Trabalho de ensino religioso

55
Não ouça o coração dos Não ouça o coração dos outros e sim o coração outros e sim o coração de Deus, que fala no seu de Deus, que fala no seu coração coração Valores religiosos Valores religiosos

Transcript of Trabalho de ensino religioso

Page 1: Trabalho de ensino religioso

““Não ouça o coração dos Não ouça o coração dos outros e sim o coração outros e sim o coração

de Deus, que fala no seu de Deus, que fala no seu

coraçãocoração””

Valores religiososValores religiosos

Page 2: Trabalho de ensino religioso

Diversidade culturalDiversidade cultural

• A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário e outras tradições como a organização da sociedade.

Page 3: Trabalho de ensino religioso

ReligiãoReligião• É um conjunto de crenças sobre as causas, natureza e

finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural, ou a relação dos seres humanos ao que eles consideram como santo, sagrado, espiritual ou divino. Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida. Elas tendem a derivar em moralidade, ética, leis religiosas ou em um estilo de vida preferido de suas idéias sobre o cosmos e a natureza humana.

• A palavra religião é por vezes usado como sinônimo de fé ou crença, mas a religião difere da crença pessoal na medida em que tem um aspecto público. A maioria das religiões têm comportamentos organizados, incluindo as congregações para a oração, hierarquias sacerdotais, lugares sagrados, e escrituras.

Page 4: Trabalho de ensino religioso

Variedade de religiõesVariedade de religiões

Temos uma grande variedade de Temos uma grande variedade de religioes conheceremos um pouco religioes conheceremos um pouco de cada:de cada:

Page 5: Trabalho de ensino religioso

Cristianismo

Page 6: Trabalho de ensino religioso

Cristianismo é uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.

A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo, a Ortodoxia Oriental (separada do catolicismo em 1054 após o Grande Cisma do Oriente) e o protestantismo (que surgiu durante a Reforma Protestante do século XVI). O protestantismo é dividido em grupos menores chamados de denominações. Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus que se tornou homem e o Salvador da humanidade, morrendo pelos pecados do mundo. Geralmente, os cristãos se referem a Jesus como o Cristo ou o Messias.

Page 7: Trabalho de ensino religioso

Judaísmo

Page 8: Trabalho de ensino religioso

Judaísmo é o nome dado à religião do povo judeu, a mais antiga das três principais religiões monoteítas.

Surgido da religião mosaica, o judaísmo, apesar de suas ramificações, defende um conjunto de doutrinas que o distingue de outras religiões: a crença monoteísta em YHWH (às vezes

chamado Adonai ("Meu Senhor"), ou ainda HaShem ("O Nome") - ver Nomes de Deus no Judaísmo) como criador e Deus e a

eleição de Israel como povo escolhido para receber a revelação da Torá que seriam os mandamentos deste Deus. Dentro da

visão judaica do mundo, Deus é um criador ativo no universo e que influencia a sociedade humana, na qual o judeu é aquele que pertence a uma linhagem com um pacto eterno com este

Deus.

Há diversas tradições e doutrinas dentro do judaísmo, criadas e desenvolvidas conforme o tempo e os eventos históricos sobre a

comunidade judaica.

Page 9: Trabalho de ensino religioso
Page 10: Trabalho de ensino religioso

HinduísmoHinduísmo

Page 11: Trabalho de ensino religioso

O hinduísmo é uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano. Frequentemente é chamado de Sanātana Dharma por seus praticantes, frase em sânscrito que significa "a eterna (perpétua)

Num sentido mais abrangente, o hinduísmo engloba o bramanismo, a crença na "Alma Universal", Brâman; num sentido mais específico, o termo se refere ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas, da Índia pós-budista. Entre as suas raízes está a religião védica da Idade do Ferro na Índia e, como tal, o hinduísmo é citado frequentemente como a "religião mais antiga", a "mais antiga das principais tradições existentes". É formado por diferentes tradições e composto por diversos tipos, e não possui um fundador.Estes tipos, sub-tradições e denominações, quando somadas, fazem do hinduísmo a terceira maior religião, depois do cristianismo e do islamismo, com aproximadamente um bilhão de fiéis, dos quais cerca de 905 milhões vivem na Índia e no Nepal.

O vasto corpo de escrituras do hinduísmo se divide em shruti ("revelado") e smriti ("lembrado"). Estas escrituras discutem a teologia, filosofia e a mitologia hinduísta, e fornecem informações sobre a prática do dharma (vida religiosa). Entre estes textos os Vedas e os Upanixades possuem a primazia na autoridade, importância e antiguidade.

Page 12: Trabalho de ensino religioso

Islamismo

Page 13: Trabalho de ensino religioso

Islã (do árabe al-Islām) é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé e numa escritura sagrada, o Alcorão. A religião é conhecida ainda por islamismo.

Na visão muçulmana, o Islã surgiu desde a criação do homem, ou seja, desde Adão, sendo este o primeiro profeta dentre inúmeros outros, para diversos povos, sendo o último deles Maomé.

Cerca de duzentos anos após Maomé, o Islã já se tinha difundido em todo o Médio Oriente, no Norte de África e na Península Ibérica, bem como na direcção da antiga Pérsia e Índia. Mais tarde, o Islã atingiu a Anatólia, os Balcãs e a África subsaariana. Recentes movimentos migratórios de populações muçulmanas no sentido da Europa e do continente americano levaram ao aparecimento de comunidades muçulmanas nestes territórios.

A mensagem do Islão caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação, basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia voltado para Meca, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão, pagar dádivas rituais e efetuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca.

O Islã é visto pelos seus aderentes como um modo de vida que inclui instruções que se relacionam com todos os aspectos da atividade humana, sejam eles polítiticos, sociais, financeiros, legais, militares ou interpessoais. A distinção ocidental entre o espiritual e temporal é, em teoria, alheia ao Islã.

Page 14: Trabalho de ensino religioso

IndígenasIndígenas

Page 15: Trabalho de ensino religioso

Religiao indigena

Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo. Algumas tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais. Isto mostra que estas tribos acreditavam numa vida após a morte.

Principais etnias indígenas brasileiras na atualidade e população estimada 

Ticuna (35.000), Guarani (30.000), Caiagangue (25.000), Macuxi (20.000), Terena (16.000), Guajajara (14.000), Xavante (12.000), Ianomâmi (12.000), Pataxó (9.700), Potiguara (7.700). 

Fonte: Funai (Fundação Nacional do Índio).

Page 16: Trabalho de ensino religioso

Na religiao indigena andar pelado e normal:

Page 17: Trabalho de ensino religioso

CanibalismoCanibalismo

Algumas tribos eram canibais como, por Algumas tribos eram canibais como, por exemplo, os tupinambás que habitavam o exemplo, os tupinambás que habitavam o litoral da região sudeste do litoral da região sudeste do Brasil. A . A antropofagia era praticada, pois antropofagia era praticada, pois acreditavam que ao comerem carne acreditavam que ao comerem carne humana do inimigo estariam humana do inimigo estariam incorporando a sabedoria, valentia e incorporando a sabedoria, valentia e conhecimentos. Desta forma, não se conhecimentos. Desta forma, não se alimentavam da carne de pessoas fracas alimentavam da carne de pessoas fracas ou covardes. A prática do ou covardes. A prática do canibalismo era era feira em rituais simbólicos. feira em rituais simbólicos.

Page 18: Trabalho de ensino religioso
Page 19: Trabalho de ensino religioso

CulturasCulturas

•Diferentes estilos de vida e valores

Page 20: Trabalho de ensino religioso

EmosEmos

Page 21: Trabalho de ensino religioso

• Foram-se os dias das patricinhas, dos góticos e Foram-se os dias das patricinhas, dos góticos e neo-hippies. A nova tribo que está tomando neo-hippies. A nova tribo que está tomando conta das ruas das grandes cidades brasileiras conta das ruas das grandes cidades brasileiras são os emos. O nome vem de emotional são os emos. O nome vem de emotional hardcore, vertente do punk que mescla som hardcore, vertente do punk que mescla som pesado com letras românticas. Mas o que pesado com letras românticas. Mas o que distingue os emos não é só a música, e sim as distingue os emos não é só a música, e sim as atitudes. Eles têm entre 11 e 18 anos e, nas atitudes. Eles têm entre 11 e 18 anos e, nas roupas, são capazes de misturar as botas do roupas, são capazes de misturar as botas do punk, o colar de Wilma, a mulher de Fred punk, o colar de Wilma, a mulher de Fred Flintstone, e uma camiseta com a gatinha Hello Flintstone, e uma camiseta com a gatinha Hello Kitty. Não escondem os sentimentos, Kitty. Não escondem os sentimentos, expressam abertamente suas emoções, expressam abertamente suas emoções, preconizam e praticam a tolerância sexual. 'Os preconizam e praticam a tolerância sexual. 'Os emos têm um estilo de vida compatível com a emos têm um estilo de vida compatível com a sexualidade. São menos preconceituosos'sexualidade. São menos preconceituosos'

Page 22: Trabalho de ensino religioso

Gotico

Page 23: Trabalho de ensino religioso

Quando você pergunta o que é um gótico você Quando você pergunta o que é um gótico você pode obter várias respostas diferentes e pode obter várias respostas diferentes e contraditórias, dependendo de como você contraditórias, dependendo de como você formula a pergunta;porem cada resposta obtida formula a pergunta;porem cada resposta obtida pode representar uma parte válida desta pode representar uma parte válida desta subcultura.subcultura.

Gótico é mais que um rótulo ou conceito, é ao Gótico é mais que um rótulo ou conceito, é ao mesmo tempo um estilo de vida e uma filosofia mesmo tempo um estilo de vida e uma filosofia que tem suas raízes no  passado e no presente. que tem suas raízes no  passado e no presente.

Ignorando aqui  referencias históricas das tribos de Ignorando aqui  referencias históricas das tribos de bárbaros na Europa  neste comentário específico bárbaros na Europa  neste comentário específico refiro-me a o que é ser gótico, gótico é uma refiro-me a o que é ser gótico, gótico é uma subcultura. Começou nos anos 70  na Europa e subcultura. Começou nos anos 70  na Europa e nos Estados Unidos.e aqui  no Brasil em 1980 .A nos Estados Unidos.e aqui  no Brasil em 1980 .A cultura era composta de indivíduos de posturas cultura era composta de indivíduos de posturas incomuns com uma insaciável curiosidade pela incomuns com uma insaciável curiosidade pela cultura, intelectuais e socialmente pouco aceitos cultura, intelectuais e socialmente pouco aceitos na  expressão de  sua arte e de si mesmos, na  expressão de  sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto do demonstrando assim seu desencanto do mesmismo da sociedade moderna.mesmismo da sociedade moderna.

Page 24: Trabalho de ensino religioso

HHiippppiiee

Page 25: Trabalho de ensino religioso

• Os "hippies" eram parte do que se Os "hippies" eram parte do que se convencionou chamar movimento de convencionou chamar movimento de contracultura dos anos 1960 tendo relativa contracultura dos anos 1960 tendo relativa queda de popularidade nos anos 1970 nos EUA, queda de popularidade nos anos 1970 nos EUA, embora o movimento tenha tido muita força em embora o movimento tenha tido muita força em países como o Brasil somente na década de países como o Brasil somente na década de 1970.1970.

• Uma das frases idiomáticas associada a este Uma das frases idiomáticas associada a este movimento foi a célebre máxima "Paz e Amor" movimento foi a célebre máxima "Paz e Amor" que precedeu a expressão "Ban the Bomb", a que precedeu a expressão "Ban the Bomb", a qual criticava o uso de armas nucleares.As qual criticava o uso de armas nucleares.As questões ambientais, a prática de nudismo, e a questões ambientais, a prática de nudismo, e a emancipação sexual eram ideias respeitadas emancipação sexual eram ideias respeitadas recorrentemente por estas recorrentemente por estas comunidades.Adotavam um modo de vida comunidades.Adotavam um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo-anarquista ou estilo de vida nômade socialismo-anarquista ou estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza. e à vida em comunhão com a natureza.

Page 26: Trabalho de ensino religioso

““Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”

Page 27: Trabalho de ensino religioso

““Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”

Page 28: Trabalho de ensino religioso

““Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”

Page 29: Trabalho de ensino religioso

““Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”

Page 30: Trabalho de ensino religioso

““Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”

Page 31: Trabalho de ensino religioso

““Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”

Page 32: Trabalho de ensino religioso

““Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”

Page 33: Trabalho de ensino religioso

““Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”

Page 34: Trabalho de ensino religioso

““Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”

Page 35: Trabalho de ensino religioso

““Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”

Page 36: Trabalho de ensino religioso

““Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”

Page 37: Trabalho de ensino religioso

““Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”

Page 38: Trabalho de ensino religioso

““Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”Não ouça o coração dos outros e sim o coração de Deus, que fala no seu coração”

Page 39: Trabalho de ensino religioso
Page 40: Trabalho de ensino religioso
Page 41: Trabalho de ensino religioso
Page 42: Trabalho de ensino religioso
Page 43: Trabalho de ensino religioso
Page 44: Trabalho de ensino religioso
Page 45: Trabalho de ensino religioso
Page 46: Trabalho de ensino religioso
Page 47: Trabalho de ensino religioso
Page 48: Trabalho de ensino religioso
Page 49: Trabalho de ensino religioso
Page 50: Trabalho de ensino religioso
Page 51: Trabalho de ensino religioso
Page 52: Trabalho de ensino religioso
Page 53: Trabalho de ensino religioso
Page 54: Trabalho de ensino religioso
Page 55: Trabalho de ensino religioso

Obrigado pela Obrigado pela atençao !!!atençao !!!