Trabalho Segurança do Trabalho

5
Vibração Vibração é o movimento de um ponto oscilando em torno de um ponto de referência. A amplitude do movimento é indicada em milímetros ou polegadas. O número de vezes que ocorre o movimento completo em determinado tempo é chamado de Frequência em geral indicada em Hertz (Hz). As vibrações mecânicas podem ser medidas em aceleração (unidade SI: metros por segundo ao quadrado), velocidade (unidade SI: metros por segundo) ou deslocamento (unidade SI: metros). Para a medição de vibrações em máquinas, são comuns as seguintes unidades: aceleração: metros por segundo ao quadrado (m/s2), g (1g equivale a, aproximadamente, 9,8065 metros por segundo ao quadrado); velocidade: metros por segundo (m/s), polegadas por segundo (ips); deslocamento: micrômetros (1 micrometro equivale a 0,001mm), mils (1 mil equivale a 0,001"). O instrumento comumente utilizado na medição de vibrações é o coletor de dados de vibrações, que utiliza um sistema transdutor de vibrações mecânicas em sinais elétricos conhecido como acelerômetro. A análise de vibrações tem fundamental importância para as mais diversas áreas da engenharia. A análise de vibrações pode ajudar na manutenção preditiva de máquinas, construção de grandes obras de engenharia civil, estudos de resistência de materiais e nas mais diversas áreas. Efeitos da vibração sobre o corpo humano Os efeitos da vibração são complexos e difíceis de medir, sendo obtidos por experimentos com animais e aplicados ao homem como extensão. Vibração de corpo inteiro Esses elementos podem sofrer variações em função da alimentação, massa muscular, sexo, estatura, bem como doenças. Os efeitos psicológicos como a percepção, desconforto e dor, têm sido

Transcript of Trabalho Segurança do Trabalho

Page 1: Trabalho Segurança do Trabalho

Vibração

Vibração é o movimento de um ponto oscilando em torno de um ponto de referência. A amplitude do movimento é indicada em milímetros ou polegadas. O número de vezes que ocorre o movimento completo em determinado tempo é chamado de Frequência em geral indicada em Hertz (Hz). As vibrações mecânicas podem ser medidas em aceleração (unidade SI: metros por segundo ao quadrado), velocidade (unidade SI: metros por segundo) ou deslocamento (unidade SI: metros). Para a medição de vibrações em máquinas, são comuns as seguintes unidades:

aceleração: metros por segundo ao quadrado (m/s2), g (1g equivale a, aproximadamente, 9,8065 metros por segundo ao quadrado);

velocidade: metros por segundo (m/s), polegadas por segundo (ips);

deslocamento: micrômetros (1 micrometro equivale a 0,001mm), mils (1 mil equivale a 0,001").

O instrumento comumente utilizado na medição de vibrações é o coletor de dados de vibrações, que utiliza um sistema transdutor de vibrações mecânicas em sinais elétricos conhecido como acelerômetro.

A análise de vibrações tem fundamental importância para as mais diversas áreas da engenharia. A análise de vibrações pode ajudar na manutenção preditiva de máquinas, construção de grandes obras de engenharia civil, estudos de resistência de materiais e nas mais diversas áreas.

Efeitos da vibração sobre o corpo humano

Os efeitos da vibração são complexos e difíceis de medir, sendo obtidos por experimentos com animais e aplicados ao homem como extensão.

Vibração de corpo inteiro

Esses elementos podem sofrer variações em função da alimentação, massa muscular, sexo, estatura, bem como doenças. Os efeitos psicológicos como a percepção, desconforto e dor, têm sido estudados em mais detalhes. Muitos desses estudos têm sido realizados com motoristas, pilotos, onde sua habilidade é testada em trabalhos complexos, em condições adversas.

A maioria dos testes foi feita com as pessoas sentadas ou em pé. Estes resultados foram usados na criação da norma ISO 2631, que estabelece critérios para vibração sobre o corpo humano na faixa de freqüência de 1 a 80 Hz. Na faixa de freqüência abaixo de 1 Hz ocorrem outros efeitos que são completamente diferentes dos produzidos em freqüências maiores. Esses efeitos não podem ser simplesmente relatados através dos três parâmetros (intensidade, duração e freqüência) como é relatado na faixa de 1 a 80 Hz. As reações abaixo de 1 Hz são extremamente variáveis, dependendo de um grande número de fatores externos não relacionados com a vibração (idade, sexo, visão, atividade, odor).

Page 2: Trabalho Segurança do Trabalho

Acima de 80 Hz as sensações e efeitos são muito dependentes do local do ponto de aplicação, da direção e da posição e área em que a vibração é transmitida, e do amortecimento do ponto. Esses fatores externos influenciam grandemente a resposta da pele e dos tecidos superficiais afetados por frequências acima de 80 Hz.

Vibração localizada

A vibração transmitida ao sistema mão-braço é o segundo grande problema na área de transmissão de vibração sobre o corpo humano, diferentemente da vibração sobre o corpo todo, pelo tipo de problemas que apresenta. Ao passo que a vibração transmitida ao corpo de pé ou sentado aumentam problemas de natureza geral, por exemplo, desconforto, náusea, redução da eficiência no trabalho etc., a vibração aplicada na mão pode, em adição, produzir danos físicos localizados para níveis de exposição suficientemente altos. Os níveis de vibração encontrados em muitas ferramentas manuais comuns são suficientemente altos para causar danos quando operados por longos períodos. Típicas ferramentas são os martelos pneumáticos, britadeiras, furadeiras de impacto, motoserras, amplamente usadas em mineração, construção, indústrias e empresas florestais. A vibração pode ser transmitida para o corpo através de uma ou duas mãos encostadas em uma ferramenta vibratória. Para baixos níveis de vibração haverá desconforto e redução da eficiência do trabalho. Para altos níveis e longos períodos de exposição, ocorrem doenças que afetam os vasos sangüíneos, juntas e circulação.

Exposições severas levam a uma desordem progressiva da circulação, em que parte do corpo – usualmente os dedos da mão, quando a mão está presa em uma ferramenta – sofre um altíssimo nível de vibração. Esse tipo de alteração é encontrada na literatura como “mão morta” ou “doença do dedo branco” ou doença de Raynaud. Em casos extremos pode haver danos permanentes ou gangrena. Essas doenças e suas causas são constantemente estudadas por pesquisadores médicos e engenheiros.

Frio

Frio é a sensação produzida pela falta de calor num corpo ou matéria, causada pela baixa temperatura atmosférica ou por meios artificiais através de refrigeração. O frio é um processo sensorial.O frio é variável. É impossível afirmar que certa pessoa sentirá frio a 20°C, por exemplo. Isso depende de a pessoa se acostumar à temperatura, o que aumenta a sua tolerância ao frio.As temperaturas baixas podem fazer com que as pessoas tenham a temperatura do corpo reduzida, se não se agasalham devidamente. Isso pode até causar a morte por hipotermia.

Medidas de controle para o frio

Aclimatização: é uma medida para alguns trabalhadores que, gradualmente expostos a ambientes frios, segundo determinados gradientes térmicos sob o controle de velocidade do ar, tem boa adaptação.

Page 3: Trabalho Segurança do Trabalho

Vestimentas de trabalho: é necessário que o isolamento do corpo pela vestimenta de trabalho seja satisfatório e que a camada de ar compreendida entre a pele e a roupa elimine parcialmente a tranpiração para que haja uma troca regular de temperatura.Regime de Trabalho: quando a exposição ao frio é intensa, o trabalhador deve ter em mente que será necessário intercalar períodos de descanso em local termicamente superior ao frio, para manter uma resposta termorreguladora satisfatória do copor humano.

Exames médicos: os exames médicos admissionais devem levar em consideração a exclusão de diabéticos, fumantes, alcoólatras que tenham doenças articulares ou vasculares periféricas. Nos exames admissionais deve-se atentar para o diagnóstico de vasculopatias periféricas, ulcerações térmicas, dores articulares, perda de sensibilidade, pneumonias e infecções das vias respiratórias superiores.

Educação e treinamento: todo trabalhador que for executar atividades sob frio intenso deverá ser instruído sobre os riscos da atividade nessas condições, bem como treinado quanto ao uso de proteções adequadas e às rotinas de trabalho.

Agentes Biológicos

Constantemente estamos expostos aos mais diversos tipos de microorganismos causadores de doenças. Apesar de esses microscópicos estarem por toda parte, em determinados ambientes de trabalho corre-se mais o risco de se adoecer em decorrência deles. Os agentes biológicos que contaminam os ambientes ocupacionais são microorganismos como vírus, bactérias, protozoários, fungos, antrópodes, parasitas (helmínteos) e derivados de animais e vegetais (agentes que provocam alergia). Em geral eles estão presentes em hospitais, estabelecimentos de serviços de saúde em geral, cemitérios, matadouros, laboratórios de análises e pesquisas, indústrias - como a farmacêutica e alimentícia -, empresas de coleta e reciclagem de lixo, estações de tratamento de esgotos, incineradores, etc.

Esse tipo de contaminação pode ocorrer pelo contato com materiais contaminados e com pessoas portadoras de alguma doença contagiosa; por transmissão através de vetores (roedores, baratas, mosquitos e animais domésticos); por contato com roupas e objetos de pessoas doentes; através de contaminação em ambientes fechados; acidentes com objetos perfurocortantes, etc.

Os trabalhadores que estão sob risco de agentes biológicos devem realizar os exames periódicos pertinentes, receber um conjunto de vacinas para os agentes presentes em seu ambiente de trabalho. Devem utilizar todos os equipamentos de proteção individuais (EPI) para proteger-se de contaminações a prevenir acidentes. Esses equipamentos devem permitir

Page 4: Trabalho Segurança do Trabalho

uma fácil visualização de indícios de contaminação (eles devem ser de cor branca) ou de contato com substâncias infectantes e permitir também uma higienização fácil e rápida.

Devem existir dois vestiários: um para roupa de trabalho e outro para vestimenta comum, e os trabalhadores devem tomar um banho antes das refeições e após o término do trabalho. O ambiente de trabalho deve ser bem sinalizado com avisos de risco biológico e permitir uma limpeza e desinfecção fácil, com o devido encaminhamento das águas de lavagens para uma área de tratamento de resíduos.