Tornar pública a produção - · PDF fileCaro Pesquisador, Agora, a Editora...

20

Transcript of Tornar pública a produção - · PDF fileCaro Pesquisador, Agora, a Editora...

Tornar pública a produção acadêmica é fundamental para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do Brasil.

Caro Pesquisador,

Agora, a Editora Blucher também publica conteúdos de pesquisa no modelo Open Access – OA, sob a licença de uso do Creative Com-mons – CC BY. Esse modelo ga-rante o máximo de exposição aos pesquisadores e a seus trabalhos publicados, pois o acesso é gra-tuito. A busca é universal e todo o material será indexado pelo Google Books e por outras fer-ramentas, permitindo que toda a informação seja encontrada. Cada capítulo da obra passa a ter um DOI exclusivo, o que facilita a citação.

Acreditamos que o modelo esco-lhido atenda também aos anseios das Fundações de Amparo à Pes-quisa, das Universidades e dos Centros de Pesquisa pela garan-

Carta aberta à comunidade científica

tia da máxima distribuição das obras e pelo reconhecimento dos seus profissionais.

Toda a seleção do conteúdo con-tinua sob o mesmo rigor editorial que a Blucher mantém em seus 59 anos de vida e que é sabidamente reconhecido pelos diversos prê-mios conquistados no mercado.

Em um mundo no qual o digital já é uma realidade, publicar não é imprimir, é se fazer conhecido, público e acessível. Mantemos assim o nosso compromisso com a ciência e a democratização do conhecimento.

Atenciosamente,

edgard BlüCherPublisher

Compromisso com a ciência e a de-mocratização do conhecimento é o mote do trabalho da Blucher. Temos o compromisso de publicar trabalhos de pesquisa científica de alto nível.

Durante muito tempo, um dos princi-pais desafios do pesquisador foi en-contrar as informações e produções científicas já realizadas sobre seu objeto de estudo. A pesquisa poderia estar na prateleira de uma universi-dade a quilômetros de distância, ou poderia estar ali ao seu lado, porém o sistema de busca o impossibilitava de encontrá-la.

Pensando nisso, a Blucher está de-senvolvendo um banco de informa-

a Blucher e o open access

ções em que as produções científi-cas possam ser encontradas. Bom para quem consulta, pois assim pode progredir em seus estudos de posse de informações relevantes e de qua-lidade. Bom para quem disponibiliza, pois assim seu trabalho e seu nome são amplamente difundidos. Bom para toda a comunidade científica, que pode se desenvolver de forma mais dinâmica.

É de interesse da Blucher que as pesquisas científicas atinjam o mais alto nível de desenvolvimento, pois assim autores e leitores passam a, cada vez mais, interagir de forma intensa.

laTTesReferência automática ao livro

aCadeMia.eduReconhecimento Internacional

google sCholar CiTaTioNsMétricas de citação

researCh gaTeReconhecimento Internacional

isBNRegisto na Biblioteca Nacional

CrossreFIndexação dos

metadados

google BooKsLivros indexados e mais acessados

doi (digital object identifier)Link permanente do artigo

Publicação on-lineOs livros publicados on-line têm alcance universal, sendo o melhor meio hoje de difundir conhecimento.

5 razões Para PuBliCar oN-liNe:

acessibilidade: O conteúdo é disponível a todos, sem restrição.

influência: Quanto mais o texto é conhecido, mais citado se torna.

duração: O link é permanente e imutável.

Métricas: É possível saber em tempo real como está a aceitação do trabalho.

Custo: Os custos da versão digital são menores que os da publicação impressa.

Open Access é uma forma de publi-car trabalhos científicos/acadêmi-cos e disponibilizá-los on-line para qualquer pessoa interessada sem nenhum custo para o leitor. Os leito-res podem acessar o conteúdo sem qualquer barreira, o que amplia a oportunidade de a publicação ser lida e de seus autores reconhecidos em sua área de pesquisa.

Não há restrição quanto à aplicação do conteúdo, que pode ser usado para informar e desenvolver a área de pesquisa, em sala de aula, apre-sentações, conferências e palestras, trazendo maior público para o con-teúdo acadêmico e formando mais pesquisadores e estudiosos da área.

o que PuBliCaMos:# MBA # Mestrado

# Doutorado # Pós-doc.

# Pesquisas acadêmicas de alta qualidade

ForMaTos PossÍVeis:# Digital on-line + Impresso

# Digital on-line + Digital off-line

# Digital on-line

o que é open accesso que PuBliCaMos?

O Blucher Open Access realiza a pu-blicação de Trabalhos de Conclusão de Cursos de Pós-Graduação de-fendidos em banca (MBA, Mestrado, Doutorado, Pós-doc.) e pesquisas acadêmicas de alta qualidade, sem-pre com a maior exposição possível.

ForMaTos da PuBliCação

O formato digital é a essência do Blucher Open Access, porém aque-les que necessitam do livro no for-mato impresso poderão adquiri-lo exclusivamente no site da Editora Blucher. A impressão é feita sob demanda, conforme livros forem solicitados.

Publicar um trabalho não é somen-te deixar o texto disponível, mas torná-lo público para que cada vez mais leitores/pesquisadores en-contrem e propaguem seu conteú-do, fazendo com que o resultado do investimento intelectual e financei-ro da pesquisa seja reconhecido e respeitado.

As Fundações de Amparo e demais Instituições Apoiadoras de pesqui-sas agora têm um caminho fácil e eficiente para divulgar suas produ-ções científicas.

A Blucher oferece uma maneira eficiente e segura de publicar seus trabalhos, fazendo com que sejam facilmente encontrados pelos prin-cipais mecanismos de busca da in-ternet. O leitor tem acesso de for-

ma livre, integral e gratuita, desde que respeitada a licença de Creati-ve Commons.

As Instituições Apoiadoras cobrem os custos para a publicação tornan-do o trabalho de livre acesso para todos os interessados.

Quem são as instituições apoiado-ras: FAPs – Fundações de Amparo à Pesquisa, Universidades, Centros de Pesquisa e Departamentos.

CoMo aPoiar uMa PuBliCação?

A Blucher desenvolve cada publica-ção de acordo com a conveniência da Instituição Apoiadora. Caso te-nha um projeto, entre em contato. Poderemos trabalhar nas caracte-rísticas técnicas necessárias e via-bilizar sua publicação.

apoio institucional

http://blucheropenaccess.com.br/08228

http://blucheropenaccess.com.br/90858

Download aberto:

Download aberto:

algumas obras publicadas

Sugarcane bioethanol – R&D for Productivity and SustainabilityCoordenador

Luís Augusto Barbosa Cortez

992 páginas

Livro em Inglês

76 capítulos com DOIs individuais

128 autores

ISBN 978-85-212-0822-8

DOI 10.5151/BlucherOA-Sugarcane

Viabilizado por:

Metodologia de coleta de manipulação de dados em sociolinguísticaOrganizadora

Raquel Meister Ko. Freitag

156 páginas

Livro em Português

11 capítulos com DOIs individuais

13 autores

ISBN 978-85-8039-085-8

DOI 10.5151/BlucherOA-MCMDS

Viabilizado por:

Citações

Seu livro recebe uma página de re-ferência no Google, tornando pos-sível encontrá-lo em todos os tipos

O Google Scholar Citations oferece aos autores uma forma simples de acompanhar as citações de seus artigos. Você pode verificar quem cita suas publicações, visualizar gráficos de citações ao longo do

de busca. A Pesquisa de Livros do Google ajuda a descobrir livros e pesquisar dentro deles.

tempo e avaliar diversas métricas de citação. Você também pode tor-nar seu perfil público para que ele seja exibido nos resultados quan-do as pessoas pesquisarem seu nome.

Métricas de acesso

Você pode, também, acompanhar o progresso da sua publicação direta-mente pelo site da editora.

Países onde sua obra foi mais vista

Visualizações de perfil

Visualizações de artigos

Downloads de artigos

Visualizações da obra

Downloads da obra

sua pesquisa publicada

On-line

Impresso

CD-ROM

**Opcional

*

Como funciona?

submeta sua obra

O Open Access oferece todas as vantagens de uma publicação convencional com um potencial muito maior de leitores.

Com a internet, a distribuição de conteúdo é muito mais eficiente e barata, porém a publicação ainda possui custos com a pro-

dução editorial e a divulgação.

Com o Open Access, as Instituições Apoia-doras da pesquisa cobrem esses custos, garantindo aos leitores a qualidade e a facilidade de encontrar, baixar e ler as publicações.

# Título obtido

# Nome do(a) Orientador(a)

# Ano de obtenção do título

Fale conosco para mais informações ou envie uma proposta diretamente para a editora ou preencha um formulário no site:

www.openaccess.blucher.com.br

eNVie sua oBra Para aValia-ção aCoMPaNhada das seguiN-Tes iNForMações Para:

[email protected]

# Link do currículo Lattes

# Área do trabalho

# Universidade

o que você precisa saber sobre publicação on-line:

Autoplágio, Copyright, Creative Commons (CC), Crossref, DOI, Google Scholars, Indexa-ção, ISSN, Link para a plataforma Lattes, Link permanente, Open Access e Prefix.

Autoplágio

Considera-se que um autor plagia a si mes-mo quando reutiliza material próprio que já tenha sido publicado, sem indicar a refe-rência de seu trabalho anterior. Com maior rigor editorial, dependendo do contexto da publicação e da extensão do texto copiado, a inclusão da referência poderia ser sufi-ciente para sanar esta questão.

Todos os autores que apresentam seus tra-balhos em eventos devem estar cientes das implicações legais do autoplágio.

Copyright

Copyright (ou Direito Autoral) é uma lei que dá ao autor de um documento escrito, com-posição musical, livro, foto, filme ou outros trabalhos criativos o direito de decidir o que outras pessoas podem fazer com sua obra. Por causa do copyright, um trabalho so-mente pode ser copiado se o detentor dos direitos conceder permissão.

www.abdr.org.br

Na publicação digital do Blucher Open Access, essas são as liberações da Creative Commons:

CC BY-NC-SA 3.0 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/

Você pode copiar, distribuir, exibir e execu-tar a obra, além de criar outras derivadas sob as seguintes condições:

• Atribuição: você deve dar crédito ao au-tor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante. Isso quer dizer que você deve informar quem é o autor original da obra.

• Uso não comercial: você não pode utili-zar a obra com finalidades comerciais, por exemplo, colocá-la em uma revista paga.

Creative Commons (CC)

Creative Commons (CC) é uma entidade sem fins lucrativos criada para permitir maior flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais. Com essa licença, o autor/criador pode permitir o uso mais amplo de seus materiais por tercei-ros, sem que estes infrinjam as leis de pro-teção à propriedade intelectual. Com uma licença Creative Commons, por exemplo, um escritor pode disponibilizar um artigo e permitir que outros autores o utilizem, publicando em outros meios ou aplicando parte do conteúdo em um novo texto.

Com a Creative Commons, autores podem permitir o uso de suas obras de maneira muito mais flexível. Eles conseguem deci-dir como e sob quais condições seus ma-teriais podem ser utilizados por terceiros. Um exemplo: um escritor pode permitir a qualquer pessoa o uso e a alteração de um texto de sua autoria, exceto em apli-cações comerciais. Note que, nesse caso, a licença Creative Commons dá mais li-berdade de uso à obra por terceiros, mas não tira do autor original a possibilidade de geração de renda: ele pode cobrar pelo uso do texto no caso de atividades com fins lucrativos.

• Compartilhamento pela mesma licen-ça: se alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, você so-mente poderá distribuir o material re-sultante sob uma licença idêntica à da obra original.

Qualquer uma dessas condições pode ser renunciada, desde que se obtenha permis-são do autor.

www.creativecommons.org.br

CrossRef

CrossRef é um serviço de ligação de refe-rência colaborativo que funciona como uma espécie de painel de comando digital. Ele detém vínculos por meio de identificadores digitais (CrossRef DOI), que estão marcados para metadados dos artigos fornecidos pe-las editoras participantes. O resultado final é um sistema de ligação eficiente e escalá-vel, por intermédio do qual um pesquisador pode clicar em uma citação de referência em um jornal e acessar o artigo citado.

www.crossref.org

DOI

DOI (Digital Object Identifier) é uma manei-ra de criar uma identificação única e per-manente a conteúdos acadêmicos disponi-bilizados on-line. Funciona como um ISBN, mas digital e permanente.

Esse identificador é escolhido pela edito-ra e gravado na DOI Foundation, fundação mundial responsável pelo cuidado e pela manutenção do selo e de toda base de iden-tificadores salvos. ODOI é padronizado pelo ISO 26324.

www.doi.org

Google Books

O Google e o Google Books podem con-tribuir enormemente para aumentar o acesso e a visibilidade do seu conteúdo no mundo todo. Em conjunto com edito-ras acadêmicas, são indexados artigos revisados por especialistas, teses, pré-publicações, resumos e relatórios técni-cos de todas as disciplinas, possibilitando a pesquisa desse material no Google e no Google Acadêmico. Várias versões de um trabalho são agrupadas para melhorar o seu desempenho.

http://scholar.google.com.br

Indexação

A indexação é a forma mais eficiente de organizar e encontrar um arquivo numa base de dados. Para cada item, associam-se várias tags (palavras representativas) ou particularidades que permitam ao ar-quivo ser identificado entre um grande nú-mero de itens.

Atualmente o termo indexação pode ser entendido sob diferentes aspectos e ní-veis, o que acarreta a oferta de diversos serviços. De modo a se proceder à cor-reta inserção dos sites nesses serviços, é necessária uma compreensão de suas especificidades.

Link para a Plataforma Lattes

Os usuários da Plataforma Lattes podem, de posse do número DOI, preencher as in-formações sobre suas publicações científi-cas no currículo Lattes. Quando o pesquisa-dor colocar o número, a Plataforma Lattes irá acessar a base de dados do DOI e pre-encher, automaticamente, o título, o ano, o volume, o fascículo, as páginas da publica-ção e o nome do primeiro autor. Além da facilidade, o sistema garantirá maior con-fiabilidade da informação cadastrada.

www.lattes.cnpq.br

Open Access

O modelo Open Access é a forma como, no mundo dos sistemas de informação e docu-mentação científica, nos referimos ao aces-so livre ao conhecimento. Acesso livre sig-nifica a livre disponibilização na internet de literatura de caráter científico, permitindo a qualquer utilizador pesquisar, consultar, descarregar, imprimir, copiar e distribuir o texto integral de artigos e outras fontes de informação científica.

www.openaccess.org

ISSN

O ISBN (International Standard Book Number) é um sistema internacional padroniza-do que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar softwa-re, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização.

O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta, coorde-na e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país. A Agência Brasi-leira, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país, é, desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacio-nal, a representante oficial no Brasil.

www.isbn.bn.br

Link Permanente

Links permanentes são as URLs de cada texto, revista e outras listagens. O link permanente é usado quando alguém quer apontar para a sua publicação digital, ou quando alguém quer enviar por e-mail o endereço de algum artigo seu. A URL de cada postagem deve ser fixa, ou seja, per-manente e nunca mudar.

Prefix

O DOI é formado por um número que identi-fica o material como pertencente à Editora Blucher (10.5151), seguido do código que identificará o trabalho.

Construímos o código de uma maneira que, além de identificar o trabalho, identifique também o evento do qual participou, dando maior visibilidade a este quando um trabalho é citado ou referenciado. Segue um exemplo:

Para o livro Sugarcane Bioethanol – R&D for Productivity and Sustainabilit, o código DOI é composto da seguinte maneira:

10.5151/BlucherOA-Sugarcane-[identificador_do_livro]

Metadados

Metadados podem ser basicamente de-finidos como “dados que descrevem os dados”, ou seja, são informações úteis para identificar, localizar, compreender e gerenciar os dados. Quando documenta-mos os metadados e os disponibilizamos, estamos enriquecendo a semântica do dado produzido, agregando seu signifi-cado real, e dando suporte à atividade de Administração de Dados executada pelo produtor desse dado.

A Blucher oferece uma alternativa viável e eficiente para departamen-tos e pesquisadores publicarem seus estudos.

Sob a licença de uso do Creative Com-mons — CC BY — esse modelo ga-rante o máximo de exposição a seus trabalhos, pois o acesso é gratuito. A citação do trabalho é facilitada pela atribuição do doi por capítulos.

A Blucher desenvolverá cada publi-cação de acordo com a conveniência dos pesquisadores. Caso tenha um projeto, entre em contato. Poderemos trabalhar as características técnicas necessárias e viabilizar a publicação.

Pesquisadores

www.openaccess.blucher.com.brTel: (11) 3706-0788

E-mail: [email protected]