Tipos de Sistema Da Informação

12
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PABLO VELASCO MASCARENHAS GARCEZ PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL: Estudo de Caso: Tipos de Sistema da Informação, no cenário da “Nossa Locadora de Livros”.

Transcript of Tipos de Sistema Da Informação

Page 1: Tipos de Sistema Da Informação

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADOCURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

PABLO VELASCO MASCARENHAS GARCEZ

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL:Estudo de Caso: Tipos de Sistema da Informação, no cenário da “Nossa

Locadora de Livros”.

Santiago2012

Page 2: Tipos de Sistema Da Informação

PABLO VELASCO MASCARENHAS GARCEZ

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL:Estudo de Caso: Tipos de Sistema da Informação, no cenário da “Nossa

Locadora de Livros”.

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR VIRTUAL - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividade Interdisciplinar.

Professores. Adriane LoperEverson MoraisMerris MozerThiago Nunes BazoliVeronice de Freitas

Santiago2012

Page 3: Tipos de Sistema Da Informação

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2. OBJETIVO........................................................................................................3

3. DESENVOLVIMENTO......................................................................................4

4. CONCLUSÃO...................................................................................................8

REFEFERÊNCIAS................................................................................................9

Page 4: Tipos de Sistema Da Informação

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho se refere ao estudo de uma ou várias soluções de TI (Tecnologia da Informação), para aperfeiçoar um ambiente de trabalho de uma empresa, oferecendo sistemas de informação adequados a empresa em questão. Neste caso a empresa é a “Nossa Locadora de Livros”, como o próprio nome sugere, é uma locadora de livros. Esta empresa atua na região central da cidade de São Paulo desde 1990, e iniciou seu processo de informatização em 1995, para agilizar os processos de locação e melhorar o controle, não só das locações como também outras áreas internas da empresa, como estoque, financeiro e setor de compras.

2. OBJETIVO

O objetivo deste estudo é analisar os diversos tipos de sistema da informação para poder apresentar uma solução de TI compatível e eficiente para a empresa “Nossa Locadora de Livros” mediante o estudo de caso da mesma.

Page 5: Tipos de Sistema Da Informação

3. DESENVOLVIMENTO

3.1. Síntese das características dos principais Sistemas de Informação utilizados atualmente.

3.1.1. Sistema de Informação Operacional

São os sistemas mais básicos dentro de uma organização, são responsáveis pela coleta e distribuição simples de todo o conhecimento da organização, é como se fosse a matéria prima bruta, utilizada em processos rotineiros como folha de pagamento ou listagem do quadro de funcionários, por exemplo, que mais tarde pode vir a ser a base para sistemas mais complexos.

3.1.2. Sistema de Informação Gerencial

O Sistema de Informação Gerencial, utilizam e transformam os dados captados pelo Sistema de Informação Operacional, para melhor auxiliar o setor gerencial das organizações, oferecendo relatórios e informações mais detalhadas e organizadas, auxiliando assim no planejamento e tomada de decisões, para um melhor controle da organização.

3.1.3. Sistema de Suporte a Decisão

São sistemas mais avançados que os Sistemas de Informação Gerencial, pois oferecem uma maior interatividade com o usuário, alem de modelos que ajudam na resolução de problemas, dando assim um maior apoio na tomada de decisões.

3.1.4. Sistema de Suporte Executivo

Utiliza-se de tecnologia avançada para a geração de gráficos e relatórios que auxiliam no planejamento estratégico das organizações, não são projetados para resolver problemas específicos, e sim para orientar o setor gerencial na tomada de decisões, o que conseqüentemente pode solucionar um problema indiretamente.

3.1.5. Sistema de Informação Estratégica

Voltados para os cargos administrativos mais altos dentro de uma organização, como o presidente da empresa ou gerente geral, agrupa e organiza de forma mais clara, geralmente em forma de gráficos, os dados gerados pelos sistemas de informação gerencial, facilitando a tomada de decisões da alta cúpula administrativa.

3.1.6. Sistema de Automação de Escritório

São os mais comuns dentro de uma empresa, e são utilizados visando uma maior produtividade em um ambiente de escritório, como exemplos desses sistemas temos o Microsoft Office e o BrOffice.

3.1.7. Sistema de Informação Especialista

Como o próprio nome diz, são sistemas especializados, desenvolvidos para um propósito especifico e são ligados ao campo da inteligência artificial e

Page 6: Tipos de Sistema Da Informação

baseados em conhecimentos de especialistas, são projetados geralmente com regras que imitam o conhecimento de especialistas ou peritos na área em que ele será utilizado, são desenvolvidos e utilizados para resolver problemas específicos e que normalmente necessitariam da analise de vários especialistas e/ou da análise de uma grande quantidade de detalhes para se chegar a um resultado satisfatório. Podem resolver problemas como se fosse um perito na área, porem com mais rapidez e precisão, pode literalmente aprender mais, podem ensinar, pois é possível verificar como ele chegou a determinada decisão e podem ser usados também para extrair informações de imagem e não só de textos, um exemplo de um sistema especialista são os softwares de diagnóstico médico, que auxiliam os médicos na identificação e diagnóstico de doenças.

3.1.8. Sistema de Informação para Operações

É um sistema que se utiliza de dados de todos os setores operacionais da organização, como marketing, recursos humanos, produção, contabilidade, finanças, centralizando os dados de todos os setores para que cada setor tenha os dados necessários para realizar suas funções de acordo com o necessário, e assim fazendo a organização poupar tempo e dinheiro, evitando o desperdício e o retrabalho.

3.1.9. ERP – Enterprise Resource Planning

O ERP, ou Planejamento de Recursos do Empreendimento em português, funciona com um banco de dados integrado como o sistema de informação para operações, porem de uma forma mais avançada e eficaz, oferecendo o cruzamento de dados entre departamentos, auxiliando assim na tomada de decisões estratégicas.

3.1.10. CRM – Customer Relationship Manager

O CRM, é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente, utilizada geralmente em conjunto com o ERP, para conhecer o cliente e suas preferências através de mineração de dados para ofertar produtos e/ou serviços mais adequados aos clientes, aumentando assim a lucratividade da empresa.

3.2. Com o cenário da “Nossa Locadora de Livros”, temos a informação que em 1995, a empresa adquiriu o seu primeiro computador e teve a necessidade de contratar uma empresa de TI (Tecnologia da Informação) para informatizar as primeiras rotinas. A empresa “Alunos da UNOPAR” assumiu esse compromisso e atua plenamente no desenvolvimento do sistema de locação de livros.

Com base no estudo de caso proposto a empresa “Alunos da UNOPAR” decidiu pela implementação de um Sistema de Informação Operacional, integrado a um sistema de frente de caixa e um sistema ERP com apoio de um sistema CRM, pois de acordo com o organograma da empresa “Nossa Locadora de Livros” seria o mais adequado, pois, por se tratar de uma empresa de pequeno porte com um diretor e 7 funcionários, não necessita de sistemas suporte a decisão específicos ou sistemas especialistas, concluímos que mais do que o proposto, seria dispendioso demais e geraria mais trabalho que o necessário, alem da possibilidade de se ter

Page 7: Tipos de Sistema Da Informação

softwares de pouco uso prático, levando em consideração a atual realidade da empresa contratante.

3.2.1. A evolução dos computadores pessoais (PCs)

Em 1995 quando a “Nossa Locadora de Livros” iniciou seu processo de informatização, os computadores não eram tão rápidos e avançados como hoje (2012), a unidade de medida de velocidade, mais usada antigamente era o MHz (Mega Hertz), hoje em dia tem de se levar em conta outros fatores alem dos MHz, como o tipo de tecnologia de miniaturização empregado medido em nanômetros, porem não é nosso objetivo estudar a fundo a evolução dos PCs, apenas ter uma referencia da evolução destes entre 1995 e 2012.

Para uma comparação básica, dos componentes principais em um computador de 1995 e um atual, podemos citar o seguinte:

Processador de um núcleo apenas com velocidade entre 100MHz e 133Mhz, hoje entre 1.000Mhz e 3.900Mhz(3.9Ghz) e até 6 núcleos de processamento (equivalente a 6 processadores em um)

Placas de memória RAM tinham velocidade máxima de 100MHz e capacidade de armazenamento de mais ou menos 4MB (Mega Bytes), por pente (placa), hoje chegam a velocidades de 1.600MHZ (em PCs que suportam “Dual Chanel” 3.200MHZ) e capacidade de armazenamento de até 8GB (8.192MB) por pente.

Discos rígidos (HDs), em 1995 a capacidade de armazenamento média era de aproximadamente 500MB por HD chegando a um máximo de 1GB (1024MB) e velocidade de transferência de dados media de 66Mb/s (Mega Bits por segundo) e máxima de 100Mb/s, hoje a capacidade média é 500GB (512.000MB), podendo chegar a até 3TB (Tera Bytes) (3.072GB ou 3.145.728MB) e com velocidades de até 600Mb/s.

Assim podemos concluir que em relação a um computador de 1995 os atuais, tem de 10 (1.000MHz, um núcleo) a 234 (3.900MHz 6 núcleos) vezes mais capacidade de processamento e uma capacidade de armazenamento de dados de aproximadamente 3.000 vezes maior, sem falar na capacidade gráfica que não foi citada acima por ser muito complexa e de difícil comparação mas que chega atualmente a mais ou menos 1000 vezes a mais que a capacidade de um PC de 1995.

3.3. Identificar e descrever as funções dos sites dados como modelo para efetuar a locação.

3.3.1. Site, histórias & estórias, disponível em: <http://www.historiaseestorias.com.br/index.asp>

Locadora de livros com loja física e on-line localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, que oferece cadastro de clientes on-line e sistema de entrega de livros em toda cidade do Rio de Janeiro, tem um banco de dados de clientes integrado com o estoque da locadora e com a loja física, ambos on-line, o que possibilita ao cliente escolher o livro desejado através da internet e verificar se está disponível e solicitar a entrega do mesmo em sua residência. O site conta com um sistema de busca de livros baseado no gênero, e um sistema de pagamento mensal,

Page 8: Tipos de Sistema Da Informação

com valores que variam conforme a quantidade de livros que o cliente gostaria de retirar por vez, mediante assinatura de contrato de no mínimo seis meses, com prazos de devolução que variam de 20 dias para lançamentos a 30 dias outros livros.

3.3.2. Site, Locadora de Livros Brincaletras, disponível em: < http://www.brincaletras.com.br/ >

Locadora de livros com loja física, possui um site com informações e sistema de busca de obras do acervo da locadora sem informações de disponibilidade, e um sistema de cadastro on-line de clientes, porem todas as locações e escolha de obras disponíveis são feitas na loja física, utiliza um sistema de locações por obra locada e cobrança por obra em diárias, semanal, ou mensal.

Page 9: Tipos de Sistema Da Informação

4. Conclusão

O estudo de caso da “Nossa Locadora de Livros”, apesar de parecer simples, demandou de muita reflexão, pois medir o “exato” em uma implantação de sistemas é o que vai definir o sucesso ou fracasso de um projeto. O estudo das locadoras serviu para diferenciar uma locadora com um sistema bem integrado e totalmente on-line de uma com um gerenciamento sem integração web.

Page 10: Tipos de Sistema Da Informação

REFERÊNCIAS

SANTANA, Denise Dias de. Fundamentos da administração da informação: análise de desenvolvimento de sistemas / Denise Dias de Santana, Luiz Claudio Perini. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

Teamsoftware. SIO – Sistema de Informação Operacional. .2011, Disponível em: < http://teamsoftware.wordpress.com/2011/05/13/sio-sistema-de-informacao-operacional/>. Acesso em: 10 maio 2012.

InfoEscola. Sistema de Informação Gerencial. 2010, Disponível em: < http://www.infoescola.com/administracao_/sistema-de-informacao-gerencial/>. Acesso em: 10 maio 2012.

ZANCUL, Eduardo; ROZENFELD, Prof. Henrique, Sistema ERP. 1999, Disponível em: < http://www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/erp_v2.html >. Acesso em: 11 maio 2012.

Matheus Cunha blog. Os computadores de última tecnologia de 1995. 2007, Disponível em: < http://matheuscunha.wordpress.com/2007/09/09/os-computadores-de-ultima-tecnologia-de-1995/>. Acesso em: 11 maio 2012.