Trabalhar para o estudo e conservação das aves e...

15

Transcript of Trabalhar para o estudo e conservação das aves e...

2

3

Trabalhar para o estudo e conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.

A SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves é uma organização não governamental de ambiente que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal. Como associação sem fins lucrativos, depende do apoio dos sócios e de diversas entidades para concretizar as suas acções. Faz parte de uma rede mundial de organizações de ambiente, a BirdLife International, que actua em mais de 100 países e tem como objectivo a preservação da diversidade biológica através da conservação das aves, dos seus habitats e da promoção do uso sustentável dos recursos naturais.

Divulgar o Priolo e o seu habitat, a floresta Laurissilva e fomentar o desenvolvimento sustentável em torno da conservação deste ecossistema.

O Centro Ambiental do Priolo é Centro de Interpretação e Educação Ambiental surgido como resultado de uma parceria da SPEA com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e com a Direcção Regional dos Recursos Florestais e enquadrado no projecto de conservação do Priolo, LIFE Priolo

4

ÍNDICE

RESUMO 05 1. O PRIOLO VAI A TUA ESCOLA 06 2. A TUA ESCOLA VISITA O PRIOLO 08 3. DESCOBRE COM O PRIOLO 09 4. FORMAÇÃO PARA PROFESSORES 10 5. EXPOSIÇÃO ITINERANTE 10 6. SEMANA TEMÁTICA DO PRIOLO NA ESCOLA 12 7. SEMANA DE ACTIVIDADES NO NORDESTE 13

5

RESUMO

O Centro Ambiental do Priolo apresenta uma programação anual destinada às escolas. Para o ano lectivo 2011/2012 contamos com os seguintes programas:

O PRIOLO VAI À TUA ESCOLA: Neste programa os técnicos do Centro Ambiental do Priolo deslocam-se à escola/instituição para a realização de actividades adaptadas aos diferentes níveis de ensino, com o objectivo de dar a conhecer o Priolo, a Floresta Laurissilva e os principais ecossistemas dos Açores.

A TUA ESCOLA VISITA O PRIOLO: Neste programa a escola/instituição realiza uma visita ao Centro Ambiental do Priolo onde estão disponíveis exposição permanente sobre o Priolo e a Floresta Laurissilva, bem como a realização de actividades lúdicas.

DESCOBRE COM O PRIOLO: Criamos actividades à medida para a sua turma/grupo! Através deste programa, poderá contar com a ajuda dos técnicos do Centro Ambiental do Priolo na realização de experiências e actividades ligadas ao ambiente.

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES/EDUCADORES: A partir do tema “O Priolo e a Floresta Laurissilva”, esta formação de 3 horas aborda os assuntos relacionados ao Priolo, a Floresta Laurissilva e a sua conservação, além de fornecer ferramentas para o ensino da temática da biodiversidade para diferentes níveis de ensino.

EXPOSIÇÂO ITINERANTE: Temos uma exposição itinerante sobre o Priolo e a Laurissilva que pode ser colocada na sua escola/instituição, como meio de divulgação. A exposição é composta por placas informativas e réplicas das principais plantas da Laurissilva. Caso haja interesse, os técnicos do Centro Ambiental do Priolo poderão realizar actividades com os alunos, explorando os recursos da exposição.

SEMANA TEMÁTICA NA ESCOLA: Criamos uma semana temática sobre o Priolo, a Laurissilva e a Biodiversidade dos Açores para a sua escola/instituição com diversas actividades e exposições.

SEMANA NO CENTRO AMBIENTAL DO PRIOLO: Um programa de actividades diversificado para a estadia da sua turma/grupo até uma semana no Nordeste, com temas relacionados com a biodiversidade açoriana e a sua conservação.

Todas estas actividades se disponibilizam ao público de forma gratuita, e são realizadas pelos técnicos do Centro Ambiental do Priolo, pelo que se recomenda a marcação antecipada.

Se é professor ou educador e gostava de participar nestas actividades não hesite em contactar-nos.

6

1. O PRIOLO VAI Á TUA ESCOLA

1.1. Descrição do Programa O programa “O Priolo vai à tua Escola” consiste numa série de actividades organizadas na própria instituição e adaptadas aos diferentes níveis de ensino para dar a conhecer o Priolo, a Floresta Laurissilva e a biodiversidade dos Açores em geral, bem como os temas relacionados com a sua conservação. Neste programa, os educadores têm à disposição palestras e actividades lúdicas que podem ser solicitadas individualmente ou em conjunto, sendo a sua realização da responsabilidade dos técnicos do Centro Ambiental do Priolo. As actividades deste programa constam abaixo: 1.2. Primeiro Ciclo

À Descoberta da Laurissilva Através da exposição itinerante, a actividade “À Descoberta da Laurissilva” torna-se disponível indoors. Nesta actividade pretende-se dar conhecimentos sobre as espécies que compõem a Floresta Laurissilva dos Açores, ensinar a identificar as plantas endémicas, bem como algumas exóticas existentes na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e que ameaçam a conservação da Floresta Laurissilva. Duração: 2h Destinatários: alunos do a partir dos 5 anos até ao 4º ano Aves da minha escola Com o 'Aves da Minha Escola' os alunos constroem caixas-ninho que posteriormente espalham no recreio da escola; assim poderão observar e aprender a identificar as aves que lá aparecem ao longo dos dias. Os técnicos do Centro Ambiental do Priolo fornecem fichas de identificação e de acompanhamento. Duração: 2h Destinatários: alunos do a partir dos 5 anos até ao 4º ano Gincana do Priolo Numa corrida orientada ao ar livre e através da realização de jogos dinâmicos, as crianças vão descobrir o Priolo, o seu habitat, as ameaças à sua conservação e as acções realizadas para protegê-lo.

Duração: 3-4 horas (com intervalo para lanche). Destinatários: alunos do pré-escolar (a partir dos 5 anos) ao 4º ano.

Conto “A Aventura do Jaime”

Neste conto, o priolo Jaime vive uma aventura que permite aos alunos conhecer o seu habitat, a sua alimentação e os problemas que o ameaçam. Através duma história divertida e um pouco de teatro, abre-se espaço para descobrir como ajudar Jaime, a sua família e os seus amigos.

7

Após a leitura do conto, os alunos terão oportunidade de realizar alguma das actividades complementares propostas. Actividades Complementares: Pintura e construção de fantoches do Jaime; construção de Priolo em cartão. Duração: 1h (conto + 1 actividade complementar) Destinatários: alunos do pré-escolar ao 2º ano.

Pictionary das Aves e Plantas dos Açores Num jogo divertido, os alunos serão levados a desenhar e descobrir as aves e plantas dos Açores, aprendendo ludicamente a reconhecê-las e às suas principais características. Duração: 1h Destinatários: alunos do 3º e 4º ano

1.3. Segundo Ciclo

Gincana do Priolo Numa corrida orientada ao ar livre e através da realização de jogos dinâmicos, as crianças vão descobrir o Priolo, o seu habitat, as ameaças à sua conservação e as acções realizadas para protegê-lo.

Duração: 3-4 horas (com intervalo para lanche).

Pictionary das Aves e Plantas dos Açores Num jogo divertido, os alunos serão levados a desenhar e descobrir as aves e plantas dos Açores, aprendendo ludicamente a reconhecê-las e às suas principais características. Duração: 1h 1.4. Terceiro Ciclo Gincana do Priolo Numa corrida orientada ao ar livre e através da realização de jogos dinâmicos, as crianças vão descobrir o Priolo, o seu habitat, as ameaças à sua conservação e as acções realizadas para protegê-lo. Duração: 3-4 horas (com intervalo para lanche). O Priolo e o seu Habitat Palestra dinâmica e adaptada à idade dos alunos sobre o Priolo, a Floresta Laurissilva e as ameaças à sua conservação. Os alunos serão levados a debater de forma simples as acções e comportamentos que ajudam na protecção do Priolo. Duração: 45min

8

1.5. Secundário De Ossos nas Mãos Com esta actividade os alunos aprendem a identificar as aves e os seus ossos, e demonstra-se o tratamento aplicado aos ossos para a sua conservação e exposição. Duração: 2h Documentário “Os Últimos Priolos”

Através do documentário “Os Últimos Priolos”, os alunos conhecerão o Priolo, os problemas que ameaçam a espécie e algumas acções levadas a cabo para a sua conservação. Após o documentário, os técnicos do Centro Ambiental do Priolo mediarão um debate sobre a temática. Duração: 1h (vídeo + debate)

2. A TUA ESCOLA VISITA O PRIOLO

2.1 Descrição do Programa Através do programa “A tua Escola visita o Priolo”, as instituições interessadas poderão levar os seus alunos ao Centro Ambiental do Priolo. No Centro, uma exposição interactiva permanente permite aos alunos descobrir o Priolo e a Floresta Laurissilva, bem como as ameaças à sua conservação e as acções desenvolvidas para a protecção da espécie e do seu habitat. Além da exposição, poderão ser realizadas actividades complementares. As actividades são adaptadas às diferentes idades e orientadas pelos técnicos do Centro Ambiental do Priolo. Visita à Exposição Interactiva Com a orientação dos técnicos do Centro Ambiental do Priolo, os alunos poderão explorar os painéis interactivos existentes na exposição, onde descobrirão aves e plantas existentes na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, o Priolo, os problemas que ameaçam a sua preservação e as acções desenvolvidas para a conservação. Duração: 1h “Os Últimos Priolos” Na sala do Centro, os alunos terão oportunidade de assistir ao documentário “Os Últimos Priolos”, onde conhecerão o Priolo, os problemas que ameaçam a espécie e algumas acções levadas a cabo para a sua conservação. Duração: 30min

9

“À Descoberta da Laurissilva” Após assistirem um documentário sobre a floresta nativa dos Açores, será realizado um jogo ao ar livre, onde os participantes deverão, seguindo um roteiro de dicas, identificar plantas endémicas dos Açores, bem como algumas exóticas existentes na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e que ameaçam a conservação da Floresta Laurissilva. Duração: 2h Herbário Fotográfico Nesta actividade, os alunos aprendem a identificar as plantas da Floresta Laurissilva dos Açores, as quais vão posteriormente colectar por meio de fotografias. Através das fotografias procede-se à identificação das plantas para consolidação de conhecimentos. Duração: 2h 3. DESCOBRE COM O PRIOLO

3.1 Descrição do Programa Através deste programa, poderá contar com a ajuda dos técnicos do Centro Ambiental do Priolo na realização de experiências e actividades ligadas ao ambiente. Estas actividades poderão ser realizadas na escola ou em campo e podem ser criadas pela escola, pela equipa do Centro ou em conjunto. Criamos actividades à medida para a sua turma/grupo! 3.2 Algumas sugestões do Centro Ambiental do Priolo - Apoio à criação de um Jardim de Plantas Endémicas na escola/instituição; - Observação de Aves na Serra da Tronqueira; - Criação de experiências relacionadas à biodiversidade, ao funcionamento dos ecossistemas e outras temáticas relacionadas.

10

4. FORMAÇÃO PARA PROFESSORES

4.1 Descrição do Programa Esta formação, com uma duração de 3 horas, tem como objectivo dar a conhecer aos Professores o Priolo e a Floresta Laurissilva, as ameaças que enfrentam e fornecer técnicas para trabalhar esta temática nas diferentes disciplinas escolares. Sendo que o Priolo e a Laurissilva são temáticas incluídas no currículo regional como matérias transversais, esta formação está dirigida a professores de todas as áreas de ensino. Para os professores participantes nesta formação será disponibilizado o kit didáctico “O Priolo e a Floresta Laurissilva” criado pelo projecto LIFE – Priolo. Este kit contém informações básicas sobre o tema e propostas de actividades para realização em sala de aula. 4.2 Conteúdos - O Priolo e a Floresta Laurissilva; - Conceitos, procedimentos e atitudes para o desenvolvimento desta temática em sala de aula; - Apresentação do kit didáctico “O Priolo e a Floresta Laurissilva” para diferentes níveis de ensino; - Desenvolvimento de actividades sobre o tema.

5. EXPOSIÇÃO ITINERANTE “O PRIOLO: PASSADO, PRESENTE E FUTURO 5.1 Resumo “O Priolo: Presente, Passado e Futuro” é uma exposição criada com o intuito de comemorar o fim do Projecto LIFE Priolo de Conservação da População de Priolo na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme.

A exposição “O Priolo: Presente, Passado e Futuro”, permite conhecer o habitat do Priolo, a Floresta Laurissilva, os problemas que afectam a sua sobrevivência e as acções de conservação que têm sido realizadas para preservar esta éspecie única da ilha de São Miguel.

No ano lectivo 2008/2009 esta exposição foi exibida nas Portas do Mar (Ponta Delgada) Centro de exposições da Câmara Municipal de Nordeste, Teatro Ribeiragrandense, Teatro da Povoação, Instituição KAIROS e Escola Canto da Maia (Ponta Delgada).

5.2 Descrição da Exposição Espaço a ocupar: Mínimo 30 m2 (comprimento: 7m largura: 3m altura máx.: 2 m)

11

Materiais da exposição:

Uma lona de 2 x 7m.

4 lonas de 2 x 2,66 m.

13 Imagens en 3D das plantas da Floresta Laurissilva.

21 Letreiros de 30 x 150 cm.

19 Letreiros de 30 x 60 cm.

5.3 Componentes 5.3.1 Exposição

A Exposição “O Priolo: Presente, Passado e Futuro” recria com imagens tridimensionais das plantas da Floresta Laurissilva e lonas de paisagem, o habitat do Priolo, dentro do qual poderemos descobrir mais sobre esta espécie, o seu habitat, as ameaças a sua sobrevivência e as acções de conservação que tem sido desenvolvidas para a sua conservação.

Esta exposição poderá ser visitada com ou sem técnico, sendo recomendável que os grupos escolares contem com um técnico para melhorar a sua compreensão da mesma.

5.3.2 Documentário “Os Últimos Priolos”

O documentário “Os últimos Priolos” foi desenvolvido pelo Projecto LIFE Priolo e mostra as principais acções de conservação desenvolvidas por este projecto. Com uma duração 24 minutos, permite conhecer a biologia desta especie e as acções de conservação desenvolvidas na ZPE Pico da Vara /Ribeira do Guilherme.

5.3.3 Jogo de Identificação de plantas da Floresta Laurissilva O Jogo de Identificação de plantas da Laurissilva dos Açores é adequado para crianças e jovens entre os 9 e os 18 anos. Neste jogo os alunos deverão dscobrir os nomes de plantas da floresta Laurissilva através duma imagem e de uma série de pistas que são entregues num pequeno caderno.

5.3.4 Conto “A Aventura do Jaime” O conto “A aventura do Jaime” narra as aventuras dum jovem Priolo, o Jaime, que descobre junto do seu pai o seu habitat, a Serra da Tronqueira. Este conto, adequado para crianças entre 5 e 9 anos, permite mostrar alguns dos elementos do habitat do Priolo, assim como as principais ameaças a esta espécie.

5.3.5 Caderno de Actividades adaptado a diferentes idades Existe um caderno de actividades adaptado as diferentes idades que poderá ser entregue aos alunos ou professores para a posterior realização de actividades.

Os de actividades cadernos existentes são: 6-8, 9-12 e 13-16 Anos.

12

6. SEMANA TEMÁTICA DO PRIOLO

6.1 Descrição do Programa A Semana Temática do Priolo é uma proposta do Centro Ambiental do Priolo que deverá ser debatida com a escola/entidade solicitante, de forma que seja criada uma semana com actividades que encontrem os objectivos desejados. Pode ser realizada aproveitando a realização da exposição “O Priolo: passado, presente e futuro” na escola/instituição ou construída de forma diferente, de acordo com as necessidades de cada instituição solicitante. Além disso, o Centro Ambiental do Priolo poderá criar uma semana temática sobre outros temas relacionados ao Priolo, a Floresta Laurissilva, os ecossistemas e habitats naturais, bem como a biodiversidade dos Açores. Em conjunto com os educadores, podemos criar uma semana exclusiva para a instituição. Contacte-nos! 6.2 Actividades possíveis Algumas actividades que poderão integrar a Semana Temática: - Exposição Itinerante "O Priolo: Passado, Presente e Futuro"; - Palestras sobre o Priolo e a Floresta Laurissilva; - Documentário "Os últimos Priolos"; - Realização de actividades do Programa "O Priolo vai à tua escola"; - Concurso de conhecimentos sobre o Priolo e a Floresta Laurissilva.

13

7. SEMANA DE ACTIVIDADES NA SERRA DA TRONQUEIRA

7.1 Resumo

O Centro Ambiental do Priolo oferece às escolas e grupos interessados a possibilidade de realizar uma semana de actividades.

A programação dessa semana é a seguinte, se bem que algumas actividades poderão ser alteradas dependendo das condições meteorológicas. Estas actividades poderão também ser adaptadas aos objectivos educativos da escola ou grupo, sendo estas alterações previamente acordadas com os monitores do Centro.

7.2 Programação para uma semana

1º DIA

Manhã - Chegada dos alunos e instalação.

Tarde

- Apresentação dos alunos e as actividades a realizar.

- Projecção do documentário sobre o Projecto.

- Criação do código de conduta.

Noite - Descanso

2º DIA

Manhã - Visita ao projecto LIFE Laurissilva Sustentável

Tarde - Jogos sobre biodiversidade

Noite - Excursão a Boca de Ribeira para ouvir Cagarros. ** História do Zeca Garro e conversa sobre o tema.

3ºDIA

Manhã - Observação de aves **

Tarde - “À descoberta da Laurissilva” Jogo de identificação de espécies de plantas da Laurissilva dos Açores. **

Noite - Descanso

4ºDIA

Manhã - Passeio pela estrada da Tronqueira para ver Priolos. **

Tarde - Preparação da festa de despedida

Noite - Festa de despedida

5º DIA Manhã

- Actividade de encerramento, entrega de diplomas de participação e criação de cartaz de despedida com as suas impressões sobre a semana.

Tarde - Regresso

** Estas actividades dependem de condições meteorológicas favoráveis, podendo ser substituídas caso seja inviável a sua realização.

14

7.3 Descrição das actividades propostas 1º DIA Projecção do documentário “Os Últimos Priolos”: na sala multimédia do Centro, os alunos terão oportunidade de assistir ao documentário “Os Últimos Priolos”, onde conhecerão o Priolo, os problemas que ameaçam a espécie e algumas acções levadas a cabo para a sua conservação. Duração: 30min Criação de Código de Conduta: para que a semana corra bem, vamos todos juntos criar um Código de Conduta que deverá ser respeitado por todos ao longo da semana de actividades. 2º DIA Visita ao projecto LIFE Laurissilva Sustentável: nesta actividade o grupo terá a oportunidade de conhecer as acções desenvolvidas num projecto de conservação: o LIFE Laurissilva Sustentável. Esse projecto teve como objectivo a conservação da população de Priolos e suas acções decorreram na área da Serra da Tronqueira. Duração: 3/4 horas (com intervalo para lanche) Jogos sobre Biodiversidade: um conjunto de 4 jogos dinâmicos, realizados ao ar livre e através dos quais os participantes podem perceber e debater conceitos relacionados com a biodiversidade e os ecossistemas. Duração: 1h Excursão à Boca da Ribeira: Nesta excursão nocturna à piscina da Boca da Ribeira, vamos ouvir os Cagarros, ler “A História do Zeca Garro” e conversar sobre a vida dessas aves marinhas e as dificuldades que enfrentam. Duração: 2h 3ºDIA Observação de Aves: Em alguns pontos da Serra da Tronqueira, com binóculos e guias, vamos tentar observar as aves existentes nessa zona da ilha de São Miguel. Com alguma sorte, conseguiremos ver todas as espécies, inclusive o Priolo. Duração: 3/4 horas (com intervalo para lanche) “À Descoberta da Laurissilva”: Após assistirem a um documentário sobre a floresta nativa dos Açores, será realizado um jogo ao ar livre, onde os participantes deverão identificar plantas endémicas dos Açores, bem como algumas exóticas existentes na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, que ameaçam a conservação da Floresta Laurissilva. Duração: 2h 4ºDIA À Procura de Priolos: Uma caminhada pela Estrada da Tronqueira à procura de Priolos. O grupo será dividido em equipas menores, de forma a aumentar a probabilidade de observar os Priolos.

15

Duração: 3/4 horas (com intervalo para lanche) Festa de despedida: Os alunos deverão decidir o tema da festa, relacionado com as actividades desenvolvidas ao longo da semana, criar a decoração e as actividades que apresentarão ao longo da festa. Com a ajuda dos monitores, criaremos uma despedida divertida e educativa. 5º DIA Criação de Cartaz de Despedida: Antes do regresso a casa, todos vão ajudar a construir um cartaz sobre a semana temática no Centro Ambiental do Priolo e as impressões sobre a experiência.