Transição Demográfica e Estrutura Etária

3
GEOGRAFIA 8ºANO NOME ______________________________________________ DATA ______________ Transição Demográfica e Estrutura Etária 1- Considera as seguintes situações demográficas. Situação A Situação B Dados Demográficos Portugal Polónia População* 9800000 37700000 Número de Nascimentos 115000 161000 Número de Óbitos 84000 10100 *Dados arredondados. a) Calcula o crescimento natural, a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e a taxa de crescimento natural para o país A e para o país B. b) Compara os resultados obtidos. 2- Num determinado concelho do nosso país nasceram, em 1988, 260 crianças vivas e verificaram-se 210 óbitos. 2.1- Calcula a taxa de mortalidade, sabendo que a população era, nesse ano, de 20 600 habitantes. 3- Considera as informações relativas a dados de populações de duas localidades (A eB). · Localidade A: nasceram 136 crianças e faleceram 114 pessoas. · Localidade B: nasceram 17 crianças e morreram 24 pessoas. a) Calcula o crescimento natural em cada uma das localidades. b) Compara os resultados obtidos. 4- Numa localidade residiam 2020 pessoas. Nasceram 14 bebés e morreram 10 pessoas, 2 das quais eram bebés com menos de um ano de idade. Calcula: a) Taxa de natalidade; b) Taxa de mortalidade; c) Taxa de Mortalidade Infantil; d) Crescimento Natural; e) Crescimento efectivo, sabendo que emigraram 5 pessoas e imigraram 9.

Transcript of Transição Demográfica e Estrutura Etária

Page 1: Transição Demográfica e Estrutura Etária

GEOGRAFIA – 8ºANO NOME ______________________________________________ DATA ______________

Transição Demográfica e Estrutura Etária

1- Considera as seguintes situações demográficas.

Situação A Situação B Dados Demográficos Portugal Polónia População* 9800000 37700000 Número de Nascimentos 115000 161000 Número de Óbitos 84000 10100

*Dados arredondados.

a) Calcula o crescimento natural, a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e a taxa de crescimento natural para o país A e para o país B.

b) Compara os resultados obtidos.

2- Num determinado concelho do nosso país nasceram, em 1988, 260 crianças vivas e verificaram-se 210 óbitos. 2.1- Calcula a taxa de mortalidade, sabendo que a população era, nesse ano, de 20 600 habitantes.

3- Considera as informações relativas a dados de populações de duas localidades (A eB).

· Localidade A: nasceram 136 crianças e faleceram 114 pessoas. · Localidade B: nasceram 17 crianças e morreram 24 pessoas. a) Calcula o crescimento natural em cada uma das localidades.

b) Compara os resultados obtidos.

4- Numa localidade residiam 2020 pessoas. Nasceram 14 bebés e morreram 10 pessoas, 2 das quais eram bebés com menos de um ano de idade. Calcula:

a) Taxa de natalidade;

b) Taxa de mortalidade;

c) Taxa de Mortalidade Infantil;

d) Crescimento Natural;

e) Crescimento efectivo, sabendo que emigraram 5 pessoas e imigraram 9.

Page 2: Transição Demográfica e Estrutura Etária

f) Taxa de crescimento Efectivo. 5- Numa localidade em 1977 residiam 1903 pessoas.Nesse mesmo ano nasceram 17 crianças e morreram 15 pessoas, 3 das quais bébés com menos de um ano de idade. Emigraram ainda, 79 pessoas e imigraram 3. Calcula:

a) Crescimento Natural.

b) Crescimento Efectivo.

c) Taxa de Natalidade.

d) Taxa de Mortalidade.

e) Taxa de Mortalidade Infantil.

f) Taxa de Crescimento Natural. 6- Numa localidade residiam 1903 pessoas. Durante um ano nasceram 12 e morreram 15 pessoas, 3 das quais bébés com menos de um ano de idade. Nesse ano emigraram 79 pessoas e imigraram 3 pessoas.

6.1- Calcula o crescimento efectivo.

6.2- Calcula a Taxa de Natalidade. 6.3- Calcula a Taxa de mortalidade infantil. 6.4- Dá uma definição de saldo fisiológico. 7-Vinte em cada mil crianças portuguesas morrem ao nascer ou nos primeiros dias de vida.

Da imprensa diária, 6/ 11/ 86 7.1- Designa o tipo de mortalidade contido na frase. 7.2- Indica a evolução genérica da Tmi neste século. 7.3- Refere quatro causas desta evolução.

8- Assinala as frases falsas e corrige-as: a)-Um censo conta toda a população e os dados a ela referentes, de 10 em 10 anos. b)-Demografia é a ciência que estuda a população.

Page 3: Transição Demográfica e Estrutura Etária

c)-População absoluta é o número de habitantes que reside em cada Km2.

d)-Densidade populacional é o número total de habitantes que vivem numa dada área. e)-As áreas mais fracamente povoadas do continente europeu correspondem às regiões montanhosas de clima agreste.

f)-O crescimento natural obtem-se subtraindo as pessoas que nascem às pessoas que morrem. g)-O crescimento natural é a diferença entre a natalidade e a mortalidade. h)-A taxa de natalidade é o número total de crianças que nasceram durante um ano. i)-A taxa de natalidade obtem-se dividindo a mortalidade por a população total e multiplicando por mil. j)-A taxa de mortalidade obtem-se dividindo a mortalidade por a população absoluta e multiplicando por mil. l)-A taxa de mortalidade infantil relaciona o número de crianças mortas, com menos de um ano de idade, com a população absoluta. m)-A taxa de mortalidade infantil relaciona o número de crianças mortas, com menos de um ano de vida, com o número total de mortos. n)-O crescimento efectivo resulta da subtração entre o crescimento natural e o saldo migratório. o)-Estrutura etária é a repartição da população por grupos de idades. p)-Os jovens são a população que tem entre zero e vinte anos. q)-Os idosos são a população com mais de 50 anos. r)-O grupo etário dos adultos representa a população que tem entre 18 e 65 anos. s)-Uma população envelhecida é uma população crescente. t)-Uma população jovem é uma população decrescente. u)-Pirâmide etária é um gráfico que representa a forma como a população se reparte por grupos de idades e por sexo. v)-Uma pirâmide em cúpula representa uma população adulta. x)-Uma pirâmide em cúpula representa uma população crescente. z)Uma pirâmide triangular representa uma população jovem. 1)-Uma pirâmide triangular representa uma população idosa. 2)-Uma pirâmide em “obus” representa uma população jovem. 3)-Classes ocas são aquelas que têm mais população que a classe seguinte. 4)-Classes ocas são aquelas que têm menos população que a classe seguinte.