Trabalho alice[1]

11

Transcript of Trabalho alice[1]

Page 1: Trabalho alice[1]
Page 2: Trabalho alice[1]
Page 3: Trabalho alice[1]

Nasceu em Santos, SP, em 9/3/1942. Em 1961, para estudar Ciências Sociais na USP, mudou-se para a capital de São Paulo. Atualmente reside em uma chácara na região de Mata Atlântica próximo a São Paulo.

A partir de 1972 começou a escrever histórias para crianças, publicadas em revistas e vendidas em bancas de jornal pelas editoras Abril, Saraiva e Rio Gráfica, até que, em 1983, com a publicação de sua primeira história em formato de livro (O dinossauro que fazia au-au, pela Editora Moderna), passou a dedicar-se exclusivamente à criação de livros infantis e juvenis.

Page 4: Trabalho alice[1]

1976 O dinossauro que fazia au au.

1984 A Droga da obediência

1986 O mistério da Feiurinha

2005 Alice no pais da mentira

Page 5: Trabalho alice[1]

Pedro Bandeira diz que desde pequeno sempre teve muito jeito pra inventar historias ou seja para contar mentiras.Ela acha engraçado lembrar que,depois que passou a relatar por escrito suas mentiras,ou melhor,as invenções literárias que criou e cria,todo mundo passou a dizer

“Mas que criativo”.

Page 6: Trabalho alice[1]

Alice entrou no sótão da casa da avó, sentou-se e olhou para o espelho. Começava ali uma aventura e tanto, que a levaria para o País da Mentira, para o País da Verdade - e para descobertas importantíssimas na vida de toda criança. Aprender a escolher, por exemplo. E a assumir a responsabilidade pelas escolhas

Page 7: Trabalho alice[1]

Juvenisassunto: relativização de conceitos, solidariedade, amizadenível: ensino fundamentalsérie: 3ª e 4ª, 5ª e 6ªtema: Ética e cidadania, pluralidade cultural

Ano 2005

Page 8: Trabalho alice[1]

Alice é uma adolescente cujo pai foi embora de casa quando ela ainda era pequena. Boas lembranças ficaram e aos 15 anos, sem entender a ausência do pai e obcecada por aparência e magreza, Alice acaba por contrair anorexia e bulimia, chegando ao ponto de ser internada inconsciente.

Durante seu coma, ela visita um mundo estranho, onde todas as pessoas são iguais e abrem mão de sua individualidade em nome de uma aparência padronizada, ditada pela sociedade. Aos 16 anos, todos passam pela "transformação", processo médico-cirúrgico supostamente voluntário que os torna cópias dos modelos considerados ideais de beleza.

Mas nesse mundo ela também se torna amiga de Escelsa, garota gorda porém com opiniões firmes que, por influência de seu pai considerado louco, recusa se submeter à tão desejada "transformação". Para tentar ajudar a amiga, Alice acaba compreendendo que ela própria precisa procurar ajuda para se curar, embora reconheça que o processo é doloroso e difícil.

Page 9: Trabalho alice[1]

Alice é uma menina curiosa e cansada de seu mundo monótono. Ao seguir o apressado Coelho Branco, acaba caindo no maluco País das Maravilhas, Lá conhece personagens como os irmãos gêmeos Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, o Gato Risonho, a Lagarta, a Lebre Maluca e o Chapeleiro Louco, e participa de um jogo de cricket com a Rainha de Copas.

Page 10: Trabalho alice[1]

1)    Qual a contribuição que o senhor acredita que a Obra "Alice no pais da Mentira" trouxe para a Literatura Brasileira ? E o que o inspirou a escrever esta obra?

Espero que essa história possa divertir alguns leitores, assim como espero que isso ocorra com todas as minhas outras quase oitenta obras. “Inspiração”? Como assim? O que eu quis foi mostrar como as palavras são relativas, e que nem sempre uma mentira é má nem uma verdade é boa.

2)    O Senhor diria que o seu livro influenciou na existência de tantas "Alices" no nosso 

meio? A primeira Alice, a mais famosa, surgiu há mais de cem anos. É “Alice no País das maravilhas”,

de Lewis Carroll, que é citada no meu livro, logo no início. Eu sim fui influenciado por Lewis Carroll.

3)    A que o Senhor atribui tamanho sucesso entre crianças, jovens, adolescentes e 

pessoas da terceira idade? Não sei se faço sucesso entre as pessoas da terceira idade. Meus livros destinam-se às

“primeira idade”, às crianças e aos adolescentes. Eles têm gostado de minhas obras, talvez porque eles sintam que eu gosto muito deles, e torço por seu sucesso futuro, assim com torço pelo seu sucesso.

Page 11: Trabalho alice[1]

Nomes RA: Carolina Barbosa Gomes 0910141 Cristiane Nascimento 0910370 Jackeline Araujo 0913668 Noêmia Maria da Silva Ferreira 0910288 Vera Lucia da Silva 0920659 Maria Antonia de Souza Santos 0920881