TRABALHO MAO- Ossos Articulações e Ligamentos

16
ANATOMIA: A MÂO- Ossos, Articulações e Ligamentos 1.INTRODUÇÃO O homem é o ser mais evoluído do nosso planeta, sendo que dentre os diversos factores que nos diferenciam das outras espécies é a habilidade de nossas mãos. Graças a um complexo conjunto de ossos e músculos existentes nas extremidades dos membros superiores, podemos realizar delicados trabalhos de precisão, pois temos a capacidade de realizar os chamados movimentos de pinça, diferentemente de outras espécies que não possuem esta capacidade. Tendo sido este, um importante diferencial para a nossa evolução e superioridade. A nossa mão foi um factor muito importante na nossa evolução. E é sobre esta nossa particularidade que tratarei de retratar neste trabalho, alguns dos seus aspectos nomeadamente os ossos, articulações e ligamentos. 1 0 ano- Enfermagem - Manuela da Conceição da Silva Paim Alves da Costa Página 1

description

Anatomia da Mão

Transcript of TRABALHO MAO- Ossos Articulações e Ligamentos

Page 1: TRABALHO MAO- Ossos Articulações e Ligamentos

ANATOMIA: A MÂO- Ossos, Articulações e Ligamentos

1. INTRODUÇÃOO homem é o ser mais evoluído do nosso planeta, sendo que dentre os diversos

factores que nos diferenciam das outras espécies é a habilidade de nossas mãos. Graças a um complexo conjunto de ossos e músculos existentes nas

extremidades dos membros superiores, podemos realizar delicados trabalhos de precisão, pois temos a capacidade de realizar os chamados movimentos de pinça, diferentemente de outras espécies que não possuem esta capacidade. Tendo sido este, um importante diferencial para a nossa evolução e superioridade.

A nossa mão foi um factor muito importante na nossa evolução. E é sobre esta nossa particularidade que tratarei de retratar neste trabalho, alguns dos seus aspectos nomeadamente os ossos, articulações e ligamentos.

10ano- Enfermagem - Manuela da Conceição da Silva Paim Alves da Costa Página 1

Page 2: TRABALHO MAO- Ossos Articulações e Ligamentos

ANATOMIA: A MÂO- Ossos, Articulações e Ligamentos

2. ANATOMIA DA MÃOA mão é composta de muitos diferentes ossos, articulações, músculos e ligamentos

que permitem a uma grande quantidade de movimento e destreza.

2.1. OSSOS DA MÃOSendo um importante membro do corpo humano, a mão possui uma grande

quantidade de ossos, sendo que os principais se constituem em número de 27 ossos, que contribuem para que este membro de nosso corpo possa agir da forma como age, a fim de nos ajudar nas tarefas do dia a dia.

A Nossa mão é dividida em três partes, o carpo, o metacarpo e os dedos ou falanges, e é graças a este conjunto de ossos e articulações, que nós temos grande facilidade para fazermos os diversos trabalhos, sempre com muita precisão, o que nos difere grandemente de outras espécies.

Sendo assim os ossos da mão que são divididos em três partes, são em número de 8 no carpo, 5 no metacarpo e 14 falanges.

As falanges podem se dividir em distais, médias e proximais, sendo que proximais são mais longas que as distais, assim as do dedo polegar apresentam-se mais largas e curtas. Além disso, ainda existem muitos outros ossos menores que

completam a formação óssea de nossas mãos. perfazendo 14

do total de 206 ossos, dos

ossos do nosso corpo .

2.1.1. O CarpoO carpo é constituído por oito ossos curtos, dispostos em duas fileiras: a

primeira, mais próxima do antebraço, denomina-se de Procarpo e é constituída, de fora para dentro, segundo a posição anatómica, pelos seguintes ossos compondo a Fileira Proximal: Escáfoide, Semilunar, Piramidal e Pisiforme.

A segunda fileira ou Mesocarpo é constituída, também de fora para dentro, pelos seguintes ossos, compondo a fileira Distal: Trapézio, Trapezóide, Capitato e Hamato.

Os ossos do carpo são irregularmente cubóides apresentando por isso, seis faces. Destas faces, duas são articulares, tendo as restantes uma ou várias facetas articulares.

10ano- Enfermagem - Manuela da Conceição da Silva Paim Alves da Costa Página 2

Page 3: TRABALHO MAO- Ossos Articulações e Ligamentos

ANATOMIA: A MÂO- Ossos, Articulações e Ligamentos

2.1.2. O MetacarpoO metacarpo é constituído por cinco ossos longos dispostos verticalmente,

os metacárpicos, são denominados respectivamente de I, II, III, IV e V, indo de fora para dentro e segundo a posição anatómica.

Cada um dos metacárpicos encontra-se separado do seu vizinho por um espaço elíptico denominado, espaço interósseo ou intermetacárpico.Os metacárpicos são ossos longos e apresentam um corpo e duas extremidades. O corpo (diáfise) tem uma forma prismática triangular, apresenta uma pequena curva de concavidade anterior.

A extremidade superior ou base (epífise proximal) apresenta facetas articulares; umas superiores para os ossos do mesocarpo; outras laterais para os metacárpicos vizinhos. Apresenta ainda duas facetas não articulares, uma anterior e outra posterior.

A extremidade inferior ou cabeça (epífise distal) tem a forma de um côndilo.

  MÃO - VISTA ANTERIOR

10ano- Enfermagem - Manuela da Conceição da Silva Paim Alves da Costa Página 3

Page 4: TRABALHO MAO- Ossos Articulações e Ligamentos

ANATOMIA: A MÂO- Ossos, Articulações e Ligamentos

MÃO - VISTA POSTERIOR

10ano- Enfermagem - Manuela da Conceição da Silva Paim Alves da Costa Página 4

Page 5: TRABALHO MAO- Ossos Articulações e Ligamentos

ANATOMIA: A MÂO- Ossos, Articulações e Ligamentos

2.1.3. As Falanges (os Dedos)Os dedos, em número de cinco, distinguem-se, indo de fora para dentro, em I

ou polegar, II ou indicador, III ou médio, IV ou anular e V ou mínimo.Os dedos são constituídos por três ossos longos, as falanges, á excepção do I

dedo que apenas possui duas. As falanges são constituídas pelo corpo, a extremidade superior e a extremidade inferior.

Os Ossos dos Dedos da Mão apresentam 14 falanges: o Do 2º ao 5º dedos cada tem:

1ª falange (Proximal) 2ª falange (Média) 3ª falange (Distal)

o Polegar: 1ª falange (Proximal) 2ª falange (Distal)

2.2. ARTICULAÇÕES DA MÃOAs articulações são conexões habituais existentes entre dois ou mais ossos,

nos vertebrados, ou entre os artículos dos apêndicesdos invertebrados.A mão faz parte do membro superior e este pela sua particularidade constitui

um «meio de trabalho» por isso é muito móvel. sendo assim, as suas articulações são na maioria, estruturalmente, classificadas como sinoviais.

2.2.1. Articulações IntercárpicasSITUAÇÃO:

Entre os ossos da Fileira proximal do carpo (Articulações Procárpicas). Entre os ossos da fileira distal do carpo (Articulações Mesocárpicas). Entre as duas fileiras (Articulações Pró-mesocárpicas).

CLASSIFICAÇÃO: São articulações, estruturalmente, classificada como sinoviais.MOVIMENTOS: Deslizamento.

10ano- Enfermagem - Manuela da Conceição da Silva Paim Alves da Costa Página 5

Page 6: TRABALHO MAO- Ossos Articulações e Ligamentos

ANATOMIA: A MÂO- Ossos, Articulações e Ligamentos

2.2.1.1. Articulações ProcárpicasSão as articulações que unem entre si os ossos da primeira fileira do carpo.

CLASSIFICAÇÃO – Artrodias (planas).SUPERFÍCIES ARTICULARES - O escafóide articula-se com o semilunar e o semilunar com o piramidal através de facetas planas.

O piramidal articula-se com o pisiforme, também por intermédio de facetas planas.MEIOS DE UNIÃO - O escafóide, o semilunar e o piramidal encontram-se unidos através de ligamentos anteriores, posteriores e interósseos.

Os meios de união da articulação entre o pisiforme e o piramidal são uma fina cápsula reforçada por ligamentos laterais e ligamentos à distância que se estendem do pisiforme aos ossos vizinhos: um destina-se ao unciforme e o outro à base do V metacárpico.SINOVIAL - É constituída por dois prolongamentos da sinovial médio-cárpica

2.2.1.2. Articulações MesocárpicasSão articulações entre os quatro ossos do mesocarpo.

CLASSIFICAÇÃO - artrodias (planas)SUPERFÍCIES ARTICULARES - o trapézio articula-se com o trapezóide, o trapezóide com o grande osso e este com o unciforme, por intermédio de superfícies planas.MEIOS DE UNIÃO - o trapézio, o trapezóide, o grande osso e o pisiforme, encontram-se unidos através de ligamentos anteriores posteriores e interósseos.

2.2.1.3. Articulações Pró-mesocárpicasÉ uma articulação entre todos os ossos do procarpo e do mesocarpo, à

excepção do pisiforme.A articulação médio-cárpica pode ser dividida em duas articulações, sendo

uma externa e outra interna.CLASSIFICAÇÃO – Bicondilartrose (forma de côndilos ou elipses)

SUPERFÍCIES ARTICULARES - externamente o côndilo é representado pelo escafóide e a cavidade glenoideia pelos trapézio e trapezóide.

Internamente o côndilo é constituído pelo grande osso e pelo pisiforme e a cavidade glenoideia pelo escafóide, pelo semilunar e pelo piramidal.MEIOS DE UNIÃO - as superfícies articulares são mantidas por uma cápsula articular e por ligamentos anteriores, posteriores e laterais.

2.2.2. Articulações CarpometacárpicasSITUAÇÃO: Entre os ossos da fileira distal do carpo e a base dos ossos metacarpianosReúnem a extremidade superior dos metacárpicos aos ossos do mesocarpo. De entre elas distinguem-se, em primeiro lugar, a articulação trapezo-primometacárpica.SUPERFÍCIES ARTICULARES - o I metacárpico articula-se com o trapézio; o II metacárpico articula-se com o trapézio, o trapezóide e o grande osso; o III metacárpico articula-se com o grande osso; o IV metacárpico articula-se com o grande osso e o unciforme; o V metacárpico articula-se com o pisiforme.

10ano- Enfermagem - Manuela da Conceição da Silva Paim Alves da Costa Página 6

Page 7: TRABALHO MAO- Ossos Articulações e Ligamentos

ANATOMIA: A MÂO- Ossos, Articulações e Ligamentos

CLASSIFICAÇÃO: São articulações, estruturalmente, classificadas como sinoviais, artrodias à excepção da articulação trapezo-primometacárpica (a articulação carpometacarpica do polegar) que é uma efipiartrose (sela).MOVIMENTOS: Deslizamento- flexão e extensão (eixo frontal) e abdução e adução (eixo sagital).MEIOS DE UNIÃO - os osso do mesocarpo estão ligados aos metacárpicos por intermédio de ligamentos anteriores, posteriores e interósseos.

2.2.3. Articulações IntermetacárpicasSITUAÇÃO: Entre as bases dos 2º, 3º, 4º e 5º ossos metacarpianos ou são as articulações existentes entre as extremidades superiores dos quatro últimos metacárpicos. O primeiro metacárpico é independente.CLASSIFICAÇÃO: São articulações, estruturalmente, classificadas como sinoviais, Artrodias (planas)MOVIMENTOS: Deslizamento. MEIOS DE UNIÃO - os metacárpicos encontram-se unidos através de ligamentos anteriores, posteriores e interósseos.

2.2.4. Articulações MetacarpofalângicasSITUAÇÃO: Entre as cabeças dos ossos metacarpianos e as facetas articulares das extremidades proximais das falanges proximais ou Unem a extremidade inferior do metacárpico com a extremidade superior da primeira falange.SUPERFÍCIES ARTICULARES - são constituídas pelo côndilo da extremidade inferior do metacárpico e pela cavidade glenoideia da extremidade superior da I falange. Existe uma fibrocartilagem que amplia a cavidade glenoideia.CLASSIFICAÇÃO: São articulações, estruturalmente, classificadas como sinoviais, condilartroses (forma de côndilo ou elipse).

MOVIMENTOS: Flexão e extensão (eixo frontal) e abdução e adução (eixo sagital).MEIOS DE UNIÃO - são constituídos pela cápsula articular, pelos ligamentos palmares, por ligamentos laterais, pelo ligamento transverso intermetacárpico palmar, que unem entre si a extremidade inferior dos quatro últimos metacárpicos.

2.2.5. Articulações InterfalangicasSITUAÇÃO: nos dedos entre as falanges:

ARTICULAÇÃO INTERFALÂNGICA PROXIMAL: entre a falange proximal e a intermédia

ARTICULAÇÃO INTERFALÂNGICA DISTAL: entre a falange intermédia e distal

No polegar existe apenas uma articulação interfalângica, uma vez que neste dedo não há II falange.CLASSIFICAÇÃO: São articulações, estruturalmente, classificadas como sinoviais, trocleartrose (gínglimo ou articulação em dobradiça ou roldana).MOVIMENTOS: Flexão e extensão (eixo frontal) .

10ano- Enfermagem - Manuela da Conceição da Silva Paim Alves da Costa Página 7

Page 8: TRABALHO MAO- Ossos Articulações e Ligamentos

ANATOMIA: A MÂO- Ossos, Articulações e Ligamentos

MEIOS DE UNIÃO - além de existir uma fibrocartilagem glenoideia, as superfícies articulares estão mantidas por uma cápsula articular, ligamentos palmares e dois ligamentos laterais.

Na imagem Abaixo todas as articulações da mão destacadas em azul.

2.3. LIGAMENTOS DAS MÃOS

10ano- Enfermagem - Manuela da Conceição da Silva Paim Alves da Costa Página 8

Page 9: TRABALHO MAO- Ossos Articulações e Ligamentos

ANATOMIA: A MÂO- Ossos, Articulações e Ligamentos

Os ligamentos são tecidos fibrosos que ajudam e unem as articulações na mão.

2.3.1. LIGAMENTOS DAS ARTICULAÇÕES INTERCÁRPICASa) Articulações da fileira proximal dos ossos cárpicos

Ligamentos intercárpicos dorsais Ligamentos palmares Ligamentos intercárpicos interósseos

b) Articulações da fileira distal dos ossos cárpicos Ligamentos dorsais Ligamentos palmares Ligamentos interósseos

c) Articulações das duas fileiras dos ossos cárpicos entre si Ligamentos intercárpicos palmares Ligamentos intercárpicos dorsais Ligamentos colaterais

2.3.2. LIGAMENTOS DAS ARTICULAÇÕES CARPOMETACÁRPICASa) Ligamentos dorsaisb) Ligamentos palmaresc) Ligamentos interósseos

2.3.3. LIGAMENTOS DAS ARTICULAÇÕES INTERMETACÁRPICASa) ligamentos dorsaisb) ligamento metacárpico transverso

2.3.4. LIGAMENTOS DAS ARTICULAÇÕES METACARPOFALÂNGICASa) Ligamentos palmaresb) Ligamentos colaterais

2.3.5. LIGAMENTOS DAS ARTICULAÇÕES DOS DEDOSa) ligamento palmarb) ligamentos colaterais

10ano- Enfermagem - Manuela da Conceição da Silva Paim Alves da Costa Página 9

Page 10: TRABALHO MAO- Ossos Articulações e Ligamentos

ANATOMIA: A MÂO- Ossos, Articulações e Ligamentos

10ano- Enfermagem - Manuela da Conceição da Silva Paim Alves da Costa Página 10

Page 11: TRABALHO MAO- Ossos Articulações e Ligamentos

ANATOMIA: A MÂO- Ossos, Articulações e Ligamentos

3. CONCLUSÃOElaborando este trabalho pode perceber mais detalhadamente de que forma

esta formada a nossa mão e de que forma se relacionam as suas estruturas e quais as suas funções, com excepção dos músculos que não fazem parte do tema de trabalho.

Numerosos ossos, músculos, ligamentos e articulações podem ser encontrados dentro da mão. Os músculos são as estruturas que, permitem o movimento dos ossos da mão. Na mão existem vários tipos distintos de articulações, Os ligamentos são tecidos fibrosos que unem as articulações na mão.

Concluído o trabalho pode constactar que, a mão, é a parte mais versátil do corpo humano, permite agarrar e manipular os objectos. Esta capacidade é principalmente devida ao facto de o polegar e os restantes dedos se moverem independentemente e poderem formar entre si uma verdadeira pinça.

10ano- Enfermagem - Manuela da Conceição da Silva Paim Alves da Costa Página 11

Page 12: TRABALHO MAO- Ossos Articulações e Ligamentos

ANATOMIA: A MÂO- Ossos, Articulações e Ligamentos

4. BIBLIOGRAFIAhttp://dc341.4shared.com/doc/lkEr7KMj/preview.htmlhttp://www.compuland.com.br/anatomia/junturas.htmhttp://www.anatomiahumana.ucv.cl/efi/modulo4.htmlhttp://www.auladeanatomia.com/site/pagina.php?idp=57http://www.belasdicas.com/ossos-da-mao/http://cienciascorpohumano2.blogspot.com/http://biomedicinabahia.blogspot.com/2012/03/osteologia.htmlhttp://o.canbler.com/artigo/dor-na-mao-e-os-problemas http://ocupacional.no.sapo.pt/anatomia_ms_mao.htm

10ano- Enfermagem - Manuela da Conceição da Silva Paim Alves da Costa Página 12