Trabalho de Pressostato

7
PRESSOSTATO Os pressostato são utilizados para monitorar e controlar pressão de meios líquidos ou gasosos e são empregados em um amplo campo de aplicação. O pressostato é um dispositivo eletromecânico que recebe um sinal de pressão e o compara com sua escala interna (diferencial de pressão). Após esta comparação, efetua a ação de ligar ou desligar o seu relê interno. Podem ser divididos em duas categorias em função de sua aplicação: Controle; Proteção. O funcionamento dos contatos elétricos dos pressostatos de baixa, de alta e conjugados de alta e baixa, obedecem ao movimento do fole, que expande de acordo com a pressão. Assim os contatos elétricos modificam o seu estado dependendo do movimento do fole. Os pressostatos podem ter dois tipos básicos de contatos: SPDT - Single Pole Double Throw – que significa, entrada comum e saída dupla. SPST - Single Pole Single Throw – que significa, entrada comum e saída única. Com o aumento da pressão, o pressostato se move no sentido de fechar o contato 1 com 4. (ver ilustração). Quando a pressão diminui a situação contrária ocorre.

Transcript of Trabalho de Pressostato

Page 1: Trabalho de Pressostato

PRESSOSTATO

Os pressostato são utilizados para monitorar e controlar pressão de meios líquidos ou gasosos e são empregados em um amplo campo de aplicação.

O pressostato é um dispositivo eletromecânico que recebe um sinal de pressão e o compara com sua escala interna (diferencial de pressão). Após esta comparação, efetua a ação de ligar ou desligar o seu relê interno. Podem ser divididos em duas categorias em função de sua aplicação:

Controle;Proteção.

O funcionamento dos contatos elétricos dos pressostatos de baixa, de alta e conjugados de alta e baixa, obedecem ao movimento do fole, que expande de acordo com a pressão. Assim os contatos elétricos modificam o seu estado dependendo do movimento do fole.

Os pressostatos podem ter dois tipos básicos de contatos:

SPDT - Single Pole Double Throw – que significa, entrada comum e saída dupla.

SPST - Single Pole Single Throw – que significa, entrada comum e saída única.

Com o aumento da pressão, o pressostato se move no sentido de fechar o contato 1 com 4. (ver ilustração). Quando a pressão diminui a situação contrária ocorre.

Pressostatos para Controle

Page 2: Trabalho de Pressostato

Aplicações usuais:

Para efetuar o controle de On/Off de um compressor (pressostato aplicado no lado de baixa pressão);

Como atuadores do controle de capacidade em compressores efetuando a parada do próprio compressor ou de estágios de capacidade deste equipamento;

Para controlar a operação do ventilador do condensador pressostato aplicado no lado de alta pressão);

Para fazer o recolhimento de líquido refrigerante (Pump Down Control).

Pressostato para Proteção

Como proteção, os pressostatos desempenham uma função importante no processo do sistema, pois são responsáveis por efetuar a parada do sistema caso ocorra alguma irregularidade devido à alta ou baixa pressão.

Modo de Aplicação (com ou sem alarme):

Aplicados na sucção (baixa pressão): podem efetuar a parada do circuito em função de uma perda parcial ou total de fluido refrigerante no sistema._ Aplicados na descarga (alta pressão): devem evitar que o circuito atinja pressões perigosas em vasos de pressão tais como separadores de óleo, tanques de líquido e condensadores.

Os pressostatos são interruptores elétricos comandados pela pressão. O ajuste da pressão se faz por meio de um parafuso. Em alguns modelos o diferencial, diferença entre pressão de desarme e rearme, é regulável. O rearme pode ser automático ou manual.

Os pressostatos podem ser classificados em:

Baixa pressão; Alta pressão; Conjugados; Diferenciais.

Pressostatos para Alta ou Baixa pressão

Page 3: Trabalho de Pressostato

Suas características principais são:

Uma tomada de pressão; Escala de trabalho e diferencial ajustável; Relê elétrico tipo SPDT – pólo simples e duplo acionamento; (Baixa) Faixa de pressão: –0.5 a 7 bar (-0.05 a 0.7 MPa); (Alta) Faixa de pressão: 7 a 400 bar (0.7 a 40 MPa), podem suportar

até uma sobrepressão de 600 bar (60 MPa).

Pressostato de Baixa Pressão

Abre os contatos quando a pressão que atua no fole é menor que a pressão de trabalho.

O pressostato de baixa pode ser usado para:controle da temperatura de evaporação (permite controlar a

temperatura da câmara);limitar a pressão de baixa;controle de capacidade.

Pressostato de Alta pressão

Page 4: Trabalho de Pressostato

Abre os contatos quando a pressão que atua no fole é maior que a pressão de trabalho.

O pressostato de alta pode ser usado para:limitar a pressão de descarga;controlar o ventilador do condensador (para baixas temperaturas

externas).

Pressostatos Conjugados

Este tipo de pressostato combina as funções de controle de alta e baixa pressão em um único equipamento.

Suas características principais são:

2 Tomadas de pressão;Escala de trabalho e diferencial ajustável;

Relê elétrico tipo SPDT – pólo simples e duplo acionamento; Faixa de pressão: Baixa _ 0.5 a 7 bar (-0.05 a 0.7 MPa) Alta _ 7 a 400 bar (0.7 a 40 MPa);

Relês internos separados para a baixa e alta pressão. Isto torna possível a sinalização de alarmes separados para alta e baixa pressão mesmo utilizando uma peça conjugada;

Pressostato Diferencial

Page 5: Trabalho de Pressostato

Destinados ao controle da pressão do óleo de lubrificação dos compressores, que desligam quando a diferença entre a pressão da bomba e o Carter do compressor é insuficiente para uma lubrificação adequada.

Algumas aplicações:

utilizado para efetuar a parada do compressor devido à lubrificação inadequada; verificação da perda de carga em filtros de linha de líquido / sucção / óleo.

O pressostato de óleo é sempre utilizado em compressores com lubrificação forçada, verificando a pressão diferencial da bomba de óleo. Para isto, admite duas tomadas de pressão: uma de baixa pressão (LP) e a outra de alta pressão (HP). O lado HP é conectado na saída da bomba de óleo e o lado de baixa na sucção da bomba ou no cárter do compressor.

Um pressostato ainda pode ter outras duas características:podem ser com rearme manual (indicado para função de proteção);

ou podem ser com rearme automático (indicado para função de controle).

Obs.: O rearme manual obriga o operador a, antes de efetuar o rearme, verificar qual foi o motivo de seu desarme.

Na instalação dos pressostatos são necessários os seguintes cuidados:

fixar o pressostato em local sem vibrações;Fixar firmemente os fios nos terminais do interruptor evitando mal

contato;ligar sempre o fio terra;no pressostato conjugado de alta e baixa pressão, deve-se tomar o

cuidado de não inverter as conexões de tomada de pressão;rearmar o pressostato somente depois de detectada a causa que

gerou o travamento dos contatos;O pressostato nunca deve comanda diretamente motores

monofásicos maiores de 1HP. Para motores monofásicos maiores de 1HP fazer o comando sempre através de chave magnética (contator).

Page 6: Trabalho de Pressostato

Para selecionar o pressostato é preciso conhecer:

pressão de trabalho;tipo de refrigerante;tipo de rearme (automático ou manual);tipo de conexão (com ou sem capilar).

Quanto ao rearme os pressostatos podem ser de rearme manual ou automático.

REARME MANUAL: É um dispositivo de segurança opcional encontrado nos pressostatos de alta ( lado de alta pressão),. Este dispositivo trava os contatos permitindo que o sistema entre novamente em regime mediante o rearme manual.

REARME AUTOMÁTICO: Quando o fechamento dos contatos ocorre automaticamente em função do diferencial estabelecido.

PRESSÃO DE TRABALHO: Pressão na qual o pressostado interrompe a passagem da corrente elétrica.

DIFERENCIAL: Diferença de pressão entre a abertura e o fechamento dos contatos.