Trabalho Qualidade de Software

4
Introdução Os ambientes de negócios passam atualmente por mudanças. Estas mudanças são um dos principais fatores que levam as empresas a modificar sua estrutura organizacional e seus processos produtivos, deixando assim de adotar uma abordagem tradicional, que consiste de áreas funcionais, migrando em direção a redes de processos focalizadas no cliente. Ser competitivo através da qualidade, para as empresas de software e serviços, não significa apenas entregar um produto de qualidade, indo mais além, consistindo também na melhoria dos processos de produção e distribuição do software. Visando tais melhorias busca-se que os modelos MPS sejam adequados ao perfil de uma variedade consideravel de organizações, embora com atenção especial as micro, pequenas e médias empresas. Objetivo do Guia de Implementação O Guia de Implementação contém orientações para a instalação nas empresas escolhidas dos níveis de maturidade presentes no Modelo de Referência MR-MPS, especificando os processos presentes em cada nível de maturidade e os resultados que são esperados após a implementação do modelo. O guia então é composto por diversas partes, com a sétima abordando a implementação do nível de maturidade A. O documento pode ser utilizado por empresas interessadas em implementar os níveis de maturidade do modelo de referência, porém não está limitado a elas, podendo ser utilizado por outros. Mudando do nível B para o nível A A principal diferença entre o nível B e o nível A do MR-MPS-SW é que no nível A, o grupo de processos padrão da organização

description

Qualidade de Software

Transcript of Trabalho Qualidade de Software

Introduo

Os ambientes de negcios passam atualmente por mudanas. Estas mudanas so um dos principais fatores que levam as empresas a modificar sua estrutura organizacional e seus processos produtivos, deixando assim de adotar uma abordagem tradicional, que consiste de reas funcionais, migrando em direo a redes de processos focalizadas no cliente. Ser competitivo atravs da qualidade, para as empresas de software e servios, no significa apenas entregar um produto de qualidade, indo mais alm, consistindo tambm na melhoria dos processos de produo e distribuio do software.

Visando tais melhorias busca-se que os modelos MPS sejam adequados ao perfil de uma variedade consideravel de organizaes, embora com ateno especial as micro, pequenas e mdias empresas.

Objetivo do Guia de Implementao

O Guia de Implementao contm orientaes para a instalao nas empresas escolhidas dos nveis de maturidade presentes no Modelo de RefernciaMR-MPS, especificando os processos presentes em cada nvel de maturidade e os resultados que so esperados aps a implementao do modelo. O guia ento composto por diversas partes, com a stima abordando a implementao do nvel de maturidade A.

O documento pode ser utilizado por empresas interessadas em implementar os nveis de maturidade do modelo de referncia, porm no est limitado a elas, podendo ser utilizado por outros.

Mudando do nvel B para o nvel A

A principal diferena entre o nvel B e o nvel A do MR-MPS-SW que no nvel A, o grupo de processos padro da organizao selecionado no nvel B, para ser alvo de controle estatstico, deve ser neste novo estgio otimizado atravs de alteraes e adequaes incrementais e transformadoras para que os objetivos de negcio atuais e projetados sejam atingidos.

Por exemplo, o objetivo de negcio de uma determinada empresa pode ser tornar-se lder de mercado em uma diviso de mercado em particular, como sistemas de gernciamento de farmcias. Para ento atingir estes objetivos de negcio a empresa depende justamente do conhecimento quantitativo sobre seus processos, o qual s pode ser obtido com a implementao dos resultados de atributos de processo do nvel B do MR-MPS-SW.

Atributos de processo presentes no nvel A

Segundo o guia comum do MR-MPS, a capacidade de um determinado processo em uma organizao pode ser representada por um grupo de atributos de processo retratado em termos de resultados esperados. A eficincia do processo expressa o grau de refinamento e institucionalizao com que o processo executado na empresa.

Os atributos de processo presentes no nvel A visam garantir que o processo continuamente melhorado atravs de tratamentos e de implementao de melhorias tecnolgicas e de processo inovadoras na empresa.

Como os atributos de processo vo se acumulando, para se alcanar o nvel A, alm dos seguintes atributos, AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1, AP 3.2, AP 4.1 e AP 4.2, uma empresa deve instalar para seus processos gerenciados quantitativamente os resultados esperados RAP 35 a RAP 42 do atributo de processo AP 5.1, alm dos resultados aguardados RAP 43 e RAP 46 do atributo de processo AP 5.2.

Investigao de causas de problemas e solues

A anlise de possveis causas de problemas e suas solues melhoram a exelncia e o rendimento atravs da preveno da introduo de problemas nos produtos e da resoluo de problemas na execuo do processo. A realizao de investigaes buscando encontrar possveis problemas e a sua soluo presente em cada fase dos projetos ajuda a prevenir muitos defeitos nos produtos e na resoluo de muitos problemas relacionados ao processo. Estas atividades ajudam a diminuir os riscos de ocorrncia de desvios no alcance dos objetivos de qualidade e de desempenho do processo do projeto.

A aplicao de atividades de anlise de causas de problemas e sua resoluo tambm fornece um mecanismo eficiente para a disseminao de conhecimento na organizao [SEI, 2006]. Por exemplo, lies aprendidas coletadas ao longo dos projetos descrevem problemas, solues aplicadas e os efeitos obtidos com a aplicao dessas solues para o tratamento dos problemas. Essas lies constituem um ativo conhecimento importante a ser gerenciado para evitar que os mesmos problemas ocorram em projetos futuros e para auxiliar no tratamento dos problemas caso venham a ocorrer.