Total de créditos mínimosunisociesc.com.br/app/uploads/2017/11/Matriz-Curricular-Mestrado... ·...

18
Nome do curso: Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica Total de créditos mínimos: 24 créditos O aluno do Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica cursará um mínimo de 18 créditos, somando um total de 6 disciplinas de 3 créditos cada. As disciplinas são ministradas ao longo de três trimestres de 12 semanas no ano, com 4 horas/aula semanais em cada disciplina. O aluno deverá ainda concluir 06 (seis) créditos referentes à conclusão e a aprovação da dissertação de Mestrado por uma Banca Examinadora. Tipicamente, um aluno fará duas disciplinas por trimestre e completará a carga horária referente às disciplinas em um ano letivo. No ano seguinte o aluno deverá concluir e defender sua Dissertação. Cada uma das 23 disciplinas oferecidas no curso compreende 45 horas/aula e corresponde a 03 créditos. Todas as disciplinas do curso estão citadas a seguir: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Planejamento de Experimentos - Análise de Variância - ANOVA Projeto de dissertação do mestrado; Tecnologia e Ciência dos Materiais DISCIPLINAS OPTATIVAS Caracterização microestrutural de materiais; Ciência e Tecnologia dos Materiais Poliméricos Engenharia de superfície e desgaste; Ensaios mecânicos de materiais; Estudo Dirigido Fabricação de formas complexas e usinagem em altas velocidades; Físico-química de polímeros; Instrumentação de sistemas mecânicos; Inteligência Artificial; Metalurgia física; Monitoramento e controle de processo de fabricação; Planejamento e economia da usinagem; Processos Abrasivos; Projeto e manufatura integrados por computador; Revestimentos superficiais a plasma; Solidificação de metais e ligas; Tecnologia da usinagem; Tópicos Especiais em Fabricação; Tópicos especiais em metrologia; Transformações de fase; Tribologia I; Tribologia II;

Transcript of Total de créditos mínimosunisociesc.com.br/app/uploads/2017/11/Matriz-Curricular-Mestrado... ·...

Nome do curso: Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica

Total de créditos mínimos: 24 créditos

O aluno do Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica cursará um mínimo de 18 créditos, somando um total de 6 disciplinas de 3 créditos cada. As disciplinas são ministradas ao longo de três trimestres de 12 semanas no ano, com 4 horas/aula semanais em cada disciplina. O aluno deverá ainda concluir 06 (seis) créditos referentes à conclusão e a aprovação da dissertação de Mestrado por uma Banca Examinadora. Tipicamente, um aluno fará duas disciplinas por trimestre e completará a carga horária referente às disciplinas em um ano letivo. No ano seguinte o aluno deverá concluir e defender sua Dissertação.

Cada uma das 23 disciplinas oferecidas no curso compreende 45 horas/aula e corresponde a 03 créditos. Todas as disciplinas do curso estão citadas a seguir:

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Planejamento de Experimentos - Análise de Variância - ANOVA

Projeto de dissertação do mestrado;

Tecnologia e Ciência dos Materiais

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Caracterização microestrutural de materiais; Ciência e Tecnologia dos Materiais Poliméricos Engenharia de superfície e desgaste; Ensaios mecânicos de materiais; Estudo Dirigido Fabricação de formas complexas e usinagem em altas velocidades; Físico-química de polímeros; Instrumentação de sistemas mecânicos; Inteligência Artificial; Metalurgia física; Monitoramento e controle de processo de fabricação; Planejamento e economia da usinagem; Processos Abrasivos; Projeto e manufatura integrados por computador; Revestimentos superficiais a plasma; Solidificação de metais e ligas; Tecnologia da usinagem; Tópicos Especiais em Fabricação; Tópicos especiais em metrologia; Transformações de fase; Tribologia I; Tribologia II;

Usinabilidade dos materiais;

Caracterização Microestrutural de Materiais

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 horas

Ementa: Estrutura Cristalina. Classificação das técnicas de caracterização. Difração de raios-x. Microscopia óptica. Microscopia eletrônica de varredura. Microscopia eletrônica de transmissão. Microscopia de campo iônico. Microanálise química. Extração de precipitados. Análise térmica. Dilatometria. Metalografia quantitativa. Processamento digital de imagens.

Bibliografia:

CULLITY, B. D. Elements of X-Ray Diffraction. Addison Wesley, 1987.

GOLDSTEIN, J. et al., Scanning Electron Microscopy and X-Ray Microanalysis. Ed. Plenum Press, New York, 2001.

PADILHA, A. F., AMBROZIO FILHO, F. F. Técnicas de Análise Microestrutural. Ed. Hemus, 1992.

SAMUELS, L. Optical Microscopy of Carbon Steels. ASM, Ohio, 1980.

Ciência e Tecnologia dos Materiais Poliméricos

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 h

Ementa: Instrodução à ciência dos polímeros; estrutura molecular dos polímeros; estrutura molecular do estado sólido; massas moleculares; comportamento térmico; comportamento mecânico; caracterização térmica; introdução à blenda e compósitos poliméricos.

Engenharia de Superfície e Desgaste

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 horas

Pré-requisito: Revestimentos superficiais

Ementa: Considerações sobre o desgaste. Recobrimentos. Endurecimentos superficiais difusivos e não-difusivos. Filmes finos. Modificações superficiais produzidas por processos altamente energéticos. Revestimentos duros. Técnicas de caracterização de revestimentos. Seleção de superfícies resistentes ao desgaste.

Bibliografia:

HOLMBERG, K.; MATTHEWS A. Coatings Tribology: Properties, Techniques, and Applications in Surface Engineering. Elsevier, Amsterdam 1994.

HUTCHINGS, I.M. Tribology: Friction and Wear of Engineering Materials, CRC Press, London, 1992.

BUDINSKI, K.G. Surface Engineering for Wear Resistance. Prentice Hall, Inc, New Jersey, 1988.

BUNSHAH, R.F. Handbook of Hard Coatings - Deposition Technologies, Properties and Applications.. Ed. - Noyes Publications, Park Ridge, New Jersey, USA, 2001.

ZUM GAHR, K.H. Microstructure and wear of materials. Elsevier, Amsterdam, 1987.

Ensaios Mecânicos de Materiais

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 horas

Ementa: Fundamentos de ensaios mecânicos. Tensões e deformações. Elasticidade e plasticidade. Ensaio de tração. Ensaio de compressão. Ensaios de dureza. Ensaio de impacto. Ensaio de dobramento. Ensaio de torção. Ensaio de flexão. Ensaio de fadiga. Efeito da temperatura nas propriedades mecânicas.

Bibliografia:

DE SOUZA S.A. Ensaios Mecânicos de Materiais Metálicos. Edgar Blücher, EDUSP, São Paulo, 198p., 1974.

DIETER G.E. Mechanical Metallurgy. McGraw-Hill, Inc, New York, EUA, 1961.

MEYERS, M. A., CHAWLA, K. K. Princípios de Metalurgia Mecânica. Edgar Blücher, São Paulo, 1982.

FENNER, J. Mechanical Testing of Materials. Philosophical Library Inc., USA, 1965.

Estatística Aplicada a Engenharia e Gestão

Nível: Mestrado Obrigatória: Sim Carga Horária: 45 h

Grade Curricular 2011/1

Ementa: Estatística Descritiva. Análise Exploratória de Dados. Correlação. Amostragem e Inferência. Testes de Hipóteses (médias, proporções, diferenças).Teste de Aderência e Independência. Regressão Linear (Simples e Múltipla). Uso de Planilhas Excel.

Bibliografia Básica

KAZMIER, L. J. Estatística Aplicada a Administração e Economia. Coleção Schaum. 4ª ed, Porto Alegre: Ed. Bookman, 2006.

LEVINE, D. M.; BERENSON, M. E STEPHAN, D. Estatística: Teoria e Aplicações Usando o MS Excel. São Paulo: Ed. LTC, 2000.

PEREIRA, J.C.R. Análise de Dados Qualitativos: Estratégias Metodológicas para Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. 3ª ed. EDUSP, 2004.

Estudo Dirigido

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 h

Ementa:

Levantamento de bibliografia sobre tópicos específicos relacionados ao tema de dissertação dos alunos matriculados. Estudo de temas determinados sob orientação do(a) Professor(a) responsável.

Bibliografia Básica

A ser definida pelo(a) Professor(a) Responsável.

Fabricação de Formas Complexas e Usinagem em Altas Velocidades

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 h

Ementa: Fabricação das formas geométricas complexas, encontradas freqüentemente em moldes e matrizes; classificação dos processos de fabricação para este segmento; otimização da programação NC via software CAM; integração da cadeia CAD/CAM/CNC; Tecnologia de usinagem em altas velocidades - HSC; estudo das limitações tecnológicas na fabricação de formas complexas; inspeção de produtos contendo formas complexas.

Bibliografia:

CHOI, B. K. Sculptured Surface Machining: Theory and Applications. Springer (1999). ISBN-10: 0412780208.

WALKER, J.M. Handbook of manufacturing engineering. New York: Marcel Dekker, 1996.

CHANG, T.C; WYSK, R.A.; WANG, H.P. (2005). Computer-aided manufacturing. 2nd.ed. New Jersey: Pearson Prentice Hall.

COPPINI, NIVALDO LEMOS - MARCONDES, FRANCISCO CARLOS - DINIZ, ANSELMO EDUARDO; Tecnologia da usinagem dos materiais.SAO PAULO: 1999.

REHG, JAMES A. - KRAEBBER, HENRY W.; Computer-integrated manufacturing.3.ed., SÃO

DINIZ, A.E.; MARCONDES, F.C.; COPPINI, N.L. (1999). Tecnologia da usinagem dos materiais. São Paulo: MM Editora.

Físico-química de Polímeros

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 h

Ementa: Estrutura molecular. Propriedades Termodinâmicas de Soluções Poliméricas. Difusão em Sistemas Poliméricos. Transformação em Polímeros. Propriedades Térmicas. Propriedades Mecânicas. Propriedades Elétricas.

Instrumentação de Sistemas Mecânicos

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 h

Ementa: Fundamentos de metrologia; modelos de sistemas generalizados de medição; fontes de erros, técnicas de correção e de compensação, transdução de movimento, e de esforços, métodos de calibração; circuitos eletrônicos de medição e de condicionamento de sinais elétricos; conversão analógica – digital e digital – analógica; automatização do processo de medição; protocolos de comunicação entre instrumentos. (3 créditos)

Bibliografia:

FIALHO, A. B., Instrumentação industrial, São Paulo, Editora Érica, 2002.

BOLTON, W., Instrumentação e controle, São Paulo, Editora Hemus, 2002.

GONZÁLEZ, C., ZELENY VÁZQUEZ, J.R. Metrología., McGraw-Hill International, 2000.

FLESCH, C. A., Metrologia e Instrumentação Eletrônica Aplicadas à Engenharia Mecânica, 2001.

Inteligência Artificial

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 h

Ementa: Representação de conhecimento e solução de problemas. Sistemas de produção e sistemas especialistas. Tópicos especiais: representação de incertezas; inteligência artificial distribuída; conexionismo; computação evolutiva Histórico sobre SE. Vantagens e desvantagens de SE. Componentes e ciclo de vida de um SE. Resolução de problemas e técnicas de busca. Representação do conhecimento e inferência. Aquisição do conhecimento e construção de bases de conhecimento. Validação e verificação de SE. Utilização de ferramentas SHELL.

Bibliografia:

RUSSEL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial. Editora Campus, 2004.

OLIVEIRA, H.A. Lógica Difusa Aspectos Práticos e Aplicações. Editora Interciência, 1999.

KOSKO, B. Neural networks and fuzzy systems: a dynamical systems approach to machine intelligence, Prentice-Hall International, 1992.

TRILLAS, E. Fundamentos e introducción a la ingeniería "fuzzy", Omron Electronics, 1994.

REYERO, R. Sistemas de control basados en lógica borrosa. Omron Electronics, 1995.

SIMES, M. G. Controle e modelagem FUZZY. São Paulo, Edgard Blücher, 1999.

OLIVEIRA, R.C.L. Redes Neurais com aplicações em controle e em sistemas especialista. Florianópolis, Bookstore, 2000.

LUDERMIR, T.B., Redes Neurais Artificiais, RIO DE JANEIRO, LTC, 2000.

HAYKIN, S. Redes neurais: princípios e prática. Porto Alegre, Bookman, 2001.

COPPIN, Ben. Inteligência artificial. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2010. 610

DURKIN,J Expert Systems-Design and Development.Prentice-Hall, 1994

GIARRATANO,J.C. & RILEY,G. Expert Systems: principles and programming. PWS Publishing Co, Boston, 1994.

RUSSEL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial. Editora Campus, 2004.

Metalurgia Física

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 horas.

Pré-requisito: Tecnologia e ciência dos materiais

Ementa: Metais puros e soluções sólidas. Estruturas dos metais e ligas. Equilíbrio e diagramas de fases. Difusão em metais e ligas. Teoria de discordâncias. Mecanismos de deformação plástica e de endurecimento. Transformações de fase no estado sólido. Recuperação, recristalização e crescimento de grão. (3 créditos)

Bibliografia:

CALLISTER JR., W. D. Materials Science and Engineering – An Introduction. Ed. John Wiley & Sons, 5th edition, 2001.

HULL, D., BACON, J. Introduction to Dislocations. Ed. Pergamon Press, 3rd edition, 1984.

MEYERS, A. M., CHAWLA, K. K. Princípios de Metalurgia Mecânica. Ed. Edgard Blücher, 1982.

VAN VLACK, L. H. Princípios de Ciência e Tecnologia dos Materiais. 4ª edição. Ed. Campus, 1984.

GUY, A. G. Ciência dos Materiais. Ed. Livros Técnicos e Científicos, 1982.

REED-HILL, R. E. Princípios da Metalurgia Física. Ed. Guanabara Dois, 1982.

Monitoramento e Controle de Processo de Fabricação

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 h

Generalidades, Sensores, Processos de usinagem, Processos de conformação, Processos de soldagem, Processamento de polímeros, Outros processos de fabricação, Apresentação de trabalhos desenvolvidos na SOCIESC. (3 créditos)

Bibliografia:

LIHUIWANG AND ROBERT X. GAO, Condition Monitoring and Control for Intelligent Manufacturing, Springer-Verlag London Limited 2006

SIGHIERI, L. Controle automático de processos industriais, São Paulo, Edgard Blücher, 1998.

OSITA D. I. NWOKAH, YILDIRIM HURMUZLU, The Mechanical systems design handbook - modeling, measurement and Control, 2002 by CRC Press LLC

WEBSTER JOHN G., Measurement, Instrumentation, and Sensors Handbook, 1999 by CRC Press LLC

HOPCROFT, M.A.; ULLMAN, J.D. Introduction to Automata Theory, Languages and Computation, Addison-Wesley, Reading, 1979.

FERRARESI, D. Fundamentos da usinagem dos metais, Edgard Blücher, 1990.

DINIZ, A. E., MARCONDES, F. C., COPPINI, N. L. Tecnologia da Usinagem dos Materiais, Editora Artliber, 2000.

Teses e dissertações relacionadas.

Planejamento de Experimentos - Análise de Variância (ANOVA)

Nível: Mestrado Obrigatória: Sim Carga Horária: 45 horas

Ementa: Estatística Descritiva; Distribuição de Probabilidades; Amostragem; Inferência e Testes de Hipóteses; Correlação; Regressão Linear Simples e Múltipla; Análise de Experimentos e ANOVA; Controle Estatístico de Processos; Estatística não Paramétrica; Introdução a Análise Multivariada.

Bibliografia:

BARBETTA, P.A; Reis, M.M. e Bornia, A. C. Estatística para Cursos de Engenharia e Informática. Ed. Atlas, 2009.

CALEGARE, A. J. A. Introdução ao Delineamento de Experimentos. 2ª Ed. Ed. Blucher, 2009.

FREUND, J. E. e Simon, G. A. Estatística Aplicada. Ed. Bookman, 2000.

KAZMIER, L.J. Estatística Aplicada a Administração e Economia 4ª Ed. Coleção Schaum, Ed. Artmed, 2007.

LEVINE, D. M.; Berenson, M.L. e Stephan, D. Estatística: Teorias e Aplicações. Ed. LTC, 2000.

MANLY, B.F. J. Métodos Estatísticos Multivariados - Uma Introdução. Ed. Artmed.

MONTGOMERY, D.C. e RUNGER,G.R. Estatítica Aplicada e Probabilidade para Engenheiros. 4ª Ed. Ed. LTC, 2009

PEREIRA, J.C.L. Análise de Dados Qualitativos. 3ª Ed. EDUSP, 2004

Planejamento e Economia da Usinagem

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 h

Ementa: Desgaste e vida das ferramentas, curvas de vida, fórmula de Taylor generalizada, custos de fabricação, acabamento de superfície e usinabilidade. Condições de máxima produção, mínimo custo e máximo lucro, no torneamento, furação, aplainamento e fresamento. (3 créditos)

Bibliografia:

FERRARESI, D. Fundamentos da Usinagem dos Metais, Editora Edgard Blücher, 1977.

BROWN, J. Advanced Machining Technology Handbook. New York: McGraw-Hill, 1998.

Artigos técnicos e científicos.

Processos Abrasivos

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 horas

Ementa: Introdução: origem dos processos abrasivos. Usinagem com gumes de geometria não definida: forma média dos gumes de geometria não definida; formas de penetração do gume; penetração do gume força de corte e distribuição de energia no gume; desgaste do material abrasivo. Rebolos: materiais abrasivos; ligantes; estrutura dos rebolos convencionais; estrutura dos rebolos; especificação de rebolos superabrasivos. Fluidos de corte na retificação: subdivisão e propriedades dos fluidos de corte; aditivação de fluidos de corte. Processo de retificação: embasamento cinemático da retificação; cinemática de processos específicos; grandezas características do processo e resultado do trabalho em função das variáveis de entrada. Utilização de rebolos CBN: aspectos tecnológicos e econômicos; tipos de rebolos de CBN e suas aplicações; utilização de fluido de corte para retificação com CBN; dressamento de rebolos convencionais; dressamento de rebolos de CBN; dressamento por toque em rebolos de CBN (touch - dressing). (3 créditos)

Bibliografia:

MALKIN, S. Grinding Technology: Theory and Applications of Machining with Abrasives, 1989.

STEVE F. K. Grinding Technology, 1994.

FERRARESI, D. Fundamentos da Usinagem dos Metais, Editora Edgard Blücher, 1977.

Apostila de Usinagem dos Metais, Machado, A.

DINIZ, A.E. Apostila do Processo de Retificação, 2000.

SHAW, M.C. Metal Cutting Principles, 1989.

Catálogos de Fabricantes de Ferramentas de Retificação.

Artigos científicos.

Projeto de Dissertação de Mestrado

Nível: Mestrado Obrigatória: Sim Carga Horária: 45 h

Ementa: Estrutura do Conhecimento em Produção Científica; Pesquisa Bibliográfica como fundamentação teórica; Planejamento e Formulação da pesquisa científica e do conhecimento tecnológico; Normas e Padrões de Trabalhos Científicos; Definição do Problema de Pesquisa e Objetivos; Estrutura do Trabalho de Dissertação.

Projeto e Manufatura Integrados por Computador

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 h

Ementa: Projeto e Manufatura Integrados por Computador (CIM - Computer Integrated Manufacturing): Sistemas CAx (CAD/ CAE/ CAPP/ CAM/ CAI/ outros); sistemas CAD modeladores de sólidos; e modeladores de superfícies; representação de geometrias complexas em sistemas CAD (Funções Spline – curvas de Bézier); metodologia de trabalho e evolução de sistemas CAD; comunicação entre sistemas CAx. Integração entre projeto (CAD) e fabricação (CNC). Processos de fabricação não - convencionais para auxiliar o desenvolvimento de produtos: técnicas de engenharia reversa; prototipagem rápida; inspeção de formas complexas. Engenharia Simultânea. Otimização de projetos.

Bibliografia:

BÉZIER, P. Utilização das curvas e superfícies em CAD/CAE/CAM. São Paulo, Aleph, 62p., 1993.

BOWMAN, A.; BOWMAN, D. J. Understanding CAD/CAM. Indianapolis, Howard W. Sams. 300 p., 1987.

CHANG, T.C; WYSK, R.A.; WANG, H.P. Computer-aided manufacturing. 2nd.ed. New Jersey: Prentice Hall, 1998.

HOSAKA, M. Modeling of Curves and Surfaces in CAD/CAM. Springer-Verlag. London, 350 p, 1992.

DESCHAMPS, J.P.; NAYAK, P. R. Produtos Irresistíveis. Makron Books. São Paulo, 447 p., 1996.

FARID M. A. Principles of Computer Aided Design and Manufacturing, 2ed. p.359, 2003.

REHG, J.A.; KRAEBBER, H.W. Computer Integrated Manufacturing. Prentice Hall; 3rd ed. p.592, 2004.

LEE, K. Principles of CAD/CAM/CAE. p.640. Prentice Hall; 1st ed, 1999.

CHANG, T.C; WYSK, R.A.; WANG, H.P. Computer-aided manufacturing. 2nd.ed. New Jersey: Prentice Hall, 1998.

LEONDES, C.T.: Computer Aided and Integrated Manufacturing Systems: Optimization Methods. World Scientific Publishing Company. p.240, 2004.

HOSAKA, M. Modeling of Curves and Surfaces in CAD/CAM. Springer-Verlag. London, 350 p., 1992.

DESCHAMPS, J.P.; NAYAK, P. R. Produtos Irresistíveis. Makron Books. São Paulo, 447 p., 1996.

MAHON, MC.; BROWNE, J. CAD/CAM From Principles to Practice. Suffolk, UK. Addison-Esley, 1993.

Revestimentos Superficiais a Plasma

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 h

Ementa: Noções de vácuo. Plasma Frio. Técnicas de deposição de revestimentos por plasma: Erosão catódica (sputtering), deposição química na fase vapor por plasma (PECVD), deposição a arco, por feixe de íons (ion-beam), IDECR. Caracterização de filmes finos: Caracterização de revestimentos: micro-estrutural, mecânica, óptica, eletrônica.

Bibliografia:

OHRING, M. Thin Films, 1994.

BUDINSKI. K.G. Surface Engineering for Wear Resistance, 1988.

OKS, E.M.; BROWN, I.; BROWN, I.G. Emerging Applications of Vacuum-ARC-Produced Plasma, Ion and Electron Beams, 2003.

Handbook of Deposition Technologies for Films and Coatings: Science, Applications and Technology. Kluwer Academic Publishers. Hardcover, 248p, 1999.

BUNSHAH, R.F. Noyes Data Corporation/Noyes Publications, 2nd ed., 1994.

OHRING, M. The Materials Science of Thin Films, 2nd ed., 2001.

Solidificação de Metais e Ligas

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 horas

Pré-requisito: Tecnologia e ciência dos materiais

Ementa: Nucleação. Inoculação de ligas de cobre e alumínio. Inoculação de ferro fundido. Análise térmica de ferro fundido. Crescimento. Crescimento de monocristais. Morfologia da interface sólido/líquido e Leis do crescimento. Redistribuição de soluto. Macroestrutura de lingotes. Macrossegregação. Crescimento dentrítico. Microssegregação, formação de bolhas e inclusões secundárias. Solidificação de ligas eutéticas. Modificação de ligas Al-Si. Nodularização de ferros fundidos.

Bibliografia:

GARCIA, A. Solidificação: Fundamentos e Aplicações. Editora da Unicamp, Brasil, 2001.

PRATES, M.; DAVIES, G. Fundição de Metais e suas Ligas, LTC, ESDUP, 1978.

PORTER, D.A. ; K.E. EASTERLING, K.E. Phase Transformations in Metals and Alloys, 2nd ed., Chapman & Hall, 515p., London, 1992.

KURZ, W.; FISHER, D.J. Fundamentals of Solidification, Trans Tech Publications, 1992.

Tecnologia da Usinagem

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 horas

Ementa: Grandezas físicas no processo de corte. Nomenclatura e geometria das ferramentas de corte. Mecanismo de formação e controle do cavaco. A interface cavaco-ferramenta. Força e potência de usinagem. Temperatura de corte. Materiais para ferramentas. Desgaste e vida da ferramenta. Fluidos de corte. Torneamento, Furação, fresamento e retificação. Monitoramento e controle do processo de usinagem.

Bibliografia:

FERRARESI, D. Fundamentos da Usinagem dos Metais, Editora Edgard Blücher, 1977.

TRENT, E.M. Metal Cutting, Buterworths, 1977.

SHAW, M.C. Metal Cutting Principles, 1989.

DINIZ, A.E. Apostila de Processo de Retificação, 2000.

DINIZ, A.E. Apostila de Monitoramento e Controle do Processo de Usinagem, 2001.

Catálogo de Produtos para Usinagem. SANDVIK Coromant. Ferramentas Rotativas, 2003.

Tecnologia e Ciência dos Materiais

Nível: Mestrado Obrigatória: Não

Carga Horária: 45 horas.

Ementa: Classificação dos materiais de engenharia. Estrutura atômica e ligações químicas. Estruturas cristalinas, amorfas e moleculares. Defeitos estruturais: pontuais, lineares, bidimensionais e volumétricos. Difusão em sólidos: mecanismos e leis. Estrutura e propriedades de materiais metálicos. Diagramas de Fases. Estrutura e propriedades de materiais cerâmicos. Estrutura e propriedades de materiais poliméricos. Processamento de materiais metálicos. Processamento de materiais cerâmicos. Processamentos de materiais poliméricos. (3 créditos)

Bibliografia:

CALLISTER JR., WILLIAM D. Ciência e Engenharia de Materiais: uma Introdução. LTC. 5ª edição, 589p., 2002.

VAN VLACK, L.H. Princípios de Ciência dos Materiais. São Paulo, Edgard Blücher, 8a ed., 427p., 1988.

SMITH, W. F. Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais. Ed. McGraw-Hill, 1998.

PADILHA, A. F. Materiais de Engenharia – Microestrutura e Propriedades. Ed. Hemus, 1997.

Tópicos Especiais em Fabricação

Nível: Mestrado Obrigatória: Sim (Obrigatório a todas as linhas)

Carga Horária: 45h/a

Ementa: Dependendo dos temas de interesse dos pós-graduandos, serão pré-selecionados dez ou mais tópicos da especialidade de Manufatura Mecânica, podendo envolver aspectos de projeto, fabricação e materiais. Como exemplo dos possíveis tópicos pode-se citar os seguintes: 1) Comportamento Elástico, Plástico e Mecanismos de Encruamento; 2) Teoria das discordâncias; 3) Fratura e Fadiga em Diversos Meios;

4) Fluência e Visco-elasto-plasticidade; 5) Atrito e Desgaste; 6) Efeito sobre o comportamento mecânico do Forjamento, Laminação e Extrusão; 7) Usinagem; 8) Concentradores de Tensões; 9) Tensões Térmicas e Residuais; 10) Processos Avançados de Soldagem; 11) Controle de qualidade, etc.

Bibliografia:

Artigos científicos e publicações técnicas.

International Journal of Machine Tools and Manufacture.

Annals of the CIRP.

International Journal of Advanced Manufacturing Technology.

Journal of Engineering Manufacture – PART B.

Journal of Manufacturing Science and Engineering.

Tópicos Especiais em Metrologia

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: variável até 45 horas

Ementa: Características dos sistemas de medição; critérios de seleção e avaliação dos sistemas de medição; medições lineares; medições angulares; medições de formas complexas; medições de Textura Superficial; GD&T (Gerenciamento de Tolerâncias e Dimensões geométricas).

Bibliografia:

MORRIS, A. S. Measurement and Instrumentation Principles. Butterworth- Heinemann, 3rd edition, 2001.

BUCHER, J. L. The Metrology Handbook. ASQ Quality Press, 2004.

JUEPTNER, S.U. Digital Holography: Digital Hologram Recording, Numerical Reconstruction, and Related Techniques. Springer, 2005.

ILYA, G. Measurement Theory for Engineers. Springer, 2003.

ARMIN, G.; THOMAS, S.H. Calibration and Orientation of Cameras in Computer Vision. Springer, 2001.

WHITEHOUSE, D.J. Surfaces and their Measurement. Butterworth-Heinemann, 2002.

BOSCH, J. Coordinate Measuring Machines and Systems. Marcel Dekker, 1995.

FIGLIOLA, R.; BEASLEY, D.E. Theory and design for mechanical measurements; John Wiley, 2005.

Transformações de Fase

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Metalurgia física

Ementa: Defeitos puntiformes e soluções sólidas. Defeitos de linha. Soluções sólidas. Impurezas. Difusão no estado sólido. Primeira Lei de Fick. Ativação térmica. Segunda Lei de Fick. Mecanismos de difusão. Movimento de átomos individuais. Diagrama de fases. Nucleação e Crescimento. Velocidade de nucleação. Nucleação homogênea e heterogênea. Redistribuição de soluto. Solidificação. Crescimento dendrítico. Nucleação de um sólido no interior de outro. Crescimento de eutéticos, macro e microestruturas brutas de fundição. Relação entre morfologia e condições de crescimentos. Energia livre de soluções sólidas. Transformações por difusão em sistemas não ferrosos. Metaestabilidade. Mudanças estruturais em alta temperatura. Decomposição da austenita por processos de difusão. Recuperação, recristalização e crescimento de grão. Mecanismos de endurecimento por transformação de fase. Precipitação a baixas temperaturas (envelhecimento). Endurecimento por transformação martensítica. Transformação bainítica. Transformações de fase comuns em materiais sólidos. Transformação global. Transformações isotérmicas, diagramas TTT. Reação eutética. Transformações polimórficas. Reações ordem-desordem. Decomposição espinoidal. Mecanismos que aumentam resistência por transformações de fases. Cinética das transformações de fases (3 créditos).

Bibliografia:

PORTER, D.A.; EASTERLING, K.E. Phase Transformations in Metals and Alloys. 2nd ed., Chapman & Hall, 515p, London, 1992.

CHRISTIAN, J.W. The theory of transformations in metals and alloys. Pergamon, 586 p., 1975.

SHEWMON, P.G. Transformation in Metals. McGraw-Hill, New York, 1969.

Tribologia I

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 horas

Ementas: Introdução; Caráter Sistêmico; Propriedades Superficiais; Topografia da Superfície; Princípios de Mecânica do Contato; Contato entre Superfícies; Atrito; Lubrificantes; Lubrificação; Desgaste. (3 créditos)

Bibliografia:

HUTCHINGS, I. M. Tribology : Friction and Wear of Engineering Materials, CRC Press, Boca Raton, USA, 273p., 1992.

ZUM GAHR, K.H. Microstructure and Wear of Materials. Amsterdam, Elsevier Sci. Publish. Inc., 1987.

WILLIAMS, J.A. Engineering Tribology. Oxford Science Publications, 488p. 1996.

Cambridge Course on Tribology, Friction, Lubrication and Wear. University of Cambridge, Program for Industry, 1998.

ARNELL, R. D. et Al. Tribology - Principles and Design Applications. Macmillan Education Ltd, London, 254p., 1991.

HALLING, J. Principles of Tribology. The Macmillan Press Ltd, London, 401p., 1978.

Teses, dissertações e artigos técnicos e científicos.

Tribologia II

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 horas

Ementas: Introdução; Desgaste por Partículas Duras: Propriedades dos Abrasivos, Abrasão, Desgaste por Deslizamento; Erosão por Impacto de Partículas Sólidas. (3 créditos)

Bibliografia:

ZUM GHAR, K.H. Microstructure and Wear of Materials. Amsterdam, Elsevier Sci. Publish. Inc., 1987.

HUTCHINGS, I. M. Tribology: Friction and Wear of Engineering Materials. CRC Press, Boca Raton, USA, 273p., 1992.

WILLIAMS, J.A. Engineering Tribology. Oxford Science Publications, 401p. 1996.

Teses, dissertações e artigos técnicos e científicos.

Usinabilidade dos Materiais

Nível: Mestrado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 h

Ementa: Aspectos metalúrgicos dos materiais para caracterização do processo de usinagem, Ensaios de usinabilidade. (3 créditos)

Bibliografia:

FERRARESI, D. Fundamentos da Usinagem dos Metais, Editora Edgard Blücher, 1977.

TRENT, E.M. Metal Cutting, Buterworths, 1977.

SHAW, M.C. Metal Cutting Principles, 1989.

DINIZ, A.E. Apostila de Processo de Retificação, 2000.

DINIZ, A.E. Apostila de Monitoramento e Controle do Processo de Usinagem, 2001.

Catálogo de Produtos para Usinagem. SANDVIK Coromant. Ferramentas Rotativas, 2003.