Trabalho Algoritmos

2
FACULDADE FAMETA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMPUTAÇÃO E ALGORITMOS I PROFESSOR ME. ÍTALO CAMPOS DE MELO SILVA SEGUNDO PERÍODO – TURMA A SEGUNDO TRABALHO PARA CASA O trabalho consta de duas fases: 1ª fase: O aluno fará o trabalho em dupla, em casa ou outro local que mais lhe agradar, se tiver dúvida, terá tempo de saná-las junto ao professor antes de sua entrega. A nota será dada de acordo com a quantidade de respostas corretas do trabalho. Em caso de cópia de outro colega, será dado nota zero. 2ª fase: Esta fase chama-se defesa do trabalho. No dia de entrega do trabalho, todos alunos, individualmente, terão que responder duas das dez questões sem auxílio de caderno ou qualquer outro material escrito, eletrônico ou de qualquer outra natureza. De acordo com a resposta a nota do trabalho será reduzida ou não. Caso acerte as duas questões, a nota do trabalho será mantida a da fase 1, caso erre uma, a nota do aluno será dividida no meio, caso erre as duas questões, a nota será zerada. Bom estudo e não deixem para estudar apenas de última hora. Escreva todos os algoritmos de número par em portugol e os de número ímpar em portugol e fluxograma: 1) Faça um algoritmo que calcule o valor de A, dado por: (o N deve ser lido pelo teclado e tem que ser um número inteiro maior que zero) 2) Uma rainha requisitou os serviços de um monge e disse-lhe que pagaria qualquer preço. O monge, necessitando de alimentos, indagou à rainha sobre o pagamento, se poderia ser feito com grãos de trigo dispostos em um tabuleiro de xadrez (que possui 64 casas), de tal forma que o primeiro quadro deveria conter apenas um grão e os quadros subsequentes, o dobro do quadro anterior. Crie um algoritmo para calcular o total de grãos que o monge recebeu. 3) Escreva um algoritmo que determine o fatorial de um número. Para este problema, tem-se como entrada o valor do número do qual se deseja calcular o fatorial. O fatorial de 0 é igual a 1. O fatorial de um número N (representado como N!) é definido conforme a fórmula: N! = 1*2*3*...*(N-1)*N 4) A série de Fibonacci é formada pela sequência: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, … Escreva um algoritmo que gere e mostre a série até o vigésimo termo. Preste bastante atenção no padrão gerado para se obter sempre o próximo valor. 5) Faça um algoritmo que leia um conjunto indeterminado de números (X) e imprima sua soma e sua média. Admita que o valor 9999 é utilizado para indicar o término da leitura dos valores. Ex.: 1, 2, 3, 9999 => Soma=6 Media=2 (note que o 9999 não entra nos cálculos).

description

exercícios de algoritmo

Transcript of Trabalho Algoritmos

Page 1: Trabalho Algoritmos

FACULDADE FAMETASISTEMAS DE INFORMAÇÃO

COMPUTAÇÃO E ALGORITMOS IPROFESSOR ME. ÍTALO CAMPOS DE MELO SILVA

SEGUNDO PERÍODO – TURMA A

SEGUNDO TRABALHO PARA CASA

O trabalho consta de duas fases:

1ª fase: O aluno fará o trabalho em dupla, em casa ou outro local que mais lhe agradar, se tiver dúvida, terá tempo de saná-las junto ao professor antes de sua entrega. A nota será dada de acordo com a quantidade de respostas corretas do trabalho. Em caso de cópia de outro colega, será dado nota zero.

2ª fase: Esta fase chama-se defesa do trabalho. No dia de entrega do trabalho, todos alunos, individualmente, terão que responder duas das dez questões sem auxílio de caderno ou qualquer outro material escrito, eletrônico ou de qualquer outra natureza. De acordo com a resposta a nota do trabalho será reduzida ou não. Caso acerte as duas questões, a nota do trabalho será mantida a da fase 1, caso erre uma, a nota do aluno será dividida no meio, caso erre as duas questões, a nota será zerada.

Bom estudo e não deixem para estudar apenas de última hora.

Escreva todos os algoritmos de número par em portugol e os de número ímpar em portugol e fluxograma:

1) Faça um algoritmo que calcule o valor de A, dado por:

(o N deve ser lido pelo teclado e tem que ser um número inteiro maior que zero)

2) Uma rainha requisitou os serviços de um monge e disse-lhe que pagaria qualquer preço. O monge, necessitando de alimentos, indagou à rainha sobre o pagamento, se poderia ser feito com grãos de trigo dispostos em um tabuleiro de xadrez (que possui 64 casas), de tal forma que o primeiro quadro deveria conter apenas um grão e os quadros subsequentes, o dobro do quadro anterior. Crie um algoritmo para calcular o total de grãos que o monge recebeu.

3) Escreva um algoritmo que determine o fatorial de um número. Para este problema, tem-se como entrada o valor do número do qual se deseja calcular o fatorial. O fatorial de 0 é igual a 1. O fatorial de um número N (representado como N!) é definido conforme a fórmula: N! = 1*2*3*...*(N-1)*N

4) A série de Fibonacci é formada pela sequência: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, … Escreva um algoritmo que gere e mostre a série até o vigésimo termo. Preste bastante atenção no padrão gerado para se obter sempre o próximo valor.

5) Faça um algoritmo que leia um conjunto indeterminado de números (X) e imprima sua soma e sua média. Admita que o valor 9999 é utilizado para indicar o término da leitura dos valores. Ex.: 1, 2, 3, 9999 => Soma=6 Media=2 (note que o 9999 não entra nos cálculos).

Page 2: Trabalho Algoritmos

6) Faça um algoritmo que escreva na tela uma tabuada de somatória de 1 até 10.

7) Construa um algoritmo que, para a progressão geométrica 3; 9; 27; 81; ...; 6561, determine a soma de seus termos. Construa o algoritmo de maneira a não utilizar a fórmula de soma dos termos. Faça com que o computador gere cada um dos termos a ser somado. Ex.: 3; 9; 27; 81; 243; 729; 2187; 6561 => 9840

8) Chico tem 1,50 metros e cresce 2 centímetros por ano, enquanto Zé tem 1,10 metros e cresce 3 centímetros por ano. Construa um algoritmo que calcule e imprima quantos anos serão necessários para que Zé seja maior que Chico.

9) Faça um algoritmo que leia de forma indeterminada um número inteiro. Caso ele seja positivo, escreva na tela o seu valor ao cubo, caso seja negativo escreva na tela o seu valor absoluto (ou seja, o seu valor positivo) e por fim, caso seja zero o programa deve terminar.

10) Escrever um algoritmo que gera e escreve os 4 primeiros números perfeitos. Um número perfeito é aquele que é igual à soma dos seus divisores.

Ex: 6 = 1+2+3, 28 = 1+2+4+7+14.

BOM ESTUDO E NÃO DEIXEM PARA ÚLTIMA HORA