TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS

16
NÚCLEO DE INFORMÁTICA NÚCLEO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA EDUCATIVA CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SALA DE CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SALA DE INFORMÁTICA - 140h. INFORMÁTICA - 140h. Belém – Pará, 07 de Dezembro de 2012 Belém – Pará, 07 de Dezembro de 2012 Prof. Arlis Coimbra [email protected]

description

 

Transcript of TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS

Page 1: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS

NÚCLEO DE INFORMÁTICA NÚCLEO DE INFORMÁTICA EDUCATIVAEDUCATIVA

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SALA CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SALA DE INFORMÁTICA - 140h.DE INFORMÁTICA - 140h.

Belém – Pará, 07 de Dezembro de 2012Belém – Pará, 07 de Dezembro de 2012

Prof. Arlis Coimbra [email protected]

Page 2: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROF. AVERTANO ROCHAPROF. AVERTANO ROCHA

Traços Marajoaras e Tapajônicos: A arte das linhas e cores Traços Marajoaras e Tapajônicos: A arte das linhas e cores quase esquecidas da Amazôniaquase esquecidas da Amazônia

Prof. Arlis Coimbra [email protected]

Belém, 07 de Dezembro de 2012Belém, 07 de Dezembro de 2012

Prefeitura Municipal de BelémPrefeitura Municipal de BelémSecretaria de educação e Cultura - SEMECSecretaria de educação e Cultura - SEMEC

Page 3: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS

Simbologia e Arte nas culturas Marajoara e Tapajônica Simbologia e Arte nas culturas Marajoara e Tapajônica 

Apesar de ter havido quase que um saque arqueológico na Amazônia, esta continua sendo uma região onde muitos mistérios ainda persistem resistindo ao tempo.

A rica arte ceramista dos povos desaparecidos da ilha de Marajó e de Santarém, próximo à foz do rio tapajós é testemunho vivo de que algo de muito importante aconteceu naquele estranho mundo selvático, que não foi ainda totalmente compreendido pelos pesquisadores.

 

Page 4: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS

I

A ilha de Marajó A ilha de Marajó É uma ilha brasileira do estado do Pará, localizada na foz É uma ilha brasileira do estado do Pará, localizada na foz Amazonas no arquipélago do Marajó.Amazonas no arquipélago do Marajó.

Com uma área de aproximadamente 40 100 km², é a maior Com uma área de aproximadamente 40 100 km², é a maior ilha fluviomarítima do mundo.ilha fluviomarítima do mundo.

Page 5: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS

Aldeia dos TapajósAldeia dos Tapajós

Santarém foi fundada então pelo Padre João Felipe em22 de junho de 1661 sob o nome de "Aldeia dos Tapajós". Logo ao chegar, o fundador construiu a primeira capela de Nossa Senhora da Conceição.

A partir do desenvolvimento dessa aldeia originaram-se outras povoações como Boim e Borari em1738, hoje conhecida como Alter-do–Chão.

Page 6: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS

CERÂMICA  MARAJOARACERÂMICA  MARAJOARA

Ilha de Marajó/PA Ilha de Marajó/PA

A  Cerâmica Marajoara  é fruto do trabalho dos índios da Ilha de Marajó. A fase mais estudada e conhecida se refere ao período de 400/1400 dC. 

    

Page 7: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS

Objetos em Objetos em CerâmicasCerâmicas Faziam peças utilitárias e decorativas Confeccionavam vasilhas, potes, urnas funerárias, apitos, chocalhos machados, bonecas de criança, cachimbos, estatuetas, porta-veneno para as flechas,  tangas (tapa-sexo usado para cobrir as genitália das moças) – talvez as únicas, não só na América mas em todo o mundo, feitas de cerâmica.

    

TANGA

URNA

APITO

PEÇAS

Page 8: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS

Cerâmica de Santarém ou Tapajônica Cerâmica de Santarém ou Tapajônica

A cerâmica de Santarém também conhecida como cerâmica dos Tapajós, advém de uma cultura, “considerada uma das de maior distribuição na bacia amazônica e, cronologicamente, aceita como proto-histórica”.

O grupo indígena Tapajó localizava-se na foz e ao longo do afluente da margem direita do Amazonas – o Rio Tapajós.

Page 9: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS

Apenas a cerâmica restou para testemunhar sua história. Essa belíssima cerâmica se inclui na tradição Inciso Ponteada (1.000 a 1.500 d.C e nelas vamos encontrar uma peculiaridade: não existiam urnas funerárias.

Es

Os vasos chamados de cariátides constituem-se de diversas partes distintas, destacando-se a superior e a inferior, ligadas entre si por três cariátides antropomorfas, sendo que enquanto a parte inferior é uma espécie de suporte sob a forma de carretel, a parte superior toma a forma de uma cuia, cujo tamanho é bem maior que o do suporte.

Page 10: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS
Page 11: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS
Page 12: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS
Page 13: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS
Page 14: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS
Page 15: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS
Page 16: TRAÇOS MARAJOARAS E TAPAJONICOS