Trabalho Gestores de Sucesso.pdf

11
Instituto Superior de Gestão Fundamentos de Gestão Prof. Dr. José Lopes Costa Ano 2010/2011 Com o apoio: Gestores de Sucesso em Portugal

Transcript of Trabalho Gestores de Sucesso.pdf

Page 1: Trabalho Gestores de Sucesso.pdf

Instituto Superior de Gestão

Fundamentos de Gestão Prof. Dr. José Lopes Costa

Ano 2010/2011

Com o apoio:

   

Gestores de Sucesso em Portugal

Page 2: Trabalho Gestores de Sucesso.pdf

Gestores de Sucesso em Portugal Fundamentos de Gestão

2

 

 

 

Nota  Introdutória  

O presente trabalho, concretizado no âmbito da Unidade Curricular de Fundamentos de Gestão, tem como objectivo a realização duas entrevistas a gestores de sucesso escolhidos pelo grupo.

Queremos agradecer às duas empresas e aos seus responsável pela sua disponibilidade demonstrada, nomeadamente ao Dr. Kantilal Jamnadas, à Dra. Sónia Costa e à Dr. Joana Leitão, por parte da DanCake (Portugal), que sem mostraram sempre ao nosso dispor para a realização deste trabalho, bem como ao Dr. Dionísio Pestana por parte do Grupo Pestana.

Esperamos que este trabalho seja pelo menos tão útil à para os intervenientes como foi para a nossa aprendizagem.

Os autores,

Carlos Monteiro, nº 20100133 Dirav Mahendra, nº 20100239 João Matos, nº 20100054 Thalison Samuel, nº 20100042

Page 3: Trabalho Gestores de Sucesso.pdf

Gestores de Sucesso em Portugal Fundamentos de Gestão

3

Índice  ÍNDICE   3  

INTRODUÇÃO   4  

DANCAKE  (PORTUGAL)   5  

A  ORIGEM   5  KANTILAL  JAMNADAS   5  DESENVOLVIMENTO  DA  DANCAKE  (PORTUGAL)   5  MISSÃO  E  VALORES   6  

GRUPO  PESTANA   7  

A  ORIGEM   7  CRESCIMENTO  DO  GRUPO   7  MISSÃO  E  VALORES   8  POLÍTICAS  DE  SUSTENTABILIDADE   8  MODELO  DE  GOVERNO  DO  GRUPO  PESTANA   9  

CONCLUSÃO   10  

BIBLIOGRAFIA   11  

Page 4: Trabalho Gestores de Sucesso.pdf

Gestores de Sucesso em Portugal Fundamentos de Gestão

4

Introdução   No seguimento da matéria leccionada na cadeira de Fundamentos de Gestão, foi-nos solicitada a realização de um trabalho de grupo sobre Gestores de Sucesso, com o objectivo de aprofundar os nossos conhecimentos sobre modelos de gestão, definição de negócio, criação de valor, inovação, entre outros constructos relevantes.

Após alguma discussão e um longo processo de brainstorming, escolhemos o “Grupo Pestana” como modelo de negócio familiar e a “DanCake (Portugal)” como modelo de negócio tradicional. A escolha destas empresas prendeu-se com a sua relevância no tecido empresarial português e o seu contributo para a sociedade actual.

Por forma a enriquecermos o nosso estudo seleccionados duas empresas que, para além de actuarem em sectores de actividade completamente distintos, os seus responsáveis máximos são, ou fundadores, ou estão praticamente desde o início da actividade, no cargo mais alto de administração.

Esperamos que, ao longo da leitura deste trabalho, se tornem claras as razões que levaram ao sucesso de cada uma destas empresas e decisões/acções que tomaram os seus gestores a fim de as conduzir ao sucesso.

Imagem 1 - Logótipo Grupo Pestana

Imagem 2 - Logótipo Grupo DanCake

Page 5: Trabalho Gestores de Sucesso.pdf

Gestores de Sucesso em Portugal Fundamentos de Gestão

5

DanCake  (Portugal)   A DanCake (Portugal) é uma das maiores empresa portuguesa no sector da fabricação de bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação, conhecida nacional e internacionalmente. Com duas fábricas no nosso país, Coimbra e Lisboa, têm um volume de negócio de 65 Milhões de Euros, resultantes da produção anualmente 45 mil toneladas de produtos, sendo que, 75% deste é para exportação para os 70 países onde a marca está presente. Actualmente, a DanCake (Portugal) é uma das maiores fabricantes de biscoitos de manteiga a nível mundial.

A  Origem   A DanCake surgiu em Portugal pela mão do Dr. Kantilal Jamnadas, recém chegado de Moçambique. Numa parceria com DanCake (Dinamarca), o Dr. Kantilal Jamnadas introduziu a

marca no nosso país, no ano de 1978. No ano de lançamento, apenas existia a linha de produção de tortas. Estava assim lançada a primeira pedra de uma nova marca. No ano seguinte, graças ao êxito que teve em Portugal, e devido à limitação populacional existente no nosso país, a marca iniciou o seu processo de exportação, tendo como primeiros mercados internacionais, Ceuta e Gibraltar. Em 1982, a DanCake (Portugal) expandiu-se para Coimbra,

criando duas novas linhas de produção de queques e pipocas. Mas, foi apenas em 1986, com a adesão à antiga C.E.E. que se deu início da exportação em larga escala para a Europa, competindo assim com marcas de países onde a tradição da pastelaria e dos produtos de confeitaria era maior.

Kantilal  Jamnadas   Actualmente, presidente do conselho de administração da DanCake (Portugal), , nasceu em Moçambique onde viveu até emigrar para Portugal em 1975 aos 30 anos. Antes da sua fixação no nosso país, Kantilal esteve envolvido em vários cargos políticos, em Moçambique, sendo o mais relevante, a presidência da Câmara Municipal de Vila Pery. Com este cargo de prestação à comunidade, aliado ao seu conhecimento prévio na área da gestão, Dr. Kantilal adquiriu soft skills, no que diz respeito ao conhecimento do seu povo, da sua comunidade, do seu “cliente”, que lhe foram deveras úteis para a sua actual actividade. Aliando esta experiência, ao seu espírito empreendedor e desafiador que fundou a DanCake (Portugal), projecto ao qual se dedicou intensamente até aos dias de hoje.

Desenvolvimento  da  DanCake  (Portugal)   Com o passar dos anos, a DanCake (Portugal) separou-se da empresa mãe, a DanCake (Dinamarca). Mantendo o nome de origem, devido à notoriedade e reconhecimento já existente em Portugal e nos países com língua oficial portuguesa, a DanCake (Portugal) foi obrigada a criar uma nova marca para o mercado internacional, de modo a não ser confundida com os produtos da antiga empresa mãe. Foi assim que surgiu a Danesita. Esta é composta por toda a gama de produtos da DanCake (Portugal), tendo como única diferença o nome.

Actualmente, entre Coimbra e Lisboa, trabalham 600 pessoas, que todos os dias potencializam o bem social com competitividade, eficácia, responsabilidade. É com o contributo desta massa humana que a marca tem inovado, criando uma maior variedade de produtos,

Page 6: Trabalho Gestores de Sucesso.pdf

Gestores de Sucesso em Portugal Fundamentos de Gestão

6

aguçando também o paladar. Como diz o Dr. Kantilal Jamnadas, “No fundo quando fazemos uma boa gestão do produto estamos a diferenciar-nos”.

Segundo o Director de Produção, todos as matérias primas utilizadas na confecção, são seleccionados segundo padrões de qualidade e segurança internacionais, sendo a sua grande maioria de origem portuguesa, dando assim o seu contributo para a economia nacional, permitindo também que produtores de matérias primárias possam desenvolver as suas actividades.

A diversificação nos produtos é uma componente muito importante na DanCake (Portugal), pois tem vindo a trazer um conjunto vasto de opções para o consumidor. Esta diversificação impulsionou a escolha do consumidor, pois ao existir um maior número de produtos facilitou-se a satisfação das necessidades dos consumidores mais exigentes, e que neste caso tem sido determinante para a fidelização de muitos clientes para a marca. Numa tentativa de se aproximar do publico mais jovem, a empresa modificou a sua imagem corporativa. Segundo o Dr. Kantilal, passando a utilizar o vermelho forte, a DanCake (Portugal) surge com uma nova energia, quente e apaixonada, lançando ao mesmo tempo, de novas gamas de produtos que vão de encontro às actuais tendências de um mercado cada vez mais orientado para um estilo de vida saudável e equilibrado.

Para a DanCake (Portugal), a principal publicidade é feita através do próprio produto, pois uma vez consumido e ao agradar o consumidor, este, vai é a melhor fonte publicitária para o produto e nomeadamente para a marca.

Missão  e  Valores     A DanCake (Portugal) nasceu e cresceu sobre vários alicerces fundamentais, tais como o respeito, a unidade e a responsibilização social e económica, bases fundamentais de qualquer família, conforme nos conta o Dr. Kantilal Jankadas. Segundo o mesmo, “Graças ao desenvolvimento tecnológico e à automatização dos procedimentos, garantindo assim uma actualização permanente dos processos de produção, é possível à DanCake (Portugal) oferecer produtos de elevada qualidade a um baixo custo”, muito apreciado pelos fieis compradores da marca. Podemos deste modo resumir que, a missão da DanCake (Portugal) é “Oferecer ao cliente o produto certo que pretende consumir a um preço baixo, tornando assim, a marca, numa mais valia para o cliente”.

Page 7: Trabalho Gestores de Sucesso.pdf

Gestores de Sucesso em Portugal Fundamentos de Gestão

7

Grupo  Pestana   A Holding - Grupo Pestana SGPS, é o maior grupo português no sector do turismo. As suas duas principais marcas de hotelaria – Pestana Hotels & Resort e Pousadas de Portugal – detêm 43 unidades hoteleiras espalhadas por 9 países e 42 Pousadas de Portugal totalizando cerca de 9.000 quartos. O Grupo Pestana é ainda promotor de 12 empreendimentos de habitação periódica, 5 campos de golfe e 4 empreendimentos imobiliários, possui duas concessões de jogo para Casino na Madeira e em São Tomé e Príncipe, e tem participação numa companhia de aviação charter, numa agência de viagens e em três operadores turísticos.

Com capital social de 80 milhões de euros1, o grupo é nos dias de hoje presidido por Dionísio Pestana, filho do fundador Manuel Pestana. Este gestor de topo é licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade de Joanesburgo, África do Sul.

A  Origem   Foi no ano de 1965 que o Comendador Manuel Pestana, recém chegado à Ilha da Madeira, oriundo da África do Sul, país para onde emigrara em criança, fundou a empresa “PH&R - Pestana Hotéis e Resorts”. Comprou o antigo Hotel Atlantic, no Funchal, mandou-o demolir e, após uma profunda remodelação, deu origem ao Sheraton Hotel, que foi inaugurado em 1972. O Sheraton Hotel tinha à altura 5 estrelas e 300 quartos, na sua maioria com vista para o oceano. O hotel ainda hoje pertence ao Grupo Pestana, com o nome de “Pestana Carlton Madeira Hotel”.

A grave crise que se viveu na altura, com taxas de juro elevadas e greves gerais de trabalhadores, levaram Manuel Pestana a dar quase como perdido o investimento que tinha realizado. Corria o ano de 1976 quando Dionísio Pestana, regressou à Ilha da Madeira onde nasceu, com a missão de salvar o hotel do pai. Não tendo nada a perder, Dionísio Pestana tomou as rédeas do hotel. Os negócios prosperaram e, 10 anos depois, adquiriu o seu segundo hotel, o actual “Pestana Casino Park Hotel”. Obteve também a concessão do único casino na Madeira, o que destacou a marca Pestana da sua concorrência. Estavam dados os primeiros passos para o inicio da expansão no sector do turismo português.

Crescimento  do  Grupo   Desde a sua fundação, na década de 70, o Grupo Pestana tem vindo a expandir a sua actividade, quer a nível nacional, quer internacional, contando hoje com várias marcas de prestígio em Portugal e além-fronteiras.

Desde o início que a gestão do grupo passa pela inovação, tendo em 1992, o Grupo investido cinco milhões de euros em 18 aerogeradores na Ilha da Madeira, tornando-se assim num dos pioneiros no domínio da energia eólica em Portugal. Este aerogeradores produzem aproximadamente 2,5% da electricidade consumida na região.

Em Agosto de 1993, o Grupo Pestana, fundou uma nova companhia aérea de aviação comercial internacional não-regular, que operou sob a designação de Air Madeira, hoje euroAtlantic Airways. Com 8 aviões na sua frota, esta companhia obteve lucros na ordem dos 114 milhões de Euros2, em 2009. Investiu também numa grande variedade de entidades empresariais

1 Segundo o relatório de contas de 2009 publicado em http://www.pestana.com/ 2 De acordo com o relatório de contas de 2009 publicado em http://www.euroatlantic.pt/

Page 8: Trabalho Gestores de Sucesso.pdf

Gestores de Sucesso em Portugal Fundamentos de Gestão

8

relacionadas com o mundo das viagens, operadores turísticos, agências de viagens e rent-a-car, oferecendo uma gama completa de serviços em todas as etapas do processo de viagem.

No ano de 1996 diversificaram novamente a sua oferta, desta feita introduzindo o golfe, com a aquisição do Carvoeiro Golfe, S.A., no Algarve e do campo de golfe da Quinta de Beloura, em Sintra. Dois anos mais tarde, em 1998, deu-se o início do processo de internacionalização inaugurando 3 empreendimentos de 4 estrelas em Moçambique.

Em 1999, o Grupo Pestana adquiriu todo o capital social da Empresa de Cervejas da Madeira (ECM), cujas origens remontam a 1872. A ECM é uma das mais prestigiadas empresas da Madeira, cujas principais marcas (Coral e Brisa) estão muito bem implantadas e gozam de uma boa reputação. Anualmente, a ECM produz 3 cerca de 40 milhões de litros de cerveja e refrigerantes. Passados quatro anos, em 2003, o Grupo Pestana ganhou um concurso público para a aquisição de 49% da empresa pública “Enatur S.A.”, ficando assim responsável pela gestão da rede de 43 “Pousadas de Portugal”4.

Com o intuito de diversificar e modernizar a economia regional, o Grupo Pestana é também principal accionista, com 70% do capital social, da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), criada em 1987 com o intuito de promover e desenvolver o Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM). Este inclui quatro áreas de actividade: uma Zona Franca Industrial, Serviços Financeiros, Serviços Internacionais e o International Shipping Register of Madeira (Registo Internacional de Navios da Madeira). Após 23 anos, o CINM é responsável por 21% do PIB da Região, empregando cerca de 3000 trabalhadores.

Missão  e  Valores     A missão enunciada pelo Grupo Pestana é a de proporcionar momentos memoráveis aos seus clientes. Para isso, contam com uma vasta carteira de produtos diferenciados e inovadores, e um serviço de excelência. O grupo valoriza uma rentabilidade sustentada, sem sacrificar o seu contributo social, e apostando em equipas motivadas, qualificadas e empenhadas. Uma atitude positiva e proactiva, o entusiasmo e simpatia, o espírito de equipa, a ética, a responsabilidade, a qualidade superior, a renovação e a ousadia são os valores que distinguem quem faz parte deste prestigiado grupo.

Políticas  de  Sustentabilidade   Numa conversa informal com o Dr. Dionísio Pestana, confessou-nos que o conceito básico para o sucesso do Grupo é “Tirar o máximo partido dos nossos trunfos para alcançar um objectivo comum: a satisfação dos nossos clientes.” É este princípio básico que molda as ideias e as acções das sete áreas de negócio do Grupo Pestana: Hotéis, Pousadas de Portugal, Habitação Periódica, Viagens de Turismo, Golfe e Imobiliária, Indústria e Centro Internacional de Negócios.

Cada empresa, na sua área de especialização, funciona como unidade autónoma no respectivo mercado. Para cada empresa existe uma Sociedade Anónima e uma equipa de gestão. Porém, ao mesmo tempo, as empresas das diferentes áreas cooperam umas com as outras, trabalhando em conjunto para atingir um objectivo global. Cada desenvolvimento positivo no seio das vários áreas consolidam o Grupo Pestana como um todo, graças a estruturas bem estabelecidas, áreas de competência claramente definidas, valores colectivos, uma colaboração

3 Segundo informação no sítio http://www.ecm.pt/ 4 Para mais informações sobre as Pousadas de Portugal, consulte o sítio da Internet http://www.pousadas.pt

Page 9: Trabalho Gestores de Sucesso.pdf

Gestores de Sucesso em Portugal Fundamentos de Gestão

9

eficiente e uma comunicação mais rápida levando a um processo de tomada de decisão mais eficiente. Nas palavras do gestor, “pautamos a nossa actividade por padrões elevados de qualidade do serviço oferecido, inovando permanentemente de forma a irmos sempre ao encontro das necessidades e desejos dos nossos clientes, criando assim valor acrescentado. Para isso, realizamos um acompanhamento constante das nossas condições de manutenção e gestão e dotamos os nossos colaboradores da formação necessária para responder da melhor forma aos desafios que as funções lhes colocam.”

Para além da criação de valor para o cliente, o Grupo Pestana tem grande preocupação com o meio envolvente aos seus empreendimentos. A integração das unidades hoteleiras e da sua actividade nas comunidades é um factor-chave para o sucesso. Num exemplo claro de cooperação com a comunidade, o Dr. Dionísio Pestana disse-nos que: “damos preferência à contratação local, promovendo a formação de recursos humanos provenientes das comunidades onde se encontram as nossas unidades.” Por se tratar de uma actividade de longo prazo, dependente do meio onde se insere e não pode ser deslocalizada facilmente quando os recursos se esgotam, é imprescindível a aposta em iniciativas que protejam os recursos presentes para as gerações futuras.

A higiene e a sustentabilidade financeiras são preocupações constantes do grupo. Antes de se lançar em qualquer novo projecto, o Grupo procede a uma análise aprofundada dos estudos de mercado existentes, dos dados financeiros disponíveis e da actividade da concorrência. Assim se garante a proficiência do investimento e um retorno assegurado à partida.

O bem-estar dos colaboradores é também uma das preocupações mais presentes, e para isso, o grupo aplica práticas de empowerment tanto das áreas de negócio que possui como das pessoas, tal como assevera Dionísio Pestana “sempre nos preocupámos em dar autonomia às várias áreas de negócio, o que tem a vantagem de proporcionar linhas de comunicação mais rápidas e um processo de tomada de decisões eficiente. Para alcançar esse objectivo, praticamos uma política de formação intensiva e contínua, de modo a permitir a cada pessoa desenvolver plenamente o seu potencial e a ter uma participação efectiva e enriquecedora”.

Modelo  de  Governo  do  Grupo  Pestana   O Conselho de Administração do Grupo Pestana é o órgão de gestão com a responsabilidade máxima pela actividade das sociedades que integra. Composto por 14 administradores5, todos executivos, com competência sobre as diversas sociedades existentes nas diferentes áreas geográficas onde o Grupo está presente.

Esta estrutura organizacional permite ao Grupo Pestana, como empresa holding, coordenar as empresas do Grupo a nível central. A autonomia empresarial e o know-how específico de cada empresa sobre o mercado são reforçados no seio das áreas de negócio. Graças a estruturas bem estabelecidas, áreas de competência claramente definidas, valores colectivos e uma colaboração eficiente, o Grupo proporciona uma base consistente para consolidar ainda mais as já sólidas posições de mercado de cada uma das empresas e conduzir o Grupo, no seu todo, ao sucesso.

5 Conselho de Administração do Grupo Pestana: Dionísio Pestana (Presidente), António Alves Dias, Florentino Rodrigues, João Ferreira da Silva, José M. Castelão Costa, José Roquette, José Theotónio, Luigi Valle, Luís Araújo, Luís Castanheira Lopes, Luiza Pestana, Pedro Lopes, Peter Booth e Tomaz Metello.

Page 10: Trabalho Gestores de Sucesso.pdf

Gestores de Sucesso em Portugal Fundamentos de Gestão

10

Conclusão   Com a realização deste trabalho, desenvolvemos os nossos conhecimentos sobre o modo como estes dois gestores de sucesso em estudo, gerem as suas empresas, cada uma de formas distinta, no entanto com algumas semelhanças, tais como a criação de valor para o cliente, o ir de encontro àquilo que o cliente pretende.

Gozámos do prazer e da oportunidade de estudar, em contacto directo com os entrevistados, percebendo assim as razões que os levaram em determinada altura do seu percurso a tomar determinadas decisões, mais ou menos arriscadas de acordo com a análise envolvente em que estavam inseridos, tais como o mercado alvo, a força dos clientes e concorrentes, entre outros.

Gostaríamos ainda de salientar a importância que este trabalho teve para o aprofundamento e desenvolvimento dos nossos conhecimentos e do nosso interesse para a unidade curricular de Fundamentos de Gestão. Muitos dos pontos que, por não termos um estudo mais prático, ficaram mais compreensíveis com a realização deste trabalho.

Page 11: Trabalho Gestores de Sucesso.pdf

Gestores de Sucesso em Portugal Fundamentos de Gestão

11

Bibliografia  http://www.apcer.pt/arq/fich/Apresenta__o_Dan_Cake.pdf

http://www.ccpm.pt/rev28_dionisiopestana.htm

http://www.dancake.com/

http://www.dancake.pt/

http://www.infoempresas.com.pt/Empresa_DAN-CAKE-PORTUGAL.html

http://www.issuu.com/briefing/docs/jornal_briefing_n.13_10_09_09_ok

http://www.pestana.com/hotels/PT

http://www.pestanagolf.com/

http://www.pousadas.pt/

http://www.pousadasofportugal.com/

http://www.pousadasportugal.com/

http://www.producaonacionalfazbem.blogs.sapo.pt/4881.html

http://www.rhturismo.net/index.php?option=com_content&task=view&id=2084&Itemid=2

http://www.youtube.com/user/Dancake