Trabalho Umero

5
FRATURAS DE ÚMERO O ÚMERO é um osso longo e o maior do membro superior articulado com aescápula, o rádio e com a luna através das articulações do ombro e do cotovelo, apresentando em sua anatomia duas epífises proximal e distal e uma diáfise constituídas por dezesseis acidentes ósseos. É importante ter a noção de que a fratura do úmero pode levar a sérios problemas, nomeadamente a lesão de nervos: Porção proximal: Nervo axilar Na diáfise: Nervo radial Porção distal: Nervo ulnar Porção distal: Nervo mediano Para além de nervos a fratura do úmero também pode levar a uma lesão da artéria braquial, o que levará a uma diminuição no fornecimento sanguíneo para o antebraço e mão. O úmero apresenta o seu centro de ossificação na sua porção proximal.

description

Trabalho Umero

Transcript of Trabalho Umero

  • FRATURAS DE MERO O MERO um osso longo e o maior do membro superior articulado com aescpula, o rdio e com a luna atravs das articulaes do ombro e do cotovelo, apresentando em sua anatomia duas epfises proximal e distal e uma difise constitudas por dezesseis acidentes sseos.

    importante ter a noo de que a fratura do mero pode levar a srios problemas, nomeadamente a leso de nervos:

    Poro proximal: Nervo axilar Na difise: Nervo radial Poro distal: Nervo ulnar Poro distal: Nervo mediano

    Para alm de nervos a fratura do mero tambm pode levar a uma leso da artria braquial, o que levar a uma diminuio no fornecimento sanguneo para o antebrao e mo. O mero apresenta o seu centro de ossificao na sua poro proximal.

  • Fratura pode ser considerado uma interrupo completa na continuidade de um osso ou interrupo ou rachadura parcial. Fraturas traumticas ocorrem quando atuam foras de maior intensidade e em sentido contrrio ao das foras fisiolgicas dos osso. Existem dois tipos de traumas: Trauma direto Trauma indireto Caractersticas do trauma

    Compresso Tenso (inclinaes) Torso Tenso e torso

  • Diagnstico clnico Dor Deformidade Edema Encurtamento do membro Incapacidade de movimentao

  • Tratamento

    Objetivo principal: promover a consolidao e reabilitao funcional Deve-se considerar:

    Tipo de fratura Caractersticas do paciente Presena de leses associadas Integridade de tegumento

    PS: Tegumento: uma estrutura que protege e isola do contato com o ambiente externo, a pele. Tratamento no cirrgico

    Aparelho gessado Imobilizao moldvel anatomia do brao Imobilizao toracobraquial Imobilizao com talas gessadas

  • Tratamentos cirrgicos Est associado:

    Riscos de infeco No consolidao Leso do nervo radial

    Mtodos de fixao cirrgicas

    Placa e parafuso Fixao intramedular Fixao externa

    Esse mtodo de fixao e reduo tem como vantagens: no abrir o foco da fratura, no agredir o peristeo e partes moles, conferir boa estabilidade fratura e ter pouco sangramento. As desvantagens so: custo elevado e necessidade do uso da fluoroscopia(irradiao).