TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS · 4 Cargo: tradutor e intérPrete de linguagem de...

12
• A Prova Objetiva possui 50 (cinquenta) questões, que deverão ser respondidas no período máximo de quatro horas. • O tempo de duração das provas abrange a assinatura da Folha de Respostas e a transcri- ção das respostas do Caderno de Questões da Prova Objetiva para a Folha de Respostas. • Não será permitido ao candidato ausentar- se em definitivo da sala de provas antes de decorrida 1 (uma) hora do início das provas. • O candidato somente poderá levar o seu Caderno de Questões da Prova Objetiva e deixar em definitivo a sala de realização das provas nos últimos 120 (cento e vinte) minu- tos que antecederem ao término das provas. • Depois de identificado e instalado, o can- didato somente poderá deixar a sala median- te consentimento prévio, acompanhado de um fiscal, ou sob a fiscalização da equipe de aplicação de provas. • Será proibido, durante a realização das provas, fazer uso ou portar, mesmo que desligados, telefone celular, relógios, pa- gers, beep, agenda eletrônica, calculadora, walkman, tablets, notebook, palmtop, grava- dor, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo ou qualquer outro equipamen- to eletrônico. A organização deste Concurso Público não se responsabilizará pela guarda destes e de outros equipamentos trazidos pe- los candidatos. • Durante o período de realização das pro- vas, não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os can- didatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, assim como não será permitido o uso de livros, códigos, ma- nuais, impressos, anotações ou quaisquer outros meios. • Durante o período de realização das pro- vas, não será permitido também o uso de óculos escuros, boné, chapéu, gorro ou simi- lares, sendo o candidato comunicado a res- peito e solicitada a retirada do objeto. • Findo o horário limite para a realização das provas, o candidato deverá entregar as folhas de resposta da prova, devidamente preenchidas e assinadas, ao Fiscal de Sala. • O candidato não poderá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, dani- ficar sua Folha de Respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impos- sibilidade de sua correção. Não haverá subs- tituição da Folha de Respostas por erro do candidato. • Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas, use apenas caneta esferográfica azul ou preta; preencha toda a área reserva- da à letra correspondente à resposta solici- tada em cada questão (conforme exemplo a seguir); assinale somente uma alternativa em cada questão. Sua resposta NÃO será computada se houver marcação de mais de uma alternativa, questões não assinaladas ou questões rasuradas. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGOS TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DO IFSP - EDITAL N. 864/2015 PROVA OBJETIVA Cargo: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS ORIENTAÇÕES A B C D 01

Transcript of TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS · 4 Cargo: tradutor e intérPrete de linguagem de...

Page 1: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS · 4 Cargo: tradutor e intérPrete de linguagem de sinais - edital n. 864/2015 memória RAm (1) Processador (2) Disco rígido (3) memória

•A Prova Objetiva possui 50 (cinquenta)questões, que deverão ser respondidas noperíodomáximodequatrohoras.

•OtempodeduraçãodasprovasabrangeaassinaturadaFolhadeRespostaseatranscri-çãodasrespostasdoCadernodeQuestõesdaProvaObjetivaparaaFolhadeRespostas.

•Nãoserápermitidoaocandidatoausentar-seemdefinitivodasaladeprovasantesdedecorrida1(uma)horadoiníciodasprovas.

•O candidato somente poderá levar o seuCaderno de Questões da Prova Objetiva edeixaremdefinitivoasaladerealizaçãodasprovasnosúltimos120(centoevinte)minu-tosqueantecederemaotérminodasprovas.

•Depoisdeidentificadoeinstalado,ocan-didatosomentepoderádeixarasalamedian-te consentimento prévio, acompanhado deumfiscal,ousobafiscalizaçãodaequipedeaplicaçãodeprovas.

•Será proibido, durante a realização dasprovas, fazer uso ou portar, mesmo quedesligados, telefone celular, relógios, pa-gers, beep, agenda eletrônica, calculadora,walkman,tablets,notebook,palmtop,grava-dor, transmissor/receptor de mensagens dequalquertipoouqualqueroutroequipamen-toeletrônico.AorganizaçãodesteConcursoPúbliconãoseresponsabilizarápelaguardadestesedeoutrosequipamentostrazidospe-loscandidatos.

•Duranteoperíododerealizaçãodaspro-vas, não será permitida qualquer espécie

deconsultaoucomunicaçãoentreoscan-didatosouentreestesepessoasestranhas,oralmenteouporescrito,assimcomonãoserápermitidoousodelivros,códigos,ma-nuais, impressos, anotações ou quaisqueroutrosmeios.

•Duranteoperíodode realizaçãodaspro-vas, não será permitido também o uso deóculosescuros,boné,chapéu,gorroousimi-lares,sendoocandidatocomunicadoares-peitoesolicitadaaretiradadoobjeto.

•Findo o horário limite para a realizaçãodas provas, o candidato deverá entregar asfolhas de resposta da prova, devidamentepreenchidaseassinadas,aoFiscaldeSala.

•Ocandidatonãopoderáamassar,molhar,dobrar, rasgarou,dequalquermodo,dani-ficar sua Folha de Respostas, sob pena dearcarcomosprejuízosadvindosda impos-sibilidadedesuacorreção.Nãohaverásubs-tituiçãodaFolhadeRespostaspor errodocandidato.

•AotransferirasrespostasparaaFolhadeRespostas, use apenas caneta esferográficaazuloupreta;preenchatodaaáreareserva-daà letracorrespondenteà resposta solici-tada em cada questão (conforme exemploaseguir);assinalesomenteumaalternativaem cada questão. Sua resposta NÃO serácomputadasehouvermarcaçãodemaisdeumaalternativa,questõesnãoassinaladasouquestõesrasuradas.

ConCurso PúbliCo de Provas Para Provimento de Cargos téCniCo-

administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015

Prova obJetiva

Cargo: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS

ORIENTAÇÕES

a b C d01

Page 2: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS · 4 Cargo: tradutor e intérPrete de linguagem de sinais - edital n. 864/2015 memória RAm (1) Processador (2) Disco rígido (3) memória

2

O texto a seguir é referência para as questões 01, 02

DietASvegetARiANAS:mODAOuteNDêNCiAAlimeNtARPARAOFutuRO?

Daniela Alves Minuzzo e Tatiana El-Bacha

Adotarumaalimentaçãosaudáveléabaseparaamanutençãodasaúdeeaprevençãodedoenças.essaprática inclui hábitos que deveriam ser seguidos portodasaspessoas,como:higienizaradequadamenteosalimentos e ingeri-los dentro do prazo de validade;consumir majoritariamente alimentos frescos e compoucosconservantes;experimentarnovosalimentoseprepararrefeiçõescoloridas;ingerirdiariamentefrutaseverduras.Poroutrolado,háexemplosmaisespecífi-cos associados à alimentação saudável, como a dietavegetariana.Sim,adotarumaalimentaçãovegetarianaéumapráticasaudável,desdequeseja feitacomco-nhecimentoeplanejamento.

A alimentação vegetariana, de forma genérica, éaquelaque exclui carnes (bovina, suína, aves, peixesetc.)de suacomposição.Asdietasvegetarianasmaisestritas,comoaalimentaçãovegana,excluemtodososprodutosdeorigemanimal,comocarnes,ovos,laticí-niosemel.Osindivíduosqueingeremprodutosdeori-gemvegetaleanimal,incluindocarnes,sãochamadosonívoros. entre a dieta onívora e a vegetarianamaisestrita,existeumagamadevariaçõesdealimentaçãovegetariana, sendo a mais comum a ovo-lacto-vege-tariana,queexcluicarnes,masmantémaingestãodeovoselaticínios.[...]

Apesardosdiversosbenefícios jáconhecidos, al-gumas preocupações perturbam quem escolhe adotarumaalimentaçãovegetariana.talvezamaisdissemi-nadasejaacrençasocialqueaindapersistedequeumadietabembalanceadadeveincluiralgumalimentodeorigemanimal.emboraadotarumaalimentaçãovege-tarianasejaumhábitosaudável,quandoseexcluiumtipodealimentodadietacotidiana,éprecisofazê-lodeforma consciente e planejada, para que asmudançasnoshábitosalimentaresnãotenhamimpactonegativosobreasaúde.

Nesse aspecto, umadas principais questões a se-remdiscutidas é: asproteínasdeorigemvegetal têmamesma qualidade das de origem animal? Para res-ponderaessapergunta,precisamosesclareceralgunspontos.Nósingerimosproteínasemnossadietaporqueprecisamosdealgunsaminoácidos,osmenorescons-tituintes das proteínas. Alguns desses aminoácidos,chamadosdeessenciais,nãosãoproduzidospelonossoorganismoe,portanto,precisamserobtidospormeiodaalimentação.elesestãopresentestantoemprodutosdeorigemanimalquantovegetal.

As proteínas de origem animal têm quantidadesapropriadas de todos os aminoácidos essenciais, já amaiorpartedasproteínasdeorigemvegetalapresentaalgumaminoácidoessencialcujaquantidadeélimita-da.Noentanto,asimplescombinaçãodedoisoumaisalimentosdeorigemvegetalquetenhamaminoácidosessenciaiscomplementaressolucionaesseproblema.Acombinaçãoclássicadearrozefeijãodadietabrasileiraé ideal. Para umamaior variedadena alimentação, oarrozpodesersubstituídoporoutroscereais,comomi-lho,quinoaetrigoemgrãoe,ofeijão(todosostipos),poroutrasleguminosas,comogrão-de-bico,lentilhaeamendoim.A soja é o único alimento de origemve-getalcomquantidadesadequadasdetodososaminoá-cidos essenciais.e talvezpor isso seja omais usadoparasubstituirascarnesporaquelesqueadotamumaalimentaçãovegetariana.

Portanto,arespostaparaaperguntainicialésim,asproteínasvegetaistêmamesmaqualidadedasproteí-nasdeorigemanimal,desdequeessesaspectossejamlevadosemconsideraçãoequeasrefeiçõessejampla-nejadasediversificadas.umaalimentaçãovegetarianaéadequadaemtermosdeproteínaparatodososgrupospopulacionais,incluindocrianças,adolescenteseges-tantes.Atéosatletas,quetambémtêmmaiornecessi-dadedeingestãodetodososnutrientes,podemterumaalimentaçãosaudáveleadequadapormeiodepráticasvegetarianas.

Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2016/334/dietas-vegetarianas-moda-ou-tendencia-

alimentar-para-o-futuro>

1 Considerandoasinformaçõescontidasnotex-to,classifiquecomoverdadeiras(v)oufalsas(F)asseguintesafirmativassobredietasvegetarianas.()Adotaraalimentaçãovegetarianaéumapráticasaudável,nãonecessitandoconhecimentoeplane-jamento,poisbastaexcluiroconsumodecarnes;()umadasvariaçõesexistentesentreasdietasonívoraevegetarianaestritaéaovo-lacto-vegeta-riana,queexcluicarnes,masmantéma ingestãodeovoselaticínios;( )A ingestãodeproteínasénecessáriaporqueprecisamosdealgunsaminoácidos.Algunsdelessãochamadosessenciaisenãosãoproduzidosemnossoorganismo,porissoprecisamserobtidospormeiodaalimentação,estandopresentesemprodu-tosdeorigemvegetal;()Épossívelumamaiorvariedadenaalimenta-çãosubstituindo,porexemplo,oarrozporoutroscereaiseofeijãoporoutrasleguminosas;()Aspessoasqueadotamumaalimentaçãovege-tarianasubstituemacarnepelasojapossivelmente

Cargo: tradutor e intérPrete de linguagem de sinais - edital n. 864/2015

Page 3: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS · 4 Cargo: tradutor e intérPrete de linguagem de sinais - edital n. 864/2015 memória RAm (1) Processador (2) Disco rígido (3) memória

3Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

em razão dela ser único alimento de origemve-getalquecontémtodososaminoácidosessenciaisemquantidadesadequadas.

AssinaleaopçãoqueapresentaasequênciaCOR-RetA,decimaparabaixo:(A) v–F–v–F–F(B) F–v–F–v–v(C) F–v–F–F–v(D) v–v–F–v–F

2 No fragmento “Nós ingerimos proteínas emnossadietaporqueprecisamosdealgunsaminoá-cidos, osmenores constituintes das proteínas”, apalavragrifadatrata-sedeuma:(A) Conjunçãoaditiva(B) Conjunçãoexplicativa(C) Conjunçãoalternativa(D) Conjunçãoconclusiva

3 “Para nós, em última instância, adaptar-se émorrer.estaradaptadosignificaestaracomodado,circunscrito aumadeterminada situação, reclusoemumaposiçãoespecífica;adaptar-seé,sobretu-do,conformar-se(acataraforma),ouseja,subme-ter-se(...)”.

CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento. Cortez Editora: São Paulo, 1998. p. 39.

Por partilhar determinadas características, taiscomoa______________,oexcertoassemelha-seaogênero_________.

Assinale a alternativa que CORRetAmeNtepreencheaslacunas:(A) linguagemdescritiva,notícia(B) confrontaçãodeideias,debate(C) definiçãolexical,verbetededicionário(D) proximidadecomoleitor,cartapessoal

4 “Noperiododeesperadaexecução,seusse-guidoresiamvisita-lodiariamente;Socratesdizianão termedodamorte e, serenamente concebeuumabrilhanteteoriasobreaimortalidadedaalmaqueseencontraconsignadanodialogodePlatão(...)denominadoFédon,umadasmaisestupendaspaginasdaliteratura.estedecidiusegui-lo.”

CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento. Cortez Editora: São Paulo, 1998. p. 78. (Adaptado).

indiquequalalternativaapresentaosparesdepa-lavrasdoexcertoquedevemseracentuadas.(A) dialogoesegui-lo(B) periodoevisita-lo(C) Socrateseestupendas(D) serenamenteepaginas

5 leiao textoabaixoantesdeanalisarasafir-mações:

Há100anos,Alberteinsteinpreviuaexistên-ciadeondasgravitacionaiscomopartedesuateo-riageraldaRelatividade.

Durantedécadas,oscientistasvinhamtentan-do,semêxito,detectaressasondas–fundamentaisparaentenderasleisqueregemnouniverso.

issoatéestaquinta-feira(11)-umdiaquejávemsendoconsideradohistórico,jáqueumgrupodecientistasdeváriospaísesanunciouterconse-guidodetectarpelaprimeiravezaschamadason-dasgravitacionais.

essacomprovaçãoéumadasmaioresdesco-bertasdaciênciadonossotempoporque,alémdeconfirmarasideiasdeeinstein,abreasportasparaasmaneiras totalmente novas de se investigar ouniverso.Apartirdeagora,aastronomiaeoutrasáreasdaciênciaentramemumanovaera.(...)

Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/02/quatro-pontos-para-entender-descoberta-

que-confirma-teoria-de-einstein-e-muda-modo-como-vemos-universo.html> Acesso em 28 mar. 2016.

i – O verbo “previu” no primeiro parágrafo dotextoestáempregado,nopretéritoperfeitodoin-dicativo,emconformidadecomanormacultadalínguaPortuguesa;ii–Nosegundoeno terceiroparágrafo, respec-tivamente, os termos “vinham tentando” e “vemsendoconsiderado”sãolocuçõesverbaisqueex-primemoaspectocursivooudurativodaação;iii–Noúltimoparágrafo,overbo“entram”,nafrase “A partir de agora, a astronomia e outrasáreas da ciência entramemumanova era” estáempregadoemdesacordocomanormacultadalíngua.

estáCORRetOoqueseafirmaem:(A) Apenasemi(B) Apenasemieii(C) Astrêsafirmaçõesestãocorretas(D) Nenhumaafirmaçãoestácorreta

Page 4: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS · 4 Cargo: tradutor e intérPrete de linguagem de sinais - edital n. 864/2015 memória RAm (1) Processador (2) Disco rígido (3) memória

4 Cargo: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS - Edital n. 864/2015

memóriaRAm(1)

Processador(2)

Discorígido(3)

memóriaCache(4)

()utilizadoparaarmazenarasinformaçõesnocomputadoretemumaaltacapacidadedearmazenamentodedados.()o“cérebro”damáquina,eleéumcircuitointegradoquerealizaatomadadedecisõeseoscálculos.()extremamenterápidaearmazenaosdadosusadoscommaiorfrequênciapelaCPu,comacaracterísticadeseracopladadiretamenteaoprocessador.()possuiumconjuntodechipssemicondutoresquearmazenamdadosnaformadepulsoelétrico,oquesignificaservolátil,ouseja,nocasodeausênciadeenergiaosdadosserãoperdidos.

AsequênciaCORRetAé:(A) 3-2-1-4(B) 1-2-4-3(C) 4-2-3-1(D) 3-2-4-1

10 Computaçãoemnuveméumconceitobas-tanteexploradopelasempresasdetecnologia.OsservidorespúblicosquetrabalhamnoinstitutoFe-deral lidam com este conceito em seu dia a dia.Qual alternativa abaixo está CORRetA sobrecomputaçãoemnuvem.(A) Acomputaçãoemnuvempermitequeosusuá-

rios salvem arquivos na nuvem, mas não épossívelexecutarsoftwaresnela.

(B) Acomputaçãonanuvempermitequeosusuá-riossalvemseusarquivosnanuvemetambémexecutemsoftwaresnela.

(C) Acomputaçãoemnuveméapenasautilizaçãodee-mails pormeiodeumapáginaweb, ouseja,umwebmail.Osarquivosficamanexadosnoe-mail e nãopodemser gravados emumdrivevirtual.

(D) todososdocumentosgravadosnanuvemsópodemseracessadosapartirdeumcomputa-dordedentrodainstituição.

11 Considereumcomputador rodandoWindo-ws8comumajaneladegerenciamentodearqui-vosabertaconformefiguraa seguir eummouseparapessoasdestras.

6 OmanualdeRedaçãodaPresidênciadaRe-públicadeterminaformaefinalidadedecadaex-pediente a ser utilizado na comunicação oficial.emrelaçãoataisexpedientes,assinaleaalterna-tivaCORRetA:(A) Omemorandoéuma formadecomunicação

eminentemente interna, cuja característicaprincipaléaagilidade.

(B) Ofícioeavisosãomodalidadesdecomunica-çãooficial totalmentedistintas,diferenciadastantopelafinalidadequantopelaforma.

(C) Aexposiçãodemotivos,emregra,écomuni-caçãodoPoderlegislativoedoPoder Judi-ciárioqueserelacionadiretamenteàproposi-çãoeaojulgamentodenormas.

(D) mensagem é a modalidade de comunicaçãoentreunidadesadministrativasdeummesmoórgão,quepodemestarhierarquicamenteemmesmonívelouemníveisdiferentes.

7 indiqueaalternativaemqueotermodestaca-dosemanteráinvariávelquandoaoraçãoforpas-sadaparaoplural.(A) Otextopoucoclarodificultouanegociação.(B) Oestudoéomeioparaoprogresso.(C) Foimuitoesforçoperdido.(D) meiaverdadefoipronunciada.

8 Assinale a alternativa que NÃO mantém acorreçãogramaticalnoquedizrespeitoaousodotermo“mesmo”(incluindovariaçõesdegêneroenúmero).(A) O departamento de contabilidade enviou as

planilhasparaastrêsfiscaisdecontrato,afimdequeasmesmaspudessemconferi-los.

(B) O fato de esse contrato conter termos duvi-dosos foia razãomesmadeeu recusar-meaendossá-lo.

(C) Aatualgestãoéirresponsável,masoscandi-datosdeoposiçãosãoomesmo.

(D) você vaimesmo contrariar as ordens supe-riores?

9 Relacione os componentes básicos de umcomputadordacoluna1comseusrespectivossig-nificadosnacoluna2.

Page 5: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS · 4 Cargo: tradutor e intérPrete de linguagem de sinais - edital n. 864/2015 memória RAm (1) Processador (2) Disco rígido (3) memória

5Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

14 SobreoMs Word2013assinaleaalternativaiNCORRetA:(A) O comando para selecionar todo o texto é

CtRl+t.(B) A opção inserir rodapé está na guia Refe-

rências.(C) Oefeitode fonte“tachado” traçauma linha

sobreotextoselecionado.(D) OWord pode salvar arquivos comextensões

.doce.docx,entreoutras.

15 Oarmazenamentodearquivosimportantesapenasnodiscolocaldocomputadoréumpro-cedimentoarriscado,poisnaeventualocorrênciadeproblemastécnicosoarquivopoderáserda-nificadoeseuconteúdocomprometido.umpro-cedimentorecomendadoéacópiadesegurançaoubackup.Nessecontexto,nosúltimosanos,te-mosnotadoosurgimentodediversosprovedoresdearmazenamentodedadosnanuvemoucloudstorage,osquaisoferecemobackupremotodosdados comvários recursos de proteção.Dentreasproteçõesnormalmenteoferecidas,NÃOestápresenteorecursode:(A) Filtrodeconteúdocombaseempalavras-cha-

vedefinidaspelousuário.(B) Armazenamento em múltiplos servidores,

normalmentedistribuídosgeograficamente.(C) Sincronizaçãoautomáticadacópialocalcom

acópiaremotadoarquivo.(D) versionamentoouhistóricodeversõesantigas

doarquivo.

16 trêsamigas,Arlete,BeteeCirleneforamà feira comprar abacaxis, mamões e graviolas.ArletecomproutrêsvezesmaisabacaxisdoqueBete.Betecomprouamesmaquantidadedeaba-caxis,mamõesegraviolas,sendoqueaquanti-dadedeabacaxiscompradosporela foi apenasametade da quantidade de abacaxis queCirle-necomprou.Cirlenecomprou5graviolas,umaamaisqueArlete.Astrêsjuntascompraram39frutas,sendo12graviolas.Quantosmamõeselascompraram?(A) 8(B) 9(C) 12(D) 15

Oquenãoépossívelfazeraoclicarcomobotãodireitodomouseemcimadoarquivo“trabalho”mostradoacima?(A) Copiaroarquivo(B) Renomearoarquivo(C) Recortaroarquivo(D) Alteraradatadoarquivo

12 Sendoaseguintedefinição:“Programadesenvolvidocapazdesepropagarau-tomaticamentepelasredes,enviandocópiasdesimesmo,decomputadorparacomputador”.

estaéadefiniçãode:(A) Worm(B) vírus(C) Spyware(D) Backdoor

13 Comrelaçãoasítiosdebuscaepesquisanainterneteredessociais, identifiqueasafirmaçõesqueestãoCORRetAS.i–Atualmente,ossítiosdebuscascomooBingeYahoo, utilizamprogramasquepercorremawebatravésdoslinksevãocadastrandoeclassificandocadapáginadeacordocomseuconteúdo;ii–OsítioGoogleéoúnicoquepermiterealizarbuscasemoutrossítiosnainternet;iii–umaredesocialéumaestruturasocialcom-postaporpessoasouorganizações,conectadosporumouváriostiposderelaçõesquepartilhamvalo-reseobjetivoscomuns;iv–Twitter,MySpaceeLinkedinsãoexemplosdesítiosderelacionamentosouredessociais;v–Sãochamadosde“portais“ossítiosquecon-gregamváriosconteúdos.

(A) todasasafirmaçõesestãocorretas(B) Apenasasafirmaçõesi,iieiiiestãocorretas(C) Apenasasafirmaçõesi,iii,ivevestãocorretas(D) Apenasasafirmaçõesii,ivevestãocorretas

Page 6: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS · 4 Cargo: tradutor e intérPrete de linguagem de sinais - edital n. 864/2015 memória RAm (1) Processador (2) Disco rígido (3) memória

6 Cargo: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS - Edital n. 864/2015

21 Dadasassequênciasnuméricas:(i)4,6,10;(ii)24,___,60;(iii)8,12,20.

essas sequências possuem uma relação entre si.Desta forma, qual número completaADeQuA-DAmeNteasegundasequência?(A) 32(B) 34(C) 36(D) 38

22 emumcolégiocom400estudantes,180es-tudamespanhole280,inglês.Sendoobrigatóriooestudodepelomenosumalínguaestrangeira,quala porcentagem dos alunos que estudam simulta-neamenteosdoisidiomas?(A) 13,04%(B) 14%(C) 15%(D) 20%

23 Oart.7odoDecreton.5.825,de29dejunhode2006,tratadoProgramadeCapacitaçãoeAper-feiçoamentodosservidores,queteráporobjetivo:i.Contribuirparaodesenvolvimentodoservidor,comoprofissionalecidadão;ii.Colaborarparaoqueoservidortorneumalide-rança,tendocondiçõesdeocuparcargosdechefia;iii.Capacitaro servidorparaodesenvolvimentodeaçõesdegestãopública;iv.Capacitaroservidorparaoexercíciodeativi-dadesdeformaarticuladacomafunçãosocialdaiFe-instituiçãoFederaldeensino.

estãoCORRetAS:(A) Apenasasafirmativasieiv(B) Apenasasafirmativasi,iieiii(C) Apenasasafirmativasi,iiieiv(D) Apenasasafirmativasii,iiieiv

24 AssinaleaalternativaCORRetAquantoaoquedizoCódigodeÉticaProfissionaldoServidorPúblicoCivildoPoderexecutivoFederal-Decre-ton.1.171,de22dejunhode1994:(A) Aremuneraçãodoservidorpúblicoécusteada

apenas pelos tributos pagos diretamente portodos,atéporelepróprio,eporissoseexige,como contrapartida, que amoralidade admi-nistrativaseintegrenoâmbitodesuasações.

17 Ricardomora emumcondomínioondeal-gunsmoradoressãomédicosealgunscandidatosasíndicosãoidosos.Nenhumcandidatoémédico.SabendoqueRicardoéidosopode-seafirmarque:(A) Ricardopodenãosermédico,masécandidato

aosíndico.(B) Ricardo pode não ser candidato ao síndico,

masémédico.(C) Ricardonãopodesermédiconemcandidato

aosíndico.(D) Ricardopodenãosermédiconemcandidato

aosíndico.

18 Considereasentença:“4édivisorde2017”e“27énúmeroprimo”.indiqueasentençaabaixoquerepresentaasuaNegAÇÃO.(A) “4nãoédivisorde2017”e“27nãoénúmero

primo”.(B) “4nãoédivisorde2017”e“27énúmeropri-

mo”.(C) “4 é divisor de 2017” ou “27 não é número

primo”.(D) “4nãoédivisorde2017”ou“27nãoénúmero

primo”.

19 SobreosconjuntosA={0,1,2,3,4,5,6,7,8,9}eB={1,3,5,7,9}marqueaalternativaiNCORRetA:(A) Béformadopornúmerosímparesmenoresdo

que11.(B) A∪ B=A.(C) A∩ B=B.(D) B⊃ A.

20 Antônionãoquiscomemorarseuaniversáriosozinho. Para tanto, convidou os trezemelhoresamigosque tinhaparacomemorardata tãoespe-cial.Admitindo-sequeninguémrecusouoconvitedeAntônio,entreasafirmaçõesaseguir,assinaleaúnicaqueé,necessariamente,veRDADeiRA.(A) Pelomenos três das pessoas reunidas nasce-

ramemagosto.(B) Pelomenosduasdaspessoasreunidasfazem

aniversárionomesmomês.(C) Pelomenossetedaspessoas reunidasnasce-

ramemdiaspares.(D) Pelomenosduasdaspessoasreunidasnasce-

ramemdiasímpares.

Page 7: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS · 4 Cargo: tradutor e intérPrete de linguagem de sinais - edital n. 864/2015 memória RAm (1) Processador (2) Disco rígido (3) memória

7Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

27 Acerca das penalidades aplicáveis ao ser-vidor,dispõealei8.112,de11dedezembrode1990,que:(A) Serápunidocomadvertênciaoservidorque,

injustificadamente,recusar-seasersubmetidoàinspeçãomédicadeterminadapelaautorida-decompetente,cessandoosefeitosdapenali-dadeumavezcumpridaadeterminação.

(B) Ocancelamentodapenalidadesurtiráefeitosretroativos.

(C) Oatodeimposiçãodapenalidademencionarásempreofundamentolegaleacausadasan-çãodisciplinar.

(D) São penalidades disciplinares a advertência, asuspensãoeacassaçãodefunçãocomissionada.

28 Dentreoscasosdepenalidadesprevistosnocapítulov da lei 8.112, de 1990, a advertênciaseráaplicadanaseguintesituação:(A) inassiduidadehabitual.(B) Coagiroualiciarsubordinadosnosentidode

filiarem-seàassociaçãoprofissional,ousindi-cal,ouapartidopolítico.

(C) Revelaçãodesegredodoqualseapropriouemrazãodocargo.

(D) Quando o servidor que, injustificadamente,recusar-seasersubmetidoàinspeçãomédicadeterminadapelaautoridadecompetente.

29 Segundoalein.11.892,de2008,écorretoafirmarsobreosinstitutosFederais,exCetO:(A) Fazem parte da Rede Federal de educação

Profissional,Científicaetecnológica.(B) estãovinculadostantoaoministériodaedu-

caçãoquantoaoministériodeCiênciaetec-nologia.

(C) Sãoinstituiçõesdeeducaçãosuperior,básicaeprofissional,pluricurricularesemulticampi.

(D) Possuemnatureza jurídicade autarquia, de-tentoras de autonomia administrativa, patri-monial, financeira, didático-pedagógica edisciplinar.

30 ConsiderandooDecreton.5.824,de29dejunhode 2006, que estabelece os procedimentospara a concessão do incentivo à Qualificação eparaaefetivaçãodoenquadramentoporníveldecapacitaçãodosservidoresintegrantesdoPlanodeCarreiradosCargostécnico-Administrativosemeducação,assinaleaalternativaCORRetA:

(B) toda ausência injustificada do servidor deseulocaldetrabalhoéfatordedesmoraliza-çãodoserviçopúblico,oquequasesempreconduzàdesordemnasrelaçõeshumanas.

(C) toda pessoa tem direito à verdade. O ser-vidor nãopodeomiti-la ou falseá-la, sendopossívelaomissãodaverdadeapenasquan-dotratar-sedosinteressesdaAdministraçãoPública.

(D) O servidor público poderá desprezar o ele-mentoéticodesuaconduta.issodependerádascircunstânciasenteo legaleo ilegal,ojustoeoinjusto,oconvenienteeoinconve-niente,ooportunoeoinoportuno.

25 São deveres do servidor público civil daunião,dasautarquiasedasfundaçõespúblicasfe-derais,segundooartigo116dalei8.112,de1990,exCetO:(A) guardarsigilosobreassuntodarepartição.(B) Representar contra ilegalidade, omissão ou

abusodepoder.(C) mantercondutacompatívelcomamoralidade

administrativa.(D) Atender com presteza ao público, prestando

todainformaçãorequerida.

26 Assinale a alternativa que NÃO apresentaobjetivosdosinstitutosFederais,segundoalein.11.892,de2008:(A) ministrareducaçãoProfissionaltécnicadení-

velmédio,prioritariamentena formadecur-sossubsequentes,paraosconcluintesdoensi-noFundamentaleparaopúblicodaeducaçãodejovenseadultos.

(B) estimular e apoiar processos educativos quelevemàgeraçãodetrabalhoerendaeàeman-cipaçãodocidadãonaperspectivadodesen-volvimentosocioeconômicolocaleregional;

(C) Realizarpesquisasaplicadas,estimulandoodesenvolvimentodesoluçõestécnicasetec-nológicas,estendendoseusbenefíciosàco-munidade.

(D) Desenvolveratividadesdeextensãodeacor-docomosprincípiosefinalidadesdaeduca-çãoProfissionaletecnológica,emarticulaçãocomomundodotrabalhoeossegmentosso-ciais,ecomênfasenaprodução,desenvolvi-mentoedifusãodeconhecimentoscientíficosetecnológicos.

Page 8: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS · 4 Cargo: tradutor e intérPrete de linguagem de sinais - edital n. 864/2015 memória RAm (1) Processador (2) Disco rígido (3) memória

8 Cargo: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS - Edital n. 864/2015

BrasileiradeSinais-liBRAS,comopartein-tegrante dos Parâmetros Curriculares Nacio-nais-PCNs.

32 SegundooDecreton.5.626,de22deabrilde2005,queregulamentaalei10.436de24deabrilde2002,emseucapítuloi,art.2º,parágrafoúnico:(A) Consideradeficiênciaauditivaaperdabilateral,

parcialoutotal,detrintaecincodecibéis(dB)oumais,aferidaporaudiogramanas frequên-ciasde500Hz,1000Hz,2000Hze3000Hz.

(B) Consideradeficiênciaauditivaaperdabilateral,parcialoutotal,dequarentaeumdecibéis(dB)oumais,aferidaporaudiogramanas frequên-ciasde500Hz,1000Hz,2000Hze3000Hz.

(C) Consideradeficiênciaauditivaaperdabilateral,parcialoutotal,detrintaeumdecibéis(dB)oumais, aferida por audiogramanas frequênciasde500Hz,1000Hz,2000Hze3000Hz.

(D) Consideradeficiênciaauditivaaperdabilateral,parcialoutotal,devinteecincodecibéis(dB)oumais,aferidaporaudiogramanas frequên-ciasde500Hz,1000Hz,2000Hze3000Hz.

33 __________________,estabeleceuemVal-ladolid-espanha,aprimeiraescolaparasurdos.

Assinale a alternativa que preenche a lacunaCORRetAmeNte:(A) girolamoCardano(B) thomazBraidwood(C) PedroPoncedeleon(D) JacobRodriguesPerere

34 umdosacontecimentosmaissignificativosnahistóriadossurdosdizrespeitoàsupressãodalínguadeSinaisduranteoCongressointernacio-naldeeducação,realizadoem:(A) milão-itália,1880(B) Paris-França,1880(C) milão-itália,1980(D) Paris-França,1980

35 OqueédenominadopalavraouitemlexicalnalínguaPortuguesaenasdemaislínguasorais,naslínguasdesinaisédenominado:(A) Parâmetro(B) Sinal(C) gesto(D) letra

(A) Aunidadede gestão de pessoas da instituiçãoFederaldeensinodeverá,noprazodetrintadiasapósadatadeentradadorequerimentodevida-menteinstruído,certificarseocursoconcluídoédiretaouindiretamenterelacionadocomoam-bienteorganizacionaldeatuaçãodoservidor.

(B) Aindaquehajaestritointeresseinstitucional,oservidornãopoderásermovimentadoparaam-bienteorganizacionaldiferentedaquelequeen-sejouapercepçãodoincentivoàQualificação.

(C) Àexceçãodashipóteseslegais,nãopoderáha-verreduçãodopercentualdeincentivoàQua-lificaçãopercebidopeloservidor.

(D) OincentivoàQualificaçãoébenefícioconce-dido apenas aos servidores ativos, tendo emvista que seu objetivo é premiar servidoresqueprestamserviçoemqualidadesuperioremrazãodaqualificaçãoobtida.

31 Alein.10.436,de24deabrilde2002,quedispõesobrealínguaBrasileiradeSinais,emseuartigo4ºdeterminaque:(A) Osistemaeducacionalfederaleossistemas

educacionaisestaduais,municipaisedoDis-trito Federal devem garantir a inclusão noscursosdeformaçãodeeducaçãoespecial,deFonoaudiologiaedemagistério,emseunívelfundamental do ensino da língua BrasileiradeSinais-liBRAS,comoparteintegrantedosParâmetrosCurricularesNacionais-PCNs.

(B) O sistema educacional federal e os sistemaseducacionaisestaduais,municipaisedoDistri-toFederaldevemgarantirainclusãonoscursosdeformaçãodeeducaçãoespecial,deFonoau-dilogiaedemagistério,emseusníveisfunda-mentalemédiodoensinodalínguaBrasileiradeSinais-liBRAS,comoparteintegrantedosParâmetrosCurricularesNacionais-PCNs.

(C) O sistema educacional federal e os sistemaseducacionaisestaduais,municipaisedoDis-trito Federal devem garantir a inclusão noscursosdeformaçãodeeducaçãoespecial,deFonoaudiologiaedemagistério,emseunívelsuperiordoensinodalínguaBrasileiradeSi-nais-liBRAS,comoparte integrantedosPa-râmetrosCurricularesNacionais-PCNs.

(D) O sistema educacional federal e os sistemaseducacionaisestaduais,municipaisedoDis-trito Federal devem garantir a inclusão noscursos de formação de educação especial,deFonoaudiologia e demagistério, em seusníveismédioesuperiordoensinodalíngua

Page 9: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS · 4 Cargo: tradutor e intérPrete de linguagem de sinais - edital n. 864/2015 memória RAm (1) Processador (2) Disco rígido (3) memória

9Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

(A) Bilinguismo(B) gestual-visual(C) Comunicaçãototal(D) misto

41 identifiqueospronomesa seguir conformeas classificações: possessivos; pessoais demons-trativos; interrogativos e indefinidos.Assinale aalternativaCORRetArespectivamente.

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(A) Pronomes(1)demonstrativo;(2)interrogativo;(3)pessoal;(4)possessivoe;(5)indefinido

(B) Pronomes (1) indefinido; (2) demonstrativo(3)pessoal;(4)possessivoe;(5)interrogativo;

(C) Pronomes (1) indefinido; (2) pessoal; (3) de-monstrativo;(4)interrogativoe;(5)possessivo;

(D) pronomes(1)pessoal;(2)possessivo;(3)inter-rogativo;(4)indefinidoe;(5)demonstrativo

36 Segundo (Strobel; Fernandes, 1998) sinaisicônicos são os sinais que apresentamuma formaquetentaimitaroreferencialemsuascaracterísticas.AssinaleaalternativaCORRetAdeacordocomossinaisicônicos:(A) lápis-família(B) Jovem-velho(C) Biscoito-amor(D) gravata-jacaré

37 Sãoverbos de concordância oudirecionaisosverbosqueapresentamapossibilidadededire-çãodeacordocomaspessoasdodiscurso.Assina-leaopçãoquecontémessesverbos:(A) Avisar-perguntar(B) Querer-poder(C) encontrar-cantar(D) Amar-sentir

38 AsinalizaçãodosnúmerosnaliBRASapre-senta-sedequatromaneiras,dependendodosig-nificado do número. Quando sinalizam númeroscardinais,quantoaomovimento,elessão:(A) Rápidos(B) lentos(C) trêmulos(D) Semmovimento

39 Quando se fala em identidade, procura-sedefiniro indivíduocomcaracterísticascomunsatodospertencentesaumdeterminadogrupoeque,principalmente,diferenciem-nosdeoutrosgrupos(PeRliN-1998). Descrevendo alguns tipos deidentidade,segundoseucritério,identidadehibri-daécompostapor:(A) Surdosquenãoseaceitam,negamaidentida-

desurdaedesenvolvemsentimentosdeinfe-rioridadeemrelaçãoaosouvintes.

(B) Surdosquetêmconsciênciadasuasurdez,po-rémdesprezamaculturasurda,nãoparticipamdeassociaçõeselutaspolíticas.

(C) Surdosquenasceramouvintesecomotemposetornaramsurdos.

(D) Surdosoralizados,istoé,falamalínguaPor-tuguesa, no caso doBrasil, e, em certomo-mento,descobremacomunidadesurdaepas-samdomundoouvinteparaomundosurdo.

40 Ametodologiaquefazusodesinais,leituralabial,expressãofacialecorporal,alfabetomanualerecursosvisuaiséconhecidacomo:

Page 10: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS · 4 Cargo: tradutor e intérPrete de linguagem de sinais - edital n. 864/2015 memória RAm (1) Processador (2) Disco rígido (3) memória

10 Cargo: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS - Edital n. 864/2015

(2)

(3)

(4)

(A) (1)estudar;(2)escola;(3)RibeirãoPreto;(4)chutar

(B) (1)RibeirãoPreto;(2)escola;(3)estudar;(4)chutar

(C) (1)RibeirãoPreto;(2)estudar;(3)escola;(4)chutar

(D) (1)chutar;(2)estudar;(3)escola;(4)RibeirãoPreto

44 Deacordocomgoldfeld(gOlDFelD,mar-cia.Breverelatosobreaeducaçãodesurdosin:A Criança Surda: linguagemecogniçãonumapers-pectivasócio-interacionista.2ªed.SãoPaulo:Ple-xuseditora,2002) trêssãoasfilosofiaseducacio-naisparasurdos.AssinaleaalternativaCORRetA:(A) Oralismo,ComunicaçãototaleBilinguismo(B) Oralismo,BimodalismoeBilinguismo(C) Sinaismetódicos,BimodalismoeBilinguismo(D) Comunicaçãototal,BilinguismoeBimoda-

lismo

45 Conformenosrelatamazzotta(mAZZOttA,marcosJ.S.HistóriadaeducaçãoespecialnoBrasilin:educaçãoespecialnoBrasil:históriaepolíticaspúblicas.6ed.SãoPaulo:Cortez,2011),aeducaçãoparaSurdosnoBrasiliniciou-se,defato,noséculoxix,nacidadedoRiodeJaneiroporintermédiodeumprofessorSurdofrancêsqueveioaoBrasilefoiapresentadoaoimperadordoBrasildaépoca.essesdoispersonagensretratadospormazzottasãomuitosignificativosnahistóriadaeducaçãodosSurdosdo

42 Nalibras alguns sinais para verbos incor-poramaformanegativa.Observeosinalaseguir:

Agora,assinaleaformanegativacorrespondente.

(A)

(B)

(C)

(D)

43 identifiqueaseguirosignificadodossinaisnaordemqueaparecem.

(1)

Page 11: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS · 4 Cargo: tradutor e intérPrete de linguagem de sinais - edital n. 864/2015 memória RAm (1) Processador (2) Disco rígido (3) memória

11Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

47 DeacordocomestudosrealizadosporFer-reira-Brito e langevin (1995), baseados no tra-balho deBaker (1983), onde são encontradas asexpressõesNãomanuais?Assinale a alternativaCORRetA.(A) Norosto(B) Nacabeça(C) Notronco(D) todasasalternativasestãocorretas.

48 DeacordocomQuadros(2004),otradutoreintérpretedalínguaBrasileiradeSinaisrealizaa interpretaçãoda língua faladaparaa línguasi-nalizadaevice-versa,observandoalgunspreceitoséticos.Numereacolunadadireitadeacordocomacolunadaesquerda.

1.Confiabilidade

2.imparcialidade

3.Discrição

4.Distânciaprofissional

5.Fidelidade

()Oprofissionaléneutroenãointerferecomopiniõespróprias.()Oprofissionalintérpreteesuavidapessoalsãoseparados.()Sigiloprofissional.()Ointérpretenãopodealterarainformaçãoporquererajudarouteropiniõesarespeitodealgumassunto.()Ointérpretedeveestabelecerlimitesnoseuenvolvimentoduranteaatuação.

Assinale a alternativa que apresenta a numeraçãoCORRetAdacolunadadireita,decimaparabaixo.(A) 3,5,1,4e2(B) 2,4,1,5,e3(C) 2,1,4,5,e3(D) 2,1,5,4e3

49 gesser (2009) faz uma abordagem sobrealgumascrenças epreconceitos em tornoda lín-gua de sinais e da realidade surda.Considere asseguintesafirmativas.i.Alínguadesinaiséuniversal,poiséumcódigosimplificadoaprendidoetransmitidoaossurdosdeformageral;ii.Alínguadesinaiséartificial,poisfoiconstruí-daeestabelecidaporumgrupodeindivíduoscomalgumpropósitoespecífico;

nossopaís.Adatadacriaçãodaescola tambémémuito importanteparaaComunidadeSurdabrasi-leira,tantoque,em29deoutubrode2008,pormeiodaleiFederaln.11.796,adatadainauguraçãodainstituiçãosetorna,oficialmente,oDiaNacionaldoSurdo.Considerandoessesdados, assinalea alter-nativaCORRetApara:quemfoioProfessorSurdofrancês;quemfoioimperadordoBrasilnaépocae;qualadatadacriaçãodaprimeiraescolabrasileiraparaSurdos?(A) laurentClerc;DomPedroi;12desetembro

de1854(B) ernestoHüet;DomPedroii;26desetembro

de1957(C) laurentClerc;DomPedroii;26desetembro

de1857(D) ernestoHüet;DomPedroii;26desetembro

de1857

46 SegundoBrito (BRitO, l. F. Por uma gra-mática de Línguas de Sinais.RiodeJaneiro:tem-poBrasileiro:uFRJ,Departamento de linguísticaeFilologia,1995)estudoscomparativoscomaASl(língua de SinaisAmericana), principalmente emStokoe (1965) eKlima eBellugi (1979) define osmesmosparâmetrosnalínguaBrasileiradeSinais(libras),dividindo-osemparâmetrosprimáriosese-cundários.AssinalecomvasverdadeirasecomFasfalsas.()ParâmetrosPrimáriosdalibras:configuraçãoda(s) mão(s) (Cm); Ponto deArticulação (PA);movimento(m);()ParâmetrosPrimáriosdalibras:configuraçãoda(s)mão(s)(Cm);PontodeArticulação(PA)e;ComponentesNão-manuais;()ParâmetrosSecundáriosdalibras:configura-çãoda(s)mão(s)(Cm);PontodeArticulação(PA);Disposiçãodasmãos+Orientaçãoda(s)mão(s)+RegiãodeContato;()ParâmetrosSecundáriosdalibras:PontodeArticulação(PA);movimento(m)e;Componen-tesNão-manuais;()ParâmetrosSecundáriosdalibras:Disposi-çãodasmãos+Orientaçãoda(s)mão(s)+RegiãodeContatoe;ComponentesNão-manuais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequênciaCORRetA.(A) v,F,F,F,v(B) F,v,v,F,F(C) v,F,F,v,F(D) F,F,v,F,v

Page 12: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS · 4 Cargo: tradutor e intérPrete de linguagem de sinais - edital n. 864/2015 memória RAm (1) Processador (2) Disco rígido (3) memória

12 Cargo: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS - Edital n. 864/2015

iii.Klima&Bellyugi(1979)conduziramumestu-doapartirdaobservaçãodenarrativasdecontaçãodehistóriasemlínguadesinais(ASl),perceben-doousodepantomimas,assim,constataramqueaslínguasdesinaissãomímicas,poisrepresentamosobjetostalcomoexistemnarealidade;iv.Alínguadesinaisnãoéexclusivamenteicôni-ca,essavisãorelaciona-secomofatodealínguadesinaisserumalínguademodalidadeespaciovi-sual;ouseja,quandosinalizada,ficamais“palpá-vel”,“visível”.

Assinaleasalternativasquesãocrençasouincor-retas.(A) Somenteasi,iieiv(B) Somenteasi,iieiii(C) Somenteasafirmativasi,iii,eiv(D) todasasalternativas

50 Albres(2010)analisaaComunidadeSurdacomoumgrupolinguísticominoritário.Paraacon-teceroprocessodeaproximaçãoemumaComuni-dadeSurdaprecisamosconhecersualíngua,cultu-raeabandonaralgunsestereótipos,poisosujeitosurdoéapenasportadordeumadiferença.

tendoemmenteasafirmaçõesdeFelipe(2005),baseadasnosestudosdePadden (1989),éCOR-RetOafirmarque:(A) AComunidadeSurdaéumgrupodepessoas

quemoraemumalocalizaçãoparticular,com-partilhamasmetascomunsdeseusmembrose,deváriosmodos,trabalhaparaalcançares-sasmetas. É formada por surdos que convi-vemepartilhamideias.

(B) AComunidadeSurdaéumgrupodepessoasquemoraemumalocalizaçãoparticular,com-partilhamasmetascomunsdeseusmembrose,deváriosmodos,trabalhaparaalcançares-sasmetas.Dela,podemparticipartantoouvin-tes,quantosurdosedeficientesauditivos.

(C) AComunidade Surda é formada por surdos,podendopertenceraqualquerpaís,equecom-partilhamasmetascomunsdeseusmembrose, de váriosmodos, trabalham para alcançaressasmetas,epartilhamideias.

(D) A Comunidade Surda é formada por surdose deficientes auditivos, que moram em umalocalizaçãoparticular,equecompartilhamasmetascomunsdeseusmembrose,deváriosmodos,trabalhamparaalcançaressasmetasepartilhamideias.