Tipos de reprodução

23
Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados ©2013. www.tioronni.com.br

description

SITE: www.tioronni.com.br E-MAIL: [email protected]

Transcript of Tipos de reprodução

Page 1: Tipos de reprodução

Criado e Desenvolvido por:

Todos os direitos são reservados ©2013. www.tioronni.com.br

Page 2: Tipos de reprodução
Page 3: Tipos de reprodução

REPRODUÇÃO

Processo biológico que permite aos seres vivos a perpetuação da espécie, através do número de indivíduos ou de modificações dos mesmos.

A reprodução, diferentemente das demais características dos seres vivos, ê indispensável para a conservação da espécie, mas não para o indivíduo. Entre eles há

uma grande variedade de tipos de produção, existentes em função do processo de adaptação e da seleção natural. Eles estão classificados em dois grandes grupos.

Reprodução sexuada ou gâmica.

Reprodução assexuada ou agâmica.

Page 4: Tipos de reprodução

Na reprodução sexuada há três características básicas:

a) Produção de células haplóides por meiose (gametas).

b) União de 2 células haplóides para formar um novo indivíduo diplóide.

c) Formação de seres geneticamente diferente dos genitores.

Do ponto de vista evolutivo, este tipo de reprodução pode aumentar a probabilidade de uma espécie sobreviver as modificações do meio ambiente (capacidade adaptativa). A união dos gametas (cariogamia) provoca novas combinações de cromossomos, no descendente, levando variações nas suas características aumentando a possibilidade de evolução de espécie.

Reprodução sexuada existe tanto em animais quanto em vegetais, sendo mais comum e evidente nos primeiros. Os gametas se formam em órgãos especiais denominados gônadas ou glândulas sexuais. As gônadas e gametas recebem denominações diferentes, dependendo de o indivíduo ser animal ou vegetal.

REPRODUÇÃO SEXUADA

Page 5: Tipos de reprodução

Esta situação verifica-se quando os descendentes são produzidos por um único progenitor, sem a participação de estruturas reprodutoras especiais.

Muito comum em plantas, nos animais multicelulares é mais comum em formas aquáticas sésseis ou flutuantes simples (esponjas, cnidários e tunicados), embora possa ocorrer em formas mais complexas como planárias, poliquetas e mesmo vertebrados. É, no entanto, a forma de reprodução principal em protistas.

A reprodução assexuada só é possível devido ao fenômeno de divisão nuclear da mitose, pelo qual uma célula-mãe origina duas células-filhas, exatamente com a mesma informação genética (salvo ocorram mutações), ou seja, clones.

A mitose, a base da reprodução assexuada, tem um importante papel na vida dos organismos.

Dado o rigor com que, na grande maioria dos casos, a duplicação do DNA de faz neste processo, a mitose permite:

• Crescimento – um organismo aumenta o seu número de células através de mitoses sucessivas, onde o conteúdo nuclear se mantém inalterado;

• Renovação – a substituição de células velhas ou danificadas permite a manutenção do corpo do organismo em condições ótimas;

• Regeneração – substituição de órgãos ou partes de órgãos, como caudas de lagartixa ou braços de estrelas-do-mar.

http://www.simbiotica.org

REPRODUÇÃO ASSEXUADA

Page 6: Tipos de reprodução

ISOGAMIA Quando o gameta masculino e feminino possuem mesmo tamanho e forma, ambos

são móveis.

ANISOGAMIA Quando o gameta masculino e feminino possuem a mesma forma porém tamanho

diferente, ambos são móveis.

OOGAMIA Quando o gameta masculino e feminino possuem tamanho e forma diferentes, apenas

um é móvel.

MONÓICOS Diz-se do indivíduo que apresenta dois sexos; o mesmo que hermafrodita.

DIÓICOS São seres que apresentam sexos separados; apresentam sexo masculino e feminino

http://www.infonet.com.br

TERMOS DE REPRODUÇÃO

Page 7: Tipos de reprodução

AUTOGAMIA: Ocorre apenas em seres hermafroditas; ambos os gametas que vão se fecundar são provenientes da mesma célula-mãe.

TIPOS DE REPRODUÇÃO SEXUADA

CONJUGAÇÃO: Quando ocorre troca de material genético entre indivíduos unicelulares, após essa troca estão aptos a se dividirem. Ex. Cianofíceas e algas filamentosas.

Page 8: Tipos de reprodução

FECUNDAÇÃO CRUZADA: Quando ocorre fertilização (anfimixia) entre indivíduos de sexos diferentes.

TIPOS DE REPRODUÇÃO SEXUADA

NEOTENIA: Quando ocorre reprodução durante a fase larvária.

Page 9: Tipos de reprodução

PARTENOGÊNESE: Quando o óvulo não fecundado desenvolve formando um indivíduo sexualmente viável á reprodução. Ex. Abelhas, formigas, pulgões, térmitas, crustáceos.

TIPOS DE REPRODUÇÃO SEXUADA

PEDOGÊNESE: a ocorrência de partenogênese na fase larvária, produzindo outras larvas. Um exemplo típico é o, que realiza pedogênese no interior do caramujo.

Page 10: Tipos de reprodução

POLIEMBRIONIA: Quando ocorre a formação de vários embriões a partir de apenas uma célula ovo. Ex. Tatu

TIPOS DE REPRODUÇÃO SEXUADA

CISSIPARIDADE: divisão direta binária de uma célula que se biparte em vários indivíduos; ocorre apenas em seres unicelulares. O mesmo que BIPARTIÇÃO ou DIVISÃO BINÁRIA.

Page 11: Tipos de reprodução

GEMULAÇÃO: Tipo de reprodução onde surgem brotos que crescem ligados ao organismo inicial e que podem, ou não, se desprender em certa época da vida. Ex. Hidra.

TIPOS DE REPRODUÇÃO SEXUADA

ESPORULAÇÃO: Corresponde a formação de células para reprodução, as quais não necessitam realizar fecundação. Ex. Fungos, bactérias e protozoários.

Page 12: Tipos de reprodução

ESQUIZOGONIA: Tipo de reprodução típica dos protozoários esporozoários; a célula sofre sucessivas divisões do seu núcleo, acompanhadas, depois, se idêntico número de divisões no citoplasma. Ex. Plasmodium malariae.

TIPOS DE REPRODUÇÃO SEXUADA

LACERAÇÃO: Tipo de reprodução onde ocorre a fragmentação traumática espontânea do corpo do indivíduo com posterior regeneração das partes fragmentadas. Ex. Planária.

Page 13: Tipos de reprodução

REGENERAÇÃO: Tipo de reprodução onde ocorre reconstituição da parte do corpo lesada ou perdida. Ex. Planária, estrela-do-mar.

TIPOS DE REPRODUÇÃO ASSEXUADA

ESTROBILIZAÇÃO: designa-se a reprodução assexuada observada em alguns pólipos de celenterados, os quais fragmentam o seu pé em numerosos segmentos, chamados éfiras ou efirulas. Cada éfira se destaca, desenvolve-se e constitui-se depois nova medusa. O nome estrobilizaçao foi dado porque o pé do pólipo assume um aspecto que lembra a fileira de segmentos do estróbilo (corpo formado de anéis) de uma tênia.

Page 14: Tipos de reprodução

OVÍAPRO – Botam ovos e o desenvolvimento embrionário deles ocorre principalmente fora do corpo materno. Os embriões dependem de material nutritivo presente nos ovos para seu desenvolvimento. Ex.: aves.

TIPOS DE OVOS

OVOVÍAPRO – Retêm os ovos dentro do corpo até a eclosão, e os embriões também se alimentam das reservas nutritivas presente no ovo. Ex.: lebistes.

VIVÍAPRO – Os embriões dependem diretamente da mãe para sua nutrição, que ocorre por meio de trocas fisiológicas entre mãe e feto. Ex.: homem.

Page 15: Tipos de reprodução

ESPERMATOZÓIDES

Page 16: Tipos de reprodução

ESPERMATOGÊNESE

Page 17: Tipos de reprodução
Page 18: Tipos de reprodução

OVULOGÊNESE

Page 19: Tipos de reprodução

APARELHO REPRODUTOR MASCULINO

Page 20: Tipos de reprodução

A FORMAÇÃO DO ESPERMA

O esperma é um líquido leitoso, constituído por 10% de espermatozóides e 90% de fluido seminal. O fluido seminal é formado nas glândulas internas (as vesículas seminais e a próstata) e constitui um meio nutritivo e protetor para os espermatozóides. Em cada mililitro de esperma, existem aproximadamente 100 milhões de espermatozóides.

A EJACULAÇÃO

Para que o esperma seja ejetado é necessário que ocorra uma ereção e uma ejaculação. A primeira é produzida quando, devido a estímulos sexuais, o sangue flui para o pênis que, normalmente flácido, aumenta de tamanho, endurece e se ergue. A ejaculação ocorre quando os estímulos sexuais tornam-se mais intensos e as vias genitais se contraem de maneira brusca, expulsando o esperma para a uretra e daí para o meio externo.

Em cada ejaculação, são expulsos cerca de 3 ou 4 mililitros de esperma, contendo entre 300 e 400 milhões de espermatozóides.

FONTE: http://www.klickeducacao.com.br

APARELHO REPRODUTOR MASCULINO

Page 21: Tipos de reprodução

APARELHO REPRODUTOR FEMININO

Page 22: Tipos de reprodução

APARELHO REPRODUTOR FEMININO

www.tioronni.com.br

Page 23: Tipos de reprodução

OBRIGADO