à exatidão o o Decreto n. 89.817, de 20 de junho de 1984Decreto n. 89.817, de 20 de junho de 1984, que estabelece as , que estabelece as

instruções reguladoras de Normas Técnicas da Cartografia Nacional, instruções reguladoras de Normas Técnicas da Cartografia Nacional, assim determinou, no seu artigo 8: "as cartas quanto à sua exatidão assim determinou, no seu artigo 8: "as cartas quanto à sua exatidão devem obedecer ao Padrão de Exatidão Cartográfica, PEC, o devem obedecer ao Padrão de Exatidão Cartográfica, PEC, o seguinte critério, abaixo indicado:seguinte critério, abaixo indicado:

1. Noventa por cento dos pontos bem definidos numa carta, quando 1. Noventa por cento dos pontos bem definidos numa carta, quando testados no terreno, não deverão apresentar erro superior ao Padrão testados no terreno, não deverão apresentar erro superior ao Padrão Cartográfico-Planimétrico estabelecido.Cartográfico-Planimétrico estabelecido.2. Noventa por cento dos pontos isolados de altitude, obtidos por 2. Noventa por cento dos pontos isolados de altitude, obtidos por interpolação de curva de nível, quando testados no terreno, não interpolação de curva de nível, quando testados no terreno, não deverão apresentar erro superior ao Padrão de Exatidão deverão apresentar erro superior ao Padrão de Exatidão Cartográfico-Altimétrico estabelecido". Cartográfico-Altimétrico estabelecido".

Page 5: Tipos de mapas e escalas

Representação do relevo em cartas c/ Representação do relevo em cartas c/ escala pequenaescala pequena

Pontos cotados Pontos cotados ponto com uma referência à ponto com uma referência à altitude medida da distância vertical entre o altitude medida da distância vertical entre o ponto e o nível do mar.ponto e o nível do mar.

Hachuras Hachuras são uma espécie de pintura que são uma espécie de pintura que serve para salientar algumas porções do relevo.serve para salientar algumas porções do relevo.

Cores hipsométricas Cores hipsométricas Hipsometria é uma Hipsometria é uma técnica de representação da elevação de um técnica de representação da elevação de um terreno através de cores.terreno através de cores.

Page 6: Tipos de mapas e escalas

Pontos cotadosPontos cotados

Planta de pontos cotados

Page 7: Tipos de mapas e escalas

HachurasHachuras

Page 8: Tipos de mapas e escalas

CoresCores

Escala de cores Hipsométrica e Batimétrica

Page 9: Tipos de mapas e escalas

Representação do relevo em cartas c/ Representação do relevo em cartas c/ escala grandeescala grande

Curvas de nível (isoípsas)Curvas de nível (isoípsas) Linhas imaginárias no terreno, Linhas imaginárias no terreno, ao longo do qual todos os pontos do terreno estão na mesma ao longo do qual todos os pontos do terreno estão na mesma altitude.altitude.

Indicam uma distância vertical acima, ou abaixo, de um plano Indicam uma distância vertical acima, ou abaixo, de um plano de nivel zero - Cada curva de nível tem um valorde nivel zero - Cada curva de nível tem um valor

A distância vertical entre as curvas de nível é A distância vertical entre as curvas de nível é equidistanteequidistante - Equidistância = distância vertical, constante, que separa - Equidistância = distância vertical, constante, que separa

curvas de nível consecutivas.curvas de nível consecutivas.

Para a finalidade de ser facilitada a leitura e a identificação de Para a finalidade de ser facilitada a leitura e a identificação de cada curvacada curva

adota-se o sistema de apresentar, dentro de um mesmo adota-se o sistema de apresentar, dentro de um mesmo sistema ou intervalo altimétrico, determinadas curvas, sistema ou intervalo altimétrico, determinadas curvas, mediante um traço mais grosso mediante um traço mais grosso

chamadas "mestras", assim como as outras, finas, chamadas "mestras", assim como as outras, finas, denominam-se "intermediárias". denominam-se "intermediárias".

Page 10: Tipos de mapas e escalas

Equidistância das curvasEquidistância das curvas

EscalaEscala EquidistânciaEquidistância Curvas mestrasCurvas mestras

1:25.0001:25.000 10 m10 m 50 m50 m

1:50.0001:50.000 20 m20 m 100 m100 m

1:100.0001:100.000 50 m50 m 250 m250 m

1:250.0001:250.000 100 m100 m 500 m500 m

1:1000.0001:1000.000 100 m100 m 500 m500 m

OBS: 1) A curva mestra é a quinta (5ª) curva dentro da eqüidistância normal.2) Eqüidistância não significa a distância de uma curva em relação à outra, e sim a altitude entre elas, ou seja, o desnível entre as curvas.

Page 11: Tipos de mapas e escalas

Identificação das curvas mestrasIdentificação das curvas mestras

Page 12: Tipos de mapas e escalas
Page 13: Tipos de mapas e escalas
Page 14: Tipos de mapas e escalas

Algumas propriedades das curvas de nívelAlgumas propriedades das curvas de nível

São curvas fechadas que nunca se interrompem São curvas fechadas que nunca se interrompem exceto para indicação de sua altitude (no caso da exceto para indicação de sua altitude (no caso da curva mestra).curva mestra).

- Duas curvas de nível jamais se cruzarão.- Duas curvas de nível jamais se cruzarão. - As curvas de nível tendem a ser quase que - As curvas de nível tendem a ser quase que

paralelas entre si paralelas entre si

Quanto menor a Quanto menor a equidistânciaequidistância das curvas de nível das curvas de nível melhor a representação do relevo (mais detalhes).melhor a representação do relevo (mais detalhes).

Quanto menor a Quanto menor a distânciadistância entre as curvas de nível (na entre as curvas de nível (na carta) maior é a inclinação do terreno e vice-versa.carta) maior é a inclinação do terreno e vice-versa.

- Terrenos planos apresentam curvas de nível mais - Terrenos planos apresentam curvas de nível mais espaçadas; em terrenos acidentados as curvas de espaçadas; em terrenos acidentados as curvas de nível encontram-se mais próximas uma das outrasnível encontram-se mais próximas uma das outras

Page 15: Tipos de mapas e escalas

Algumas propriedades das curvas de nívelAlgumas propriedades das curvas de nível

As curvas de nível formam um "M" acima das confluências fluviais

Em geral, as curvas de nível forma um "U" nas elevações, cuja base aponta para o pé da elevação

Page 16: Tipos de mapas e escalas

As formas do relevo e sua representaçãoAs formas do relevo e sua representaçãoPrincipais formas do relevo.Principais formas do relevo.

Vertentes Vertentes superfície topográfica que se desenvolve superfície topográfica que se desenvolve entre o cimo (topo) de um relevo e vale adjacenteentre o cimo (topo) de um relevo e vale adjacente

Elevações Elevações Tergo, dorso, interflúvioTergo, dorso, interflúvio (linha de festo, (linha de festo, cumieira, monte): forma convexa resultante da fusão de cumieira, monte): forma convexa resultante da fusão de duas vertentes. As curvas de nível são em “U” e as de duas vertentes. As curvas de nível são em “U” e as de menor altitude envolvem as de maior altitude.menor altitude envolvem as de maior altitude.

Depressões Depressões Colos ou portelas, ponto baixo notável Colos ou portelas, ponto baixo notável ao longo de uma linha de cumieira.ao longo de uma linha de cumieira.

- Vale - Vale forma concava que resulta da junção de duas forma concava que resulta da junção de duas vertentes, a linha definida pela intersecção das margens vertentes, a linha definida pela intersecção das margens do vale é o talvegue (córrego) do vale é o talvegue (córrego)

– – os vales são representados por curvas de nível em “U” os vales são representados por curvas de nível em “U” ou em “V” em que a maior altitude envolve a menorou em “V” em que a maior altitude envolve a menor

Page 17: Tipos de mapas e escalas

Divisor de águasDivisor de águas

curvas de menor altitude envolvem as de maior altitude. A união dos curvas de menor altitude envolvem as de maior altitude. A união dos pontos A, B, C, D,... produz uma linha denominada linha divisória ou pontos A, B, C, D,... produz uma linha denominada linha divisória ou divisor divisor de águasde águas. .

É esta linha a responsável pela divisão das águas da chuva que caem no É esta linha a responsável pela divisão das águas da chuva que caem no terreno. terreno. - O conhecimento desta linha é muito importante nos estudos de O conhecimento desta linha é muito importante nos estudos de bacias hidrográficas; elas representam os limites entre bacias.bacias hidrográficas; elas representam os limites entre bacias.

Page 18: Tipos de mapas e escalas

Linha do talvegueLinha do talvegue

A linha que resulta da união dos pontos A, B, C, D,... de maior A linha que resulta da união dos pontos A, B, C, D,... de maior curvatura (pontos de inflexão da curva) denomina-se curvatura (pontos de inflexão da curva) denomina-se linha de linha de thalwegthalweg. Esta linha representa a linha de intersecção de duas . Esta linha representa a linha de intersecção de duas ladeiras opostas e por onde escorrem as águas que descem ladeiras opostas e por onde escorrem as águas que descem das mesmasdas mesmas..

Page 19: Tipos de mapas e escalas

Divisor e dois talveguesDivisor e dois talvegues

Page 20: Tipos de mapas e escalas

Forma do terreno - gargantaForma do terreno - garganta

Obs - veja que, a falha (depressão) no divisor permite, por exemplo, uma passagem interligando dois vales. Esta situação topográfica é muito explorada em implantação de rodovias, pois evita a execução de outras obras mais onerosas (túneis) para a transposição do maciço.

Page 21: Tipos de mapas e escalas

Representação de trecho de um rio Representação de trecho de um rio

--------Planicie Fluvial

Page 22: Tipos de mapas e escalas

Elevação

Page 23: Tipos de mapas e escalas

Depressão

Page 24: Tipos de mapas e escalas

--------------Divisor d´água

-----------------------------------------------------------------------------------Curva mestra (200)

---------------------------------------Planicie fluvial (20)

-----------------------------------------------Talvegue

--------------Curva Interm (260)

---------------------------------------------------------------Ponto cotado

---------------------------------------------------------------Relevo Ingríme

----------------------------------------------Nível de base (0)

Page 25: Tipos de mapas e escalas

Perfil topopgráficoPerfil topopgráfico

Page 26: Tipos de mapas e escalas

Perfil topopgráficoPerfil topopgráfico

No desenho do perfil, devem ser tomados estes cuidados:

1) Partir da altitude exata em qualquer extremidade;2) Distinguir entre descidas e subidas, quando existem duas curvas sucessivas de igual valor;3) Desenhar rigorosamente os contornos dos picos (se pontiagudos, se achados).

Page 27: Tipos de mapas e escalas

Formação escarpada e suaveFormação escarpada e suave

Page 28: Tipos de mapas e escalas

Formação CôncovaFormação Côncova

Page 29: Tipos de mapas e escalas

Formação ConvexaFormação Convexa

Page 30: Tipos de mapas e escalas

Exercícios complementaresExercícios complementares

1-) Qual é a equidistância das linhas?

2-) Elabore o perfil topográfico do ponto A ao B.

3-) Com base na figura e no perfil topográfico é correto afirmar

que o relevo do terreno é pouco ou muito inclinado? Por quê?

Observe a figura e responda:

Page 31: Tipos de mapas e escalas

RespostasRespostas1-) A equidistância das curvas é de 50 metros.

------------------------------------------------- - - - - - -

0 1000 1500 2000 2500 3000 3500 m.

----

----

----

----

----

-

-----

800 m750----700----650----600----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

---

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

---

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

---

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

--

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

-

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

----

---

2-)

3-) Com base na figura e no perfil topográfico é coreto afirmar que o terreno é pouco inclinado. A figura indica que as curvas de nivel (equidistância de 50 metros) estão distantes. De acordo com o perfil topográfico, do ponto A ao B o terresno possuí aproximadamente 3,5 km, sendo que quase 2,5 km possuí provavelmente menos que 50 metros de inclinação. No restante do terreno, o perfil topográfico indicou que em 1 km o terrenou variou em 50 metros. E o seu trecho mais inclinado ocupa aproximadamente 250 metros

Escala 1:100.000

Page 32: Tipos de mapas e escalas

Escala 1: 30.000

1-) Assinale com (V) as afirnações verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) cada 1 cm na carta equivale a 3 km no terreno.( ) o ponto 1 é o local onde o relevo é mais plano e, o ponto 2 é o mais ingríme( ) o ponto 2 encontra-se na planície fluvial( ) o rio principal corre no sentido noroeste (NO) para o sudeste (SE)( ) A equidistância das curvas de nível é de 25 metros.( ) Na representação a distância entre o ponto 1 e 2 é de 5,0 cm, logo a distância desses pontos no relevo é de 1,5 Km.( ) O ponto y é o menos adequado para a instalação de uma torre de transmissão.

A--------Y--------------------------------------------B

2-) Elabore o perfil topográfico do ponto A ao ponto B, como também indique a distância real entre eles em Km.

Page 33: Tipos de mapas e escalas