Titulo O futuro das redes de Telefonia móvel LTE Universidade federal do rio de Janeiro Escola...

11
Titulo O futuro das redes de Telefonia móvel LTE Universidade federal do rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Eletrônica Redes de computadores I Aluno : Igor Alves de Aguiar Professor: Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte

Transcript of Titulo O futuro das redes de Telefonia móvel LTE Universidade federal do rio de Janeiro Escola...

Page 1: Titulo O futuro das redes de Telefonia móvel LTE Universidade federal do rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Eletrônica Redes de computadores.

TituloO futuro das redes de Telefonia

móvel LTE

Universidade federal do rio de JaneiroEscola PolitécnicaDepartamento de EletrônicaRedes de computadores IAluno : Igor Alves de AguiarProfessor: Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte

Page 2: Titulo O futuro das redes de Telefonia móvel LTE Universidade federal do rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Eletrônica Redes de computadores.

A sigla LTE ( Long Term Evolution )

Projeto do 3GPP ( Third Generation partnership project ) Evolução de UMTS (Universal Mobile Telecommunications System )

Difusão progredindo com o nível de maturidade

Maturidade maior do Wimax sua concorrente.

Projeto cunhado e sendo testado pela Industria

Page 3: Titulo O futuro das redes de Telefonia móvel LTE Universidade federal do rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Eletrônica Redes de computadores.

OFDMA – Downlink – Estação /UE( User Equipment )

Unidades de informação são transportadas do plano tempo frequencia.

Page 4: Titulo O futuro das redes de Telefonia móvel LTE Universidade federal do rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Eletrônica Redes de computadores.

SC – FDMA

Similaridades com o OFMDA , mas com grande vantagem de PAPR ( Peak-to-Average –Power –Ratio ) mais baixa.

Page 5: Titulo O futuro das redes de Telefonia móvel LTE Universidade federal do rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Eletrônica Redes de computadores.

Desenho esquemático da rede

Componentes :

MME (Mobility Management Entity):

Serving - Gateway ( S-GW):

PDN –GW ( Packet Data Network -Gateway )

Estações:

Page 6: Titulo O futuro das redes de Telefonia móvel LTE Universidade federal do rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Eletrônica Redes de computadores.
Page 7: Titulo O futuro das redes de Telefonia móvel LTE Universidade federal do rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Eletrônica Redes de computadores.

• As quatro fases do LSTI ( LTE/SAE Trial Initiative )

Primeira Fase :

Prova de conceito

Segunda Fase:

Teste dos equipamentos e dispositivos IODT ( Interoperability Development Testing )

Terceira Fase:

Testes voltados para o mercado

Quarta Fase:

Equipamentos para o consumidor final

Page 8: Titulo O futuro das redes de Telefonia móvel LTE Universidade federal do rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Eletrônica Redes de computadores.

Compatibilidade com a rede 3G

Suportar equipamentos das Redes predecessoras

RoI ( Return Of Investiment ) mais Rápido que o 3G

Page 9: Titulo O futuro das redes de Telefonia móvel LTE Universidade federal do rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Eletrônica Redes de computadores.

LTE

Suportado pela industria Compatibilidade com Redes Anteriores de telefonia Móvel

Wimax

Suportado por órgãos de padronização

Nível de maturidade mais avançado

Page 10: Titulo O futuro das redes de Telefonia móvel LTE Universidade federal do rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Eletrônica Redes de computadores.

Quais os componentes da EPC (Evolved Packet Core) do Projeto SAE? O Serving gateway, O MME (Mobility Management Entity) e o PDN Gateway.

Por que a tecnologia de interface com o ar OFDMA, não foi também usada para Uplink (umas das características do WIMAX, usar somente uma tecnologia de interface com o ar)? Por que a OFDMA tem uma PAPR, alta para ser usada num transmissor móvel, o que iria implicar em problemas com relação a tempo de vida de bateria, potência emitida pelo dispositivo e custo para produção em larga escala.

Por que a implementação da LTE no Brasil não deve acompanhar o ritmo dos países europeus e dos estados unidos? Rede de telefonia móvel 3G, no mundo todo demorou a dar retorno de investimento às operadoras, o marco do alavancagem do 3G mundial foi o Iphone em 2007, sendo que os investimentos na rede 3G começaram em 1993. No Brasil os dispositivos que se aproveitavam dos recursos da rede 3G demoraram ainda mais para chegar portanto as operadoras ainda estão em processo de recuperação dos seus investimentos com a rede 3G.

Page 11: Titulo O futuro das redes de Telefonia móvel LTE Universidade federal do rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Eletrônica Redes de computadores.

Quais são os maiores desafios da implementação da rede LTE? Fazer com que não haja descontinuidade dos dispositivos usados nas redes GSM 1G / 2G e UMTS 3G, ou seja, uma mudança transparente para o consumidor da natureza da rede de telefonia móvel.

Cite a principal vantagem da rede LTE sobre WIMAX. Aproveitamento das redes GSM e UMTS instaladas, para o WIMAX uma nova estrutura de rede deve ser criada.