Trabalho de pesquisa sobre o sistema solar

14
Data de entrega: 12/11/13 Marta Narciso

Transcript of Trabalho de pesquisa sobre o sistema solar

Data de entrega: 12/11/13Marta Narciso

Indice

Objectivos.............................................................................................................................. 3Introdução ............................................................................................................................. 4Objetivos da construção da Estação Espacial Internacional ................................................. 5Razões do abandono do Projeto Space Shuttle .................................................................... 6Dimensões da Via Láctea ...................................................................................................... 7Cinco tipos de estrelas, temperatura e evolução.................................................................. 8Cinco Asteroides e o seu tamanho ....................................................................................... 9Seis cometas, periodicidade, ultimo ano de passagem pela Terra ..................................... 10Cinco locais onde tenham caido Meteoritos ....................................................................... 11Idade que teria se tivesse vivido em Marte até agora ........................................................ 12Conclusão ............................................................................................................................ 13Bibliografia ........................................................................................................................... 14

2

Objectivos

3

Este trabalho foi realizado com a intenção de dar a conhecer um pouco da próxima matéria de geologia, que é o Sistema Solar. Neste trabalho realizaram-se várias pesquisas sobre acontecimentos ao nivel do nosso planeta, e do sistema solar. Algumas delas sobre a estação espacial internacional, que é um importante modulo de pesquisas internacional no espaço; do projecto space shuttle, que foi um grande prjuizo sem dar frutos; das dimensões da via lactea, a nossa galáxia; cinco tipos de estrelas; cinco asteroides; seis cometas; cinco locais onde tenham caido meteoritos.

Introdução

4

Este trabalho tem vários temas: Construção da estação espacial internacional

Abandono do projecto space shuttleDimensões da via láctea

Tipos de estrelasAsteróidesCometas

Locais onde tenham caido meteoritos

1. Objetivos da construção da Estação Espacial Internacional:

A ISS envolve diversos programas espaciais, sendo um projecto conjunto da Agência Espacial Canadiana (CSA/ASC) , Agência Espacial Europeia (ESA), Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) , Agência Espacial Federal Russa (ROSKOSMOS) e Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos. Ainda se encontra em construção.

Serve para a realização de experiencias cientificas que na Terra seriam de elevada dificuldade, os principais campos de pesquisa incluem biomedicina, biotecnologia, física, astronomia e meteorologia.

O laboratório Destiny é o principal módulo americano anexado a Estação Espacial. Fabricado pela NASA e lançado em Fevereiro de 2001, ele é preparado para experimentos gerais.

Laboratório Columbus, outro módulo de pesquisas, é a “parte europeia” seu propósito é facilitar experiências científicas e foi lançado em Fevereiro de 2008.

O laboratório de pesquisas Japonês, também conhecido como Kibo, foi a contribuição japonesa para a função de observatório e para realização de várias medições de dados astronómicos.

5

2. Razões do abandono do Projeto SpaceShuttle:

O projecto space shuttle era constituído por 5 naves: Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour.

O projecto ficou velho e tem altos custos de manutenção. As naves tinham vários problemas técnicos constantemente que ameaçavam a segurança nas missões

A primeira, Colômbia, desintegrou-se em 01 de Fevereiro de 2003 na reentrada na atmosfera.

A segunda, Challenger, explodiu na descolagem em 28 de Janeiro de 1986 por um defeito num dos tanques de combustível.

A nave Discovery, com descolagem prevista inicialmente para 1 de Novembro e adiada para 2 de Novembro por causa de um defeito técnico (vazamentos na pressurização do sistema de navegação orbital), fez a sua última missão levando equipamentos para a ISS - Estação Espacial Internacional.

De todas estas naves a Discovery, Atlantis e Endeavour foram as únicas que não explodiram.

6

3. Dimensões da Via Láctea:

A via láctea é a galáxia onde nós estamos inseridos.

Tem duzentos bilhões de estrelas (algumas estimativas colocam esse número no dobro, em torno de quatrocentos bilhões) e tem uma massa de cerca de 1012 massas solares. Sua idade está calculada em 13,6 bilhões de anos. 24000 parsecs, e de raio 50.000 anos-luz.

7

4. Cinco tipos de estrelas, temperatura e evolução:

Anãs brancas: tem uma temperatura de 3700 K. Uma anã branca resulta do processo evolutivo de uma anã amarela, que quando acaba o seu hidrogénio transforma-se em gigante vermelha, quando esta perde as suas camadas externas de gás o núcleo fica mais frio então a estrela contrai-se numa densa anã branca.

Gigante vermelha: tem uma temperatura de 5000K. as gigantes vermelhas evoluíram de uma estrela de tamanho médio

Supergigante azul: com temperaturas por volta dos 50.000K.

Anã amarela: tem uma temperatura de 6 000K. Uma anã amarela funde hidrogénio por cerca de 10 bilhões de anos, até ele acabar. Quando isso acontece, a estrela expande-se e fica uma gigante vermelha. Eventualmente a gigante vermelha perde as suas camadas externas de gás, fica uma nebulosa planetária, e o núcleo fica mais frio então a estrela contrai-se numa densa anã branca.

Hipergigante amarela: a sua temperatura é de 3 4906K. Não se sabe muito bem a evolução desta estrela, pensando-se que será um conjunto de outras estrelas.

8

5. Cinco Asteroides e o seu tamanho:

9

6. Seis cometas, periodicidade, ultimo ano de passagem pela Terra:

2P/Encke: Periodicidade - 3,3 anos; Ultimo ano de passagempela Terra - 6 de Agosto de 2010

109P/Swift-Tuttle : Periodicidade - 130 anos; Ultimo ano de passagem pela Terra – 1992

19P/Borrelly : Periodicidade - 7 anos; Ultimo ano de passagempela Terra - 22 de Julho de 2008

81P/Wild: Periodicidade - 6,17 anos; Ultimo ano de passagempela Terra – 5 de abril de 2010

1P/Halley: Periodicidade - 75,3 anos; Ultimo ano de passagem pela Terra – 27 de novembro de 1985

C/1995 O1: Periodicidade – 2537 anos; Ultimo ano de passagem pela Terra – 1 de abril de 19971

10

7. Cinco locais onde tenham caido Meteoritos:

• Meteorito do Bendegó – em São Salvador da Baia, Brasil

• Hoba West – em Grootfontein, Namíbia

• Willamette - no estado do Oregon, Estados Unidos

• Meteoro de Cheliabinsk - Rússia

• Sylacauga – no estado do Alabama, Estados Unidos

11

Idade que teria se tivesse nascido e vivido em Marte = (365,25x15)/686,98= 7,96 anos

Idade que teria se tivesse vivido em Marte até agora

12

Conclusão

Os objectivos da pesquisa foram cumpridos. Neste trabalho realizaram-se algumas pesquisas, sobre a estação espacial internacional; o projecto space shuttle; das dimensões da via lactea; cinco tipos de estrelas; cinco asteroides; seis cometas; cinco locais onde tenham caido meteoritos.

13

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_asteroideshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Tipos_de_estrelashttp://pt.wikipedia.org/wiki/Asteroidehttp://en.wikipedia.org/wiki/Meteoritehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Meteorito_do_Bendeg%C3%B3http://pt.wikipedia.org/wiki/Cometahttp://pt.wikipedia.org/wiki/2002_Eulerhttp://mauroimoveis.blogspot.pt/2013/02/meteorito-caiu-na-russia.htmlhttp://www.starnews2001.com.br/astros.htmlhttp://en.wikipedia.org/wiki/Sylacauga,_Alabama

14