TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e...

71
TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A

Transcript of TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e...

Page 1: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

TÓPICOS DE EDUCAÇÃOMATEMÁTICA A

Page 2: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A

Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental da teoria de Piaget, da psicogênese das noções lógicas, espaciais e algébricas na criança e no adolescente. Desenvolvimento da cognição, da metacognição, das estruturas e mecanismos presentes nos processos de aprendizagem em ambientes informatizados e não-informatizados.

Módulo III: Metodologias de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Metodologia da Resolução de problemas, Modelagem Matemática, Projetos interdisciplinares, Etnomatemática, História da Matemática como Metodologia de ensino. Jogos matemáticos.

LINHA 1Formação de professores de Matemática e novas tendênciasInvestiga questões relativas à formação de professores de Matemática; desenvolve projetos cujo foco é o conhecimento profissional docente, que inclui conhecimento de Matemática, conhecimento pedagógico e conhecimento prático; indagar sobre:a) o conhecimento que o professor detém e aquele que seria desejável, planejando intervenções neste sentido; b) sobre os significados que o professor atribui a determinadas noções matemáticas e como poderia ampliá-las;c) sobre as relações da Matemática e do professor com o contexto, a cultura e o meio social da escola e do aluno;d) sobre as práticas e seu papel na formação docente.

Page 3: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

LINHA 3Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação MatemáticaTrata das questões relativas a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática; tem focos na reorganização dos espaços e tempos escolares, na reestruturação curricular; nas mudanças do contrato didático; e no potencial das tecnologias da inteligência na construção do conhecimento.

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Estudo e análise de software educativo na área da matemática, com apresentação de proposta didática que contemple o uso da tecnologia informática no ensino e aprendizado da matemática escolar. Exploração das possibilidades da WWW no ensino e aprendizagem da matemática e na educação aberta à distancia. Leitura de artigos de pesquisa na temática educação matemática e tecnologia informática.

Page 4: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

...

1980 – Graduação

1983 – Ilha Grande dos Marinheiros

1984 – Geoplano

1985 – Séries Iniciais e LEC

1989 – Professor Estadual RS (1º e 2º graus)

1991 – Professor Municipal – Porto Alegre

1993 - 1994 – Estágio como Professor de Psicogênese das Noções Matemáticas - Instituto de psicologia

1993 – Projeto Raiar - implantação da informática educativa em escolas do Município de Porto Alegre

1995 – Fundação da Escola Técnica em Saúde no HCPA

Professor de Prática de Ensino em Matemática na FACED

Page 5: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

1996 – Dissertação: Um Estudo Sobre Processos Cognitivos Subjacentes a Representações de Espaços Bidimensionais e Tridimensionais através da Teoria Psicogenética e Eletroencefalografia

Professor do Instituto de Matemática

1997 – Cursos de Especialização em informática na Educação – RS 100 professores

1998 – Projeto IVEN/RIVED

Cursos de Especialização em informática na Educação – BrasilEAD – 350 professores

2000 – Colégio de Aplicação – Criação do CINTED

2003 – Tese: Espaços de Aprendizagem em Rede: novas orientações na formação de Professores de Matemática

2004 – Projeto ECSIC - IE em 35 Escolas do Município de Porto Alegre

2005 – Curso de Especialização em informática na Educação – EAD 250 professores da Região Sul

Criação do PPGENSIMAT

2006 –...

Page 6: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 7: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 8: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 9: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

1. Escrever qual é a maior coisa que você conhece e descrever como ela é. 2. Escrever qual é a menor coisa que você conhece e descrever como ela é.

Cristiane1. A maior coisa que existe é o espaço ele é formado por planetas, meteoritos.2. A menor coisa que eu conheço é o virus ele é formado por bactérias. essas bactérias se formam pela sujeira.

Ednei1.A maior coisa que eu conheço é o planeta Terra.2.A menor coisa que eu conheço é uma formiga.

Karla 1. A maior coisa que eu conheço é a praia das canasvieiras.2. A menor coisa que eu conheço é um edifício de 4 andares.

Sabrina1. A coisa maior é o ocêano Atlântico porque ele da volta no mundo inteiro e a á gua dele é boa para a saude2. A bactéria e um bicho pequeno que só pode ser visto por microscopios.

Karina1. O Sol eu acho que e o Sol. Ele e uma bola de fogo com raiz para iluminar a Terra, uma parte da Terra a onde e dia. O Sol e uma bola de fogo que a Terra gira ao redor dele.2. O micróbio. eu acho que ele e pretinho e cheio de patinhas.

Page 10: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

Daniel 1. E o espaço que são infinitas cheio de misterios e galaxias2. Cupim. Ele é pequeno ele não tem osso e come as madeiras

Patrícia 1. A maior coisa que existe é o nosso espasso porque é grande e tem muitas coisas interesante.2. A coisa menor é uma bacteria, ela é pequena, ruim ela traz muita coisas que fica na gente.

Martin 1. é o mundo porque ele não tem fim2. é o cupim Ele é muito pequeno e é meio laranja

Enio 1. É um barco que somava o tamanho de 100 campo de futebol. 2. cupim. ele e pequeno e costa de matera.

Silvana 1. A maior coisa que eu conheço é uma doença que se chama aids. ela e pega com em alguém quando se aplica com siringa ou fazendo sexo etc... ela é uma doença pirigo que quando você pega não tem mais cura.2. é um ponto final, ele é usado para o final das frases. ou também serve para ser colocado quando for dois ponto, ou ponto e virigula para um i, etc...

Cristiana 1. A maior coisa que eu conheço é o amor.2. A menor coisa que eu conheço é a miséria que existe em nosso país.

Page 11: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 12: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 13: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 14: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 15: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 16: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 17: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 18: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 19: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 20: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

SIC - UFRGS

Page 21: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 22: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 23: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 24: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 25: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 26: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 27: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 28: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 29: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 30: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 31: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 32: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 33: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 34: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 35: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 36: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 37: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 38: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 39: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 40: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 41: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 42: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 43: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 44: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

Sistemas de Conceitos naAprendizagem em Matemáticae Mídias Digitais

Page 45: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

Experimentos

-Projeto de construção de uma casa

- Elaboração de um orçamento

- Glossário de formas e objetos geométricos

Page 46: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

"Projetar uma casa usando o programa Home Design 3D, usando os recursos que o mesmo permite. Importante, durante a realização da atividade, é deixar com que eles descubram sozinhos os recursos do programa. No máximo, induzir eles à essa descoberta. É fundamental também não dar idéias a respeito do “design” do projeto, deixando essa parte da tarefa totalmente ao encargo deles." e de forma complementar "(...) uso do programa Home Design 3D que permite a construção de plantas baixas, sua visualização em 3D e também a colocação de mobílias. Nosso objetivo com o trabalho era que eles tivessem uma melhor visualização em terceira dimensão, estendendo a noção do plano ao espaço e desenvolvendo a noção de perspectiva (...)"

Projeto de construção de uma casa

Page 47: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 48: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 49: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

inserção e alteração de medidasusando os recursos do programa

Page 50: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

Glossário de Formas e Objetos Geométricos

"Uma moeda é um cilindro bem baixinho.”

"Cubo é um quadrado gordo.”

Formas e Objetos GeométricosVocê está descobrindo muitas formas geométricas.

Você gostaria de escrever o que está descobrindo?

Nome: E-mail:

Nome do objeto ou forma geométrica

O que você sabe sobre o objeto ou forma geométrica?

Você poderia escrever como ele é?

Você poderia escrever um exemplo em que tal forma ou objeto é utilizado?

Que questões/dúvidas você gostaria de escrever sobre este objeto?

Page 51: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 52: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 53: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

Nome: Registro 1 Objeto/forma: RetânguloO que sei sobre o objeto: O retangulo é tipo um quadrado mas com as bases mais largas. Exemplo de utilização do objeto: A forma é a mesma forma da de um tijolo que é usado para fazer paredes em construções de casa.

Nome: Registro 6 O que sei sobre o objeto: O QUE É UM RETÂNGULO? O retangulo é quase um quadrado, é um quadrado esticado, um pouco para a direita e um pouco para esquerda isso vai se tornar num retângulo.

Nome: Registro 8Objeto/forma: RetânguloO que sei sobre o objeto: O retângulo não é MUITO diferente do que um quadrado "deformado" e também é muito utilizado para interpretar vários tipos de objetos de nosso dia a dia... Como uma porta...

Page 54: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

Nome: Registro 10 Objeto/forma: madeiraO que sei sobre o objeto: A forma geométrica da madeira é um retângulo que se contitue em quatro lados, só que de a parte de cima e a parte de baixo são do mesmo tamanho. Mas não do mesmo tamanho dos das laterais. Exemplo de utilização do objeto: Quadro negro que é usado nas salas de aula, uma entrada para driver etc...

Nome: Registro 4Objeto/forma: Portas e JanelasO que sei sobre o objeto: Bem... eu acho que as portas são necessárias em qualquer tipo de construção, geralmente são construidas em madeira ou aço, como sabem as portas geralmente são feitas em retângulo, e em certos casos as portas são construídas em outro padrão de altura e largura para atender as necessidades das pessoas. E quanto as janelas repito o que falei... :)Exemplo de utilização do objeto: Eu acho que as portas são utilizadas como divisas de ambientes, assim como seu quarto deve ter uma porta e uma parede que divide ela da sala. E as janelas são usadas barrar a iluminação solar e também quando são abertas para ventilar o ambiente.

Page 55: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

Nome: Registro 11Objeto/forma: quadradoO que sei sobre o objeto: O quadrado é uma forma geométrica que tem quatro pontas, quatro lados iguais e duas faces.Exemplo de utilização do objeto: Em prédios, casas, área de serviço em escadas, colégios, igrejas e etc...

Nome: Registro 12Objeto/forma: quadradoO que sei sobre o objeto: Um quadrado, pode ser qualquer objeto que tenha o mesmo comprimento e a mesma largura.

Nome: Registro 13Objeto/forma: quadrado O que sei sobre o objeto: o quadrado é uma forma geometrica que tem os quatro lados da mesma medida. a diferença entre o quadrado e o losango são os angulos quando o quadrado é girado ele se torna um losango porque os angulos mudam, as medidas de todos os angulos do quadrado são de 90 graus. os graus são medidos com o transferidor. Exemplo de utilização do objeto: quadros (alguns), lajotas, azulejos e etc.Dúvidas ou questões sobre o objeto: como se usa o transferidor em um quadrado?

Page 56: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

Nome: Registro 26Objeto/forma: CircunferênciaO que sei sobre o objeto: Uma circunferência nada mais é do que um circulo, que tem a mesma distância do seu centro até todas as milhares de pontas existentes no circulo.Exemplo de utilização do objeto: Os circulos encontrados nos tijolos nada mais são do que circunferências.Dúvidas ou questões sobre o objeto: Para que serve os furos dentro dos tijolos?

Nome: Registro 74Objeto/forma: cuboO que sei sobre o objeto: O cubo é uma figura estilo um quadrado, mas em uma forma espacial. Ele contém seis lados iguais com o ângulo de 90°.

Nome: Registro 24Objeto/forma: canoO que sei sobre o objeto: A forma geométrica de um cano é o cilindro, um círculo com mais volumeExemplo de utilização do objeto: Um fio por exemplo também tem a forma de um cilindro.

Page 57: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

Nome: Registro 63Objeto/forma: VolumeO que sei sobre o objeto: Volume pode ser uma unidade de medida de som e pode também medir tamanho. Por ser uma unidade de medida não tem forma. Exemplo de utilização do objeto: Volume pode ser usado para aumentar ou diminuir tamanho de coisas. Ex.: Se eu der volume à um quadrado é será um cubo. Se der volume à um círculo será uma esfera. Se der volume ao triângulo será uma piramide.

Nome: Registro 15 Objeto/forma: cilindroO que sei sobre o objeto: Ele é tipo um cano, tem uma forma circular nas bases ou extremidades . E tem alguma altura. Cilindro é uma forma em que a gente usa para varias coisas que estão presentes no nosso dia a dia. Ex. de utilização do objeto: Lixeira, cano, anel, canudo, latinha, garrafa, lápis, caneta,

Nome: Registro 76 Objeto/forma: CUBOO que sei sobre o objeto: O cubo tem seis lados, que são chamados de faces, o que o diferencia do quadrado, além dos lados o volume também faz a diferença. Exemplo de utilização do objeto: Na sala de teatro, aquários, dado de jogo, brinquedos de criança, gelo, etc.

Page 58: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

Nome: Registro 73 Objeto/forma: ConeO que sei sobre o objeto: É um objeto em forma circular em sua parte inferior, enquanto sua altura cresce, sua forma de circunferência vai se tornando menor, até que fica uma ponta em cima.Exemplo de utilização do objeto: É um tipo de forma geométrica não muito utilizado em construções... ele é muito usado na culinária para se enfeitar bolos... Esta forma geométrica é feita de material plastico nas ruas para isolar certos locais. Também a capa usada nos abajures, é feita em mais ou menos em forma de cone, mas a diferença neste casa é que a parte superior é cortada para facilitar a ação da luz.Dúvidas ou questões sobre o objeto: Qual a utilidade do cone dentro da matemática? para que este serve para o homem? qual sua maior utilidade na opinião de todos? Como eu poderia chamar a diminuição da largura da "cintura" do cone desde sua parte inferior até a parte de cima?

Nome: Registro 72Objeto/forma: ConeO que sei sobre o objeto: É um objeto de forma arredondada, que tem sua parte superior com a largura reduzido a um pequeno ponto.

Page 59: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 60: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 61: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 62: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 63: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

2007...

Page 64: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

RIVED http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php

ObjetivosO RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem.

Licença de usoOs conteúdos produzidos pelo RIVED são públicos e estarão sendo, gradativamente, licenciados pelo Creative Commons. Esses conteúdos podem ser acessados  por meio do sistema de busca - repositório on-line,  que permite visualizar, copiar e comentar os conteúdos publicados. Com a licença Creative Commons, garante-se os direitos autorais dos conteúdos publicados e possibilita a outros copiar e distribuir o material contanto que atribuam o crédito aos  autores.

Page 65: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 66: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

2008...

Page 67: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

PEAD – Pedagogia a Distância

Page 68: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.
Page 69: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

– “Mídias Digitais de Comunicação - Autoria e aprendizagem de Matemática“, Profa. Fabiana Fattore Serres

– Uso de objetos de Aprendizagem e Proporcionalidade – Leandra Fioreze

– Matemática e Informações em Mídias impressas e digitais

– Aprendizagem em rede e uso de laptops – Daniela Hoffmann

– Orientações PPGENSIMAT – Anuar D. de Morais e Eduardo B. V. de Mattos

– Colégio de Aplicação – 5ª e 6ª séries, 7ªs e 8ªs séries, 1º a 3º ano do Ensino Médio

– Instituto estadual Rio Branco – atendimento a alunos das 5ªs e 6ªs séries do Ensino Fundamental

Page 70: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

2009...

Page 71: TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A. TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Módulo II: Cognição e Aprendizagem em Matemática. Abordagem teórica e experimental.

– “Mídias Digitais de Comunicação - Autoria e aprendizagem de Matemática“, Profa. Fabiana Fattore Serres

– Uso de objetos de Aprendizagem e Proporcionalidade – Leandra Fioreze

– Matemática e Informações em Mídias impressas e digitais

– Aprendizagem em rede e uso de laptops – Daniela Hoffmann

– Orientações PPGENSIMAT – Anuar D. de Morais e Eduardo B. V. de Mattos

– Projeto PIBID – Matemática – E.E. Gema Belia e Agr. Pedro Pereira

– Colégio de Aplicação – 5ª e 6ª séries, 7ªs e 8ªs séries, 1º a 3º ano do Ensino Médio

– Instituto estadual Rio Branco – formação de professoras das séries inicias e atendimento a alunos das 5ªs e 6ªs séries do Ensino Fundamental