Trabalho

9
Periodo Jurassico

Transcript of Trabalho

Periodo Jurassico

Indice

• Capa• Índice

• Introdução• Características do Jurássico

- Duração- Paleoclimatologia

- A vida animal• Vestígios em Portugal de Dinossauros

• Explicação para o desaparecimento dos Dinossauros• Net grafia

introducao

Através deste projeto pretendemos caracterizar o Período Jurássico da Era Mesozoica demonstrando os principais acontecimentos deste período, sejam eles acontecimentos geológicos, climáticos e biológicos, mostrar os vestígios deixados pelos seres vivos e apresentar uma explicação (defendida por cientistas) para a extinção dos dinossauros.

Duracao do Periodo Jurassico

O Jurássico foi o segundo período da Era Mesozoica, precedido pelo Triásico e antecedido pelo Cretácico. Este Período esteve compreendido entre 199M.a. a 155M.a.. A Era a que este pertenceu sucedeu a Era Paleozoica onde foram datadas diversas modificações. Enquanto na Era Paleozoica existia um único plano terrestre de nome “Pangeia”, no início da Era Mesozoica foi registada uma racha neste imenso território em dois novos locais, a Laurásia e a Gondwana.

Foi esta fragmentação que deu origem aos continentes que hoje conhecemos.

paleoclimatologia Jurassica

O clima Jurássico era um clima subtropical, árido com grandes chuvadas.

As florestas expandiram-se e intensificaram-se graças à ocorrência de um clima quente e húmido, aumentando a sua diversidade. Nessa altura existiu uma grande variedade de pinheiros, de outras árvores coníferas e de fetos arborescentes.

Devido ao clima quente, também existiamimensos vulcões ativos neste Período.

A vida animal

Como todos sabemos, os dinossauros eram os seres vivos predominantes nesta época, mas não eram os únicos a habitá-la. Também habitavam outros répteis como os crocodilos e foi nesta altura que foi registado o aparecimento das aves e de alguns mamíferos como por exemplo o Docodon.

As espécies de dinossauros tornaram-se mais astutas, grandes e evoluídas em relação àsespécies de dinossauros do Período Triásico.

Vestigios de dinossauros em Portugal

Portugal, a nível Europeu, é um dos países com mais vestígios de dinossauros, especialmente do Período Jurássico, tendo sido encontradas mais de 20 espécies diferentes de dinossauros até hoje. Esses vestígios são principalmente, pegadas e ossos fossilizados.

De entre destas, as mais importantes são as pegadas de saurópodes presentes na Pedreira do Galinha e as pegadas de Pedra de Mua e Lagosteiros.

Explicacao para o desaparecimento dos dinossauros

A extinção dos Dinossauros pode ter tido origem com o impacto de um meteorito gigante que provocou uma explosão de impacto que matou milhares de animais devido aos maremotos, terramotos, erupções vulcânicas e gases tóxicos provocados pelo impacto. Estes gases e poeiras cobriram a Terra impedindo a passagem de luz solar que causou a morte de plantas. Sem plantas os animais herbívoros morrem. Os animais carnívoros celebram o enorme festim de alimento. Mas como a fonte não era renovável, o alimento escasseou e os dinossauros carnívoros morreram.

Esta é a explicação mais aceite para o desaparecimento dos dinossauros é uma explicação catastrofista.

Net grafia

• http://dinossauros.weebly.com/mapa-geoloacutegico.html

• http://www.kersaber.com/periodo-jurassico-suas-caracteristicas

• http://www.infoescola.com/geologia/jurassico