Trabalho de filosofia

10
Trabalho de Filosofia Componentes: Arthur, Cíntia, Diovana, Geovana, Kauane, Nathalia, Pavla

Transcript of Trabalho de filosofia

Page 1: Trabalho de filosofia

Trabalho de FilosofiaComponentes: Arthur, Cíntia, Diovana,

Geovana, Kauane, Nathalia, Pavla

Page 2: Trabalho de filosofia

Monismo

Segundo o dicionário monismo quer dizer: Sistema que pretende reduzir o Universo a um único domínio, o da substância cujos atributos inseparáveis são a matéria e a energia.No período pré-socrático os filósofos buscavam o princípio das coisas. Por exemplo: Anaxímenes pensava que a origem de todas as coisas teria de ser o ar, Demócrito acreditava que tudo era formado por átomos.

Monismo é o nome dado às teorias filosóficas que defendem a unidade da realidade como um todo ou a identidade entre mente e corpo por oposição ao dualismo ou ao pluralismo, à afirmação de realidades separadas.

Page 3: Trabalho de filosofia

As raízes do monismo na filosofia estão nos filósofos pré-socráticos, como Zenão de Eleia, Parmênides, entre outros.

Na filosofia grega, tanto no período pré-socrático quanto o pós-clássico, o monismo já era uma aspiração dos principais pensadores, que buscavam compreender a diversidade de todas as coisas a partir de uma única causa primária. Interpretada às vezes como, a natureza formadora, a substância ilimitada, ou simplesmente, o princípio originário, todos procuravam representar o que seria essa substância fundamental, compondo o que os estudiosos da filosofia denominaram monismo corporalista .

Page 4: Trabalho de filosofia

Materialismo

Materialismo explica as mudanças e o desenvolvimento da história, que utiliza fatores tais como: tecnológico, materiais e o modo de produção.

Materialismo também é atitude das pessoas que a vida é voltada para os bens matérias. É um sistema que admite um fenômeno mental e social.› Teoria

Thomas Hobbes teve sua teoria sobre materialismo, ele discordava que a realidade estava constituída por duas bases, uma delas é o pensamento.

Page 5: Trabalho de filosofia

Idealismo

Idealismo é a representação das coisas sob a forma ideal. O ideal é o que existe somente na ideia, no imaginário, é o fantástico, o modelo sonhado.

O Idealismo é o nome comum a todos os sistemas filosóficos que fazem das ideias o princípio que falam sobre o mundo.

Na estética, idealismo é a denominação dos sistemas que consideram que a finalidade da arte é a representação de algo que será mais satisfatório.

Page 6: Trabalho de filosofia

Mecanicismo

O mecanicismo e a teoria que explica a mecânica filosófica, ele e defendido pelo deísmo(religião que não acredita em um ser- superior Deus).

Em biologia, o mecanicismo refere-se a fenômenos que ocorrem nos seres vivos são mecanicamente definodos,em ultima analize,natureza físico-química. Esta postura opõe-se as explicações a existência de uma forma ou impulso vital sem qual a vida não poderia ser explicada.

Page 7: Trabalho de filosofia

Dualismo

É um conceito sobre a religião e a filosofia que mostra duas realidades contrárias entre si como o bem e o mal, o corpo e a alma, o espírito e a matéria.

O dualismo tenta explicar o universo entre dois princípios que não podem ser separados.

Page 8: Trabalho de filosofia

Pluralismo

É o que defende a ideia da diversidade cultural é benéfica para os grupos sociais.

O pluralismo ajuda as pessoas a se defenderem de grupos com diferentes interesses ideológicos e econômicos.

Page 9: Trabalho de filosofia

Cosmos

Veio este nome do grego e significa ‘’organização’’, ‘’beleza’’, ‘’ordem’’ e ‘’harmonia’’.

A cosmologia surgiu como a parte da filosofia que estuda a composição do universo. Pesquisando se era mesmo verdade o que era imposto pela religião, e mostrando a realidade as pessoas.

Uma boa definição de cosmo seria a frase do astrônomo Carl Sagan define o termo cosmos como sendo "tudo o que já foi tudo o que é e tudo que será".

Page 10: Trabalho de filosofia

Realismo

O realismo é constituído por dois conjuntos de teorias filosóficas, uma sobre a natureza de conceitos universais e os outros que tratam com o conhecimento de objetos do mundo.

Na filosofia moderna o realismo abrange vários movimentos se encontrando em uma rejeição de idealismo filosófico.

O realismo afirma que os objetos do mundo externo existem independentemente do que se pensa sobre eles e sustenta o princípio da transcendência do objeto em relação ao sujeito para afirmar, tendo assim, a total e completa independência entre a realidade e a consciência.